daily menu » rate the banner | guess the city | one on oneforums map | privacy policy (aug.2, 2013) | DMCA policy | flipboard magazine

Go Back   SkyscraperCity > Latin American & Caribbean Forums > Fóruns Brasileiros > Fóruns Regionais > Norte

Norte Acre, Amapá, Amazonas, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins

Reply

Thread Tools
Old April 9th, 2007, 01:54 AM   #1
BR 364
** ÜBER ALLES **

BR 364's Avatar

Likes (Received): 1942

Atendendo a pedidos, Arquimedes... Ops! Ariquemes/RO!

OBS: Este thread não faz parte da série "De Rondônia ao Paraná". Mas bem que poderia, afinal esta foi a origem e o destino da viagem.

ARIQUEMES - RO

População (Estimativa IBGE 2006): 86.924 habitantes (cerca de 65 mil na área urbana).
PIB (2004): R$ 613,1 milhões
IDH (2000): 0,752
Ano de Fundação: 1977
Área do município: 4.426,56 km²
Altitude da Sede: 142 m
Economia: Agricultura, pecuária, madeira, mineração, agroindústria e serviços.

Vista aérea, novembro de 2005.

Av. Tancredo Neves

1.

2.

3. Local onde será construída a nova Prefeitura de Ariquemes. Será a mais bonita do estado e uma das mais bonitas do Brasil (vou ver se consigo tirar uma foto da maquete do projeto e posto aqui pra vcs).

4. Fórum de Ariquemes

5. Pequena praça localizada no cruzamento entre as Avs. Tancredo Neves e Jamari.

6. Cruzamento entre as Avs. Tancredo Neves e Jamari.

Av. Jamari

7.

8.

9.

10. Uma das travessas que ligam a Av. Jamari à Av. Capitão Sílvio. À direita, o Hospital Monte Sinai.

11.

12.

13.

Av. Canaã

14. Galeria comercial com apartamentos residenciais no piso superior.

15. Igreja Matriz

16. Praça localizada em frente à Igreja Matriz.

17.

18.

19.

20. Um dos poucos barzinhos legais que tem pra ir a noite.

21.

22.

23.

24.

25. Restaurante e galeria comercial

26. Galeria comercial

27. Uma sorveteria e à esquerda a praça em frente à igreja matriz.

28. Vista geral da Av. Canaã (a partir do cruzamento com a Av. Tancredo Neves)

Alameda Piquiá

29.

30. Em Ariquemes ninguém fica cego (a menos que seja pela poluição visual )

31.

32.

33.

34.

Outras ruas

35. Alameda Brasília, esquina com Av. Canaã

36. Galerias comerciais na Alameda Fortaleza

37.

38. Rua Rio Madeira, onde se localiza a prefeitura.

Predinhos

39. Este é um dos poucos prédios residenciais da cidade.

40. Ariquemes tem vários predinhos de 3 ou 4 andares, mas estes dois serão os primeiros de 5 andares (WOW! Que evolução! ). O da esquerda é mais alto porque o pé direito dele é maior que o da direita, sendo assim, ele será o prédio mais alto de Ariquemes. Apesar de baixinho, acho que ele vai ficar muito bonito, a parte frontal e as laterais serão todas cobertas com vidro temperado.

41. Aqui os dois vistos de outro ângulo.

42. Agência do Banco do Brasil

Algumas casas

Pra compensar a falta de prédios, Ariquemes tem muitas casas bonitas. Eu queria ter fotografado mais algumas, mas como eu teria que sair de rua em rua procurando e o sol já tava se pondo, eu fotografei apenas essas três.

43.

44.

45.

Jogo dos 7 erros

Tente identificar as três mudanças mais significativas nessas duas imagens que mostram o mesmo local, separadas entre si por 1 ano e 4 meses.

Av. Tancredo Neves, janeiro de 2006.

Av. Tancredo Neves, abril de 2007.

Comentem...

Sponsored Links

Old April 9th, 2007, 02:11 AM   #2
Rondon
O mundo num feixe de luz

Rondon's Avatar

Likes (Received): 988

Hummm a terra do BR não está pra brincadeira na competição entre as TOP 5 de Rondônia (Porto Velho, Ariquemes, Ji-Paraná, Cacoal e Vilhena...)

Falando no prédio da prefeitura, eu já vi a maquete e ficou muito bonita. Vai ser verde e azul
Old April 9th, 2007, 02:20 AM   #3
Cerrado
Baiano sim senhor!

Cerrado's Avatar

Likes (Received): 1939

BR acabei de descobrir uma loja que tem aqui em Palmas na foto 07, o Aqui Agora confecções, não sabia que era de Rondônia!
A cidade está a todo vapor!
Cerrado está en línea ahora   Reply With Quote
Old April 9th, 2007, 02:26 AM   #4
Kelsen
In the brig

Kelsen's Avatar

Likes (Received): 1878

Gostei muito da tua cidade, BR!
Principalmente dessas avenidonas que cortam a cidade, heheh, já que aqui é impossível uma dessas devido ao relevo. Sei lá, parece que tudo fica mais organizado com avenidas retonas assim.

Bastante verde como era de se esperar e o comércio parece ser movimentado.

Outra coisa pensava que Ariquimes tivesse mais população, algo em torno de uns 120k, sei lá porque eu pensava isso.

Área do município: 4.426,56 km² !!! Bem grandinha a área territorial.

Como anda o crescimento da cidade?

Valeu!
Kelsen no está en línea   Reply With Quote
Old April 9th, 2007, 03:45 AM   #5
TêAgá

TêAgá's Avatar

Likes (Received): 28

Digo à respeito de Ariquemes, o que digo à respeito da maioria das cidades de Rondônia.

São Cidades recentes, e por serem recentes, estão muito, mas muito avançadas mesmo. Gostei de alguns conjuntos comerciais, mas acho que a prefeitura deve se atentar mais para a conservação das guias/sarjetas e calçadas, que estão um pouco "baleadas". O Arruamento da cidade, é excelente, boas avenidas, canteiros bem cuidados... Quando estive em Ariquemes, em 2002, as coisas estavam bem piores, a cidade vem evoluindo bastante e bem pelo jeito!

No jogo dos sete erros, eu achei um semáforo, que não existia antes.

BR, como é o transporte público na cidade? Em Vilhena, na época em que estive na cidade, ele inexistia, as pessoas se deslocavam de bicicleta e eu achei isso muito legal, em Ariquemes funciona da mesma forma?

Gostei MUITO das casas, e mais ainda do aproveitamento do espaço da cidade, legal que ela ainda não tenha essa vesticalização bizarra que vemos por aí, os prédios são menores e melhores pra se viver.

Curiosidade: As Alamedas, são ruas e as ruas são Alamedas...

belas fotos! Thread de qualidade!

SÃO PAULO F.C - O Único Hexacampeão Brasileiro sem asteriscos e letras miúdas. (e sem fax da CBF)

Acompanhe a modernização do Morumbi: http://www.skyscrapercity.com/showthread.php?t=1356707
TêAgá no está en línea   Reply With Quote
Old April 9th, 2007, 04:43 AM   #6
Pé Vermelho
Pé Vermelho

Pé Vermelho's Avatar

Likes (Received): 1394

BR 364

Quote:
Originally Posted by BR 364 View Post
Jogo dos 7 erros

Tente identificar as três mudanças mais significativas nessas duas imagens que mostram o mesmo local, separadas entre si por 1 ano e 4 meses.

Av. Tancredo Neves, janeiro de 2006.

Av. Tancredo Neves, abril de 2007.[/B]

Comentem...
Rapaz... beleza beleza ARIQUEMES! Ha alguns estabelecimentos comerciais muito bons! Mostra que a cidade está se desenvolvendo bem, acredito eu!

Jogo dos ERROR FATAL:
Bom... pelo que percebi, a foto de 2006 foi tirada um pouco mais atrás, pois pego aquele poste preto. Nela ainda há uma "guirlanda" verde em um poste, já retirada em 2007 obviamente. Deu para ntar tb que a base de cada palmeira foi circulada com tijolinhos, bom urbanismo! O prédio ao fundo já subiu mais umas 2 lajes, e por incrivel que parece, acho que foi instalados semáforos que não haviam em 2006 num cruzamento tb atrás. Há uma barraquina no lado direito, que foi pintada, e sua base está em vermelho agora, ENTRE OUTROS! :rolf:
DENÚNCIA: A cidade de Maringá foi assumida por incompetentes da pior espécie na gestão do lixo urbano. São dez anos de uma gestão que nunca trabalhou na organização do descarte do lixo e muito menos na conscientização da população e comerciantes. Avenidas são inauguradas sem lixeiras e 8 anos após a inauguração permanecem da mesma forma. Os comerciantes fazem todo tipo de descarte em frente as suas lojas de forma irregular e totalmente desorganizada e o município se omite completamente entre inúmeras outras situações.
Pé Vermelho está en línea ahora   Reply With Quote
Old April 9th, 2007, 05:10 AM   #7
CH
Tôma-te! Eu acho é pouco!

CH's Avatar

Likes (Received): 19

O Asfalto do lado de lá é novo, não tem mas a coroa verde no poste e tem um semáforo na próxima esquina novo...hum...será que tô me esquecendo de algo...serias os prédios de 5 andares??

Acho que fui eu que errei o nome né, eu lembro de ter escrito arquimedes, e pra mim era arquimedes, eu esqueci do ariquemes, é tão semelhante.
Que legal, tem Eu Viva! aí, chique hein. Gostei do nome da consercionária, Tigrão (waaaaw ). Achei legal aquele pintado como telefone publico.
A cidade me lembra um pouco de Altamira e Tucuruí, (ambas conheço e não foram mostradas como mereciam aqui, são bem melhores do que as imagens expostas )
Gostei da cidade, deu até saudades de Altamira mesmo.
Espero que daqui a uns poucos anos a cidade perca um pouco dessa poeira na rua, sei como isso é ruim, tuíra na perna o tempo todo.
Valeu BR, e desculpa pela troca de nomes
Old April 9th, 2007, 05:52 AM   #8
Terra Nova
BANNED

Likes (Received): 0

A cidade é bem arrumadinha, BR, gostei mesmo. Uma pergunta: o relevo ondulado que aparece ao fundo na primeira foto são os sinais do planalto que pega o sul do estado?
Terra Nova no está en línea   Reply With Quote
Old April 9th, 2007, 12:15 PM   #9
Sr. Jirau
SSC Brasil

Sr. Jirau's Avatar

Likes (Received): 101

É.. "Arica" em franco desenvolvimento!! Parabéns heim Br, tá ficando show a cidade!!

Quanto ao jogo dos erros, eu juro que não olhei para nenhum post aí de cima, vim direto postar aqui os que eu identifiquei. São eles:

1. Inexistência de semáforos na 1ª foto.
2. Os predizinhos ainda não haviam nascido ou estavam menores.
3. Aquele concreto que enfeitam as palmeiras.
4. Uma espécie de guirlanda num dos postes!

Valew pelas fotos de Arquimedes, ops!! :S Ariquemes!
Sr. Jirau no está en línea   Reply With Quote
Old April 9th, 2007, 01:09 PM   #10
O Natalense
respeita a puliça, caba!

O Natalense's Avatar

Likes (Received): 2144

A Cidade parece ter um bom comércio/seviços.
O urbanismo parece bem concebido, apesar de um pouco descuidado
da manutenção. Parece um lugar promissor.
O Natalense no está en línea   Reply With Quote
Old April 9th, 2007, 01:12 PM   #11
Fabius_
Ad astra

Fabius_'s Avatar

Likes (Received): 646

Uma graça a cidade, adoro ruas planejadas.
Impressionou a quantidade de motos, se bem que deve haver cidades em Rondônia com muitos mais motos que Ariquemes. Ou não?
Old April 9th, 2007, 05:33 PM   #12
Sr. Jirau
SSC Brasil

Sr. Jirau's Avatar

Não! Parece que Ariquemes é a cidade do Brasil que tem mais motos em proporção com o n° de habitantes. Ou é do Brasil ou da região norte, o Br logo vai ver e vai responder a tua pergunta com certeza!

sdçs..
Old April 9th, 2007, 05:37 PM   #13
Sr. Jirau
SSC Brasil

Sr. Jirau's Avatar

Quote:
Originally Posted by Terra Nova View Post
A cidade é bem arrumadinha, BR, gostei mesmo. Uma pergunta: o relevo ondulado que aparece ao fundo na primeira foto são os sinais do planalto que pega o sul do estado?
A partir de Ariquemes, descendo a BR-364, o relevo começa a mudar e pequenos morros e vales podem ser vistos. Ainda sim, Ariquemes é uma cidade de pouca altitude, tem uns cento e pouco metros. O cone sul do estado, onde está situada Vilhena, principal cidade da região possui a altitude mais alta: 615 metros. O município mais alto do estado fica no centro, é São Miguel do Guaporé com quase 700 metros de altitude, situada na região da serra dos Pacaás Novos.

sdçs..
Old April 9th, 2007, 06:23 PM   #14
Pinhate
Registered User

Likes (Received): 0

gostei da cidade! pekena parece ser tranquila e parece estar se desenvolvendo tb! aparenta ser organizada, tem comercio desenvolvido e casas bonitas... mt bom, é legal ver lugares desconhecidos aki.
Pinhate no está en línea   Reply With Quote
Old April 9th, 2007, 08:43 PM   #15
Fortal
O Show é aqui!

Fortal's Avatar

Likes (Received): 8

BR, essas suas vistas aéreas são todas fantásticas (de Rondônia). Obrigado por nos proporcionar mais um ótimo thread. Conheci através deste thread um pouco dessa próspera cidade, valeu!
Fortal no está en línea   Reply With Quote
Old April 9th, 2007, 10:15 PM   #16
BR 364
** ÜBER ALLES **

BR 364's Avatar

Opa! Obrigado a todos pela participação!

@ BIG: Pois é, eu acho que das top 5 de RO, Ariquemes é a menos bonita e desenvolvida, até porque ficou 16 anos abandonada e mal administrada. Em compensação, acho que foi a cidade (entre essas 5) que mais evoluiu nos últimos 2 anos. Ah, onde vc viu a maquete da prefeitura? Vc tem ela ou sabe onde eu posso achar uma foto ou render? Tinha uma maquete na agência do Banco do Brasil, mas eu não a vejo mais lá...

@ Cerrado: Eu achava que o Aqui Agora só tinha aqui...

@ Kelsen: os municípios do Norte e Centro-Oeste costumam ter uma área grande mesmo. Ariquemes é até pequena em relação à média da região. Porto Velho, por exemplo é o maior município capital do Brasil, com 34 mil km². O maior do Brasil é Altamira, no Pará, com cerca de 160 mil km² . A cidade vem crescendo bastante, não da forma desenfreada como crescia nos anos 70 e 80, mas ainda assim acima da média nacional. O que cresce bastante mesmo é a região ao redor de Ariquemes. As duas cidades brasileiras que mais cresceram entre os censos de 1991 e 2000 (Buritis e Campo Novo) estão na região polarizada por Ariquemes.

@ thgteixeira: Vc que conhece o estado sabe como as cidades aqui são recentes e por isso consegue avaliá-las bem. Às vezes a gente posta fotos de uma cidade aqui e as pessoas muitas vezes não tem noção de como era aquele lugar poucos anos antes. Vc esteve em 2002 e já percebeu a diferença. Imagine quem esteve aqui no final dos anos 70, quando a cidade mais parecia um acampamento do MST no meio do nada. Quanto ao transporte público, aqui em Ariquemes também não há, acho que as únicas cidades do estado que tem são PVH e Ji-Paraná. Aqui as pessoas que não tem carro ou moto usam bicicletas ou os serviços de moto-táxi. Por R$ 2,00 eles te deixam na porta da tua casa. Bem melhor do que pagar R$ 1,80 (em PVH) pra entrar num ônibus lotado e ainda ter que andar algumas quadras até em casa.

@ CH: Ah, o seu foi sem querer? Eu achei que vc tava de gozação! Mas não foi só vc não, o Kelsen e se não me engano o RRC também chamaram a cidade de "Arquimedes", mas no caso deles eu acho que foi só pra me cutucar mesmo...
A questão da poeira eu acho que nunca vai acabar totalmente. Vai diminuir com o passar dos anos, mas sempre vai ter. Em Londrina mesmo ainda se vê em algumas áreas da cidade aquela poeira vermelha no asfalto. Coisas da natureza...

@ Terra Nova: O Amazon-Man já explicou bem a questão do relevo. Só complementando, aquela foto tá apontada pro norte, na direção de PVH. Nos primeiros 50 km em direção a PVH o relevo é levemente montanhoso e tem muitas curvas. Nos 150 km restantes é só planície e retão...

@ Fabius BR: Rondônia é o estado brasileiro com o maior número de motos em relação ao número de habitantes, há uma moto pra cada 9 habitantes. Em termos absolutos, Ariquemes tem a quarta frota de motos (e motonetas) do estado, atrás de Porto Velho, Ji-Paraná e Cacoal. Em termos proporcionais, Ariquemes é apenas a 8ª do estado, com uma moto pra cada 5,95 habitantes. A campeã é Cacoal, com uma moto pra cada 4,86 habitantes (provavelmente a maior proporção de motos por habitante do Brasil). Esses dados são de dezembro de 2006 e incluem motos e motonetas (a popular Biz).

@ Amazon-Man: Não sabia que a cidade mais alta era São Miguel, achava que era Vilhena mesmo. E o clima lá em São Miguel, é melhor que o de Vilhena? Eu sei que o ponto mais alto do estado fica na Serra dos Pakaás Novos (perto de Campo Novo) com 1.126 m de altitude, mas não tem nenhuma cidade lá...

@ Fortal: Como assim "(de Rondônia)"??? Quer dizer que as minhas aéreas de outros estados não são fantásticas??
Old April 9th, 2007, 10:19 PM   #17
Fortal
O Show é aqui!

Fortal's Avatar

Likes (Received): 8

hehehe, é claro que não! é que quando lembro de suas fotos aéreas, me vem aquela relação de cidades de Rondônia. Aliás, quase todas as cidades médias e grandes de RO vc tem aérea, né? rs...
Sim, de outros estados tb, principalmente do PR...terra do seu Atlético...que agora vai pegar outro Atlético (pena que este último, de Goiás, eliminou um outro time,,,vc sabe, né! peninha...hehe
abs
Fortal no está en línea   Reply With Quote
Old April 9th, 2007, 10:36 PM   #18
BR 364
** ÜBER ALLES **

BR 364's Avatar

Pois é... nem vai rolar aquela final antecipada da Copa do Brasil que nós estávamos prevendo. Aliás, quase o Furacão fica fora também. Tomou 4x1 do Vitória em Salvador, mas depois conseguiu o que parecia impossível (3x0 na Arena).
Agora com o Fortaleza e a Ulbra Ji-Paraná fora, o Furacão não terá mais adversários à sua altura...
Old April 9th, 2007, 10:46 PM   #19
Rondon
O mundo num feixe de luz

Rondon's Avatar

Likes (Received): 988

Quote:
Originally Posted by BR 364 View Post
@ BIG: Ah, onde vc viu a maquete da prefeitura? Vc tem ela ou sabe onde eu posso achar uma foto ou render? Tinha uma maquete na agência do Banco do Brasil, mas eu não a vejo mais lá...
Tenho (ou tinha) uma foto dela numa revista de construção civil aqui em casa...
Old April 9th, 2007, 11:13 PM   #20
CEARENSE
É apenas recalque...

CEARENSE's Avatar

Likes (Received): 804

beeem engraçadinha, mas eu prefiro Ji-Paraná, Vilhena e Rondo..

My threads:
CEARENSE no está en línea   Reply With Quote

Reply

Thread Tools

Posting Rules