daily menu » rate the banner | guess the city | one on oneforums map | privacy policy | DMCA | news magazine | posting guidelines

Go Back   SkyscraperCity > European Forums > Fórum Português > Arquitectura e Urbanismo > Centro > Imagens

Global Announcement

As a general reminder, please respect others and respect copyrights. Go here to familiarize yourself with our posting policy.

Reply

Thread Tools
Old January 18th, 2007, 12:33 AM   #1
O Prof Godin
O Prof Godin

O Prof Godin's Avatar

Likes (Received): 7

Coimbra - Fotos do meu bairro para o Daniel

Av D. Afonso Henriques anos 30 a 50

É capaz de haver uma ou duas duplicadas. Trata-se da decomposição do postal inicial em zooms detalhados, mais uma ou duas mais antigas.

O Prof Godin no está en línea   Reply With Quote

Sponsored Links

Old January 18th, 2007, 01:34 AM   #2
JohnnyMass
Whatever

JohnnyMass's Avatar

Likes (Received): 1313

essa escadaria ainda existe?
Old January 18th, 2007, 01:50 AM   #3
daniel322
Registered User

Likes (Received): 325

para mim??

que belas fotos! é pouco usual encontrar fotografias antigas do josé falcão (acho que se chama assim agora) e av afonso henriques
é interessante verificar que apesar de tudo ainda é umas das zonas em que apesar se ter construído muito, pouco do que existia foi destruído

Quote:
Originally Posted by JohnnyMass View Post
essa escadaria ainda existe?
ainda
daniel322 no está en línea   Reply With Quote
Old January 18th, 2007, 02:21 AM   #4
daniel322
Registered User

por acaso, dessa zona, que é uma das mais bonitas e calmas da cidade, (desde a faculdade de economia até ao IPJ) não tenho fotos..

mas aqui fica um pequenino contributo:

Em 1893:

Quando Celas ainda era um burgo fora da cidade de Coimbra

193? (década de 30)
Old January 18th, 2007, 04:08 AM   #5
Lourenco

Lourenco's Avatar

Likes (Received): 0

Excelentes fotos!

É a zona da cidade onde passo o meu quotidiano (na Faculdade de Economia) e é também uma das zonas que mais gosto. Só não gosto do José Falcão, acho o edifício bastante feio, tanto por fora como por dentro. De resto, há bastantes edifícios interessantes na zona, a começar pelo edifício central da Faculdade de Economia, a casa dos Limas.

Lourenco no está en línea   Reply With Quote
Old January 18th, 2007, 05:22 AM   #6
Fern
...

Fern's Avatar

Likes (Received): 893

Quote:
Originally Posted by daniel322 View Post
por acaso, dessa zona, que é uma das mais bonitas e calmas da cidade, (desde a faculdade de economia até ao IPJ) não tenho fotos..
mas aqui fica um pequenino contributo:
Em 1893:

Quando Celas ainda era um burgo fora da cidade de Coimbra

193? (década de 30)
Esses edificios todos ainda existem?

A Casa dos Limas e' linda!
Fern no está en línea   Reply With Quote
Old January 18th, 2007, 11:47 AM   #7
Arpels
Αλέξανδρος

Arpels's Avatar

Likes (Received): 122

ena Celas ainda fora da cidade k lindo palacete esse Lourenço olha-me so esse portal...
Arpels no está en línea   Reply With Quote
Old January 18th, 2007, 02:02 PM   #8
filipe_ft
Registered User

filipe_ft's Avatar

Likes (Received): 10

Gosto muito desse prédio da Faculdade de Economia, pena que o prédio mais recente que foi construído ao lado, onde são as salas, não esteja à altura... Acho que fica mesmo mal, não se completam lá muito bem...
filipe_ft no está en línea   Reply With Quote
Old January 18th, 2007, 02:44 PM   #9
O Prof Godin
O Prof Godin

O Prof Godin's Avatar

Esta zona, salvo um ou outro prédio de antifascistas nos anos 80 (o tempo deles), mantém-se bem. As 3 ruas “melhores” de Coimbra serão eventualmente a Afonso Henriques a Dias da Silva e a do Penedo da Saudade.
A Afonso Henriques é mais urbana pois tem bastante comercio pequeno. O Penedo é a mais bem arranjada. Mas a Dias da Silva, na cumeeira do monte, tem vistas fabulosas para os dois lados.
A mais antiga é a Dias da Silva, correspondendo a um antigo caminho. Depois foi feita a urbanização do Penedo, creio que no inicio do século, mas demorou muitos anos a ser completada. A Afonso Henriques é também uma obra de raiz projectada no final dos anos 20, para servir o novo liceu (onde eu andei) que foi construído no inicio dos anos 30, projecto de Carlos Ramos e Cristino da Silva. Eu entendo que não se goste da sua arquitectura, moderna como o de Beja, mas é um belo espaço bem desenhado e funcional que tinha uma das primeiras piscinas cobertas e aquecidas do país.
Também é engraçado que eu e o meu pai andamos no mesmo liceu.
É uma ideia para um poste. O Daniel fica com a Dias da Silva e eu com a Afonso Henriques (fotos mais antigas).
Old January 18th, 2007, 02:58 PM   #10
O Prof Godin
O Prof Godin

O Prof Godin's Avatar

Quote:
Originally Posted by Lourenco View Post
Excelentes fotos!

É a zona da cidade onde passo o meu quotidiano (na Faculdade de Economia) e é também uma das zonas que mais gosto. Só não gosto do José Falcão, acho o edifício bastante feio, tanto por fora como por dentro. De resto, há bastantes edifícios interessantes na zona, a começar pelo edifício central da Faculdade de Economia, a casa dos Limas.

Podias fazer um thread sobre a faculdade de economia. Nuca lá entrei. A casa antiga era de uma família Pires de Lima ou Pedroso da Lima que enriqueceram no Brasil. Esteve muitos anos abandonada até que nos anos 70, talvez para evitar a sua destruição e urbanização, foi comprada pela universidade, sabendo-se à partida que era demasiado pequena…
Old January 18th, 2007, 04:01 PM   #11
daniel322
Registered User

Quote:
Originally Posted by O Prof Godin View Post
O Daniel fica com a Dias da Silva e eu com a Afonso Henriques (fotos mais antigas).
já ando há algum tempo para fazer um thread da Av Dias da Silva mas não tenho tido tempo.. mas fotos antigas não tenho quase nada dessa zona
Old January 18th, 2007, 06:51 PM   #12
JohnnyMass
Whatever

JohnnyMass's Avatar

folgo em saber que a escadaria ainda existe!

não há fotos mais aproximadas do portal de entrada da casa dos limas? que windooooo!!!

acho que sou capaz de ter umas fotos antigas desta zona no meu livro de coimbra.
Old January 18th, 2007, 07:50 PM   #13
Arpels
Αλέξανδρος

Arpels's Avatar

Likes (Received): 122

e dos azulejos também, são lindos
Arpels no está en línea   Reply With Quote
Old January 18th, 2007, 08:12 PM   #14
Lourenco

Lourenco's Avatar

Likes (Received): 0

Quote:
Podias fazer um thread sobre a faculdade de economia. Nuca lá entrei. A casa antiga era de uma família Pires de Lima ou Pedroso da Lima que enriqueceram no Brasil. Esteve muitos anos abandonada até que nos anos 70, talvez para evitar a sua destruição e urbanização, foi comprada pela universidade, sabendo-se à partida que era demasiado pequena…
Terei todo o gosto em fazê-lo, assim que tiver um pouco mais de tempo. De momento estou afogado em exames, mas talvez no fim da próxima semana já tenha disponibilidade para tirar algumas fotos e fazer uma reportagem um pouco mais completa.

Uma pequena curiosidade: o torreão da Casa dos Limas é o ponto mais alto da Universidade de Coimbra. Do bar da Faculdade é possível ver que a zona de Celas está num plano mais elevado do que a Alta de Coimbra, onde se encontra o Paço das Escolas com a sua famosa torre.

Já agora, deixo aqui duas fotos do bloco de Ensino da Faculdade que, tal como o filipe_ft referiu, não está à altura da belíssima Casa dos Limas. Estas fotos, tais como as anteriores, não são da minha autoria, foram retiradas do site da FEUC.

Prof Godin, de facto não gosto da arquitectura do José Falcão. O interior então é particularmente desagradável, lembra um hospital antigo com aqueles azulejos verdes. Para além disso, consegue ser muito frio no Inverno e muito quente no Verão.
Eu frequentei a ES Infanta Dona Maria, mas tive de fazer alguns exames no José Falcão em fins do mês de Junho e estava um calor perfeitamente insuportável dentro do edifício. Tiveram que distribuir garrafas de água durante os exames, para ajudar a suportar a temperatura.

O edifício tem alguns espaços agradáveis, como o pátio/jardim interior, mas até há bem pouco tempo os alunos estavam impedidos de frequentar esse espaço, para evitar que o destruíssem.
Sinceramente considero a Brotero e o Dona Maria muito mais aprazíveis que o José Falcão. Mas é só a minha opinião.
Lourenco no está en línea   Reply With Quote
Old January 18th, 2007, 08:28 PM   #15
Fern
...

Fern's Avatar

Quote:
Esta zona, salvo um ou outro prédio de antifascistas nos anos 80 (o tempo deles), mantém-se bem. As 3 ruas “melhores” de Coimbra serão eventualmente a Afonso Henriques a Dias da Silva e a do Penedo da Saudade.
A Afonso Henriques é mais urbana pois tem bastante comercio pequeno. O Penedo é a mais bem arranjada. Mas a Dias da Silva, na cumeeira do monte, tem vistas fabulosas para os dois lados.
A mais antiga é a Dias da Silva, correspondendo a um antigo caminho. Depois foi feita a urbanização do Penedo, creio que no inicio do século, mas demorou muitos anos a ser completada. A Afonso Henriques é também uma obra de raiz projectada no final dos anos 20, para servir o novo liceu (onde eu andei) que foi construído no inicio dos anos 30, projecto de Carlos Ramos e Cristino da Silva. Eu entendo que não se goste da sua arquitectura, moderna como o de Beja, mas é um belo espaço bem desenhado e funcional que tinha uma das primeiras piscinas cobertas e aquecidas do país.
Também é engraçado que eu e o meu pai andamos no mesmo liceu.
É uma ideia para um poste. O Daniel fica com a Dias da Silva e eu com a Afonso Henriques (fotos mais antigas).
Nao tem fotos actuais da zona para poder fazer uma comparacao? Pela foto dos anos 30 ve-se que a zona era belissima e muito verde.

Comparar os dois edificios dessa faculdade e' quase como comparar as torres da zona J com a dos Clerigos! Esse bloco de betao e' horrivel. E' por isso que me pergunto se em vez de querer deixar a sua marca 'a forca toda os arquitectos nao poderiam considerar de vez em quando seguir a traca dos edificos originais?
Old January 18th, 2007, 10:03 PM   #16
fred_mendonca
President and CEO

fred_mendonca's Avatar

Likes (Received): 27

O liceu é engraçado! O bairro parece muito bom!
"We must face the grim necessity, with full knowledge that the task is to be solved, and we must proceed with a full realization that no statute enacted by man can repeal the inexorable laws of nature."
fred_mendonca no está en línea   Reply With Quote
Old January 18th, 2007, 10:15 PM   #17
O Prof Godin
O Prof Godin

O Prof Godin's Avatar

Algumas mais ou menos recentes

Montagem à pressa

Old January 18th, 2007, 10:57 PM   #18
JohnnyMass
Whatever

JohnnyMass's Avatar

Quote:
Originally Posted by Lourenco View Post
Já agora, deixo aqui duas fotos do bloco de Ensino da Faculdade que, tal como o filipe_ft referiu, não está à altura da belíssima Casa dos Limas.
típico...
Old January 18th, 2007, 11:14 PM   #19
Barragon
Barra for Friends

Barragon's Avatar

Likes (Received): 1592

Belos postais

The Latest Photo Reports: Região de Lisboa :: Alentejo

Fat people are harder to kidnap
Barragon no está en línea   Reply With Quote
Old January 19th, 2007, 04:53 AM   #20
Fern
...

Fern's Avatar

A maioria dos nossos presidentes de camara e' mesmo uma m****... vejam so que nao lhes bastava permitir a construcao desse pato-bravo do pior, olhando para a parede cega do lado esquerdo ve-se que queriam urbanizar a rua toda do mesmo modo..
Quote:

Reply

Tags
coimbra

Thread Tools

Posting Rules