SkyscraperCity Forum banner

Osvaldo Cruz/SP e Adamantina/SP - As duas cidades irmãs da Alta Paulista

84K views 211 replies 19 participants last post by  zolin 
#1 ·
No Oeste Paulista estão localizadas duas belas cidades incluídas na região da chamada Alta Paulista, Osvaldo Cruz e Adamantina.


Osvaldo Cruz, também conhecida como a "Princesinha da Alta Paulista", a cidade se destaca no setor moveleiro, na dança e fitness. Daqui saíram o radialista Osmar Santos e a jogadora de basquete "Magic Paula".


Adamantina, cidade forte na agricultura, comércio local e faculdades, daqui saiu o Jornalista Global Carlos Tramontina.


Alguns dados.:

As duas cidades são ligadas pela rodovia SP-294 Comandante João Ribeiro de Barros, ficam distantes uma da outra por aproximadamente 25 km e pertecem a R.A de Presidente Prudente.


As imagens são de minha autoria e foram registradas nesta segunda feira dia 20/05/2013.


Osvaldo Cruz - 32 mil habitantes IBGE 2012

1



2



3



4



5



6



7



8



9



10



11



12



13



14



15



16



17



18



19



20



21



22



23



24



25



26



27



28



29



30



31



32



33



34



35



36



37



38 - Estrada de ferro Paulista



39



40



41



42



43



44



45



46



47




A caminho de Adamantina - Dedicado ao amigo forista zolin :eek:kay:








Adamantina - 33 mil habitantes

1



2



3



4



5



6



7



8



9



10



11



12 - Estrada de ferro Paulista



13



14



15



16



17



18



19



20



21



22



23



24



25



26



27



28



29



30



31



32



33



34



35 - Voltando para a casa :cheers:



Agradeço a sua visita :hi:
 
See less See more
85
#2 ·
Muito bom seu thread duplo, Vi_!
As duas cidades são lindas, mas, gostei mais de Osvaldo Cruz, que tem uma praça linda, ruas organizadas e já é verticalizada para a população que tem!!
Em Adamantina, curti muito a estrada de ferro, que, por sinal, tem muita história pra contar!!
Parabéns!! :)
 
#7 ·
Obrigado, sou meio suspeito pra falar porque achei as duas cidades muito parecidas, o comercio em Adamantina notei que estava mais movimentado porém podia ser o dia em que fui, em breve postarei meu comentário sobre as duas cidades.

Apesar de pequenas, estas cidades são bastante importantes na região da Nova Alta Paulista.

Osvaldo Cruz tem crescido mesmo nos últimos anos. Melhorou também a aparência, com a reurbanização da avenida principal e a construção de novos edifícios.
O que ajuda a cidade é sua localização próxima do cruzamento das rodovias Assis Chateaubriand (SP 425) e Comandante João Ribeiro de Barros (SP 294), pois tem um bom número de caminhões bi-trem (graneleiros). Outro destaque é na fabricação de artigos para dança e fitnes. Tem um comércio bom, que atende cidades menores como Parapuã (bem próxima), Rinópolis, Sagres, Salmourão e Inúbia Paulista.
Na paisagem urbana, não dá para negar o destaque do Edifício Saint Morits (esse que aparece no fundo das fotos 3, 29 e 45). Um apartamento por andar e imponente para uma cidade desse porte.

Adamantina (não confundir com Andradina), um pouco maiorzinha, é sede de região de governo dentro da RA de Prudente (ao lado da própria Prudente e Dracena), a menor de todas no Estado.
O comércio atende várias cidades ao redor e é bastante conhecida pela FAI (Faculdades Adamantinenses Integradas), que recebe estudantes de várias partes do Brasil, com cursos diversos divididos em três campi, dentro da cidade.
Mesmo sendo menor que Presidente Epitácio e Presidente Venceslau, Adamantina tem uma representatividade regional bem maior.
A cidade vista de cima é praticamente um tabuleiro. Se ela tiver um crescimento significativo no lado leste, logo conurba-se com Lucélia.
O Edifício San Patrick (esse atrás da igreja matriz) é o mais alto da Nova Alta Paulista, é possível vê-lo em dezenas de quilômetros no caminho de Prudente à NAP.
Enfim, é uma boa cidade para se morar, pena ter um acesso rodoviário ruim partindo de Prudente. O caminho mais perto é em grande parte de estrada de terra, a outra opção é a Assis Chateaubriand, que também não é lá essas coisas.

Enfim, parabéns pelo esforço, amigo.
Valeu Lucas, e obrigado pelas informações você sabe muito sobre as duas cidades, quero que complemente o thread com suas imagens :eek:kay:

Vi, parabéns pelo belo trabalho.

Em alguns aspectos, como por exemplo, a marcante presença do complexo ferroviário integrado ao meio urbano e o nº de habitantes, as cidades se parecem.

Das duas cidades eu conheço apenas Osvaldo Cruz, uma cidade próspera do oeste paulista.

Gostei muito das amplas avenidas e praças da cidade (são bem amplas e arborizadas).

Não há como deixar de notar o uso demasiado do azul nos espaços públicos de Osvaldo Cruz (cor que integra a bandeira do município), até mesmo no asfalto. É algo diferente. No mais, a cidade mostra-se forte no comércio e na indústria a moda fitnnes se destaca.

Enfim, Osvaldo Cruz, destaca-se dentre as cidades mais promissoras do oeste paulista.

Ja Andamantina, me desperta interesse. Aparece muito vejo no noticiário da TV Fronteira imagens da cidade, com sua imponente catedral, que eu acho muito bonita. Não sei se foi impressão minha, mas a cidade parece ter um ar mais bucólico, típico de cidade pequena que está crescendo a passos largos. Pudera, a Faculdades Integradas Adamantinense atrai muito estudantes e o comércio é forte. É outra cidade que também inclui-se dentre as mais promissoras dessa região do Estado.

Valeu pelo tour, qual é o próximo destino?
^^ É mesmo, foi desatenção minha. Já corrigi o post tá.
Fernando, as duas cidades podem ser consideradas irmãs porque são muito semelhantes urbanisticamente e também pela proximidade no número de habitantes, mas claro que uma tem particularidades que a outra não tem, isso é normal, exemplo é as faculdades que senti Adamantina um pouco a frente, porém Osvaldo Cruz é forte no setor industrial.

E quanto ao erro, fique tranquilo pois os nomes são semalhantes e confunde mesmo.

A próxima cidade será anunciada na semana que vem :D

Obrigado por estar sempre presente nos meus threads !

o colega ali em cima acabou de lembrar que é Adamantina, e não Andradina :nuts:
Isso é normal de acontecer, assim como vi confundirem Araçatuba e Araraquara.
 
#3 ·
Apesar de pequenas, estas cidades são bastante importantes na região da Nova Alta Paulista.

Osvaldo Cruz tem crescido mesmo nos últimos anos. Melhorou também a aparência, com a reurbanização da avenida principal e a construção de novos edifícios.
O que ajuda a cidade é sua localização próxima do cruzamento das rodovias Assis Chateaubriand (SP 425) e Comandante João Ribeiro de Barros (SP 294), pois tem um bom número de caminhões bi-trem (graneleiros). Outro destaque é na fabricação de artigos para dança e fitnes. Tem um comércio bom, que atende cidades menores como Parapuã (bem próxima), Rinópolis, Sagres, Salmourão e Inúbia Paulista.
Na paisagem urbana, não dá para negar o destaque do Edifício Saint Morits (esse que aparece no fundo das fotos 3, 29 e 45). Um apartamento por andar e imponente para uma cidade desse porte.

Adamantina (não confundir com Andradina), um pouco maiorzinha, é sede de região de governo dentro da RA de Prudente (ao lado da própria Prudente e Dracena), a menor de todas no Estado.
O comércio atende várias cidades ao redor e é bastante conhecida pela FAI (Faculdades Adamantinenses Integradas), que recebe estudantes de várias partes do Brasil, com cursos diversos divididos em três campi, dentro da cidade.
Mesmo sendo menor que Presidente Epitácio e Presidente Venceslau, Adamantina tem uma representatividade regional bem maior.
A cidade vista de cima é praticamente um tabuleiro. Se ela tiver um crescimento significativo no lado leste, logo conurba-se com Lucélia.
O Edifício San Patrick (esse atrás da igreja matriz) é o mais alto da Nova Alta Paulista, é possível vê-lo em dezenas de quilômetros no caminho de Prudente à NAP.
Enfim, é uma boa cidade para se morar, pena ter um acesso rodoviário ruim partindo de Prudente. O caminho mais perto é em grande parte de estrada de terra, a outra opção é a Assis Chateaubriand, que também não é lá essas coisas.

Enfim, parabéns pelo esforço, amigo.
 
#4 · (Edited)
Vi, parabéns pelo belo trabalho.

Em alguns aspectos, como por exemplo, a marcante presença do complexo ferroviário integrado ao meio urbano e o nº de habitantes, as cidades se parecem.

Das duas cidades eu conheço apenas Osvaldo Cruz, uma cidade próspera do oeste paulista.

Gostei muito das amplas avenidas e praças da cidade (são bem amplas e arborizadas).

Não há como deixar de notar o uso demasiado do azul nos espaços públicos de Osvaldo Cruz (cor que integra a bandeira do município), até mesmo no asfalto. É algo diferente. No mais, a cidade mostra-se forte no comércio e na indústria a moda fitnnes se destaca.

Enfim, Osvaldo Cruz, destaca-se dentre as cidades mais promissoras do oeste paulista.

Ja Adamantina, me desperta interesse. Aparece muito vejo no noticiário da TV Fronteira imagens da cidade, com sua imponente catedral, que eu acho muito bonita. Não sei se foi impressão minha, mas a cidade parece ter um ar mais bucólico, típico de cidade pequena que está crescendo a passos largos. Pudera, a Faculdades Integradas Adamantinense atrai muito estudantes e o comércio é forte. É outra cidade que também inclui-se dentre as mais promissoras dessa região do Estado.

Valeu pelo tour, qual é o próximo destino?
 
#5 ·
Ja Andradina, me desperta interesse. Aparece muito vejo no noticiário da TV Fronteira imagens da cidade, com sua imponente catedral, que eu acho muito bonita. Não sei se foi impressão minha, mas a cidade parece ter um ar mais bucólico, típico de cidade pequena que está crescendo a passos largos. Pudera, a Faculdades Integradas Adamantinense atrai muito estudantes e o comércio é forte. É outra cidade que também inclui-se dentre as mais promissoras dessa região do Estado.

Valeu pelo tour, qual é o próximo destino?
o colega ali em cima acabou de lembrar que é Adamantina, e não Andradina :nuts:
 
#8 ·
YAHOOOOOOOOOOOOOO.....!!!!!!!!!!!!!!!

A caminho de Adamantina - Dedicado ao amigo forista zolin :eek:kay:







Agradeço a sua visita :hi:
^^:banana:

Valeu Vi_

As fotos ficaram um show....
E ficou legal o seu trabalho feito das duas cidades....
E que saudade me deu agora vendo estas fotos...
UFA.....
E não vejo a hora de pegar está estrada ai ó.....

:banana::banana::banana:

Como sou um apaixonado pela Nova Alta Paulista...

Hehehehe....


:banana::banana::banana:
 
#14 · (Edited)
^^:banana:

Valeu Vi_

As fotos ficaram um show....
E ficou legal o seu trabalho feito das duas cidades....
E que saudade me deu agora vendo estas fotos...
UFA.....
E não vejo a hora de pegar está estrada ai ó.....

:banana::banana::banana:

Como sou um apaixonado pela Nova Alta Paulista...

Hehehehe....

:banana::banana::banana:
^^:banana::banana:

Nossa..

Como eu gosto destas placas...

Na próxima viagem minha, para Dracena...

Eu vou levar uma chave de fenda e um

alicate e vou trazer todas as placas embora para min...

:lol::lol::lol:
^^ :cheers:

Eu acho um charme estas ruas feitas de paralélepipedo .....

Adamantina é uma das poucas cidades da Nova Alta Paulista que ainda tem rua feita deste material...

Dracena, por exemplo não tem, a acho que nunca teve tb...

E espero que preservem esta rua de Adamantina...

Porque faz parte da história da cidade...

Já esperava sua visita zolin :lol:

Que bom que gostou, fiquei feliz cara !

Uma boa notícia que tenho para te dar é que em breve teremos um novo thread da sua querida Dracena !!! mas será feito por um outro forista, aguarde :eek:kay:

E quanto ao furto das placas, só tome cuidado para não ser preso :lol:

Muito bom Vi! Duas cidades co-irmãs e primas de Dracena que está um pouco mais afastada!
Ambas as cidades estão com suas praças centrais limpas e arrumadas. Em Osvaldo Cruz pelo jeito a cor azul é um padrão para todos os locais públicos da cidade.
Gostei das avenidas largas no centro de Adamantina. A igreja de Adamantina, junto com a de Dracena, a de Tupã e ade Lucélia são as 04 igrejas mais bonitas da Alta Paulista. ;)
^^
Urbano, ainda tem uma letra "N" à mais no nome da cidade de Adamantina. ;)
Aproveitando a deixa, alguém saberia explicar qual a origem do nome da cidade de Adamantina? :?
Valeu Uli, adorei fazer as imagens dessas cidades foi um dia excelente e renderam boas fotos das duas irmãs da Alta Paulista, logo irei postar a minha impressão das duas cidades, aguardem :D

E infelizmente não sei a origem do nome Adamantina, mas pergunte ao Lucas que ele deve saber com certeza :D
 
#10 ·


^^ :cheers:

Eu acho um charme estas ruas feitas de paralélepipedo .....

Adamantina é uma das poucas cidades da Nova Alta Paulista que ainda tem rua feita deste material...

Dracena, por exemplo não tem, a acho que nunca teve tb...

E espero que preservem esta rua de Adamantina...

Porque faz parte da história da cidade...



.
 
#11 ·
Muito bom Vi! Duas cidades co-irmãs e primas de Dracena que está um pouco mais afastada!
Ambas as cidades estão com suas praças centrais limpas e arrumadas. Em Osvaldo Cruz pelo jeito a cor azul é um padrão para todos os locais públicos da cidade.
Gostei das avenidas largas no centro de Adamantina. A igreja de Adamantina, junto com a de Dracena, a de Tupã e ade Lucélia são as 04 igrejas mais bonitas da Alta Paulista. ;)
 
#22 ·
^^:cheers:

Alias outra coisa que me chamou a atenção é a boa conservação da ferrovia na Nova Alta Paulista....
O trecho urbano de Adamantina e Osvaldo Cruz, está perfeita...
Impressionante mesmo...
E olha que já faz mais de 12 anos que circulou o ultimo trem na região...


.
 
#31 ·
^^:cheers:

Alias outra coisa que me chamou a atenção é a boa conservação da ferrovia na Nova Alta Paulista....
O trecho urbano de Adamantina e Osvaldo Cruz, está perfeita...
Impressionante mesmo...
E olha que já faz mais de 12 anos que circulou o ultimo trem na região...

.
Gostaria que o Governo do Estado tivesse a mesma visão que vc, e reativasse esta linha férrea... Se continuar do jeito que está, vai se perder uma linha ferroviária que no futuro poderá ser interessante para a economia do Estado de SP. ;)
 
#28 ·
Agora um breve comentário sobre as duas cidades sobre o meu ponto de vista, a partir de diversos aspectos e características que encontrei nos dois lugares.

Em primeiro lugar estou fazendo uma série com algumas cidades do Oeste Paulista, na verdade uma atualização dos locais em que escolhi durante esse mês de Maio.

Começando com Osvaldo Cruz, gostei muito do que vi na cidade, ao meu ver está bem cuidada, com as praças conservadas e avenida central que me chamou bastante a atenção, possui um comércio satisfatório para o local em que está situada e sobretudo pelo forte parque industrial moveleiro e de dança instalado na cidade.

Mas pude notar que cidade possui alguns pontos que a deixam um pontinho a menos que a sua irmã vizinha Adamantina, um deles é o comércio que posso estar enganado mais achei Adamantina mais movimentada, mas como disse pode ser o dia em que estive em ambas e o outro são as faculdades onde não encontrei na cidade uma referência regional.

Adamantina, assim como sua irmã do lado, uma cidade bonita bem parecida com Osvaldo Cruz a nível de rua, mas que em relação ao urbanismo não me chamou tanta atenção em relação a outra.

Os aspectos positivos que encontrei como já tinha dito, achei a cidade com um comércio mais movimentado e talvez esteja um degrau acima ao comércio local de Osvaldo Cruz, e claro as faculdades que possuem uma maior representatividade regional.

Mas enfim as duas cidades me agradaram bastante, fiquei super feliz em estar registrando imagens das duas, foi um dia muito agradável e digo que sim, valeu a pena estar em Osvaldo Cruz e Adamantina :nocrook:
 
#34 ·
Obrigado por comentar :eek:kay:

Pelas fotos, percebí que Adamantina está + movimentada. Principalmente pela quantidade de carros em circulaçao.
Parabens pelo Thread. Esperamos outras cidades da N.A.P.
:banana:
Muito Obrigado, também achei o trânsito em Adamantina com mais movimento, tanto nas ruas quanto no comércio.

Gostaria que o Governo do Estado tivesse a mesma visão que vc, e reativasse esta linha férrea... Se continuar do jeito que está, vai se perder uma linha ferroviária que no futuro poderá ser interessante para a economia do Estado de SP. ;)
Penso igual, acho que os trens deveriam voltar para a nossa região, mesmo que seja apenas para o transporte de carga.
 
#30 ·
Adamantina + movimentada ...?

Pelas fotos, percebí que Adamantina está + movimentada. Principalmente pela quantidade de carros em circulaçao.
Parabens pelo Thread. Esperamos outras cidades da N.A.P.
:banana:
 
#35 · (Edited)
^^
O trânsito de Adamantina é mais intenso porque Adamantina é maior que Osvaldo Cruz e sempre foi maior e mais populosa que Osvaldo Cruz...
Ainda ninguém comentou mas:
Adamantina: 33 mil habitantes e não tem presídio
Osvaldo Cruz: 32 mil habitantes e tem um presídio com mais de 1500 detentos, e estes "batalhão" de detentos entrou na contagem da população. Assim, Osvaldo Cruz tem 30.500 habitantes livres. ;)


fonte: http://www.sap.sp.gov.br/
 
#36 ·
^^
O trânsito de Adamantina é mais intenso porque Adamantina é maior que Osvaldo Cruz e sempre foi maior e mais populosa que Osvaldo Cruz...
Ainda ninguém comentou mas:
Adamantina: 33 mil habitantes e não tem presídio
Osvaldo Cruz: 32 mil habitantes e tem um presídio com mais de 1500 detentos, e estes "batalhão" de detentos entrou na contagem da população. Assim, Osvaldo Cruz tem 30.500 habitantes livres. ;)
Isso ai, tinha me esquecido desse detalhe, Osvaldo Cruz possui menos habitantes, mas ainda sim gostei mais das suas ruas centrais em relação a Adamantina que notei um certo descaso nas ruas.

Uli, obrigado pelas informações !
 
#40 · (Edited)
Vi ficou muito bom seu Thread, os comentários sobre as cidades estão bem alicerçados. Também acho que o comércio de Adamantina leva uma pequena vantagem sobre o de Osvaldo Cruz, isso ocorre em minha opinião pois Adamantina ainda é maior que Osvaldo Cruz, mas tal distancia está cada vez mais apertada. Teve época que Osvaldo Cruz tinha 27.000 habitantes e Adamantina 37.000. Hoje a diferença caiu para pouco mais de 2.000 habitantes, isso tirando o presidio.

Adamantina é muito forte no quesito educação, já Osvaldo Cruz é muito forte no quesito indústria e transporte, detendo dois títulos bastante importantes. Um em nível estadual, sendo a "Capital Estadual do Caminhão Bi-Trem Graneleiro" e outro título em nível nacional "Capital Nacional da Indústria de Dança e Fitness". Tais títulos se fazem justos pois no quesito transporte, Osvaldo Cruz possui hoje, cerca de 800 caminhões Bi-Trem emplacados pela cidade. Já no quesito Dança e Fitness, as indústrias de Osvaldo Cruz fabricam mais de 51% da produção nacional.

Vou explanar neste Thread mais detalhes sobre Osvaldo Cruz.


OSVALDO CRUZ
Capital Estadual do Caminhão Bi-trem Graneleiro
Capital Nacional da Indústria de Dança e Fitness
Faça parte do comercio e Indústria de Osvaldo Cruz
Também na disputa para cidade sede da nova
Região Administrativa da Nova Alta Paulista
http://www.skyscrapercity.com/showthread.php?t=855004&page=1
 
#51 ·
Sala, primeiro obrigado pela sua visita e por todas essas informações que nos foi disponibilizada por você, realmente a cidade possui uma variedade muito grande no setor industrial e também nos demais citados.

E fique a vontade para postar quantas fotos quiser, mais uma vez Obrigado :eek:kay:
 
#41 · (Edited)
OSVALDO CRUZ - SP​

Biografia do Município

Osvaldo Cruz é um município brasileiro do estado de São Paulo. Foi fundado com o nome de Califórnia em 6 de junho de 1941 por Max Wirth, um cidadão suíço. Em 11 de novembro de 1941 foi elevada a distrito, sendo que em 1º de janeiro de 1945 foi criado o município que recebeu o nome em homenagem ao proeminente cientista brasileiro Osvaldo Cruz. Possui dois feriados municipais, em 6 de junho (data da fundação) e 19 de março (dia do padroeiro).

Localização e números

Osvaldo cruz está localizada no entroncamento de duas importantes rodovias do estado de São Paulo, a Rodovia Comandante João Ribeiro de Barros que liga Bauru, Marilia, Tupã, Osvaldo Cruz, Dracena e por fim chegando ao Mato Grosso do Sul por meio da ponte no rio Paraná em Paulicéia e a Rodovia Assis Chateaubriand, que liga Presidente Prudente à São José do Rio Preto, passando por Osvaldo Cruz, Penapolis, Araçatuba. Se formos um pouco mais além podemos dizer que de Osvaldo Cruz a empresa pode escoar sua produção para Minas Gerais passando por Uberaba e Uberlândia, para o Paraná passando por Maringá e Londrina, para o Mato Grosso do Sul passando por Dourados e para São Paulo, passando por Bauru e Grande Campinas.

Osvaldo Cruz possui um sistema de transporte urbano mantido pelo próprio município. Em se tratando deste transporte popular em que o trabalhador faz uso, a cidade é bem servida por linhas de circular que devido sua localização, liga Marilia à Presidente Prudente passando por Osvaldo Cruz, Adamantina à Presidente Prudente passando por nossa cidade, Tupã à Dracena que também passa por nossa cidade, bem como varias linhas que ligam as cidades vizinhas, trazendo e levando muitos trabalhadores. Essa infra-estrutura traz tranqüilidade aos Empresários que vem para nossa cidade com o intuito de ser bem atendido pela mão de obra.

Osvaldo Cruz é sede da sub-região administrativa 10,5 que compreende os municípios de Osvaldo Cruz, Inúbia Paulista, Parapuã, Rinópolis, Salmourão e Sagres. Esta sub-região tem uma população de 62.534 (parcial do censo de 2010). No município de Osvaldo Cruz são 30.912 habitantes (IBGE 2010) e 32.000 (IBGE 2012).
A distância da Capital, por Ferrovia é de 648 km, por Rodovia, 570 km e em linha reta é de 480 km.


Economia

A cidade se destaca na produção de artigos para dança e fitness. As duas indústrias do ramo instaladas na cidade respondem por mais da metade da produção brasileira. Seus artigos são exportados para a Europa, Japão e Estados Unidos. As duas indústrias geram cerca de 3500 empregos diretos e indiretos. Isso torna Osvaldo Cruz "Capital Nacional da Indústria de Dança e Fitness".

Devido a sua localização, o município se destacar pelo fato de existirem em operação aproximadamente 800 veículos de transporte de carga, em especial grãos, os chamados “caminhões bi-trem graneleiros”. Essa ocupação gera cerca de 1500 empregos na cidade. Devido a este grande numero de caminhões a cidade se tornou em 2005 a “Capital estadual do caminhão bi-trem graneleiro” e possui vários grupos neste seguimento, como: Grupoeste, Grupo Alpa, Grupo Zaneti, Grupo California, Trans Martins entre outros.

A Scania realiza anualmente, a competição mundial de motoristas de caminhão. No Brasil a competição recebeu mais de 20 mil inscrições em 2008. O campeão foi Roberto César Octaviani, o Minhoca, cidadão e morador da cidade de Osvaldo Cruz (SP).

O setor moveleiro também se destaca, estando presente no município uma grande empresa do ramo que gera cerca de 800 empregos.

Osvaldo Cruz possui uma das maiores indústrias de óleo vegeta, trata - se da GRANOL - Indústria, Comércio e Exportação.

No setor primário se destaca o emergente setor sucro-alcooleiro. A tradicional cultura do café tem sido substituída no município pelos canaviais, que geram na cidade negócios de arrendamento e contratos de venda e compra da safra de cana-de-açúcar com uma usina situada em uma cidade vizinha. Há também movimentação econômica com a atividade pecuária de corte e leiteira.
A cidade possui sete agências bancárias e destaca-se o setor de serviços, responsável por cerca de um terço do PIB do município.

Educação

A cidade destaca-se pela elevada taxa de alfabetização, superior a 90 %. Possuem cinco escolas municipais de ensino fundamental, quatro escolas estaduais de ensino médio, além de nove creches com educação pré-escolar.
A cidade também se destaca no ensino técnico desde 1962, quando foi fundando o Ginásio Industrial, primeira escola técnica da região. Atualmente funciona no mesmo prédio a Escola Técnica Amim Jundi que oferece 14 cursos técnicos nas áreas de Gestão, Saúde, Informática, Comércio e Turismo para cerca de 900 alunos da cidade e região.
No ensino superior a Faculdade de Educação de Osvaldo Cruz teve seu primeiro vestibular somente em 1998 e atualmente conta com os cursos de Letras, Administração e Pedagogia, além de pós-graduação lato sensu nas mesmas áreas.
Em 2007, em parceira com a UNIDERP (Anhanguera), de Campo Grande, a Prefeitura Municipal inaugurou a Faculdade Interativa Municipal Professora Wanda Bastos, que oferece cursos interativos de Administração Hospitalar, Gestão em Micro e Pequenas Empresas, Serviço Social e Contabilidade.

Esportes

O Osvaldo Cruz Futebol Clube é o time de futebol da cidade. Foi fundado em 2004 em substituição à Associação Esportiva Osvaldo Cruz que havia falido em 1987 e que tinha disputado campeonatos profissionais de futebol desde a década de 70. Em 2009 disputou a série A3 (terceira divisão) do Campeonato Paulista e consegui se classificar para a disputa da série A2 em 2010.
A União Cruzvaldense de Futebol representa a cidade no futsal. Atualmente disputa o Campeonato Paulista do Interior. Foi campeão paulista da série prata em 1992 e 2006, além de bicampeão da Copa TV Fronteira de Futsal em 2005 - 2006 e campeão dos Jogos Regionais de Ourinhos também em 2006.
A cidade já teve muita tradição no basebol, tendo sido campeã sul-americana juvenil em 1956 e também no basquetebol revelando, entre outras, a jogadora “Magic Paula” e sua irmã Branca, bem como mantendo um time de basquetebol masculino na 1ª divisão paulista por vários anos. Nos últimos anos, porém, esses esportes foram abandonados na cidade.
Atualmente a cidade conta com uma invejável infra-estrutura esportiva que inclui um moderno conjunto esportivo com três ginásios cobertos, piscina e dois campos de futebol. Todas as quadras poliesportivas nas escolas da cidade são cobertas e existem vários campos de futebol oficial e médio, além de campos de gateball. Por esses motivos a cidade é escolhida frequentemente para sediar os Jogos Regionais, sendo que a última vez que foi sede foi em 2009.

Filhos ilustres

Maria Paula Gonçalves da Silva, a "Magic Paula" - jogadora de basquetebol e sua irmã Branca, também jogadora de basquetebol.
Osmar Santos - radialista
Ulisses Costa - radialista
Luiz Gushiken - político brasileiro
Paulo Assis - pára-quedista recordista mundial
Danilo Olivino - jogador de basquetebol (FPB, CBB, NJCAA, NCAA).
Gerson Luiz Milanese - jogador de basquetebol (FPB, CBB).
Evandro José Cova – jogador de basquetebol

OSVALDO CRUZ
Capital Estadual do Caminhão Bi-trem Graneleiro
Capital Nacional da Indústria de Dança e Fitness
Faça parte do comercio e Indústria de Osvaldo Cruz
Também na disputa para cidade sede da nova
Região Administrativa da Nova Alta Paulista
http://www.skyscrapercity.com/showthread.php?t=855004&page=1
 
#42 ·
Fotos do estacionamento de um dos grupos de caminhoneiros, trata - se do GRUPOESTE que possui posto próprio.





OSVALDO CRUZ
Capital Estadual do Caminhão Bi-trem Graneleiro
Capital Nacional da Indústria de Dança e Fitness
Faça parte do comercio e Indústria de Osvaldo Cruz
Também na disputa para cidade sede da nova
Região Administrativa da Nova Alta Paulista
http://www.skyscrapercity.com/showthread.php?t=855004&page=1
 
#43 · (Edited)
Linoforte Estofados






minhas fotos

VISÃO​

Tornar a empresa conhecida pelo Conforto, Design, Durabilidade e Confiabilidade nos produtos oferecidos, tornando-se assim um referencial na fabricação de estofados.

MISSÃO​

Superar as expectativas e as necessidades dos clientes, criando, desenvolvendo e comercializando produtos de qualidade e funcionalidade, deixando-os sempre satisfeitos.

HISTÓRIA

Há mais de quatro décadas, oriunda de uma pequena fábrica de colchões, nasce à empresa cuja marca é a união de nome e sobrenome do casal de imigrantes, Sr. Lino Ferrari e Dona Maria Forte.

O procedimento industrial desta empresa é sempre criterioso, valorizando cada detalhe de nossos produtos, desde a estrutura ao acabamento. Após a realização de estudos sobre design, os protótipos são testados antes de sua industrialização, para que atendam as necessidades de nossos clientes, mesmo em época de grandes demandas.

A qualidade da matéria-prima empregada é vital para o resultado final, por isso a Linoforte industrializa grande parte dela, entre elas a espuma. A precisão dos primeiros cortes nas laminações e modelagens é importante para o acabamento, o conforto e a resistência do produto, gerando grande durabilidade. Outro diferencial são as várias opções em revestimentos e cores, sempre em acordo com as tendências do mercado. São mais de 50 modelos de estofados que atendem dois segmentos de mercado, a linha Decorare e a linha Clean.

Mas não só de bons materiais são feitos nossos produtos, a qualidade dos profissionais estão sempre em evidência, por isso, treinamentos e reciclagens são importantes para refletir no desempenho e satisfação do trabalho, afinal nossos produtos são voltados ao bem estar das pessoas.

Ao longo dos anos, o mercado brasileiro reconhece a marca Linoforte como símbolo de qualidade, tanto em seu design inovador, como no arrojo empresarial. Para entender o que isto significa, apresentamos alguns números: 52 mil m² de área total, sendo 28 mil m² de área construída, responde por 6% do mercado nacional, são mais de 2.500 clientes no Estado de São Paulo e 5.500 no Brasil, conta com aproximadamente 600 colaboradores diretos, e desde 1962 já fabricou mais de 1 milhão de conjuntos de estofados; trazendo segurança aos nossos clientes que necessitam de garantias e certezas para firmar-se junto ao mercado consumidor.

O diferencial da empresa, é que além de ter uma linha de bons produtos, sempre inova na qualidade de seu acabamento e sempre lança novos produtos no mercado, agradando muito os nossos clientes.

A Linoforte orgulha-se de estar em muitos lares brasileiros com produtos especialmente desenvolvidos para o bem estar e agregando benefícios em prol de uma melhor qualidade de vida.

LINOFORTE MÓVEIS LTDA​
Avenida: Felipe Carmona, 1748​
Cestol​
Osvaldo Cruz/SP​
Fone: (18) 3528-9000 (18) 3528-9000 e Fax: (18) 3528-2424​

OSVALDO CRUZ
Capital Estadual do Caminhão Bi-trem Graneleiro
Capital Nacional da Indústria de Dança e Fitness
Faça parte do comercio e Indústria de Osvaldo Cruz
Também na disputa para cidade sede da nova
Região Administrativa da Nova Alta Paulista
http://www.skyscrapercity.com/showthread.php?t=855004&page=1
 
#44 · (Edited)
GRANOL - Indústria, Comércio e Exportação




ninha foto

minha foto

Granol. Refinada por mais de 40 anos de tradição.​

Com 42 anos de empreendedorismo e dedicação, a Granol se constitui num dos maiores e mais respeitáveis complexos de agronegócios genuinamente brasileiro. São 5 unidades industriais, 25 regionais de compra e armazenagem de grãos, um terminal marítimo e outro fluvial, além do escritório-matriz em São Paulo.
A empresa emprega mais de 1.300 funcionários diretos e dispõe de uma capacidade anual de esmagamento de 1,9 milhões de toneladas de grãos, refino de 250 mil toneladas de óleo bruto, envasado em 250 milhões de unidades (latas, fibra-pack e garrafas PET) e conta com mais de 8.000 clientes ativos.

A Granol realiza exportações para diversos países, utilizando sua Unidade portuária de Vitória/ES, assim como os Portos de Paranaguá/PR, Santos/SP e Rio Grande/RS. Suas exportações respondem por metade de seu faturamento que totalizou 270 milhões de dólares em 2004. Em seu patrimônio várias virtudes empresariais imprescindíveis para o sucesso são contabilizadas: o rigoroso cumprimento dos compromissos assumidos, decisões rápidas e respeito irrestrito às pessoas e ao meio ambiente. Além da capacidade de envolver as pessoas com fé, otimismo, determinação e cooperação para lançar metas cada vez mais ambiciosas, sem descuidar da ética, da moral e do bom relacionamento entre fornecedores, clientes e funcionários.

A Granol se orgulha de ser brasileira. E faz tudo para que o Brasil se orgulhe dela também.

Segue reportagem exibida no portal www.ocnet.com.br de 30/07/2009 por Giuliano Panvéchio:​

A Granol está entre as empresas que mais cresceram em 2008.
A Empresa é uma das 250 maiores do país, segundo anuário da revista Exame

A empresa Granol ficou entre as três que mais cresceram entre 2007 e 2008, de acordo com o anuário da revista Exame da Editora Abril “Melhores e Maiores”.

De um faturamento anual de R$ 860 milhões em 2007, que lhe rendeu a posição número 443 entre as 1000 maiores empresas brasileiras, a Granol saltou para a 250ª colocação em 2008 com faturamento de R$ 1,7 bilhão, quase 100% a mais. O salto no faturamento rendeu à Granol a 3ª colocação entre as empresas que mais evoluíram em relação ao ano anterior.
A produção de biodiesel ocorrida a partir do final de 2007 foi o principal fator que contribuiu para o crescimento da empresa. “Faturamos 41% a mais do que em 2007”. disse o advogado Cláudio Tonol, representante da empresa.

O advogado afirmou que a partir de 2003 a Granol ampliou os investimentos no setor produtivo. Dobrou a capacidade de produção em Anápolis (GO), adquiriu uma unidade em Bebedouro (SP) e em 2006 comprou uma fábrica em Cachoeira do Sul (RS).

Mas foi a partir da produção de biodiesel que a Granol teve a necessidade de esmagar mais soja e passou a produzir biodiesel com nabo forrageiro. A capacidade de produção foi ampliada com a abertura das unidades de Anápolis e Cachoeira do Sul.

Em 2007 a Granol esmagou 800 mil toneladas de soja e em 2008 os números saltaram para 1,4 milhões de toneladas do produto.

“Sem dúvida a Granol é uma empresa pioneira na produção de biodiesel no Brasil. Hoje somos referência para o governo federal inspecionar outras empresas no segmento”, disse Tonol. Atualmente a Granol tem 1.200 colaboradores. Em 2004 eram 800 funcionários e o crescimento se deu devido ao início de produção do biodiesel.

Agricultura Familiar​

A Granol aderiu ao programa de apoio à Agricultura Familiar e hoje assiste e firma parceria com cerca de 6 mil famílias distribuídas nas cidades paulistas de Assis e Birigui e ainda nos estados de Mato Grosso do Sul, Goiás e Rio Grande do Sul.

“O programa prevê nosso suporte técnico desde a seleção de sementes, plantio até a comercialização da soja. Além de garantirmos o preço de mercado aos produtores, ainda pagamos de R$ 1 a R$ 2 por saca de soja produzida. Isso garante uma renda extra de até R$ 300 por família ao mês”, explicou Tonol.

Com a adesão ao programa de Agricultura Familiar, a Granol conseguiu o selo de Combustível Social.

Osvaldo Cruz​

Atualmente o centro administrativo/financeiro da Granol está na unidade de Osvaldo Cruz. Isso garante a geração de novos postos de trabalho, com 230 funcionários entre a indústria e a administração.

Há um planejamento em andamento para que a empresa invista em Osvaldo Cruz a implantação de uma das unidades de produção de biodiesel. “Mas esbarramos num problema da Secretaria da Fazenda do Estado reter parte do ICMS que recolhemos e que poderia ser utilizado em novos investimentos como a unidade de Osvaldo Cruz. Temos hoje mais de R$ 50 milhões presos ao ICMS e estamos pleiteando a liberação”, disse Tonol.

Caso a empresa implantasse em Osvaldo Cruz a unidade de biodiesel a Granol poderia ampliar de 230 para 400 os postos diretos de trabalho. “Isso sem contar na geração de tributos para a cidade. Certamente Osvaldo Cruz daria um salto, por exemplo, em sua participação no FPM (Fundo de Participação dos Municípios), que é um repasse federal de acordo com a geração de impostos federais”, disse Tonol.

GRANOL – Indústria Comércio e Exportação​
Estrada Roberto A. Romanini, S/Nº​
Cep 17700-000 - Osvaldo Cruz/SP​
Telefone (18) 3529-9200 e (18) 3529-9200​
Contato: Jeferson Paulo Machado​
Crédito: Salvo outra indicação www.granol.com.br

OSVALDO CRUZ
Capital Estadual do Caminhão Bi-trem Graneleiro
Capital Nacional da Indústria de Dança e Fitness
Faça parte do comercio e Indústria de Osvaldo Cruz
Também na disputa para cidade sede da nova
Região Administrativa da Nova Alta Paulista
http://www.skyscrapercity.com/showthread.php?t=855004&page=1
 
#45 · (Edited)
Só Dança e Trinys de Osvaldo Cruz para o Mundo​

minha foto

Histórico​

Trinys: Uma biografia de sucesso.​

Mais de 20 anos unem a família Teixeira Araújo à história da dança no Brasil. Em meados da década de 80, um antigo sonho da família começou a se tornar realidade: a abertura da Só Dança, com duas lojas em São Paulo. Esse foi o início daquela que é hoje uma das maiores empresas no segmento de dança do país e do mundo. Uma história de sucesso que continua sendo escrita.
Para atender a própria demanda e a alta exigência de qualidade do mercado, em 1986, a Só Dança inaugurava sua primeira fábrica na capital paulista, com a produção de collants para ballet, além da confecção de roupas para a prática de fitness e natação.

Visão empresarial: Desafio e Determinação.

Três anos depois, já consolidada na produção e comercialização dos produtos, os empreendedores decidem regressar às origens, transferindo a empresa para a cidade de Osvaldo Cruz, no interior de São Paulo, e trazendo com eles os primeiros artesãos e técnicos para dar início à fabricação de sapatilhas. Esse grande salto no crescimento constituiu uma nova empresa: a Trinys, que passa a ser detentora de duas marcas:

• Só Dança – atuando em todas as modalidades de dança
• Trinys – atuando na área de fitness e natação

Com as marcas fortalecidas e reconhecidas no mercado nacional, em 1992, outro passo arrojado é dado na direção do desenvolvimento da empresa: o início das exportações.

A visão empreendedora da família Teixeira Araújo deu lugar a outras importantes decisões, como a concretização de importantes parcerias em 1994, proporcionando um enorme salto qualitativo e tecnológico, sedimentando ainda mais a empresa no mercado nacional e mundial.

Mercado externo: Novos Horizontes.​

No ano seguinte, é firmada uma outra parceria com um distribuidor na Argentina, abrindo definitivamente também as portas do mercado internacional para a marca Só Dança. Em 1997, mais uma vez a empresa se lança a novos desafios, com a abertura da primeira distribuidora própria nos Estados Unidos da América, tendo à frente desse arrojado empreendimento, Lisias Ransan, experiente profissional em negócios internacionais no segmento da dança.

O crescimento e a evolução natural da empresa Trinys rompem fronteiras e dificuldades e, em 2000, outra distribuidora própria é aberta no exterior, desta vez, na Europa, instalada em Portugal, tendo Valdemir Gibin e Luis Carlos Teixeira Araújo como responsável pelo projeto.


Miscigenação: História da Só Dança e da Trinys.​

A força das marcas Só Dança e Trinys no mercado brasileiro dão sustentação ao ousado projeto da empresa, mesclando sua própria história a história da dança no Brasil. Um evento de destaque foi patrocinado pela empresa e realizado com sucesso em 2002, abrindo as portas do mundo da dança aos talentos brasileiros e oferecendo aos vencedores a oportunidade de participar na final de um dos principais eventos de dança do mundo, o “Youth América Grand Prix”, realizado em Nova York. Como resultado desse trabalho, o Brasil é hoje sede de uma das etapas seletivas desse importante evento - uma vitrine para os novos talentos brasileiros, muitos dos quais têm alcançado reconhecimento no exterior, sendo agraciados com bolsas de estudo nas mais importantes escolas das Companhias norte-americanas e européias, como foi o caso da jovem bailarina Isabela Maylart, grande vencedora do Grand Prix Junior 2006, que recebeu um convite para estudar no Stutgart Ballet, na Alemanha, e de Daniel Deveison, primeiro bailarino brasileiro a se tornar membro profissional de uma Companhia internacional, a San Francisco Ballet, após ter sido selecionado no YAGP para estudar na escola dessa prestigiosa Companhia.

Qualidade: Busca incansável pela Excelência.​

É com uma visão empreendedora e arrojada, que a família Teixeira Araújo busca nos mais variados segmentos da dança, performance física e natação, assessoria técnica de conceituados profissionais que auxiliam no processo de desenvolvimento de novos produtos. Assim, fazendo questão de interagir com profissionais de todas as modalidades, que acompanham de perto o desenvolvimento e desafiam nossos técnicos e profissionais a buscarem constante inovação e máxima qualidade em toda nossa linha de produtos, a empresa visa à plena satisfação de nossos mais exigentes clientes, atendendo, às necessidades específicas de cada área e reafirmando uma das principais características da Trinys: a incansável preocupação em atender com excelência às necessidades específicas de cada modalidade de dança, fitness e natação, sempre visando o desenvolvimento de novas tecnologias e designs exclusivos.

Parcerias: um Mercado sem Fronteiras.​

Em 2004, a empresa inaugura mais uma distribuidora própria, mantendo seu crescimento e consolidação no exterior, sob a direção de Lisanias Ransan, no promissor mercado do Canadá, se fazendo assim, presente em diversos países.

A conquista e o sucesso das marcas Só Dança e Trinys no mercado internacional se devem também a importantes parcerias com distribuidores e representantes comerciais espalhados pelos cinco continentes: Alemanha, Bulgária, Espanha, Estônia, França, Grécia, Inglaterra, Irlanda, Itália, Portugal, Suíça, Israel, África do Sul, Japão, Austrália, Canadá, Estados Unidos, Argentina, Chile, Costa Rica, México, Panamá, Paraguai, Peru, entre outros.
Atualmente, a empresa está presente em mais de 1.200 pontos de venda no Brasil, com representantes em todo território nacional. Graças a esse trabalho bem alicerçado no mercado interno, a empresa Trinys garante o crescimento e a evolução de suas marcas: Trinys e Só Dança também no exterior. Esse ritmo acelerado e constante de crescimento é impulsionado pelas metas da empresa: atender com excelência seus clientes; buscar a máxima qualidade em seus produtos; inovar e arrojar, lançando moda e estando sempre a frente de seu tempo; e, acima de tudo, manter um estreito relacionamento com todos os profissionais da arte da dança, do fitness e da natação, razões da sua existência.

República Dominicana:​

Parceria Industrial no Exterior: Em 2008 a empresa se destaca ainda mais no mercado externo, avançando rumo a uma nova fase, com uma parceria para o estabelecimento de uma unidade de produção na República Dominicana. Instalada em uma área de 9.700 m2 de construção, e com grande perspectiva de crescimento, a Soles del Mar, visa agilizar o atendimento da grande demanda de sapatilhas, sapatos e confecções para exportação.

MISSÃO​

“Atuar com excelência em qualidade, estilo e tecnologia na fabricação de produtos para performance artística e física, com responsabilidade social, ambiental e espírito inovador, atendendo todos os apaixonados pela arte da dança e pela saúde do corpo e da mente”.

VISÃO​

“Ser reconhecida como marca de vanguarda, com responsabilidade social e ambiental. Ter uma equipe de profissionais comprometidos, motivados e constantemente inspirados, objetivando sempre o uso de avanços tecnológicos como subsídio para a superação de limites, possibilitando assim maior liberdade na criação e execução de movimentos artísticos e de performance, além da plena satisfação de nossos clientes e do desenvolvimento do Brasil e dos países onde atua”.
Crédito: www.sodanca.com e www.trinys.com.br

OSVALDO CRUZ
Capital Estadual do Caminhão Bi-trem Graneleiro
Capital Nacional da Indústria de Dança e Fitness
Faça parte do comercio e Indústria de Osvaldo Cruz
Também na disputa para cidade sede da nova
Região Administrativa da Nova Alta Paulista
http://www.skyscrapercity.com/showthread.php?t=855004&page=1
 
#46 · (Edited)
CAPEZIO DO BRASIL​

Igual as empresas TRINYS - SO DANÇA, LEPIK, temos a CAPEZIO DO BRASIL, mais uma importante empresa que com sua chegada transformou Osvaldo Cruz na "Capital Nacional da Indústria de Dança e Fitness".

Mais detalhes sobre a Capezio do Brasil no site: www.capezio.com.br

OSVALDO CRUZ
Capital Estadual do Caminhão Bi-trem Graneleiro
Capital Nacional da Indústria de Dança e Fitness
Faça parte do comercio e Indústria de Osvaldo Cruz
Também na disputa para cidade sede da nova
Região Administrativa da Nova Alta Paulista
http://www.skyscrapercity.com/showthread.php?t=855004&page=1
http://www.skyscrapercity.com/showthread.php?t=1628066&page=1
 
#47 ·
BRASTANK - Indústria de Tanquinho, Maquina de lavar e Climatizador.​

Com sede no Distrito Industrial em Osvaldo - Cruz, distante 550 km da capital S.Paulo, a Brastank se dedica à produção de lavadoras semi-automáticas, climatizadores e secadoras centrífugas. Através de idéias compartilhadas, o resultado tem sido positivo sempre com total envolvimento da equipe. Um dos requisitos principais do trabalho da Brastank é o acompanhamento sistemático da linha de produção, componentes e produto final. A preocupação é estar atualizada e inovando sempre para oferecer ao consumidor o que há de mais moderno em tecnologia.

Somos uma indústria de eletrodomésticos, que tem como filosofia básica, ouvir e interpretar as necessidades do mercado em cada segmento. Esse entendimento reflete em criar e desenvolver produtos direcionados ao mercado alvo, obedecendo a critérios na ordem correta aos níveis de importância do consumidor. Design, arrojo, tecnologia, eficiência, preços e garantias, são requisitos que acompanham cada projeto em todos os estágios de construção de nossos produtos. Assim, por experiência podemos afirmar que, conquistar o mercado significa superar as expectativas em todas as fases do processo de comercialização. Desde nossos fornecedores, nossos colaboradores, nossos representantes, nossos revendedores e todos os consumidores.

OSVALDO CRUZ
Capital Estadual do Caminhão Bi-trem Graneleiro
Capital Nacional da Indústria de Dança e Fitness
Faça parte do comercio e Indústria de Osvaldo Cruz
Também na disputa para cidade sede da nova
Região Administrativa da Nova Alta Paulista
http://www.skyscrapercity.com/showthread.php?t=855004&page=1
 
This is an older thread, you may not receive a response, and could be reviving an old thread. Please consider creating a new thread.
Top