daily menu » rate the banner | guess the city | one on oneforums map | privacy policy (aug.2, 2013) | DMCA policy | flipboard magazine
Old January 21st, 2008, 01:16 AM   #1
Ap_Recife
Internacia lingvo

Ap_Recife's Avatar

Likes (Received): 1361

Pré-carnaval agita Recife.

Inaugurando essa nova fase.

Pré-carnaval em Casa Forte, Recife.

Cultura
Guaiamum reúne 40 mil pessoas e Lenine encerra noite com tudo

Por Fabíola Blah

"Vamos cair no passo e a vida gozar". A frase do hino do bloco Batutas de São José, cantada por Silvério Pessoa, representa bem o espírito de quem compareceu à prévia do bloco Guaiamum Treloso, na noite do último sábado (19), uma das mais apreciadas pela juventude recifense e que, neste ano, contou com a presença do cantor Lenine, que há dez anos não tocava na farra da adolescente agremiação – ano que vem, o bloco festeja 15 anos de vida.

Tudo começou de graça, ainda à tarde, quando o grupo desfilou pelas ruas do Poço da Panela, em Casa Forte. Depois da concentração, em frente à Igreja de Nossa Senhora da Saúde, milhares de foliões saíram em caminhada pelo bairro, acompanhando diversos grupos populares, entre orquestras de frevo, maracatus e bois. De acordo com a Polícia Militar, cerca de 40 mil pessoas estavam por lá.

Fantasiados ou não, o negócio era curtir a farra. “Esse é o tipo de festa de reencontro. São pessoas que passamos o ano sem ver e, quando chega nessa época, a gente sempre esbarra. Gosto muito desse bloco”, disse o psicólogo Mário Duques.

À noite, a festa propriamente dita, num espaço fechado, começou com a escola de samba Preto Velho, de Olinda. A batucada esquentou o público para a farra que viria. “Adorei o show, foi uma energia muito boa. Agora estou esperando Lenine, que gosto de mais”, contou a arquiteta Sheila Pedrosa.

A Orquestra Popular do Recife, regida pelo maestro Ademir Araújo – um dos homenageados do Carnaval– apresentou-se em seguida. Os quinze músicos do grupo contaram com a ajuda de China e Silvério Pessoa para animar a galera e o frevo foi a grande estrela do show.

Evocação n° 1, Energia, Roda e avisa, Trombone de prata, Voltei, Recife, Bom demais, De chapéu de sol aberto... China e Silvério se revezaram no microfone, mas sempre contando com o coro do público, que acompanhou a maior parte das músicas. As instrumentais também tiveram vez – especialmente Cabelo de Fogo, do maestro Nunes, e Vassourinhas, de Matias da Rocha e Joana Batista. No fim do show, uma grande ciranda celebrou a noite, a lua crescente no céu e a proximidade do Carnaval.

Às 23h, um instigado Lenine subiu ao palco, com a sua azeitada banda – Pantico Rocha (bateria), Guila (baixos) e Jr. Tolstói (guitarra e violões) – mais temperada por um trio de metais – Zé Canuto (sax e flauta), Aldivas Aires (trombone) e Márcio André (trompete).

“A impressão que eu tenho aqui é que se juntar um monte de guaiamum dentro de uma panela, o primeiro que sair é porque não tá gostando da festa”, disse Lenine, arrancando risadas do público. Sucessos dos sete discos do artista animaram uma hora e meia de show – com destaque para A rede (e uma deliciosa levada reggae), O homem dos olhos de raio X, Lá e cá, O último pôr-do-sol, Jacksoul brasileiro, Atirador, Escrúpulo e Dois olhos negros.

No bis, Do it e a já clássica Alzira e a torre, que teve como músicas incidentais País Tropical e o funk do Jeremias – quem acessa o You Tube não perdeu essa pérola viral em 2007.

Esse foi só o início da agenda de Lenine na folia recifense deste ano. O artista é presença garantida no bloco Quanta Ladeira, no domingo de Carnaval. Além disso, ele toca na mesma noite no pólo Multicultural, no Marco Zero, principal palco da capital pernambucana, num show que terá a participação de Milton Nascimento e do baixista camaronês Richard Bona, e no dia 4 de fevereiro, no pólo de Casa Amarela.

www.pe360graus.com

Sponsored Links

Old January 21st, 2008, 09:24 PM   #2
Caruaruense
Agreste Pernambucano

Caruaruense's Avatar

Likes (Received): 1276

Acho que esse ano o carnaval de Olinda e Recife vão se superar! A impressão que dá é que esse ano existem mais atrações, opções, propaganda e isso repercute muito bem. Um amigo meu desembarcou há poucos dias no aeroporto do Recife e ficou muito contente com a recepção de frevo que teve ao descer do avião. É isso aí, estamos no caminho certo.
Caruaruense está en línea ahora   Reply With Quote
Old January 21st, 2008, 09:45 PM   #3
Ap_Recife
Internacia lingvo

Ap_Recife's Avatar

Pois é, esse ano vai bombar mesmo. Vi uma reportagem no NE TV há uns dias que as pousadas de Olinda já estão com quase 100% das reservas fechadas. Outro indicativo bom: um amigo meu de Fortaleza vem passar o carnaval aqui. Ele simplesmente não conseguiu achar lugar nos vôos, todos estão lotados, teve que comprar chegando aqui na quarta-feira.
Old January 21st, 2008, 10:52 PM   #4
Mangueboy
Cidade Lendária

Mangueboy's Avatar

Likes (Received): 202

Eu queria muito ter ido para o Guaimum Treloso, disseram que foi ESPETACULAR.

Alguém sabe onde exatamente foi o show?

Eu tava em Tamandaré tomando conta da namorada no Maluco Beleza beach com Ivete
"Para conhecer uma paisagem não basta vê-la, é preciso muito mais, é preciso que as duas almas, a do contemplador e a do lugar, cheguem a entender-se, quantas vezes elas nem mesmo se falam!..... Ele não terá sentido os eflúvios desta nossa terra, os quais talvez seja preciso ser pernambucano para sentir e que podem não ter realidade e magia senão para nós mesmos"
Joaquim Nabuco
Mangueboy no está en línea   Reply With Quote
Old January 22nd, 2008, 02:19 AM   #5
Ap_Recife
Internacia lingvo

Ap_Recife's Avatar

Não sei onde foi o show.

Foi bom lá em Tamandaré???
Old January 22nd, 2008, 02:38 AM   #6
Mangueboy
Cidade Lendária

Mangueboy's Avatar

Likes (Received): 202

^
^

Rapaz, todo mundo concordou que Ivete foi uma decepção, ela tava meio fria, com aqueles discursos já pronto, ela tava pesando que estava realmente num interior pequenininho ( não sabia ela que 90% da galera do Show era de Recife, Caruaru e Garanhuns).

Eu até gosto dela, talvez eu vá para o Show dela dia 28 de fevereiro pra vê se ela não vai mudar por aqui em Recife
"Para conhecer uma paisagem não basta vê-la, é preciso muito mais, é preciso que as duas almas, a do contemplador e a do lugar, cheguem a entender-se, quantas vezes elas nem mesmo se falam!..... Ele não terá sentido os eflúvios desta nossa terra, os quais talvez seja preciso ser pernambucano para sentir e que podem não ter realidade e magia senão para nós mesmos"
Joaquim Nabuco
Mangueboy no está en línea   Reply With Quote
Old January 22nd, 2008, 04:07 PM   #7
Bob_Omena
.a vida não para.

Bob_Omena's Avatar

Likes (Received): 1120

eu acho q Olinda errou em algo
a prefeita ta fazendo muitas obras na parte de baixo da cidade q ate hj nao acabaram e isso pode causar uns transtornos, na verdade , ja esta causando, tirando isso espero q seja bom como sempre
ah, tomara q seja tao seguro quanto o do ano passado
Old January 28th, 2008, 07:53 PM   #8
Ap_Recife
Internacia lingvo

Ap_Recife's Avatar

Quote:
Originally Posted by roberto21 View Post
eu acho q Olinda errou em algo
a prefeita ta fazendo muitas obras na parte de baixo da cidade q ate hj nao acabaram e isso pode causar uns transtornos, na verdade , ja esta causando, tirando isso espero q seja bom como sempre
ah, tomara q seja tao seguro quanto o do ano passado
Creio que vai ser.

Thread Tools

Posting Rules