daily menu » rate the banner | guess the city | one on oneforums map | privacy policy | DMCA | news magazine | posting guidelines

Go Back   SkyscraperCity > European Forums > Fórum Português > Arquitectura e Urbanismo > Lisboa > Imagens

Global Announcement

As a general reminder, please respect others and respect copyrights. Go here to familiarize yourself with our posting policy.

Reply

Thread Tools
Old April 22nd, 2012, 11:01 PM   #41
Cbr Domes
BANNED

Likes (Received): 1511

Não, moro em Coimbra.

Entre Al-Qulumriyya e AL-USHBUNA, nitidamente a primeira

Lisboa foi uma cidade moura mais de um século que Coimbra, isto sem contar com a primeira reconquista cristã de Coimbra por Fernando Magno, se não seriam quase 2 séculos. E sem contar também que nas invasões muçulmanas, Lisboa foi capturada primeiro pois vinham de Marrocos.
Cbr Domes no está en línea   Reply With Quote

Sponsored Links
Old April 22nd, 2012, 11:11 PM   #42
Al-Madan
Registered User

Al-Madan's Avatar

Likes (Received): 96

Quote:
Originally Posted by Cbr Domes View Post
Não, moro em Coimbra.

Entre Al-Qulumriyya e AL-USHBUNA, nitidamente a primeira

Lisboa foi uma cidade moura mais de um século que Coimbra, isto sem contar com a primeira reconquista cristã de Coimbra por Fernando Magno, se não seriam quase 2 séculos. E sem contar também que nas invasões muçulmanas, Lisboa foi capturada primeiro pois vinham de Marrocos.
Lisboa esteve sob dominio dos mouros apenas mais 70 anos que Coimbra. Mas isso é mau porquê?
Al-Madan no está en línea   Reply With Quote
Old April 22nd, 2012, 11:16 PM   #43
Cbr Domes
BANNED

Wut? lol

Reconquista Cristã de Coimbra por Fernando Magno - 1064
Reconquista Cristã de Lisboa por Afonso Henriques - 1147

Alguém disse que era mau? Agora Lisboa tem muito mais herança norte-africana em tudo, nas pessoas, na arquitectura, etc.
Old April 22nd, 2012, 11:47 PM   #44
Gouveia
Registered User

Gouveia's Avatar

Likes (Received): 15167

Ha ok, entao somos sub-desenvolvidos pela herança norte-africana do seculo coiso..?
Já entendi, de facto, ai no centro e no norte é outro mundo, em tudo.. sem duvida.., a arquitectura de Coimbra principalmente está a anos luz da Lisboeta..

Facto: as 2 regioes mais ricas de portugal continental sao a sul..

Ho Ruben....
Gouveia no está en línea   Reply With Quote
Old April 22nd, 2012, 11:49 PM   #45
Cbr Domes
BANNED

Enfim, quando souberem ler e virem que ninguém muito menos eu disse que era algo de mau, avisem. Aos vossos olhos é que nitidamente isso é mau
Old April 22nd, 2012, 11:54 PM   #46
Gouveia
Registered User

Gouveia's Avatar

Lá agora

Ho homem, isso dos mouros ja foi á mais de uma semana.. alem de que sou da Covilha, mas siga..

Muitas dessas conversas teem raizes a norte pelas razoes que todos sabemos, e nunca fizeram tao pouco sentido como hoje, e tu devias saber muito bem isso, que até numa cidade pequena/media (lol) como Coimbra, que mesmo assim tem muita gente a estudar e trabalhar lá sem ser de lá, portanto em Lisboa menos sentido faz este tipo de conversas..

Penso eu de que..

Last edited by Gouveia; April 23rd, 2012 at 12:01 AM.
Old April 23rd, 2012, 12:25 AM   #47
Al-Madan
Registered User

Al-Madan's Avatar

Chato pá, fazes-me ir verificar isto,

Conquista de Coimbra pelos mouros - 717
Conquista de Lisboa pelos mouros - 714

Ocupação moura em Coimbra - 347 anos
Ocupação moura em Lisboa - 433 anos

Pronto Coimbra teve menos 86 anos sob domínio dos mouros que Lisboa, não são 70.

Herança nas pessoas é absurdo porque para além de Portugal ser um País muito homogéneo geneticamente (há diferenças sim, há estudos que o comprovam, com também comprovam que essas diferenças são residuais), mas ainda que assim não fosse essas diferenças hoje em dia estão completamente esbatidas dada as migrações de população, eu nasci em Lisboa, mas sou filho de Beirões, a minha mãe é da região de Coimbra o meu pai do Fundão, e como eu é a maioria das pessoas na AML (sim mais de metade das pessoas aqui são Nortenhos e Beirões ou filhos de) e isto apenas nas ultimas duas gerações.

Quanto á arquitetura, por certo que haverá aqui alguém no fórum que saberá muito melhor que eu, mas não creio que Lisboa tenha uma herança assim tão grande de arquitetura mourisca.
Old April 23rd, 2012, 12:41 AM   #48
Cbr Domes
BANNED

Tenham orgulho do vosso passado regional, talvez não fossem gozados pelo que o gouveia fala do pessoal do nuorte. Eu até teria orgulho mas Coimbra não teve grande importância enquanto cidade árabe ao contrário de Lisboa.
Tu é que estás aqui uma chaga.. As datas das reconquistas cristãs das respectivas cidades está aí. E gouveia, Coimbra é uma grande cidade portuguesa, tu é que devias saber isso, ou melhor sabes mas gostas de picar. Lisboa como qualquer outro lado tem uma base, a base lisboeta é sulista. Até podiam ser 90% do norte do país, em Roma, são romanos. Grande parte dos Conimbricenses têm origens na Beira Alta e Trás-os-Montes - Coimbra não passa a ser uma cidade do interior em nada por isso.

Há uma clara marca mais forte da presença árabe na região de Lisboa, no Alentejo e no Algarve do que no resto do país. Até a nível genético sim, o norte e centro do país têm a maior percentagem de pessoas louras , enquanto o sul a maior presença de genes norte-africanos. Na arquitectura mourisca, mas também nas tradições por exemplo existe uma tradição algarvia de partir pratos na passagem de ano, tal e qual em Marrakech ou outro local marroquino.

Claro que somos um povo unido, dos mais em todo o mundo, ninguém pôs isso em causa. A Língua Portuguesa une-nos a todos por exemplo, do Minho ao Algarve às Ilhas. Mas isso não põe em causa claríssimas diferenças regionais.
Old April 23rd, 2012, 12:48 AM   #49
toniho
Registered User

toniho's Avatar

Likes (Received): 2655

Quote:
Há uma clara marca mais forte da presença árabe na região de Lisboa, no Alentejo e no Algarve do que no resto do país. Até a nível genético sim, o norte e centro do país têm a maior percentagem de pessoas louras , enquanto o sul a maior presença de genes norte-africanos.
Ou é árabe ou é norte-africano, não são sinónimos.
E em Marrocos o que não faltam são louros (berberes, não árabes).
toniho no está en línea   Reply With Quote
Old April 23rd, 2012, 12:52 AM   #50
Cbr Domes
BANNED

Não são sinónimos mas Marrocos é um país árabe, norte-africano e berbere.

Não faltam? A percentagem é baixíssima. A de Portugueses louros é 10% das pessoas e 30% dos portugueses em criança são louros. É a mais alta percentagem do Sul da Europa, mas sim obviamente que somos um povo de matriz mediterrânica e sul europeia, no povo obviamente também e tenho orgulho disso.
Old April 23rd, 2012, 12:57 AM   #51
toniho
Registered User

toniho's Avatar

Sim é, mas os árabes não são originários do Norte de África, e quem fez a colonização da Península Ibérica foram as elites árabes, não os povos conquistados do Norte de África. Tu falaste como se as duas coisas fossem sinónimos.

E o facto de a percentagem ser baixa é para aqui chamada porquê? Tu disseste que no Norte e Centro havia muito louros, distinguindo do Sul onde há muitos genes norte-africanos, ora havendo gente loura no Norte de África, quer dizer que também há genes louros por lá (como diria La Palice), por isso a tua afirmação não faz sentido nenhum.
Old April 23rd, 2012, 01:01 AM   #52
Cbr Domes
BANNED

Não, Cbr says:

o norte e centro do país têm a maior percentagem de pessoas louras

Os árabes são originários da Arábia obviamente. Existem mapas genéticos do país, eu já retratei a informação, se não queres crer é vê-los por ti próprio.
Sim, há no Norte de África pessoas louras devido às incursões bárbaras mas a percentagem é baixíssima, o marroquino ou egípcio médio nem sequer brancos são considerados.
Old April 23rd, 2012, 01:02 AM   #53
Al-Madan
Registered User

Al-Madan's Avatar

Ruben, tu tens uma ideia estereotipada que nem sempre corresponde á realidade, se pelos menos humilde intelectualmente e procura saber o que afirmas.
Old April 23rd, 2012, 01:04 AM   #54
toniho
Registered User

toniho's Avatar

Ruben, quando aprenderes a ler avisa. Haja paciência para gente tão quadrada.
Old April 23rd, 2012, 01:06 AM   #55
Cbr Domes
BANNED

Não tenho estereótipos nenhuns, o que é que disse de errado afinal?

Como uma imagem vale mais que mil palavras:

Alto Minho

Baixo Alentejo

E não estou a estereotipar as duas regiões, estou sim a caricaturar. E eu até prefiro a paisagem da segunda E tu toinio, se queres insultar vais para outro lado
Old April 23rd, 2012, 01:16 AM   #56
paradise at Tagus
7 years

paradise at Tagus's Avatar

Likes (Received): 55859

Só off-topic.

A realidade é sempre mais vasta do que a compreensão
Jorge de Sena, Sinais de Fogo
paradise at Tagus no está en línea   Reply With Quote
Old April 23rd, 2012, 01:29 AM   #57
Gouveia
Registered User

Gouveia's Avatar

Quote:
Tenham orgulho do vosso passado regional, talvez não fossem gozados pelo que o gouveia fala do pessoal do nuorte. Eu até teria orgulho mas Coimbra não teve grande importância enquanto cidade árabe ao contrário de Lisboa.
Tu é que estás aqui uma chaga.. As datas das reconquistas cristãs das respectivas cidades está aí. E gouveia, Coimbra é uma grande cidade portuguesa, tu é que devias saber isso, ou melhor sabes mas gostas de picar. Lisboa como qualquer outro lado tem uma base, a base lisboeta é sulista. Até podiam ser 90% do norte do país, em Roma, são romanos. Grande parte dos Conimbricenses têm origens na Beira Alta e Trás-os-Montes - Coimbra não passa a ser uma cidade do interior em nada por isso.

Há uma clara marca mais forte da presença árabe na região de Lisboa, no Alentejo e no Algarve do que no resto do país. Até a nível genético sim, o norte e centro do país têm a maior percentagem de pessoas louras , enquanto o sul a maior presença de genes norte-africanos. Na arquitectura mourisca, mas também nas tradições por exemplo existe uma tradição algarvia de partir pratos na passagem de ano, tal e qual em Marrakech ou outro local marroquino.

Claro que somos um povo unido, dos mais em todo o mundo, ninguém pôs isso em causa. A Língua Portuguesa une-nos a todos por exemplo, do Minho ao Algarve às Ilhas. Mas isso não põe em causa claríssimas diferenças regionais.
È tanta a estupidez que nao sei por onde começar..
És um modelo superior aos do sul, é isso?
No norte ha mais loiros? Mas se em roma sao romanos o Algarve bate o resto do pais em "loirez"..

Que absurdo de [email protected] de conversa atrasada..
Old April 23rd, 2012, 01:56 AM   #58
Gouveia
Registered User

Gouveia's Avatar

Olha, Ruben, uma noticia fresca.., em Marrocos, norte de Africa, ha uns meses que ja estao a construir o TGV deles, coisa que o teu cabelo loiro nao vai ver passar na tua grande cidade sem aeroporto, no minimo durante os proximos 20 ou 30 anos..

Pá, isto é que nao.. influencia arabe do sec. nao sei quantos para denegrir o sul ou Lisboa.., e quem é que anda a contar e comparar loiros á nascença.. estupido demais para ser real.
Old April 23rd, 2012, 02:54 AM   #59
Cbr Domes
BANNED

Pelos vistos tu é que tens incutido que as pessoas louras são superiores, não eu E se achas que falar da herança árabe de Lisboa ou do Sul de Portugal é vos denegrir, toma um rennie. Para mim isso é só mais multiculturalidade e diversidade arquitectónica. Eu já vivi em Lagos ó expert. Olha pra ti é o seguinte e o que mereces - no more comments.
Old April 23rd, 2012, 03:16 AM   #60
Gouveia
Registered User

Gouveia's Avatar

Certo Ruben, certo.. devo ter percebido mal os tons de racismo..

Reply

Thread Tools

Posting Rules