daily menu » rate the banner | guess the city | one on oneforums map | privacy policy | DMCA | news magazine | posting guidelines

Go Back   SkyscraperCity > Latin American & Caribbean Forums > Brasil > Fóruns Gerais > Infraestrutura e Transporte > Infraestrutura e Transporte > Transporte Rodoviário

Global Announcement

As a general reminder, please respect others and respect copyrights. Go here to familiarize yourself with our posting policy.

Reply

Thread Tools Rating: Thread Rating: 50 votes, 5.00 average.
Old October 12th, 2010, 10:29 PM   #21
Miguel Pontes
Navenh

Miguel Pontes's Avatar

Likes (Received): 1914

Quote:
Originally Posted by Fabius_ View Post
Em Campinas há projetos nesse sentido (inclusive um VLP elétrico), mas por enquanto é só intenção. Há também corredores exclusivos para ônibus e ônibus biarticulados, mas nada que funcione com eficiência real.
A impressão que tenho, é que até hoje os campineiros não sabem o que querem em matéria de transporte. Até hoje não foi feito um tratamento integral da aglomeração em matéria de prioridade ao transporte coletivo. Existem sim alguns corredores espalhados pela cidade, mas sem articulação entre si. Parecido se repete em BH.

O Brasil está muito atrasado em matéria de BRT, apesar do pioneirismo de Curitiba em 1974.

Last edited by Miguel Pontes; October 12th, 2010 at 10:40 PM.
Miguel Pontes no está en línea   Reply With Quote

Sponsored Links
Old October 12th, 2010, 10:35 PM   #22
thiagosanchez
BANNED

Likes (Received): 1232

Quote:
Originally Posted by Miguel Pontes View Post
Engraçado que Manaus conta com um sistema de BRT praticamente abandonado, o melhor, operando parcialmente, pois algumas estações foram desativadas. Ao menos até outubro do ano passado quando estive na cidade. Por sinal o sistema é assustador, com ônibus mal conservados e com excesso de lotação.
Sim, mas já temos um novo projeto de BRT para Manaus, dá uma olhada.
http://www.skyscrapercity.com/showthread.php?t=1183821
thiagosanchez no está en línea   Reply With Quote
Old October 12th, 2010, 10:35 PM   #23
Miguel Pontes
Navenh

Miguel Pontes's Avatar

Quote:
Originally Posted by Rodalvesdepaula View Post
E uma coisa que notei em minha estadia em Curitiba: a cidade tem praticamente pronta uma rede pronta para ser convertida à VLT sem grandes custos, bastando apenas a instalação dos trilhos, sistema de sinalização e catenária para alimentação dos trens. O BRT da capital parananese anda entupido de gente até nos fins de semana e todos os veículos possuem vidros riscados, visto que o vandalismo dentro dos ônibus é grande por lá.

Com o VLT correndo nas canaletas, seria descartado o projeto do metrô de Curitiba (que eu acho desnecessário num primeiro momento) e os ônibus só fariam os serviços alimentadores, centro circular e "ligeirinho". Pode-se até mesmo usar as estações-tubo já existentes para receber os comboios, que teriam piso alto.

Atualmente, operam as seguintes linhas nos corredores de Curitiba:

- Capão Raso/Santa Cândida
- Pinheirinho/Praça Rui Barbosa
- Centenário/Boqueirão
- Pinhais/Rui Barbosa (Metropolitano)
- Campo Comprido/Capão Raso
- Linha Verde (Pinheirinho/Carlos Gomes via BR-116)
- Ligeirão (Pinheirinho/Carlos Gomes direto via BR-116)

Um grave defeito que notei na rede de Curitiba é que não se pode fazer a integração gratuita sem cartão com outras linhas no Centro da cidade. Além disso, os ligeirinhos só fazem integração com o biarticulado nos terminais periféricos e não há uma estação central para todas as linhas não-troncalizadas que atendem à região.
A idéia do VLT nas canaletas é antiga, mas o lobby rodoviário no país é forte e nunca sai, mesmo com a Copa nem tocam no assunto (esqueceram ?). O Metrô do eixo norte-sul parece que vai ser preterido mais uma vez. Lembro que na década de 1990 já tinham o financiamento aprovado para a construção do VLT, mas optaram pelo BRT. O BRT pode até ser bom, mas o VLT por ser elétrico, não poluente, mais potente, e ainda guiado é mais transporte.
Old October 12th, 2010, 10:37 PM   #24
Miguel Pontes
Navenh

Miguel Pontes's Avatar

Quote:
Originally Posted by thiagosanchez View Post
Sim, mas já temos um novo projeto de BRT para Manaus, dá uma olhada.
http://www.skyscrapercity.com/showthread.php?t=1183821
Mas será que já definiram se vai ser Monotrilho ou BRT, para a Copa ? Em todo caso obrigado, não deixa de estar "planejado". Parece que Natal também está planejando um BRT para a copa. Tenho de confirmar.
Old October 12th, 2010, 11:46 PM   #25
thiagosanchez
BANNED

Serão os dois projetos para a copa do mundo. O novo BRT de Manaus é projeto do prefeito de Manaus Amazonino Mendes e o Monotrilho de Manaus é projeto do Governador do Amazonas Omar Aziz.
Old October 13th, 2010, 12:16 AM   #26
Danieldd
∂αη

Danieldd's Avatar

Likes (Received): 814

Renders e imagens dos respectivos?

Danieldd no está en línea   Reply With Quote
Old October 13th, 2010, 12:53 AM   #27
Mexicano21
Nem td que reluz é trilho

Mexicano21's Avatar

Likes (Received): 30

Quote:
Por essas e outras não vejo os corredores de SP como de alto desempenho, com exceção do Expresso Tiradentes e do São Mateus - Jabaquara, que apesar de não ter pagamento antecipado nas paradas, conta com alguns terminais fechados, racionalização do número de linhas e espaço segregado.
Os corredores de São Paulo realmente são fracos por várias razões, mas essa específica (utilização por veículos particulares em horários de baixo movimento) eu não considero como determinante para a desclassificação. Afinal, são horários de baixo movimento mesmo, passam poucos ônibus (e não adianta colocar mais porque não há demanda mesmo - claro que há excessões), veículos particulares não atrapalham em nada.

Mas há outra particularidade que essa sim diminui a classificação dos nossos corredores: táxis com passageiros podem usar os corredores municipais em qualquer horário. Isso é especialmente grave nos corredores sem faixas de ultrapassagem, atrapalha mesmo, pode ser a diferença entre um ônibus poder ou não abrir as portas (e isso aumenta a fila atrás dele).

Para todos que aprovam o modelo chinês: http://www.youtube.com/watch?v=AGJoaHr2QdM
Mexicano21 no está en línea   Reply With Quote
Old October 13th, 2010, 12:55 AM   #28
thiagosanchez
BANNED

Monotrilho de Manaus

Quote:
Originally Posted by MaoCity View Post
GOVERNO APRESENTA MONOTRILHO COMO NOVO MODELO DE TRANSPORTE PARA MANAUS

http://www.manauscopa2014.am.gov.br/...UBLICA_V13.pdf

Monotrilho de Manaus projeto do Governo Estadual

Trajeto de 20 km.

Pronto em 2013 para copa das confederações.

Link do thread: http://www.skyscrapercity.com/showthread.php?t=950566
Old October 13th, 2010, 12:55 AM   #29
dricobel
...

dricobel's Avatar

Likes (Received): 3980

Quote:
Realmente estou por fora de Belém. Das capitais, parece ser a mais atrasada, pois ainda nem conta com sistema integrado de transporte. Mas será que se trata mesmo de um BRT ou um corredor de ônibus ? Vou procurar saber. Obrigado por lembrar !
É BRT mesmo!
dricobel no está en línea   Reply With Quote
Old October 13th, 2010, 01:01 AM   #30
thiagosanchez
BANNED

Novo BRT de Manaus

Quote:
Originally Posted by Fabrício Simões View Post

Link do thread: http://www.skyscrapercity.com/showthread.php?t=1183821
Old October 13th, 2010, 02:14 AM   #31
Fabius_
+55 19

Fabius_'s Avatar

Likes (Received): 7612

Quote:
A impressão que tenho, é que até hoje os campineiros não sabem o que querem em matéria de transporte.
Nem é isso...
Espero que ninguém se incomode com o extratópico, mas você Miguel merece uma resposta adequada e pormenorizada à sua colocação.

É que nenhuma solução foi feita atendendo às reais necessidades da cidade, que se transformou completamente em menos de 100 anos.

Entre 1878 e 1968, houve um sistema de bondes que chegou a ter 14 linhas. Até a década de 1940, até atendia bem o núcleo urbano (que não passava de 70.000 habitantes), mas depois, o que houve foi apenas um sistema de ônibus caótico, o monopólio da famigerada CCTC e por aí vai...

Depois a FEPASA responsabilizou-se pela criação do VLT, um sistema totalmente desconectado da realidade da cidade, aproveitando uma linha velha (da antiga Sorocabana), com estações em lugares de baixíssimo movimento, sem integração, sem estrutura que estimulasse a convergência de passageiros para o modal, que não chegava aonde precisava (8km não deram nem para a partida, mas se tivessem feito uns 16km, com uns 2km subterrâneos no Centro, a sorte do sistema teria sido outra), pois do lado do Centro, não ia aonde precisava e nem chegava à periferia distante, sem opções que não os ônibus...

Não é à toa que um sistema feito para levar 80.000 ou 100.000/pax/dia levava só 4.000...só dava prejuízo. E em vez de expandirem a linha e estimularem a convergência no modal, a integração chegou "too little, too late" e o sistema não durou nem cinco anos.

Eu mesmo sonhava com metrô subterrâneo, mas percebi que isso não ia virar. Quando vi esses projetos de monotrilhos em SP, fiquei encantado e tive um estalo: era disso que Campinas precisava! Com algum custo social (não tão alto assim), tudo poderia funcionar bem melhor e eliminar um monte de ônibus poluentes da jogada, articulados e biarticulados (que mal viram 90° em certas ruas por onde necessariamente têm que passar). Mas quem vai investir em monotrilho depois do malogro do VLT?

Quote:
Até hoje não foi feito um tratamento integral da aglomeração em matéria de prioridade ao transporte coletivo.
Ah, sim.
Mas de que adianta um projeto tosco de BRT com VLP elétrico, que só vai ter 4km de via exclusiva (a linha do VLT...), e vai ter que dividir as vias com os demais veículos, o que vai fazer com que Maria não leve muita vantagem, já que vias segregadas e exclusivas são algo que teria de ser feito do zero, pois as avenidas existentes mal e mal suportam o tráfego atual, que dirá tirando uma faixa ou gastando uma fábula para ampliar avenidas com duas faixas em cada pista (ou ruas simples) que não podem ser ampliadas sem gastar horrores em desapropriações.

Eu não discordo da prioridade que o transporte coletivo tem e merece, mas um BRT aqui é uma solução paliativa e que não vai funcionar.

Quote:
Existem sim alguns corredores espalhados pela cidade, mas sem articulação entre si. Parecido se repete em BH.
Os únicos corredores de verdade em Campinas são o Corredor Amoreiras (que com o trecho da João Jorge, soma apenas 4,4km de faixa exclusiva efetiva, já que o resto é gargalo ou divide pista com os demais veículos), que tem pista segregada. O restante é de corredores com faixa exclusiva nas avenidas centrais (confira as minhas fotos em http://pt.wikipedia.org/wiki/Corredor_Central), em avenidas nas quais ônibus atravancam ônibus, carros atravancam ônibus e ônibus atravancam carros...

...e o Corredor Metropolitano Noroeste, mas que não tem faixa segregada, que acaba abruptamente depois de apenas 2,7km e três "estações", para no Trevo da Bosch (km 98 da SP-330, km 0 da SP-101) para o salve-se-quem-puder nas Rodovias Anhanguera e Campinas-Monte Mor?

Ou você considera "faixas preferenciais" também? Algo que não multa nenhum motorista de carro, que leva no máximo uns fachos de luz do ônibus atrás quando atravanca a chegada aos pontos.

O sistema da cidade de fato é muito ruim e aqui um BRT não será a sua solução. Nem os biarticulados...

Sinceramente, eu não sei.
Sou muito cético...BRTs são interessantes e têm seu valor, mas em parte dos casos são apenas uma desculpa para não investir em modais de maior capacidade para retardar o caos no trânsito. Eu ainda prefiro os modais sobre trilhos, mas no Brasil o lobby rodoviarista não deixa...
Fabius_ no está en línea   Reply With Quote
Old October 13th, 2010, 02:55 AM   #32
Miguel Pontes
Navenh

Miguel Pontes's Avatar

Quote:
Originally Posted by Mexicano21 View Post
Os corredores de São Paulo realmente são fracos por várias razões, mas essa específica (utilização por veículos particulares em horários de baixo movimento) eu não considero como determinante para a desclassificação. Afinal, são horários de baixo movimento mesmo, passam poucos ônibus (e não adianta colocar mais porque não há demanda mesmo - claro que há excessões), veículos particulares não atrapalham em nada.

Mas há outra particularidade que essa sim diminui a classificação dos nossos corredores: táxis com passageiros podem usar os corredores municipais em qualquer horário. Isso é especialmente grave nos corredores sem faixas de ultrapassagem, atrapalha mesmo, pode ser a diferença entre um ônibus poder ou não abrir as portas (e isso aumenta a fila atrás dele).
Com certeza não é a principal, mas demonstra a falta de interesse em manter a pista exclusiva como solo sagrado do transporte coletivo, tanto que abrem caminho para os táxis, como lembrado. Quando estive no corredor Rebouças, fiquei surpreso com a falta de racionalização das linhas. Olha que a cidade já teve até a experiência do sistema COMONOR. Sem contar que já existe bilhete único na cidade, permitindo uma melhor troncalização. Estou curioso para saber como vai ficar o corredor depois que o Metrô chegar na República.
Old October 13th, 2010, 03:03 AM   #33
Miguel Pontes
Navenh

Miguel Pontes's Avatar

Quote:
Originally Posted by Fabius_ View Post
Nem é isso...
Espero que ninguém se incomode com o extratópico, mas você Miguel merece uma resposta adequada e pormenorizada à sua colocação.

É que nenhuma solução foi feita atendendo às reais necessidades da cidade, que se transformou completamente em menos de 100 anos.

Entre 1878 e 1968, houve um sistema de bondes que chegou a ter 14 linhas. Até a década de 1940, até atendia bem o núcleo urbano (que não passava de 70.000 habitantes), mas depois, o que houve foi apenas um sistema de ônibus caótico, o monopólio da famigerada CCTC e por aí vai...

Depois a FEPASA responsabilizou-se pela criação do VLT, um sistema totalmente desconectado da realidade da cidade, aproveitando uma linha velha (da antiga Sorocabana), com estações em lugares de baixíssimo movimento, sem integração, sem estrutura que estimulasse a convergência de passageiros para o modal, que não chegava aonde precisava (8km não deram nem para a partida, mas se tivessem feito uns 16km, com uns 2km subterrâneos no Centro, a sorte do sistema teria sido outra), pois do lado do Centro, não ia aonde precisava e nem chegava à periferia distante, sem opções que não os ônibus...

Não é à toa que um sistema feito para levar 80.000 ou 100.000/pax/dia levava só 4.000...só dava prejuízo. E em vez de expandirem a linha e estimularem a convergência no modal, a integração chegou "too little, too late" e o sistema não durou nem cinco anos.

Eu mesmo sonhava com metrô subterrâneo, mas percebi que isso não ia virar. Quando vi esses projetos de monotrilhos em SP, fiquei encantado e tive um estalo: era disso que Campinas precisava! Com algum custo social (não tão alto assim), tudo poderia funcionar bem melhor e eliminar um monte de ônibus poluentes da jogada, articulados e biarticulados (que mal viram 90° em certas ruas por onde necessariamente têm que passar). Mas quem vai investir em monotrilho depois do malogro do VLT?

Ah, sim.
Mas de que adianta um projeto tosco de BRT com VLP elétrico, que só vai ter 4km de via exclusiva (a linha do VLT...), e vai ter que dividir as vias com os demais veículos, o que vai fazer com que Maria não leve muita vantagem, já que vias segregadas e exclusivas são algo que teria de ser feito do zero, pois as avenidas existentes mal e mal suportam o tráfego atual, que dirá tirando uma faixa ou gastando uma fábula para ampliar avenidas com duas faixas em cada pista (ou ruas simples) que não podem ser ampliadas sem gastar horrores em desapropriações.

Eu não discordo da prioridade que o transporte coletivo tem e merece, mas um BRT aqui é uma solução paliativa e que não vai funcionar.

Os únicos corredores de verdade em Campinas são o Corredor Amoreiras (que com o trecho da João Jorge, soma apenas 4,4km de faixa exclusiva efetiva, já que o resto é gargalo ou divide pista com os demais veículos), que tem pista segregada. O restante é de corredores com faixa exclusiva nas avenidas centrais (confira as minhas fotos em http://pt.wikipedia.org/wiki/Corredor_Central), em avenidas nas quais ônibus atravancam ônibus, carros atravancam ônibus e ônibus atravancam carros...

...e o Corredor Metropolitano Noroeste, mas que não tem faixa segregada, que acaba abruptamente depois de apenas 2,7km e três "estações", para no Trevo da Bosch (km 98 da SP-330, km 0 da SP-101) para o salve-se-quem-puder nas Rodovias Anhanguera e Campinas-Monte Mor?

Ou você considera "faixas preferenciais" também? Algo que não multa nenhum motorista de carro, que leva no máximo uns fachos de luz do ônibus atrás quando atravanca a chegada aos pontos.

O sistema da cidade de fato é muito ruim e aqui um BRT não será a sua solução. Nem os biarticulados...

Sinceramente, eu não sei.
Sou muito cético...BRTs são interessantes e têm seu valor, mas em parte dos casos são apenas uma desculpa para não investir em modais de maior capacidade para retardar o caos no trânsito. Eu ainda prefiro os modais sobre trilhos, mas no Brasil o lobby rodoviarista não deixa...
Pois é antes preferível investir em BRT do que não se fazer nada. Nossas cidades sofrem com a falta de infra-estrutura EXCLUSIVA para o transporte coletivo. O ônibus em espaço exclusivo é uma boa solução, tanto que já foi implantado em mais de 90 cidades espalhadas pelos 5 continentes, mesmo em países considerados "ricos", como Holanda, Canadá, EUA e Austrália. Todas tendo como base a nossa Curitiba., que soube planejar o seu espaço urbano por inteiro, construindo uma cidade mais igualitária.

Mesmo com a implantação do metrô ou VLT, também existe espaço para o BRT nas nossas cidades. Isso se houvesse verba disponível para o transporte ferroviário. A receita não é tão simples assim. O problema das cidades brasileiras é que elas não sabem o querem em matéria de TC. Pensam que o chique mesmo é todo mundo andar de carro. Anda de ônibus quem é pobre coitado. Ou seja, o TC ainda é tratado como um mal necessário, quando na verdade é solução para os nossos problemas. Poucas cidades despertaram para isso. Mesmo em Curitiba a rede de canaletas pouco evoluiu nas últimas décadas.

Por sinal, qual o nome do corredor de Campinas que tem faixa exclusiva com paradas à esquerda no canteiro central ?

Bom exemplo de Cleveland - Ohio:
http://www.youtube.com/watch?v=PRIvDvgBjqM

Last edited by Miguel Pontes; October 13th, 2010 at 03:20 AM.
Old October 13th, 2010, 03:21 AM   #34
Fabius_
+55 19

Fabius_'s Avatar

Likes (Received): 7612

Quote:
Pois é antes preferível investir em BRT do que não se fazer nada. Nossas cidades sofrem com a falta de infra-estrutura EXCLUSIVA para o transporte coletivo. O ônibus em espaço exclusivo é uma boa solução, tanto que já foi implantado em mais de 90 cidades espalhadas pelos 5 continentes, mesmo em países considerados "ricos", como Holanda, Canadá, EUA e Austrália. Todas tendo como base a nossa Curitiba., que soube planejar o seu espaço urbano por inteiro, construindo uma cidade mais igualitária.
Em cidades com espaço, até que sim.
Em Campinas, tudo termina em gargalos (estreitamentos), rodovias, avenidas mais estreitas. Mas cadê a visão?

Quote:
Mesmo com a implantação do metrô ou VLT, também existe espaço para o BRT nas nossas cidades. Isso se houvesse verba disponível para o transporte ferroviário. A receita não é tão simples assim.
Talvez em corredores com menos demanda, complementares ou onde o custo de um transporte de massa efetivo não compense, não tenho dúvidas, Miguel. Mas troncalizar todo o sistema com BRT, como fez Bogotá com o Transmilenio, não me parece a alternativa mais inteligente a longo prazo.

Quote:
Por sinal, qual o nome do corredor de Campinas que tem faixa exclusiva com paradas à esquerda no canteiro central ?
É o Corredor Noroeste (da EMTU), mas cujo trecho com faixa exclusiva nem chega a 3km em Campinas, depois tem que brigar com os demais veículos....
Fabius_ no está en línea   Reply With Quote
Old October 13th, 2010, 03:24 AM   #35
thiagosanchez
BANNED

As obras do novo BRT de Manaus começam já em novembro.

Old October 13th, 2010, 03:28 AM   #36
BrunoVix
Registered User

BrunoVix's Avatar

Likes (Received): 1297

Quote:
Ceturb-GV e GVBus apresentam ônibus para corredores exclusivos

http://www.ceturb.es.gov.br/DEFAULT.ASP

███████████
Trabalha e Confia
███████████
BrunoVix no está en línea   Reply With Quote
Old October 13th, 2010, 04:03 AM   #37
Rodalvesdepaula
Inativo, só que não

Rodalvesdepaula's Avatar

Likes (Received): 39874

Então, enterraram de vez o projeto do VLT e mudaram para BRT...

Além dos dois articulados, seis convencionais já chegaram com as portas exclusivas para as novas estações:

http://www.onibusbrasil.com/foto/194775/empresa/
Rodalvesdepaula no está en línea   Reply With Quote
Old October 13th, 2010, 04:10 AM   #38
Miguel Pontes
Navenh

Miguel Pontes's Avatar

Quote:
Originally Posted by thiagosanchez View Post
As obras do novo BRT de Manaus começam já em novembro.

Boa notícia. A verba já está garantida ?
Old October 13th, 2010, 04:13 AM   #39
Miguel Pontes
Navenh

Miguel Pontes's Avatar

Quote:
Então, enterraram de vez o projeto do VLT e mudaram para BRT...

Além dos dois articulados, seis convencionais já chegaram com as portas exclusivas para as novas estações:

http://www.onibusbrasil.com/foto/194775/empresa/
Isso se o projeto do BRT sair mesmo do papel. Onde estão as pistas em Vitória. ?Até agora só começaram a construir nas "beiradas", em Vila Velha e na Serra, lá na periferia da RMV.

Os políticos do ES são especialistas em enrolar a população. Ainda lançam o factóide de transporte hidroviário entre Vitória e Vila Velha, por exemplo.
Old October 13th, 2010, 04:47 AM   #40
MGonzales
Registered User

Likes (Received): 1

Quote:
E uma coisa que notei em minha estadia em Curitiba: a cidade tem praticamente pronta uma rede pronta para ser convertida à VLT sem grandes custos, bastando apenas a instalação dos trilhos, sistema de sinalização e catenária para alimentação dos trens. O BRT da capital parananese anda entupido de gente até nos fins de semana e todos os veículos possuem vidros riscados, visto que o vandalismo dentro dos ônibus é grande por lá.

Com o VLT correndo nas canaletas, seria descartado o projeto do metrô de Curitiba (que eu acho desnecessário num primeiro momento) e os ônibus só fariam os serviços alimentadores, centro circular e "ligeirinho". Pode-se até mesmo usar as estações-tubo já existentes para receber os comboios, que teriam piso alto.

Atualmente, operam as seguintes linhas nos corredores de Curitiba:

- Capão Raso/Santa Cândida
- Pinheirinho/Praça Rui Barbosa
- Centenário/Boqueirão
- Pinhais/Rui Barbosa (Metropolitano)
- Campo Comprido/Capão Raso
- Linha Verde (Pinheirinho/Carlos Gomes via BR-116)
- Ligeirão (Pinheirinho/Carlos Gomes direto via BR-116)

Um grave defeito que notei na rede de Curitiba é que não se pode fazer a integração gratuita sem cartão com outras linhas no Centro da cidade. Além disso, os ligeirinhos só fazem integração com o biarticulado nos terminais periféricos e não há uma estação central para todas as linhas não-troncalizadas que atendem à região.
Desculpe a correção, mas há um equivoco nas linhas citadas:
- A linha 335 - Centenário/Boqueirão é uma linha alimentadora, circula sem segregação por ruas de bairros da cidade (região Oeste/Sudeste).
- Linha Verde é o nome da Avenida, a linha de ônibus que circula atualmente por suas vias exclusivas para o transporte coletivo é a 550 - Pinheirinho / Carlos Gomes, e a BR-116 hoje é o Contorno Leste, e não a antiga rodovia convertida em avenida.
- Atualmente existe apenas uma linha de Ligeirão, e é a linha 500 - Ligeirão Boqueirão, que circula do terminal Boqueirão, parando apenas nos terminais do Carmo, Hauer, Estação UTFPR, pela avenida Mal. Floriano, tendo como destino a Estação Pça Carlos Gomes (mesma parada do expresso 503 - Boqueirão). Existe projeto de novas linhas de Ligeirões, como Aeroporto / Centro Civico e no eixo norte/sul.
- Existem também duas linhas especiais que funcionam no horário de pico da manhã, elas são Centenário / Rui Barbosa e Centenário / Campina do Siqueira.

E não acredito que o VLT nas canaletas funcionem, pelo nenos não na canaleta norte/sul, pois passa por trechos altamente densos, com muitos cruzamentos próximos (100 metros), e e pelo enorme volume de passageiros que esse eixo transporte hoje!
MGonzales no está en línea   Reply With Quote

Reply

Tags
belo horizonte, brt

Thread Tools
Rate This Thread
Rate This Thread:

Posting Rules