daily menu » rate the banner | guess the city | one on oneforums map | privacy policy (aug.2, 2013) | DMCA policy | flipboard magazine

Go Back   SkyscraperCity > Latin American & Caribbean Forums > Fóruns Brasileiros > Fóruns Regionais > Centro - Oeste > Notícias da Região

Closed Thread

Thread Tools
Old July 30th, 2009, 03:08 AM   #1
don_quito
Que deselegante!!!!

don_quito's Avatar

Likes (Received): 85

Profissão reporter - guerra entre gangues DF

No Profissão Repórter desta semana, nossas equipes se dividem para mostrar a guerra entre gangues em Brasília. O que move e o que mata jovens que não se conhecem? Para entender este universo, os repórteres Caio Cavechini e Thiago Jock se aproximam de grupos de quadras rivais das cidades-satélites da capital federal. Os jovens – muitos deles procurados pela polícia - fazem questão de esconder o rosto, mas não têm vergonha da violência. Os repórteres Caroline Kleinübing e Felipe Gutierrez percorrem as ruas de uma das regiões mais violentas da periferia de Brasília - São Sebastião – e encontram vítimas desta guerra. Caco chega à casa de uma família que acabou de perder um filho, um jovem trabalhador de 19 anos. Ele não tinha nada a ver com gangues. Estava no lugar errado na hora errada.

As impressões que Brasília me causou, em um primeiro momento, foram todas desfeitas quando cheguei, pela primeira vez, a São Sebastião. As diferenças são tão evidentes que até incomodam. Quem nasce e cresce em uma cidade-satélite não deve se identificar com a capital federal, sob nenhum aspecto. Brasília é espaçosa, organizada, limpa, quase não tem pessoas nas ruas. São Sebastião é árida. Terra seca, chão batido, uma avenida principal asfaltada, ruelas com casinhas cercadas de grades por todos os lados, muros e centenas de pichações. E pessoas, muitas e de todas as idades, caminhando na rua.

Não sei o que os jovens de Brasília fazem, mas não questiono a quantidade de opções. Já sobre os meninos que conheci em São Sebastião não tenho a mesma opinião. Quando indagados sobre o que tinham pra fazer na cidade-satélite marcada pela violência, a resposta era sempre espontânea, crua, direta:

- Nada.
(...)

Sponsored Links

Old July 30th, 2009, 03:10 AM   #2
don_quito
Que deselegante!!!!

don_quito's Avatar

Pessoal,
sim..existe isso, e sabemos..essas pichações são terriveis...essas gangues e tals...é um problema que há e nossos governantes devem ficar de olho e tomar atitudes, não podemos tapas os olhos pra isso, está aumentando, ficando terrível.....MAS....Mas...

mas convenhamos...que sensacionalismo barato...que mídia perversa...que esquizofrenia jornalística, achei muito barato isso! sem comentar que eles, na materia, falaram em cidades-satélites o tempo todo...nomenclatura que nem existe mais...

vou colar um comentário de uma pessoa no site deles que eu achei pertinente e eu concordo até em parte apesar dessa pessoa não ter entendido o pq da reportagem...mas ele sabe que tem locais mais perigosos mas é bom pra refletir:
(http://especiais.profissaoreporter.g...gues/#comments)

"Carlos Bandeira:
29 julho, 2009 as 16:48 DESABAFO BRASILIENSE

Não gostei da forma como foi abordado.
Reportagem Sensacionalista, mostrou como se a violencia fosse generalizada em Brasilia.

Quem vive em Brasilia sabe que as 3 REGIÕES ADMINISTRATIVAS citadas, Ceilandia, Samambaia e São Sebastião, são as mais carentes em termo de segurança.

Mas Brasilia não é SÓ isso.
Pra quem não conhece, cada uma dessas regiões administrativas fica a cerca de 30KM de Brasilia.

Mesmo com os problemas apontados BRASILIA ainda é o melhor lugar para se viver no brasil em termos de SEGURANÇA, SAÚDE e EDUCAÇÃO.

(...)

Em outros estados GENERALIZAM os brasilienses, nem sabe que não somos candangos. Acham que o povo de brasilia é corrupto e desonesto, quando é justamente o contrario, mandam seus politicos para cá para nos explorarem e roubarem o país. votam sempre em politicos como MALUF, SARNEY, PITTA, GAROTINHO e tantos outros… e quando acontece um escandalo acham que a culpa é de BRASILIA.."

Last edited by don_quito; July 31st, 2009 at 12:56 AM.
don_quito no está en línea  
Old July 30th, 2009, 04:43 AM   #3
JP.gyn
Registered User

Likes (Received): 26

È compreensivel a situação dificil que essas gangues criam, em Goiânia elas estão crescendo e ficando cada vez pior, e por aqui a maioria são filhos de familias de classe média/alta , o que demonstra que existe um abismo, uma geração muito alienada, triste.

Não assisti ao progama que passou ontem, mas imagino que eles tenham feito um sensacionalismo mesmo, nos comerciais parecia se tratar até de um local sob efeito de 'guerra'
JP.gyn no está en línea  
Old July 30th, 2009, 06:07 AM   #4
RobertoBarrich26
Eng. Tráfego e Designer

RobertoBarrich26's Avatar

Likes (Received): 635

O que esperar de reportagens da Globo acerca do assunto: EXAGEROS E SENSACIONALISMO...

É sabido que temos cidades com médias de violência entre jovens, no Centro-Oeste, bem maiores que BSB, e que a Grande Cuiabá (nesse quesito) registra muito mais violência entre jovens que o DF, segundo dados recentemente apresentados.

Um fator que me agracia muito em Goiânia (e até mesmo BSB) é justamente a sensação de Segurança (comparando com outros locais que já morei, como Cuiabá e Curitiba). Aqui por essas bandas, o que pega, além das gangues da classe média/alta mencionada pelo nosso colega JP, são as gangues de times de futebol tbém, que depredam locais e equipamentos públicos/privados. Mas, sinceramente, nada comparado com o que acontece nas duas cidades citadas acima.

Aqui em GYN, sinceramente, tenho mais descrença na polícia (q por muitas vezes abusa de suas patentes) do que da violência urbana, me sinto seguro nesta cidade. Nesse quesito, a região de Goiânia sempre esteve de parabéns, mesmo observando um recente crescimento nos índices de violência por aqui, ainda são muito tímidos se comparando a outras capitais da região/país ou cidades do interior do Centro-Oeste.

Incrível que em dados como esses sempre apresentam certas capitais (Vitória, Recife, Rio, Porto Velho, BH e Cuiabá) nas primeiras posições e poucas atitudes dos governos locais é visto.

IHA= índice homicídios de adolescentes(12/18 anos) valor representa N/por mil adolescentes

Centro-Oeste

15º Luziânia GO 5,41
30º Rio Verde GO 4,24
33º Várzea Grande MT 4,13
36º Cuiabá MT 3,83
48º Dourados MS 3,31
55º Aparecida de Goiânia GO 3,10
75º Águas Lindas de Goiás GO 2,77
97º Valparaíso de Goiás GO 2,31
129º Brasília DF 1,67
137º Campo Grande MS 1,57
143º Goiânia GO 1,51
145º Sinop MT 1,48
154º Corumbá MS 1,35
168º Rondonópolis MT 1,13
227º Trindade GO 0,45
239º Anápolis GO 0,31

Capitais

9º Maceió AL 6,03
10º Recife PE 6,03
21º Rio de Janeiro RJ 4,92
25º Vitória ES 4,32
32º Porto Velho RO 4,19
35º Belo Horizonte MG 4,02
36º Cuiabá MT 3,83
57º Macapá AP 3,08
59º Curitiba PR 3,03
74º João Pessoa PB 2,78
90º Salvador BA 2,42
103º Fortaleza CE 2,23
109º Belém PA 2,07
112º Natal RN 2,05
122º Florianópolis SC 1,76
127º Manaus AM 1,68
129º Brasília DF 1,67
132º Porto Alegre RS 1,66
133º Teresina PI 1,63
136º Boa Vista RR 1,59
143º Goiânia GO 1,51

148º São Luís MA 1,45
151º São Paulo SP 1,42
161º Rio Branco AC 1,23
163º Aracaju SE 1,20
214º Palmas TO 0,58

taí o link do estudo pra quem quiser lê-lo por completo:
http://www.unicef.org/brazil/pt/IHA.pdf

Outros Threads Meus de: GOIÁS / MATO GROSSO
RobertoBarrich26 no está en línea  
Old July 30th, 2009, 06:22 AM   #5
RobertoBarrich26
Eng. Tráfego e Designer

Mais detalhes sobre a Pesquisa realizada.

Atente-se que colocaram Cuiabá como se fosse no MS e Campo Grande no RS...

Quote:
Originally Posted by tchelllo View Post
Eis aqui o ranking completo o índice de homicícios na adolescência, divulgado recentemente e que carecia aqui no SSC das tabelas.

fonte: http://www.unicef.org/brazil/pt/IHA.pdf

Old July 30th, 2009, 03:00 PM   #6
Nortista
Fumando

Nortista's Avatar

Likes (Received): 1096

palmas é disparadamente a capital mais segura do pais .
Nortista está en línea ahora  
Old July 30th, 2009, 03:14 PM   #7
don_quito
Que deselegante!!!!

don_quito's Avatar

roberto interessante os dados...

...essas gangues são terríveis e realmente existe, é um problema social, o governo tem que estar em cima, deve AGIR.....o lance que não gostei foi o sensacionalismo barato e o exagero dado pela GLOBO...agora eu entendo quando os cariocas falam que a mídia exagera ao falar da violência do rio e na verdade não é tão assim...apenas uma esquisofrenia jornalística
Old July 30th, 2009, 03:48 PM   #8
Arquivista
Goldfinger

Arquivista's Avatar

Likes (Received): 2

Problema social e de criação famíliar como um todo. Como o que ocorre naquela novela das 8, filhos de classe média alta já no mundo do crime.
Old July 30th, 2009, 04:02 PM   #9
anzo
Registered User

Likes (Received): 330

Eu vi a matéria e acho que ela não teve a intenção de denegrir Brasília.

Tive a impressão de que eles deixaram claro que era uma situação das "regiões administrativas" e não de BSB.

RMs são violentas, fato. Esta matéria decidiu pegar BSB, mas se pegassem qualquer outra das 10 maiores capitais do país, o resultado provavelmente seria o mesmo.

Se acalmem.
anzo no está en línea  
Old July 30th, 2009, 05:02 PM   #10
ElvisGyn
www.goianiabr.com.br

ElvisGyn's Avatar

Likes (Received): 93

Quote:
Originally Posted by RobertoBarrich26 View Post
O que esperar de reportagens da Globo acerca do assunto: EXAGEROS E SENSACIONALISMO...

É sabido que temos cidades com médias de violência entre jovens, no Centro-Oeste, bem maiores que BSB, e que a Grande Cuiabá (nesse quesito) registra muito mais violência entre jovens que o DF, segundo dados recentemente apresentados.

Um fator que me agracia muito em Goiânia (e até mesmo BSB) é justamente a sensação de Segurança (comparando com outros locais que já morei, como Cuiabá e Curitiba). Aqui por essas bandas, o que pega, além das gangues da classe média/alta mencionada pelo nosso colega JP, são as gangues de times de futebol tbém, que depredam locais e equipamentos públicos/privados. Mas, sinceramente, nada comparado com o que acontece nas duas cidades citadas acima.

Aqui em GYN, sinceramente, tenho mais descrença na polícia (q por muitas vezes abusa de suas patentes) do que da violência urbana, me sinto seguro nesta cidade. Nesse quesito, a região de Goiânia sempre esteve de parabéns, mesmo observando um recente crescimento nos índices de violência por aqui, ainda são muito tímidos se comparando a outras capitais da região/país ou cidades do interior do Centro-Oeste.

Incrível que em dados como esses sempre apresentam certas capitais (Vitória, Recife, Rio, Porto Velho, BH e Cuiabá) nas primeiras posições e poucas atitudes dos governos locais é visto.

IHA= índice homicídios de adolescentes(12/18 anos) valor representa N/por mil adolescentes

Centro-Oeste

15º Luziânia GO 5,41
30º Rio Verde GO 4,24
36º Cuiabá MT 3,83
48º Dourados MS 3,31
129º Brasília DF 1,67
143º Goiânia GO 1,51
145º Sinop MT 1,48
154º Corumbá MS 1,35
227º Trindade GO 0,45
239º Anápolis GO 0,31

Capitais

9º Maceió AL 6,03
10º Recife PE 6,03
25º Vitória ES 4,32
32º Porto Velho RO 4,19
36º Cuiabá MT 3,83
57º Macapá AP 3,08
59º Curitiba PR 3,03
74º João Pessoa PB 2,78
90º Salvador BA 2,42
103º Fortaleza CE 2,23
109º Belém PA 2,07
112º Natal RN 2,05
127º Manaus AM 1,68
129º Brasília DF 1,67
133º Teresina PI 1,63
136º Boa Vista RR 1,59
143º Goiânia GO 1,51

148º São Luís MA 1,45
151º São Paulo SP 1,42
161º Rio Branco AC 1,23
163º Aracaju SE 1,20
214º Palmas TO 0,58

Concordo com o Amigo aqui.. Acho q Goiânia não e muito Violenta assim... em Considerações as Outras Cidades... apesar de não Conhecer muitas cidades...

Sei que o Entorno de BSB e muito violento.. Pois tenho familia que mora lah (Pedregal, Luziania, Novo Gama)
no Estado do Pará também e Muito violento Tenho Parentes que mora lah.. E tive um tio Que foi assassinado lah.. Perto de Marabá...

Uma Coisa Q eu Reparei nos Jornais e que a maiorias das mortes em Goiânia e Aparecida são Pessoas Que tenha alguma Criminalidade.. Devedores de Drogas.. Travetis que se Prostituem e etc... em maiorias das reportagens falam que fulano foi assassinado mas depois mostra que fulano morreu por que devia droga.. ou por que deve dinheiro que certamente foi emprestado pra Comprar Droga...

Então Sigo aquele Ditado Quem não deve não teme...
Mas isso não que Dizer que não Exista Violência em Gyn
( e o caso daquele menino que foi baleado perto do Gyn shopping Por ser confundido com outra Pessoa).
ElvisGyn no está en línea  
Old July 30th, 2009, 05:22 PM   #11
Espartano_bsb
Registered User

Espartano_bsb's Avatar

Likes (Received): 0

Não vejo a reportagem com a intenção exclusiva de denegrir a imagem da cidade. Esse problema das gangues existe há muito tempo. Antes as gangues ficavam nas quadras residenciais do Plano Piloto, agora ocupam as cidades satélites. O problema é que o poder público mesmo mapeando todos esses grupos pouco avança na solução do problema.
Espartano_bsb no está en línea  
Old July 30th, 2009, 07:35 PM   #12
david!bsb
David Rodrigues

david!bsb's Avatar

Likes (Received): 102

Muito interessante a reportagem, eles não falaram nenhuma mentira.
david!bsb no está en línea  
Old July 30th, 2009, 07:51 PM   #13
danieldefranca
Registered User

Likes (Received): 40

Quote:
Originally Posted by RobertoBarrich26 View Post

Centro-Oeste

15º Luziânia GO 5,41
30º Rio Verde GO 4,24
36º Cuiabá MT 3,83
48º Dourados MS 3,31
129º Brasília DF 1,67
143º Goiânia GO 1,51
145º Sinop MT 1,48
154º Corumbá MS 1,35
227º Trindade GO 0,45
239º Anápolis GO 0,31

Capitais

9º Maceió AL 6,03
10º Recife PE 6,03
25º Vitória ES 4,32
32º Porto Velho RO 4,19
36º Cuiabá MT 3,83
57º Macapá AP 3,08
59º Curitiba PR 3,03
74º João Pessoa PB 2,78
90º Salvador BA 2,42
103º Fortaleza CE 2,23
109º Belém PA 2,07
112º Natal RN 2,05
127º Manaus AM 1,68
129º Brasília DF 1,67
133º Teresina PI 1,63
136º Boa Vista RR 1,59
143º Goiânia GO 1,51

148º São Luís MA 1,45
151º São Paulo SP 1,42
161º Rio Branco AC 1,23
163º Aracaju SE 1,20
214º Palmas TO 0,58

Goiânia não demonstra tanta segurança igual afirma os dados da UNICEF, quando saiu essa pesquisa e a impressa apontando; Aparecida,Luziania, Rio verde e Aguas lindas, todas, como sendo as mais violentas do estado eu quase cai no riso, será que esqueceram que é comum acontecerem crimes na capital goianiense e desolvarem os corpos em aparecida?
não esqueçam que aparecida possui o pior pesadelo para qualquer cidade, é justamente carregar o fardo de ter os dois principais presídios do estado.
danieldefranca no está en línea  
Old July 30th, 2009, 08:26 PM   #14
paulista1978
Registered User

Likes (Received): 572

Achei certo em descentralizar esse tipo de reportagem. Ficar mostrando sempre o Sudeste como região violenta não dá. Mostra que é um problema endêmico, que acontece em todo o Brasil, e que os governos têm que agir.

Last edited by paulista1978; July 30th, 2009 at 09:50 PM. Reason: endêmico
paulista1978 no está en línea  
Old July 30th, 2009, 09:17 PM   #15
GeoLeoBSB
Registered User

GeoLeoBSB's Avatar

Likes (Received): 2

O problema é o maniqueísmo:

Plano Piloto = sucursal de The O.C., com moradores milionários e corruptos.

Tudo ao redor do Plano Piloto = miséria; crianças morrendo de fome sob o sol; sucursal do Sudão.

Como se não houvesse boa vida em Taguatinga, Guará, Sobradinho, Águas Claras, Núcleo Bandeirante... E como se no Plano Piloto estivéssemos a salvo de qualquer violência. A tentativa de seqüestro-relâmpago que sofri embaixo do meu prédio diz muito sobre isso.

Agenda cultural de Brasília:
http://www.skyscrapercity.com/showthread.php?t=752660
GeoLeoBSB no está en línea  
Old July 30th, 2009, 09:52 PM   #16
paulista1978
Registered User

Likes (Received): 572

Cuiabá não me pareceu ser uma cidade violenta. E lendo as postagens aqui nem me ocorreria imaginar que Goiania teria problema de gangues tambem.
paulista1978 no está en línea  
Old July 30th, 2009, 09:53 PM   #17
RobertoBarrich26
Eng. Tráfego e Designer

Quote:
Originally Posted by GeoLeoBSB View Post
O problema é o maniqueísmo:

Plano Piloto = sucursal de The O.C., com moradores milionários e corruptos.

Tudo ao redor do Plano Piloto = miséria; crianças morrendo de fome sob o sol; sucursal do Sudão.

Como se não houvesse boa vida em Taguatinga, Guará, Sobradinho, Águas Claras, Núcleo Bandeirante... E como se no Plano Piloto estivéssemos a salvo de qualquer violência. A tentativa de seqüestro-relâmpago que sofri embaixo do meu prédio diz muito sobre isso.

Sério????

Deusulivre... deve ter passado por um mal bucado....

Old July 30th, 2009, 10:02 PM   #18
RobertoBarrich26
Eng. Tráfego e Designer

Quote:
Originally Posted by paulista1978 View Post
Cuiabá não me pareceu ser uma cidade violenta. E lendo as postagens aqui nem me ocorreria imaginar que Goiania teria problema de gangues tambem.
O problema de Cuiabá é justamente o citado por um fosrista aqui...

A criminalidade, gangues e drogas... principalmente na periferia... e como mostra a pesquisa, a situação por lá piora por serem as duas cidades mais populosas do estado e mais violentas tbém... Tudo bem.. é certo que nesses últimos anos tivemos lá uma redução da criminalidade e das mortes por assassinato (cerca de 27% de 2002 a 2006, segundo as análises do ano passado acerca do assunto). Mas mesmo assim ainda é muito gritante... especialmente na periferia de ambas as cidades (Cuiabá e VG). Como disse, é uma visão que tenho de lá através de visitas que faço periódicamente a cidade, por ter morado anos por lá e pela própria mídia impressa da cidade (as quais fico sempre atento pra saber das coisas de lá). Toda segunda-feira existem manchetes do tipo: Grande Cuiabá registra 5 assassinatos esse final de semana; Assaltos são registrados em bairros da cidade; Gangues são presas; Briga de gangues nos bairros deixa 2 mortos e 3 feridos...

Felizmente as coisas vem melhorando por lá, mas, INFELIZMENTE, a passos de lesma (do mesmo tamanho do atual prefeito Wilson "fanfarrão" Santos).

Old July 30th, 2009, 10:19 PM   #19
JPBrazil
Registered User

Likes (Received): 21

Não vi sensacionalismo nenhum na reportagem. Em nenhum momento falaram mal das RAs nem mesmo de Brasilia.

Eu gosto desse programa, ele aborda os problemas das cidades de maneira seria. Há poucas semanas mostraram a cracolandia em SP.
JPBrazil no está en línea  
Old July 30th, 2009, 10:46 PM   #20
abrandao
Paris, France.

abrandao's Avatar

Likes (Received): 931

As coisas andaram muito ruins em Maceió nos anos anteriores, mas, agora, parecem estar melhorando um pouco.
abrandao no está en línea  
Closed Thread

Thread Tools

Posting Rules