search the site
 daily menu » rate the banner | guess the city | one on oneforums map | privacy policy | DMCA | news magazine | posting guidelines

Go Back   SkyscraperCity > Latin American & Caribbean Forums > Brasil > Fóruns Gerais > Infraestrutura e Transporte > Infraestrutura e Transporte > Transporte Rodoviário

Global Announcement

As a general reminder, please respect others and respect copyrights. Go here to familiarize yourself with our posting policy.

Reply

Thread Tools Rating: Thread Rating: 791 votes, 4.99 average.
Old September 3rd, 2010, 06:19 PM   #61
André Vasconcellos
19 - Deodoro / OCZ

André Vasconcellos's Avatar

Likes (Received): 4158

Quote:
Originally Posted by aluz View Post
Me desculpe. Sou totalmente a favor da livre concorrência, mas o modelo não se aplica muito bem a transporte público. Transporte urbano tem que ser fortemente regulamentado e controlado pelo Estado. Caso contrário, forma-se o caos que vemos hoje no Rio.

Se a concorrência levasse a preços baixos e uma rede melhor organizada, seria ótimo, mas ela faz o contrário.

O transporte público, assim como fornecimento de água, de energia elétrica e de telecomunicações, precisam de uma regulação forte, pois se forem deixados ao livre mercado, só estarão disponíveis para os mais ricos e com qualidade precária.
Quando o estado tinha o transporte público na mão é que fez nascer e criou o caos que vemos hoje.Só fato das linhas de ônibus terem sido concedidas até então por permissionárias cedidas as empresas de ônibus fazerem o que bem entenderem com as linhas,e muitas das vezes com o aval de um ineficaz órgão regulamentador que é a Fetranspor,já diz a situação do transporte de ônibus no Rio.E isso se arrastou por mais de 40 anos,já estava na hora de mudar radicalmente e trazer a melhoria aos usuários,assim quando Carlos Lacerda lá nos idos de 64 implantou o modelo de transporte visto até hoje.

Agora o que vemos hoje:o Estado finalizou a CTC-RJ(prefixo 100.0XX e intermunicipal RJ101.0XX),sucumbiu a Flumitrens e a Cia.do Metropolitano para a SuperVia e o grupo Opportrans conhecido por MetrôRio.E o básico que sobrou ao estado,de fiscalizar o serviço e adverter ou penalizar os problemas ocorridos,faz de uma maneira ineficaz,se é que faz algo,ou seja,o dever do Estado é muito mal-cumprido,dando trela as concessionárias fazerem o mesmo.

Neste caso do reordenamento das linhas,a Prefeitura dita as regras do jogo que começa com a homologação das empresas vencedoras da reorganização das linhas,mas basta saber somente se as regras serão seguidas pelos Consórcios,melhor,os times e quando houver faltas os jogadores sejam advertidos e levem um cartão amarelo e,na insistência,cartão vermelho.Resumindo:espero um bom jogo,administrado por um ótimo juiz.

Hard times
Gonna make you wonder why you even try
Hard times
Gonna take you down and laugh when you cry
André Vasconcellos no está en línea   Reply With Quote

Sponsored Links
Old September 3rd, 2010, 07:18 PM   #62
C010T3
Registered User

C010T3's Avatar

Likes (Received): 1630

Quote:
Originally Posted by André Vasconcellos View Post
aval de um ineficaz órgão regulamentador que é a Fetranspor
A Fetranspor não é órgão regulador...
C010T3 no está en línea   Reply With Quote
Old September 4th, 2010, 12:47 AM   #63
André Vasconcellos
19 - Deodoro / OCZ

Quote:
Originally Posted by C010T3 View Post
A Fetranspor não é órgão regulador...

Olha aí,que engano rsrsrs

Hard times
Hard times
Old September 10th, 2010, 03:19 PM   #64
raffasoares
Rafael Soares

raffasoares's Avatar

Likes (Received): 6101

Quotado do thread do Bilhete Único

Quote:
Bilhete Único Carioca poderá ser usado em trem, metrô e barca, além de ônibus, a partir de 30 de novembro
Publicada em 09/09/2010 às 23h40m
Selma Schmidt

RIO - No dia 30 de novembro, um mês depois de o Bilhete Único Carioca (R$ 2,40 por duas horas) ser implantado nos ônibus municipais do Rio, terá início a integração dos coletivos da cidade com o metrô, os trens e as barcas. A informação é do presidente do Rio Ônibus (sindicato que reúne as empresas da capital), Lélis Teixeira. Até lá, serão feitos os acertos entre o governo do estado e a prefeitura, para estipular os preços das tarifas de integração.

Outra novidade anunciada por Lélis é que quem já tem bilhete único intermunicipal (cerca de 1,2 milhão de usuários) ou vale-transporte (700 mil na capital) não precisará se cadastrar para usufruir dos benefícios do Bilhete Único Carioca. Mais que isso: a partir de 30 de outubro, poderá utilizar seus cartões também nos ônibus municipais. O mesmo vale para os futuros portadores de bilhetes municipais, que poderão usá-los em linhas intermunicipais. Só que, neste caso, pagarão R$ 4,40 para embarcar em dois meios de transporte num intervalo de até duas horas e meia entre a passagem pelas catracas.

- O produto será o mesmo. Só com uma roupa diferente - explica Lélis. - Os usuários poderão ter um só cartão, intermunicipal, municipal ou vale-transporte. Será um cartão por CPF.

Um cartão por CPF, para quem não tem

Como os intermunicipais, os cartões municipais serão confeccionados pela RioCard. Diretor-executivo de negócios da empresa, Edmundo Fornasari, informa que os interessados no Bilhete Único Carioca deverão cadastrar seu CPF. A partir de 10 de outubro isto poderá ser feito pela internet (possivelmente através do site wwwriobilheteunico.com.br ) ou num dos sete postos que serão criados, na Central, no Largo da Carioca, em Copacabana, em Campo Grande, em Bangu, na Barra (Terminal Alvorada) e em Madureira.

- Quem fizer o cadastramento pela internet, receberá o cartão pelos Correios. A vantagem é que poderá acessar o sistema 24 horas. Ao receber o cartão, deverá desbloqueá-lo, pelo site ou por telefone - esclarece Fornasari. - Nos postos de atendimento, o usuário se cadastra e recebe o bilhete na hora.

Para carregar o bilhete, uma opção é usar a internet, imprimir um boleto e pagá-lo em qualquer banco. Há ainda a possibilidade de carregar os bilhetes numa das 12 lojas do Rio Ônibus.

Com a integração de todos os modais em 30 de novembro, será possível um passageiro, usando um único cartão, se beneficiar das vantagens dos bilhetes intermunicipal e municipal embarcando em quatro veículos. Ele poderá, por exemplo, em duas horas e meia, pegar um ônibus de Maricá para o Centro, do Centro para Copacabana (R$ 4,40), de Copacabana para para o Leblon, e do Leblon para São Conrado (R$ 2,40).

Está prevista para o dia 17 a assinatura do contrato da prefeitura com os consórcios vencedores da licitação para o transporte por ônibus da cidade. Os consórcios Internorte, Intersul, Transcarioca e Santa Cruz, porém, assumem a operação do sistema em 30 de outubro, data em que o Bilhete Único Carioca começa a valer.

- O bilhete do Rio é diferente do de São Paulo e do de Belo Horizonte. Aqui as empresas não receberão subsídios e precisarão reduzir seus custos. Como não haverá concorrência, uma forma de diminuir custos é através da racionalização. Ou seja, retirando veículos onde eles estão em excesso, na Zona Sul, e colocando mais onde faltam coletivos, na Zona Oeste. Acredito que, logo no início da implantação do bilhete único municipal, já comece a racionalização dos ônibus - prevê Lélis.

Fonte: http://oglobo.globo.com/rio/transito...-917597884.asp
raffasoares no está en línea   Reply With Quote
Old September 10th, 2010, 09:30 PM   #65
Adrecal
Registered User

Likes (Received): 3135

O edital de licitação dividirá a cidade em cinco regiões. Para a região 1 (Centro e área portuária), considerada destino, não poderão ser apresentadas propostas. Os percursos dessa área entrarão no bloco da região 2 (Zona Sul, Tijuca e adjacências). Na região 3, estão incluídos 83 bairros da Zona Norte e na região 4, Barra, Jacarepaguá e adjacências. Para ônibus que integram regiões, prevalece aquela com maior número de embarques. As empresas poderão concorrer em duas ou mais regiões, mas só poderão assumir uma delas. As melhores propostas para as quatro áreas serão escolhidas levando em conta critérios de melhor técnica (consórcio com mais condições de assumir as linhas e cumprir as metas) e maior oferta pela outorga da concessão. Não é fixado um valor mínimo para a contrapartida, a ser repassada à prefeitura em 36 parcelas mensais, a partir da assinatura do contrato. A concessão pode ser renovada por mais 20 anos, também mediante outorga. O edital inclui os três corredores expressos (Bus Rapid Transit, ou BRTs): TransCarioca (ligando a Barra à Penha), TransOeste (entre Barra e Guaratiba) e TransOlímpica (entre Barra e Deodoro). Serão feitos acordos entre os vencedores para operar os BRTs que interligarão áreas distintas da licitação .

Com a vitória da Pegasus (5), Redentor (4) e Lourdes (3). Como ficará a situação dos BRT´s ?
Será criado um novo consorcio por BRT?

Lembro qeu efetivamente o primeiro a sair é o TransOeste em 2012, que passa entrea a região 4 e com cinco pontos inclusive um terminal na RTR 5.
Adrecal no está en línea   Reply With Quote
Old September 10th, 2010, 09:36 PM   #66
Adrecal
Registered User

Likes (Received): 3135

fiz questão de chamar pelo nome conhecido e não essa fantasia de Consorcio Santa Cruz, TrasnCarioca,....
Adrecal no está en línea   Reply With Quote
Old September 17th, 2010, 07:29 PM   #67
Rodrjgw
Fashion

Rodrjgw's Avatar

Likes (Received): 2482

17/09/2010 13h00 - Atualizado em 17/09/2010 13h00
Prefeitura do Rio assina contrato com vencedores da licitação dos ônibus

http://g1.globo.com/rio-de-janeiro/n...os-onibus.html

Bem, já q a máfia continua, poderia ao menos integrar a gestão dos ônibus (e dos transportes) de toda RMRJ. Pra mim não faz sentido cada prefeitura regularizar o seu sistema, tem q ser uma gestão intermunicipal metropolitana...
Rodrjgw no está en línea   Reply With Quote
Old September 17th, 2010, 07:39 PM   #68
Nighto
Registered User

Nighto's Avatar

Likes (Received): 5265

(notícia do post acima)

Quote:
17/09/2010 13h00 - Atualizado em 17/09/2010 13h00
Prefeitura do Rio assina contrato com vencedores da licitação dos ônibus
Cidade foi dividida em quatro áreas e veículos terão cores diferentes.
Novo sistema começa a valer em outubro junto com o Bilhete Único Carioca.

O prefeito do Rio, Eduardo Paes, assinou nesta sexta-feira (17) o contrato com os quatro consórcios vencedores da licitação para operar os ônibus municipais nos próximos 20 anos. A capital foi dividida em quatro áreas e os veículos terão cores diferentes, representando cada uma delas.

Com a assinatura, as empresas de ônibus terão status de concessionárias e serão passíveis de sanções por parte da prefeitura, em caso do descumprimento das regras, como a má prestação de serviços.

Outras mudanças, além das cores padrões, estão previstas como a implantação de câmeras de vídeo, tacógrafos eletrônicos e o uso do rastreador GPS para acompanhar a movimentação da frota. Algumas linhas de ônibus também devem ser remanejadas de áreas onde há excesso de veículos para regiões onde o transporte é precário.

Modelo de Ônibus novo no RioCor dos ônibus será definida de acordo com área de circulação. (Foto: Divulgação/Prefeitura do Rio)

Novidades em outubro
O novo sistema começa a funcionar no dia 30 de outubro, juntamente com o Bilhete Único Carioca. A passagem também subirá para R$ 2,40, no entanto, portadores do cartão de integração poderão pegar uma segunda condução em um intervalo de duas horas sem pagar mais por isso. A integração não vale para ônibus especiais (com ar-condicionado).

Terminais também serão reformados
Segundo a Secretaria Municipal de Transportes também estão previstas a remodelação dos terminais rodoviários, com instalação de novos sanitários nos pontos finais e equipamentos de fiscalização.

Até 2016, toda a frota de ônibus da cidade deverá ser renovada.
Eu curti a unificação de cores, acho isso um ótimo passo para a organização da cidade.

[]s
Nighto no está en línea   Reply With Quote
Old September 17th, 2010, 07:49 PM   #69
celosantos
Registered User

celosantos's Avatar

Likes (Received): 1

Quote:
Originally Posted by Nighto View Post
(notícia do post acima)

Eu curti a unificação de cores, acho isso um ótimo passo para a organização da cidade.

[]s
Nighto, o que ficou faltando (que é importante também, ao meu ver) é um remanejamento dos motoristas de onibus (todos ruins) e também dos modelos dos ônibus, que deveriam ser iguais aos novos do Metrô, que "abaixam" para pegar os passageiros e depois, "levantam" para seguir viagem. (Esqueci o nome deste tipo de ônibus).

Agora, quanto a cor, eu acho que vai dar realmente um ar de "cidade séria" ao Rio de Janeiro, já que os nossos ônibus são uma bagunça.

Outra, não foi proposto uma unificação de padrões?
- Ônibus com cobradores SEMPRE e SEMPRE do mesmo lado, para facilitar o acesso dos usuários;
- Ônibus com câmbio automático, impedindo que nós, pobres usuários;
sejamos tratados como feno ou alfafa, tamanha as paradas bruscas que eles fazem entre parar e andar com os coletivos;
- Modelos de ônibus menos poluentes;

Faltou alguma coisa?

http://www.twitter.com/celosantos
celosantos no está en línea   Reply With Quote
Old September 17th, 2010, 10:59 PM   #70
GilsonBarros
Thiago Agom

GilsonBarros's Avatar

Likes (Received): 287

Isso deve acontecer sim, até o fim do prazo de adequação das empresas.
Old September 17th, 2010, 11:01 PM   #71
celosantos
Registered User

celosantos's Avatar

Alguém confirma a informação do Gilson?

Por que nos jornais os pontos que eu explanei acima não foram nem mencionados.

Old September 17th, 2010, 11:02 PM   #72
celosantos
Registered User

celosantos's Avatar

Ah, faltou uma coisa: o fim dos "micro ônibus".

Old September 17th, 2010, 11:27 PM   #73
GilsonBarros
Thiago Agom

GilsonBarros's Avatar

Likes (Received): 287

Mas, na zona oeste eu defendo a continuação dos micros. As vezes não tem necessidade de colocar um ônibus grande para linhas como a 837 por exemplo, Campo Grande x Conjunto da Marinha, os micros atendem. Melhor do que ficar um ônibus grande semi ocupado.
Em relação a adequação da frota, quero retificar que estou supondo que isso irá acontecer.
Old September 17th, 2010, 11:29 PM   #74
celosantos
Registered User

celosantos's Avatar

Gilson,

Pode ser que esta linha seja desativada, onde outra, com maior extensão seja colocada.

Ou seja, se prepare para tudo, depois desta licitação.

Old September 17th, 2010, 11:40 PM   #75
raffasoares
Rafael Soares

raffasoares's Avatar

hummm... acho que outra de maior extensão não sairia. Com o BU, a meu ver, a tendência é que as extensões dos trajetos diminuam. Mais trajetos, porém mais curtos. O mix de trajetos O >>> D aumentam consideravelmente com 2 passagens pelo preço de 1. Outra coisa é que será a Prefeitura que definirá os futuros traçados, para ela é menos interessantes longos trajetos.

Lógico, tudo isso é se considerando as CNTP's...
Old September 17th, 2010, 11:51 PM   #76
Nighto
Registered User

Nighto's Avatar

Likes (Received): 5265

Eu acredito que o maior potencial do remanejamento das linhas com o bilhete único é justamente a diminuição dos intervalos, diminuindo a superposição de linhas. Ao invés do usuário esperar ônibus específicos, poderia pegar qualquer um e esperar nos terminais, com mais conforto.

[]s
Nighto no está en línea   Reply With Quote
Old September 18th, 2010, 01:07 AM   #77
raffasoares
Rafael Soares

raffasoares's Avatar

Quote:
Originally Posted by Nighto View Post
Eu acredito que o maior potencial do remanejamento das linhas com o bilhete único é justamente a diminuição dos intervalos, diminuindo a superposição de linhas. Ao invés do usuário esperar ônibus específicos, poderia pegar qualquer um e esperar nos terminais, com mais conforto.

[]s
Sim... com mais trajetos.
Vamos nos lembrar que os trajetos não devem ser apenas entre as Regiões 1, 2, 3 e 4, mas também, dentro das próprias regiões. Por isso cogitei o mix de trajetos curtos, não apenas de um terminal a outro.
Old September 18th, 2010, 01:40 AM   #78
André Vasconcellos
19 - Deodoro / OCZ

Pintura Padronizada: vocês são a favor ou contra??

O autor das mudanças:

O que muda: Tudo.

Como identificar:

Os detalhes do ônibus da foto em azul são variáveis da região de atuação da linha.

A pintura padronizada sim sairá caro aos bolsos das empresas,mas o que vi foi que a pintura adotada no restante do ônibus(branco e creme) vai compensar.Posso estar errado mas tintas dessa coloração são bem baratas e já existente nos estoques da empresa,afinal a tinta na qual muitas empresas pintam seus ônibus antes de vendê-los ou repintá-los ora pois é branco

A busologia saiu contra a padronização pois assim dizem que a pintura variada trazia um colorido a cidade,atraindo até gente de fora para vê-las( como diz aquele bordão do Pânico na Tv, "hunnn,será?" ),e usam também a padronização como o melhor meio para expor insatisfações com o prefeito Eduardo Paes( que digamos está organizando o Rio de Janeiro depois das gestões do César FezNadaMaia ).Pretendem fazer abaixo-assinado contra e até protesto.

Eu lamento que grandes pinturas vão deixar de existir de tal maneira.Mas espero que a mudança aconteça, e que venham as melhorias.

P.S.: O ônibus das fotos,um Marcopolo Torino G7 VW 17-230 EOD, é da Real Auto Ônibus.Na primeira tentativa de padronização de pintura lá nos idos de 1995,com os famosos ônibus canarinho a Real repintou tudo.Depois a padronização caiu e a Real adotou como nova pintura esta da padronização canarinho por sair muito caro repintar tudo num novo padrão visual.Ou seja,ela tem história com relação a pintura padronizada...

Hard times
Hard times
Old September 18th, 2010, 01:47 AM   #79
FISCHERZIN
Registered User

FISCHERZIN's Avatar

Likes (Received): 20

TOTALMENTE a favor.. embora ache essa pintura um pouco tosca, é definitiva? podia se inspirar no onibus do metrô na superficio, muito linda
FISCHERZIN no está en línea   Reply With Quote
Old September 18th, 2010, 01:53 AM   #80
C010T3
Registered User

C010T3's Avatar

Likes (Received): 1630

Quote:
Pintura Padronizada: vocês são a favor ou contra?
Eu sou contra, no entanto, reconheço a dificuldade de encontrar uma combinação de cores que faça sentido como as das empresas separadas de agora. Vai haver reorganização de linhas no futuro e nisso não cabe o esquema atual.

Quote:
A busologia saiu contra a padronização pois assim dizem que a pintura variada trazia um colorido a cidade,atraindo até gente de fora para vê-las( como diz aquele bordão do Pânico na Tv, "hunnn,será?" ),e usam também a padronização como o melhor meio para expor insatisfações com o prefeito Eduardo Paes( que digamos está organizando o Rio de Janeiro depois das gestões do César FezNadaMaia ).Pretendem fazer abaixo-assinado contra e até protesto.
Sim, sempre achei a variedade bonita, além de prática para os locais. O que traz união de verdade é a integração tarifária, não a padronização visual.
Só espero que, com a reorganização das linhas, a numeração das linhas não deixe de fazer sentido como a atual.
C010T3 no está en línea   Reply With Quote

Reply

Tags
ônibus, rio de janeiro

Thread Tools
Rate This Thread
Rate This Thread:

Posting Rules