SkyscraperCity Forum banner

**Fotos MINHAS dos bairros Campos Eliseos e Santa Cruz - Ribeirão Preto**

20K views 32 replies 16 participants last post by  Andre_RP 
#1 · (Edited)
Aff, finalmente criei coragem e tirei algumas fotos de dois importantes bairros de Ribeirão! :D :D :D

Vou começar pelo tradicional CAMPOS ELISEOS, zona norte, é importante polo de comercio popular da cidade:

1 - Av. da Saudade:


2


3


4


5


6 - E o tempo fechou de repente...


7


8


E agora o Bairro SANTA CRUZ e arredores, a 4 km do centro é um bairro tradicional na Zona Sul, mas só agora está se desenvolvendo:

9 - Avenida Portugal, sentido sul (à esquerda parte do bairro em intensa verticalização, e varios u/c):


10 - O lado contrario, sentido Vila Seixas (este comercial é a sede da Sul America Seguros):


11 - Av.Portugal, na Vila Seixas


12 - Yes, nós temos batatas! :D (estas torres gêmeas toscas são da Pereira Alvim, aff)


13 - Santa Cruz (gosto muito deste Comercial):


14 - Um buffet do famoso e aclamado banqueteiro Renato Aguiar:


15 - ...que faz parte do complexo Metropolitan Business + araucaria Plaza(flat):


15a - Mais uma do complexo (Da esquerda p/direita: Metropolitan e Golden Tulip Araucaria Plaza):


16 - Ruas internas do Santa Cruz:


16 a -...


16 b -


17 - Mais uma:


18 - Algumas casas e pontos comerciais que gostei (uma escola de idiomas):


19 - e-commerce:


20 - Residência:


20a -


21 - Um predinho u/c:


21a -


21b -



22 - Da Av.Portugal, tentei dar um zoom no skyline do bairro Iguatemi (zona leste):


Espero que postem.. acho que agora me animei a tirar fotos! :colgate:
 
See less See more
28
#3 ·
PARABÉNS VIAJANTERP!!! Esses dias atrás estava navegando pelo SCC e pensando, poxa, o Viajante nao via fazer o thread ao nivel da rua que ele disse que faria? ;)
Por incrível que pareça, pelo que sei, vc é o único forista dessa belíssima cidade! Espero que o seu trabalho não pare por aqui! :lol:
Gostei muito do que vi, do comercio POP, avenida portugal e etc!!! VALEU!
 
#5 · (Edited)
Obrigado Cerrado e Raoni!!!



Então pé...
Demorou, mas agora acho que animei a tirar fotos e não vou parar mais :colgate:
Quanto a foristas daqui, tem o NEOSOUX (que prometeu postar fotos proprias), e o recém-chegado BRAHMARP, que logo faremos uns trabalhos em conjunto!!!
Além disso tem um outro forista que sequer comentou algo no ssc...

Ah, valeu pelos comentarios! :eek:kay:
 
#6 ·
Belas foto Viajante! Eu já conhecia a fama das cidades do oeste paulista. O nível de vida da população é superior ao da capital.

__________________________________________
Belém do Pará - A grande surpresa da SSC

Nossos índios não comem ninguém
Agora é só hamburger
Porque ninguém nos leva a sério
Só o nosso minério

Trecho da música Belém, Pará, Brasil - Grupo Mosaico de Ravena
 
#8 ·
Olha, Viajante RP, vou ser honesto...do Campos Elíseos eu não gostei muito...parece o centro de Campinas :eek: (digo isso por causa do comércio popular e da poluição visual). Fiquei surpreso em saber que RP é mais descentralizada que CPS, porque isto é um bom sinal.

Já do Santa Cruz eu gostei, é um bairro simpático e em desenvolvimento, uma graça...parabéns pelo thread! :eek:kay:
 
#9 ·
^^ A descentralização de ribeirão é bem acentuada mesmo mais do que qualquer cidade no interior!
Há outros bairros como Boulevard, Ipiranga, Vila Virginia e Quintino com vida propria, com comercio e serviços melhores que estes que postei.
Dia desses, vou dar uma rodada e tiro as fotos! :eek:kay:
 
#11 ·
ViajanteRP

Parabéns pelas fotos! Acho muito interessante quando surgem posts que fogem um pouco dos tradicionais skylines centrais. Mais uma vez, parabéns.
Ribeirão engrandece este estado, não tem como não admirar uma cidade com tantos predicados.
Contudo, cabe uma ressalva.

De maneira alguma Ribeirão Preto é mais descentralizada que Campinas, pelo menos se utilizarmos como parâmetro as formas analíticas mais comuns. De qualquer forma utilizarei as duas maiores regiões da periferia de Campinas; Ouro Verde e Campo Grande como foco da comparação tendo como foco Campos Elíseos e Santa Cruz.

1-) Densidade Demográfica - Só os dois maiores pólos periféricos de Campinas (Ouro Verde - 300 mil hab. e Campo Grande - 250 mil hab.) juntos, já são do tamanho de Ribeirão Preto inteira.

2-) Localização - Os extremos localizam-se pelo menos a mais de 20 km do centro.

3-) Logística - Ambos estão intrísecamente ligados à expansão do Aeroporto Internacional da cidade, e abrigam um pólo industrial formado por 6 subdistritos que abrigam dezenas de grandes empresas (Mercedes Benz, CCE, Fedex, etc, absolutamente independentes do teconopólo da cidade) que injetam dinheiro na economia local do bairro, onde o morador tem no mesmo local onde trabalha,os locais onde adquirir adquirir seus bens.

O Jornal A Cidade, ai de Ribeirão, recentemente publicou esta matéria ( http://www.jornalacidade.com.br/geral/ver_news.php?pid=34&nid=48129 ), que diga-se de passagem é muito boa, a respeito de como o Aeroporto revolucionou a cidade e em mais particular aquela região da periferia.

[ ]'s
 
#29 ·
Parabéns pelas fotos! Acho muito interessante quando surgem posts que fogem um pouco dos tradicionais skylines centrais. Mais uma vez, parabéns.
Ribeirão engrandece este estado, não tem como não admirar uma cidade com tantos predicados.
Contudo, cabe uma ressalva.

De maneira alguma Ribeirão Preto é mais descentralizada que Campinas, pelo menos se utilizarmos como parâmetro as formas analíticas mais comuns. De qualquer forma utilizarei as duas maiores regiões da periferia de Campinas; Ouro Verde e Campo Grande como foco da comparação tendo como foco Campos Elíseos e Santa Cruz.

1-) Densidade Demográfica - Só os dois maiores pólos periféricos de Campinas (Ouro Verde - 300 mil hab. e Campo Grande - 250 mil hab.) juntos, já são do tamanho de Ribeirão Preto inteira.

2-) Localização - Os extremos localizam-se pelo menos a mais de 20 km do centro.

3-) Logística - Ambos estão intrísecamente ligados à expansão do Aeroporto Internacional da cidade, e abrigam um pólo industrial formado por 6 subdistritos que abrigam dezenas de grandes empresas (Mercedes Benz, CCE, Fedex, etc, absolutamente independentes do teconopólo da cidade) que injetam dinheiro na economia local do bairro, onde o morador tem no mesmo local onde trabalha,os locais onde adquirir adquirir seus bens.
[ ]'s
Ouro Verde e Campo Grande em Campinas não tem NADA, absolutamente nada a ver com Campos Eliseos e Santa Cruz em Ribeirão.
RP por ter 600 mil habitantes é bem mais descentralizada do que CPS com seus 1.050 mi hab, não só proporcionalmente mas também de fato! Mas isso não é pra rivalizar!

Ribeirão é descentralizada por fatores historicos: o centro tem ruas estreitas e por isso o grande comercio jamais ficou restrito a essa região. Além disso a cidade já tem frota de 310 mil veiculos, é impossivel e inviavel imaginar uma fluidez de trafego aceitavel no centro.
 
#14 ·
^^ Infelizmente não tenho fotos minhas, mas vou fazer um thread com fotos da região da Fiuza!

Obrigado pelo comentario, valeu!!

Além disso, de maneira alguma tiro o merito de Campinas aliás, este thread é de Ribeirão Preto!

Conheço o Ouro Verde e Campo Grande em Campinas. A população que vc cita das duas regiões é 60% da população de Campinas ... (1050.000 hab), e além disso ao contrario do que vc diz não ficam nem a 6 km do centro de Campinas, mas são otimas regiões comerciais sim! :eek:kay:

Quando falo sobre RP ser a mais descentralizada do interior, é pelo que EU conheço, e pelas informações que tenho de colegas daqui mesmo do forum!

Hunters@: A Ribeirânia já está na lista também! :D
 
#15 ·
(...) A população que vc cita das duas regiões é 60% da população de Campinas ... (1050.000 hab), e além disso ao contrario do que vc diz não ficam nem a 6 km do centro de Campinas, mas são otimas regiões comerciais sim! :eek:kay:
Só quero fazer uma correção a esta discussão, afinal o thread é de Ribeirão:

O Ouro Verde fica entre 9km e 11km e o Campo Grande, entre 14km e 16km...mas eles só tem comércio local. Comércio diversificado são bancos, magazines, lotéricas, restaurantes, um comércio forte e atrativo para gente de outras áreas da cidade...isto nem OV e nem o CG têm. Campinas é fortemente centralizada, só há descentralização (e não é muito diversificada) em Barão Geraldo, no São Bernardo e talvez no Jardim Aurélia/Vila Teixeira e no Jardim Aeroporto, mas não tenho certeza.

O Campos Elíseos tem um comércio mais diversificado que qualquer bairro não-central de CPS! Isto é fato.
 
#18 · (Edited)
ViajanteRP, Fabius BR

Sem dúvida que o foco do Thread é Ribeirão, longe de mim querer disfocá-lo. Desculpe se pareceu isso em algum momento, mas como conheço Campinas e Ribeirão (mesmo sendo de SP) acho válido alimentar a discussão, que até aqui tem sido extremamente agradável. :)
Trabalho em uma empresa pública federal que presta assessoria a estados e municípios no que tange planejamento urbano, etc, por isso me agrada as peculiaridades de cada cidade. Campinas já ultrapassou ha algum tempo a marca de 1.059.000 que IBGE estipulou há um ano. O Índice RMC de preços (da Metrocamp) já fundamenta seu levantamento mensal levando em conta uma população de 1.100.000 por estimativas do próprio IBGE, de qualquer forma isso é irrelevante.
Questiono um pouco a insistência que algumas pessoas têm em comparar Campinas com Ribeirão, já que são cidades de porte e vocação absolutamente diferentes, e quem conhece as duas sabe muito bem disso.
Fabius, atuei por meses na Região do Ouro Verde, lhe garanto que o comércio de lá (Região da Av. Suaçuna em particular) é grande e diversificado. Tem vários bancos, lotéricas, Extra, Makro (Bandeiras), escolas de inglês, informática, o Horto Shopping Ouro Verde, Magazine Luiza, Hospital e Posto do Inss. O parque industrial dos DIC's por si só possui mais industrias que a maioria das cidades do interior. Não se assemelha de modo algum ao Campos Eliseos de RP. O Ouro Verde é típicamente subúrbio industrial e possui sim bairros, como Jardim Aeronave, Paraíso de Viracopos, etc. que se extendem a quase 20 km do centro. Lembra muito a região de Guaianases aqui em SP. Já o Campos Elíseos em RP, que é sim completo, me lembra muito o centro de São Carlos e felizmente não possui aquela cara de periferia ou subúrbio que os Jardins Ouro Verde e Campo Grande em Campinas têm.
Durante o tempo que estive em Campinas vi como é notório que o Ouro Verde e Campo Grande são discriminados pelos habitantes do restante da cidade que os criticam sem sequer os terem conhecido. Não que este seja o caso aqui, mas algo semelhante ocorre com os bairros distantes de SP.

[]'s
 
#31 · (Edited)
^^Eita :colgate: :D a fiação é um lixo, mas se comparar a Itaquá é chutar o balde hein! :)

Estes bairros não são os melhores em urbanismo nem em loosho da cidade..

São bairros tradicionais e eu quiz mostrar suas particuparidades apenas..

Um dia quando meus amigos foristas de RP se animarem(utopia :colgate:) tiraremos fotos das regiões de RP que a levou a ser considerada CALIFORNIA BRASILEIRA, em homenagem à minha amiga MT!
 
This is an older thread, you may not receive a response, and could be reviving an old thread. Please consider creating a new thread.
Top