search the site
 daily menu » rate the banner | guess the city | one on oneforums map | privacy policy | DMCA | news magazine | posting guidelines

Go Back   SkyscraperCity > Latin American & Caribbean Forums > Brasil > Fóruns Regionais > Sudeste

Sudeste Espírito Santo, Minas Gerais e Rio de Janeiro

Global Announcement

As a general reminder, please respect others and respect copyrights. Go here to familiarize yourself with our posting policy.

Reply

Thread Tools
Old July 22nd, 2009, 09:58 PM   #61
Leo10Rio
Oi

Leo10Rio's Avatar

Likes (Received): 13535

Muito bom o thread!!
Nova Iguaçú está se tornando uma cidade bem legal, com bons prédios e urbanismo!
Leo10Rio no está en línea   Reply With Quote

Sponsored Links
Old July 22nd, 2009, 11:59 PM   #62
Stefano_rj
Baixada Fluminense

Stefano_rj's Avatar

Likes (Received): 7

Quote:
Originally Posted by Ice Climber View Post
Acabei de vir de Nova Iguaçu (quer dizer, "acabei" as 6 da tarde).

E, gostei do que vi na cidade. Ainda tem que melhorar um pouco, mas achei o Centro pulsante, agradável, movimentado, e relativamente limpo.

A unica coisa que me desagrada nessa regiao, é as margens da linha férrea... Tá loco...
NI está fazendo a reurbanização das margens da linha férrea

Baixada de Sepetiba - Itaguaí, Seropédica, Paracambi, Queimados, Japerí e Mangaratiba.

Todos por uma Baixada Fluminense melhor!
Stefano_rj no está en línea   Reply With Quote
Old July 23rd, 2009, 12:49 AM   #63
ASMenezes
Registered User

ASMenezes's Avatar

Likes (Received): 323

Quote:
Originally Posted by Stefano_rj View Post
NI está fazendo a reurbanização das margens da linha férrea
Eu acho que a urbanização é só do lado residêncial, no lado comercial do centro infelizmente a zona continua... mas estou pressentindo que não será por muito tempo... eleições vêm aí e o nosso prefeito "Lindinho" cismou que quer ser governador...
ASMenezes no está en línea   Reply With Quote
Old July 23rd, 2009, 05:20 AM   #64
Stefano_rj
Baixada Fluminense

Stefano_rj's Avatar

mas ja é algo né? o lado residencial é super valorizado, quando chega na linha do trem morre... depois que o teatro iguaçu estiver pronto... uhauhauha o preço ali vai as alturas!

Baixada de Sepetiba - Itaguaí, Seropédica, Paracambi, Queimados, Japerí e Mangaratiba.

Old July 23rd, 2009, 10:14 PM   #65
Ricardo Sandre
BANNED

Likes (Received): 4

Quote:
essas cidades que você disse todas eram Nova Iguaçu... foram distritos "pobres" que se emanciparam, são cidades que foram projetadas de uma forma diferente e foram alvo de grandes loteamentos que a Capital Federal fez para os migrantes. Todas elas fazem parte do "subúrbio" de NI (menos SJM que fica entre NI, Caxias e Nilópolis). Esse tipo de evolução é algo que demora um pouco até por causa do preconceito, é difícil você convencer a uma empresa que a Baixada é grande, que temos ruas asfaltadas, com infra estrutura e tudo mais... é muito difícil pq por mais que você fale, as pessoas tem uma idéia tão hostilizada da região, que é impossível acreditar que há desenvolvimento. TODOS os cariocas que alias moram aqui do lado, quando conhecem NI falam que se surpreenderam, então me diz, se o carioca que mora aqui do lado não sabe como é a RM como convencer grandes empresas? ( Claro que isso não se aplica a maioria dos cariocas do fórum, que no geral tem bom esclarecimento).
Eu conheço bem a evoluçao de NI e DC. Por exemplo, Caxias melhorou da lama pro vinho . Eu conheci Caxias quando eu era criança e a maioria das ruas nao tinham calçamento. Quando chovia era pura lama de barro nas ruas. Estas duas cidades (DC e NI) sao exemplos a serem seguidos para toda regiao da Baixada. Parece que somente Nilopolis esta tentando seguir.
Ricardo Sandre no está en línea   Reply With Quote
Old July 23rd, 2009, 10:20 PM   #66
Stefano_rj
Baixada Fluminense

Stefano_rj's Avatar

Nilópolis tb tem história diferente... era um distrito importante de NI quando se separou... Caxias também era pobre, mas sempre foi uma cidade importante da BF, Belford Roxo e SJM são cidades que cresceram muito rápido e sem preparo... Questão de organização mesmo. o/

Old July 23rd, 2009, 11:24 PM   #67
leandrinho
BANNED

Likes (Received): 0

que bom para nossa RM, eu não trato os municipios do Grande Rio como '' Baixada" até pq, baixada nada mais é do que acidente geografico...
leandrinho no está en línea   Reply With Quote
Old July 24th, 2009, 12:16 AM   #68
Daniel Athias
Registered User

Daniel Athias's Avatar

Likes (Received): 2

Nova iguaçu realmente me surpreendeu...um dia vou ai pra conhecer...
Daniel Athias no está en línea   Reply With Quote
Old July 24th, 2009, 01:11 AM   #69
Abu.EdL
Eduardo Lima

Likes (Received): 1341

Eu fico curioso em ver como era a Baixada Fluminense há mais de 10 anos. Pela fama e pelo o que as pessoas descrevem, deveria ser o verdadeiro inferno...

Alguém teria fotos dessa época?
Abu.EdL no está en línea   Reply With Quote
Old July 24th, 2009, 01:29 AM   #70
ASMenezes
Registered User

ASMenezes's Avatar

Quote:
Originally Posted by Abu.EdL View Post
Eu fico curioso em ver como era a Baixada Fluminense há mais de 10 anos. Pela fama e pelo o que as pessoas descrevem, deveria ser o verdadeiro inferno...

Alguém teria fotos dessa época?
Abu. EdL, deixa pra lá... é melhor esquecer... rs O passado está morto... rsrs

Estou brincando. Cara, o lado residêncial do centro e o K11 sempre tiveram esse urbanismo e boas casas (pelo menos nos ultimos 15 anos, que é o período que eu lembro). O número de prédios já era razoável neste periodo. Mas o lado comercial e o calçadão eram terríveis até o final da década de 90. Sem a Via Light, um matagal cortava o centro de NI! A fiação já foi pior, ruas esburacadas, calçadas zoneadas... enfim, melhor esquecer... viva os novos tempos!

Last edited by ASMenezes; July 24th, 2009 at 01:34 AM.
Old July 24th, 2009, 05:45 AM   #71
Stefano_rj
Baixada Fluminense

Stefano_rj's Avatar

é isso mesmo... repare que a maioria dos prédios são antigos, só que NI resumia a um lado residencial nobre... hoje o crescimenro é comercial e residencial e dos dois lados da linha férrea... hoje vi uma reportagem do RJtv falando de Mesquita como se fosse uma favela, aff Isso retrata a falta de conhecimento!

Old July 24th, 2009, 04:23 PM   #72
Ricardo Sandre
BANNED

Likes (Received): 4

Quote:
Originally Posted by leandrinho View Post
que bom para nossa RM, eu não trato os municipios do Grande Rio como '' Baixada" até pq, baixada nada mais é do que acidente geografico...
O nome da regiao é Baixada Fluminense, assim como tem a Baixada Santista em SP.
O Grande Rio se estende para outro lado da Baia que abrange os municipios de Marica, Itaborai, sao Gonçalo e Niteroi que nao fazem parte da baixada, mas do GR ou RM do Rio.
Ricardo Sandre no está en línea   Reply With Quote
Old July 24th, 2009, 11:03 PM   #73
leandrinho
BANNED

Quote:
Originally Posted by Ricardo Sandre View Post
O nome da regiao é Baixada Fluminense, assim como tem a Baixada Santista em SP.
O Grande Rio se estende para outro lado da Baia que abrange os municipios de Marica, Itaborai, sao Gonçalo e Niteroi que nao fazem parte da baixada, mas do GR ou RM do Rio.
Mais pelo menos RMRJ baixada é um nome feio...tanto que poucos se referem a santos como baixada santista...só em termo de midia mesmo
Old July 24th, 2009, 11:36 PM   #74
Stefano_rj
Baixada Fluminense

Stefano_rj's Avatar

depende do ponto de vista Leandrinho... você é novo né? bem-vindo!
rapaz, como você disse Baixada é o nome de uma região geográfica, geralmente uma bacia de algum grande rio... existem várias no Rio, Baixada Campista, Baixada de Jacarepaguá e as Baixadas da RM que juntas formam a Baixada Fluminense. Eu pessoalmente gosto do nome! é importante que os fluminenses daqui voltem a ter orgulho desse nome, adoro quando passo na rua e vejo algo como "Lanchonete da Baixada" ou como a revendedora de carros "Rei da Baixada" esse nome nos une e é o que nos fará crescer juntos. Se não haver união entre as cidades da Baixada o crescimento será localizado e mau explorado.

Old July 25th, 2009, 12:06 AM   #75
leandrinho
BANNED

Quote:
rapaz, como você disse Baixada é o nome de uma região geográfica, geralmente uma bacia de algum grande rio... existem várias no Rio, Baixada Campista, Baixada de Jacarepaguá e as Baixadas da RM que juntas formam a Baixada Fluminense. Eu pessoalmente gosto do nome! é importante que os fluminenses daqui voltem a ter orgulho desse nome, adoro quando passo na rua e vejo algo como "Lanchonete da Baixada" ou como a revendedora de carros "Rei da Baixada" esse nome nos une e é o que nos fará crescer juntos. Se não haver união entre as cidades da Baixada o crescimento será localizado e mau explorado.
Ok, eu acho o nome um pouco feio..mais pensando bem existe a baixada de jacarepagua...se vc's gostam...há sou novo sim obrigado pelo boas vinda
Old July 25th, 2009, 12:15 AM   #76
Stefano_rj
Baixada Fluminense

Stefano_rj's Avatar

Tb não gostava, mas isso é meio que cultural tb rs! Depois que entrei na faculdade de turismo mudei muito minha visão... Participe sempre com a gente, você vai gostar!

Old July 25th, 2009, 12:25 AM   #77
ASMenezes
Registered User

ASMenezes's Avatar

Quote:
Bem, eu particularmente não gosto do nome também, apesar de saber que é uma característica geográfica da região, esse nome "Baixada Fluminense" tornou-se um rótulo e faz que a maioria dos fluminenses de outras partes do estado e praticamente todos os que são de outros estados sintam pavor...

Acho que já é hora de se adotar outro termo pra quebrar um pouco esse místicismo que há em torno de termo "Baixada Fluminense"... ou então a mídia podia se esforçar pra quebrar esse tabu... aí sim poderiamos ter orgulho de dizer que moramos na baixada, quando a realidade da região for mostrada como um todo!

Stefano, eu acho também que o crescimento já é localizado e mau explorado. NI, DC e Nilópolis estão bem a frente dos outros... agora é torcer para que isso mude, e logo!
Old July 25th, 2009, 12:31 AM   #78
WallyP
Registered User

WallyP's Avatar

Likes (Received): 5523

o nome baixada está queimado, e ainda remete sonoramente e no subconsciente como algo baixo ou baixaria aí ferrou..kkkk
Old July 25th, 2009, 12:33 AM   #79
Abu.EdL
Eduardo Lima

Likes (Received): 1341

Já que a discussão tá boa, quero participar também! hehe

Realmente "Baixada Fluminense" não traz boas imagens à cabeça das pessoas, então o preconceito rola solto. Porém, ao mesmo tempo, é um nome que integra todos os municípios, então faz com que, dois melhorando, a região toda melhore, diminuindo o preconceito.

É meio que um paradoxo! hehe
Abu.EdL no está en línea   Reply With Quote
Old July 25th, 2009, 12:50 AM   #80
Stefano_rj
Baixada Fluminense

Stefano_rj's Avatar

é cultural gente e é um problema histórico tb! Começa com a gente tb... Não podemos mudar o termo, não podemos mudar a geografia rs! Passei a olhar a BF com outros olhos e perdi essa idéia de "Baixada = perigoso =pobreza" Se eu perdi, com o tempo iremos mudar isso! Acho que "Baixada Fluminense" é um termo que reúne um povo e uma cultura. Poucos conhecidos meus tem planos de sair da Baixada. Hoje eu vejo as pessoas com um orgulho extra de morar aqui e de crescer aqui. É apenas o início, não podemos querer que tudo mude de uma hora para a outra... somos apenas uma geração de várias outras que viveram aqui! e olha que em 10 anos todo um panorama mudou

Reply

Thread Tools

Posting Rules