daily menu » rate the banner | guess the city | one on oneforums map | privacy policy | DMCA | news magazine

Go Back   SkyscraperCity > European Forums > Fórum Português > Arquitectura e Urbanismo > Portugal > Projectos

Reply

Thread Tools
Old March 15th, 2007, 05:10 PM   #1
fernao
Registered User

fernao's Avatar

Likes (Received): 14

E saem mais uns camioes cheios de dinheiro para os mesmos de sempre: Lisboa e Porto

Projectos financiados pelo BEI até 2009
Reabilitação urbana de Lisboa e Porto custa 1500 milhões de euros
15.03.2007 - 14h50 Lusa

Os investimentos previstos das sociedades de reabilitação urbana Porto Vivo (zonas históricas do Porto) e Lisboa Ocidental elevam-se a 1500 milhões de euros até 2009, indicou hoje o ministro do Ambiente, Nunes Correia.

O ministro afirmou – durante a cerimónia de assinatura do contrato de empréstimo de 200 milhões de euros pelo Banco Europeu de Investimentos (BEI) ao Instituto Nacional de Habitação (INH) –, que aqueles projectos de reabilitação terão uma componente de investimento privado na ordem dos 90 por cento.

Nunes Correia adiantou que as zonas objecto de intervenção urbana têm mais de 1,5 milhões de metros quadrados de área bruta construída e incluem mais de dez mil fracções, habitacionais e edifícios não residenciais.

Os projectos que a parceria com o BEI vão permitir desenvolver enquadram-se nos objectivos de dinamização do mercado de arrendamento, conjugado com o repovoamento e rejuvenescimento dos centros históricos das cidades, sublinhou o titular das áreas do Ambiente, do Desenvolvimento do Território e do Desenvolvimento Regional.

Nunes Correia disse que o contrato hoje assinado com o BEI permite dotar antecipadamente o futuro Instituto da Habitação e Reabilitação Urbana (IHRU), que sucederá ao INH, de instrumentos financeiros para iniciar de imediato a reabilitação do parque habitacional referido.
fernao no está en línea   Reply With Quote

Sponsored Links

Old March 15th, 2007, 05:12 PM   #2
Herrmando
Registered User

Likes (Received): 156

Apesar de ser bem gasto, gostava que fizessem a distinção entre as duas cidades. Que eu saiba, cá no Porto, o investimento é sobretudo privado...
Herrmando no está en línea   Reply With Quote
Old March 15th, 2007, 05:38 PM   #3
Fern
...

Fern's Avatar

Likes (Received): 830

Este Herrmando tem de facto piada

Eu pessoalmente acho que faz sentido que se invista mais onde vivem mais pessoas (pagantes) e nas cidades que representam o nosso pais.
Fern no está en línea   Reply With Quote
Old March 15th, 2007, 05:41 PM   #4
Herrmando
Registered User

Piada pq? Por gostar de saber quanto, desses 1500 milhoes vai para Lx e qto vai para o Porto?
Old March 15th, 2007, 07:24 PM   #5
Fern
...

Fern's Avatar

Talvez Lisboa precise mais do dinheiro nao!? Tem uma populacao muito maior.. Ainda assim voces sao grandemente beneficiados atraves do QREN.
Old March 15th, 2007, 07:31 PM   #6
Herrmando
Registered User

Não sei se precisa, depende do estado de degradação dos centros e do potencial que oferece para que essa reabilitação seja efectuada por privados. Agora, essa diferença de valores é que eu efectivamente gostava de saber para poder dar opinião. Tu, pelo contrário, dás opinião mesmo sem saber se, porventura, até não será o Porto a receber mais...
Quanto ao QREN, ainda não sei como vai ser aplicado o dinheiro sequer! E se for aplicado sobretudo no Norte, é mais que justo n é benefício. Mto queres tu fazer parecer que o Porto é que é sempre beneficiado, mas as coisas são tão óbvias que ás vezes até se cai no ridículo...
Old March 15th, 2007, 07:34 PM   #7
Fern
...

Fern's Avatar

Se calhar ate sera o Porto a receber mais, mas em Lisboa ha muito edificio degradado a necessitar de reabilitacao. Tem-se falado muito no numero absurdo de habitantes na baixa lisboeta por exemplo, que esta no estado em que esta. Nao acredito que precisem mais do dinheiro que nos, e para mais Lisboa ate tem um plano de reabilitacao do centro em que grande parte do investimento e' privado ou autarquico.
Nao digas que eu dou opiniao sem saber porque mal saiu a noticia ja estavas a mandar bocas para o ar.
Old March 15th, 2007, 07:44 PM   #8
Herrmando
Registered User

Quote:
Originally Posted by Fern View Post
Se calhar ate sera o Porto a receber mais, mas em Lisboa ha muito edificio degradado a necessitar de reabilitacao. Tem-se falado muito no numero absurdo de habitantes na baixa lisboeta por exemplo, que esta no estado em que esta. Nao acredito que precisem mais do dinheiro que nos, e para mais Lisboa ate tem um plano de reabilitacao do centro em que grande parte do investimento e' privado ou autarquico.
Nao digas que eu dou opiniao sem saber porque mal saiu a noticia ja estavas a mandar bocas para o ar.
LOLOLOL! Pá, deixa de dizer asneiras! Tem-se falado mto no nr absurdo da baixa lisboeta, da baixa do porto n se tem falado nada, é natural, a comunicação social só fala da capital! Que eu saiba, e poder perguntar ao Johnny, que a ele julgo que consideram isento, a baixa e centro histórico do Porto estão numa situação de ruptura, especialmente o centro histórico, em que há mais edifícios vazios ou mesmo a cair do que edifícios em condições! Em Lx a situação n deve ser diferente, por isso é que eu disse q o dinheiro era, de qq das formas, bem gasto! E, caso n saibas, o Porto tb tem um plano de reabilitação do centro com investimento sobretudo privado. Foi aliás o que disse no 2º post.
E sim, tu dás opinião sem saber!
Old March 15th, 2007, 07:46 PM   #9
Herrmando
Registered User

Eu fiz uma pergunta simples, sem mais! Quanto desse dinheiro é para o Porto e qto para Lx? Não fiz referência a quem precisa mais ou deixa de precisar! Quem anda para aqui a manda bocas para o ar, e sem saber pq até nem me respondeste à pergunta, és nitidamente tu!!!
Old March 15th, 2007, 07:54 PM   #10
Reflex
cenas...

Reflex's Avatar

Likes (Received): 232

Será que o Estado agora vai começar a adoptar a nova postura de meter Lisboa e Porto no mesmo saco e dar os valores globais para que não surgam criticas? Tipo, em vez de dizer que Lisboa leva 1 milhao e o Porto metade, diz que no total sao 1,5M e supostamente fica toda a gente contente...
Old March 15th, 2007, 08:01 PM   #11
Arpels
Αλέξανδρος

Arpels's Avatar

Likes (Received): 118

altooooooooooooo, kero 2 milhões pa acabar a recuperação do bairro historico da guarda
Arpels no está en línea   Reply With Quote
Old March 15th, 2007, 08:06 PM   #12
Fern
...

Fern's Avatar

Quote:
Originally Posted by Herrmando View Post
Eu fiz uma pergunta simples, sem mais! Quanto desse dinheiro é para o Porto e qto para Lx? Não fiz referência a quem precisa mais ou deixa de precisar! Quem anda para aqui a manda bocas para o ar, e sem saber pq até nem me respondeste à pergunta, és nitidamente tu!!!
Mas pensas que andamos todos aqui a dormir? Diz-me la se este comentario nao tinha agua no bico...
Quote:
Originally Posted by Herrmando View Post
Apesar de ser bem gasto, gostava que fizessem a distinção entre as duas cidades. Que eu saiba, cá no Porto, o investimento é sobretudo privado...
Aquilo que eu disse foi em resposta as tuas bocas e acusacoes. Quando puserem ca para fora os numeros e as razoes logo veremos. So espero que depois nao venhas dizer que o relatorio favorece Lisboa..
Old March 15th, 2007, 08:47 PM   #13
Portvscalem
a revolta da francesinha

Portvscalem's Avatar

Likes (Received): 6

Eu acho muito bom...que se reabilite tudo, que o preço por edificio na média seja o mesmo, que custe mais a cidade que tiver mais para recuperar, e que se recuperem tb outras cidades....possivelmente vai mais dinheiro para essas cidades, porque outras teem um nível muito satisfatório de conservação, tou a pensar em elvas por exemplo que pelas fotos que vi aki está um brinco....
Portvscalem no está en línea   Reply With Quote
Old March 15th, 2007, 09:02 PM   #14
daniel322
Registered User

Likes (Received): 323

é normal que lisboa e porto recebam verbas maiores pois o centro histórico é maior. o que critico não é essas cidades receberem mais mas sim as outras praticamente não receberem nada
daniel322 no está en línea   Reply With Quote
Old March 15th, 2007, 09:03 PM   #15
Portvscalem
a revolta da francesinha

Portvscalem's Avatar

Likes (Received): 6

exacto, existem cidades que n precisam, dado estarem bem conservadas, mas as que n viverem o mesmo cenário devem receber o apoio necessário tendo em conta a dimensão do património degradado.
Portvscalem no está en línea   Reply With Quote
Old March 15th, 2007, 09:14 PM   #16
daniel322
Registered User

Likes (Received): 323

Quote:
Originally Posted by Portvscalem View Post
exacto, existem cidades que n precisam, dado estarem bem conservadas, mas as que n viverem o mesmo cenário devem receber o apoio necessário tendo em conta a dimensão do património degradado.
claro.. vou falar do caso que melhor conheço, coimbra. tem uma zona historica relativamente grande e em péssimo estado.

estas são algumas fotos da zona envolvente que está a ser intervencionada pela metro mondego:

Rua da Moeda:

Rua Direita:

daniel322 no está en línea   Reply With Quote
Old March 15th, 2007, 09:30 PM   #17
Herrmando
Registered User

Quote:
Originally Posted by Fern View Post
Mas pensas que andamos todos aqui a dormir? Diz-me la se este comentario nao tinha agua no bico...

Aquilo que eu disse foi em resposta as tuas bocas e acusacoes. Quando puserem ca para fora os numeros e as razoes logo veremos. So espero que depois nao venhas dizer que o relatorio favorece Lisboa..
O comentário n tinha água no bico, se me disseres que Lx leva 75% do bolo, eu faço um comentário que tb n terá água no bico, será bastante directo! Eu n mandei nenhuma boca nem nenhuma acusação neste thread! Os restantes participantes do forum que se pronunciem!
Acho mto bem que recuperem tb a zona histórica de Coimbra e todas as que necessitem!
Se n andas a dormir, devias em vez de andares a causar polémicas qdo elas n existem! Quando for para acusar alguma coisa, eu acuso! Neste thread, só fiz uma pergunta! Vai lá chatear os teus amiguinhos sff!
Old March 15th, 2007, 09:31 PM   #18
Herrmando
Registered User

Comenta antes o Reflex e diz que ele anda a mandar bocas sem saber o que diz! Raio de puto chato!
Old March 15th, 2007, 09:36 PM   #19
fernao
Registered User

fernao's Avatar

Likes (Received): 14

Dani, o pessoal nao tem nocao, pensam que so' existe Lisboa e Porto, nem vale a pena.

A maior parte das pessoas de Lisboa e do Porto imagina as outras cidades nao como cidades, mas sim como vilas, onde nao ha' nada

Uma vez quando eu disse que era de Coimbra, aparece-me uma gaja de Almada a dizer toda afectada: "ai eu gosto tanto de ir 'a provincia"... e eu, juro que nem percebi, perguntei confuso: "Mas qual provincia? Almada?"

Em Coimbra os predios do centro historico caem 'a media prai' de 2 por ano - o ano passado foram 3 naquela rua que sobe para o "a capella", este ano cairam dois ao pe' da Portagem, etc. Outros ali ao pe' do Museu Machado de Castro nao sei como se seguram...

E anda o vereador Gouveia Monteiro a contar as casas, a ir a uma a uma a pedir por favor se arranjam aquilo antes que caia para a rua, depois a camara toma conta coercivamente para por umas vigas por fora a segurar aquilo... agora inventaram as unidades de reabilitacao, que tem emprestimos especiais da CGD para arranjar e nao sei que... enfim, uns tem 1500 milhoes, outros tem a camara, e' como nos SMTUC vs CARRIS/STCP

E estou obviamente a falar em financiamentos relacao ao tamanho dos concelhos, pois aqui o que contam sao os concelhos onde estao os centros historicos, e nao a area urbana e a area metropolitana e mais nao sei que contas voces fazem prai' - Concelho de Lisboa e' 3.5 vezes maior que Coimbra, Porto e' 1.5 vezes maior que Coimbra, ou seja os dois juntos 5 vezes maiores que Coimbra, logo peco para a reabilitacao do centro de Coimbra 1/5 desse financiamento - 300 milhoes - parece-vos bem?

Estou a puxar a brasa 'a minha sardinha, obviamente, porque os centros historicos de Lisboa e Porto sao muito mairoes, mas os centros antigos de algumas cidades nao devem ser esquecidos. Coimbra e' um exemplo - tambem precisava deste tipo de intervencao, especialmente porque antigamente (ha' 2 ou 3 seculos) as diferencas entre as cidades nao eram tao marcadas como agora, e ha' centros historicos bem significativos em Portugal.
fernao no está en línea   Reply With Quote
Old March 15th, 2007, 09:40 PM   #20
TeKnO_Lx
Registered User

TeKnO_Lx's Avatar

Likes (Received): 166

este pais é so rir.. a teoria dos xupistas sempre ouve e vai sempre haver

Reply

Thread Tools

Posting Rules