daily menu » rate the banner | guess the city | one on oneforums map | privacy policy | DMCA | news magazine | posting guidelines

Go Back   SkyscraperCity > Latin American & Caribbean Forums > Brasil > Fóruns Gerais > Arquitetura e Discussões Urbanas

Global Announcement

As a general reminder, please respect others and respect copyrights. Go here to familiarize yourself with our posting policy.

Closed Thread

Thread Tools Rate Thread
Old June 6th, 2010, 10:48 AM   #1
Astronaut from Mars
BANNED

Astronaut from Mars's Avatar

Likes (Received): 5

Unhappy São Paulo, pela BBC

Bah, olha aqui o que a BBC diz sobre sao paulo no seu site:

"Underrated São Paulo

São Paulo is a huge industrial, business, banking, and insurance city.
It has no geographical peculiarities; it is a dirty, loud,
violent and congested city.
People live in São Paulo because it is
close to their jobs. Wealthy people live in satellite towns
in well-protected villas, and fly in with their private
helicopters. Sao Paulo is also known for the highest
helicopter traffic in the world. The Paulistas will not
stay in São Paulo on vacation unless they have a good
reason. Why then would a tourist come to this city?
People who come to São Paulo for business will
not buy souvenirs (even if they can find any)
and will not talk about it at home. São Paulo
is a huge, rich, beautifully ugly, neurotic
city, not worth talking about too much.

Stuck in São Paulo

The following information is directed mainly
to tourists, who haven't followed the advice
above and have decided to go to São Paulo anyway.

First of all, relax. Normally people arrive in one
of the two airports, which are relatively safe.
If someone happens to arrive in São Paulo by
parachute, and lands in one of the slums, it's
probably appropriate to start panicking. Tourist
information booths are helpful. Remember that
São Paulo is a business city, and that the
administration wants all the executives to
find their way around the city safely. São Paulo
is not really a tourist-friendly city.
The best thing to do is to hang out
with people who already know the city."

fonte: http://www.bbc.co.uk/dna/h2g2/A563681

Last edited by Astronaut from Mars; June 6th, 2010 at 11:17 AM.
Astronaut from Mars no está en línea  

Sponsored Links
Old June 6th, 2010, 11:32 AM   #2
lusorod
LUSOROD

lusorod's Avatar

Likes (Received): 1187

Isso e uma visao de quem veio a SP, parou no aeroporto e foi pro rio. O aeroporto e realmente caotico...e o fato de sao paulo ser moderna, rica e consumista deixa os europeus e americanos indignados afinal o Brasil nunca deveria ser mais que uma tribo indigena. Eu ainda vou viver o dia em que esses babacas farao de tudo pra ficar no Brasil. Hj o Brasil pode ter mil defeitos, pode ainda ser uma grande merda, mas o futuro e aqui. A Europa, apesar de incrivel, linda maravilhosa esta fadada a estagnacao.

((((((((((MUITO AMOR NA SUA ALMA))))))))))))))))
lusorod no está en línea  
Old June 6th, 2010, 11:47 AM   #3
Kriativus
Registered User

Kriativus's Avatar

Likes (Received): 538

Apesar da visão ser simplificada demais, não deixa de contar a verdade.

Resumidamente, São Paulo é isso aí: feia, cinza, congestionada, barulhenta e que vive pra trabalhar. Não vejo nenhum motivo pra estardalhaço, todo mundo que mora em São Paulo sabe disso.

Agora, todo mundo que vive aqui, também sabe que a cidade não é feita só disso. Ela precisa ser vivida aos poucos e não dentro de um roteiro turistíco de 2, 3 dias. No meio de tanto concreto sujo pra tudo quanto é lado, se esconde uma vida noturna quentíssima, um universo cultural bastante diversificado, uma vasta gama de ótimos restaurantes e a já conhecida salada étnica, com gente do Brasil e do mundo todo.
Kriativus no está en línea  
Old June 6th, 2010, 11:51 AM   #4
Marcio Carioca
.........................

Marcio Carioca's Avatar

Likes (Received): 644

Alguma alma caridosa poderia traduzir?

Não é todo forista que fala inglês(não é uma crítica, hein).

Fiquei curioso...
Marcio Carioca no está en línea  
Old June 6th, 2010, 12:07 PM   #5
CARIOCAemSSA
Registered User

CARIOCAemSSA's Avatar

Likes (Received): 14407

O texto foi um tanto cruel...
CARIOCAemSSA no está en línea  
Old June 6th, 2010, 12:25 PM   #6
tchelllo
BANNED

Likes (Received): 55

Meu bem, São Paulo é rica e vadia.

Não é vaidosa, mas é poderosa...

E voltando a BBC, não sei porque vocês dão tanto crédito a esta emissora.

Repito: como ela pode falar em beleza quando a âncora do seu telejornal entra no ar assim:

cabelo seco sem corte, casaquinho pavoroso de brechó estilo toalhinha de mesa bordada e somente um brinco em uma das orelhas...Ah má vá!

Last edited by tchelllo; June 6th, 2010 at 03:12 PM.
tchelllo no está en línea  
Old June 6th, 2010, 01:19 PM   #7
capiluppi
Registered User

capiluppi's Avatar

Likes (Received): 0

Quote:
Apesar da visão ser simplificada demais, não deixa de contar a verdade.

Resumidamente, São Paulo é isso aí: feia, cinza, congestionada, barulhenta e que vive pra trabalhar. Não vejo nenhum motivo pra estardalhaço, todo mundo que mora em São Paulo sabe disso.

Agora, todo mundo que vive aqui, também sabe que a cidade não é feita só disso. Ela precisa ser vivida aos poucos e não dentro de um roteiro turistíco de 2, 3 dias. No meio de tanto concreto sujo pra tudo quanto é lado, se esconde uma vida noturna quentíssima, um universo cultural bastante diversificado, uma vasta gama de ótimos restaurantes e a já conhecida salada étnica, com gente do Brasil e do mundo todo.
Kriativus

Isso é uma caracteristica comum entre algumas cidades do sul e do sudeste. Nao sao cidades propensas a atividade turistica. Ao invés disso, sao cidades a serem vividas e apreciadas ao longo do tempo.
é tambem pretensioso querer definir uma cidade do tamanho de SP de um ponto de vista alheio a propria cidade quando nem um de seus habitantes podera conhece-la profundamente ao longo de uma inteira vida.
Obviamente, sem ignorar os problemas mais evidentes de sao paulo qual a organizaçao, a poluiçao e o crime.
capiluppi no está en línea  
Old June 6th, 2010, 01:28 PM   #8
tuba162
Down Under SP

tuba162's Avatar

Likes (Received): 764

Quote:
Originally Posted by Marcio Carioca View Post
Alguma alma caridosa poderia traduzir?

Não é todo forista que fala inglês(não é uma crítica, hein).

Fiquei curioso...
Sao Paulo subestimada

Sao Paulo eh uma imensa cidade industraial, de negocios, bancos e seguros.

Nao tem nenhuma peculariadade geografica, eh uma cidade suja, barulhenta, violenta e congestionada.

As pessoas vivem em SP porque estaos proxima de seus empregos. As pessoas ricas vem em pequenas cidades satelites muito bem protegidas, e voam para a cidade nos seus helicopteros particulares. SP tbm eh conhecida pelo maior trafego de helicopteros do mundo.

Os Paulistas nao passam suas ferias em SP a nao ser que tenham um bom motivo. Entao por que um turista viria para esta cidade?

As pessoas que vem a negocios para SP nao irao comprar nenhuma "lembraça" (mesmo que achem alguma) e nao falar dela quando voltarem pra casa.

SP eh uma grande cidade, rica, lindamente feia e neurotica, que nao vale muito a pena se falar dela.

Preso em SP

As seguintes informaçoes sao principalmente direcionadas aos turistas que nao seguiram os conselhos acima e decidirao vir pra SP de qualquer jeito.

Primeiro de tudo, relaxe. Normalmente se chega em um dos dois aeroportos, que sao relativamente seguros. Se por acaso alguem chegar em SP de para-quedas e aterrisar em uma das favelas, provavelmente eh melhor começar a entrar em panico. Os postos de informaçoes ao turista sao uteis. Lembre-se que SP eh uma cidade de negocios e que a administraçao quer que todos os executivos andem pela cidade em segurança.

SP nao eh uma cidade muito amigavel ao turista. A melhor coisa a se fazer eh sair acompanhado de alguem que ja conheça a cidade.
tuba162 no está en línea  
Old June 6th, 2010, 01:37 PM   #9
tuba162
Down Under SP

tuba162's Avatar

Likes (Received): 764

Quando eu li achei meio estranho os comentarios, principalmente da BBC que ultimamente vem babando o ovo do brasil em algumas materias.

O site da BBC eh um portal, tal como o UOL aqui no Brasil, onde se tem outros sites ligados ao mesmo, como o da Folha de SP.

Esse texto esdruxulo vem de um site chamado h2g2 que funciona como uma Wikipedia, onde qualquer pessoa pode escrever o quiser sobre um determinado tema/assunto.

"What is h2g2?

h2g2 stands for 'The Hitchhiker's Guide to the Galaxy' - an unconventional guide to Life, The Universe and Everything. This site - the Earth Edition of the Guide - is an encyclopaedic project contributed to by people from all over the world. h2g2.com was launched in April 1999, and the BBC took over the running of the site in February 2001 as part of a drive to develop new and innovative online services.

Anyone can write for the Guide, which already has thousands of entries on all sorts of subjects. Meaningful collaboration is encouraged and users help one another, feeding back on what others have written using a peer review system. The result is a living, breathing guide that's constantly being updated and revised, driven forward by the very people who use it."

http://www.bbc.co.uk/dna/h2g2/dontpanic-tour

Entao, nem vale muito a pena perder tempo disutindo essa porcaria.
tuba162 no está en línea  
Old June 6th, 2010, 01:53 PM   #10
besantos
lost and found

besantos's Avatar

Likes (Received): 38625

Pelo amor dos meus filhinhos, como diria Sílvio Luiz...

Galera, The Hitchhiker's Guide to the Galaxy (ou O Guia do Mochileiro das Galáxias) é um site inspirado no livro homônimo de Douglas Adams, um comediante britânico.

É humor, como dá para perceber pela parte que o site fala em chegar a São Paulo de pára-quedas!
besantos no está en línea  
Old June 6th, 2010, 02:15 PM   #11
Manauense
Manaus, Amazonas, Brasil

Manauense's Avatar

Likes (Received): 2657

O texto só pode ser uma piada de péssimo gosto. São Paulo, assim como qualquer outra metrópole de país "emergente", convive com inúmeros problemas, mas também tem muitos atrativos, principalmente no tocante a opções culturais e gastronômicas. Há inclusive o caso de estrangeiros que vêm a São Paulo para fazer tratamento de saúde...
Eu acho estranho que quem fala mal de São Paulo insiste em ficar apenas nos clichês e esteriótipos, o que é lamentável. São Paulo é muito mais do que um mar de concreto e congestionamentos.
Old June 6th, 2010, 03:14 PM   #12
tchelllo
BANNED

Likes (Received): 55

Quote:
Originally Posted by besantos View Post
Pelo amor dos meus filhinhos, como diria Sílvio Luiz...

Galera, The Hitchhiker's Guide to the Galaxy (ou O Guia do Mochileiro das Galáxias) é um site inspirado no livro homônimo de Douglas Adams, um comediante britânico.

É humor, como dá para perceber pela parte que o site fala em chegar a São Paulo de pára-quedas!
Ai gente, que gafe....

O filme do mochileiro das galáxias é muito divertido.

PS: Sempre tem alguém postando notícia de São Paulo por nós humildes provicianos aqui no SSC. São Paulo rende assunto...Adorooo
tchelllo no está en línea  
Old June 6th, 2010, 03:42 PM   #13
PauloLescaut
Registered User

PauloLescaut's Avatar

Likes (Received): 7645

Quote:
Originally Posted by tchelllo View Post
Ai gente, que gafe....

O filme do mochileiro das galáxias é muito divertido.

PS: Sempre tem alguém postando notícia de São Paulo por nós humildes provicianos aqui no SSC. São Paulo rende assunto...Adorooo
É que é humor inglês... huhu

PauloLescaut no está en línea  
Old June 6th, 2010, 04:15 PM   #14
Suburbanist
on the road

Suburbanist's Avatar

Likes (Received): 21239

Independente da fonte, a discussão toca em um ponto interessante: em geral as pessoas são muito ciosas dos locais onde moram e nào aceitam que, em termos práticos, um turista tenha percepções distintas.

Já cansei de ler aqui, no Mundo Afora e em outros threads, comentários invertidos (brasileiros sobre cidades estrangeiras) como "Milano é uma cidade sem graça, sem vida e sem nada para fazer na Itália", ou "Houston não tem nada de interessante, eu fui lá e só fiquei no hotel porque precisava de carro pra tudo", e por aí vai.

Não estou dizendo que SP não tenha nada para fazer, até porque eu gosto de explorar atividades não convencionais mas também não alternativas/underground das cidades onde vou. Por outro lado, em última instância dá pra aplicar esse raciocínio a qualquer cidade brasileira, só que o turista que vem pra cá não tem 2 anos pra morar, conhecer, aprender o idioma e se relacionar com os locais.
Old June 6th, 2010, 04:21 PM   #15
Faela
Liberal Econômica

Faela's Avatar

Likes (Received): 6994

Nossa, que ataque gratuito hein. Na boa, prefiro São Paulo a Londres. Não sei por que a cidade da realeza não me atrai.
Faela no está en línea  
Old June 6th, 2010, 06:20 PM   #16
muckie
Registered User

muckie's Avatar

Likes (Received): 3301

Quote:
Originally Posted by lusorod View Post
Isso e uma visao de quem veio a SP, parou no aeroporto e foi pro rio. O aeroporto e realmente caotico...e o fato de sao paulo ser moderna, rica e consumista deixa os europeus e americanos indignados afinal o Brasil nunca deveria ser mais que uma tribo indigena. Eu ainda vou viver o dia em que esses babacas farao de tudo pra ficar no Brasil. Hj o Brasil pode ter mil defeitos, pode ainda ser uma grande merda, mas o futuro e aqui. A Europa, apesar de incrivel, linda maravilhosa esta fadada a estagnacao.
O cara exagerou.. mas vc tb. Só brasileiro mesmo pra pensar que os europeus e americanos querem que o país seja ainda uma tribo... eu ein. Vc foi tão estereotipado quanto o jornalista.

Entendo que nossos ânimos afloram qdo falam mal de nossas cidades... entendo muito bem. Mas partir pra ignorância não muda nada. Óbvio que o jornalista é um ignorante... afinal, SP é incrível. Em 2010 é considerado um dos "places to be" no mundo. Mas ele não deixa de ter uma razão: todos sabemos que SP não é tourist friendly como deveria ser. Antes de vc me corrigir... não estou falando do turismo clichê pão-de-açucar / cataratas / carnaval não... mas a cidade não se estruturou de uma forma pública...

Quanto mais áreas livres, públicas, e sistemas de percursos entre pontos culturais, entre as ruas comercias - com boa abrangência -mais tourist friendly ela se torna. Ou seja, qto mais pedestrian friendly. Óbvio que SP tem isso tudo, mas essa geografia se restringe ao centro expandido, Higienópolis... em ruas comerciais isoladas no vetor Sudoeste... Sendo assim, é compreensível que um gringo sem conhecer bons contatos em SP não saiba mesmo o que fazer...

Ou seja, o tamanho da SP pública é totalmente desproporcional ao tamanho da megalópole de negócios... essa sim ainda car-dependent, entre centros financeiros isolados e vazios a noite... sem falar que uma das cidades mais consumidoras tem seu comércio sustentado por shoppings. Mais uma vez, as ruas comerciais são desproporcional ao tamanho da cidade... mesmo concentrando um luxo, os poucos quarteirões dão cara de cidade pequena. O turista europeu, que tem todas essas lojas em casa, não quer frequentar shoppings (que não existem nos centros europeus nem em NY).

Mas isso não é o fim do mundo. Justamente por ser diferente, SP seguiu seu rumo original firmando assim sua personalidade. A cidade deve fortalecer oq ue tem de bom (é muito mais do que dinheiro meu caro)... seu lando grandioso, efêmero, pulsante... como isso fosse o souvenir. Mas sabemos que SP está adequando cada vez mais seu turismo para melhor, aproveitando justamente sua força. Tentar forçar um turista a dançar carnaval, por exemplo, ou a comer mortadela no mercado municipal ou feijoada não sei aonde.. me desculpa, vai ridiculariza-la.

Se o caminho é Tokyo... pq não, com seus oasis de negócios, cultura e compras no meio de um mar de prédios... Mas Tokyo ainda conta com muitas áreas públicas.

Enfim... acho impossível SP mudar sua geografia... ela cresceu sem ter tempo de planejar tanto o uso para os pedestres... mas basta se adaptar, fortalecendo sua legibilidade, melhorando o transporte de massa como vem fazendo e tal... para se lançar como um hub turistico... do novo século....
Se tem os melhores restaurantes e baladas do continente... deveria haver uma maneira de articular essa potência para que seja melhor divulgada.

E por fim... essa visão de que o melhor de SP é ser rica e consumista é muito emergente e 3° mundista. Os gringos querem cultura, respirar a cidade... Não querem ver dinheiro, que se encontra no país todo. Se orgulhar por ter a loja X que mais vende no mundo? O turista ri. Na boa, SP é maravilhosa... não merece ter o caminho de Miami, invadida por brasileiros new-money/no-culture buscando o consumo em primeiro lugar. There's just so much more to see and experience. Viver SP. E tente relaxar, pq tanta raiva de gringos? Brasileiro proteccionista e com orgulho inchado só afasta ainda mais os turistas.

Last edited by muckie; June 6th, 2010 at 06:32 PM.
muckie no está en línea  
Old June 6th, 2010, 06:32 PM   #17
Henrique_Viajante
Brazil, my passion! [<o>]

Henrique_Viajante's Avatar

Likes (Received): 2

Nova York é tudo isso aí, só que numa situação menos crítica. Trânsito caótico, mar de prédios, cidade de negócios. Eu vou há São Paulo há cada 2 anos, já fui umas 6, ou 7 vezes, e sempre há várias coisas pra eu fazer lá. E se fosse tão horrível assim, não teria 2 dos aeroportos mais movimentados do país.

Índice de todos os meus threads.
Henrique_Viajante no está en línea  
Old June 6th, 2010, 07:01 PM   #18
CleitonSPecial
Tá Serto

CleitonSPecial's Avatar

Likes (Received): 2424

Ah, isso é uma espécie de sátira como fazemos aqui com a desciclopédia, normal. Falou bem e mal ao mesmo tempo, São Paulo é uma cidade do mundo, até os ingleses ajudaram a construir. Tirando as poucas mentiras e poucas verdades, esse texto é tão significante quanto uma corrida atrás de um queijo.
CleitonSPecial no está en línea  
Old June 6th, 2010, 09:06 PM   #19
Gui_Poa
Antigo Xinah_Poa to Gui_P

Gui_Poa's Avatar

Likes (Received): 858

Acho que os paulistas não vão gostar muito do meu comentario, mas la vai..

Quando fui a São Paulo tive a mesma impressão...

Na verdade, eu tinha uma imagem de São Paulo na cabeça de que ia chegar la e ver arranha céus de 300 metros de altura, favelas, favelas, favelas, ia ser assaltado, ficar horas no transito, ser assaltado de novo, ficar no transito de novo e ver mais uns prédios altos e feios...

Cheguei la, sai do avião, entrei em um onibus que me levou até um terminal, de la, tinha que achar um onibus que iria levar até a estação do metrô, mas ninguem disse nada, só sabia que em 20 minutos o onibus saia.
Andamos, andamos, andamos, mais pessoas do avião se juntaram a gente por que tambem não achavam o onibus, ae tinha que descer, mas pra descer tinha que tirar as malas e por na escada rolante por que não dava pra ir com os carrinhos de malas e não encontramos elevadores...
Andamos mais e mais até encontrar um segurança que nos deu a informação certa.
Achamos o onibus.
Onibus de luxo, dois andares, um avião inteiro dentro dele, tava pior que onibus saindo do centro da cidade lotado, mas tudo bem.

Saimos do aeroporto e logo estavamos parados na marginal tiete... mais de 2 horas parados com mais de 100 pessoas apertadas em um onibus.
Realmente, não sei se era por causa do verão, mas tinha um cheiro ruim a marginal.. hehe
Chegamos a estação de metrô, emtramos no trêm e fomos ao centro.
Bom, a parte das favelas não tinha, a unica cena de violencia que vi, foram varios carros da policia e uns 12 homens algemados em um banco perto da prefeitura, que acho que tinha recem mudado pra la, ja que tinha um laço gigante em volta dela.. huashu
Isso foi em 2004.
Deu pra conhecer alguns lugares de São Paulo, na verdade, tem muuuito lugar, acredito que tenha gente que vive mais de 80 anos em São Paulo e não conhece a cidade inteira, os taxisistas mesmo falaram que não conheciam direito a cidade de tão grande que é...

Olhando São Paulo parece não ter nada de mais, mas se tu sair e ir a tras, viver a cidade, o cara aprecia.
Mas é a mesma coisa qe em Poa, tem uma noite boa, casas noturnas, restaurantes, shoppings, prédios antigos e bonitos....
Mas quem vai tirar férias, acho que não quer isso, festas, balada, prédios tem em tudo que é lugar, alguns bons, outros nem tanto... o que o pessoal quer, é ver praia, neve, coisas diferentes, com natureza..
São Paulo poderia ser um paraiso das compras, mas no Brasil tudo é caro, só se for na 25 de março, que é um caos..
Na verdade, tem muita gente que vai a São Paulo só pra comprar la..

Mas aposto que no interior de São Paulo, assim como aqui no RS deve ter coisas legais, a maioria dos turistas não conhecem Porto Alegre, só o aeroporto ou um hotel feio perto da rodoviaria.

Chegam aqui e vão direto pra Gramado, Bento, Canela... ja que litoral, aqui não existe..

Aposto que São Paulo tem isso, mas não é divulgado... ou melhor, algumas festas famosas e só...

São Paulo pderia ter meio que um traçado turistico, apresentar as coisas mais interessantes da cidade, mas ainda assim, como muitas cidades do Brasil, falta um marco.

Uma cidade de 20 milhões de habitantes mas sem um grande marco.. é triste..
Uma mega torre, um mega parque, uma coisa assim.

Quando se fala em estados unidos, uma criança lembra da Disney, um adulto lembra de NY, quando se fala da Alemanha, se lembra das Autobhans, quando se fala de Paris, se lembra da Torre Eifel (assim que escreve?)... Quando se fala em Toronto, se lembra da neve, da Torre aquela que não lembro o nome... hehe...

São Paulo é gigante, poderiam mudar um pouco o urbanismo (Que no Brasil é um dos melhores acho eu..)... colocar algumas coisas diferenciadas e vender a imagem da segunda, terceira maior cidade do mundo...
Só falta ter algo que uma cidade dessas deveria ter.... que chamace a atenção.
Old June 6th, 2010, 09:34 PM   #20
WYZ
Registered User

Likes (Received): 3253

Infelizmente não está diferente do programa "Passaport to Latin America" que a Samantha Brown fez em SP.
Ela até que tentou disfarçar o desgosto dela em estar filmando na cidade.
No fim parece que a imagem que ela tinha da cidade mudou um pouco.
Mas isso tudo é o esteriótipo que as pessoas têm de SP (e da cidade do México, não comparando as duas)
A cidade não tinha uma preocupação de passar uma imagem de cidade turística.
Nos últimos tempos isso tem mudado, mas demora até que a "nova" imagem sobreponha à antiga.
WYZ no está en línea  

Closed Thread

Thread Tools
Rate This Thread
Rate This Thread:

Posting Rules