daily menu » rate the banner | guess the city | one on one

Go Back   SkyscraperCity > European Forums > Fórum Português > Arquitectura e Urbanismo > Transportes e Infraestruturas > Ferrovias

Global Announcement

SkyscraperCity needs your help to do some house cleaning! please click here for more info!

Closed Thread

Thread Tools Rate Thread Display Modes
Old December 29th, 2012, 02:39 PM   #801
pai nosso
Registered User

pai nosso's Avatar

Likes (Received): 179

Ano Novo com «directa»

Metro 24 sobre 24 horas

O Metro do Porto entra no novo ano com uma operação especial preparada para a noite de 31 de Dezembro e 1 de Janeiro. O Metro vai fazer "directa", com serviço contínuo, capacidade e frequência redobradas.

Entre as 20H00 do último dia de 2012 e as 2H00 do primeiro dia de 2013, as linhas Azul (A) e Amarela (D) apresentam uma frequência de 10 minutos. A Linha Vermelha (B) e o serviço Fórum Maia da Linha Verde (C) têm uma frequência de 15 minutos das 20H00 às 00H00 e de 30 minutos até às 2H00. O serviço ISMAI da Linha Verde, neste período, opera com uma frequência de 30 minutos. A linha Violeta (E) faz o serviço Aeroporto nos moldes habituais até à 1H00.

O Metro 24 sobre 24 horas é a solução de transporte mais segura, mais rápida e eficaz, também na primeira noite do ano. Assim, ao longo da madrugada a rede continua a funcionar. Das 2H00 às 6H00 o Metro passa nas linhas Azul (A) e Amarela (D) com uma frequência de 15 minutos e nas linhas Vermelha (B) e Verde (C) de hora a hora, aqui, em ambos os casos, com partidas a partir da Estação da Senhora da Hora.

A partir das 6H00 de dia 1 de Janeiro, o Metro disponibiliza as frequências habituais de um feriado.

Quanto ao Funicular dos Guindais, a sua operação será ligeiramente reduzida. Assim, a 31 de Dezembro o Funicular dos Guindais fecha às 19H00 e retoma o seu funcionamento regular a partir das 12H00 do dia 1 de Janeiro.
pai nosso no está en línea  

Sponsored Links

Old December 29th, 2012, 08:20 PM   #802
Hugoferreiraleite
Registered User

Hugoferreiraleite's Avatar

Likes (Received): 19

Quote:
Originally Posted by Nephasto View Post
Hugo, tens toda a razão!
Eu estava enganado. Constatei isso hoje qd lá passei também (mas n tirei foto )
Por isso se o metro do porto quisesse poderia pôr metros de 3 em 3 minutos na linha amarela. Metada a acabar no polo universitário e a outra metade no H. S. João.
De qq maneira, não há procura para isso, e a frequência de 6 em 6 minutos como está agora chega perfeitamente.

PS: Acho que a única ligação que falta a esse resguardo do Polo Universitário é o movimento H.S. João-resguardo.
Creio eu. Tenho quase a certeza que o resguardo não permite os 4 movimentos possíveis, daí a minha confusão.
Por acaso tentei confirmar, saindo cá fora, mas não se conseguia ver.
Ainda equacionei ir para cima da relva. Mas não dava tempo, além do que me arriscava a vir parar lá abaixo.

A questão que coloquei continua por responder. Aquando de grande eventos na cidade, São João, Red Bull, Queima das Fitas, etc. Porque o metro não reforça a linha D?
-> Veículos não faltam. Pode usar os 20 que foram substituídos pelos Tram-train.
-> Maquinistas não me parece que faltem. Porque normalmente segue-se um período de acalmia, em que há menos metros a circular (excepto Queima).

Já disse, para mim o metro não reforça porque não consegue diminuir os intervalos de passagem muito mais que isso. Devido à ponte Luís I, à proximidade das estações na baixa, e à baixa velocidade no troço Gaia-Baixa.

Quote:
Originally Posted by Diogo Nuno View Post
Manobras porque?
Os veículos do tunel J desviam diretamente para a Lapa certo?
Mais, quando digo "algo útil" digo a nível económico...
E mais não é isso que a Metro ia fazer com a linha de S. Mamede.
Sim desvia directamente para a Lapa.
Manobras porque o túnel é em via única, tem um gabarit apertado forte declive e salvo erro duas curvas apertadas, que condicionam a velocidade.
Digamos que ele foi construído única e exclusivamente para levar metros para a linha D. Nada mais...

Não. A linha de São Mamede iria resultar de uma extensão a norte da estação Pólo Universitário - HSJ II - São Mamede / Linha de Leixões - Fonte do Cuco - linha A.

Nunca foi pensado usar o túnel J para algo mais que levar e trazer metros em vazio da linha D.
Claro que futuramente com a extensão da linha de São Mamede (se nascer), provavelmente perderá utilidade. Uma vez que os metros passarão a usar esta para chegar ao tronco comum e daí ao PMO de Guifões (e isto claro, se for construído o cruzamento de linhas em Fonte do Cuco, que por acaso nunca o vi desenhado nos esboços que vi da nova estação).
Old December 29th, 2012, 08:43 PM   #803
Viriatuus
Registered User

Likes (Received): 168

Na Fonte do Cuco não estava programada qualquer possibilidade de transferência de composições. A nova linha teria a sua estação a nível subterrâneo se não estou em erro.
Viriatuus no está en línea  
Old December 29th, 2012, 08:43 PM   #804
Nephasto
Enlightened user

Nephasto's Avatar

Likes (Received): 41

Quote:
Originally Posted by Hugoferreiraleite View Post
A questão que coloquei continua por responder. Aquando de grande eventos na cidade, São João, Red Bull, Queima das Fitas, etc. Porque o metro não reforça a linha D?
A questão é: há realmente necessidade aumentar a frequência da linha D em algumas alturas? Eu diria que não, mesmo nos eventos que referes. A frequencia actual chega, mesmo que os veículos vão mais cheios.
O único evento que referes que talvez justificasse tal aumento é o S. João, mas provavelmente não faria sentido o metro estar a planear e montar uma operação tão complexa só para algumas horas de procura.

Quote:
Originally Posted by Hugoferreiraleite View Post
Já disse, para mim o metro não reforça porque não consegue diminuir os intervalos de passagem muito mais que isso. Devido à ponte Luís I, à proximidade das estações na baixa, e à baixa velocidade no troço Gaia-Baixa.
Não vejo como é que a ponte Luís I, à proximidade das estações na baixa, e à baixa velocidade no troço Gaia-Baixa possam ser limitadores de frequência. Nenhum desses pontos me parece que limitem em nada a frequência máxima.
Tudo o que referes são limitações de velocidade, não de frequência. Nada te impede de teres velocidades baixas e frequências altas. O inverso é que pode ser mais complicado.
Old December 29th, 2012, 09:24 PM   #805
jfds
Registered User

Likes (Received): 7

Quote:
Originally Posted by Nephasto View Post
PS: Acho que a única ligação que falta a esse resguardo do Polo Universitário é o movimento H.S. João-resguardo.
Creio eu. Tenho quase a certeza que o resguardo não permite os 4 movimentos possíveis, daí a minha confusão.
Sim, no sentido HSJ - Santo Ovídeo, esse resguardo não é acessível diretamente...

Quote:
Originally Posted by Viriatuus
Na Fonte do Cuco não estava programada qualquer possibilidade de transferência de composições. A nova linha teria a sua estação a nível subterrâneo se não estou em erro.
A estação Fonte do Cuco II está planeada ser em viaduto (ao estilo da estação Parque Maia), e a atual estação de Fonte do Cuco está prevista recuar ligeiramente a sul para permitir um (melhor!) interface entre as linhas B, C e E e a linha de S. Mamede...
Quanto à transferência de composições poderão ser feitas via túnel J ou o atual ramal da linha A (logo após a estação Senhora da Hora, quando se dirige a Vasco da Gama)
jfds no está en línea  
Old December 29th, 2012, 10:52 PM   #806
Viriatuus
Registered User

Likes (Received): 168

Estava enganado então... bom essa de ser num viaduto...
Viriatuus no está en línea  

Closed Thread

Thread Tools
Display Modes Rate This Thread
Rate This Thread:

Posting Rules