daily menu » rate the banner | guess the city | one on oneforums map | privacy policy | DMCA | news magazine | posting guidelines

Go Back   SkyscraperCity > Latin American & Caribbean Forums > Fóruns Brasileiros > Fóruns Gerais > Arquitetura e Discussões Urbanas

Global Announcement

As a general reminder, please respect others and respect copyrights. Go here to familiarize yourself with our posting policy.

Reply

Thread Tools Rating: Thread Rating: 1 votes, 4.00 average.
Old May 19th, 2009, 08:41 PM   #1
FEIO PRA CHUCHÚ
Registered User

FEIO PRA CHUCHÚ's Avatar

Likes (Received): 24

Cemitério da Soledade, Belém , Pará

Cemitério da Soledade

Construído no Século XIX, o Cemitério Nossa Senhora da Soledade, na Avenida Serzedelo Corrêa, no centro de Belém, constitui um patrimônio para o povo paraense não só pela sua história, mas também pelo acervo arquitetônico que abriga. A exemplo do que acontece em outras grandes cidades no mundo, esse sítio histórico será transformado em cemitério-parque.
O cemitério foi tombado como patrimônio paisagístico nacional pelo Iphan em 1964. Construído por volta de 1850 quando epidemias de febre amarela, cólera e varíola dizimaram cerca de 30 mil pessoas, o cemitério foi desativado em 1880, pelo então presidente da Província do Pará, José Coelho da Gama e Abreu, que suspendeu os enterramentos no Soledade.

image hosted on flickr

image hosted on flickr

image hosted on flickr

image hosted on flickr

image hosted on flickr

Estudos apontavam que o solo misto de argila e areia, era impróprio para enterros. "O solo tende a ficar mais enfraquecido com a decomposição dos corpos", explica Marques.

Antes da epidemia, os mortos eram enterrados nas igrejas da cidade, com exceção dos escravos que já eram sepultados em cemitérios. "A epidemia matou inúmeras pessoas, por isso a necessidade de serem enterradas em cemitérios e não mais em igrejas. Era preciso que a cidade passasse por um processo de higienização urbana", explica a historiadora da Universidade Federal do Pará, Cássia Rosa, que também integra o projeto de revitalização.

image hosted on flickr

image hosted on flickr

image hosted on flickr

image hosted on flickr

image hosted on flickr

image hosted on flickr

image hosted on flickr

image hosted on flickr

Para edificar o cemitério, muitas famílias ricas importavam os mausoléus do exterior, principalmente da Europa, como forma de homenagear os familiares mortos pela epidemia. Por essas razões, a arquitetura das sepulturas do Soledade revela fortes influências de diversas escolas artísticas, entre as quais o clássico, que seguia linhas da arquitetura grega, e Art Nouveau, que teve grande destaque nas últimas décadas do século XIX, quando o Soledade foi edificado, e primeiras décadas do século XX.

O Art Nouveau valoriza o trabalho artesanal e possui fortes traços da natureza em sua arquitetura. Por isso, o arqueólogo Marques diz: "O Cemitério Nossa Senhora da Soledade é um museu a céu aberto.

Atualmente, o antigo cemitério ainda é cenário de tradicionais manifestações religiosas: novenas, orações às almas e agradecimentos de graças alcançadas, ou mesmo atividades apenas contemplativas, face à predominância marcante de verdadeiras obras de arte presentes no Pórtico e nos Mausoléus.

image hosted on flickr

image hosted on flickr

image hosted on flickr

image hosted on flickr

image hosted on flickr

image hosted on flickr

Sas catacumbas mais visitadas são de mortos a cujas almas se atribuem milagres: do menino Zezinho, falecido em 1881; da escrava Anastácia e da Preta Domingas, falecida em 1871. No entorno dessas sepulturas, velas, bombons, e flores são oferendas dos vivos à espera de milagres.
Além da religiosidade manifesta e típica do lugar, o cemitério revela uma visível segregação social que havia no século XIX. O tamanho dos mausoléus dos que tinham posses em relação às sepulturas dos escravos – que eram enterrados nos fundos do Soledade –, por exemplo, deixam claras as diferenças sociais da época.

image hosted on flickr

image hosted on flickr

image hosted on flickr

image hosted on flickr

image hosted on flickr

image hosted on flickr

image hosted on flickr

image hosted on flickr

A presença das quatro irmandades: Santo Cristo (Da Santa Casa de Misericórdia), Ordem Terceira do Carmo e São Francisco da Penitência, revela também importantes fontes históricas da Cidade de Belém. As irmandades eram confrarias que recebiam doações em troca de sepulturas para que os doadores pudessem ser enterrados, no Cemitério da Soledade. Naquele tempo, A Santa Casa de Misericórdia administrava os enterramentos nos cemitérios da cidade.

Outro aspecto interessante do cemitério é a sua extensão, que, então, ia desde a sua atual localização até onde hoje fica o colégio Instituto de Educação do Pará (IEP) e o prédio Manuel Pinto da Silva, ambos localizados à Avenida Serzedelo Corrêa, esquina com a Avenida Nazaré. "Não é raro para os moradores dessa região de Belém encontrar ossadas no quintal de suas casas", afirma o arqueólogo do Goeldi.

image hosted on flickr

image hosted on flickr

image hosted on flickr

image hosted on flickr

image hosted on flickr

Hora da minha meditação....
image hosted on flickr

Fotos do Autor no Flicr

Last edited by FEIO PRA CHUCHÚ; May 21st, 2009 at 04:32 PM.
FEIO PRA CHUCHÚ no está en línea   Reply With Quote

Sponsored Links

Old May 19th, 2009, 10:15 PM   #2
dricobel
OFF

dricobel's Avatar

Likes (Received): 1340

Belissimo trabalho FEIO, seu thread só vem a confirmar que no norte do Brasil, o patrimonio hostórico de Belém é inigualável, não tem nada parecido!
Uma pena que o cemitério esteja abandona por parte do poder público municipal, em anos anteriores já foi bem pior! Espero que a prefeitura de logo um jeito e tire do papel o projeto que foi designado para este recanto histórico de nossa cidade!

Mais uma vez, meus parabéns, lindas imagens
Old May 19th, 2009, 10:28 PM   #3
Sr.França
\,,/

Sr.França's Avatar

Likes (Received): 4

CARACA. Muito bom seu uthread.
Acho muito bonito este cemitério. A primeira foto está perfeita.
Certa vez passava a noite bem em frente ao Soledade e, com um tempo livre, resolvi entrar. A iluminação dos mausoléus deixaram o lugar provocante. Gostei.

O cemitério ia até ao lugar aonde é hj o IEP e o Manoel Pinto da Silva. Era grandão.

Riquíssimo patrimônio histórico de Belém.

Espero que saia do papel este projeto de transformar o lugar em uma espécie de museu a céu aberto.

@marcosfranca11

Last edited by Sr.França; May 19th, 2009 at 10:41 PM.
Sr.França no está en línea   Reply With Quote
Old May 19th, 2009, 11:22 PM   #4
Soteropolis1
Registered User

Soteropolis1's Avatar

Likes (Received): 670

Belo patrimônio artístico. Parabéns pelo thread! Aqui em Salvador temos um cemitério da mesma época, o do Campo Santo, que foi tombado como patrimônio cultural! Gostei da idéia! Breve irei postar o daqui! Em Paris o cemitério é uma grande atração turística, podíamos imitar o exemplo!
Soteropolis1 no está en línea   Reply With Quote
Old May 20th, 2009, 12:48 AM   #5
Andreypereira
Belém do Pará

Andreypereira's Avatar

Likes (Received): 2

Muito bom o thread. Parabéns mesmo!!!

Círio de Nazaré. O Natal dos Paraenses!!!
Andreypereira no está en línea   Reply With Quote
Old May 20th, 2009, 12:54 AM   #6
Njggah'z Heppin'
Registered User

Gostei, muito interessante! Pode ser uma surpresa encontrarmos um patrimônio artístico/histórico tão vasto e atraente em um cemitério. Bem que poderia ser transformado numa espécie de museu ao ar livre, já vi algo parecido em outros lugares.
Njggah'z Heppin' no está en línea   Reply With Quote
Old May 20th, 2009, 01:58 AM   #7
dricobel
OFF

dricobel's Avatar

Quote:
Originally Posted by Sr.França View Post
CARACA. Muito bom seu uthread.
Acho muito bonito este cemitério. A primeira foto está perfeita.
Certa vez passava a noite bem em frente ao Soledade e, com um tempo livre, resolvi entrar. A iluminação dos mausoléus deixaram o lugar provocante. Gostei.

O cemitério ia até ao lugar aonde é hj o IEP e o Manoel Pinto da Silva. Era grandão.

Riquíssimo patrimônio histórico de Belém.

Espero que saia do papel este projeto de transformar o lugar em uma espécie de museu a céu aberto.

Poxa, não sabia disso Marcos, era imenso mesmo esse cemitério, mas construiram sobre os tumulos que havia no local ou era apenas uma parte do cemitério?

Aonde tem a história dele? Fiquei interessado!

Esse projeto tem que sair!
Old May 20th, 2009, 02:32 AM   #8
Lucas Barros
Registered User

Lucas Barros's Avatar

Likes (Received): 220

O professor de Geografia da minha escola disse que este era o local mais afastado do centro da cidade que era na cidade velha na epoca.

Esta area era a mais afastada e criaram ai o cemiterio
Lucas Barros está en línea ahora   Reply With Quote
Old May 20th, 2009, 04:40 AM   #9
marco vinicius
BANNED

marco vinicius's Avatar

Likes (Received): 0

Adoro cemitérios, pode parecer mórbido, mas tenho grande admiração por esses logradouros, ainda mais se for antigo como esse e o santa izabel, são belas esculturas e mausoléos, se realmente o transformarem em parque ficará lindo com todas essas construções antigas servindo de cenário.

Ele era enorme mesmo:

Last edited by marco vinicius; May 20th, 2009 at 05:01 PM.
marco vinicius no está en línea   Reply With Quote
Old May 20th, 2009, 10:19 AM   #10
GRGM
Gabriel

GRGM's Avatar

Likes (Received): 110

Bahhhh, parabéns pelo thread, ô Feio Pra Chuchú!

MARAVILHOSO esse cemitério... e sei que falo isso em todos thread de Belém, mas como eu quero conhecer essa cidade! Alguém sabe qual é a área desse Cemitério da Soledade?

E assim como o Marco Vinicius eu também sou chegado a conhecer cemitérios! Sempre que estou numa cidade e sei que ela tem um cemitério antigo tipo esse, eu procuro ir! QUALQUER DIA (esperem sentados, com a minha disposição ) eu começo a fazer threads dos cemitérios que visitei
GRGM no está en línea   Reply With Quote
Old May 20th, 2009, 10:42 AM   #11
Rekarte
Libertarian

Rekarte's Avatar

Likes (Received): 3792

Voltou ao cemiterio Feio para Chuchu?
por que eu ja tinha visto,o seu outro threadh do cemiterio
que por sinal,é muito lindo!
que bom seria,se ainda fosse do tamanho original,seria ainda mais fantastico!
Parabéns pelo threadh e pelas boas fotos!
Old May 20th, 2009, 05:00 PM   #12
marco vinicius
BANNED

marco vinicius's Avatar

Quote:
Originally Posted by GRGM View Post

MARAVILHOSO esse cemitério... e sei que falo isso em todos thread de Belém, mas como eu quero conhecer essa cidade! Alguém sabe qual é a área desse Cemitério da Soledade?
E assim como o Marco Vinicius eu também sou chegado a conhecer cemitérios! Sempre que estou numa cidade e sei que ela tem um cemitério antigo tipo esse, eu procuro ir! QUALQUER DIA (esperem sentados, com a minha disposição ) eu começo a fazer threads dos cemitérios que visitei
A área deve ser algo aproximado a 22.000m2.
Old May 20th, 2009, 08:42 PM   #13
Romão
45 #MUDABRASIL

Romão's Avatar

Likes (Received): 4910

Uma verdadeira exposisão de obras de arte em pleno cemiterio,redundante dizer que as fotos estão excelentes.
Old May 20th, 2009, 08:43 PM   #14
dricobel
OFF

dricobel's Avatar

Quote:
Originally Posted by marco vinicius View Post
Adoro cemitérios, pode parecer mórbido, mas tenho grande admiração por esses logradouros, ainda mais se for antigo como esse e o santa izabel, são belas esculturas e mausoléos, se realmente o transformarem em parque ficará lindo com todas essas construções antigas servindo de cenário.

Ele era enorme mesmo:

a uma quadra de onde eu trabalho
Old May 20th, 2009, 08:47 PM   #15
marco vinicius
BANNED

marco vinicius's Avatar

Tu trabalhas guri? achei que eras adolescente ainda, tipo uns 18 anos e tal!
Old May 20th, 2009, 09:27 PM   #16
dricobel
OFF

dricobel's Avatar

que nada, tenho 27 anos, mês que vem 28
Old May 20th, 2009, 09:34 PM   #17
Osmar Carioca
Registered User

Osmar Carioca's Avatar

Likes (Received): 6879

Gostei bastante do thread e em especial das fotos preto e branco.
Osmar Carioca no está en línea   Reply With Quote
Old May 21st, 2009, 03:00 AM   #18
Terra Nova
BANNED

Adoro cemitérios tb, principalmente os antigos como esse de Belém. O São João Batista, em Manaus, tb tem uma parte antiga muito bonita, mas a parte mais nova é desorganizada e sem arte alguma.
Terra Nova no está en línea   Reply With Quote
Old May 21st, 2009, 08:21 AM   #19
FEIO PRA CHUCHÚ
Registered User

FEIO PRA CHUCHÚ's Avatar

Extremamente agradecido a todos os comentário e elogios......
Old May 21st, 2009, 08:34 AM   #20
FEIO PRA CHUCHÚ
Registered User

FEIO PRA CHUCHÚ's Avatar

Quote:
Originally Posted by GRGM View Post

Engraçado,também me chamo Marcos Venícius e tenho uma atração quase que magnética por cemitérios....será que esse negócio tem haver com o nome?

Quote:
Originally Posted by Rekarte View Post
Voltou ao cemiterio Feio para Chuchu?
por que eu ja tinha visto,o seu outro threadh do cemiterio
que por sinal,é muito lindo!
que bom seria,se ainda fosse do tamanho original,seria ainda mais fantastico!
Parabéns pelo threadh e pelas boas fotos!
A tranquilidade dos cemitérios me faz muito bem....

Reply

Thread Tools
Rate This Thread
Rate This Thread:

Posting Rules