search the site
 daily menu » rate the banner | guess the city | one on oneforums map | privacy policy | DMCA | news magazine | posting guidelines

Go Back   SkyscraperCity > Latin American & Caribbean Forums > Brasil > Fóruns Gerais > Arquitetura e Discussões Urbanas

Global Announcement

As a general reminder, please respect others and respect copyrights. Go here to familiarize yourself with our posting policy.

Reply

Thread Tools Rating: Thread Rating: 40 votes, 5.00 average.
Old September 27th, 2009, 02:37 AM   #41
EricoWilliams
Annoying ex-moderator

EricoWilliams's Avatar

Valeu pelo thread Yuri!

O MT hoje tem a chance de fazer algo parecido com seus novos municipios no norte do estado.

Sponsored Links
Old September 27th, 2009, 03:26 AM   #42
Fakroef
Registered User

Fakroef's Avatar

Likes (Received): 481

Demais esse Thread! Meus parabéns!!
Me da uma tristeza ver essa area de mata que tinha.... Mas é o progresso né pessoal...
Mas eu acho que não é mata atlantica isso dali não, é "floresta subtropical" tipica tambem no nordeste argentino!
Fakroef no está en línea   Reply With Quote
Old September 27th, 2009, 05:53 AM   #43
marcovsk
Registered User

Likes (Received): 1713

Nos parques aqui de Maringá ainda tem vestígios da flora, com espécies típicas da mata atlântica.
marcovsk no está en línea   Reply With Quote
Old September 27th, 2009, 08:46 AM   #44
Fakroef
Registered User

Fakroef's Avatar

ba que legal esse mapa!!
se vocês repararem nele, a unica grande area de mata no interior do paraná é no parque de foz!!
Old September 27th, 2009, 08:33 PM   #45
Kaique
Registered User

Kaique's Avatar

Likes (Received): 482

Quote:
Originally Posted by marcovsk View Post
Quem abandonou as ferrovias foi o governo federal, e não os ingleses. O norte do PR é cortado por várias ferrovias e até algumas décadas atrás as eram muito utilizadas no transporte de passageiros (na frente da minha casa passa hoje uns 10 trens por dia, de cargas), mas veio o governo e a história que todo mundo sabe.
Sim. Empreguei mal o pronome. O "eles" é o governo brasileiro mesmo.
Kaique no está en línea   Reply With Quote
Old September 27th, 2009, 11:21 PM   #46
Jdolci
JDolci

Jdolci's Avatar

Likes (Received): 58028

Fui pra Londrina esses tempos atrás.. de carro
Vo falar pra vcs.. fiquei preocupado com o que eu vi no caminho
Uma devastação total.. os poucos morros na serra que ainda tinha algum tipo de vegetação estavam rareados.. com, muitas áreas recem abertas.. com pastagens subaproveitadas...

vegetação mesmo.. com áreas de floresta fechada.. nao vi nada.. já foi tudo embora..
Fico preocupado com o futuro desse estado.. se continuarmos por esse caminho..

e ainda vem gente reclamar que o MT e o Pará tao cortando as florestas deles...
Jdolci no está en línea   Reply With Quote
Old September 28th, 2009, 12:33 AM   #47
Fakroef
Registered User

Fakroef's Avatar

Estava vendo no google earth, bem proximo de londrina restou um fragmento de mata com o nome "mata dos godoy" nunca tinha ouvido falar, isto é um parque estadual???
Old September 28th, 2009, 01:06 AM   #48
Acir Francisco
Registered User

Acir Francisco's Avatar

Likes (Received): 353

O Paraná teve em todo seu território a maior devastação de floresta de todo o Globo, a madeira foi durante grande parte do século passado um dos principais produtos de exportação. as colonizadoras, primeiro retiravam as melhores arvores, como peroba rosa, cedro, imbuia, araucária, caviúna, e só deixavam as de pequeno porte, que em muitas vezes ardiam em fogo para a limpesa do terreno, assim é e foi o capitalismo, tudo pelo lucro. veja bem, em certos locais se encontravam de 100 a duzentas perobas centenárias por alqueire, quanto hoje não valeria?

Last edited by Acir Francisco; September 28th, 2009 at 01:14 AM.
Acir Francisco no está en línea   Reply With Quote
Old September 28th, 2009, 01:36 AM   #49
Ponce
Pé vermelho

Ponce's Avatar

Likes (Received): 43

Quote:
Originally Posted by Fakroef View Post
Estava vendo no google earth, bem proximo de londrina restou um fragmento de mata com o nome "mata dos godoy" nunca tinha ouvido falar, isto é um parque estadual???
É uma reserva estadual bem pertinho da cidade. Foi lá perto que construíram a cidade cenografica para o filme Gaijin II que citei lá a traz.

Quote:
Originally Posted by Acir Francisco View Post
O Paraná teve em todo seu território a maior devastação de floresta de todo o Globo, a madeira foi durante grande parte do século passado um dos principais produtos de exportação. as colonizadoras, primeiro retiravam as melhores arvores, como peroba rosa, cedro, imbuia, araucária, caviúna, e só deixavam as de pequeno porte, que em muitas vezes ardiam em fogo para a limpesa do terreno, assim é e foi o capitalismo, tudo pelo lucro. veja bem, em certos locais se encontravam de 100 a duzentas perobas centenárias por alqueire, quanto hoje não valeria?
Olhando por esse lado é realmente uma pena, mas naquela época ninguém pensava em preservação ambiental. Perto do onde eu morava na zona sul tem um pequeno bosque com uma peroba de uns 20 metros. É coisa linda.
Ponce no está en línea   Reply With Quote
Old September 28th, 2009, 04:17 AM   #50
Fakroef
Registered User

Fakroef's Avatar

Que interessante isso, o paraná era um matagal só entao!

Se era tao isolado assim como aqui foi relatado, então deveria existir tribos de indios isoladas na regiao ainda!!
Old September 29th, 2009, 03:55 PM   #51
Yuri S Andrade
Registered User

Yuri S Andrade's Avatar

Likes (Received): 18572

Quote:
Na verdade praticamente todos os países da Europa devastaram quase 100% do seu território. A Suécia chegou a ter no século XIX, apenas 5% da área total coberta de florestas. Hoje, esse número subiu para mais de 70%. Os colonizadores que aqui chegavam, tinham pressa em abrir sua terra e a indústria de madeira em larga escala não estava presente. A demanda também não era assim tão grande. Os cafezais eram infinitamente mais lucrativos do que uma eventual indústria madereira, além de não ser compatível com o modelo de pequenas propriedades aqui estabelecido.

Quote:
Originally Posted by Fakroef View Post
Que interessante isso, o paraná era um matagal só entao!

Se era tao isolado assim como aqui foi relatado, então deveria existir tribos de indios isoladas na regiao ainda!!
Sim, é verdade. Haviam algumas tribos completamente isoladas na Mata Atlântica do Norte e Oeste paranaenses. No município de Londrina mesmo, há uma reserva indígena no extremo sul, perto do Salto do Apucaraninha. São os kaiganges (não sei se escrevi certo).

Last edited by Driano MG; September 30th, 2009 at 08:04 AM.
Yuri S Andrade no está en línea   Reply With Quote
Old September 30th, 2009, 02:25 AM   #52
Yuri S Andrade
Registered User

Yuri S Andrade's Avatar

Segundo o autor do elegante comentário, eu insinuei que o Norte do Paraná era uma colônia de assentamento inglesa, uma espécie de Austrália, Nova Zelândia...

Dos seis posts iniciais que formam o thread, em apenas um comentei a formação étnica do Norte do Paraná, e logo de cara, postei a seguinte tabela (que o colega certamente não esperou ser carregada):

Quote:
Originally Posted by Yuri S Andrade View Post
OS PRIMEIROS HABITANTES
Essa tabela se refere à nacionalidade dos colonos que adquiriram terras junto à CTNP. Número de brasileiros: 1.800; ingleses: 7. A seguir eu falei um pouco dessas ondas migratórias, dando um destaque especial para os paulistas. "Mas, nada disso importa: o Yuri quer inglesar o Norte do Paraná".

Mais adiante, alimentando meus devaneios "wannabe British", postei:

Quote:
Outro ponto interessante, é que apesar de todo o projeto, planejamento, terras e capital, o número de súditos de Sua Majestade que adquiriam terras na região é de apenas 7 (10, se incluirmos os australianos e indianos). Obviamente a presença física de ingleses na região era muito maior, por causa dos funcionários da companhia e de seus familiares.(...).

Mais exemplos da minha vil tentativa de negar a existência de brasileiros na colônia de Sua Majestade, o "Dominion of Northern Paraná":

Quote:
(...)Soma-se à essa mistura, os migrantes brasileiros, vindos principalmente de São Paulo, mas também de Minas Gerais, Santa Catarina, Rio Grande do Sul e do Nordeste.
Quote:
A população era predominantemente branca. Dos 75.296 habitantes, 64.590 (85,8%) eram brancos; 5.161 (6,9%) pardos; 3.726 (4,9%) amarelos; 1.703 (2,3%) negros e 116 (0,2%) não-declarados. 66.352 eram brasileiros natos; 8.308 eram estrangeiros (especialmente italianos, alemães, japoneses, portugueses e espanhóis), 621 brasileiros naturalizados e 15 não-declarados. O número de estrangeiros é altíssimo, ainda mais quando levamos em conta o grande números de crianças e jovens da região (56,7%). Entre as pessoas acima de 20 anos, possivelmente o número de estrangeiros se equivalia ao número de brasileiros.

Last edited by Yuri S Andrade; November 3rd, 2009 at 04:16 PM.
Old September 30th, 2009, 03:16 AM   #53
juninhohff
=)

juninhohff's Avatar

Likes (Received): 0

Parabéns pelo thread!
ficou ótimo e mostra bem a história do norte paranaense...

enquanto a alguns comentários...por que não fala com o criador do thread por MP?
poxa, conseguem atrapalhar um dos melhores threads que eu ja ví aqui

Lamentável
Old September 30th, 2009, 03:56 AM   #54
Acir Francisco
Registered User

Acir Francisco's Avatar

Likes (Received): 353

Bem eu aho que todos nós, defendemos alguma ideologia, alguns são anti isto , ou anti aquilo, mas sempre devemos destacar os fatos, tenho algumas crítica ao modelo de ocupação, na mesma época em que estavam fazendo as grandes derrubadas no Paraná já havia livros inclusive didáticos aqui mesmo no Paraná, defendendo com unhas e dentes a preservação ambiental, isto é fato, tambem acho que foi esquecido pelo Yuri os paranaenses, e as paranaenses principalmente nossas heroicas professorinhas, que deixou a já urbanizada Curitiba e veio por os pés no barro.

Last edited by Acir Francisco; September 30th, 2009 at 04:17 AM.
Acir Francisco no está en línea   Reply With Quote
Old September 30th, 2009, 04:03 AM   #55
.Kr'st_fer.
Registered User

.Kr'st_fer.'s Avatar

Likes (Received): 6157

Yuri, só hje que vi seu tópico.

Por essas e outras q vale a pena visitar o SSC. Um bom levantamento de informações, disseminação do conhecimento, da pesquisa. Formidável seu empenho. Assim que eu tiver disponibilidade vou ler com calma. Creio que fizeste uma pesquisa excelente e compactuada com a realidade.

Parabéns mais uma vez, e como disse o colega lá:

CONTINUE ASSIM!!
.Kr'st_fer. no está en línea   Reply With Quote
Old September 30th, 2009, 04:17 AM   #56
Yuri S Andrade
Registered User

Yuri S Andrade's Avatar

Muito obrigado, Kris!

Meu objetivo com esse thread é fazer uma pequena homenagem o Norte do Paraná, que completou agora em 2009, 80 anos de colonização. É uma história curta, mas bem interessante. Realmente eu tive muito cuidado com as informações aqui postadas, consultando a obra de autores que são referência. Tentei na medida do possível, de forma bem visual, apresentar a história da região, abordando todos os aspectos relevantes.

Mais ou menos nesse período, o Oeste do Paraná começou a ser ocupado, a partir de movimentos migratórios vindos principalmente do sul. A história das duas regiões têm vários pontos em comum. Seria bem legal um thread sobre a ocupação do Oeste PR.

Last edited by Yuri S Andrade; September 30th, 2009 at 04:45 AM.
Old September 30th, 2009, 04:23 AM   #57
Ercoli_Ctba
Registered User

Ercoli_Ctba's Avatar

Likes (Received): 136

Eu ja tive alguns entreveros com o Yuri, mas ele fez um excelente trabalho nesse thread, algo que lhe deve ter custado tempo e empenho, e acho que nao se deve "discutir" aqui questões que para mim parecem muito mais de cunho pessoal do que informativo. Atrapalha e muito a qualidade do thread.
Ercoli_Ctba no está en línea   Reply With Quote
Old September 30th, 2009, 04:25 AM   #58
MBBV84
Registered User

MBBV84's Avatar

Likes (Received): 173

Quote:
Bem eu aho que todos nós, defendemos alguma ideologia, alguns são anti isto , ou anti aquilo, mas sempre devemos destacar os fatos, tenho algumas crítica ao modelo de ocupação, na mesma época em que estavam fazendo as grandes derrubadas no Paraná já havia livros inclusive didáticos aqui mesmo no Paraná, defendendo com unhas e dentes a preservação ambiental, isto é fato, tambem acho que foi esquecido pelo Yuri os paranaenses, e as paranaenses principalmente nossas heroicas professorinhas, que deixou a já urbanizada Curitiba e veio por os pés no barro.
aham acir, com certeza as pessoas que quando aqui chegaram que venderam todos os seus bens em suas terras natais para tentarem a sorte aqui no Norte do Paraná tinham consciência ambiental de ecoxiita...

eles queriam plantar café para poderem vender a madeira, ganhar dinheiro e comer. Isso que vc falou não tem sentido em uma região que há 70 anos atrás estava começando. Pessoas que não tinha sequer ido a uma escola.

No entanto, hoje as coisas aqui são diferente, tanto que há 3 anos atrás quando a prefeitura foi duplicar uma avenida aqui em Maringá ela fez uma curva em uma reta simplesmente para não cortar o pé de cedro.

Agora, se pode ter certeza que os Curitibanos da época que tinham essa consciência ambiental deviam morar em casas requintadas com td que a época tinha para oferecer já que Curitiba já tinha mais de 200 anos. Ou vc pensa que eles vieram aqui desbravar a minha região junto com os paulistas????
MBBV84 no está en línea   Reply With Quote
Old September 30th, 2009, 04:25 AM   #59
HRLR
Registered User

HRLR's Avatar

Quote:

Muito obrigado, Kris!

Meu objetivo com esse thread é fazer uma pequena homenagem o Norte do Paraná, que completou agora em 2009, 80 anos de colonização. É uma história curta, mas bem interessante.
O Norte do PR começou a ser colonizado no fim do século XIX, não?
HRLR no está en línea   Reply With Quote
Old September 30th, 2009, 04:30 AM   #60
MBBV84
Registered User

MBBV84's Avatar

Likes (Received): 173

Mais um vez venho aqui elogiar esse thread que está simplesmente incrivel.
Fico feliz de saber que tem pessoas como o Yuri no SSC... pois o que é esse fórum sem threads como esse de qualidade.
O SSC e um forum que depende dos threads como esse para sobreviver, pois oque seria o SCC sem os threads....
MBBV84 no está en línea   Reply With Quote

Reply

Tags
londrina, maringá, norte do paraná

Thread Tools
Rate This Thread
Rate This Thread:

Posting Rules