search the site
 daily menu » rate the banner | guess the city | one on oneforums map | privacy policy | DMCA | news magazine | posting guidelines

Go Back   SkyscraperCity > Latin American & Caribbean Forums > Brasil > Fóruns Regionais > Nordeste

Nordeste Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe

Global Announcement

As a general reminder, please respect others and respect copyrights. Go here to familiarize yourself with our posting policy.

Reply

Thread Tools
Old December 1st, 2010, 09:36 AM   #1
Tito
:)

Tito's Avatar

Likes (Received): 740

Já em clima de verão, 95 fotos de uma das principais praias da Bahia - Com vocês, a Praia do Forte!

Olá!

Quase em clima de verão, estação que começa agora em dezembro, as praias do Nordeste já ficam mais bonitas e também são mais procuradas. Para "aquecer" aqueles que aguardam ansiosos a chegada da estação mais quente e ensolarada do ano, resolvi postar fotos de uma das praias mais badaladas do país, a Praia do Forte, que está localizada no município de Mata de São João. Essa praia é sem sombra de dúvidas a principal do litoral norte baiano e figura, junto com Salvador, Porto Seguro, Itacaré e Morro de São Paulo como um dos principais destinos de praia da Bahia.

Sem mais, espero que gostem do thread!

1. Vindo de Salvador, já próximo do trevo de entrada da Praia do Forte.

2. Para quem não sabe, a Linha Verde liga o litoral norte da Bahia ao litoral sul de Sergipe. Dá para sair de Salvador e ir para Aracaju sem passar por nenhuma rodovia federal (principalmente a BR-101).

3.

4. Os tradicionais postes da entrada da praia.

5. Parte do calçamento da estrada estava sendo trocada.

6. Um dos pontos positivos do lugar é a presença de muitas árvores.

7.

8. Me lembrou a Índia.

9.

10. Esses carrinhos são alugados para os turistas. Na Orla de Atalaia, aqui em Aracaju, também há alguns desses. Não sei que copiou quem.

11. Mapa do litoral norte baiano num ônibus que provavelmente liga Salvador à Praia do Forte.

12.

13. Grande parte das construções possuem uma aparência um tanto rústica.

14. Instituto Baleia Jubarte, que infelizmente estava fechado no horário que passei.

15. O pouco que pude captar do lugar.

16.

17. Gostei da aparelhagem da polícia local.

18. Um dos principais albergues.

19. Interior bem agradável!

20. Outra rua bastante arborizada.

21. Hotel.

22. Um dos becos.

23. Outro hotel de porte considerável.

24.

25. Várias ruas da vila são de acesso exclusivo (ou quase que exclusivo, pois aqueles carrinhos que comentei que também há deles aqui, rodam livremente por essas ruas) a pedestres, essa é um exemplo.

26. Chegando na praia. Esse é o ponto mais central e consequentemente "muvucado", principalmente num domingo. Para quem quiser sossego, é só andar pela areia para a esquerda ou direita, que terão lugares muito mais bonitos e tranquilos para curtir.

27.

28. "Mamãe, tô na Bahia!"

29.

30.

31.

32.

33. Igrejinha.

34. Barco sendo reformado bem ao lado da igrejinha.

35.

36. Colônia de Pescadores.

37. Aos pouquinhos, os melhores ângulos da praia vão aparecendo.

38.

39.

40. Isso já faz parte do Projeto Tamar, que é um dos grandes carros chefes da Praia do Forte. Há nesse espaço alguns bares. Mesmo que não se queira visitar o Projeto Tamar e seus aquários e piscinas, tem-se que se pagar uma taxa de se eu não me engano R$ 2,00 para ter acesso a essa área.

41. Aí já mostra a área de visitação do Projeto Tamar, com um de seus aquários e em destaque o farol da Praia do Forte.

42. Piscinas naturais entre os arrecifes.

43.

44.

45. Um paraíso!

46. Turistas fazem a festa!

47. Lateral do Projeto Tamar, com destaque para a loja de souvenirs. Sobre a água que jorra do muro, imagino que venha dos tanque e aquários habitados por tartarugas, tubarões, arraias e outros animais.

48.

49.

50.

51.

52. Há aí, meio que escondido, outro peixe.

53. A partir de agora, fotos tiradas desde o Projeto Tamar. Nesse thread não postarei fotos focando o projeto, pois ficaria ainda mais pesado. A depender do interesse de vocês, posso postá-las num thread exclusivo. O projeto me surpreendeu positivamente. Já o conhecia, mas não tinha visitado após a reforma e ampliação. Vale muito a visita, principalmente para os que gostam de interagir com os animais!

54.

55. Ótimo lugar para mergulho amador!

56. O senhorzinho que o diga!

57.

58.

59. Que paraíso! [2]

60. Ô vidinha difícil!

61.

62.

63.

64.

65. A partir de agora saindo para explorar melhor a vila.

66.

67.

68.

69.

70. Casa de Farinha (eu acho).

71. Não se enganem com a aparente calmaria. Nesse trecho realmente estava, mas nas proximidades da praia o movimento costuma ser grande.

72. Canteiro central.

73. Como não foquei em mostrar as lojas e restaurantes da vila, segue dois exemplo.

74.

75.

76.

77.

78.

79. Quem explora de verdade os lugares, conhece também onde moram os locais, então lá vou eu.

80. Notem como são muitas as ruas e becos onde teoricamente só deveriam ter acesso pessoas a pé.

81. Achei essa casinha bem pitoresca.

82. Parece ser uma fonte. Na pressa, nem parei para ler as placas. Na verdade, nem notei que existiam.

83. Voltando para a área turística.

84. Numa vila com muitas ruas destinadas a pedestres, o Bike Táxi pode ser uma boa opção, isso se conseguir o feito de não atropelar ninguém.

85. Voltando para a praia.

86.

87.

88.

89.

90.

91.

92. Acredito que seja uma pousada.

93. Casinha simples, mas charmosa.

94.

95. Para terminar: Já voltando à Linha Verde, uma praia que não faço ideia qual seja.

Bom verão para todos!

Veja fotografias e informações sobre destinos e atrativos turísticos brasileiros e argentinos em minha página clicando aqui.

Acesse também e curta a fanpage no Facebook

> > > Minhas fotos de cidades e lugares no Brasil | My photos from places and cities in Brazil < < <
Tito no está en línea   Reply With Quote

Sponsored Links
Old December 1st, 2010, 11:39 AM   #2
tchelllo
BANNED

Likes (Received): 55

Adoro praia muvucada! Me encanta observar as pessoas se divertindo na praia.

Bom, o lugar é muito interessante e tem clima de vila de pescadores. Excelente infraestrutura e tudo jeitosinho pra qualquer turista se esbaldar.
tchelllo no está en línea   Reply With Quote
Old December 1st, 2010, 11:51 AM   #3
O Poti
chocolate better than sex

O Poti's Avatar

Likes (Received): 1081

Gosto do astral desse lugar, valeu Tito.
Old December 1st, 2010, 01:49 PM   #4
Thina
Registered User

Thina's Avatar

A Praia do Forte é muito bonita. Gostei muito das ruas, das casinhas, pousadas, hotéis, das locomoções, desde da polícia até a bike táxi... Achei hilária a foto dos senhores, 56 e 57, essa última bem mais. Gostei dos clicks, bem focados, estilo que gosto muito. Sobre o projeto Tamar, também tem na Barra da Lagoa em Florianópolis, ainda não visitei, mas tem várias placas pelas SCs que diz: Visite o Projeto Tamar na Barra da Lagoa. Inclusive já pesquisei sobre o Projeto Tamar: http://www.tamar.org.br/interna.php?cod=68. No thread da Praia do Forte do forista Mascate também tem fotos do projeto, foi ali que ele sentiu saudade dos seus tubarões lol.
Thina no está en línea   Reply With Quote
Old December 1st, 2010, 04:35 PM   #5
Antonioni
I'm just a happy kid!!!

Antonioni's Avatar

Likes (Received): 548

Que região linda! Fiquei mais ansioso ainda pelas minhas férias! :P

"Eu gosto de seu Cristo... mas não de seus cristãos. Seus cristãos são tão diferentes de seu cristo". Mahatma Gandhi
Antonioni no está en línea   Reply With Quote
Old December 1st, 2010, 04:50 PM   #6
jguima
Registered User

jguima's Avatar

Likes (Received): 40621

Lindas imagens do nosso litoral norte Tito, Praia do Forte mostra o porquê em ser um dos endereços mais cobiçados, badalados e charmosos do litoral brasileiro. Estamos ganhando um investimento bilionário na extremidade do LN(divisa com Sergipe) pelo que eu li na reportagem ele vai se estruturar tendo a Praia do Forte como paradigma, esse corredor que vai de Salvador a divisa com Sergipe ficará fantástico.
jguima no está en línea   Reply With Quote
Old December 1st, 2010, 04:57 PM   #7
Bruno SP
Meteorologista

Bruno SP's Avatar

Likes (Received): 113

Deu vontade de conhecer!
Ótimo lugar!!!
(e olha que nem gosto de praia/verão/calor)
Old December 1st, 2010, 05:31 PM   #8
Joás Santos
A coragem vem da fé

Joás Santos's Avatar

Likes (Received): 24678

Praia lindíssima!!! Parabéns!
Joás Santos no está en línea   Reply With Quote
Old December 1st, 2010, 08:40 PM   #9
Tiozão
Na Terra dos Caranguejos

Tiozão's Avatar

Likes (Received): 39734

Vou agendar para minhas proximas ferias!
Old December 1st, 2010, 09:51 PM   #10
Robervalda Souza
Registered User

Likes (Received): 526

Maravilha pura!!!
Robervalda Souza no está en línea   Reply With Quote
Old December 1st, 2010, 10:09 PM   #11
D.A
Registered User

D.A's Avatar

Likes (Received): 7829

thread arretado de bom...
Old December 1st, 2010, 10:19 PM   #12
Santista10
Moderator

Santista10's Avatar

Likes (Received): 20027

A Praia do Forte é tudo de bom, une rusticidade, sofisticação e belezas naturais, um lugar com a cara do verão, maravilhoso. Ótimo thread, Tito, valeu por compartilhar esse paraíso com a gente.
Santista10 no está en línea   Reply With Quote
Old December 1st, 2010, 10:46 PM   #13
Tito

Tito's Avatar

Quote:
Originally Posted by tchelllo View Post
Adoro praia muvucada! Me encanta observar as pessoas se divertindo na praia.

Bom, o lugar é muito interessante e tem clima de vila de pescadores. Excelente infraestrutura e tudo jeitosinho pra qualquer turista se esbaldar.
Nesse aspecto eu gosto também, dá para observar e fotografar muita coisa. O lugar originalmente era uma vila de pescadores e mesmo com o tempo, com os investimentos, ele conseguiu manter um pouco o clima de lugar simples, rústico, apesar de não ter se mantido calmo principalmente na alta temporada e finais de semana.

Quote:
Originally Posted by O Poti View Post
Gosto do astral desse lugar, valeu Tito.
Obrigado a ti pela visita, Poti!

Quote:
Originally Posted by Thina View Post
A Praia do Forte é muito bonita. Gostei muito das ruas, das casinhas, pousadas, hotéis, das locomoções, desde da polícia até a bike táxi... Achei hilária a foto dos senhores, 56 e 57, essa última bem mais. Gostei dos clicks, bem focados, estilo que gosto muito. Sobre o projeto Tamar, também tem na Barra da Lagoa em Florianópolis, ainda não visitei, mas tem várias placas pelas SCs que diz: Visite o Projeto Tamar na Barra da Lagoa. Inclusive já pesquisei sobre o Projeto Tamar: http://www.tamar.org.br/interna.php?cod=68. No thread da Praia do Forte do forista Mascate também tem fotos do projeto, foi ali que ele sentiu saudade dos seus tubarões lol.
Pois é, há algumas bases aí no sul também, mas acredito que grande parte fique no Nordeste. Acredito que a da Praia do Forte seja a melhor estruturada, é como se você estivesse num parque temático. Só por curiosidade, a primeira base do projeto é a da Praia de Pirambu, aqui em Sergipe. Apesar de ser a primeira e ser também aberta a visitação, a estrutura do lugar é beeem aquém da existente na base da Praia do Forte e em outras. Para compensar isso, há, no Oceanário de Aracaju, administrado pelo Tamar, uma ótima estrutura para mostrar a fauna marinha e também dos rios.

Muito obrigado pelo comentário, Thina!

Quote:
Originally Posted by Antonioni View Post
Que região linda! Fiquei mais ansioso ainda pelas minhas férias! :P
Vai para qual/quais praias, Antonioni?

Boas férias para ti!

Quote:
Originally Posted by jguima View Post
Lindas imagens do nosso litoral norte Tito, Praia do Forte mostra o porquê em ser um dos endereços mais cobiçados, badalados e charmosos do litoral brasileiro. Estamos ganhando um investimento bilionário na extremidade do LN(divisa com Sergipe) pelo que eu li na reportagem ele vai se estruturar tendo a Praia do Forte como paradigma, esse corredor que vai de Salvador a divisa com Sergipe ficará fantástico.
Que complexo seria esse, Jguima? Não lembro de já ter ouvido falar. Com a conclusão da 2ª ponte já em solo sergipano, imagino que investimentos do tipo também serão feitos aqui no litoral sul do estado.

Muito obrigado!

Quote:
Originally Posted by Bruno SP View Post
Deu vontade de conhecer!
Ótimo lugar!!!
(e olha que nem gosto de praia/verão/calor)
Eu também não gosto muito de calor não, mas numa praia dessas acabo esquecendo.

Quote:
Originally Posted by Joás Santos View Post
Praia lindíssima!!! Parabéns!
Obrigado, Joás!

Quote:
Originally Posted by Tiozão View Post
Vou agendar para minhas proximas ferias!
Não vai se arrepender, Tiozão!

Quote:
Originally Posted by Robervalda Souza View Post
Maravilha pura!!!
Você deve ser uma frequentadora assídua, não?

Veja fotografias e informações sobre destinos e atrativos turísticos brasileiros e argentinos em minha página clicando aqui.

> > > Minhas fotos de cidades e lugares no Brasil | My photos from places and cities in Brazil < < <
Old December 1st, 2010, 11:46 PM   #14
Soteropolis1
Registered User

Soteropolis1's Avatar

Likes (Received): 695

O mais belo thread de Praia do Forte! Adoro PF. A vila une uma urbanização exemplar, sem concreto, estilo Búzios, aliada a uma natureza fantástica, sem falar nas atrações do Tamar e da Baleia Jubarte (não conhecia). Tudo parece bem cuidado. Parabéns para a prefeitura de Mata. Estão fazendo algo similar co Imbassaí. Tomara que fique bom assim.

Parabéns! Fotos suas, como sempre, fantásticas. Pena que pra as festas de fim de ano já está tudo lotado e com preços nas alturas! Só faltou o Castelo Garcia Davila. Mas isso é tema de outro thread. Sugestão pra vc!
Soteropolis1 no está en línea   Reply With Quote
Old December 2nd, 2010, 12:13 AM   #15
Enzo
Registered User

Likes (Received): 18458

Acho que ja sei o que vou fazer no verao...

Belas fotos Tito!
Enzo no está en línea   Reply With Quote
Old December 2nd, 2010, 12:18 AM   #16
FISCHERZIN
Registered User

FISCHERZIN's Avatar

Likes (Received): 20

hiper charmoso e agradavel... perfeita, so tem um problema pra mim... a quantidade de pedras na praia, uma pena.. senao seria o lugar perfeito
FISCHERZIN no está en línea   Reply With Quote
Old December 2nd, 2010, 12:25 AM   #17
Soteropolis1
Registered User

Soteropolis1's Avatar

Likes (Received): 695

Quote:
Originally Posted by FISCHERZIN View Post
hiper charmoso e agradavel... perfeita, so tem um problema pra mim... a quantidade de pedras na praia, uma pena.. senao seria o lugar perfeito
As pedras (corais) ficam em frente a vila. A direita e a esquerda existem praias totalmente livres de pedras. Só que se tem que andar um pouquinho...
Soteropolis1 no está en línea   Reply With Quote
Old December 2nd, 2010, 01:04 AM   #18
Tonho José
BANNED

Likes (Received): 2

Qué quêu tô fazeno aki? Q nunstô na praduforte.
Tonho José no está en línea   Reply With Quote
Old December 2nd, 2010, 01:19 AM   #19
CSLou
Eu sou a mosca...

CSLou's Avatar

Likes (Received): 132

Aquele ônibus amarelo da foto 12 me causa arrepios. Lembro que na última vez em PF quase chorei ao ver aquele mundareú de guias da CVC berrando aos quatro ventos pelo meio do Tamar. Junto com a infinidade de condôminios novos, tem tudo para se tornar predatório e destruir o lugar mais legal próximo a SSA.

Podem me chamar de saudosista, turrão e o escambaú, mas nada me era mais aprazível do que à época em que o Klaus Peter mantinha a tranquilidade do lugar a mão-de-ferro, o único condôminio que existia era o Solar dos Arcos e o maior equipamento de hospedagem (fora o Ecoresort) era a Sobrado da Vila.

Agora, com trocentos condomínios, hotéis, Iberostar, Richard's, Salinas, etc., etc., acabou o sossego.
CSLou no está en línea   Reply With Quote
Old December 2nd, 2010, 03:52 AM   #20
Tito

Tito's Avatar

Quote:
Originally Posted by Soteropolis1 View Post
O mais belo thread de Praia do Forte! Adoro PF. A vila une uma urbanização exemplar, sem concreto, estilo Búzios, aliada a uma natureza fantástica, sem falar nas atrações do Tamar e da Baleia Jubarte (não conhecia). Tudo parece bem cuidado. Parabéns para a prefeitura de Mata. Estão fazendo algo similar co Imbassaí. Tomara que fique bom assim.

Parabéns! Fotos suas, como sempre, fantásticas. Pena que pra as festas de fim de ano já está tudo lotado e com preços nas alturas! Só faltou o Castelo Garcia Davila. Mas isso é tema de outro thread. Sugestão pra vc!
Eu também não conhecia, Soteropolis. O que acontece é que o projeto fica um tanto "fora de mão" do caminho de parte dos visitantes. Tem gente que chega e já deixa o carro nos estacionamentos próximos ao posto policial.

Pois é, faltou o Castelo. Dessa vez, infelizmente, não deu mesmo para visitar, mas pretendo voltar em breve para assim visitá-lo novamente. Há alguns anos já cheguei a tirar umas fotos de lá, mas nem sei se ainda as tenho.

Muito obrigado!

Quote:
Originally Posted by Enzo View Post
Acho que ja sei o que vou fazer no verao...

Belas fotos Tito!
Achou o destino que estava procurando, Enzo? Infraestrutura e variadas opções de serviços é que não faltam. Só não tinha sugerido a Praia do Forte por achar que você queria um lugar mais tranquilo, e no verão imagino que a vila fique muito cheia.

Obrigado!

Quote:
Originally Posted by FISCHERZIN View Post
No trecho mais central há mesmo, mas se você se afastar, verá que tem bons trechos para nadar.

Obrigado pelo comentário, Fischerzin!

Quote:
Originally Posted by Soteropolis1 View Post
As pedras (corais) ficam em frente a vila. A direita e a esquerda existem praias totalmente livres de pedras. Só que se tem que andar um pouquinho...
Exatamente.

Quote:
Originally Posted by Tonho José View Post
Qué quêu tô fazeno aki? Q nunstô na praduforte.
Hã?! Será que esse post tem relação com o que você falou sobre o carnaval?

Quote:
Originally Posted by CSLou View Post
Aquele ônibus amarelo da foto 12 me causa arrepios. Lembro que na última vez em PF quase chorei ao ver aquele mundareú de guias da CVC berrando aos quatro ventos pelo meio do Tamar. Junto com a infinidade de condôminios novos, tem tudo para se tornar predatório e destruir o lugar mais legal próximo a SSA.

Podem me chamar de saudosista, turrão e o escambaú, mas nada me era mais aprazível do que à época em que o Klaus Peter mantinha a tranquilidade do lugar a mão-de-ferro, o único condôminio que existia era o Solar dos Arcos e o maior equipamento de hospedagem (fora o Ecoresort) era a Sobrado da Vila.

Agora, com trocentos condomínios, hotéis, Iberostar, Richard's, Salinas, etc., etc., acabou o sossego.
Quando eu fui agora, o Tamar até que estava tranquilo, sem muitos visitantes e guias berrando. O turismo de sol e praia em si, se não explorado com cuidado, pode ser prejudicial em qualquer lugar. O que poderiam começar a fazer é impor limite de número de ônibus a entrar na vila. Algo parecido acontece em Fernando de Noronha, sendo que a diferença é que o arquipélago é isolado, e a Praia do Forte não necessariamente.

Quem é Klaus Peter?

Obrigado pela visita, CSlou!

Reply

Tags
bahia, brasil, brazil, praia do forte

Thread Tools

Posting Rules