daily menu » rate the banner | guess the city | one on oneforums map | privacy policy | DMCA | news magazine | posting guidelines

Go Back   SkyscraperCity > Latin American & Caribbean Forums > Brasil > Fóruns Gerais > Arquitetura e Discussões Urbanas

Global Announcement

As a general reminder, please respect others and respect copyrights. Go here to familiarize yourself with our posting policy.

Reply

Thread Tools Rating: Thread Rating: 1 votes, 5.00 average.
Old March 13th, 2010, 06:12 PM   #81
kicksilver
Registered User

kicksilver's Avatar

Likes (Received): 2

Eu acho que se fosse morar na Barra, não ia querer morar depois da alvorada... Na verdade, queria mesmo é Jd. Oceanico, ou o Bosque Marapendi. Novo Ipanema estourando. (Ou novo leblon, nao sei qual é aquele em frente ao NYCC)
kicksilver no está en línea   Reply With Quote

Sponsored Links
Old March 13th, 2010, 07:38 PM   #82
bruno_rio
Registered User

bruno_rio's Avatar

Likes (Received): 5

Quote:
Originally Posted by kicksilver View Post
Eu acho que se fosse morar na Barra, não ia querer morar depois da alvorada...
De fato é uma viagem mesmo. Eu moro nessa região e em um dia normal, por exemplo, levo 1:30 para chegar na Puc. O pior é que o engarrafamento é na Barra mesmo! Já estou até vendo que esse metrozinho até o JO não vai adiantar P.N.!

Mas sendo uma região mais nova, eu particularmente acho os condomínios da Alvorada pra cá mais novos, modernos e equipados. Os condomínios de casas também ganham, para mim. Alguns dos melhores (Pedra de Itaúna, Malibu, Mansões, aquele Disegno, de casas-butique, futuro Alphaville) estão todos por ali. Enfim, depende do que cada consumidor vai querer mesmo.

Quote:
Originally Posted by kicksilver View Post
Novo Ipanema estourando. (Ou novo leblon, nao sei qual é aquele em frente ao NYCC)
Nova Ipanema mesmo!
Old March 13th, 2010, 08:07 PM   #83
kicksilver
Registered User

kicksilver's Avatar

A solução pra Barra com certeza é uma malha metroviaria bem extensa e com imensa capacidade de pessoas em horários de pico. Obviamente, 2 avenidas latitudinais nunca vão dar conta desse exercito que mora na Barra, sem contar com as pessoas que se mudam p/ ai anualmente.

Na verdade, o esquema de metrô pra Barra tem que ser diferente do resto da cidade. Como as distâncias são quilométricas, e como as estações provavelmente vão ser feitas nas Av. das Américas, eu acho que deveriam fazer estações bem maiores do que o normal, com estacionamento subterrâneo para muitos carros, e com espaço de sobra pra ônibus, taxis e afins. Pois todos sabemos que ninguem vai andar 2, 3km para pegar o metro diariamente. Tem que ser criadas facilidades de uso, como estacionamento, serviço de onibus e ate mesmo VLT suspensos, passando pelos principais condominios. Sem falar que deveriam ter no mínimo umas 6 estações. Jardim Oceanico, ali perto da Igreja, Cittá America, Mário Henrique Simonsen, Alvorada, Rio Design Barra e outra ali no Recreio, perto do cruzamento da Salvador Allende c/ Americas.

Além disso, deveriam mudar o esquema da Av. das Américas, utilizando passarelas, removendo a maioria dos sinais de transito, para aumentar a fluidez da via, e além disso, fazer mergulhões nos principais cruzamentos. Sim, transformando a pista central da Av. das Américas num "Aterro da Barra", com velocidade limite de 100km/h, mas mantendo as pistas laterais como são hoje, e com limite de 50km/h.

Last edited by kicksilver; March 13th, 2010 at 08:12 PM.
Old March 13th, 2010, 09:10 PM   #84
Faela
Liberal Econômica

Faela's Avatar

Likes (Received): 7008

A ideia original era uma Américas expressa com mergulhões e passarelas mas nada disso aconteceu e hoje em dia já acho fato consumado do jeito que está pois construir mergulhões iria dar um nó no trânsito muito maior do que já é. Duplicação da AutoEstrada Lagoa Barra e Niemeyer é uma boa pedida , pelo visto sairá. Também não gosto da Barra depois da Alvorada , a acho totalmente diferente da pré-Alvorada. Eu acho que moro numa localização ótima (ABM) , num pulo já estou no início da Barra e em 50 minutos pela manhã estou no Centro . O Jardim Oceânico apenas peca no transporte , morador dali que trabalhe no Centro , ZS ou na própria Barra tem que trabalhar de carro.
Old March 13th, 2010, 09:45 PM   #85
bruno_rio
Registered User

bruno_rio's Avatar

Acho que a solução para o transporte da Barra tem de ser cara e eficaz. Uma das coisas que me deixa alarmado é que, quando se vai para a Zona Sul, o trânsito do bairro muitas vezes é pior do que o dos acessos a São Conrado e Gávea.

Nisso vou discordar da assinatura da Faela: a Barra precisa de metrô SIM, e transporte de massa cruzando o bairro é tão necessário quanto a ligação Jd Oceânico - Zona Sul. O cenário absurdo de falta de infraestrutura vai estimular, sem dúvida, os moradores a migrarem para o transporte público. Não gosta de metrô? Pois bem, boa sorte encalacrado na Avenida das Américas. Eu abriria mão de certos confortos para reduzir 70 minutos de viagem.

Quanto ao acesso às estações, eu apostaria na implantação de estacionamentos (onde possível), bicicletários e em uma mudança de uso dos ônibus de condomínio. Hoje, quase todo grande condomínio possui linhas próprias de fretados rumo à Zona Sul e Centro; imagino que poderiam substitui-las por rotas condomínio-estação, apenas para efeito de facilitar e dar conforto no percurso. Duvido que executiva de tailleur e salto alto iria caminhar 500 metros que fosse para chegar ao metrô.

No aspecto rodoviário, ponho mais fé nos benefícios a longo prazo da construção de retornos em desnível, o que anularia a necessidade de semáforos nas pistas centrais e até facilitaria a implantação de transporte público em elevado nos canteiros centrais da via. Os retornos em frente ao BarraShopping e à Ponte Lúcio Costa seriam fortes candidatos à grande melhora. Neste primeiro, retiraram quase todo o canteiro para ampliação do retorno e a situação não ficou boa.
Old March 13th, 2010, 09:57 PM   #86
Faela
Liberal Econômica

Faela's Avatar

Vc mora em qual condomínio Bruninho?
Old March 13th, 2010, 10:01 PM   #87
bruno_rio
Registered User

bruno_rio's Avatar

Interlagos. Se não souber onde fica, pensa em um lugar bem longe.

Last edited by bruno_rio; March 13th, 2010 at 10:07 PM.
bruno_rio no está en línea   Reply With Quote
Old March 13th, 2010, 10:39 PM   #88
CortKing
Registered User

Likes (Received): 3

O problema é que a Barra além de ser um bairro residencial, nos últimos anos vem se consolidando como um bairro empresarial importante.
Muitas empresas tem escritórios na Barra. Pra mim é importante que as pessoas que trabalhem por aqui tenham um transporte eficiente.

Nessas horas vc precisa pensar no bem-estar coletivo, o metrô é crucial para o Bairro.

Na Barra agora a qualquer hora do dia existe algum engarrafamento. Do jeito que a coisa anda em breve teremos que fazer rodízios de veículos.
CortKing no está en línea   Reply With Quote
Old March 14th, 2010, 12:20 AM   #89
johnmihailovich
Registered User

johnmihailovich's Avatar

Likes (Received): 20

Quote:
Originally Posted by Faela View Post
A ideia original era uma Américas expressa com mergulhões e passarelas mas nada disso aconteceu e hoje em dia já acho fato consumado do jeito que está pois construir mergulhões iria dar um nó no trânsito muito maior do que já é. Duplicação da AutoEstrada Lagoa Barra e Niemeyer é uma boa pedida , pelo visto sairá. Também não gosto da Barra depois da Alvorada , a acho totalmente diferente da pré-Alvorada. Eu acho que moro numa localização ótima (ABM) , num pulo já estou no início da Barra e em 50 minutos pela manhã estou no Centro . O Jardim Oceânico apenas peca no transporte , morador dali que trabalhe no Centro , ZS ou na própria Barra tem que trabalhar de carro.
Mas vc fala que falta transporte na barra e é contra o metrô?
johnmihailovich no está en línea   Reply With Quote
Old March 14th, 2010, 03:07 AM   #90
gmzeni
perder la ternura jamás!

gmzeni's Avatar

Likes (Received): 35

Eu queria mesmo MESMO era morar num Sítio Cochrane Mas aí precisaria de um pequeno rio de dinheiro para a segurança...

No mundo dos mortais, acho que vou ter que optar pela Lagoa mesmo, pois não tenho estrutura emocional para agüentar as horas de engarrafamento...além de tudo, detesto dirigir.

JO é uma maravilha e tem ótimos aptos. por bom preço, mas me sentiria muito inseguro naqueles baixinhos! Mas vamos esperar a UPP, tem gente falando em valorização de 100% na Tijuca em dois anos se o negócio vingar
gmzeni no está en línea   Reply With Quote
Old March 14th, 2010, 04:06 AM   #91
Faela
Liberal Econômica

Faela's Avatar

Quote:
Originally Posted by bruno_rio View Post

Interlagos. Se não souber onde fica, pensa em um lugar bem longe.
Sei sim , fica a uns 11 km de onde moro, a mesma distância do Centro ao Leblon, é muito longe mesmo, não moraria pra esses lados da Barra e Recreio nem pensar.
Old March 14th, 2010, 04:10 AM   #92
Faela
Liberal Econômica

Faela's Avatar

Quote:
Originally Posted by johnmihailovich View Post
Mas vc fala que falta transporte na barra e é contra o metrô?
Sou contra atualmente do metrô na Barra por alguns N motivos que expliquei no thread do metrô.
Old March 14th, 2010, 07:28 AM   #93
kicksilver
Registered User

kicksilver's Avatar

Faela, hoje passei a dia no apartamento de minha tia, que fica no Sunset, ali na ABM e vi que realmente essa área é muito bem cuidada e charmosa. Moraria ali sem dúvidas. E além disso, eles pagam 520 por mes para ter acesso aquilo tudo, e aqui em Icaraí, num prédio menor, com uma piscinha furrepa pagamos 980, hahaha....
Old March 14th, 2010, 09:51 AM   #94
bruno_rio
Registered User

bruno_rio's Avatar

Quote:
Originally Posted by Faela View Post
Sei sim , fica a uns 11 km de onde moro, a mesma distância do Centro ao Leblon, é muito longe mesmo, não moraria pra esses lados da Barra e Recreio nem pensar.
11 km? Putz é longe mesmo, e eu achava que morava a 7 km só hahahahaha.

Eu de fato sofro um pouco com essa distância, mas a gente acaba se acostumando...
Old March 14th, 2010, 05:21 PM   #95
gmzeni
perder la ternura jamás!

gmzeni's Avatar

Quote:
Originally Posted by bruno_rio View Post
11 km? Putz é longe mesmo, e eu achava que morava a 7 km só hahahahaha.

Eu de fato sofro um pouco com essa distância, mas a gente acaba se acostumando...
Você faz alguma coisa no Centro?
Se faz, você pena! Se não faz, tá tranquilo...
Se eu não precisasse do Centro eu morava em NIpanema, NLeblon FÁCIL. O problema é que dificilmente algum dia os escritórios de advocacia ou departamentos jurídicos vão poder sair de lá, pelo menos por uns bons 20 ou 30 anos
Old March 15th, 2010, 10:39 PM   #96
bruno_rio
Registered User

bruno_rio's Avatar

Rotineiramente, o mais longe que eu chego é a PUC, o que já dá uns noventa minutos de bus
Old March 17th, 2010, 04:16 AM   #97
kicksilver
Registered User

kicksilver's Avatar

E o pior é saber que daqui a pouco, você pode estar levando mais de 2 horas, se ninguem fizer nada...
Old March 17th, 2010, 05:00 AM   #98
CortKing
Registered User

Likes (Received): 3

Nas épocas em que estudava na PUC, a média até minha casa era de 40 minutos. Mas já cheguei a demorar 2 horas pra chegar.

Agora pro Centro, já cheguei a ficar 3 horas pra chegar mas tb consigo fazer em 50 minutos sem trânsito...........
CortKing no está en línea   Reply With Quote
Old April 16th, 2010, 10:40 PM   #99
gmzeni
perder la ternura jamás!

gmzeni's Avatar

O futuro da Zona Sul soy yo
Meu novo endereço é Joaquim Nabuco próx. Vieira Souto.
Nem mudei e já estou com saudade da Tijuca
Old April 17th, 2010, 12:13 AM   #100
kicksilver
Registered User

kicksilver's Avatar

Eta ferro, tá chique hein! Essa área é perfeita! Pertinho da praia, do arpoador... Vai se divertir bastante por ai...

Reply

Thread Tools
Rate This Thread
Rate This Thread:

Posting Rules