search the site
 daily menu » rate the banner | guess the city | one on oneforums map | privacy policy | DMCA | news magazine | posting guidelines

Go Back   SkyscraperCity > Latin American & Caribbean Forums > Brasil > Fóruns Gerais > Infraestrutura e Transporte > Infraestrutura e Transporte > Transporte Rodoviário

Global Announcement

As a general reminder, please respect others and respect copyrights. Go here to familiarize yourself with our posting policy.

Reply

Thread Tools Rating: Thread Rating: 468 votes, 5.00 average.
Old Today, 02:14 AM   #45201
walkermatheus
Walker Matheus

walkermatheus's Avatar

Likes (Received): 42

Quote:
Originally Posted by Káio Augusto View Post
Não vem não que quase ninguém pensa dessa forma. Todo mundo quer metrô e fodas o resto.

E não adianta querer troncalizar tudo em metrô, se a cidade tem vetorização pra um lado da cidade a cada 10 anos. O modo como os usuários se deslocam em BH é muito variável, o que inviabiliza um metrô em corredores, por exemplo.
Eu não tô troncalizando tudo, se é assim que diz, falei que pra mim tem que ter onibus também, mas alimentando os meios, não é 100% da população que vai pro destino final, pode-se muito bem seccionar uma porrada de região, sendo alimentadora, de outro meio de transporte...

Fora que pagar 4,05 em certos trajetos é preferível ir de carro mesmo, e dependendo do ônibus que roda na sua linha, a prioridade do carro sobe em 100%
walkermatheus está en línea ahora   Reply With Quote

Sponsored Links
Old Today, 02:16 AM   #45202
Káio Augusto
OFF

Káio Augusto's Avatar

Likes (Received): 8519

A partir do momento que você coloca o metrô como transporte em corredor, você está troncalizando. Mesmo que você faça a alimentação desse modo troncal ao longo do corredor.

Os pontos de vistas aqui apresentados são apenas MEUS
e NÃO foram revistos ou aprovados pela SETOP/SINTRAM/Consórcio Ótimo. Eu não falo em nome deles.
Káio Augusto no está en línea   Reply With Quote
Old Today, 02:16 AM   #45203
Idxpress
Registered User

Likes (Received): 145

Quote:
Eu nem sei pq leio os comentários. Pessoal acha que só metrô resolve. E ainda desdenham do Metrô de BH. Por isso merecem tomar na tarraqueta mesmo.
Uai, mas nosso metrô é muito ruim mesmo! Parou no tempo demais!

E outra: nosso sistema de transporte coletivo: Bhbus. Chegou a terminar de ser implementado? Não. Acho que nem 40% da cidade foi contemplada com sistema tronco alimentador proposto.
Move: indo para o mesmo caminho. Só o vetor norte que conta com o sistema. E o restante da cidade?
Nem a pintura dos ônibus consegue ser totalmente implementada. Já vamos ter 3 padrões circulando na cidade. Precisa mencionar obras viárias tipo o Boulevard Arrudas que não termina nem por decreto?
Ou seja, qualquer solução para a mobilidade aqui na nossa cidade enfrenta o que é para mim o problema da gestão pública: a descontinuidade. Temos só o início das coisas. O fim nunca chega. Nunca uma ação é totamente implementada. E pra mim, o metrô é um exemplo excepcional dessa descontinuidade

ericbreno liked this post
Idxpress está en línea ahora   Reply With Quote
Old Today, 02:18 AM   #45204
Slifer
桐生一馬

Slifer's Avatar

Likes (Received): 11093

Quote:
O problema é que a maioria dos passageiros ignoram o que está escrito no letreiro. Exemplo 6031 escrito, garrafalmente, CIDADE ADMINISTRATIVA, e ainda tem nego que pergunta: "Esse vai na Cid. Administrativa?". E não são poucos não viu?
Pois é.

Letreiro com um "5106 BH SHOPPING" gigantesco: "esse ons vai no BH xópin"?

Não, imagina. Vai pra Argentina. Ô preguiça!

Quote:
Originally Posted by Fred Cunha View Post
Em compensação quem pega 30, 3029 ou 3054 na Amazonas e não conhece a cidade se fode. Eles raramente ou nunca atualizam a porra do letreiro.
Eu concordo que também temos esse probleminha aí de motorista não atualizar letreiro. Mas nos casos onde o letreiro está certinho em uma fonte gigantesca e a pessoa ainda vem perguntar, fica difícil ter paciência

Quote:
Originally Posted by Idxpress View Post
Uai, mas nosso metrô é muito ruim mesmo! Parou no tempo demais!
Considerando a tarifa congelada a 11 anos que não paga nada e o fato do Metrô operar no vermelho, é um milagre a L1 sequer funcionar. Era pra estar bem pior levando em conta as circunstâncias.

Káio Augusto liked this post
Slifer no está en línea   Reply With Quote
Old Today, 02:20 AM   #45205
Káio Augusto
OFF

Káio Augusto's Avatar

Likes (Received): 8519

Temos 3 padrões de pinturas porque estamos em transições de padrões. E irresponsabilidades de empresas (Aliás, o padrão BHBUS não existe mais).

Os pontos de vistas aqui apresentados são apenas MEUS
e NÃO foram revistos ou aprovados pela SETOP/SINTRAM/Consórcio Ótimo. Eu não falo em nome deles.

Olhaotrem liked this post
Káio Augusto no está en línea   Reply With Quote
Old Today, 02:20 AM   #45206
ericbreno
Non dvcor, dvco

ericbreno's Avatar

Likes (Received): 3367

Quote:
BH é a cidade com maior relação veículo/habitante entre 17 capitais do país.

https://www.em.com.br/app/noticia/ge...capitais.shtml

Achei interessante a reportagem. Mostra como BH tá mesmo atrasada quando o assunto é transporte público e o reflexo disso se dá no número de veículos.

Os comentários dos leitores tb são bacanas!
Eu esperava ver os comentários em um nivel mais baixo que o fim da BHTU, mas vi vários interessantes. Destaque para esse:
"Por tudo que li nestes comentários, desisti de Belo Horizonte em 2010 e estou em outro estado, mais evoluído e com influência politica. Tomei a decisão certa, na hora certa, mas não deixei de gostar de BH e espero que melhore e volte ser a cidade maravilhosa de outros tempos."

Essa questão da influência prejudica e muito BH na hora de trazer qualquer obra de mobilidade pra cá.

"Alimente sua fé e seus medos morrerão de fome".
Blog pessoal

"I control you, just as in game, but don't try to fight me back
You can't break me, try it and you shall see." ("The Return", NIVIRO)

Idxpress liked this post
ericbreno está en línea ahora   Reply With Quote
Old Today, 02:30 AM   #45207
Idxpress
Registered User

Quote:
Não vem não que quase ninguém pensa dessa forma. Todo mundo quer metrô e fodas o resto.

E não adianta querer troncalizar tudo em metrô, se a cidade tem vetorização pra um lado da cidade a cada 10 anos. O modo como os usuários se deslocam em BH é muito variável, o que inviabiliza um metrô em corredores, por exemplo.
Negrito 1: Você parou para pensar que talvez o "fodas o resto" seja porque o resto nunca funcionou satisfatoriamente, por mais que alterações fossem feitas?

Negrito 2: Uai, mas se a gente pensar somente em deslocamento inviabiliza é tudo. E outra: galera vai de qualquer ponto da cidade pra Afonso pena desde que BH era Curral Del Rey... E tem mais de 10 anos isso!
Old Today, 02:32 AM   #45208
Idxpress
Registered User

Quote:
Temos 3 padrões de pinturas porque estamos em transições de padrões. E irresponsabilidades de empresas (Aliás, o padrão BHBUS não existe mais).
Pois é Kaião, tem quanto tempo que a gente tá em transição de Padrão?? Desde 1998... Caminhando pra 20 anos!

Fred Cunha liked this post
Old Today, 02:34 AM   #45209
Idxpress
Registered User

Quote:
Originally Posted by ericbreno View Post
Eu esperava ver os comentários em um nivel mais baixo que o fim da BHTU, mas vi vários interessantes. Destaque para esse:
"Por tudo que li nestes comentários, desisti de Belo Horizonte em 2010 e estou em outro estado, mais evoluído e com influência politica. Tomei a decisão certa, na hora certa, mas não deixei de gostar de BH e espero que melhore e volte ser a cidade maravilhosa de outros tempos."

Essa questão da influência prejudica e muito BH na hora de trazer qualquer obra de mobilidade pra cá.
esse comentário foi acertado mesmo. Impressionou-me também o fato de ter uma galera que já até viu o tipo de ônibus e estão falando que ele é "pequeno"... Ao menos estão observando mais né!
Old Today, 02:36 AM   #45210
Idxpress
Registered User

Quote:
Originally Posted by Slifer View Post

Considerando a tarifa congelada a 11 anos que não paga nada e o fato do Metrô operar no vermelho, é um milagre a L1 sequer funcionar. Era pra estar bem pior levando em conta as circunstâncias.
Mas por qual motivo chegou-se a esse ponto? E por conta de quê essa tarifa tá congelada? Alguém ainda ganha com isso, pode ter certeza!
Old Today, 02:37 AM   #45211
FreddyMendes
Imposto, Roubo é! - Yoda

FreddyMendes's Avatar

Likes (Received): 10236

Quote:
BH é a cidade com maior relação veículo/habitante entre 17 capitais do país.

https://www.em.com.br/app/noticia/ge...capitais.shtml

Achei interessante a reportagem. Mostra como BH tá mesmo atrasada quando o assunto é transporte público e o reflexo disso se dá no número de veículos.

Os comentários dos leitores tb são bacanas!
Esse talvez seja o mais perigoso dos índices a ser analisados dentro de uma discussão sobre Transporte Coletivo. Eu tenho razões pra crer nísso que dá debate até amanhã cedo, se quiserem. Mas vou concentrar em duas, própriamente dito.

A primeira é que, a relação habitante/veículos é algo relacionado ao poder aquisitivo da população (e que em BH é relativamente alta). São Paulo mesmo é o exemplo perfeito: Tem um puta sistema de transporte coletivo, e índice similares ao de BH. Qualquer um dos chamados "sub-empregos" paga aí R$1500,00 em SP. Qualquer um com um salário desse sem um passarinho pra dar água consegue comprar um carro. Não é muito dificil.

Segundo é que cada cidade tem uma demanda. Chega a ser malcaratismo comparar os sistemas entre si, porque as cidades são diferentes, tem demandas diferentes e caracteristicas diferentes. Não adianta querer 10 linhas pra BH se todo o deslocamento da cidade se resume a Centro, Savassi e Hospitais. Antes de se pensar um metrô, tem que pensar em descentralizar a cidade. Fazer cada uma das nove regionais pensar por si só, se integrarem, terem tudo o que a população precisa sem sair dali. Quando acontecer, você tem demanda o suficiente pra garantir que todo mundo se desloque para todos os cantos da cidade o tempo todo, e aí vale a pena pensar numa rede de metrô completa.

Até lá, reportagens do tipo só servem para alimentar uma esperança de que teremos metrô sem privatização da rede. Quando na verdade, a última coisa que vai acontecer é isso. Alias, a minha ideia pra vocês é que não confiem em nada do que for dito em relação ao Metrô. Porque se realmente quisessem, já estaria pronto. Inclusive com participação das empresas de ônibus.

Quote:
Eu nem sei pq leio os comentários. Pessoal acha que só metrô resolve. E ainda desdenham do Metrô de BH. Por isso merecem tomar na tarraqueta mesmo.
Tem gente que acha que Político resolve as coisas... O pessoal achar que só metrô é solução é algo completamente natural.

Quote:
Originally Posted by walkermatheus View Post
Todo mundo sabe que tem que ser um conjunto, de trens/metro, onibus e demais meio de transporte publico...

Pra mim ônibus, deveria ser trajeto curto/alimentação
Trem pra massa alimentação/centro/alimentação

E os outro demais, interligando os meios...

Tanto que as cidades que tem o transporte publico compostos pela maioria onibus estão doido pra sair fora.. Chega uma hora, que muito onibus só trás congestionamento, e nada de eficácia !

Mas de qualquer forma é minha opinião....

E no caso deve-se estudar bem, mas muito bem todos os casos !
Só que qualquer estudo que visa realmente entender como as pessoas se deslocam vai chegar no fato de que BH é simplesmente concentrada no vetor Centro Sul. Não adianta querer por metrô pro Resto sem antes resolver esse problema. Precisamos, mais do que qualquer coisa, descentralizar BH.

Outra coisa, a importancia do modelo tronco-alimentador ilustrada em uma única imagem:

[Imagem editada, mas procura transito na AC que vcs vão ver]

Sofria com isso na 2402A. E muito. Ou você passava ali antes de 6:40 ou só chegava no centro depois de 9 da manhã. Não tinha um meio termo.

Ideias para o BRT MOVE:
Proposta Projeto Boa Ideia - PBH

walkermatheus liked this post

Last edited by FreddyMendes; Today at 02:45 AM.
FreddyMendes está en línea ahora   Reply With Quote
Old Today, 02:38 AM   #45212
walkermatheus
Walker Matheus

walkermatheus's Avatar

Quote:
Negrito 1: Você parou para pensar que talvez o "fodas o resto" seja porque o resto nunca funcionou satisfatoriamente, por mais que alterações fossem feitas?

Negrito 2: Uai, mas se a gente pensar somente em deslocamento inviabiliza é tudo. E outra: galera vai de qualquer ponto da cidade pra Afonso pena desde que BH era Curral Del Rey... E tem mais de 10 anos isso!
Concordo, e outra, quando mencionei, em ônibus como alimentadores gerais, eu quis dizer em seccionar as regiões como já é feito, como o exemplo o Barreiro..
Duvido que se tivesse um metrô/trem, mesmo existindo a 32/35/33 que vão pro Centro propriamente dito, deixariam de usá-lo.
Sem contar que o trem por viagem completa leva-se em média 1000 pessoas de uma vez, sem contar que, não tem semáforos, não tem engarrafamento, isso tudo leva em consideração ! Mas BH já tem que se pensar em obras de mobilidade, a cidade já está parando !;
Old Today, 02:43 AM   #45213
walkermatheus
Walker Matheus

walkermatheus's Avatar

Quote:
Originally Posted by FreddyMendes View Post
Sofria com isso na 2402A. E muito. Ou você passava ali antes de 6:40 ou só chegava no centro depois de 9 da manhã. Não tinha um meio termo.
Eu concordo, sei que pra melhorar o transporte público somente não é isso, vai desde uma infraestrutura geral..
Saber pra onde vai, porque vão, tentar trazer para mais perto, pra depois pensar como atingir o publico na questão do transporte..

Enfim, é muita coisinha, muito detalhe que tem que se colocar em pauta, mas alguns se tivessem que ser feitos já teriam de ser feitos! Outros pontos também deve-se levar em consideração pra criar uma condição de contorno !
Old Today, 02:43 AM   #45214
Olhaotrem
'66-'03-'13-'14

Olhaotrem's Avatar

Likes (Received): 16591

Freddy, por favor, edite seu post e excula a imagem do portal uai.
-----------------------------------------------------------------------------------------

Sobre o Metrô, até fiz uma aposta, se inaugurar uma estação nova, vou a inauguração vestido de Drag Queen.

Até vou chamar o Pabllo Vittar para fazer a montagem.
O desaforo é a ausência do argumento.
Olhaotrem no está en línea   Reply With Quote
Old Today, 02:46 AM   #45215
Olhaotrem
'66-'03-'13-'14

Olhaotrem's Avatar

Likes (Received): 16591

Página 2261.

http://transportesabio.blogspot.com.br/2012/10/
O desaforo é a ausência do argumento.
Olhaotrem no está en línea   Reply With Quote
Old Today, 02:48 AM   #45216
FreddyMendes
Imposto, Roubo é! - Yoda

FreddyMendes's Avatar

Likes (Received): 10236

Quote:
Originally Posted by ericbreno View Post

Isso só prova que Belo Horizonte desde sempre foi comandada por prefeitos FROUXOS. Mas a população por sua vez também tem sua parcela de culpa nisso, porque elegeu outro frouxo ano passado. Aí complica.

Se realmente fosse da vontade de nossos governantes que tivéssemos metrô, deixariam pra iniciativa privada fazer. E este já estaria pronto.

Quote:
Mas por qual motivo chegou-se a esse ponto? E por conta de quê essa tarifa tá congelada? Alguém ainda ganha com isso, pode ter certeza!
Quem ganha com isso? As pessoas que deviam fazer a coisa toda.

Todo mundo quer sair como o herói que fez o metrô por puro ego. Até lá, é aguentar.

Ideias para o BRT MOVE:
Proposta Projeto Boa Ideia - PBH
FreddyMendes está en línea ahora   Reply With Quote
Old Today, 02:49 AM   #45217
Fred Cunha
Registered User

Likes (Received): 5079

Quote:

A cada 10 anos? Amazonas/T.Cristina, Antônio Carlos/Pedro I, Cristiano Machado, Pedro II estão "vetorizando" aí há pelo menos uns 60 anos
Fred Cunha está en línea ahora   Reply With Quote
Old Today, 02:52 AM   #45218
walkermatheus
Walker Matheus

walkermatheus's Avatar

Quote:
Originally Posted by Olhaotrem View Post
Freddy, por favor, edite seu post e excula a imagem do portal uai.
-----------------------------------------------------------------------------------------

Sobre o Metrô, até fiz uma aposta, se inaugurar uma estação nova, vou a inauguração vestido de Drag Queen.

Até vou chamar o Pabllo Vittar para fazer a montagem.
To torcendo pra ter, mas até lá vai ser outra Biba de sucesso Vai acompanhando kk

Reply

Tags
belo horizonte, ônibus

Thread Tools
Rate This Thread
Rate This Thread:

Posting Rules