search the site
 daily menu » rate the banner | guess the city | one on oneforums map | privacy policy | DMCA | news magazine | posting guidelines

Go Back   SkyscraperCity > Latin American & Caribbean Forums > Brasil > Fóruns Gerais > Infraestrutura e Transporte > Infraestrutura e Transporte > Transporte Rodoviário

Global Announcement

As a general reminder, please respect others and respect copyrights. Go here to familiarize yourself with our posting policy.

Reply

Thread Tools Rating: Thread Rating: 17 votes, 5.00 average.
Old July 27th, 2014, 11:28 PM   #21
carl_Alm
Brazil

carl_Alm's Avatar

Likes (Received): 12775

Quote:
Originally Posted by Levita_ndo View Post
E as estações, que deveriam ser no "canteiro central", ficarão onde?
As estações continuam no canteiro central, estamos falando da busway do final do trajeto...

Sponsored Links
Old July 27th, 2014, 11:54 PM   #22
Levita_ndo
Registered User

Levita_ndo's Avatar

Likes (Received): 2400

Que canteiro central? O trecho da Av. ACM não tem.
Desculpe a insistência. Eu realmente não entendi.
Levita_ndo no está en línea   Reply With Quote
Old July 28th, 2014, 03:49 AM   #23
DantasSSA
Registered User

DantasSSA's Avatar

Likes (Received): 439

Quote:
Originally Posted by carl_Alm View Post
Sistema de BRT é de capacidade média, de 25 mil a até (em sistemas extremamente bem articulados) 36 mil passageiros por hora por sentido. Existem sistemas que carregam mais que isso, mas em situação crítica. Um bom exemplo do que não fazer em um sistema de BRT, temos o MOVE, em BH. Ainda está em testes, mas já encontra muita dificuldade de carregamentos em alguns corredores do sistema, justamente por conta da demanda.

Qual é a demanda daqui para o horário de pico entre Lapa e LIP?
Será que vai ser ruim assim aqui também?

Esperar mais de meia hora para embarcar é o fim...
DantasSSA no está en línea   Reply With Quote
Old July 28th, 2014, 03:51 AM   #24
carl_Alm
Brazil

carl_Alm's Avatar

O MOVE ainda está em testes, mas já podemos prever que as coisas não será como o 'planejado'...

Caio Varela liked this post
carl_Alm no está en línea   Reply With Quote
Old July 28th, 2014, 02:59 PM   #25
rodrigorc
BANNED

Likes (Received): 2218

Quote:
Que canteiro central? O trecho da Av. ACM não tem.
Desculpe a insistência. Eu realmente não entendi.
O trecho da ACM, o canteiro de central passa a ser lateral a partir do antigo Teresa de Lisieux(parque da cidade), até a praça da frente do iguatemi.

O BRT deveria/poderia continuar por alí e continuar o usando o córrego como guia, pois na ACM perderíamos duas pistas por causa do BRT.

Levita_ndo liked this post
rodrigorc no está en línea   Reply With Quote
Old July 31st, 2014, 01:52 AM   #26
GLeal_SSA
Registered User

Likes (Received): 1534

Quote:
Originally Posted by rodrigorc View Post
O trecho da ACM, o canteiro de central passa a ser lateral a partir do antigo Teresa de Lisieux(parque da cidade), até a praça da frente do iguatemi.

O BRT deveria/poderia continuar por alí e continuar o usando o córrego como guia, pois na ACM perderíamos duas pistas por causa do BRT.
1 bilhão para ainda perder duas pistas da ACM ! Como disse o colega.. Macacos me mordam mesmo!

Se não for para cobrir TODOS os córregos do caminho, eu sinceramente não imagino como esse negócio pode custar tanto assim! Uma vez me disseram que um metrô subterrâneo custa, em média, 100 milhões por km. Se isso tiver próximo da realidade, nosso BRT sairá mais caro que metrô subterrâneo. Ta certo isso Arnaldo?

mazzonao liked this post
GLeal_SSA no está en línea   Reply With Quote
Old October 10th, 2014, 11:56 PM   #27
Marcio Borges
Marcio Borges

Marcio Borges's Avatar

Likes (Received): 1287

Valor absurdo, "Só se vêe na Bahia"

Nada contra o projeto, porem tudo contra o preço do projeto! O km disso aí e o preço de metro de superfície, estamos em um momento em que a sociedade quere redução da tabela do imposto de renda, reforma tributário o que acarretara repasse do governo federal aos municípios, ou seja, uma grana dessa tem que ser bem otimizada pois não será sempre que contaremos com esses recursos! Puts, pense em um absurdo, na Bahia existe procedentes!
Marcio Borges no está en línea   Reply With Quote
Old October 11th, 2014, 01:21 AM   #28
Slifer

Slifer's Avatar

Likes (Received): 11196

Quote:
Originally Posted by carl_Alm View Post
O MOVE ainda está em testes, mas já podemos prever que as coisas não será como o 'planejado'...
Vai virar off, peço perdão, será um post só.

Mas só pra clarificar: o MOVE não está em 'testes' hoje e não estava naquela época. Teste foi só em março/abril. Atualmente as próximas fases foram suspensas devido a falta de frota, onde as empresas irão comprar mais ônibus e pelo desejo da BHTrans de aprimorar o que já foi implantado.

Também posso garantir que foi-se o tempo dessa zona aí do vídeo, onde sobrava gente do lado de fora e você lutava pra entrar em um ônibus. O headway de várias linhas foi reduzido pra ir de encontro com a demanda atual - nas principais linhas você não espera mais do que 10 minutos pra embarcar.

Quanto a não ser como o 'planejado', depende do que você quis dizer. Se estiver falando da 'solução' do transporte coletivo de BH, não, o MOVE sozinho não é a solução. Aliás, se o metrô não sair do papel, a própria prefeitura já admitiu que o sistema entra em colapso por volta de 2020, e por causa disso alguns veem o sistema como 'gambiarra', quando na verdade ele é um complemento ao metrô. O problema é quando o metrô fica pronto..

carl_Alm, Caio Varela liked this post
Slifer no está en línea   Reply With Quote
Old November 7th, 2014, 03:18 AM   #29
Joao_Silva
Registered User

Joao_Silva's Avatar

Likes (Received): 3079

Trazendo do thread do Metrô de SSA:

Quote:
Originally Posted by The Dark Night View Post
Ranis, vc conhece Salvador? Conhece as avenidas de Salvador?

Se não, sugiro então que vá no Google Earth, no Maps ou no Street View e dê uma olhada nas avenidas citadas. Todas elas são av consolidadas na cidade, já são quase exclusiva para ônibus e o projeto do BRT vai usar exatamente essas "3 avenidas prontas": sem desapropriações relevantes, sem precisar construir do zero uma nova avenida, sem túneis, sem inventar a roda (só viadutos claro, que os políticos e as empreiteiras de sempre tanto gostam) tudo ao custo de módicos R$ 800 milhões para somente 8,6km de BRT.

Em tempo:
BRT Transoceanica no Rio com 9,3km (sendo 1,3km de túnel) = R$ 359 milhões
BRT Antonio Carlos/ Pedro I em BH com 16km = R$ 588 milhões
BRT Lapa-Lip em SSA com 8,6km = 800 milhões.

Vc que parece gostar do assunto Transportes vai notar que a questão aqui não é "trenzinhi bunitinho da Zoropa" nem birrinha partidária "não quero esse BRT de Neto e do DEM" e sim a forma como ele foi feito. Aproveita e dá uma olhada no "belo" projeto também.
Quote:
Originally Posted by Fabio Peixoto View Post
TB n sou a favor deste brt lapa - iguatemi por ser extremamente invasivo, essas estações suspensas são maiores e interferem mais na paisagem q os elevados do metrô linha1. Como já existe metrô ligando ao iguatemi sugiro apenas q se implante faixas exclusivas de ônibus comuns assim como já existe na Vasco da gama, temos q ter em mente q o sistema de ônibus de salvador já vai melhorar a partir de 2015 com nova frota e roteiros. Quanto ao valor do brt de 1 bilhao n eh pq vão construir os vários viadutos ao longo do percurso e o tal mergulhão ao lado do iguatemi? Inclusive, ao invés de se criar muitos viadutos pq n se criam mais mergulhões preservando a paisagem? Tem locais q da p fazer isso pq o córrego passa longe.
Quote:
Originally Posted by GLeal_SSA View Post
Você está certo.. esse argumento realmente não vale! Inclusive o caminho que o BRT irá fazer é muito importante e dos mais críticos da cidade (quem pega a Juracy Magalhães depois de 5 da tarde sabe do que falo).
O problema, pra mim, são os viadutos e estações suspensas! Eu entendo o raciocínio de Neto, que é de tornar fluído não só o caminho do BRT, mas também os dos automóveis e é JUSTAMENTE AÍ QUE ELE ERRA.
O projeto seria bem mais barato se fizesse só a faixa separada e contínua, sem viaduto algum; e quando o BRT fosse passar, que se fechem os semáforos para os carros. Isso é valorizar o transporte público em detrimento do individual. Com o tempo, os apressados de carro migrariam para o BRT (nesse trajeto), pois veriam a economia de tempo que teriam, e daí aos poucos o trânsito dos carros iria diminuir, alcançando, FINALMENTE, um equilíbrio no tráfego, sem necessidade de viadutos.
Nessa forma proposta por mim, iria se economizar muito, o suficiente, acho eu, para que esse trajeto fosse de VLT e não BRT, permitindo a conexão com o VLT do comércio que planeja chegar até a LAPA.
Imaginem! Pegar um VLT do Rio Vermelho até o Comércio, que fantástico que seria!!!!
1. Em minha opinião, o maior problema desse BRT é esse elevado na Juracy/ACM, que simplesmente vai acabar com essas avenidas. Isso é um contrassenso, já que o resto do mundo está na direção de destruir essas estruturas. Perto de nós, o RJ fez isso com a Perimetral e o PDDU de SP prevê a desativação do Minhocão.

2. O custo por km, realmente, é alto, mas, como explicado, além dos viadutos, será construída uma via expressa da Lapa ao Iguatemi para carros.

3. Pessoalmente, não concordo com a ideia de sufocar o transporte individual para resolver o problema do trânsito ou do transporte público. Nada mais racional do que aproveitar as intervenções e beneficiar a todos.

4. É a mesma coisa que o Estado está fazendo nos corredores transversais (vias de trânsito rápido e faixas exclusivas de ônibus).

5. Contudo, se não dá pra fazer isso no solo, que se pense em outras intervenções. O que vão fazer com ACM e Juracy, repito, é um crime.

6. No mais, chama a atenção a apatia dos soteropolitanos. Vão fazer uma monstruosidade dessas numa região nobre e ninguém tá nem aí. Vá tentar fazer algo assim em Higienopolis ou no Leblon pra ver o que acontece.

7. O VLT, realmente, seria belíssimo na região, mas é inviável para a PMS. Ela entregou os trens do Subúrbio por não ter $ para mantê-lo. O BRT, além de não precisar de subsidio, ainda gerou arrecadação (valor de outorga).

carl_Alm, Caio Varela liked this post
Joao_Silva no está en línea   Reply With Quote
Old November 7th, 2014, 03:24 AM   #30
GLeal_SSA
Registered User

Likes (Received): 1534

Quote:
Originally Posted by Joao_Silva View Post
Trazendo do thread do Metrô de SSA:

6. No mais, chama a atenção a apatia dos soteropolitanos. Vão fazer uma monstruosidade dessas numa região nobre e ninguém tá nem aí. Vá tentar fazer algo assim em Higienopolis ou no Leblon pra ver o que acontece.

7. O VLT, realmente, seria belíssimo na região, mas é inviável para a PMS. Ela entregou os trens do Subúrbio por não ter $ para mantê-lo. O BRT, além de não precisar de subsidio, ainda gerou arrecadação (valor de outorga).
Ponto 6 - João, ninguém nem sabe sobre isso que discutimos. Nem 1% da população sabe, já que a imprensa nunca toca no assunto (dos elevados), somente fala BRT da prefeitura blablabla. Já desisti de ver isso levantado em algum lugar que exija, PELO MENOS, uma explicação da prefeitura.

Ponto 7 - Gerou outorga? como assim? A outorga para o serviço de transporte público que gerou os 180 milhões não incluiu a concessão para o trecho de BRT não, pelo menos acho eu. Se for pra fazer sem elevados, acho que da pra uma linha de VLT de 8km (chutômetro, deixo aos técnicos a análise). Não quero que sufoque o transporte individual, mas com a farinha pouca, o pirão do transporte público primeiro, heheh. Não da pra gastar em mergulhões para carros (pra evitar os elevados) se nem um transporte nota 6 nós temos!
GLeal_SSA no está en línea   Reply With Quote
Old November 7th, 2014, 04:02 AM   #31
Joao_Silva
Registered User

Joao_Silva's Avatar

Likes (Received): 3079

Quote:
Ponto 6 - João, ninguém nem sabe sobre isso que discutimos. Nem 1% da população sabe, já que a imprensa nunca toca no assunto (dos elevados), somente fala BRT da prefeitura blablabla. Já desisti de ver isso levantado em algum lugar que exija, PELO MENOS, uma explicação da prefeitura.
Que o cidadão médio não saiba, tudo bem. Mas os moradores/proprietários da região tinham a obrigação de saber o que tá em curso. Em Higienopolis, por exemplo, nem se sabia como seria o projeto de metrô, mas as associações de moradores já reclamavam. (Não entro no mérito da discussão lá, apenas no fato de que ela existiu.)

Quote:
Ponto 7 - Gerou outorga? como assim? A outorga para o serviço de transporte público que gerou os 180 milhões não incluiu a concessão para o trecho de BRT não, pelo menos acho eu. Se for pra fazer sem elevados, acho que da pra uma linha de VLT de 8km (chutômetro, deixo aos técnicos a análise). Não quero que sufoque o transporte individual, mas com a farinha pouca, o pirão do transporte público primeiro, heheh. Não da pra gastar em mergulhões para carros (pra evitar os elevados) se nem um transporte nota 6 nós temos!
Sim. A licitação do STCO já incluiu futuras linhas de BRT.

Como disse, a questão é: qual o custo mensal de manutenção dessa "belezinha" e que teria de sair do Orçamento do Município? Ele não conseguiu manter uma linha de trens velhos, quanto mais...
Old November 7th, 2014, 06:19 AM   #32
carl_Alm
Brazil

carl_Alm's Avatar

A linha de trem do subúrbio é subutilizada por causa da falta de integração com outros modais e do traçado.
Esse BRT será bem vindo, só não concordo com os elevados do tipo perimetral. Não há a mínima necessidade disso. Basta fazer um mergulhão na altura do hiper posto e alguns viadutos simples para retorno, não é preciso uma via expressa nesta região para o trasporte individual, ainda mais elevada.

GLeal_SSA, Caio Varela liked this post
carl_Alm no está en línea   Reply With Quote
Old November 10th, 2014, 01:22 AM   #33
DantasSSA
Registered User

DantasSSA's Avatar

Likes (Received): 439

Quem puder ir às reuniões do Salvador 500 nas regiões afetadas, se der, puxe o assunto "Elevados do BRT" e poste as impressões.

A agenda se encontra no documento
http://www.plano500.salvador.ba.gov.br/img/oficinas.pdf

O bom é que os encontros são às 18 horas (na prática começam às 19h).

Não gostaria presenciar a construção e futura demolição destes elevados horrorosos.

Pessoa03 liked this post
DantasSSA no está en línea   Reply With Quote
Old November 10th, 2014, 06:48 AM   #34
lusorod
LUSOROD

lusorod's Avatar

Likes (Received): 1093

estou torcendo pra que isso não demore 10 anos pra ficar pronto!

((((((((((MUITO AMOR NA SUA ALMA))))))))))))))))
lusorod no está en línea   Reply With Quote
Old November 10th, 2014, 07:49 AM   #35
Slifer

Slifer's Avatar

Likes (Received): 11196

Pois eu espero que nunca saia do papel. Pelo menos não com esse projeto atual que é tosco e caro.

Luisdudu1 liked this post
Slifer no está en línea   Reply With Quote
Old November 12th, 2014, 05:09 PM   #36
Fabio Peixoto
Registered User

Likes (Received): 2052

O BRT Lapa-Iguatemi não pode sair do jeito que está, estes elevados são uma afronta à paisagem da região. Com mergulhões de retorno e alguns viadutos pontuais poderemos ter a mesma eficiência sem tanta agressão visual. Naquela região com canteiro central apertado poderemos usar a área do córrego para extensão das vias. Não sei qual a viabilidade técnica disso, mas sei que é possível assim como se fez na vasco da gama com as vias de rolamento para ônibus sobre o córrego. No entanto as faixas do BRT permaneceriam no meio

A nova concessão para ônibus coletivo de Salvador mudará muita coisa e para mim a mais importante será a implementação do controle de tráfego por GPS o que poderá se estender para apps de celular com os horários de cada linha nos respectivos pontos, assim como ocorre no app "Salvador vai de bike", espero ansiosamente por isso!!! INFELIZMENTE NÃO TEREMOS AR CONDICIONADO NOS ÔNIBUS

Serão apenas 3 empresas ou consórcios de ônibus divididos em 3 regiões: subúrbio, miolo e orla nas cores amarela, verde e azul, respectivamente. A entrada será pela frente. Suponho que teremos grandes mudanças de trajeto das linhas atuais com integração às linhas de metrô (a população terá que fazer um esforço para se adaptar). Lembrando que já teremos metrô até o iguatemi até final de 2015. O metrô passará pelas faixas exclusivas de ônibus atuais do detran até a LIP, passando pela estação iguatemi em cima do córrego/esgoto, ou seja, as linhas de ônibus não mais passarão por ali, terão que compartilhar as faixas com os carros na pista.

Todos os pontos de ônibus serão padronizados e cobertos (aleluia!!!). Devido ao risco de vandalismo, os painéis eletrônicos nos pontos, informando quantos minutos faltam para a chegada do coletivo, ainda estão sob estudo.

Albrco, Caio Varela liked this post

Last edited by Fabio Peixoto; November 12th, 2014 at 05:27 PM.
Fabio Peixoto no está en línea   Reply With Quote
Old November 12th, 2014, 06:44 PM   #37
Levita_ndo
Registered User

Levita_ndo's Avatar

Likes (Received): 2400

Quote:
Todos os pontos de ônibus serão padronizados e cobertos (aleluia!!!). Devido ao risco de vandalismo, os painéis eletrônicos nos pontos, informando quantos minutos faltam para a chegada do coletivo, ainda estão sob estudo.
Estimar o tempo de chegada do ônibus no Brasil é piada! O melhor mesmo é fazer um aplicativo QUE FUNCIONE informando a posição do veículo e a intensidade do tráfego na via (esse já existe) que ele vai percorrer.
Levita_ndo no está en línea   Reply With Quote
Old November 12th, 2014, 11:38 PM   #38
Albrco
Registered User

Albrco's Avatar

Likes (Received): 1203

Quote:
O BRT Lapa-Iguatemi não pode sair do jeito que está, estes elevados são uma afronta à paisagem da região. Com mergulhões de retorno e alguns viadutos pontuais poderemos ter a mesma eficiência sem tanta agressão visual. Naquela região com canteiro central apertado poderemos usar a área do córrego para extensão das vias. Não sei qual a viabilidade técnica disso, mas sei que é possível assim como se fez na vasco da gama com as vias de rolamento para ônibus sobre o córrego. No entanto as faixas do BRT permaneceriam no meio

A nova concessão para ônibus coletivo de Salvador mudará muita coisa e para mim a mais importante será a implementação do controle de tráfego por GPS o que poderá se estender para apps de celular com os horários de cada linha nos respectivos pontos, assim como ocorre no app "Salvador vai de bike", espero ansiosamente por isso!!! INFELIZMENTE NÃO TEREMOS AR CONDICIONADO NOS ÔNIBUS

Serão apenas 3 empresas ou consórcios de ônibus divididos em 3 regiões: subúrbio, miolo e orla nas cores amarela, verde e azul, respectivamente. A entrada será pela frente. Suponho que teremos grandes mudanças de trajeto das linhas atuais com integração às linhas de metrô (a população terá que fazer um esforço para se adaptar). Lembrando que já teremos metrô até o iguatemi até final de 2015. O metrô passará pelas faixas exclusivas de ônibus atuais do detran até a LIP, passando pela estação iguatemi em cima do córrego/esgoto, ou seja, as linhas de ônibus não mais passarão por ali, terão que compartilhar as faixas com os carros na pista.

Concordo em relação à solução para aquele trecho com canteiro central reduzido, pq se os BRTs tirarem uma faixa da pista vai piorar o transito naquela região.

Tb me preocupa o fato dos ônibus perderem a faixa exclusiva na ligação iguatemi-paralela, o que pode ocasionar piora no trânsito.
Albrco no está en línea   Reply With Quote
Old November 12th, 2014, 11:42 PM   #39
Fabio Peixoto
Registered User

Quote:
Originally Posted by Albrco View Post
Concordo em relação à solução para aquele trecho com canteiro central reduzido, pq se os BRTs tirarem uma faixa da pista vai piorar o transito naquela região.

Tb me preocupa o fato dos ônibus perderem a faixa exclusiva na ligação iguatemi-paralela, o que pode ocasionar piora no trânsito.

Mas o metrô vem exatamente para desafogar o trânsito, tirando inúmeras linhas de ônibus das ruas, apenas circularão os ônibus alimentadores do metrô. P isso q serve o bilhete único, p vc utilizar os diferentes modais numa única viagem

Joao_Silva, Albrco, Pessoa03 liked this post
Old November 12th, 2014, 11:45 PM   #40
Fabio Peixoto
Registered User

Quote:
Estimar o tempo de chegada do ônibus no Brasil é piada! O melhor mesmo é fazer um aplicativo QUE FUNCIONE informando a posição do veículo e a intensidade do tráfego na via (esse já existe) que ele vai percorrer.

Ja existe um sistema q estima a chegada do ônibus no ponto através da velocidade e posição de outros ônibus na via. Se eh p esperar 1h no ponto q faça consciente. Nada pior q ficar na expectativa do ônibus chegar em 10min ou 1h e o app vem justamente p isso, p vc se programar. E este app será implantado em ssa, fora este app terão as telas informativas em cada ponto, mas isso ainda está em discussão por conta do vandalismo

Last edited by Fabio Peixoto; November 13th, 2014 at 12:57 AM.

Reply

Thread Tools
Rate This Thread
Rate This Thread:

Posting Rules