SkyscraperCity Forum banner

**Mega-Thread - Sorocaba**

48K views 100 replies 35 participants last post by  ROBSON LIMA 
#1 · (Edited)
Sorocaba está com 352 anos, 610.000 habitantes e é a 8ª cidade mais dinâmica do país.
Com um PIB de mais de R$ 8,5 bilhões, 1,5% do PIB paulista e 0,5% do nacional, a cidade é a 10ª do estado em geração de riqueza.
É a 27ª cidade do país e a 9ª do estado de São Paulo em potencial de consumo, 7ª maior frota de veículos a nível estadual e é o 4º pólo de desenvolvimento regional do Estado de São Paulo segundo a Fundação SEADE.
É a 5ª melhor cidade para receber novos investimentos segundo a Revista Exame e seu ICMS é da ordem de US$ 128.439.935,59.
Seu IDH em 1991 era de 0,777 e em 2000 passou para 0,828. Hoje certamente está ainda maior e se mantiver esse crescimento levará 14,2 anos pra chegar a um IDH de 0,919.
Possui inúmeros pontos túristicos e opções de lafzer para todas as idades e em qualquer período do dia, seja manhã, tarde ou noite.
- *1.633 indústrias* -> O parque industrial de Sorocaba possui excelente infraestrutura de estradas, transportes públicos, rede de energia elétrica, telecomunicações, disposição de lixo, água potável, com mais de 25 milhões de metros quadrados para cerca de 1633 indústrias. As principais atividades econômicas são: indústrias de máquinas, siderurgia e metalurgia pesada, autopeças, indústrias têxteis, equipamentos agrícolas, químicas, petroquímicas farmacêuticas, papel e celulose, produção de cimento, energia eólica, eletrônica, ferramentas, telecomunicações entre outras.
- 8.922 empresas de serviços.
- 14.484 empresas comerciais.
- 23.887 autônomos.
A cidade conta com 3 shoppings, 13 hospitais, sendo 1 regional, 3 spas conhecidos nacionalmente, 4 hipermercados (2 Carrefour, 1 Extra e 1 Wal*Mart), 2 supermercados atacadistas de grande porte (Makro e Assaí) e mais 2 unidades do Coop, maior cooperativa da América Latina.
Possui 4 universidades, 5 faculdades, 5 escolas técnicas e 3 institutos de ensino superior.
Esta é Sorocaba. Seja bem vindo!


Outros Threads:
http://www.skyscrapercity.com/showthread.php?t=397360

http://www.skyscrapercity.com/showthread.php?t=397113

http://www.skyscrapercity.com/showthread.php?t=397363

Avenida que dá pro bairro mais alto de Sorocaba. É no Alto da Boa Vista que se concentram alguns prédios de orgãos públicos, como o Forum, a prefeitura, o teatro municipal, bibliteca municipal, entre outros...
1.


No mesmo bairro, pouco antes de chegar a prefeitura.
2.


Prédio da Receita Federal.
3.


Biblioteca Municipal.
4.


Prefeitura Municipal vista do seu lado esquerdo.
5.


Prefeitura vista pelo lado oposto.
6.


Alguns dos prédios da região mais nobre e que mais cresce na cidade. O Campolim.
7.


Pista de caminhada do mesmo bairro.
8.


Avenida Antonio Carlos Comitrê, Campolim.
9.


Hipermercado Wal*Mart, na mesma avenida.
10.


Skyline da cidade visto a partir do Altos do Campolim.
11.


Outro pedaço do skyline. Lado direito da foto de cima.
12.


Uma das muitas mansões do bairro mais tradicional da cidade. Santa Rosália.
13.


Mansão vizinha.
14.


Clínica Cenci Guimarães.
15.


Dois prédios de um bairro muito agradável da cidade.
16.


Prédios situados na avenida Afonso Vergueiro. O mais alto, é a Torre Branca, que tem os apartamentos mais caros da cidade. Cada um deve estar custando hoje aproximadamente 800 mil reais. A cobertura facilmente passa dos 1.100.000 reais. Detalhe: todos os apartamentos estão ocupados.
17.


Avenida Eugênio Salerno.
18.


Na rotatória da avenida Afonso Vergueiro com Eugênio Salerno.
19.


Esses prédios, apesar de estarem perto da área central da cidade tem apartamentos caríssimos. Nenhum desse 3 vistos na foto saem por menos de 400 mil reais.
20.


Pôr-do-sol na avenida Moreira César.
21.


Shopping de móveis situada no Bairro Campolim.
22.


Catedral metropolitana. Centro da cidade.
23.


Antigo prédio da usina cultural beirando o rio Sorocaba.
24.


Terminal.
25.


Prédio anexo ao conhecido hospital oftalmológico de Sorocaba. Referêncial nacional em transplante de córnea.
26.


Clínica de endocrinologia situada na avenida Juscelino Kubitschek.
27.


Prédios da região do Campolim. Crescimento predial acelerado facilmente percebido.
28.


Mais um prédio da avenida Moreira César.
29.


Crescimento acelerado da região do Altos do Campolim.
30.


Outra visão do bairro.
31.


Outro bairro que tem crescido muito, em torno do hospital oftalmológico.
32.


Skyline da cidade visto de perto da Rodovia Raposo Tavares.
33.


Avenida Antonio Carlos Comitrê.
34.


Unimed da avenida Juscelino Kubitschek.
35.


Outros prédios da região do hospital oftalmológico que cresce rapidamente.
36.


Fran's Café, situado na avenida Barão de Tatuí. Ao fundo a faculdade de direito de Sorocaba.
37.


Altos do Campolim.
38.


Biblioteca municipal pela noite. A iluminação cênica caiu muito bem!
39.


Pra quem gosta de prédios, alguns dos que vão ser lançados. Todos no bairro Campolim.
40.


Esplanada Business Center na Antonio Carlos Comitrê.
41.


Mais um futuro lançamento no bairro Campolim. Millenium Offices.
42.


Clínica de neurologia situada na avenida Juscelino Kubitschek.
43.


Casarão antigo em estilo inglês - Avenida Eugênio Salerno.
44.


Avenida Afonso Vergueiro - Pôr-do-sol.
45.


Outra região que está sofrendo um acelerado crescimento predial. Jd. Faculdade, perto da faculdade de direito.
46.


Colégio Objetivo Campolim, um dos melhores do Brasil.
47.

O
Entrada da biblioteca municipal.
48.


Marginal Dom Aguirre. A principal via da cidade. Estão vendo esse prédio do lado direito? Vai se transformar no primeiro shopping automotivo do interior do estado, a foto está logo abaixo.
49.


O Shopping.
50.


Vista geral da região do Shopping Sorocaba há uns 3 ou 4 anos atrás.
51.



Espero que tenham gostado :)
 
See less See more
51
#28 ·
José Neto said:
Faaaala Érico, blz?
Então, eu to com 113 fotos de Sorocaba...tô postando aqui, hehehe...

Brigadão pelas boas vindas galera!
Ta ficando legal seu thread!

gersonibias said:
PS: Vc eh amigo do Erico"LeaoLobo"Martins??
Hummmmmmmmmm...........cuidado com a fama dele aqui!!! ahahahhahahahahaha..........
Acho melhor ele tomar cuidado com a SUA fama! hehe

José Neto said:
gersonibias, o Érico me achou no Orkut, não sei como ainda e me deu a idéia de postar minhas fotos aqui. Sou novo no forum, não sei da fama de ninguém, hehehe....

RRC, valew pelas dicas!!
Te achei na comunidade do interior de são paulo, voce pedia para os membros para visitarem seu album para verem as fotos de sorocaba, aí eu gostei das fotos e sugeri o ssc.

JaMBa said:
E num é que parece mesmo!!!

:D

Continuo achando a tua cara isso --->> :cheer:
Faz um favor, vai ver que horas são na venezuela!

:cheer:
 
#29 ·
Fantástica Sorocaba! :eek2:

O interior de São Paulo tem várias cidades com mais de 300.000 habitantes e cada uma delas mereceria um thread como esse, pegando suas sutilezas, destacando prédios, comércio, vizinhança, que em fotos aéreas nem sempre são percebidas.

Gostei muito.
 
#32 ·
Bela Sorocaba. Gostei da cidade. Aliás parece que todas as cidades do Interior de Sampa são muito bonitas, modernas e limpas. Bem não achei o prédio da Prefeitura feio não, acho que existem construçoes muito piores, predinhos da CDHU por exemplo, não existe coisa mais ridícula. Parabéns pelas fotos e seja bem vindo ao SSC !
 
#35 ·
oitava mais dinâmica, como assim, sério?? José Neto, já estou aguardando novas levas de fotos suas(da cidade). Se eu já era quase-nada bairrista, agora ferrou-se. Sapeca as 131 fotos aí, e se ficar meio enfadonho, manda para este e-mail: pauloste39@yahoo.com.br(deeeeiiiii a caixa não comporta...)
Vc veio para salvar Sorocaba, entrada brilhante. Deizssss!!!!!!!
 
#36 ·
Sorocaba said:
CIDADE PERFEITAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAA!
SOROCABA, passarinho me contou que, muitas fotos da paisagem urbana da Manchester Paulista você tem. É sério??
Se for, posta aí no site.
PÔ, fiquei feliz com a leva de fotos novas da cidade, uauuuuu. Eu estive aí em dezembro e janeiro, nadei no rio sorocaba em votorantim e na cachoeira do wanel ville, Ô loco meu. Tô vivo, sobrevivi e fiz o que quiz!! Terrinha, tem dessas coisas, o só smilessssss!!
sds.
 
#37 ·
paulo stefanelli said:
oitava mais dinâmica, como assim, sério?? José Neto, já estou aguardando novas levas de fotos suas(da cidade). Se eu já era quase-nada bairrista, agora ferrou-se. Sapeca as 131 fotos aí, e se ficar meio enfadonho, manda para este e-mail: pauloste39@yahoo.com.br(deeeeiiiii a caixa não comporta...)
Vc veio para salvar Sorocaba, entrada brilhante. Deizssss!!!!!!!
Pois é Paulo, 8ª mais dinâmica do país. O dinamismo de uma cidade é medido de acordo com o índice de potencial de consumo, variação do PIB em relação ao Brasil, operações bancárias por habitante, criação de empresas, licenciamento de veículos e gastos municipais por habitante.
Sorocaba está atrás de Paulínia, Macaé, Rio Verde, Itajaí, Cubatão, Araucária e Barueri. Nota-se que a maioria é cidade pequena que representam um acelerado crescimento e Sorocaba é a única média nesse páreo.
Hoje vou tirar mais fotos da cidade. Algumas opções de lazer como baladas, restaurantes e barzinhos da cidade.
Abraços!
 
#41 ·
José Neto said:
Ae galera, blz?
Hoje é meu primeiro dia aqui no SSC como dono de um thread e to tendo muitas dúvidas, mesmo lendo o thread de ajuda aos iniciantes.

>> Como eu faço pra mudar o título do meu thread? eu já mudei, mas não aparece as mudanças.

Agradeceria muito se alguém pudesse me ajudar.
;)
JoséNeto...acho que nosconhecemos...no orkut, comunidade INTERIOR DE SÃO PAULO!
Abração, muito bom vc no forum e bem vindo mais uma vez!!
 
#96 · (Edited)
Permita-me discordar



Sorocaba não tem poucos prédios de andares. Na verdade seu relevo levemente montanhoso aliado ao plano diretor que permite edificações de andares desde que obedeçam a distâncias entre elas de modo a não bloquear o sol, isso dentro do micro centro numa área de 16 km2 aprox altamente valorizadas onde apartamentos já podem ser comprados por mais de R$ 1 milhão. Essa área fica rodeada pelo anel perímetral das vias Dom Aguirre, Afonso Vergueiro, Moreira Cesar, Eugênio Salerno e JK mais as edificações no centro expandido numa área gigante e edificações espalhadas nas radiais Gen. Osório, Barão de Tatuí, AC Cômitre, Av. São Paulo, Gen. Carneiro e Outras dão a impressão de poucas edificações pela dificuldade de capturá-las em uma única fotografia. Mas comparando Sorocaba a Ribeirão Preto por exemplo nota-se até mais edificações aqui.

Para se ter uma idéia, somente os Altos do Campolim (extremo sul a 5 km do Centro), uma região composta por aproximadamente 20 quadras, existem mais edificações de andares que quase todas as cidades interioranas com até 200 mil habitantes.

Particularmente eu gosto desta foto abaixo, que apesar de não conseguir ter capturado o horizonte norte de Sorocaba (canto direito da foto) deixando de lado as edificações das ruas paralelas a 7 de Setembro e Av. Afonso Vergueiro, todas vias centrais. Porém, o legal na foto é o horizonte de edificações que se extende no sentido Sul (na foto olhando para o topo da imagem a esquerda), reparem que aos poucos o centro está emendando com os Altos do Parque Campolim, formando um extenso corredor de edificações o que praticamente agrega a cidade de Votorantim como se fosse um bairrão de Sorocaba, pois a Zona Sul virou o centro de Serviços das duas cidades.



Aquelas edificações vistas muito pequenas no topo da imagem acima são as 20 quadras que foram edificadas em menos de 15 anos que podem ser vistas abaixo com maior nitidez.

 
#51 ·
damiao said:
apenas em relação aos predios, mas a cidade é enorme!


Ah sim...hehehehe...bom, não sei quem disse uma vez, q uma cidade grande com poucos edifícios (proporcionalmente falando) é sinal de que a cidade é segura pra se viver.
1/3 da população sorocabana vive em condomínio, a maioria horizontais, o resto em casas...isso pode ser um bom sinal.
 
This is an older thread, you may not receive a response, and could be reviving an old thread. Please consider creating a new thread.
Top