daily menu » rate the banner | guess the city | one on oneforums map | privacy policy | DMCA | news magazine | posting guidelines

Go Back   SkyscraperCity > Latin American & Caribbean Forums > Fóruns Brasileiros > Fóruns Gerais > Arquitetura e Discussões Urbanas

Global Announcement

As a general reminder, please respect others and respect copyrights. Go here to familiarize yourself with our posting policy.

Reply

Thread Tools Rating: Thread Rating: 1 votes, 5.00 average.
Old July 22nd, 2011, 09:12 PM   #1
portoimagem-II
Onde uiva o minuano

Likes (Received): 4165

Casas escondidas por muros X casas com cerca: o que predomina em sua cidade ?

.

A polêmica das RUAS MURADAS

Na onda de duas polêmicas desta semana
(em http://www.skyscrapercity.com/showthread.php?t=1417850
e
em http://www.skyscrapercity.com/showthread.php?t=1421190 ) ,
veio à tona a cultura urbanistica de cada região.

O que predomina em sua cidade: ruas muradas, onde só se encherga muros,
ou ruas onde se vê as casas ?

Quote:
Originally Posted by JoãoLuiz View Post
Morei por 5 meses em Paracuru, cidade turística a 90 km de Fortaleza, Ceará. Neste tempo, tive oportunidade de conhecer também, fora as cidades da RM de Fortaleza, as cidades de São Gonçalo do Amarante (onde eu trabalhava), Amontada, Itapipoca, Itapajé, Santana do Acaraú, Sobral, Juazeiro do Norte e Crato.

Não entrando no mérito de achar "bonito" ou "feio", de "gostar" ou "não gostar", pois isso é o gosto de cada um. Mas, podemos ressaltar as principais diferenças entre as nossas cidades e as de lá.

Aqui no RS, temos os costume de cultivar jardins. Gostamos de gramados, folhagens, canteiros, hortas, árvores frutíferas, e este costume é mais difundido nas cidades de origem alemã do que das italianas. Mas, acima de tudo, aqui as pessoas valorizam o espaço ao ar-livre em seus terrenos, e também uma característica marcante, fecham os mesmos com cercas, que dão uma sensação de mais "liberdade", por assim dizer. Esta preocupação também se estende para as ruas. Na esmagadora maioria dos casos, os terrenos são afastados do meio-fio, o que dá margem para largas calçadas, que não raro também são ornadas com algum canteiro ou árvore.

No Nordeste, nas cidades em que estive, não me lembro de ter visto mais de 5 casas que tivessem cerca ao invés de muro. Esta, para mim, é a característica urbana mais latente no Nordeste: Os muros em volta das casas. Também, raramente se podia ver algum jardim em frente às casas (talvez devido ao clima, de ser chuvoso apenas em 4 meses no ano), na maioria das vezes havia algum "pátio" com piso concretado, sem uma graminha sequer. De certa forma, estas cidades no ceará dão uma sensação de "claustrofobia" em mim, pois o fato de haver muros e mais muros, aliado às ruas e calçadas estreitas, da uma sensação de que estamos em um longo corredor.
Quote:
Originally Posted by Marcelo Olisa View Post
João Luiz, também não gosto de muros mas a justificativa que escuto de quem os têm é que são uma proteção contra a violência. Acho que seria bem melhor , colocarem grades que não escondessem os jardins. Eu sempre pensei o mesmo que vc em relação à maioria das cidades do Brasil: por que não têm mais jardins e grama?
Quote:
Originally Posted by tchelllo View Post
Pôxa, infelizmente a primeira impressão que este bairro (Jardim Botânico, Rio de Janeiro) me passou pelas primeiras fotos foi a mesma sensação brochante que tive ao andar pela área das mansões no Morumbi em SP, ou seja, um labirinto de ruas vazias, cercadas com muros altos por todos os lados e com heras e plantas trepadeiras para dar uma disfarçada e adornar com a arborização.

As calçadas estreitíssimas que notei em várias fotos também dão o tom "só ando pelo meu bairro de carro".
Enfim, é muito parecido com tudo o que detestei na parte de mansões do Morumbi, ou seja, seus moradores vivem em feudos e dane-se o lado de fora do muro de suas mansões. Uma pena.

Quote:
Originally Posted by portoimagem-II View Post
Concordo com o trio acima.

E João Luiz: o hábito das ruas muradas é verificado, na verdade, em todo o Brasil. Sudeste, Norte, Centro Oeste, também predominam os muros.

E no RS, o hábito de não ter muros não são só na serra: Porto Alegre é a única capital que conheço onde o que domina geral são cercas. Na capital gaúcha, pode-se andar dezenas de quilômetros que será um desafio conseguir achar casas e ruas muradas.
Seja em bairros nobres ou pobres, a característica portoalegrense é a ausência de muros na frente das casas.

Ruas de muros:

[IMG]http://t1.************/images?q=tbn:ANd9GcRes5RIHuo4bpSMudIZxXzfX76UpCOTDNVOR6uUhcxayWhq5321UleX0U0[/IMG]

Casas à mostra,

com cerca :

- Todas as casas abaixo são de Porto Alegre :

Portoimagem-II

Portoimagem-II

Portoimagem-II

Portoimagem-II

Portoimagem-II

Essas duas últimas são de Pelotas:

Farrapo

Farrapo

Last edited by portoimagem-II; July 23rd, 2011 at 04:03 PM.
portoimagem-II no está en línea   Reply With Quote

Sponsored Links

Old July 22nd, 2011, 09:17 PM   #2
FloripaNation
Não creio no que não vejo

FloripaNation's Avatar

Likes (Received): 3581

Essa casa de cima fica muito bonita com grades

As casas daqui tem beeeem mais grades que muros (menos pior). Mas tem bastante casas sem muros ou grades também....:bheers:

As casas muradas aqui geralmente são as antigas....
Old July 22nd, 2011, 09:37 PM   #3
Joao V.X.C.
Registered User

Joao V.X.C.'s Avatar

Likes (Received): 0

Aqui em Boa Vista-RR TODAS as casas mais ricas sao muradas. Ja as moradias mais pobres tem uma cerca de madeira ou nenhuma cerca.
O habito de botar muros nas casas nao e um habito so brasileiro.Recentemente tive na Venezuela e la as casas sao muradas ou cercadas, algumas nem da pra ver a fachada da casa, so o muro.
Joao V.X.C. no está en línea   Reply With Quote
Old July 22nd, 2011, 09:42 PM   #4
Rdx MG
Registered User

Likes (Received): 953

Muros ou aquelas grades altas que se juntam com o telhado da garagem. Até casa popular é murada.
Rdx MG no está en línea   Reply With Quote
Old July 22nd, 2011, 09:44 PM   #5
Astronauta
45TR0N4UT4

Astronauta's Avatar

Em Lagoa Santa MG, predominam mais cercas, mas há muitos muros.

Claro que a cerca é menos agressiva, ainda mais se tiver uma cor que faz menos contraste (como verde em frente a um jardim, ou da cor da parede da casa) e for feita em estilo que combina com a construção.

Eu acho vidro muito legal, mas tive a infelicidade de postar o primeiro resultado do Google em outro tópico Realmente a sua utilização em muitos casos fica esquisito demais, chega a ser pior que grades.
Astronauta no está en línea   Reply With Quote
Old July 22nd, 2011, 09:45 PM   #6
Joseluis32
BANNED

Likes (Received): 6

Tem mais cerca do que muro, tem também vidro e umas não tem (raras).

Last edited by Joseluis32; July 23rd, 2011 at 12:27 AM.
Joseluis32 no está en línea   Reply With Quote
Old July 22nd, 2011, 11:36 PM   #7
lucasrfs
Registered User

lucasrfs's Avatar

Likes (Received): 13

De tudo um pouco. Muro, grade, vidro, cerca viva.
lucasrfs no está en línea   Reply With Quote
Old July 23rd, 2011, 12:20 AM   #8
silvinho_j
Registered User

silvinho_j's Avatar

Likes (Received): 87

Aqui é muro pra tudo quanto é canto, é horrível!
silvinho_j no está en línea   Reply With Quote
Old July 23rd, 2011, 12:44 AM   #9
Marreco
Registered User

Marreco's Avatar

Likes (Received): 588

Na minha cidade, nos bairros onde vivem os mais abastados as casas são todas com grades,nos bairros de classe média a maioria é tudo muro,acho que é por medo de vim um maldito e roubar o que conseguiram com muito suor e trabalho.
Marreco no está en línea   Reply With Quote
Old July 23rd, 2011, 04:47 AM   #10
Farrapo
.

Likes (Received): 259

Aqui em Pelotas quase não há casas escondidas por muros, até por serem legalmente proibidos em boa parte dos bairros da cidade (a Prefeitura exige que haja permeabilidade visual). Portanto, as grades predominam.

Porém, se não há muros, o uso de concertinas tá cada vez mais comum (cerca elétrica nem se fala, nem ligo mais). O que antes era raridade, hoje já não é, é fácil até encontrar casas com essas merdas. Tenho verdadeiro pavor dessas casas muradíssimas (como as que aparecem nas primeiras fotos do thread), mas as concertinas são asquerosas, conseguem ser ainda mais repugnantes.

Acho que há uma mistura de neurose com "real necessidade". A insegurança e a violência estão aí, se não estivessem, as pessoas não iriam chegar a esse ponto. Mas vejo também que muitas são influenciadas "pelos vizinhos" ("se o meu vizinho tem concertina, ou seja, está 'protegido', também quero estar").

Enfim, é TRISTE ver as nossas cidades cada vez mais muradas, cercadas, atulhadas de "artefatos de segurança" e, conseqüentemente, HORRENDAS. De uma maneira geral, as pessoas "não estão nem aí pras cidades", querem mais é se sentirem seguras (mesmo que de forma ilusória), e eu não tiro totalmente a razão delas...
Farrapo no está en línea   Reply With Quote
Old July 23rd, 2011, 03:50 PM   #11
Osmar Carioca
Registered User

Osmar Carioca's Avatar

Likes (Received): 8508

Quote:
Originally Posted by Farrapo View Post
Aqui em Pelotas quase não há casas escondidas por muros, até por serem legalmente proibidos em boa parte dos bairros da cidade (a Prefeitura exige que haja permeabilidade visual). Portanto, as grades predominam.

Porém, se não há muros, o uso de concertinas tá cada vez mais comum (cerca elétrica nem se fala, nem ligo mais). O que antes era raridade, hoje já não é, é fácil até encontrar casas com essas merdas. Tenho verdadeiro pavor dessas casas muradíssimas (como as que aparecem nas primeiras fotos do thread), mas as concertinas são asquerosas, conseguem ser ainda mais repugnantes.
O que vem a ser uma concertina?
Osmar Carioca no está en línea   Reply With Quote
Old July 23rd, 2011, 03:51 PM   #12
Osmar Carioca
Registered User

Osmar Carioca's Avatar

Likes (Received): 8508

Fui no Google e já descobri.
Osmar Carioca no está en línea   Reply With Quote
Old July 23rd, 2011, 04:06 PM   #13
portoimagem-II
Onde uiva o minuano

Há pesquisas de sobra que mostram que ladrão gosta é de casa escondida por muro, na frente dela.

Nem precisa pesquisa pra dizer isso, basta raciocinar.
Old July 23rd, 2011, 04:07 PM   #14
portoimagem-II
Onde uiva o minuano

Quote:

Acho que há uma mistura de neurose com "real necessidade". A insegurança e a violência estão aí, se não estivessem, as pessoas não iriam chegar a esse ponto. Mas vejo também que muitas são influenciadas "pelos vizinhos" ("se o meu vizinho tem concertina, ou seja, está 'protegido', também quero estar").

Enfim, é TRISTE ver as nossas cidades cada vez mais muradas, cercadas, atulhadas de "artefatos de segurança" e, conseqüentemente, HORRENDAS. De uma maneira geral, as pessoas "não estão nem aí pras cidades", querem mais é se sentirem seguras (mesmo que de forma ilusória), e eu não tiro totalmente a razão delas...

Concordo !

Ah, botei teu crédito nas fotos.
Old July 23rd, 2011, 06:18 PM   #15
portoimagem-II
Onde uiva o minuano

Mais exemplos de ruas muradas X ruas não muradas

Ruas de muros :

Ruas de cercas:

Farrapo

Gilberto Simon

Gilberto Simon

Gilberto Simon

Gilberto Simon

Last edited by portoimagem-II; July 23rd, 2011 at 06:32 PM.
Old July 23rd, 2011, 06:21 PM   #16
CleitonSPecial
Mr. C

CleitonSPecial's Avatar

Likes (Received): 380

Depende muito do bairro..tem rua com casas cercadas, casas sem cerca, casas com muros altos, baixos, 1m de muro e 1m de cerca:

Seguem alguns exemplos, são pesadas, mas tenho poucas fotos hoespedadas.

1.

2.Do outro lado da rua:

3. Próximo ao local das fotos 1 e 2, numa rua transversal

4. casa vizinha à anterior

5. Quebrando a monotonia das pedras, uma cerquinha de madeira

Geralmente as casas ficam acima do nível da rua, por causa do relevo. Os muros sustentam o terreno e só. Mas tem alguns paredões horrorosos em alguns lugares. Essa semana reparei numa casa linda, com jardim e cerca baixinha...foi só eu perceber sua existência e bom gosto que ela trocou de dono e já está todinha murada, com portão alto e o espaço entre o portão e a casa foi fechado com uma cobertura de telhas brasilit, onde existia um jardim de uns 70m² no mínimo.......decadência

Last edited by CleitonSPecial; July 23rd, 2011 at 06:28 PM.
CleitonSPecial no está en línea   Reply With Quote
Old July 25th, 2011, 09:38 AM   #17
FloripaNation
Não creio no que não vejo

FloripaNation's Avatar

Likes (Received): 3581

Quote:

Caramba nunca vi casa com concertina, isso é coisa de presídios
Old July 25th, 2011, 10:39 AM   #18
wicca13
WiccanMan

wicca13's Avatar

Likes (Received): 1516

Aki antes era mais cercas, de um tempo pra ca existem mais casas cercadas de muros e normalmente com alguma proteção tipo cerca elétrica.
wicca13 no está en línea   Reply With Quote
Old July 25th, 2011, 11:38 AM   #19
alex@ribeira
Houston,we have a problem

alex@ribeira's Avatar

Likes (Received): 1487

Muros!!! De no minimo uns 3 metros
Old July 25th, 2011, 01:16 PM   #20
Suburbanist
on the road

Suburbanist's Avatar

Location: the nod between Breda, Eindhoven and 's-Hertogenbosch
Likes (Received): 7251

O debate está deslocado.

Muros, cercas-vivas, gradis, cercas de madeira ou metal, elevação em terra, espelho d'água - tudo são possibilidades arquitetônicas de demarcação do limite de propriedade. E todos podem ser, em maior ou menor grau, adotados de forma interessante.

O "bode na sala", como se diz, é o fator segurança. Quanto se torna necessário criar medidas excepcionais de segurança, qualquer das soluções acima passa a priorizar sua função de segurança sobre qualquer função estética e de privacidade. O muro sobe para muito além do nível em que isola a área aberta, as grades de madeira se tornam quase estruturas pré-medievais, grades de metal passam a ser instaladas como portas de cadeia, e dependendo do caso temos os dispositivos de terceira escala como cercas elétricas, arame farpado etc.

Em qualquer residência na qual a prioridade seja a segurança, teremos fatalmente comprometimento do aspecto estético. É inevitável. Por isso, mesmo não querendo, é impossível, em termos de Brasil, discutir muro X cerca sem levar em conta de que a segurança vai tornar as duas soluções em versões extremas.

Eu ainda prefiro o muro do que a cercas de metal porque não gosto do aspecto "cadeia" que cercas altas - principalmente quando envolvem uma garagem que forma um caixote na frente da casa com cerca do teto ao chão em toda a extensão do terreno - conferem, e pelo achos acho que uma rua toda murada fica com aspecto mais misterioso, parecido com um bunker militar cheio de sub-unidades. Entre isso e uma cadeia de quinta categoria, fico com o primeiro.

Seja lá como for, acho que arquitetos deveriam explorar soluções de segurança que, sem comprometer um milímetro da sua proteção, integrem o paradigma brasileiro da casa-fortaleza em algo mais interessante, ao invés de se contentarem em projetar uma casa inteira e, depois, choramingarem que precisam de colocar um muro não de 1,40 mas de 3,40m. Uma dessas soluções, ao meu ver, seria construir a casa com a "frente de fachada funcional" deslocada para o meio da mesma (se o terreno for grande), lateral (se o terreno for médio) ou fundos, se o terreno for pequeno. Dado o altíssimo grau de violência no Brasil, é melhor desencanar de fazer as entradas da casa voltadas para a rua. Usando conceitos antiquíssimos de edifícios militares seguros, dá pra mudar, radicalmente, a forma pela qual se constroem casas onde segurança é preocupação primária.

Já que é preciso um bunjer, vamos fazê-lo com estilo.

Reply

Thread Tools
Rate This Thread
Rate This Thread:

Posting Rules