search the site
 daily menu » rate the banner | guess the city | one on oneforums map | privacy policy | DMCA | news magazine | posting guidelines

Go Back   SkyscraperCity > Latin American & Caribbean Forums > Brasil > Fóruns Gerais > Arquitetura e Discussões Urbanas

Global Announcement

As a general reminder, please respect others and respect copyrights. Go here to familiarize yourself with our posting policy.

Reply

Thread Tools Rating: Thread Rating: 297 votes, 5.00 average.
Old September 7th, 2009, 02:49 AM   #201
Matheus Abreu
Registered User

Matheus Abreu's Avatar

Likes (Received): 0

image hosted on flickr

Olha o Hotel Glória.Era bem mais bonito do que é hoje.Parece que fizeram uma reforma que fez com que se perdesse muito de suas características originais. Mas pelo o que parece EB fará uma reforma espetacular nesse simpático hotel.A reforma foi até capa da Vejinha.De qualquer forma, sempre gostei dele e espero que ele volte a ser um marco arquitetonico da cidade.
Matheus Abreu no está en línea   Reply With Quote

Sponsored Links
Old September 7th, 2009, 03:23 AM   #202
Luis_RiodeJaneiro
Registered User

Luis_RiodeJaneiro's Avatar

Likes (Received): 84

EXPOSITEC- 70 !!!!!!!!!!!! Meu Deus, EU FUI !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
( osmar, pablo, vcs tb foram ??????? )
me lembro que tava entupido de gente, ainda não existia RIOCENTRO !!!
E tinha todas as novidades para a época !!!
Mas, nem se imaginava que haveria isso : a Internet !!!!!!!!!!
( Doces lembranças !!!!!!!!!!! )
Luis_RiodeJaneiro no está en línea   Reply With Quote
Old September 7th, 2009, 04:20 AM   #203
Pablo Itt
Registered User

Pablo Itt's Avatar

Likes (Received): 318

Quote:
Originally Posted by Luis_RiodeJaneiro View Post

"Craro" que eu fui Medaglia D'Oro. Só não tinha idade para tirar fotos. Ainda me lembro daquele cheiro horrorroso de sardinha portuguesa na brasa, que trauma.
Pablo Itt no está en línea   Reply With Quote
Old September 7th, 2009, 04:30 AM   #204
Luis_RiodeJaneiro
Registered User

Luis_RiodeJaneiro's Avatar

Likes (Received): 84

acho q um vi um minininho lá falando: ahhh, se eu já tivesse digital pra postar fotos no SSC !!!!!!!!
eu não me lembro de cheiro de sardinha !!! acho q meus neurônios já não me deixam lembrar !!! aliás, eu não me lembro de nada , só de que tava muito cheio !!!
Luis_RiodeJaneiro no está en línea   Reply With Quote
Old September 7th, 2009, 06:13 PM   #205
Osmar Carioca
Registered User

Osmar Carioca's Avatar

Likes (Received): 22696

Quote:
Originally Posted by Luis_RiodeJaneiro View Post
Luis,

Quando menino fui a diversas exposições no Pavilhão de São Cristovão. Mas especificamente nesta EXPOSITEC 70 não sei se fui. COmo era muito moleque, a mim pouco importava o que estava sendo exposto. O que eu gostava mesmo era do passeio, atravessar a baía de Guanabara de ferry, andar pelo RIO...
Osmar Carioca no está en línea   Reply With Quote
Old September 7th, 2009, 08:28 PM   #206
aleochi
carioca

aleochi's Avatar

Likes (Received): 1653

Quanta nostalgia!
aleochi no está en línea   Reply With Quote
Old September 8th, 2009, 03:47 AM   #207
Ricardo Sandre
BANNED

Likes (Received): 2

Mais fotos antigas:
Túnel Novo – Copacabana – Logo após sua perfuração

Bairro de Ipanema nos anos 50. Ao fundo o Morro Dois Irmãos.

Palácio Pedro Ernesto na esquina da Rua Evaristo da Veiga com a Cinelândia – ano 1965.

Teatro Municipal do Rio de Janeiro, nos anos 30.

Passeio Público 1906 – Um bonde puxado por burros e muitos cabriolés estacionados (os taxis da época)
Ricardo Sandre no está en línea   Reply With Quote
Old September 8th, 2009, 04:05 AM   #208
Tquintan
Niteroiense da gema!!

Tquintan's Avatar

Likes (Received): 200

Quote:
Originally Posted by aleochi View Post
Quanta nostalgia!
Tquintan no está en línea   Reply With Quote
Old September 9th, 2009, 02:04 AM   #209
Ricardo Sandre
BANNED

Mais nostalgia

Ferry Boat “Valda III” para Niteroi -1970

Antiga barca da Cia. Cantareira para Paquetá, Ilha do Governador e Niteroi, momentos antes de atracar no Cais Pharoux (Praça XV) -1950

Igreja de São Francisco de Paula (anos 30) no Largo de São Francisco. No seu lado esquerdo situava-se a grande loja de departamentos Park Royal, completamente destruída por incêndio em 1943.

Igreja de Santa Luzía – 1960. Ficava à beira-mar, na desaparecida praia de Santa Luzía, antes dos aterros da demolição do Morro do Castelo. O prédio alto à esquerda era o Ministério da Educação até 1960, projeto de Le Corbusier.

Rua Barata Ribeiro - 1928. Ao fundo o Morro do Cantagalo.

Praia de Copacabana, antes do alargamento - 1956. Antigo posto de salvamento. Toda a faixa asfaltada transformou-se no atual calçadão e a praia foi alargada com areia dragada da enseada de Botafogo.

Praia de Ipanema – anos 50.

Morro do Outeiro da Glória – 1865. O sopé do morro chegava ao mar. Não havia a passagem onde, hoje, situa-se a Av. Beira-Mar.
Old September 9th, 2009, 07:05 PM   #210
muckie
Registered User

muckie's Avatar

Likes (Received): 2707

Amo muito tudo isso
muckie no está en línea   Reply With Quote
Old September 10th, 2009, 05:23 AM   #211
caco
Crucismogiensis

caco's Avatar

Likes (Received): 2839

Alguém sabe se era verídico o plano de "girar" da Igreja da Candelária em 180º e deixá-la de frente para a Avenida Presidente Vargas?
caco no está en línea   Reply With Quote
Old September 10th, 2009, 01:22 PM   #212
Vinicius
SSC Brasil

Vinicius's Avatar

Likes (Received): 6941

Não, essa história surgiu de uma exposição onde se podia girar uma maquete da Candelária. É só uma lenda.
Vinicius no está en línea   Reply With Quote
Old September 14th, 2009, 06:44 AM   #213
bernardodurco
Registered User

bernardodurco's Avatar

Likes (Received): 10969

Continuando a Série de São Cristóvão

Quinta da Boa Vista

História

Nos séculos XVI e XVII, a área onde atualmente se localiza a Quinta, integrava uma fazenda dos Jesuítas nos arredores da cidade do Rio de Janeiro. Com a expulsão da Ordem em 1759, a propriedade foi desmembrada, tendo passado à posse de particulares.

Quando da chegada da Família Real ao Brasil em 1808, a Quinta pertencia ao comerciante português Elias Antônio Lopes, que havia feito erguer, por volta de 1803, um casarão sobre uma colina, da qual se tinha uma boa vista da baía de Guanabara – o que deu origem ao atual nome da Quinta.

Quinta da Boa Vista – 1830

Residência Real

Dada a carência de espaços residenciais no Rio de Janeiro e diante da chegada da Família Real em 1808, Elias doou a sua propriedade ao Príncipe-Regente D. João, que decidiu transformá-la em Residência Real.
À época, a área da Quinta ainda estava cercada por manguezais e a comunicação por terra com a cidade era difícil. Mais tarde, os trechos alagadiços foram aterrados e os caminhos por terra aprimorados.

Estação de Trem da Quinta da Boa Vista - Final do Séc. XIX

Para acomodar a Família Real, o casarão da Quinta, mesmo sendo vasto e confortável, necessitou ser adaptado. A reforma mais importante iniciou-se à época das núpcias do Príncipe D. Pedro com Maria Leopoldina de Áustria (1816), estendendo-se até 1821. Foi encarregado do projeto o arquiteto inglês, John Johnston, que, além da reforma do paço, fez instalar um portão monumental em sua entrada, presente de casamento do general Hugh Percy, 2.° Duque de Northumberland. O portão, inspirado no pórtico de Robert Adams para a "Sion House", residência daquele nobre na Inglaterra, é moldado em uma espécie de terracota, denominada "Coade stone", fabricada pela empresa inglesa Coade & Sealy.

Tombado pelo Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, esse portão encontra-se atualmente destacado, como entrada principal, no Jardim Zoológico do Rio de Janeiro, nas dependências da Quinta.

Museu Nacional – 1900’s

Residência Imperial

Com a Independência do Brasil, D. Pedro I encarregou das obras do agora Paço Imperial o arquiteto português Manuel da Costa (1822-1826), posteriormente substituído pelo francês Pedro José Pezerát (1826-1831), creditado como autor do projeto em estilo neoclássico do edifício.

O Paço, que tinha apenas um torreão no lado Norte da fachada principal, ganhou outro simétrico, no lado Sul, e um terceiro pavimento começou a ser erguido sobre os dois já existentes. As obras foram continuadas a partir de 1847 pelo brasileiro Manuel Araújo de Porto-Alegre, que harmonizou as fachadas do edifício, seguido pelo alemão Theodore Marx (1857 e 1868). Entre 1857 e 1861 o pintor italiano Mario Bragaldi decorou vários dos aposentos interiores.

Quinta da Boa Vista - Início do Séc. XX

Após o casamento em 1817, D. Pedro e a Imperatriz, D. Leopoldina, passaram a residir no Paço. Ali nasceram a futura Rainha de Portugal, D. Maria II (4 de abril de 1819), e o futuro Imperador do Brasil, D. Pedro II (2 de dezembro de 1825). Também ali veio a falecer, em 1826, a Imperatriz, de parto.

Próximo à Quinta, em um casarão presenteado por D. Pedro I, vivia Domitília de Castro e Canto Melo, Marquesa de Santos, favorita do Imperador, com quem teve vários filhos.

Na Quinta cresceu, foi educado e viveu D. Pedro II. Entre as reformas que este Imperador empreendeu na propriedade conta-se o embelezamento dos jardins, por volta de 1869, com projeto do paisagista francês Auguste François Marie Glaziou. No Paço nasceu, em 29 de julho de 1846, a Princesa Isabel, filha de D. Pedro II e D. Teresa Cristina.

Quinta da Boa Vista – 1902

Quinta da Boa Vista - 1906

Quinta da Boa Vista - 1910

A República Velha

Com o advento da República, a Quinta sediou os trabalhos da Assembléia Nacional responsável pela Constituição Brasileira de 1891. Em 1892, o diretor do Museu Nacional do Brasil, Ladislau Neto, conseguiu que a instituição fosse transferida do Campo de Santana para o Palácio. À época, os jardins conheceram um longo período de abandono mas, em 1909, o presidente Nilo Peçanha mandou restaurá-los e cercá-los, conservando as características que lhe foram dadas por Glaziou.

Por outro lado, o palácio foi desprovido de suas características internas originais, destruídas ou vendidas após a Proclamação da República.

Quinta da Boa Vista - 1912

São Cristóvão (Albert Einstein) (Museu Nacional da Quinta da Boa Vista) – 1925

República

O Imperador ainda era uma figura muito popular no momento em que foi deposto, em 1889. Desta forma, os republicanos procuraram apagar os símbolos do Império. Um destes símbolos, o Paço de São Cristóvão, a residência oficial dos imperadores, tornou-se um local ocioso e que ainda representava o poder imperial. Então, em 1892, o Museu Nacional, com todo o seu acervo e seus pesquisadores, foi transferido da Casa dos Pássaros para o Paço de São Cristóvão, na Quinta da Boa Vista, onde se encontra até os dias de hoje.

Em 1946 o Museu passou a ser administrado pela Universidade do Brasil, atual Universidade Federal do Rio de Janeiro. Os pesquisadores e suas salas e laboratórios ocupam boa parte do Paço e alguns prédios erguidos no Horto Botânico, na Quinta da Boa Vista. No Horto ainda encontra-se uma das maiores bibliotecas científicas do Rio de Janeiro. Atualmente, o Museu Nacional oferece cursos de pós-graduação ligados à Universidade nas seguintes áreas: Antropologia Social, Botânica, Geologia e Paleontologia, e Zoologia.

Quinta da Boa Vista - Anos 20

Quinta da Boa Vista - Anos 30

O Paço abriga a exposição de um dos maiores acervos das Américas de animais empalhados, minerais, coleções de insetos, utensílios indígenas, múmias egípcias e sul-americanas, meteoritos, fósseis e achados arqueológicos.

O Museu Nacional encontra-se aberto ao público de terça a domingo, das 10h às 16h.

O parque possui uma área de 155 mil metros quadrados, ajardinada em 1869, segundo projeto do paisagista francês Auguste Glaziou a mando de D. Pedro II. A Quinta abriga ainda o Jardim Zoológico do Rio de Janeiro.

Circuito de Rua da Quinta da Boa Vista – 1957

Quinta da Boa Vista – 1968

Quinta da Boa Vista – Anos 70

Quinta da Boa Vista (Projeto Aquarius) - 1974

----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Last edited by bernardodurco; February 25th, 2012 at 04:04 AM.
bernardodurco no está en línea   Reply With Quote
Old September 14th, 2009, 07:20 AM   #214
aleochi
carioca

aleochi's Avatar

Likes (Received): 1653

ATENÇÂO! Faço um apelo a todos vocês! Estou procurando fotos do interior da Quinta?! Simplismente não existe na internet fotos de lá! Se alguem possuir (ou achar), por favor poste aqui!
aleochi no está en línea   Reply With Quote
Old September 14th, 2009, 07:36 AM   #215
bernardodurco
Registered User

bernardodurco's Avatar

Likes (Received): 10969

image hosted on flickr

http://images.google.com.br/imgres?i...%3D90%26um%3D1

http://www.pbase.com/andremendonca/m...cional_fachada

http://www.skyscrapercity.com/showthread.php?t=337647

Bom e esse foi o meu último post de fotos do Rio antigo, antes de um longo período de 2 anos, retornei somente no dia 18/02/2012 no post 721 deste tópico, que é o começo da página 37: http://www.skyscrapercity.com/showth...4#post88679104

Last edited by bernardodurco; April 18th, 2012 at 09:58 PM.
bernardodurco no está en línea   Reply With Quote
Old September 14th, 2009, 02:48 PM   #216
Vinicius
SSC Brasil

Vinicius's Avatar

Likes (Received): 6941

Quote:
ATENÇÂO! Faço um apelo a todos vocês! Estou procurando fotos do interior da Quinta?! Simplismente não existe na internet fotos de lá! Se alguem possuir (ou achar), por favor poste aqui!
Aleochi, o bernardodurco postou o link de um thread meu sobre a Quinta. Eu espero que ajude.
Vinicius no está en línea   Reply With Quote
Old September 15th, 2009, 01:07 AM   #217
raffasoares
Rafael Soares

raffasoares's Avatar

Likes (Received): 6054

MAIS QUINTA DA BOA VISTA...

Acho essas pranchas muito legais...

esta última prancha não representa o Rio Antigo, mas completa esta série...

Vou ver se acho outras aqui ...
raffasoares no está en línea   Reply With Quote
Old September 15th, 2009, 01:08 AM   #218
raffasoares
Rafael Soares

raffasoares's Avatar

Likes (Received): 6054

Quote:
Aleochi, tenho várias fotos da Quinta, bem recentes! E do Museu também... minha namorada tá estagiando por lá. Qualquer coisa, me manda seu email por MP.
raffasoares no está en línea   Reply With Quote
Old September 15th, 2009, 01:10 AM   #219
Ricardo Sandre
BANNED

Vamos aos bondes:
Os primeiros bondes elétricos não possuíam parabrisas.

Bonde 21 “Jardim Leblon” - 1950

Bonde na Praça Saens Peña – Tijuca - 1930

Bonde Piedade – 1950 - (bairro além de Engenho de Dentro) sempre lotado de “pingentes” nos estribos.

Jardins da Praia de Botafogo – Mourisco – 1954. Ao fundo o Morro do Pasmado e Policlínica de Botafogo em direção à Av. Pasteur.

Rua Toneleros, na esquina da Rua Siqueira Campos – anos 60.

Estação Central do Brasil, Praça da República, local onde foi edificada a Estação D. Pedro II.
Old September 15th, 2009, 01:26 AM   #220
C010T3
Registered User

C010T3's Avatar

Likes (Received): 1604

Quote:
Originally Posted by Ricardo Sandre View Post
Rua Toneleros, na esquina da Rua Siqueira Campos – anos 60.
A despeito do fato de que o nome correto da Rua Tonelero ser um dos mais bem guardados segredos de Copacabana, essa foto faz algo gritar "Nossa Senhora" dentro de mim.

Aposto minhas jujubas que é N.S. de Copacabana com Sousa Lima.

image hosted on flickr

http://farm4.static.flickr.com/3325/...40073aa2_o.jpg
C010T3 no está en línea   Reply With Quote

Reply

Thread Tools
Rate This Thread
Rate This Thread:

Posting Rules