|
|
|
| daily menu » rate the banner | guess the city | one on one |
|
|||||||
| Global Announcement |
|
SkyscraperCity needs your help to do some house cleaning! please click here for more info! |
![]() |
|
|
Thread Tools |
Rating:
|
Display Modes |
|
|
#621 | ||
|
Registered User
Likes (Received): 516
|
Quote:
Quote:
Achei o vislumbre fantástico. Só tenho 2 observações: 1 - Sem se fechar no "ferroviarismo", é necessário considerar que o conjunto Dutra-Marginal possui uma eficiência muito grande fora do horário de Pico (ou mesmo durante ele), e essa eficiência poderia sugerir o pior cenário para uma linha de trem: Ser mais vantajoso pegar um ônibus. Só existe UMA hipótese que tornaria essa linha sempre superior ao transporte rodoviário nas rodovias/avenidas, bem como para se tornar interessante o suficiente para compensar o custo (muito) maior que um BRT: Ser um EXPRESSO, o Expresso Guarulhos-Osasco. 2 - Na hipótese de um expresso, as 20 e tantas estações necessariamente deveriam ser reduzidas para no máximo 5, e todas com transferências. Minha sugestão: 1 - CECAP, como ponto inicial (com transferência para a L13) 2 - Ponto de coincidência com estação da L19 em Guarulhos na Dutra 3 - Ponto de transferência para a Estação do Tietê (L1) 4 - Ponto de transferência para a L6 ou L8 ou L23. 5 - Osasco Com poucas estações, a velocidade do sistema compensaria a falta de trens que por sua vez compensaria a demanda não necessariamente das mais elevadas. Com o tempo, a linha poderia comportar mais umas 3 estações independentes (mas de preferência pensando na vascularização por ônibus): Alguma na região da Salim Maluf, na altura da Vila Guilherme e alguma após o Anhembi (Alguma das pontes). Total, 8 estações e um belo de um expresso integrador. (Seria chute dizer que o tempo entre os pontos finais seria de uma meia hora?) Alô BNDES?
Visit WIKIMAPIA - describe your world. Last edited by Naipesky; March 15th, 2013 at 07:27 AM. |
||
|
|
|
|
|
#622 | |
|
Entusiasta!
Likes (Received): 651
|
Quote:
Hehehe, olha... com ou sem brincadeiras envolvendo o BNDES, de repente uma certa CCR poderia gostar de operar algo assim. Eu não conheço as concessões muito bem para Guarulhos, mas ali não é a Ecopistas, é CCR Nova Dutra, não é? Ela poderia ser interessar, se fosse feita uma PPP, então o Estado talvez não precisasse entrar com uma contrapartida monstruosa. Sobre o item 1: parece-me que pela Marginal Tietê hoje circulam 50 linhas de ônibus. O número não me pareceu tão grande, mas congestionamentos costumam ultrapassar facilmente 10 km quando ocorrem, então eu não considero que a Marginal Tietê fornece a confiabilidade que a ferrovia proporciona. De qualquer forma, não necessariamente as linhas precisam continuar existindo de maneira inalterada com o trem metropolitano funcionando, geralmente mudanças ocorrem, trajetos são encurtados, as linhas atuam como alimentadoras de um sistema de maior capacidade, enfim, o paradigma adotado muda, para tentar racionalizar os modais. Sobre o item 2: se a linha fosse expressa, de todas as estações que eu propus, algumas provavelmente injustificáveis, realmente poderiam deixar de existir, tornando-a mais expressa (talvez como trem semi expresso), contudo, analisei as estações que você selecionou, eu não tiraria tantas estações assim. A estação da Linha 19 parece ser bem tranquila de vislumbrar, já o caso de Portuguesa-Tietê, não achei tão simples, pela forma que a Linha 1 está inserida no Viaduto Cruzeiro do Sul, por isso não contemplei a conexão com a Linha 1 e o ponto de transferência que surge primeiro para a Linha 8 é Imperatriz Leopoldina, em subterrâneo. ![]() Na sua proposta, a conexão com a Zona Leste deixa de existir, bem como com a Linha 7. Eu manteria Bandeirantes e se a demanda é baixa, então eu manteria Engenheiro Trindade, permitindo ao passageiro da Linha 12 ter uma ligação leste-oeste menos penosa, o que por sua vez, também é importante para melhorar a utilização da Linha 12, rejeitada por uma parcela, que prefere a extremamente saturada Linha 3. Eu não sei estimar o tempo de percurso, mas talvez algum outro colega aqui do Skyscrapercity possa dar uma noção melhor. No entanto, não acredito em algo girando na casa dos 30 minutos, embora eu tenha pensado em uma linha um pouco mais rápida, com máximas melhores, isso é, se o trem conseguir atingir 120 km/h dentro de cerca de 40 segundos. Eu vejo então da seguinte forma, o trecho guarulhense passa a ser mais expresso, com menos estações e atendendo ao aeroporto, Parque Cecap (que vai contar com uma ligação praticamente expressa com a Zona Leste, a Linha 13), Linha 19 e talvez o Internacional Shopping; no trecho paulistano, algumas estações na Marginal com demanda injustificável deixam de existir (deve existir alguma ali que não vale definitivamente a pena). Mas o que eu penso é que se a demanda é menor, o intervalo sobe (para não menos do que 10 minutos) e isso facilita uma proporção de trens que atenda São Paulo e Guarulhos, pois como falei, a ligação com Trindade existe para tentar minimizar alguns problemas da Linha 3. A linha na verdade, surgiu por causa da minha insatisfação com a Linha 3 e com a inexistência de ações que visem dinamizar verdadeiramente a Linha 11.
Caio César Inovação e renovação, dois pilares para a mobilidade urbana que são pouco explorados na Região Metropolitana de São Paulo; muitos não percebem que o transporte coletivo é o mais perfeito espelho da problemática social e da ocupação errônea do solo, possuindo inestimável potencial de transformação e desenvolvimento. Ideias postadas no SSC: Trem metropolitano na Marginal Tietê. Quer discutir sobre a CPTM no Facebook? Visite: CPTM - Você Também Anda!. | Descontente com as linhas de ônibus noturnas de São Paulo? Assine a petição. |
|
|
|
|
|
|
#623 |
|
bye Iguaçu, hi Tietê
Likes (Received): 735
|
Só uma dica: em vez de Eng. Trindade, a CPTM já tem estudos avançados para a estação Tiquatira, e estudos iniciais para a estação Cangaíba. Trindade parece-me que ficará entre elas, muito próxima para ser viável.
|
|
|
|
|
|
#624 |
|
Entusiasta!
|
Entendi. Eu concordo que Trindade é uma escolha antiquada, mas não tenho uma ideia legal dessas outras duas estações. Você consegue me dizer o local em que elas vão ficar?
Caio César Inovação e renovação, dois pilares para a mobilidade urbana que são pouco explorados na Região Metropolitana de São Paulo; muitos não percebem que o transporte coletivo é o mais perfeito espelho da problemática social e da ocupação errônea do solo, possuindo inestimável potencial de transformação e desenvolvimento. Ideias postadas no SSC: Trem metropolitano na Marginal Tietê. Quer discutir sobre a CPTM no Facebook? Visite: CPTM - Você Também Anda!. | Descontente com as linhas de ônibus noturnas de São Paulo? Assine a petição. |
|
|
|
|
|
#625 |
|
Land of the 1st flight
Likes (Received): 72
|
Legal a ideia, acredito que exista demanda para a linha, pelo menos para VLT. A linha usaria o tal viaduto da Fepasa? Eu faria uma estação nos Remédios, dê uma olhada em minha ideia sobre monotrilho para Osasco.
Nächster Halt: Osasco Hbf Proposta de monotrilho de Osasco enviada para a prefeitura: https://skydrive.live.com/redir?resi...7FE4060389!128 KMZ com toda a rede de trilhos e pneus: https://skydrive.live.com/redir?resi...7FE4060389!128 Artigo/Crítica sobre o Hopi Hari com várias sugestões, inclusive de solução de transporte sobre trilhos: https://skydrive.live.com/redir?resi...7FE4060389!128 |
|
|
|
|
|
#626 |
|
Entusiasta!
|
Se for o viaduto que eu estou pensando, não utilizaria. Prefiro imaginar trem metropolitano mesmo, devidamente modelado para o cenário. Tenho receio de um VLT com perspectivas nulas de evolução.
|
|
|
|
|
#627 |
|
Land of the 1st flight
|
entendo, e a linha tem potencial como caminho alternativo pelo menos. Quero dizer, mais uma possibilidade para chegar em outros locais.
Nächster Halt: Osasco Hbf Proposta de monotrilho de Osasco enviada para a prefeitura: https://skydrive.live.com/redir?resi...7FE4060389!128 KMZ com toda a rede de trilhos e pneus: https://skydrive.live.com/redir?resi...7FE4060389!128 Artigo/Crítica sobre o Hopi Hari com várias sugestões, inclusive de solução de transporte sobre trilhos: https://skydrive.live.com/redir?resi...7FE4060389!128 |
|
|
|
|
|
#628 | |
|
Entusiasta!
|
É, mais foi assim mesmo que ela acabou nascendo, hehehe. A Linha 3 e seus problemas e índice altíssimo de passageiros por m² é o que me motivou mais. Depois que falaram: "você pode conectar Osasco e Guarulhos", aí a vontade de brincar com o Google Earth só aumentou.Recentemente eu estava pensando na Jacu Pêssego, se poderia ser interessante algo por lá, principalmente para promover uma requalificação urbana, mas não concebi nada, uma vez que a CPTM criou uma ligação Guarulhos-ABC ou pelo menos concebeu uma e, como eu não sei os detalhes, não bolei nada.
Caio César Inovação e renovação, dois pilares para a mobilidade urbana que são pouco explorados na Região Metropolitana de São Paulo; muitos não percebem que o transporte coletivo é o mais perfeito espelho da problemática social e da ocupação errônea do solo, possuindo inestimável potencial de transformação e desenvolvimento. Ideias postadas no SSC: Trem metropolitano na Marginal Tietê. Quer discutir sobre a CPTM no Facebook? Visite: CPTM - Você Também Anda!. | Descontente com as linhas de ônibus noturnas de São Paulo? Assine a petição.
|
|
|
|
|
|
|
#629 | |
|
Fashion
Likes (Received): 368
|
Mudança de Paradigma nas Linhas da CPTM - Projeto de Rede Expressa e Paradora
Conforme discutia no thread da CPTM, mas especificamente, nesta página: http://www.skyscrapercity.com/showth...6150&page=1034
Vou abordar uma "mudança de paradigma" operacional nas Linhas da CPTM. O intuito é avaliar e discutir as vantagens e desvantagens de transformar os atuais terminais centrais em estações de passagem. Aproveitando o "trabalho", fiz um exercício de criatividade com novas linhas, serviços e estações (todas traçadas tendo em vista a discussão proposta, não inferindo se há ou não demanda para tais, e as estações "novas" propostas foram arbitrárias, servido, apenas, de pontos de referências nas vias). Devo salientar que não houve preocupação na execução dos traçados com precisão na localização das vias, nem com elevações, rampas e raios de curvatura (em síntese, foi feito um esboço rápido no Google Earth, bem diferente da forma como é abordado em propostas semelhantes no projeto/blog "Quero Metrô", sobre a mobilidade no Rio de Janeiro e que sempre posto no fórum). O conceito deu origem a dois sistemas de mobilidades diferentes, uma paradora (similar a atual, mais próxima dos sistemas metropolitanos) e outra expressa ou semi-direta (similar a sistemas suburbanos como RER e S-Bahn). Como o sistema de expressos seria algo novo (já que só existe com tal conceito o Expresso Leste), detalhei mais este. Diagrama de Linhas do Serviço Expresso ![]() Nos mapas abaixo, é possível observar, em marrom, um esboço do traçado do TAV tendo como estação Água Branca. Mapa da Rede Expressa (Semi-direto): ![]() Mapa do Sistema de Paradores (Metropolitano) ![]() Um esboço do diagrama de vias pode ser baixado aqui (em pdf): Mudança de Paradigma nas Linhas da CPTM - Esboço de Diagrama de Vias Um arquivo .kmz (compactado), de visualização no Google Earth, pode ser baixado aqui: Mudança de Paradigma nas Linhas da CPTM - Google Earth Se observarem bem, a proposta, além de loops internos e externos afim de melhor se adequar a demanda, muda os terminais das linhas. Todas as linhas vindas de Oeste fazem terminal na ponte Leste do Centro Expandido (ou além, como o Osasco e Berrini, no caso dos expressos) e todas as linhas vindas de Leste fazem terminal a Oeste do Centro Expandido. Todas as linhas cruzam o Centro Expandido de ponta a ponta, e compartilham vias com um serviço "espelho" vindo do outro lado da Região Metropolitana. São três os propósitos principais, eliminar (com requalificação urbana) os terminais centrais (especialmente o terminal na Luz, completamente inadequado em minha visão), estabelecer como terminal estações onde é possível ter área de manobra e pátio para injetar composições e diminuir drasticamente o headway na movimentação dentro do Centro Expandido. Com, em geral, as demandas pendulares tem como destino os postos de trabalho espalhados pelo Centro Expandido e região da marginal Pinheiros (Berrini, Pinheiros, Brooklin Novo, e etc) há uma diminuição na sobrecarga que algumas estações de transferência recebem, possibilitando novas integrações (aliviando, por exemplo, a Linha 3 e o corredor de integração na Luz, já que haveria nova possibilidade de integração), além de uma redistribuição dos fluxos de passageiros ao longo do tramo Norte do Centro (em especial, pelo novo eixo proposto, utilizando a marginal do Tietê). O eixo expresso as margens do rio Pinheiros seguiria na margem oposta do eixo parador, integrado a este por passarelas e até um parque. Assim haveria espaço suficiente para os futuros InterCidades (que até poderiam compartilhar vias com os serviços expressos, desde que instalados desvios para ultrapassagens nas estações). Quanto aos serviços paradores, com os expressos, é possível seccioná-los. Assim, por exemplo, a Linha 8 poderia ter serviço entre Brás e Baurueri, e outro serviço (como extensão operacional) entre Baurueri e Itapevi, com o trecho até Armador Bueno sendo atendido exclusivamente pelos expressos. O mesmo se aplicaria em todas as linhas, assim: Paradores: Linha 7:
Expressos: Leste:
No arquivo .kmz há uma mudança radical (e faraônica) da Linha 11, separando os serviços paradores do Expresso Leste na linha e introduzindo um traçado paralelo a Linha 3, com o objetivo de desafogá-la completamente. A linha seguiria a Linha 3 até a Sé, guinando para a Linha 1 até a Liberdade, onde curvaria para o Largo Treze de Maio, seguindo para encontrar a estação Trianon-Masp (visando atender a região da Paulista), seguindo a Norte para Higienópolis, Pacaembu e, finalmente, chegando em Água Branco (e podendo até seguir para a Lapa). Saliento que os nomes de "novas" estações indicadas foram meras "inevenções" minhas, completamente arbitrárias, com o único objetivo de marcar um referencial para o .kmz.
Subversividade neural, psicodelia quântica e delírios pitorescos. Por um mundo muito mais Fashion! http://rodrigo-fashion.blogspot.com.br/ Em busca do metrô perfeito para o Rio de Janeiro e Região Metropolitana.
http://querometro.wordpress.com/
Last edited by Rodrjgw; April 4th, 2013 at 05:58 AM. |
|
|
|
|
|
|
#630 |
|
Land of the 1st flight
|
muito legal a iniciativa, depois vou dar a minha opinião. Parabéns!
|
|
|
![]() |
| Thread Tools | |
| Display Modes | Rate This Thread |
|
|