SkyscraperCity Forum banner

*Especial São Vicente - 475 anos*

35K views 27 replies 18 participants last post by  rochasv 
#1 ·
Olá pessoal ! Bom , no último dia 22 de janeiro, São Vicente , a primeira cidade oficialmente fundada no Brasil completou 475 anos. Esse thread era para ter sido postado na data do aniversário da cidade, porém o mal tempo impediu que o mesmo fosse concluído a tempo. Apesar de todo o atraso, fica como um thread em homenagem ao aniversário da cidade. Parabéns São Vicente pelos seus 475 anos !!




1- Pôr do sol na prainha da Ilha Porchat


2- Anoitecer no calçadão da Orla do Gonzaguinha


3- Edificação construída por ingleses na cidade. Antes era uma residência só, hoje é dividida em várias residências


4-Outra do anoitecer no Gonzaguinha..


5- Praça das bandeiras no Itararé


6- Começo da Avenida Embaixador Pedro de Toledo


7- Instituto Histórico e Geográfico de São Vicente. Casarão conhecido como Casa do Barão, pois no passado pertenceu a um Barão de Café


8- Idem mais perto


9- Essa é para o pessoal de Vitória. Olha quem visita São Vicente geralmente para participar das comemorações do aniversário de São Vicente com o espetáculo " Encenação da Fundação da Vila de São Vicente "


10- Passeando na Caravela Espírito Santo


11- Vista da Ilha Porchat a partir da areia da Praia do Itararé ao anoitecer


12- Ponte do Mar Pequeno com Morro dos Barbosas ao fundo


13- Mar Pequeno e Ilhota


14- Outra da Ponte do Mar Pequeno


15- Prédinho histórico no Centro


16- Outra edificação histórica: Escola conhecida como Grupão, também no Centro


17- Avenida Ayrton Senna e Teleférico ao fundo


18- Teleférico de perto


19- Praia de Paranapuã


20- Mais uma de pôr do sol na prainha da Ilha Porchat


21- Anoitecer da Orla do Gonzaguinha a partir da areia- ângulo Morro dos Barbosas


22- Idem - outro ângulo


23- Baía de São Vicente e plataforma de pesca


24- Idem - outro ângulo


25- Avenida Pref. José Monteiro


26- Idem


27- Praça 22 de janeiro


28- Idem outro lado


29- Mirante da Ilha Porchat - fotos diversas


30- Mirante - Noturna Orla do Itararé

31- Outra legal agora pegando o coqueiro


32- Turistas no Mirante ao anoitecer- ângulo para a Baía de São Vicente


33- Idem ângulo Orla do Itararé


34- Turistas ângulo para a Baía de São Vicente já à noite


35- Para finalizar mais uma pegando um pouco a arquitetura do Mirante


36- Ilha Porchat a partir de uma escuna


37- Linha amarela a partir de um Viaduto


38- Avenida Quintino Bocaiúva


39- Avenida Martins Fontes e Morro do Voturuá à esquerda


40- Mar Pequeno e Ponte Pênsil


41- Avenida Presidente Wilson


42- Idem sentido centro


43- Vista da Orla do Itararé com praticantes de voô livre ao fundo


44- Baía de São Vicente e Marco Padrão


45- Baía de São Vicente e ponta de Paranapuã


46- Começo da Orla do Gonzaguinha ( baía de são vicente)


47- idem


48- Uma rua no bairro Vila Valença


49- Rua Freitas Guimarães - Bairro Boa Vista


50- Igreja Matriz no Centro


51- Mar Pequeno com suas marinas e Iates clubes


52-


53-


54- Ponte Pênsil e Bandeira - ângulo Mar Pequeno


55- Idem um pouco mais longe


56- Ponte do Mar Pequeno de longe e Serra do Mar ao fundo


57- Ilha Porchat vista num ângulo diferente.


58- Orla bem de longe


59- mais uma


60- Rotatória. Av. Pref José Monteiro x Martins Fontes


61- Um ângulo diferente da Ponte Pênsil


62- Navegando e relaxando..


63- Outra


64- Orla do Itararé de longe a partir de uma escuna


65- Uma noturna da Ponte Pênsil para quem não viu no outro thread


66- Para finalizar algumas fotos da Encenação da Fundação da Vila de São Vicente, espetáculo realizado na praia do Gonzaguinha, constando no Guinnes Book como o Maior espetáculo em areia de praia do Mundo.. A encenação já foi matéria de vários jornais pelo Brasil , por 3 anos no Jornal Hoje da Globo e no último sábado foi matéria no Jornal Nacional. Todo ano participam atores Globais nos papéis principais..
Antes de o espetáculo começar.. Público chegando e as gatinhas da Tribuna Fm animando o público


67-


68-


69-


70-


71- Caravela Espírito Santo no Mar com as velas acesas encenando a chegada de Martim Afonso


72- Outra


73- Final do Espetáculo - Queima de fogos


75-
 
See less See more
74
#2 ·
Suas fotos sao lindas, mto mesmo! A 30, 40, 54 e 55 sao perfeitas. As do mirante tb sao mto bonitas. Gosto mto da densidade de Sao Vicente; essa encenacao da fundacao da vila de Sao Vicente deve ser mto bonita! A 2a foto tb ta linda! Bela homenagem vc fez a S. Vicente, mto bonito esse thread!
 
#7 ·
Obrigado Bruno. A encenação apesar de a história ser a mesma, é contada todo ano de uma forma diferente com cenas e cenários diferentes. Eu queria ter feito um thread melhor, mas o tempo não ajudou e como estou sem carro por enquanto, também dificultou.. Obrigado pelo comentário



otimas fotos, linda cidade.
Valeu, obrigado !

Uau!!! Rochasv, adorei as imagens, sempre fico em Itararé quando vou pra São Vicente. Tenho amigos por lá e é muito gostoso esse lugar. O ano passado eu assisti a encenação, é linda. Valeu por postar.
Valeu, obrigado. A orla do Itararé começará a ser reurbanizada agora depois do carnaval, depois de uma longa novela..


parabens a cidade :applause: mto bonitas as fotos, a ponte penssil é uma beleza :drool: tem ate uma nau ancorada...

Obrigado ! A ponte é demais mesmo, à noite então nem se fala..Ela está para ganhar uma nova iluminação, que será por fibra óptica. É aguardar para ver.
Ah sobre a Caravela , ela não é nossa não. É de Vitória na Bahia, só que ela já faz parte praticamente de toda encenação, aí ela retorna à São Vicente sempre em Janeiro, ou seja, São Vicente já virou a segunda casa da Caravela Espírito Santo:D



Parabéns a São Vicente pelos 475 aninhos! É uma criança...:D

Suas fotos fizeram juz à cidade. Parabéns. :eek:kay:
Obrigado! Sempre procuro caprichar nas fotos da cidade.
 
#4 ·
Uau!!! Rochasv, adorei as imagens, sempre fico em Itararé quando vou pra São Vicente. Tenho amigos por lá e é muito gostoso esse lugar. O ano passado eu assisti a encenação, é linda. Valeu por postar.
 
#8 ·
MEUS CUMPRIMENTOS, ROCHA!

Parabéns, seu thread ficou o máximo, à altura da história de São Vicente.

Você caprichou em algumas fotos noturnas e do entardecer, como a 1, 2, 20, 32, etc.

Parabéns Rocha e parabéns São Vicente, a irmã mais velha das cidades brasileiras.
 
#10 ·
Lindíssimas as fotos!

São Vicente conseguiu mesmo, para a nossa felicidade resgatar o seu passado histórico, e o mais importante de tuido, fazer os seus moradores conhecerem esse passado e ter muito orgulho dele.

Parabéns à São Vicente, Célula Mater do Brasil, do Estado de São Paulo e Capital de nosso Estado por 170 anos.

PS: Na Encenação, gosto da hora em que aparece o João Ramalho, fundador da minha cidade, aliás, somos vizinhos...:)

Valeu rochasv, lindas fotos mesmo!
 
#12 ·
Obrigado! Com certeza, São Vicente vem resgatando sua história e tendo o destaque que merece. São Vicente está em todos os livros de História do Brasil, é um das cidades mais citadas na história do Brasil, isso se não for a mais citada, porém a maioria do povo brasileiro não sabia nem onde ficava São Vicente, ou seja, não sabia nem a história do país onde mora. Muitas pessoas ainda insistem em dizer que São Vicente foi a primeira Vila apenas, que ela fica se "intitulando" ser a primeira cidade do Brasil.(Isso foi dito aqui por um forista que não lembro o nick no thread de São Cristóvão).
Só que São Vicente não é apenas a primeira Vila como muitos dizem, é sim a primeira cidade do Brasil, pois Martim Afonso quando aqui chegou, mandou instalar pelourinho, cadeia, o primeiro engenho de cana de açúcar,os primeiros estaleiros navais do Brasil, alfândega e principalmente a PRIMEIRA CÂMARA DE VEREADORES, sendo essa Câmara a primeira não só do Brasil, como também das Américas. É uma questão de raciocínio: Se São Vicente teve a primeira Câmara de Vereadores do Brasil, logo então ela é sim a primeira cidade do Brasil , pois quem possui Câmara de vereadores são cidades. Além disso, foi aqui que começou a economia do Brasil com os primeiros estaleiros navais e com a circulação da primeira moeda do Brasil, foi aqui que surgiu a primeira vinícola do país, as primeiras eleições do Brasil etc. E foi daqui também que sairam as principais expedições pelo Brasil para fundação de cidades, principalmente as expedições para a fundação de São Paulo e para a fundação do Rio de Janeiro. Não tem lógica dizer que São Vicente é apenas uma mera primeira Vila com esse pioneirismo todo e ainda mais contando com a primeira Câmara de Vereadores do Brasil. Se São Vicente não fosse a primeira cidade do Brasil, caso ela ficasse se "intitulando como um forista disse aqui, ela não teria recebido dois títulos concedidos pelo Governo Federal: os títulos de "Cidade Monumento da História Pátria” e "Cellula Mater da Nacionalidade", pela lei Federal no 4603 de 23 de março de 1965, publicada no Diário Oficial da União de 23/03/1965. Além disso, ela jamais teria sido homenageada por duas escolas de samba do Grupo especial do Rio e Sp: A beija flor e a Vai Vai, onde as duas em seus sambas enredo em homenagem à cidade dizem ser ela sim a primeira cidade do Brasil e não a primeira Vila apenas.. Infelizmente muita gente ainda desconhece muito a história do próprio país
 
#14 ·
Valeu, obrigado Urbano. E parabéns atrasado também para Santos pelos seus 461 anos:cheers: A ilha com certeza tem lugares belíssimos. As fotos que tirei desses ângulos de mar foi a partir de um passeio de escuna. Eram para ter saído mais nítidas, porque o dia estava muito bonito, porém a escuna balança demais, aí não tem como estabilizar a imagem de jeito nenhum, muito menos usar tripé numa escuna.. :lol: :lol:
 
#15 ·
Parabéns a todos os habitantes e amantes dessa cidade.Ela é muito bonita, a foto tirada do mar com aquelas pedras faz tremer .Fantástica!!

Essa ponte PÊNSIL foi a primeira do Brasil .

Mas sinto uma tristeza , pois apesar de realmente a mais antiga, pois o significado de vila para os portugueses naquele tempo era o mesmo de cidade para nós atualmente.Então é sim a cidade mais antiga.É que ela não é uma cidade tão HISTÓRICA.

Cidades do sec.XVI como são vicente temos Olinda(1537) , Recife(1539) e Salvador (1549) , vila velha , Igaraçu e outras .

Mas observo uma arquitetura do sec 18,19 e 20 ,A única construção que parece ser do sec 17 ou 16 é a foto número 50 , da igreja matriz.Inclusive tem semelhanças com a Igreja da Sé em Olinda , devem ter sido do mesmo período.

Ouro Preto, em minas é uma cidade fundada bem "tarde" , em 1698 , perto das cidades fundadas no sec.16 como as que citei ela é muito nova. Mas é uma cidade HISTÓRICA , pois conserva sua arquitetura quase intacta.

Mas a cidade é muito bonita.Até o posto de gasolina é estiloso .Eu conehcia essa cidade apenas na história, e NUNCA imaginei que fosse assim, me surpeendi , apesar da ausência de arquitetura colonial.

Abraços
 
#18 ·
Muito obrigado! É eu também gostaria que a cidade tivesse um vasto patrimônio histórico, porém aconteceram muitos fatos que acabaram com o patrimônio histórico da cidade. Um dos principais fatos foi o maremoto de 1542 que atingiu a Vila de São Vicente e a destrui quase por completo. Outos motivos foram vários ataques de piratas na época colonial, que depois de saquear a Vila de São Vicente, a destruiam com incêndios. Nos tempos mais modernos a cidade sofreu muito com o descaso político e o abandono, fazendo assim que com o tempo fosse sumindo o pouco patrimônio histórico que restou. Esse é um dos motivos por São Vicente não ser aceita por muitos como primeira cidade do Brasil, por não ter um vasto patrimônio histórico. Só que a maioria que não aceita não conhece a história da cidade a fundo, principalmente a história do maremoto de 1542 e dos sucessivos ataques de piratas que ocorriam na época colonial. A igreja Matriz que mostrei aqui é uma construção de 1757. A original foi destruída pelo maremoto de 1542.
Existem um lugar bem antigo em São Vicente, que é da época colonial. É a Biquinha de Anchieta. Ela é de 1553. Até hoje está preservada.. Abaixo duas fotos:



Abraços !

:applause:

Parabéns pra minha selvinha querida!! Tá veinha mas tá inteira!!

Pô, ce tirou fotos na frente da minha casa e eu nao te vi? Moror na freitas guimarães...
bela coletânea, ângulos inusitados..:eek:kay:
Faltou fotos do novo PIT no Itararé..ta legalzão...
Sério? Bem em frente ao seu prédio? Nesse dia eu andei pra caramba, tomei muito sol na cabeça.
Sobre o PIT, ele ficou bem legal mesmo, mas nem me liguei em tirar fotos dele..

Abraços!

Muuuito bom, o thread está excelente, parabéns rochasv :applause:

E parabéns tb a São vicente, curioso como várias cidades fazem aniversário próximas SV dia 22, SP dia 25 e Santos dia 26.

Adorei as fotos noturnas, suas fotos de noite saem com um colorido bem especial, gosto muito.

muito bonito tb o casarão da foto3, legal que está bem conservado.

O prédio da foto 15 tb é muito bonito, merecia ser mais bem tratado, sem aquelas placas feias e tal

Adorei as fotos 22 e 23. As do alto do mirante tb estão maravilhosas, quero muito ir nesse local

A foto 61 acho que merece ir pro UPC, hehe, adorei ela

Ainda quero ver esse espetáculo tb, parece bem legal!

Está de parabéns cara, eu conheço bem pouco de SV, sempre a achei uma cidade um pouco mal cuidada, mas pelas suas fotos parece que nos últimos tempos a cidade melhorou bastante, muito bom isso :eek:kay:
É verdade , e o mais legal é que elas fazem aniversário na temporada de verão, com as cidades cheias de turistas. Assim fica mais bonito. Eu também adoro fotos noturnas. O engraçado é que minha Sony S-40 tira fotos melhores à noite. As fotos diurnas, principalmente em dias muito ensolarados, não ficam muito boas. Será porque não uso tripé de dia ? Outra curiosidade e esquisitisse da minha câmera é que as fotos noturnas que tiro são sempre sem flash. Se eu usar o flash a foto sai escura. rs O flash está com defeito.
Talvez eu fique um bom tempo sem fazer threads, porque minha câmera está começando a apresentar problemas no LCD e pelo que parece também no CCD. Começa a fazer uns chuviscos, não dá para ver a imagem e às vezes fica preto e branco.
O prédio da foto 15 é uma das poucas construções históricas que foram preservadas em São Vicente. E realmente ele está com um pouco de poluição visual mesmo.
Pelo jeito todo mundo gostou da foto 61 rs
É acho que vou colocá-la no UPC.. Talvez coloque, ou talvez coloque outras aqui..
Valeu !
 
#16 ·
:applause:

Parabéns pra minha selvinha querida!! Tá veinha mas tá inteira!!

Pô, ce tirou fotos na frente da minha casa e eu nao te vi? Moror na freitas guimarães...
bela coletânea, ângulos inusitados..:eek:kay:
Faltou fotos do novo PIT no Itararé..ta legalzão...
 
#17 ·
Muuuito bom, o thread está excelente, parabéns rochasv :applause:

E parabéns tb a São vicente, curioso como várias cidades fazem aniversário próximas SV dia 22, SP dia 25 e Santos dia 26.

Adorei as fotos noturnas, suas fotos de noite saem com um colorido bem especial, gosto muito.

muito bonito tb o casarão da foto3, legal que está bem conservado.

O prédio da foto 15 tb é muito bonito, merecia ser mais bem tratado, sem aquelas placas feias e tal

Adorei as fotos 22 e 23. As do alto do mirante tb estão maravilhosas, quero muito ir nesse local

A foto 61 acho que merece ir pro UPC, hehe, adorei ela

Ainda quero ver esse espetáculo tb, parece bem legal!

Está de parabéns cara, eu conheço bem pouco de SV, sempre a achei uma cidade um pouco mal cuidada, mas pelas suas fotos parece que nos últimos tempos a cidade melhorou bastante, muito bom isso :eek:kay:
 
#23 ·
UAU ! Estão demais estas fotos ! Parabéns São Vicente ! Mais alguns anos e se tornará uma cidade quinhentista ! Fantástico não !
Meus parabéns Rochasv pela trabalheira e pelas lindas fotos de São Vicente!
Quero muito ir qualquer hora para Santos e São Vicente e conhecer mais afundo estas cidades !
Adorei as fotos deste mirante ! Que cenário lindo !
 
#24 ·
Bom, como o SSC ganhou muitos foristas e esse thread está sendo mais visitado que meu último thread , então vou postar umas fotos do outro thread, já que pouca gente viu...

1-


2-


3-


4-


5-


6-


7-


8-


9-


10-


11-


12-


13-


14-Praça Barão Centro


15-


16- Rua Martim Afonso Centro


17-


E aqui trechos da encenação 2004 no youtube..
http://www.youtube.com/watch?v=la_adY3qz44
 
#26 ·
Bom, o que tenho notícia é que a cidade foi atingida por um tsunami. Mas isso foi bem nos primórdios da vila. O que não é desculpa para o pouco patrimônio histórico daqui, mas sim o descaso pela preservação das poucas construções da época
Lembrando que a cidade permaneceu na pobreza e na penúria por muito tempo, voltando a crescer bem de leve com a expansão da economia cafeeira em São Paulo, mas dessa vez as sombras de Santos.) Crescimento de fato pra São Vicente veio a partir da década de 1940, quando se iniciou a invasão veraneira e as migrações para trabalho nas indústrias de Cubatão e porto de Santos.

Apesar disso, o pouco que SV tem tem sido valorizado. Além do que, a prefeitura tem investido muito no resgate dessa história (por meio, p ex., da Encenação e do espetáculo que se tornou e da construção da réplica da Vila antiga), tentando recuperar a auto-estima do calunga, tão abalada nos últimos anos. O próximo grande projeto pra cidade é a urbanização da praia do itararé (que já aguarda 60 anos, embargada por razões ambientais) e que, em conjunto com a orla de Santos, vai formar um belo conjunto paisagístico na orla da Ilha.
 
#27 ·
Achei lindo e adorei principalmente os prédios das fotos 3 e 15. O prédio da foto 15, aliás, é maravilhoso, é uma pena que haja tão poucos prédios no estilo neocolonial no Brasil. Interessante que parece que foi feita uma ampliação sem destoar do restante do prédio mas com um nível de detalhamento bem menor.

Já o monumento do Niemeyer, que coisa feia, parece um chifre.
 
This is an older thread, you may not receive a response, and could be reviving an old thread. Please consider creating a new thread.
Top