SkyscraperCity Forum banner

SC | CCR ViaCosteira | BR-101 Sul | Paulo Lopes - Passo de Torres

Tags
curitiba
252K views 1K replies 104 participants last post by  luancarpe 
#1 ·
Pessoal,

Passei esses dias pela BR-101 sul entre Florianopolis e Osorio e me parece que as obras estão finalmente em um ritmo acelerado. Quem tiver mais relatos compartilhe.

Porem, li esses dias tem dois trechos que nem licitação tem ainda. São na lagoa de cabeçudas e no morro do cavalo.

É real isso? Vão entregar a rodovia duplicada, porem com trechos em pista simples sem data para ser concluida? Quantos anos será que teremos que esperar para ter o trecho totalmente completado?:eek:hno:
 
#261 ·
Srs.

Trafeguei no trecho POA-FLN-POA no início de setembro, no retorno ao RGS, dei uma parada estratégica em um posto ipiranga que fica muito próximo as obras da ponte, e percorri um bom trecho a pé, para tirar fotos, acredito que nos próximos dois veraneios ainda teremos problemas de trânsito no local, a menos que o ritmo dos trabalhos consigam dar conta nos próximos 400 dias, mas o que me chamou a atenção é a quantidade de pessoas trabalhando e o grande movimento junto as fundações que estão sendo feitas dentro da água, são balsas e rebocadores se movimentando em torno dos pilares que começam a ganhar forma.
Outra coisa que notei foi um equipamento gerador com refletores, acredito que a obra também esteja se desenvolvendo no turno da noite, pelo menos na parte de instalação dos blocos de concreto que já dão forma a ponte.

Com relação ao túnel do formigão em tubarão, o arco de entrada já está com a forma definida, vamos ver como se desenvolve esta obra.

E antes de mais nada, preciso de umas dicas de como postar as fotos aqui no forum (coisa de novato), alguém pode me enviar via MP!


Abração - LRoberto
 
#272 ·
Acredito eu que as peças sejam unidas por protensão. Alguém que entenda de pontes me corrija se eu estiver falando merda.

Veja que nas peças tem uns furos na direção longitudinal.



Por esses furos são passados cabos de aço ao longo de toda a extensão da ponte. Esses cabos são ancorados em uma extremidade da ponte e tracionados (puxados), o que faz seus comprimentos aumentarem. Esses cabos tracionados são então ancorados na outra extremidade. Após a ancoragem, os cabos tracionados tendem "encolher", retornando à sua condição natural. Como esse "encolhimento" é impedido pelas próprias peças, a ponte sofre uma força de compressão na direção dos cabos, o que faz as peças ficarem unidas.



uma outra imagem que mostra os cabos de protensão.

 
#275 ·
RRC,

100% o trecho gaúcho desde 2011.

98% o catarinense. Falta a Ponte (U/C) e a travessia urbana de Laguna, Túnel do Formigão, em Tubarão (U/C), Túnel do Morro dos Cavalos, em Palhoça (aguarda licitação) e a inauguração do Contorno de Araranguá. E tem um viaduto em Sombrio em obras ainda, acho.

Acho que é isso. Os demais trechos "já" foram liberados. Começou em 2005 só :D
 
#282 ·
Caro Woody82,
Atualizando as informações com relação a sua expectativa, aqui no RGS, as obras pelas quais irás passar em uma viagem de FLN a PEL, seriam as seguintes:
1- BR-290 alargamento da pista em algumas pontes (em obras),
2- BR-290 construção da 4ª faixa da BR-448 até a entrada de POA (esta iniciou a poucos dias, outubro 2013).
3- BR-116 duplicação trecho BR-290 até Guaiba (próximo a conclusão)
4- BR-116 construção do viaduto de acesso a av. Nei Brito no Jardim Santa Rita (não iniciada, previsão de inicio 2014).
Todas estas 4 obras são de responsabilidade da Concepa que administra o trecho de Osório a Guaíba.
5- Duplicação da BR-116 de Guaíba a Pelotas - os 9 lotes previstos estão em obras, já temos praticamente pronto tudo em termos de drenagem e remoção vegetal, temos um viaduto na localidade de Turuçu em execução, e algumas pontes já tem suas obras iniciadas. Bastante terraplanagem e remoção de pedras, acredito que esteja em bom ritmo.
A única pendência é uma ponte que será o Lote 10, que ainda não foi licitada!!! isto me preocupa, poderá ser um futuro gargalo!!!
6- Contorno de Pelotas, são dois lotes, e o trajeto não é tão grande, mas tem muita obra de arte a ser executada.
7- Ponte velha do São Gonçalo, segundo li o Dnit vai licitar a restauração, que é parte da duplicação da BR-392.
8- BR-392 já tem boa parte da obra pronta, esperamos que boa parte seja liberada ainda em 2014, ficando pendentes a ponte do item 7 e alguns viadutos e parte da duplicação junto ao acesso do porto de Rio Grande.

Este é o resumão de muito que li aqui mesmo no forum, e em outros sites.

Eu sonho com a construção de uma pista elevada, como a que contorna Araranguá, na parte do Banhado do Taím na BR-471, e é claro a duplicação de toda a 471 da Quinta junto a 392 até o Chui. Aí sim fica muito mais fácil e rápido dar uma chegadinha em Punta del Este, que é show de bola.

Abs. - Luiz Roberto
 
  • Like
Reactions: woody82
#281 ·
Dae pessoal! Meu primeiro post aqui nesse thread, embora já acompanhe há algum tempo.

Gostaria de compartilhar um canal do youtube que acabei encontrando enquanto procurava infos atualizadas das obras (tive que passar no carnaval por ae, queria ter uma ideia do que me esperava).
Tem vários vídeos novos por semana: http://www.youtube.com/user/GersonSchirmer/videos

[]s
 
#283 ·
^^

Show! Obrigado pelas informações.

Gosto muito de "rodoviagens", já fiz uma pela Europa que foi a melhor viagem da minha vida.

Entretanto estradas seguras são essenciais. Vai ser muito bom poder sair de Floripa e ir a Punta, como você falou, com a segurança de uma estrada duplicada :)
 
#285 ·
É meramente questão de ver qual a rota mais utilizada, pra poder duplicar futuramente. Se bem que, ali, o movimento pode não ser tão grande a ponto de justificar duplicação, por algum tempo. Justamente por ter 2 estradas que vem do Uruguai e levam à Pelotas, acho que não precisaria duplicar ainda. O problema é que quanto chega em Pelotas, junta as 2 estradas + o movimento dos portos do local + os moradores de Pelotas e Rio Grande, por isso que o trecho POA-Pelotas está sendo duplicado.
 
#287 ·
Governo estuda construção de ponte entre São José do Norte e Rio Grande
Presidente Dilma confirmou que edital de estudo de viabilidade está em preparação


A presidente Dilma Rousseff afirmou nesta terça em sua coluna semanal "Conversa com a Presidenta" que o governo está preparando o edital de licitação para o Estudo de Viabilidade Técnica e Ambiental (EVTEA) que definirá os projetos que serão elaborados para a travessia a seco entre São José do Norte e Rio Grande, no Sul do Estado.

Segundo a presidente, a partir deste estudo “teremos subsídios para escolher a alternativa mais viável para este ponto: construir uma ponte ou um túnel. O estudo vai apontar restrições e vantagens técnicas e econômicas de cada possibilidade, além de analisar as questões de meio ambiente, desenvolvendo o Estudo e o Relatório de Impacto Ambiental (EIA/Rima). Após a conclusão deste trabalho, o projeto de construção será licitado, e será construída a travessia a seco neste ponto da BR-101".

Dilma afirmou ainda que além de melhorias no trecho da BR-101, na região da travessia, desde Osório até São José do Norte, o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) prepara o edital de licitação do lote quatro da BR-392, que dará acesso ao porto de Rio Grande.

Também está em andamento o edital para contratar os estudos de viabilidade técnica e ambiental para duplicação do trecho da BR-116 localizado entre Pelotas e Jaguarão, e para a contratação de obras de melhorias na BR-392, no trecho entre Pelotas e Santa Maria, que é uma estrada fundamental para o escoamento da produção de soja até o porto.


http://www.correiodopovo.com.br/Noticias/?Noticia=510922

:fiddle:
As partes sublinhadas tratam da BR-101 em específico.

Sonhemos...
 
#453 ·
A câmera móvel ("Ponte de Laguna 2" no link acima) foi reposicionada, agora dá pra acompanhar a obra a qualquer hora!
 
  • Like
Reactions: Clayton BSB
#290 ·
Minha curiosidade é saber como é o movimento entre Pelotas e Jaguarão, já é pesado o suficiente pra estar precisando de uma duplicação?

Acho excelente, e necessário, que o Brasil e o Rio Grande do Sul tenham rodovias duplicadas até a fronteira com Uruguai e Argentina. Mas também defendo que façam primeiro as duplicações em trechos já saturados, porque tem muito atraso logístico no Brasil...
 
#291 ·
Olha, a duplicação do trecho POA-Pelotas, que já está acontecendo, é mais que justificada.

Agora, no trecho Pelotas-Jaguarão DEFINITIVAMENTE, não há necessidade! A estrada é extremamente tranquila, quase deserta e digo isso com conhecimento de causa, pois até o começo desse ano fazia esse trecho duas ou três vezes por semana. Só há algum tráfego mais pesado em fins de semana prolongados, quando muita gente vai até a fronteira para comprar nos Free shops, mas mesmo assim, ainda não seria pesado o suficiente para justificar a duplicação.
 
Top