SkyscraperCity Forum banner

Um Paranaense passeando pela cidade do Passado, do Presente e do Futuro: Santos-SP!

14K views 44 replies 31 participants last post by  moluska 
#1 · (Edited)
Olá a todos, amigos foristas! Depois de retratar 3 cidades do meu amadíssimo Paraná, saio agora de meu lindo estado e parto para São Paulo, logo para uma das mais desenvolvidas cidades que este país conhece. Bem, estive em Santos em Janeiro passado, quando fui fazer uma viagem de cruzeiro que ia até Buenos Aires. Aqui de Araucária saiu um ônibus cheio de gente que iria junto na viagem, mas eu e minha família fomos uns 3 dias antes, com um carro nosso mesmo, pois iríamos precisar dele quando terminasse a viagem, já que teríamos que fazer algumas visitinhas (e comprinhas! :D ) lá em São Paulo. Nesses 3 dias que fiquei em Santos, aproveitei bem a cidade, conheci o Guarujá também. Sinceramente, eu me apaixonei por Santos, uma das minhas cidades preferidas!. Ela tem um “ar” de um lugar do tipo onde as pessoas vivem bem e de bem com a vida! :D

Do título: Acho que não preciso discorrer sobre a importância da cidade para o passado e presente brasileiros, né? Mas acredito que Santos deve agigantar-se mais ainda no cenário nacional, é a impressão que tenho.

Dados:

População/2009: 417.098 habitantes
Sede da Região Metropolitana da Baixada Santista (não digaa...)
IDH/2000: 0,871
PIB/2007: R$ 19,7 bilhões
PIB per capita: R$ 47 mil
Acho que é uma das mais primeiro-mundistas cidades brasileiras, não?

É isso gente, desculpem-me a qualidade das fotos, e a falta de técnica do forista aqui :lol: Mas é apenas uma homenagem.


ATENÇÃO! O thread está assim dividido: fotos 1-19 são do Centro Histórico e o resto (20-73) são das mais variadas, com enfoque na orla santista.

Nosso passeio inicia-se pelo centro histórico da cidade: fotos 1-19

1- Vista geral do centro (faltam prédios novos, mas lá embaixo a riqueza do lugar é algo fascinante):


2-


3- Lateral da Bolsa do Café:


4- Algumas do interior :D


5-


6- Vejam só a suntuosidade da construção:


7-


8- Esse prédio se fosse restaurado ficaria LINDO! Pena a foto ter ficado meio tremida com a "paciência" do taxista haha...


9- Um Calçadão ou algo do gênero, notem a fiação aterrada:


10- Uma rua no centro, muito bonita. Essa região, embora “velha”, é bem limpa e movimentada; e eu me senti bem seguro também.


11- O famoso bondinho...


12- Uma outra rua... pena que nesse dia tava chovendo, caso contrário teria aproveitado bem mais.


13- O poder e a glória do passado de Santos...


14- Uma igrejinha...


15- A antiga estação de trem, acho que é isso. Outra construção fabulosa!


16- Detalhes:


17- Restauração de um prédio histórico.


18- O amarelão é um teatro. A construção ao lado eu achei bem interessante.


19- Não consegui pegar um ângulo melhor da catedral, ela é enorme e não coube de jeito nenhum na foto, rs.


20-


21- Mais detalhes...


22- Ah, a vaidade da repórter. HAHAHA.


23- Opaa! :D Mas santistas do fórum, por favor me expliquem o porquê daquela escada (e um cadeirante nunca que iria conseguir subir aquela rampa, né?)


Bom gente, aqui termina nossa viagem pelo centro de Santos. Como vocês viram, é um dos mais importantes e interessantes do Brasil. Essa passeio eu fiz soziinho sozinho, pois como vocês viram, estava chovendo e meus pais definitivamente não estavam dispostos a fazer tal caminhada, uma pena. Agora iniciamos nossa jornada pela parte mais badalada da cidade, num pequeno tour. Tem fotos de vários lugares. Espero que gostem da segunda parte. Santos é agradabilíssima.

24-


25- Olhe a beleza e a limpeza dos jardins da orla santista:


26-


27- Que cidade!


28-As movimentadas ciclovias da cidade. O paranaense aqui quase foi atropelado :lol:


29-


30-


31- Avenida Presidente Wilson ou Winston Churchill, ou algo assim, não me lembro..oheiahieoai


32- HAHA. Essa é pra matar quem vem da Vittária e só ta acostumado com o frio...E a temperatura certamente estava acima de 35°C nesse dia...


33-


34- Um dos canais da cidade. Se não me engano são 7 no total. Eles servem para drenar o terreno, não me lembro direito. E não é esgoto que é despejado no mar não.


35-


36- A cidade está em polvorosa. Pipocam novos prédios pelo que pude ver. Esse aí em construção é chiquérrimo, vi as plantas num panfletinho que tava jogado na rua. A cobertura é gigante. O detalhe é que aparece só a metade do prédio na foto...


37-


38-


39- Praça das Bandeiras. Tentei tirar uma foto da bandeira do meu Paraná, e ficou horrível, a bandeira ficou não-identificável :lol:


40- O pomposo Hotel Atlântico:


41- Delícia.


42- Mais uma dos jardins...


43-


44- Tirada do joelho :D


45- Um prédio de luxo, bem no estilo como muitos adoram por aqui :lol:


46-


47-


48-


49- Andando um pouco na areia:


50- Zoom:


51-


52-


53-


54-


55- NOT

56- AH! A travessia de volta de Guarujá para Santos, nossa, foi super tranqüilo, quase nem peguei congestionamento... (que nada! Perdemos tranquilamente umas 2 horas, hehe). A foto foi tirada por meu pai do carro.


57- É... a ida para o Guarujá também não é das mais motivadoras aventuras... Tinham que construir uma ponte mega alta ou um túnel subterrâneo, sei lá...


58- Ah, essa foi uma das fotos que mais gostei. Tirada de manhã.


59-


60-


61- Que tal pescar?


62- Não sei o que é, acho que é um Forte, é bem bonito, está no Guarujá (eu acho), mas a foto foi tirada de Santos.


63-


64- Dãr, não é Dubai; é Santos – BraZil. :lol:


65- Alguns prédios luxuosos na orla. Só tirei UMA foto, mas prédios assim são numerosos.


66-


67-


68-


69-


70-


71- E é esse movimento de entra e sai o dia todo:


72- Ilha Porchat e São Vicente, ambos ao fundo:


73- E pra fechar o thread:


Bom, pessoal, é isso. Uma singela homenagem de um paranaense a uma cidade paulista que tive a oportunidade de conhecer. E por favor, comentem... Só pra me estimular a fazer mais threads :lol: Amanhã eu posto algumas fotos que tirei durante a viagem até Bs. As., que diga-se de passagem, não é grande coisa. Falo mais da minha impressão sobre a viagem quando for postar as fotos, ok?

E ficam aí os abraços de um colega paranaense aos paulistas e, em especial, aos santistas! Paranaenses, espero continuar a retratar nosso estado assim como estava fazendo :eek:kay: E espero que tenham gostado do thread! E vamos comentar... :lol:

Abraços meu povo!
:cheers:
 
See less See more
72
#14 ·
Valeu por comentar, Bruno! :) Realmente, Santos, embora com pouco mais de 400 mil habitantes, aparenta ter bem mais. Mesmo andando pela cidade, a impressão que se tem é essa. Acho que é devido à forte interação dela com o resto da Baixada Santista.

Santos tem um patrimônio histórico riquíssimo. E esses jardins da orla são um charme. :)
Muito obrigado por comentar Tito! :D
Concordo, os jardins da orla são a "cereja do bolo"... Não conheço nada que chegue realmente perto da orla santista aqui no Brasil.

Adorei o thread ABNeto, é legal conhecer a visão de um turista em Santos.
A foto 1, por exemplo, mostra um ângulo do Centro da cidade que eu desconhecia.

Algumas explicações sobre os lugares retratados:

Foto 08 - Este é o famoso Castelinho, era sede do Corpo de Bombeiros e está sendo restaurado para abrigar a nova sede da Câmara de Vereadores, aliás é isso que diz a placa em frente ao prédio hehe

Foto 17 - Este prédio em ruínas está sendo restaurado para abrigar o Museu Pelé.

Foto 23 - Esta passarela é para acesso ao Terminal de Barcas com destino a Vicente de Carvalho, mas ela quase não é utilizada, o povo prefere atravessar a avenida. Só fica movimentada quando há algum trem parado na ferrovia paralela à pista.

Foto 57 - A fila da balsa é mesmo um saco, mas há projeto para construção de uma ponde estaiada ligando as duas cidades.

Valeu, parabéns pelas belas fotos e volte a Santos sempre! :)
Valeu por comentar, Urbano! :eek:kay:
Muito obrigado pelas explicações, confesso que tava encasquetado com aquela escada lá :lol:

Show, se hoje Santos já é tudo isso, imagina com uma ponte estaiada?! Iria melhorar muuuuuito o trânsito na cidade, além de, dependendo da ambição dos projetistas, poder se tornar mais um atrativo turístico...

Espero voltar a Santos sim! Pra falar bem a verdade, tem umas 5 cidades no Brasil que eu não hesitaria tanto em me mudar por ter que deixar Curitiba. Santos é uma delas! :D

Em nome de todos os santistas do SSC, eu agradeço a bela homenagem à nossa amadíssima cidade. As fotos ficaram lindas e suas palavras foram muito generosas com nossa Santos, obrigado ABNeto. :)
Santiistaa! Valeu cara! Tava até pensando em ti enquanto fazia o thread... Você mora muito bem! Parabéns a sua cidade! E minhas palavras foram até poucas viu? Santos é INCRÍVEL! A melhor cidade (não-capital) do litoral brasileiro, quiçá do Atlântico Sul... Duas "rivais": Balneário Camboriú e Niterói :lol:

Parabéns, ficaram excelentes suas fotos!!
A cidade parece mesmo ter uma ótima qualidade de vida!
Aqueles postes e fios na frente de prédios históricos são de matar...:eek:hno:
Parabéns pelo thread, muito completo!:eek:kay:
Muito obrigado Doug_ata! Valeu mesmo! :eek:kay:

Santos tem uma excepcional qualidade de vida. O índice de pobreza na cidade não deve chegar nem a 5%, imagino, quase não vi favelas tomando-se em consideração o tamanho da cidade.

:)

Muito boa as fotos, bela cidade de santos.
Valeu, Claudeir! Santos é belíssima. :)

Adoro Santos! O thread ficou lindo!
As fotos da orla estão demais! As do centro também, pena que o tempo não ajudou.
Esse é um dos threads mais completos de Santos aqui no fórum, parabéns!
Valeu muito por comentar Bent! Valeu pelos elogios! :D

PEEEENA o tempo não ter ajudado nas fotos do centro, pena meesmo...Mas mesmo com tempo fechado (que geralmente dá uma impressão mais "negativa" a qualquer desconhecido), tive uma impressão muito boa do Centro Histórico de Santos. É limpo, você vê policiais andando pelas ruas, movimentado (acho isso bom, porque desmistifica o ar decadente que passa as regiões mais antigas de qualquer cidade grande), comércio variado, construções históricas deslumbrantes e a grande maioria delas preservadas. Por sinal, pelo que vi, a Prefeitura de Santos tem realizado um bom trabalho nesse sentido, de revalorização do patrimônio cultural da cidade e de sua importância em relação ao desenvolvimento do país.

Maravilhosa Santos....esse centro histórico tem tantas belezas se deteriorando :( Revitalização já!!! Essa área tem muuuuito potencial turístico
Obrigado pelo comentário, Orionn! :)

Realmente, o Centro Histórico santista é dos mais proeminentes da nação. E eu acho que ele está mais bem conservado que a ampla maioria dos centros históricos do Brasil... Claro que sempre há uma construção aqui ou ali que acaba se deteriorando, mas no geral, o CH está muito bem conservado, e funcionando a todo vapor... E de fato, não só essa área, mas como toda a Baixada Santista tem um potencial turístico enorme... Belas praias, uma metrópole, shoppings, aquários enormes, história e cultura ruquíssimas, etc etc etc... :lol:

Santos é muito linda e agradável, entretanto acho uma pena a degradação pela qual o centro histórico (de enorme potencial) passa! Há algum tempo, era a cidade toda, mas agora parece que está voltando a ser a linda metrópole do litoral paulista!

O Guarujá é muito lindo também.

OBS. Esse jardins da orla são o máximo!
Santos está voltando com força mesmo, a cidade está à tona. Muuuuitos prédios em construção, a verticalização parece se expandir para a área portuária, o que abre caminho para uma melhor urbanização dessa que ainda é uma região que carece de certo urbanismo. Agora, e quee metrópole, hein!? São Paulo tem 3 "capitais": Santos, no litoral, SP (mundo :D) e Campinas, no interior.

Os jardins são deslumbrantes...uma das sensações mais gostosas é sair à noite ali em Santos, curtir o movimento e a cidade, a brisa fresca que sopra do mar à temperatura um tanto abafada de uns 25°C, tudo isso caminhando pelos belos jardins da orla, muito bem iluminados... Não tem preço!

Riquíssimo o patrimônio histórico da cidade,
são prédios super imponentes, como o da Bolsa do Café,
e essa rua ou calçadão da foto 9 é uma charme, gostei demais mesmo,

me lembro poucas vezes de ter comentado em threads da cidade,
mas ela se mostra muito bonita e organizada ..

Parabéns !!
Valeu por participar do thread, batistinha! :eek:kay:

O prédio da Bolsa do Café é super imponente... Sério, naquela época as pessoas mais ricas do mundo certamente faziam parte da alta elite (nata da nata mesmo) cafeeira do Brasil, e os que tinham "cadeiras" ali na Bolsa. Tinham tanto dinheiro que tudo o que foi utilizado para construir a Bolsa veio da Europa, com exceção da madeira, que era brasileira mesmo. Na Prefeitura de Santos também tem um lustre belíssimo, gigante, veio da República Tcheca na época do auge do café também... Duvido muito, pelo menos aqui no Brasil, que tenha algum outro lugar que demonstre tamanha ostentação, pompa e poder da classe dominante do início do século XX como vi em Santos. :)

Santos é muito organizada e com uma bela arborização.
A sua orla está impecável.
Obrigado por mostrá-la.
Valeu por comentar, Silvio! :eek:kay:

Concordo com tudo, e a orla realmente é impecável. Inclusive a faixa de areia é bem extensa (o que acomoda bem os turistas na alta temporada e ainda impede que o Sol acabe mais cedo por conta dos prédios).

Admirável cidade :D
E bota admirável nisso! :lol:

Obrigado por postar, Rech!
 
#4 ·
Adorei o thread ABNeto, é legal conhecer a visão de um turista em Santos.
A foto 1, por exemplo, mostra um ângulo do Centro da cidade que eu desconhecia.

Algumas explicações sobre os lugares retratados:

Foto 08 - Este é o famoso Castelinho, era sede do Corpo de Bombeiros e está sendo restaurado para abrigar a nova sede da Câmara de Vereadores, aliás é isso que diz a placa em frente ao prédio hehe

Foto 17 - Este prédio em ruínas está sendo restaurado para abrigar o Museu Pelé.

Foto 23 - Esta passarela é para acesso ao Terminal de Barcas com destino a Vicente de Carvalho, mas ela quase não é utilizada, o povo prefere atravessar a avenida. Só fica movimentada quando há algum trem parado na ferrovia paralela à pista.

Foto 57 - A fila da balsa é mesmo um saco, mas há projeto para construção de uma ponde estaiada ligando as duas cidades.

Valeu, parabéns pelas belas fotos e volte a Santos sempre! :)
 
#10 ·
Santos é muito linda e agradável, entretanto acho uma pena a degradação pela qual o centro histórico (de enorme potencial) passa! Há algum tempo, era a cidade toda, mas agora parece que está voltando a ser a linda metrópole do litoral paulista!

O Guarujá é muito lindo também.

OBS. Esse jardins da orla são o máximo!
 
#11 ·
Riquíssimo o patrimônio histórico da cidade,
são prédios super imponentes, como o da Bolsa do Café,
e essa rua ou calçadão da foto 9 é uma charme, gostei demais mesmo,

me lembro poucas vezes de ter comentado em threads da cidade,
mas ela se mostra muito bonita e organizada ..

Parabéns !!
 
#20 ·
Ah, é verdade! Vi o bondinho do Mont Serrat, acho que deve ser bem legal subir lá... hauahauah, eu não fui!!! Como tava sozinho, achei melhor não ir, deixar para uma próxima oportunidade... E o Hotel Atlântico é bem bonito, deve ser um hotel bem bom para posar uma noite, imagino. :)

Mas valeu por comentar, silvinho! :eek:kay:

O Tópico ficou muito bom, parabéns!

Santos é uma cidade que me agrada muito, não só pelo fato de ser litorânea mas pela cidade em sí mesmo, é sem dúvida uma cidade importantíssima para o estado, além de abrigar o Porto mais importante do País e o maior da AL, ter um alto IDH, estar relacionada intimamente com a história do Pelé, ter o maior jardim litorâneo do mundo a cidade também é capital do estado todos os anos no dia 13 de junho como omenagem a José Bonifácio de Andrada e Silva (1763-1838), patriarca da Independência do Brasil que nasceu na cidade.
Obrigado por postar, Slice Shot! :)
Eu também gosto muito de Santos. É uma das mais ricas cidades do Brasil e, apesar de não figurar lá no topo (topo mesmo), tem importância fundamental para a continuidade do crescimento econômico do país, sem dúvida. O IDH do município deve estar rondando hoje (na minha opinião) entre 0,930 a 0,950. Vamos esperar pra ver. :D

Muito bom ABNeto. As fotos ficaram ótimas !
Caracas, adorei o passeio AB Neto, Santos é um encanto..

O Estado de São Paulo tem tantas pontes, umas ligando o nada ao lugar nenhum e não tem uma nas proximidades do Porto.. :eek:hno:
Faria um bem fantástico creio eu.
Até que enfim apareceram dois paranaenses para prestigiar o thread! :lol:

Em primeiro lugar, muito obrigado DEBAREMBAR e Kr'st_fer pelos comentários! :eek:kay:

Bom, Kr'st_fer, Santos é uma bela cidade mesmo, gostei bastante de conhecê-la. Acho que não me acostumaria muito se fosse morar no litoral, mas Santos, assim como numas outras duas cidades eu acho que não teria muitos problemas em me adaptar.

E eu também tava pensando, o estado de São Paulo é o que tem a melhor infra-estrutura do país em termos de quase tudo, especialmente no que tange ao transporte rodoviário. E não ter uma ponte ali entre Santos e Guarujá (região importantíssima) é um baita problemão. É como se Cascavel e Toledo fossem ligadas por estrada de chão. Não dá. Mas andei pesquisando, e o Urbano Santista reforçou, há projetos de construção de ponte, que deve ser estaiada. Vamos esperar pra ver. Acredito que será o governo paulista mesmo quem bancará a obra.

Ótimo thread! :yes:

Santos é uma ótima cidade, tem construções bem imponentes que não são muito mostradas no SSC. Enfim, a "parte boa" da cidade vai bem além da orla. Eu tenho grande simpatia por Santos, já passeei algumas vezes por lá.
Valeu por postar, Camilo! :D

Concordo com tudo! São poucas as cidades litorâneas que fogem à regra de que cidade que tem praia, tem SÓ praia. O conteúdo histórico de toda a Baixada Santista é muito grande. Afinal, não é pra menos, foi uma das duas únicas capitanias hereditárias que teve progresso. E juro não entender o porquê de Praia Grande e Guarujá, duas vizinhas poderosas de Santos no que se refere ao turismo praiano serem bem mais famosas nesse sentido. Achei Santos bem mais estruturada. A vizinha São Vicente também conta com comércio amplamente variado e um shopping novo e grande, e bem interessante. :)
 
#16 ·
O Tópico ficou muito bom, parabéns!

Santos é uma cidade que me agrada muito, não só pelo fato de ser litorânea mas pela cidade em sí mesmo, é sem dúvida uma cidade importantíssima para o estado, além de abrigar o Porto mais importante do País e o maior da AL, ter um alto IDH, estar relacionada intimamente com a história do Pelé, ter o maior jardim litorâneo do mundo a cidade também é capital do estado todos os anos no dia 13 de junho como omenagem a José Bonifácio de Andrada e Silva (1763-1838), patriarca da Independência do Brasil que nasceu na cidade.
 
#21 ·
Muito bom ouvir esses elogios de alguém que veio de Curitiba(RM).:tongue2:

Aqui de Araucária saiu um ônibus cheio de gente que iria junto na viagem, mas eu e minha família fomos uns 3 dias antes, com um carro nosso mesmo, pois iríamos precisar dele quando terminasse a viagem, já que teríamos que fazer algumas visitinhas (e comprinhas! ) lá em São Paulo.
Por falar nisso, você não tirou fotos em Sampa?
 
#22 ·
^^ Mas tenho que elogiar mesmo! :) Santos é Santos, não imaginava que encontraria tantas boas surpresas por lá como encontrei. E o potencial turístico da cidade me pareceu um tanto sub-explorado, principalmente quando comparada com Guarujá e Praia Grande, duas poderosas vizinhas da metrópole...

Agora sobre São Paulo, foi até interessante seu comentário. Eu me lembro bem que, ao chegar em Santos da viagem, posamos mais uma noite na cidade para descansar e, no outro dia bem cedo saímos rumo a Sampa, lá pelas 8h da manhã. Em Santos havia amanhecido um lindo dia... Mas à medida que subíamos a Serra, o tempo se fechava mais e mais...foi algo impressionante, bem naqueles dias em que São Paulo registrou uns 50 dias seguidos de chuva. A temperatura em Santos devia estar nos 22°C, e em São Paulo, uns 15°C. E chuva, pegamos muita chuva. Isso acabou atrapalhando um pouco nossos planos de passeio na capital paulista, mas as comprinhas nós fizemos sim :D E quanto às fotos, eu devo ter tirado umas 30... Mas como o tempo não estava bom, isso pode passar uma imagem um tanto negativa da cidade aqui no fórum, e eu jamais faria isso, ainda mais tendo em vista que sou de fora e tal... :D

Mas em julho estarei em Sampa novamente, e, aí sim, se o tempo colaborar, pretendo fazer um bom thread. :yes: Vamos aguardar. :D
 
#32 ·
^^ Ok, e não se esqueça de comentar!? :lol:

Q fotos, as construções antigas bem preservadas e a orla com prédios bonitos, a cidade tem cara de estar sendo muito bem cuidada.
Valeu por postar, Leojf!
Eu também tive a mesma impressão: Santos está sendo bem cuidada. E há uma evidente preocupação com o desenvolvimento do setor turístico histórico da cidade, pelo que pude perceber.

Ótimas fotos... Sempre é bom ver Santos!
Valeu por comentar, amsincero1!! :eek:kay:
Sempre é ótimo ver Santos, a cidade passa boas energias :cheers:

Eu não consigo esrcrever comentários longos sobre fotos, por isso digo apenas que estão maravilhosas como a cidade. Eu conheço pouco a Baixada Santista.
:lol:
Eu sou o contrário...tenho dificuldade para começar a escrever e, se por um AZAR, inicio meu texto, não consigo parar. :nuts:

Mas valeu pela visita Cleiton, e vamos conhecer melhor esse lado do estado de São Paulo, é super interessante, ainda que a "essência" paulista esteja no planalto... :)

Belo registro da adorável Santos!!

Ainda tem uns e outros que falam: São Paulo não tem praia..... Santos fica 30 Km de casa, pelo Rodoanel, pertinho, pertinho..... :eek:hno:
Valeu por comentar, Mauá!! :)

Nossa, dizer que São Paulo não tem praia é ter atestado de burrice carimbado :lol:
Santos, Guarujá, Bertioga... só essas 3 "praias" matam 90% das praias brasileiras no tangente à infra-estrutura, transporte, desenvolvimento e diversão.

O centro histórico realmente é muito bonito e o bondinho é uma graça. Os jardins da orla são super bem cuidados, lindo. :)

Parabéns pelo thread. ;)
haha, é verdade, o bondinho é bem legal :D Pena eu não ter ido no Mont Serrat, queria tanto... Os jardins da orla são imbatíveis, limpíssimos!

Mas valeu por visitar meu thread e comentar, Rborgo! :eek:kay:

Linda! Santos é linda, uma baita cidade. O Centro histórico carece de revitalizações, mas alguns desses prédios já valem a viagem. A Bolsa do Café é o ó.

O resto da cidade também é belíssimo. Os jardins da praia me dão inveja branca. hahaha
A Bolsa do Café é belíssima e super imponente mesmo :)... o símbolo de um dos períodos mais interessantes da história do Brasil e que culminou com a incomparável industrialização que tem o estado de São Paulo hoje frente a qualquer outro estado da federação...

Agora, os jardins causam MUITA inveja...hahahaha não sei se tem algo parecido com isso no Brasil... E valeu por comentar, Ice! :eek:kay:
 
#29 ·
2012 vem aí...... Praia de Paranapiacaba!! :lol:

Santo André faz...... :D

São Paulo, Mauá, Ribeirão Pires, Rio Grande da Serra, Mogi das Cruzes, Santos, Cubatão, São Bernardo do Campo e São Caetano do Sul

São Bernardo também...... :D

Diadema (N e NO), São Caetano do Sul (NE), Santo André (L e NE), Cubatão (SE), São Vicente e Praia Grande (S), São Paulo (SO e O)
Cubatão, Diadema, Santo André, São Caetano do Sul, São Paulo e São Vicente.

:eek:kay:
 
This is an older thread, you may not receive a response, and could be reviving an old thread. Please consider creating a new thread.
Top