SkyscraperCity Forum banner
Status
Not open for further replies.

CE | VLT de Fortaleza

322K views 2K replies 156 participants last post by  Jdolci 
#1 · (Edited)




DEMANDA POTENCIAL DIÁRIA:
90.000 passageiros/dia

Extensão Total: 12,7 km:
Trecho Parangaba – Mucuripe: 12,7 km
Trecho em Superfície: 11,3 km;
Trecho em elevado: 1,4 km.

USO ATUAL

PARANGABA - MUCURIPE
TRANSPORTE DE CARGAS PELA Transnordestina Logística S/A

- NUM. MÁX. DIÁRIO: 8 TRENS
- VOL. ÚTIL CARGA: 441.251 TON/ANO
- VEL. DE CRUZEIRO: 21,7 km/h

Estações Previstas: 9

- PARANGABA
- MONTESE
- VILA UNIÃO
- RODOVIÁRIA
- SÃO JOÃO DO TAUAPE
- PONTES VIEIRA
- ANTÔNIO SALES
- PAPICU
- MUCURIPE

Construção de mais duas vias ferroviárias na faixa de domínio da via de carga, com segregação parcial

Material Rodante: 6 conj. Tipo VLT (Veículo Leve sobre Trilhos)

6 Composições de 4 carros
Tração Diesel Hidráulica
Capacidade:


1.000 lugares– layout metroviário

SISTEMA VIÁRIO NA ÁREA DA FERROVIA

PRINCIPAIS PASSAGENS DE NÍVEL

PASSAGENS DE NÍVEL ELIMINADAS, (substituídas por passagens inferiores)
Borges de Melo
Padre Antonio Tomás
Santos Dumont
Alberto Sá

PASSAGENS DE NÍVEL ELIMINADAS (substituídas por elevado ferroviário)
Germano Franck
Aguanambi

ATUAIS PASSAGENS JÁ EM DESNÍVEL
Senador Carlos Jereissati
Rodovia BR-116
Raul Barbosa
Virgilio Távora
Antonio Sales
Julio Abreu





Faixas definidas para o Projeto do VLT









Programação da Implantação

Investimentos Previstos:

Projeto: R$ 3,3 milhões
Desapropriações: R$ 92,2 milhões
Obras: R$ 170,0 milhões
Total: R$ 265,5 milhões
Estado do Ceará: R$ 95,5 milhões
Financiamento CEF: R$ 170,0 milhões

Programação Execução:

Projeto: mai/2010 a mar/2011
EIA/RIMA: set/2010 a mai/2011
Processo Licitatório Obras: mai/2011 a set/2011
Obras: out/2011 a mai/2013
Desapropriações: mai/2010 a mai/2013


SITUAÇÃO ATUAL – Janeiro de 2011


Cadastro Social:
- Marcados 2.713 imóveis. Para a conclusão falta marcação dos imóveis no trecho entre Av. Antônio Sales e Av. Santos Dumont;
- Pesquisa Social e Cadastramento retomados em janeiro/2011;

Avaliação dos Imóveis para desapropriação:
- Realizados aproximadamente 1.000 cadastros (trecho entre Parangaba e Av. Raul Barbosa);
- 464 laudos entregues;

Projetos:
- Via Permanente: 88% concluído;
- Estações: 58% concluído;
- Obras de Arte Especiais: 60% concluído;

Licenciamento Ambiental:
- Elaboração do Estudo de Impacto Ambiental (EIA) e do Relatório de Impacto ao Meio Ambiente (RIMA) em andamento.


PERSPECTIVAS DAS ESTAÇÕES


ESTAÇÃO PARANGABA











ESTAÇÃO ANTÔNIO SALES​










ESTAÇÃO MUCURIPE​









----------

















Fonte: http://www.portal2014.org.br/andamento-obras/49/VLT+ParangabaMucuripe.html
 
See less See more
21
#5 ·
E o TUDH do VLT de Fortaleza? Onde está fazendo testes no atual momento?
Será que estão testando na linha onde circulam os trens que ainda estão em operação até a chegada do metrô? Quem souber, por favor, responda não só a mim, mas a todos aqueles que estão curiosos para saber disso!
 
#6 ·
Que maravilha esse projeto!
Fico muito feliz por Fortaleza estar investindo em transporte de massa de verdade, não em corredores de ônibus, BRTs ou coisas do tipo, não tendo medo de gastar em algo que realmente ajudará muito a cidade. Quando a rede da cidade estiver consolidada, certamente será um belo exemplo no país.

Apesar de os VLTs serem a diesel, certamente sua eficiência será melhor do que a de sistemas que não sejam sobre trilhos.
 
#10 ·
Muito bom o thread :applause:
Ainda mostrou como vai ficar a Via Expressa :)
A meu ver, as regiões em que o processo de desapropriação vai ser mais difícil será entre as futuras estações Antônio Sales e Pontes Vieira.

Agora só falta saber como vai ficar o trecho Parangaba - Castelão, já que a Av. Dedé Brasil não será mais alargada :eek:hno:
 
#13 ·
Gostei do projeto! Melhor ainda do que imaginava! Acho que as estações vão ficar tão boas quase quanto as da linha Sul do MetroFor.

O que na minha opinião poderia dar o salto que falta no projeto das estações seria investir mais em escadas rolantes e elevadores. Pelo menos escada rolante na plataforma e e elevadores no acesso as estaçoes (pelos renders parece haver apenas na plataforma.
Acho que o muro de fechamento deve virar gradil no fim né..


Mas enfim o projeto me parece muito bom, tão bom que me sucuta dúvida são vão conseguir viabiliza-lo com esta verba (lembremos que o sistema rodante não está incluso nessa verba e já está em fabricação...)

Dúvidas:

1:100% da via será segregada do viário no fim né?

2:Ligação Aeroporto X estação mais próxima (num tenho certeza de ver em algum lugar que iria ser um túnel algo assim)

3:Ligação Estação Mucuripe com Terminal marítimo do porto de Mucuripe

Se alguém ae puder me responder... Obrigado!
 
#22 ·
Dúvidas:

1:100% da via será segregada do viário no fim né?

2:Ligação Aeroporto X estação mais próxima (num tenho certeza de ver em algum lugar que iria ser um túnel algo assim)

3:Ligação Estação Mucuripe com Terminal marítimo do porto de Mucuripe

Se alguém ae puder me responder... Obrigado!
1 - Sim, as vias serão 100% segregadas.

2 - Não há ligação prevista, um contato meu no DER informou que desistiram devido a distância do leito da via ao terminal de passageiros, o que particularmente considero lamentável. É bem verdade que um túnel sob as pistas sairia caro,porém como desistiram de uma estação mais próxima a Av. Beira Mar, consideram que não há demanda que justifique os altos custos de uma ligação com o aeroporto.

3 - Neste projeto apresentado não há tal ligação, ao que parece desistiram também.
 
#17 ·
Fala Cara!

então eu percebi que tem sim. porém apenas na plataforma. a meu ver poderia ter também nos acessos do dois lados da via de forma que o cadeirante não precise ficar subindo um exaustivo para ele zigzag de rampas.

Bom mas tanto isso quanto as escadas rolantes podem ser acrescidas posteriormente. Pelos renders uma das 2 escadas da plataforma poderia abrigar uma dupla de escadas rolantes penso...

valeu
 
#18 ·
@Ramos: então cumprirei o propósito deste tópico: falar do VLT de Fortaleza.

Creio que o ideal, ao contrário do que percebi no projeto, seja usar nas estações menores o conceito de plataforma central, o que representa mais economia do ponto de vista da estrutura e da acessibilidade (pois não se precisaria de dois elevadores, duas escadas, etc.). Em estações principais ou com muito movimento bidirecional ao mesmo tempo as plataformas laterais são a melhor alternativa, para que as pessoas que vão em sentidos opostos não se misturem nos horários de pico.
 
#23 ·
Não haverá esses cruzamentos não por causa do VLT, mas sim por causa da Via Expressa.

Essa via foi pensada para retirar o tráfego de caminhões do Porto do Mucuripe de dentro centro expandido da cidade(Centro-Praia de Iracema-Aldeota-Meireles), desafogando as Av. Abolição e Leste-Oeste. O prefeito que a construiu entregou-a com dois viadutos, 2 faixas por sentido e muitos problemas de acesso. A proposta é torná-la de fato expressa, eliminando os cruzamentos, que causam grandes congestionamentos, e adicionando mais duas faixas expressas por sentido.

Ainda assim a Via Expressa não estará concluída, pois o traçado pensado é um colar ao redor da região central da cidade, no entanto o trecho realizado já resolverá parte do tráfego NE-S e NE-SE da cidade, cada vez maior dado o aumento da frota e de população dos bairros nessas zonas.
 
#26 ·
Os acionistas do Iguatemi Parangaba estão pulando de contentes com esse projeto. Serão duas linhas ligadas a um dos maiores terminais de ônibus bem ao lado do empreendimento.

A Paragaba de valorizar-se muito depois de terminados, mesmo com os ganhos limitados em mobilidade, devido a algumas insufiencências não corrigidas, até agora, do projeto.
 
#27 ·
O VLT de fortaleza no fim poderá em tese ter maior capacidade de transporte que a linha sul do metrô uam vezq os carros são maiores e a via sendo 100% segregada pode comportar intervalos pequenos bem como velocidade média proxima a do metro?

Valeu
 
#29 ·
O problema é que o sistema metroviário dificilmente levará o turista quer de lazer quer de negócios ao seu destino final. Pois não há estações previstas para região hoteleira ou próxima aos centros de serviços e eventos.

Até haverá uma no centro de Feiras & Eventos, mas sai mais rápido pegar um taxi ou um ônibus direto do aeroporto, do que pegar um ônibus e duas linhas do metrô.
 
#33 · (Edited)
O que nós diremos aos turistas do mundo inteiro quando o VLT estiver passando pelo Lagamar e adjacências? Não me convenci completamente de que não haverá comunicação com o terminal do aeroporto. Sai tão caro assim fazer uma comunicação em " Y" por um túnel de 1,5km até o Aeroporto? Acho que nosso governador é muito ousado e não irá descansar enquanto não viabilizar essa integração.
 
#34 ·
^^ que no BRASIL existe pobreza ? que a realialidade nua e crua tá alí para ser vista e SENTIDA.

meu querido, trem não é feito somente para turista não, é para beneficiar PRINCIPALMENTE SUA POPULAÇÃO, sendo ela POBRE ou NÃO.
 
#36 ·
(...)
meu querido, trem não é feito somente para turista não, é para beneficiar PRINCIPALMENTE SUA POPULAÇÃO, sendo ela POBRE ou NÃO.
Pois é, trem destina-se à população em geral, que precisa de um meio rápido de se deslocar da região onde mora para a região onde trabalha, estuda, faz compras, passeia, etc. Se servir para o turista, ótimo: mais gente a atender. Se não servir, paciência: o sistema continuará a atender quem mais precisa dele, que são os moradores da cidade, cuja necessidade flutua menos e é muito maior que qualquer fluxo turístico.

Quanto à visão de determinado bairro, paciência, é bom que se conheça a realidade. E em cidades de países desenvolvidos, guardadas as proporções, não se veem as mesmas coisas? Bairros que também não são alegremente lembrados? Se for tão sério assim, por que não melhorar esses lugares, provendo-os daquilo que necessitam?

O problema e a questão são interessantes, mas é melhor levantá-los pelo lado correto. :)
 
#39 ·
Baixei o arquivo que o Ozzie-Ce postou... dá pra ver as imagens mais detalhadas e outras informações.
Uma coisa que me chamou a atenção:
Perto da Estação Montese, na Avenida do Aeroporto, tem escrito: "Fim do trecho subterrâneo/Início do trecho de transição" e "Fim do trecho de transição". Já perto da pista do aeroporto tem: "Túnel de ligação". Algúem sabe a que se referem? :nuts:
 
Status
Not open for further replies.
You have insufficient privileges to reply here.
Top