search the site
 daily menu » rate the banner | guess the city | one on oneforums map | privacy policy | DMCA | news magazine | posting guidelines

Go Back   SkyscraperCity > Latin American & Caribbean Forums > Brasil > Fóruns Gerais > Arquitetura e Discussões Urbanas

Global Announcement

As a general reminder, please respect others and respect copyrights. Go here to familiarize yourself with our posting policy.

Reply

Thread Tools Rating: Thread Rating: 40 votes, 5.00 average.
Old September 25th, 2009, 06:14 PM   #21
Valter
Registered User

Valter's Avatar

Likes (Received): 2058

Muito bom o thread Yuri! Alguns dados eu já tinha conhecimento mas a maioria é novidade pra mim. Gosto de threads que tenham elementos ou que falem sobre a história de determinado lugar, de vez em quando também costumo fazer alguns. Uma dica: edite as tags da página para facilitar a indexação pelo google e assim quem procurar mais dados sobre a história da região posso encontrar esse artigo.
Como D. Beja Araxá nasceu camponesa.E, como D. Beja, também conheceu a adversidade, sendo o objeto de desejo de poderes superiores. O Estado apropriou-se de suas fontes, maculando sua beleza, ainda que a recompensasse com um rico patrimônio. Por ele, Araxá conheceu o mundo, e o mundo a conheceu. Hoje, D. Beja é Araxá, espelho de suas convicções e metáfora de suas contradições. Nela se refletem simultaneamente, as imagens do seu presente, as representações históricas e as verdades míticas do seu passado; as projeções para o futuro. Rosa Maria Spinoso
Valter no está en línea   Reply With Quote

Sponsored Links
Old September 25th, 2009, 06:17 PM   #22
oregon.bh
Varginha/UDI/BH

Likes (Received): 24

Muito bom. Gostei muito de conhecer melhor a história do norte do Parana. Parabéns.
Old September 25th, 2009, 07:47 PM   #23
Eddubra
Registered User

Eddubra's Avatar

Likes (Received): 2864

Que trabalhão Yuri, reuinir todas essas informações, da rica história que a nossa terra possui. Parabéns
Eddubra no está en línea   Reply With Quote
Old September 25th, 2009, 07:57 PM   #24
lcgomesg
Registered User

lcgomesg's Avatar

Likes (Received): 70

Absurdamente incrível!
Um dos melhores threads que eu já vi por aqui.
É sempre bom ver a maneira singular com que essa região foi concebida. Conceitos de urbanização excelentes.
De fato, teríamos muito mais desenvolvimento se tivéssemos maior atenção por parte do Estado.
ABRAÇOS!
lcgomesg no está en línea   Reply With Quote
Old September 25th, 2009, 08:09 PM   #25
Yuri S Andrade
Registered User

Yuri S Andrade's Avatar

Likes (Received): 18620

Agradeço mais uma vez os elogios dos colegas!

Valter, obrigado pela dica, mas você vai ter que me explicar melhor...

lcgomesg, sua análise é perfeita. O Norte do Paraná nesse aspecto, é uma antítese do Brasil. Enquanto no Brasil getulista da década de 30, passando pelos militares e chegando ao Brasil lulista, tudo depende do Estado, desde a criação de cidades até à exploração de recursos minerais, o Norte do Paraná foi imaginado, planejado e criado pelo liberalismo econômico britânico no seu apogeu.

De fato, o Norte do Paraná, por inúmeros fatores, sempre mereceu pouca atenção do Estado. No período britânico, seguido pelo cafeeiro, isso não atrapalhou em nada o explosivo crescimento populacional e econômico da região. No entanto, nem mesmo quando a economia local foi completamente aniquilada pela Geada de 1975, o Norte do Paraná mereceu atenção governamental. A região teve que se reerguer sozinha, do que foi proporcionalmente, uma das maiores catástrofes econômicas da história.

P.S. Acrescentei mais material na primeira página.

Last edited by Yuri S Andrade; September 25th, 2009 at 08:42 PM.
Yuri S Andrade no está en línea   Reply With Quote
Old September 25th, 2009, 09:29 PM   #26
BR 364
Torque!!!

BR 364's Avatar

Likes (Received): 4179

Muitíssimo bem feito este thread. É um verdadeiro documentário.
Eu já conhecia um pouco da história da região, por ter estudado 2 anos em Londrina. Parte do material postado aqui eu já tinha visto, mas sempre de forma dispersa, nunca reunido e organizado como está aqui. Os mapas evidentemente são inéditos e ajudam a entender como se deu o processo de ocupação e urbanização dessa região.
Quando vejo fotos do início das cidades do norte, noroeste e oeste do PR, sempre me chama a atenção a semelhança em relação ao início das cidades do interior de RO (casas de madeira, ruas de terra e a floresta ao redor).

Parabéns pelo trabalho!
Old September 25th, 2009, 11:44 PM   #27
Acir Francisco
Registered User

Acir Francisco's Avatar

Likes (Received): 353

Yuri tem muitas verdades nesta história, mas tambem tem umas inverdades, a empresa colonizadora, comprou estas terras do governo do estado e não do governo federal, outra o governo do estado não vendia grandes quantidade de terras, só vendeu pra pagar dívidas da Guerra do Contestado, o governo do Paraná apoiou a cafeicultura autorizando a construção da ferrovia Paraná S. Paulo, com financamento de cafeicultores paulistas que pretendiam plantar café nesta região já que S Paulo e Minas por um acordo de 1916 proíbiu o plantio de café em suas terras. Grato.

Last edited by Acir Francisco; September 26th, 2009 at 12:15 AM.
Acir Francisco no está en línea   Reply With Quote
Old September 26th, 2009, 02:40 AM   #28
Yuri S Andrade
Registered User

Yuri S Andrade's Avatar

Obrigado por me alertar sobre as "muitas inverdades". Vou verificar a importantíssima questão de governo federal x governo estadual.

Aproveito também para registrar a minha mais profunda gratidão ao governo do Estado do Paraná: "muito obrigado por nos deixar construir a ferrovia e plantar café".

----------------------------------------

BR, obrigado pelos elogios! Realmente há uma semelhança entre a ocupação do Norte/Noroeste/Oeste paranaenses com o que ocorreu com Rondônia e Mato Grosso nas décadas de 70 e 80. Planejamento urbano, florestas, fronteira agrícola... Até o componente humano é similar: segundo o PNAD, há mais de 100.000 paranaenses vivendo em RO e mais de 250.000 no MT, quase todos do Norte e Oeste do PR, seguindo os passos de seus pais e avós que fizeram o mesmo décadas antes.

Last edited by Yuri S Andrade; September 26th, 2009 at 03:23 AM.
Old September 26th, 2009, 03:10 AM   #29
kallakalu
Australo-brasileiro

kallakalu's Avatar

Likes (Received): 2981

Muito bacana Yuri...
Realmente alguns fatos eu desconhecia... especialmente o fato de que Maringá deveria ser a cidade polo principal, apesar que pelo planejamento deles, Maringá deveria ter 200.000 hab. aos 50 anos... coisa que ficou para trás...
Mas se Maringá tivesse mantido o ritmo de crescimento apresentado nas décadas de 60 e 70, com certeza estaria hoje mais próximo de Londrina (em tamanho).
A verdade é que as décadas de 80 e 90 foram perdidas para Maringá, especialmente pelas administrações do Said Ferreira.
Lembro que as estimativas na época, pela taxa de crescimento de Maringá, falava-se já em 350.000 hab em 1990... aí veio o censo (acho que já faziam 11 anos sem censo oficial) e o resultado foi de 233.000, eu acho.
Também gostaria de saber como seria se os ingleses tivessem ficado mais umas 2 décadas com a região... os investimentos que talvez tivessem feitos a mais, até mesmo na questão da urbanização de Maringá, se ela era projetada para ser pólo, se não teriam feito outros investimentos na cidade para que isso realmente fosse concretizado...
kallakalu no está en línea   Reply With Quote
Old September 26th, 2009, 03:57 AM   #30
Acir Francisco
Registered User

Acir Francisco's Avatar

Tem que agradecer sim ao governo do Paraná, por não ter aceitado o acordo das restrições ao plantio de café, e tem mais, se o governo não tivesse vendido aos ingleses estas terras, não teria tido esta região o progresso que tem hoje, talvez seria uma região de grandes fazendas e algumas cidades medias.

Last edited by Acir Francisco; September 26th, 2009 at 04:13 AM.
Old September 26th, 2009, 04:45 AM   #31
Yuri S Andrade
Registered User

Yuri S Andrade's Avatar

Sem dúvida. Eu mesmo agradeço todos os dias aos líderes americanos e russos por não usarem o seu arsenal atômico. Pois se isso ocorresse viveríamos todos em um deserto nuclear.

Obrigado por sua participação no thread, Acir. Foi muito proveitosa.

----------------------------------

kallakalu, não foi somente Maringá que apresentou desaceleração no ritmo de crescimento. A maior parte do Norte, Noroeste e Oeste do Paraná chegaram a perder habitantes nas décadas de 70 e 80. A desaceleração de Londrina foi ainda mais brusca do que a de Maringá. No imaginário londrinense, mesmo nos tempos de "vacas gordas", como agora, Maringá representa um dinamismo enquanto Londrina é mais relacionada com a estagnação. Obviamente, trata-se de um grande exagero, mas é essa a percepção de muitos.

Sobre a possiblidade da presença inglesa por mais duas décadas, realmente seria fantástico para a região. O que eles fizeram aqui foi algo de extraordinário. Não há como saber como seria o Norte do Paraná hoje caso os ingleses tivessem permanecido, mas certamente estaríamos melhor.

Last edited by Yuri S Andrade; September 26th, 2009 at 05:09 AM.
Old September 26th, 2009, 08:12 PM   #32
Enzo
Registered User

Likes (Received): 18421

Muito educativo esse thread, gostei da historia!
A regiao esta de parabens pelo dinamismo e seu desenvolvimento.

Otimo trabalho Yuri!
Enzo no está en línea   Reply With Quote
Old September 26th, 2009, 10:27 PM   #33
Ponce
Pé vermelho

Ponce's Avatar

Likes (Received): 44

Meus parabéns, Yuri!!! Quem dera se as autoridades tivessem o mesmo apresso que você tem pela nossa grandiosa história. Foi com dor no coração que eu vi a cidade cenografica que reproduzia fielmente a Londrina do início da colonização acabar por apodrecer por culpa do descaso político e da nossa sociedade civil que não fez nada. A obra que custou, se não me engano 2 milhões de reais e poderia ser transformada numa grande atração turistica foi jogada no lixo.
Só tenho que agradecer ao seu trabalho.

Aproveitando vou fazer uma pergunta... Quem foi Willie Davids e qual foi a importância dele na colonização? Eu tinha lido a muito tempo que ele era o maior acionista da Paraná Plantations, mas você disse que os maiores acionistas eram Lord Lovat e o Príncipe de Gales. Fiquei confuso agora.

Last edited by Ponce; September 27th, 2009 at 08:59 AM.
Ponce no está en línea   Reply With Quote
Old September 26th, 2009, 10:39 PM   #34
Ronnivox
Registered User

Ronnivox's Avatar

Likes (Received): 109

Belissima trabalho, queria um desse sobre minha cidade
Ronnivox no está en línea   Reply With Quote
Old September 26th, 2009, 11:41 PM   #35
Yuri S Andrade
Registered User

Yuri S Andrade's Avatar

Mais uma vez agradeço a participação de todos os colegas! Logo eu postarei mais material!

Ponce, realmente é uma pena o descaso com que o poder público local trata a história de Londrina. Recentemente eu enviei um e-mail à Secretaria da Cultura reivindicando uma campanha de resgate histórico de Londrina, mobilizando toda a população. Como foco, sugeri a ênfase na herança inglesa (algo muito singular) e na grande diversidade étnico-cultural de Londrina. Várias cidades fazem o mesmo, usando sua história para fazer $$$, especialmente em SC e no RS. Mesmo no Paraná, temos Curitiba como exemplo, com todos os seus "parques imigrantes" construídos nas décadas de 80 e 90.

Londrina e região têm um potencial enorme no setor, mas é totalmente desperdiçado. Com pequenas intervenções, Londrina teria um dos "roteiros imigrantes" mais ricos do país. Nem precisa dizer se responderam meu e-mail...

Sobre o Willie Davids, eu escreverei mais sobre os principais nomes envolvidos na "fabricação" do Norte do Paraná. Mas vai aqui um preview: o fundador e o maior acionista da Paraná Plantation era mesmo o Lord Lovat, e se eu não estou enganado, ele jamais viu pessoalmente o resultado das ações da Companhia. O Willie Davids era o diretor-técnico da CTNP e foi o primeiro prefeito eleito de Londrina. O Arthur Thomas (não era inglês, e sim escocês) era o diretor-geral.
Old September 26th, 2009, 11:50 PM   #36
kallakalu
Australo-brasileiro

kallakalu's Avatar

Quote:
Originally Posted by Yuri S Andrade View Post

Sem dúvida. Eu mesmo agradeço todos os dias aos líderes americanos e russos por não usarem o seu arsenal atômico. Pois se isso ocorresse viveríamos todos em um deserto nuclear.

Obrigado por sua participação no thread, Acir. Foi muito proveitosa.

----------------------------------

kallakalu, não foi somente Maringá que apresentou desaceleração no ritmo de crescimento. A maior parte do Norte, Noroeste e Oeste do Paraná chegaram a perder habitantes nas décadas de 70 e 80. A desaceleração de Londrina foi ainda mais brusca do que a de Maringá. No imaginário londrinense, mesmo nos tempos de "vacas gordas", como agora, Maringá representa um dinamismo enquanto Londrina é mais relacionada com a estagnação. Obviamente, trata-se de um grande exagero, mas é essa a percepção de muitos.

Sobre a possiblidade da presença inglesa por mais duas décadas, realmente seria fantástico para a região. O que eles fizeram aqui foi algo de extraordinário. Não há como saber como seria o Norte do Paraná hoje caso os ingleses tivessem permanecido, mas certamente estaríamos melhor.
Sempre percebo isso quando leio Folha de Londrina e O Diário. Enquanto a imprensa londrinense sempre compara Londrina com Maringá, tendo Maringá como referência, a de Maringá compara com Londrina, mas sempre vangloriano a cidade canção quando ela consegue alguma vantagem sobre Londrina.
Ao meu ver, os londrinenses estão nesse ponto melhores, pois não ficam tirando vantagem... e outra, se a imprensa maringaense (entende-se O Diário) fica vangloriando-se, é porque Londrina na verdade é a referência.
Amigos meus que tem comércio dizem que Maringá realmente circula mais dinheiro que Londrina no comércio... que tem muita gente com dinheiro gastando. Porém, aos meus olhos, Londrina é muito mais dinâmica, com um setor de serviços que se aproxima do de Ribeirão Preto.
E apesar de menos alarde, tenho a imagem de que Londrina hoje cresce mais que Maringá.
Old September 27th, 2009, 12:00 AM   #37
Acir Francisco
Registered User

Acir Francisco's Avatar

Vejam a história notável deste pioneiro desbravador.

www2.uel.br/museu/complementares/fundacao.html

Last edited by Acir Francisco; September 27th, 2009 at 12:06 AM.
Old September 27th, 2009, 12:26 AM   #38
Yuri S Andrade
Registered User

Yuri S Andrade's Avatar

João Sampaio será abordado por mim futuramente aqui no thread. Um personagem fantástico. Foi ele quem sugeriu, em 1931 (se não estou enganado) o nome "Londrina", "como as filhas de Londres e m homenagem ao valoroso grupo de ingleses".

Também foi ele quem em 1935, na presença do interventor getulista Manoel Ribas, atacou violentamente a mudança de nome de "Lovat" para "Mandaguari" ("nome sem significação alguma"), que segundo ele "foi obra da ingratidão e dos estúpidos áulicos da Ditadura Vargas".

Quote:
Originally Posted by kallakalu View Post
Sempre percebo isso quando leio Folha de Londrina e O Diário. Enquanto a imprensa londrinense sempre compara Londrina com Maringá, tendo Maringá como referência, a de Maringá compara com Londrina, mas sempre vangloriano a cidade canção quando ela consegue alguma vantagem sobre Londrina.
Ao meu ver, os londrinenses estão nesse ponto melhores, pois não ficam tirando vantagem... e outra, se a imprensa maringaense (entende-se O Diário) fica vangloriando-se, é porque Londrina na verdade é a referência.
Amigos meus que tem comércio dizem que Maringá realmente circula mais dinheiro que Londrina no comércio... que tem muita gente com dinheiro gastando. Porém, aos meus olhos, Londrina é muito mais dinâmica, com um setor de serviços que se aproxima do de Ribeirão Preto.
E apesar de menos alarde, tenho a imagem de que Londrina hoje cresce mais que Maringá.
Eu já andei muito pelo Brasil, e conheço bem o editorial e a história de vários jornais, e posso afirmar que são raríssimas as cidades que contam com uma imprensa tão crítica como a londrinense. O preseidente, o governador e os prefeitos são criticados sem a menor cerimônia, algo impensável para a absoluta maioria dos órgãos de imprensa nacionais. A cidade também é sempre apresentada de uma forma ultra-crítica, beirando o pessimismo. O que tem órgão de imprensa, domesticada por políticos, dizendo que sua cidade "é mais isso", "capital daquilo", é uma enormidade. Para mim isso é algo muito positivo, reflexo de uma sociedade crítica e bem-informada.

Sobre a sua comparação entre Londrina e Maringá, discordo um pouco: para mim, pelo menos em termos absolutos, o comércio de Londrina é mais forte do que o de Maringá. Por outro lado, também discordo de você: apesar de ter um serviço público mais enxuto, do ponto de vista econômico, considero Maringá mais dinâmica do que Londrina e tenho quase certeza que ela cresce mais economicamente e demograficamente.

Last edited by Yuri S Andrade; September 27th, 2009 at 12:34 AM.
Old September 27th, 2009, 01:54 AM   #39
kallakalu
Australo-brasileiro

kallakalu's Avatar

Quote:
Originally Posted by Yuri S Andrade View Post

João Sampaio será abordado por mim futuramente aqui no thread. Um personagem fantástico. Foi ele quem sugeriu, em 1931 (se não estou enganado) o nome "Londrina", "como as filhas de Londres e m homenagem ao valoroso grupo de ingleses".

Também foi ele quem em 1935, na presença do interventor getulista Manoel Ribas, atacou violentamente a mudança de nome de "Lovat" para "Mandaguari" ("nome sem significação alguma"), que segundo ele "foi obra da ingratidão e dos estúpidos áulicos da Ditadura Vargas".

Eu já andei muito pelo Brasil, e conheço bem o editorial e a história de vários jornais, e posso afirmar que são raríssimas as cidades que contam com uma imprensa tão crítica como a londrinense. O preseidente, o governador e os prefeitos são criticados sem a menor cerimônia, algo impensável para a absoluta maioria dos órgãos de imprensa nacionais. A cidade também é sempre apresentada de uma forma ultra-crítica, beirando o pessimismo. O que tem órgão de imprensa, domesticada por políticos, dizendo que sua cidade "é mais isso", "capital daquilo", é uma enormidade. Para mim isso é algo muito positivo, reflexo de uma sociedade crítica e bem-informada.

Sobre a sua comparação entre Londrina e Maringá, discordo um pouco: para mim, pelo menos em termos absolutos, o comércio de Londrina é mais forte do que o de Maringá. Por outro lado, também discordo de você: apesar de ter um serviço público mais enxuto, do ponto de vista econômico, considero Maringá mais dinâmica do que Londrina e tenho quase certeza que ela cresce mais economicamente e demograficamente.
Apenas foi um comentário de um conhecidos que tem comércio em ambas a cidade, mas é certo que Londrina possui um setor de serviços mais forte, sendo muitas vezes pólo para Maringá... basta ver as concessionárias de importados, lojas como tok stok que ainda não chegaram em Maringá e Londrina já se estabeleceram...
Old September 27th, 2009, 02:07 AM   #40
Acir Francisco
Registered User

Acir Francisco's Avatar

João Sampaio merece a gratidão de todos nós paranaenses, pela sua luta pelo desenvolvimento desta região, e consequentemente de todo o estado, ele foi pessoalmente a Curitiba de navio partindo de santos, para fechar a compra das terras, e resolver com o governo do estado na época Caetano Munhoz da Rocha a questão dos posseiros e grileiros, no que foi atendido, e não ouve conflitos entre a companhia sendo que esta região foi a que teve menos conflitos, sua briga com os grupos de Vargas foi tambem pela ingerencia na questão da ferrovia, ele ainda tinha um grande plano ferroviário ligando a Paranaguá, ajudou tambem na modernização do porto com apoio da colonizadora fazendo empréstimos ao governo do Paraná. quanto a Manoel Ribas, ele teceu muito elogios, pela sua postura em dar o total apoio a esta grande empreitada.

Last edited by Acir Francisco; September 27th, 2009 at 02:26 AM.

Reply

Tags
londrina, maringá, norte do paraná

Thread Tools
Rate This Thread
Rate This Thread:

Posting Rules