daily menu » rate the banner | guess the city | one on oneforums map | privacy policy (aug.2, 2013) | DMCA policy | flipboard magazine

Go Back   SkyscraperCity > Latin American & Caribbean Forums > Fóruns Brasileiros > Fóruns Regionais > Sul

Sul Paraná, Rio Grande do Sul e Santa Catarina

Reply

Thread Tools
Old May 4th, 2012, 05:57 AM   #1
renehass
Rene Hass

renehass's Avatar

Likes (Received): 574

RS – Mini Mundo, o Famoso Parque Temático em Miniatura de Gramado (em 65 fotos)

RS – Mini Mundo, o Famoso Parque Temático em Miniatura de Gramado

O Mini Mundo é um parque temático em miniatura na cidade gaúcha de Gramado desde 1983. Conforme os folhetos oficiais do parque, suas miniaturas são 24 vezes menores que o tamanho real das construções que elas representam.

Sempre fui relutante em visitar o Mini Mundo. Mas em janeiro deste ano eu não resisti. E confesso que gostei muito das miniaturas. Só acho que deveria haver mais miniaturas de construções brasileiras. Recomendo a visita.

As fotos abaixo foram tiradas no final de janeiro de 2012 e são todas de minha autoria. Poucas pessoas estavam no parque, creio que por conta do calor infernal que fazia na manhã em que visitei o Mini Mundo. Os textos abaixo foram produzidos a partir de informações que eu colhi de um livreto oficial vendido no parque e do site Wikipedia. Há um site oficial no Mini Mundo, mas ele estava fora do ar quando eu tentei consultá-lo no feriadão de 1º de Maio.

BREVE CRONOLOGIA:

1952 – O alemão Otto Höppner e sua esposa brasileira, Ritta Höppner, junto com o filho, deixam a Alemanha e se fixam em Gramado.

1958 – O Hotel Ritta Höppner Residenz é construído na esquina das ruas Pedro Sandiago e Horácio Cardoso. Pela data, imagino ser um dos primeiros hotéis de Gramado numa época em que Gramado ainda não era uma cidade tão conhecida turisticamente.

1973 – Ritta Höppner falece.

Sem data – O avô Otto e o seu filho constroem para os netos uma área de lazer ao lado do Hotel Ritta Höppner. É a semente que anos mais tarde vai ser tornar no Mini Mundo. Sem mais área para construção junto ao Hotel Rita Höppner, o Mini Mundo é construído em um terreno do outro lado da rua, em frente ao hotel.

1983 – Inauguração do Mini Mundo na rua Horácio Cardoso, 291, próximo ao centro de Gramado. É um parque temático que segue em construção pela 4ª geração da família. Hoje, é uma das atrações mais visitadas em Gramado.

AS MINIATURAS:

Conforme dados oficiais dos folhetos do parque, são todas 24 vezes menores que as construções originais. Na sua maioria, são miniaturas de construções existentes na Alemanha. Tem construções suíças e alguma coisa do Brasil e de outras partes do mundo, como o aeroporto de Bariloche, Argentina.

Passamos às fotos. Todas as fotos são de minha autoria e foram tiradas numa manhã escaldante do final de janeiro de 2012.

Foto 01: Entrada do Mini Mundo

Foto 02:

Foto 03:

Foto 04:

Foto 05:

Foto 06:

Foto 07:

Foto 08:

Foto 09:

Foto 10:

Foto 11:

Foto 12:

Foto 13:

Foto 14:

Foto 15:

Foto 16:

Foto 17:

Foto 18:

Foto 19:

Foto 20:

Foto 21:

Foto 22:

Foto 23:

Foto 24:

Foto 25:

Foto 26:

Foto 27:

Foto 28:

Foto 29:

Foto 30:

Foto 31:

Foto 32: Uma homenagem aos colegas foristas mineiros: apesar de ser uma miniatura, um pedacinho de Minas Gerais dentro do RS.

Foto 33:

Foto 34:

Foto 35:

Foto 36:

Foto 37:

Foto 38:

Foto 40:

Foto 41:

Foto 42: O Limpador de Chaminés

O Limpador de Chaminés:

“Representa a figura da sorte, trazendo muitas alegrias a quem se deixa fotografar ao seu lado. Ele cuida para que os trens e todas as miniaturas eletrônicas funcionem muito bem, e que para os visitantes se emocionem ao entender a verdadeira mensagem do parque.” (Texto tirado de um livreto vendido na lojinha de souvenirs do Mini Mundo.)

DICA: Se um dia você visitar o Mini Mundo e encontrar o Limpador de Chaminés, peça para tirar uma foto com ele. Ele não se oferece para tirar fotos. As pessoas é que têm que pedir a foto a ele. Após a foto, ele vai tirar do bolso um presente para você. Não vou dizer o que é para não estragar a surpresa. É um presente simbólico, sem valor pecuniário, que vai servir como souvenir da visita.

Foto 43:

Foto 44:

Foto 45:

Foto 46:

Foto 47: A Bruxinha Ju

A Bruxinha Ju:
“Foi criada a partir da lenda da bruxa protetora da família. A Ju é muito engraçada. Ela tem a mania de colocar tudo em ordem e, na pressa, acaba fazendo as maiores confusões. Ju se sente responsável pela felicidade de todo os que estão por perto. Ela tem o poder da magia e uma energia interna muito grande, que a faz pensar que pode construir o mundo do jeito que ela quer.” (Texto tirado de um livreto vendido na lojinha de souvenirs do Mini Mundo.)

Foto 48:

Foto 49:

Foto 50:

Foto 51:

Foto 52:

Foto 53:

Foto 54:

Foto 55:

Foto 56:

BONUS PICS – HOTEL RITTA HÖPPNER RESIDENZ

O Hotel Ritta Höppner, inaugurado em 1958 pela Famíla Höppner, os criadores do Mini Mundo.

Foto 57:

Foto 58:

Foto 59:

Foto 60:

Foto 61:

Foto 62:

Foto 63:

Foto 64: Rua Pedro Sandiago

Foto 65: Rua Horácio Cardoso

Last edited by renehass; May 4th, 2012 at 08:49 AM.
renehass no está en línea   Reply With Quote

Sponsored Links

Old May 4th, 2012, 06:58 AM   #2
Tito
:)

Tito's Avatar

Likes (Received): 489

Belas fotos, Rene! Que bom que finalmente conheceu o Mini Mundo, um dos mais famosos atrativos de Gramado. Para quem gosta de miniaturas e de observar os detalhes, sem pressa, vale a pena a visita.

Veja fotografias e informações sobre destinos e atrativos turísticos brasileiros no blog "O Brasil de Tito"

Acesse também e curta a Fanpage no Facebook

> > > Minhas fotos de cidades e lugares no Brasil | My photos from places and cities in Brazil < < <
Tito no está en línea   Reply With Quote
Old May 4th, 2012, 07:47 AM   #3
Mr.Falcon
Registered User

Mr.Falcon's Avatar

Likes (Received): 562

Bom ver que algumas coisas boas continuam existindo no futuro!!
Mr.Falcon no está en línea   Reply With Quote
Old May 4th, 2012, 11:11 AM   #4
Gui_Poa
Antigo Xinah_Poa to Gui_P

Gui_Poa's Avatar

Likes (Received): 305

Bah, anos que não vou pra gramado, mais ainda ao mini mundo.
Domingo agora pretendo ir com uns amigos e amigas, se tudo der certo $$$
Old May 4th, 2012, 03:24 PM   #5
santoangelense
Registered User

santoangelense's Avatar

Likes (Received): 206

Mais um belo thread Rene! Cheio de informações e com belas fotos.
Deve dar o maior trabalho manter todas essas miniaturas em bom estado e funcionando, ainda mais sendo tudo ao ar livre!
Tudo muito bem cuidado e pensado nos mínimos detalhes.
Achei lindo também o prédio do Hotel Ritta Höppner Residenz. Ele é da época da inauguração ou é um fake construído nos últimos anos? Pergunto isso por que vi na fachada o ano 2007. De qualquer maneira é muito bonito.
Valeu por mostrar!
Jacutinga-RS, Cidade de imigração italiana no norte do estado
santoangelense no está en línea   Reply With Quote
Old May 4th, 2012, 03:33 PM   #6
Emanuel Paiva
Registered User

Emanuel Paiva's Avatar

Likes (Received): 2933

Muito interessante esse parque temático de Gramado. É o tipo de parque que TODOS deveriam conhecer in loco . Gostei muito

Parabéns por compartilhar conosco essa maravilha.
Old May 4th, 2012, 03:47 PM   #7
DANIEL LANNA
100% Juiz de Fora

DANIEL LANNA's Avatar

Likes (Received): 1429

massa , show de bola
DANIEL LANNA no está en línea   Reply With Quote
Old May 4th, 2012, 04:11 PM   #8
jguima
Registered User

jguima's Avatar

Likes (Received): 1975

Lindo, parece ser o mundo dos sonhos. Parabéns, Hass.
São ocupadas em nascer e morrer".

Caetano Veloso.
jguima no está en línea   Reply With Quote
Old May 4th, 2012, 04:21 PM   #9
Harisson Souza
Feeling ܓ ܟ މ

Harisson Souza's Avatar

Que interessante! Muito bem feito, prédios lindos, um mundo mesmo haha

Que bela rua:

Old May 4th, 2012, 06:44 PM   #10
Déa_
^.^

Déa_'s Avatar

Oi, Rene !

Belo thread o teu, hein ? Sou apaixonada por miniaturas e o Mini Mundo é um lugar que sempre quis conhecer...

Adorei todas as fotos ! E bem como vc disse, faz falta mais miniaturas do Brasil, porém não deixa de ser encantador ! E por que a tua relutância em conhecer o parque ? Tem a ver com os ritos disneylândicos que vc sempre comenta ?

Tua terra tem muitas belezas mesmo, naturais ou não... muito obrigada por nos brindar com esse thread, viu ? Um dia verei ao vivo e em cores..

bjks e parabéns !!
Old May 4th, 2012, 06:55 PM   #11
renehass
Rene Hass

renehass's Avatar

Quote:
Originally Posted by Tito View Post
Belas fotos, Rene! Que bom que finalmente conheceu o Mini Mundo, um dos mais famosos atrativos de Gramado. Para quem gosta de miniaturas e de observar os detalhes, sem pressa, vale a pena a visita.
Obrigadão. Tito! Para ver tudo nos mínimos detalhes no Mini Mundo, acho que seria preciso um dia inteiro. Para os amantes de miniaturas, visitar o Mini Mundo é um “must”.

Quote:
Originally Posted by Mr.Falcon View Post
Bom ver que algumas coisas boas continuam existindo no futuro!!
Obrigado pela visita, Mr.Falcon. E o melhor é o que o Mini Mundo continua sempre em expansão. Estão fazendo, agora, por exemplo, a miniatura do Museu do Ipiranga, em São Paulo.

Quote:
Originally Posted by Gui_Poa View Post
Bah, anos que não vou pra gramado, mais ainda ao mini mundo.
Domingo agora pretendo ir com uns amigos e amigas, se tudo der certo $$$
Obrigado, Guo_Poa! Essa época deve ser muito boa para visitar Gramado. Temperatura mais amena e convidativa para as maravilhas gastronômicas que a cidade oferece. E, claro, não deixe de visitar o Mini Mundo, se puderes.

Quote:
Originally Posted by Emanuel Paiva View Post
Muito interessante esse parque temático de Gramado. É o tipo de parque que TODOS deveriam conhecer in loco . Gostei muito

Parabéns por compartilhar conosco essa maravilha.
Obrigado, Emanuel! Com certeza, todos que vão a Gramado deveria visitar o Mini Mundo,.

Quote:
Originally Posted by DANIEL LANNA View Post
massa , show de bola
Obrigadão pela visita ao thread, Daniel!

Quote:
Originally Posted by jguima View Post
Lindo, parece ser o mundo dos sonhos. Parabéns, Hass.
Obrigado, Jguima! Certamente o Muni Mundo não deixa de ser um lugar de sonhos, que nos pões a imaginarmos dentro daquelas construções todas em miniatura.

Quote:
Originally Posted by Harisson Souza View Post
Que interessante! Muito bem feito, prédios lindos, um mundo mesmo haha

Que bela rua:

Obrigadão, Harrisson! Essa rua é uma rua residencial de Gramado. Com excessão do Hotel Ritta Höppner Residenz, que fica à esquerda (não aparece na foto) bem em frente ao carro branco estacionado à direita, todas as demais construções são residenciais. Gramado é repleta de ruas assim, calmas e longe da badalação. Tenho várias fotos de ruas assim de Gramado. Uma hora faço um apanhado de todas e coloco-as aqui no SSC.
Old May 4th, 2012, 06:55 PM   #12
renehass
Rene Hass

renehass's Avatar

Quote:
Originally Posted by santoangelense View Post
Mais um belo thread Rene! Cheio de informações e com belas fotos.
Deve dar o maior trabalho manter todas essas miniaturas em bom estado e funcionando, ainda mais sendo tudo ao ar livre!
Tudo muito bem cuidado e pensado nos mínimos detalhes.
Achei lindo também o prédio do Hotel Ritta Höppner Residenz. Ele é da época da inauguração ou é um fake construído nos últimos anos? Pergunto isso por que vi na fachada o ano 2007. De qualquer maneira é muito bonito.
Valeu por mostrar!
Obrigado, Santoangelense!

Sobre a manutenção das miniaturas, o livreto sobre o Mini Mundo diz que elas são feitas com um material especial (sem dizer qual é), resistente às agruras do tempo.

Eu queria saber mais sobre a história do prédio do Hotel Ritta Höppner Residenz. Como ele foi construído em 1958, ele deve ter sido um dos primeiros prédios neste estilo em Gramado, quiçá o pioneiro. Deve ser original.

Nos anos 70, era um dos mais fotografados para cartões postais e diversos materiais de divulgação da cidade. Pelo que eu entendi, Otto Höppner foi o projetista deste prédio. No folheto, não informação sobre a profissão que ele tinha na Alemanha. Talvez fosse arquiteto por lá. Se eu não me engano, há o dedo dele também na construção do prédio da prefeitura de Gramado, que tem um estilo arquitetônico parecido com o do Hotel Ritta Höppner Residenz.

Voltando aos postais antigos e materiais antigos sobre Gramado, esse hotel sempre foi referido como Hotel Ritta Höppner (sem a palavra “Residenz”). Talvez a palavra “Residenz” tenha sido incorporada ao nome oficial do hotel em 2007. Só isso pode explicar o 2007 na fachada. Mas com certeza, esse prédio não é um prédio recente (construído em 2007, por exemplo).
Old May 4th, 2012, 07:12 PM   #13
renehass
Rene Hass

renehass's Avatar

Quote:
Originally Posted by Déa_ View Post
Oi, Rene !

Belo thread o teu, hein ? Sou apaixonada por miniaturas e o Mini Mundo é um lugar que sempre quis conhecer...

Adorei todas as fotos ! E bem como vc disse, faz falta mais miniaturas do Brasil, porém não deixa de ser encantador ! E por que a tua relutância em conhecer o parque ? Tem a ver com os ritos disneylândicos que vc sempre comenta ?

Tua terra tem muitas belezas mesmo, naturais ou não... muito obrigada por nos brindar com esse thread, viu ? Um dia verei ao vivo e em cores..

bjks e parabéns !!
Obrigado pela visita, Déa!

Eu lembro do Mini Mundo quando foi inaugurado nos anos 80. Obviamente que ele não tinha o mesmo tamanho que tem hoje, pois ele está constantemente em ampliação. Na época, a miniatura que mais aparecia nas reportagens de TV, nos jornais e material publicitário era daquele castelo alemão parecido com um castelo de contos de fada. Achava na época um desperdício ir a um lugar para ver um castelo em miniatura mais uma meia dúzia de outras miniaturas ao seu redor. Daí a minha relutância. Mas cedi e confesso que adorei tudo o que vi lá. É um lugar certamente aonde devemos retornar um dia.

São realmente muito poucas as miniaturas de construções brasileiras lá. Vi a Usina do Gasômetro (Porto Alegre), a Igreja de São Francisco (Ouro Preto) e o Hotel Ritta Höppner Residenz (Gramado). Há também uma estação de trem de uma cidade do interior gaúcho. No livreto, aparece também a Prefeitura de Gramado, mas eu não a vi.

No livreto, ao falarem sobre como as miniaturas são construídas, eles disseram que recebem cópia das plantas dos prédios e fazem uma extensa cobertura fotográfica do prédio original, o que vai ajudar nos detalhes das miniaturas.

Pela falta de mais miniaturas de construções brasileiras, não sei o motivo. Será que eles não estão tendo, por exemplo, acesso às plantas originais das construções?

Mas, como o parque está em ampliação, sei que eles estão construindo a miniatura do Museu do Ipiranga (São Paulo). Imagino que ela esteja pronta ainda neste ano.

Algumas construções brasileiras famosas que eu acho que deveriam estar representadas no Mini Mundo:

Teatro Amazonas (Manaus)
Cristo Redentor (Rio)
Elevador Lacerda (Salvador)
Forte dos Reis Magos (Natal)
Estação da Luz (São Paulo)
Ponte Hercílio Luz (Florianópolis)
Igrejinha da Pampulha – São Francisco de Assis (Belo Horizonte)
Demais igrejas históricas de Ouro Preto
Teatro Opera de Arame (Curitiba)
Igreja da Sé (São Paulo)
Catedral de Brasília
Alguns outros prédios públicos de Brasília
Ruínas de São Miguel das Missões (RS)
Casa de Cultura Mário Quintana (Porto Alegre)
Ponte Internacional de Jaguarão (Brasil-Uruguai)

Quem sabe um dia!

Ah, e vem mesmo nos visitar um dia!
Old May 4th, 2012, 07:53 PM   #14
Loro.
Pro Brasilia fiant eximia

Loro.'s Avatar

Likes (Received): 1726

O parque é encantador, as réplicas em miniatura da usina do gasômetro e da igreja colonial mineira estão lindas.

Obrigado por compartilhar as fotos Rene Hass!
Loro. no está en línea   Reply With Quote
Old May 4th, 2012, 08:20 PM   #15
santoangelense
Registered User

santoangelense's Avatar

Likes (Received): 206

Quote:
Originally Posted by renehass View Post
Obrigado, Santoangelense!

Sobre a manutenção das miniaturas, o livreto sobre o Mini Mundo diz que elas são feitas com um material especial (sem dizer qual é), resistente às agruras do tempo.

Eu queria saber mais sobre a história do prédio do Hotel Ritta Höppner Residenz. Como ele foi construído em 1958, ele deve ter sido um dos primeiros prédios neste estilo em Gramado, quiçá o pioneiro. Deve ser original.

Nos anos 70, era um dos mais fotografados para cartões postais e diversos materiais de divulgação da cidade. Pelo que eu entendi, Otto Höppner foi o projetista deste prédio. No folheto, não informação sobre a profissão que ele tinha na Alemanha. Talvez fosse arquiteto por lá. Se eu não me engano, há o dedo dele também na construção do prédio da prefeitura de Gramado, que tem um estilo arquitetônico parecido com o do Hotel Ritta Höppner Residenz.

Voltando aos postais antigos e materiais antigos sobre Gramado, esse hotel sempre foi referido como Hotel Ritta Höppner (sem a palavra “Residenz”). Talvez a palavra “Residenz” tenha sido incorporada ao nome oficial do hotel em 2007. Só isso pode explicar o 2007 na fachada. Mas com certeza, esse prédio não é um prédio recente (construído em 2007, por exemplo).
Obrigado pelas informações Rene!
Bom saber que, além de muito bonito, o prédio tem história!
Jacutinga-RS, Cidade de imigração italiana no norte do estado
santoangelense no está en línea   Reply With Quote
Old May 4th, 2012, 10:55 PM   #16
Marcelo Olisa
Marcelo Lisa

Marcelo Olisa's Avatar

Likes (Received): 486

Rene,

Por acaso fui eu o único responsável por você ter quebrado a resistência em ir ver de perto o Mini Mundo? Vi meio Marcelo Olisa na foto 27! ( blusa xadrez azul e cinza).

O Mini Mundo era um sonho que eu tinha de conhecer e te agradeço por ter sido o responsável em realizar não apenas este meu sonho mas também os meus outros sonhos de viagem em sua terra como o de ver a mini-cidade de rolhas em Ana Rech e tantos outros lugares. Suas fotos estão muito bonitas e me fizeram pensar naquele ditado que diz " Recordar é viver " . Na verdade , acho que a palavra mais adequada seria "reviver".

Acho o Mini Mundo muito rico em diversidade de temas das miniaturas já que há desde uma estação de metrô alemã ; um aeroporto de Bariloche ; prédios ícones de POA e Ouro PReto e em breve de São Paulo; castelos e casas típicas alemãs (minhas miniaturas favoritas ali ) até navios em um lago e trenzinhos em outro ponto. E o que dizer da casa se incendiando? E das geleiras ? Enfim, tudo muito lindo!

Parabéns pelo thread!

OBS: Perto de Ouro Preto há várias miniaturas brasileiras no estilo das que você citou que queria que houvesse em Gramado. O local se chama " Museu das Reduções" e é obra de vários irmãos idosos ( acho que alguns faleceram recentemente). Eu já quiz fazer um thread de lá mas me avisaram que é proibido tirar fotografias da área com o acervo- inclusive eles têm uma miniatura da igrejinha da Pampulha que você citou). O governo da Alemanha deu recursos pra construção da antiga sede e agora vai ser transferido pra um novo prédio em construção no distrito de Amarantina. Se quiser levar imagens do museu tem de ser cartões-postais que vendem no local. Se um dia você retornar a Minas, posso te levar lá , caso queira. Das miniaturas que me recordo há de uma fazenda chamada Resgate que é localizada em Bananal ( SP), do Forte dos Reis Magos; do Palácio da Alvorada em Brasília; do Engenho São João em Itamaracá em PE; do Outeiro da Glória no RJ, da Igrejinha da Pampulha; do Convento São Francisco em Olinda; da primeira Usina hidrelétrica de Minas em Marmelos - Juiz de Fora; da Casa dos Contos de Ouro PReto; da Igreja de Nossa S. das Dores em Campanha; de um Forte de Salvador( não sei se é o da Barra mas tem um farol como nele), etc.

Meu email: marcelo.theenergizerbunny@gmail.com

Last edited by Marcelo Olisa; May 4th, 2012 at 11:09 PM.
Marcelo Olisa no está en línea   Reply With Quote
Old May 4th, 2012, 10:55 PM   #17
Déa_
^.^

Déa_'s Avatar

Quote:
Originally Posted by renehass View Post
Obrigado pela visita, Déa!

Eu lembro do Mini Mundo quando foi inaugurado nos anos 80. Obviamente que ele não tinha o mesmo tamanho que tem hoje, pois ele está constantemente em ampliação. Na época, a miniatura que mais aparecia nas reportagens de TV, nos jornais e material publicitário era daquele castelo alemão parecido com um castelo de contos de fada. Achava na época um desperdício ir a um lugar para ver um castelo em miniatura mais uma meia dúzia de outras miniaturas ao seu redor. Daí a minha relutância. Mas cedi e confesso que adorei tudo o que vi lá. É um lugar certamente aonde devemos retornar um dia.

São realmente muito poucas as miniaturas de construções brasileiras lá. Vi a Usina do Gasômetro (Porto Alegre), a Igreja de São Francisco (Ouro Preto) e o Hotel Ritta Höppner Residenz (Gramado). Há também uma estação de trem de uma cidade do interior gaúcho. No livreto, aparece também a Prefeitura de Gramado, mas eu não a vi.

No livreto, ao falarem sobre como as miniaturas são construídas, eles disseram que recebem cópia das plantas dos prédios e fazem uma extensa cobertura fotográfica do prédio original, o que vai ajudar nos detalhes das miniaturas.

Pela falta de mais miniaturas de construções brasileiras, não sei o motivo. Será que eles não estão tendo, por exemplo, acesso às plantas originais das construções?

Mas, como o parque está em ampliação, sei que eles estão construindo a miniatura do Museu do Ipiranga (São Paulo). Imagino que ela esteja pronta ainda neste ano.

Algumas construções brasileiras famosas que eu acho que deveriam estar representadas no Mini Mundo:

Teatro Amazonas (Manaus)
Cristo Redentor (Rio)
Elevador Lacerda (Salvador)
Forte dos Reis Magos (Natal)
Estação da Luz (São Paulo)
Ponte Hercílio Luz (Florianópolis)
Igrejinha da Pampulha – São Francisco de Assis (Belo Horizonte)
Demais igrejas históricas de Ouro Preto
Teatro Opera de Arame (Curitiba)
Igreja da Sé (São Paulo)
Catedral de Brasília
Alguns outros prédios públicos de Brasília
Ruínas de São Miguel das Missões (RS)
Casa de Cultura Mário Quintana (Porto Alegre)
Ponte Internacional de Jaguarão (Brasil-Uruguai)

Quem sabe um dia!

Ah, e vem mesmo nos visitar um dia!
Agora entendi o porquê da tua relutância..rs.. Entendido e compreendido ! E sabe que eu esqueci de comentar sobre o hotel ? Achei uma graça, todo arrumadinho...Deve ser bom se hospedar ali.

Fiquei feliz em saber que o Museu do Ipiranga fará parte do parque ! É o meu museu preferido ! Agora minha vontade de ir até aumentou ! rs E sobre as plantas das construções...é, acho que talvez seja por isso que não tenha tantas construções daqui. E eu concordo plenamente com a tua lista, especialmente com a Estação da Luz !

Obrigada por tua atenção, Rene ! E pode deixar que um dia irei visitar o RS !

bjks de novo !
Old May 5th, 2012, 01:38 AM   #18
anzo
Registered User

Likes (Received): 308

Ideia sensacional mas o resultado ficou meio kitsch a meu ver...tipo da coisa que poderia ser muito melhor - o que não tira o mérito de quem fez!
anzo no está en línea   Reply With Quote
Old May 5th, 2012, 03:10 AM   #19
TôBrabo
Registered User

TôBrabo's Avatar

Lindas fotos, como sempre!

Bá, pra mim foi uma enorme furada esse parque. Fui meio que empurrado por amigos do Espírito Santo e estava chovendo muito no dia, não aproveitei quase nada. Só recomendo pra turistas mais convencionais ou que tenham interesse em miniaturas, já que prefiro bem mais o lado central com cafeterias e restaurantes de Gramado.

Gramado é imbatível no turismo, sem comparações com nenhuma outra cidade brasileira que eu conheço. Aliás, na América do Sul inteira são poucas que chegam no nível de Gramado. Talvez Punta e Bariloche -falando do conjunto da cidade inteira, que se presta completamente ao turismo.

Quote:
Originally Posted by anzo View Post
Ideia sensacional mas o resultado ficou meio kitsch a meu ver...tipo da coisa que poderia ser muito melhor - o que não tira o mérito de quem fez!
Conheci pouco o parque mas garanto que ele é muito bom. Não consigo imaginá-lo sendo melhor. Claro que é kitsch, até parque de miniaturas dos ícones do Estilo Internacional ficaria kitsch, mas é interessante analisar todos os detalhes e os cuidados que são impecáveis.
TôBrabo no está en línea   Reply With Quote
Old May 5th, 2012, 03:16 AM   #20
renehass
Rene Hass

renehass's Avatar

Quote:
Originally Posted by Marcelo Olisa View Post
Rene,

Por acaso fui eu o único responsável por você ter quebrado a resistência em ir ver de perto o Mini Mundo? Vi meio Marcelo Olisa na foto 27! ( blusa xadrez azul e cinza).
De uma certa forma sim, Marcelo!

Eu já queria ter visitado o Mini Mundo antes, depois que ele passou a ser um parque maior do que aquele na época em que foi inaugurado Entretanto, Gramado é uma cidade que a todo instante tenta se reinventar, ou inventar coisas novas, seja em termos de eventos ou de construções. Agora, a última moda são os museus. Há museu disso e daquilo. Recentemente inauguraram o Museu da Moda. Recentemente também inauguraram o Parque das Lavandas, chamado Le Jardin. Ou seja, sempre tem algo novo para se ver em Gramado de maneira que é impossível ver tudo em um ou dois dias. Sempre que eu ia lá, acabava visitando o básico do básico, o que deixava o Mini Mundo de fora. Mas, graças a você, consegui visitar o Mini Mundo desta vez.

A propósito, o site do Parque da Lavanda, que pretendo conhecer um dia.

http://www.lavandasgramado.com.br/

Quote:
Originally Posted by Déa_ View Post
Agora entendi o porquê da tua relutância..rs.. Entendido e compreendido ! E sabe que eu esqueci de comentar sobre o hotel ? Achei uma graça, todo arrumadinho...Deve ser bom se hospedar ali.

Fiquei feliz em saber que o Museu do Ipiranga fará parte do parque ! É o meu museu preferido ! Agora minha vontade de ir até aumentou ! rs E sobre as plantas das construções...é, acho que talvez seja por isso que não tenha tantas construções daqui. E eu concordo plenamente com a tua lista, especialmente com a Estação da Luz !

Obrigada por tua atenção, Rene ! E pode deixar que um dia irei visitar o RS !

bjks de novo !
O hotel é bastante gracioso e aconchegante visto de fora. Não cheguei a entrar nele para perguntar o valor da diária. Deve ser nas alturas. Sei que eles servem um chá às tardes. Deve ser uma delícia e com o preço nas alturas, também.

Há várias estações de trem representadas no Mini Mundo. E todos os trenzinhos que aparecem nas fotos estão constantemente em movimento, com barulhinho de trem e tudo. Pelo menos uma das várias estações é uma miniatura de uma estação do interior do RS. Bem que eles podiam aumentar a linha do trem e colocar a Estação da Luz ali.

Um dos meus sonhos de consumo de turista é conhecer o Museu do Ipiranga. Um dia eu realizo esse sonho.

Aqui nesta foto, lá atrás à direita onde está um Kikito (o troféu do Festival de Cinema de Gramado que lembra um Oscar estilizado) aparece uma parede coberta de plástico. É ali que eles estão expandindo o Mini Mundo e muito provável o local onde estão construindo a miniatura do Museu do Ipiranga.

Um abração, Déa!

Quote:
Originally Posted by Loro. View Post
O parque é encantador, as réplicas em miniatura da usina do gasômetro e da igreja colonial mineira estão lindas.

Obrigado por compartilhar as fotos Rene Hass!
Obrigado, Loro! A riqueza de detalhes dessas miniaturas é impressionante. Eu fico imaginando o trabalhão que não deve ser criar uma miniatura dessas!

Quote:
Originally Posted by anzo View Post
Obrigado pela visita, Anzo!

Reply

Tags
brasil, gramado, rio grande do sul, serra gaucha

Thread Tools

Posting Rules