SkyscraperCity Forum banner

Fotos antigas de Manaus

52K views 9 replies 9 participants last post by  Metropolitano Manaus 
#1 ·
Olá pessoal. O Belemita abriu um Thread muito bom sobre a belém antiga. Tentei postar umas fotos de Manaus, mas não consegui. Resolvi abrir um com fotos da Manaus antiga. As fotos estão pequenas e escurecidas, mas acho que dá para ver algo interessante.

Palácio rio Negro, Antiga sede do governo estadual. Hoje um centro de artes, com vários núcleos.



Praça do Congresso. O belo prédio da esqueda não existe mais. No lugar, um monstrengo horroroso de 23 anares.




Colégio Dom Bosco. Ainda funciona normalmente.



Colégio Santa Dorotéia. Também funciona até hoje.

[IMG]http://www.bv.am.gov.br/portal/conteudo/materiais_especiais/fotos/fotoAmp/a014.jpg

Até 2002 foi um núcleo da faculdade de Direito da Universidade do Amazonas. Vão transformar em museu.

[IMG]http://www.bv.am.gov.br/portal/conteudo/materiais_especiais/fotos/fotoAmp/a023.jpg

Casa de Detenção. Vão desativar o prédio como cadeia e transformá-lo num museu.



Mercado Municipal. Hoje decadente, mas, estará passando por uma repaginada dentro em breve.



Acho essa estátua surreal. Uma mulher depositando flores no busto de um homem. Não existe mais nem o rastro dela.



Monumento ao primeiro presidente da provincia do Amazonas, que se tornara, após décadas e décadas de luta, finalmente livre do Grão-Pará, em 1850. Até hoje esta data é comemorada com desfiles e fanfarras.



Palácio Rio Branco. Até início deste ano era o parlamento estadual. Parece-me que farão dele o museu da assembléia, sei lá, algo assim. Por ser pequeno, construíram anexos ligados por pontes, mas a estrutura em si continua intacta. Espero que os tais anexos sejam demolidos.



Largo e igreja de são sebastião. Com exceção da casa ao lado da igreja, que transformaram num caixote feioso, tudo está igual até hoje



Alfandega do Porto, próximo à categral metropolitana. Hoje é um dos órgãos da SRF em Manaus. Achei esta foto um tanto sombria.



Prédio dos correios. Na década de 80 um incêncio quase o consumiu por completo, mas foi restaurado e hoje continua com o mesmo aspecto e função.

[IMG]http://www.bv.am.gov.br/portal/conteudo/materiais_especiais/fotos/fotoAmp/a027.jpg

Reservatório de água. Continua reservatório e com iluminação artística. Á noite é muito bonito.



Praça Oswaldo Cruz. Atualmente é um lixo. Nem lembrança do que foi um dia. Mudou até de nome.



Uma imagem conhecida. Vendo de longe até parece que não mudou muita coisa.

[IMG]http://www.bv.am.gov.br/portal/conteudo/materiais_especiais/fotos/fotoAmp/a043.jpg

Essa deve ter sido tirada de um balão. Atualmente esse lugar é um dos piores do centro.

[


Liceu Amazonense. Depois Gymnásio Amazonense. Ainda é uma das melhores escolas públicas da cidade.



Tem muito mais, só me falta tempo. Espero que tenham gostado. Um bom dia a todos.
 
See less See more
18
#3 ·
gostei bastante do thread, bom trabalho! essas fotos antigas retratam uma época histórica para Manaus, valeu! esse prédio dos Correios tem uma arquitetura bonita, assim como o Colégio Santa Dorotéia.
 
#5 ·
^^ Eu acho que essa cúpula é do Teatro...

Manaus era arrumadinha e muito bem estruturada pra época.

Se a cidade tivesse crescido de forma um pouco menos intensa e mais organizada, hoje o centro teria um aspecto bem melhor. Eu particularmente adoro prédios altos (como a maioria aqui), mas sou totalmente contra a demolição de prédios históricos pra construir outros no lugar, por mais lindos e altos que sejam. Acho que todas as cidades deveriam fazer como Paris, conservar a área antiga como ela sempre foi e desenvolver áreas novas.

Agora, puxando a sardinha um pouco pro meu lado... por isso é tão difícil Porto Velho alcançar Manaus e Belém em termos de importância regional. As duas já eram cidades ricas, movimentadas e bem estruturadas numa época em que Porto Velho nem sonhava em existir! :D
 
#6 ·
^^ É verdade, a maioria das cidades de grande importância no Brasil são antigas... axo que somente Goiânia foge a regra (se não me engano, ela surgiu nos anos 30).
 
#9 ·
Boa tarde a todos! Estou fazendo uma pesquisa de imagens antigas de Manaus e as que vi aqui são fantásticas. Preciso contactar com urgência, os detentores dos direitos das fotos, para que me autorizem a utilização em um video publicitário. Se alguém puder me ajudar, estou em São Paulo.
 
This is an older thread, you may not receive a response, and could be reviving an old thread. Please consider creating a new thread.
Top