SkyscraperCity Forum banner

Um Paranaense passeando pela cidade do Passado, do Presente e do Futuro: Santos-SP!

14K views 44 replies 31 participants last post by  moluska 
#1 · (Edited)
Olá a todos, amigos foristas! Depois de retratar 3 cidades do meu amadíssimo Paraná, saio agora de meu lindo estado e parto para São Paulo, logo para uma das mais desenvolvidas cidades que este país conhece. Bem, estive em Santos em Janeiro passado, quando fui fazer uma viagem de cruzeiro que ia até Buenos Aires. Aqui de Araucária saiu um ônibus cheio de gente que iria junto na viagem, mas eu e minha família fomos uns 3 dias antes, com um carro nosso mesmo, pois iríamos precisar dele quando terminasse a viagem, já que teríamos que fazer algumas visitinhas (e comprinhas! :D ) lá em São Paulo. Nesses 3 dias que fiquei em Santos, aproveitei bem a cidade, conheci o Guarujá também. Sinceramente, eu me apaixonei por Santos, uma das minhas cidades preferidas!. Ela tem um “ar” de um lugar do tipo onde as pessoas vivem bem e de bem com a vida! :D

Do título: Acho que não preciso discorrer sobre a importância da cidade para o passado e presente brasileiros, né? Mas acredito que Santos deve agigantar-se mais ainda no cenário nacional, é a impressão que tenho.

Dados:

População/2009: 417.098 habitantes
Sede da Região Metropolitana da Baixada Santista (não digaa...)
IDH/2000: 0,871
PIB/2007: R$ 19,7 bilhões
PIB per capita: R$ 47 mil
Acho que é uma das mais primeiro-mundistas cidades brasileiras, não?

É isso gente, desculpem-me a qualidade das fotos, e a falta de técnica do forista aqui :lol: Mas é apenas uma homenagem.


ATENÇÃO! O thread está assim dividido: fotos 1-19 são do Centro Histórico e o resto (20-73) são das mais variadas, com enfoque na orla santista.

Nosso passeio inicia-se pelo centro histórico da cidade: fotos 1-19

1- Vista geral do centro (faltam prédios novos, mas lá embaixo a riqueza do lugar é algo fascinante):


2-


3- Lateral da Bolsa do Café:


4- Algumas do interior :D


5-


6- Vejam só a suntuosidade da construção:


7-


8- Esse prédio se fosse restaurado ficaria LINDO! Pena a foto ter ficado meio tremida com a "paciência" do taxista haha...


9- Um Calçadão ou algo do gênero, notem a fiação aterrada:


10- Uma rua no centro, muito bonita. Essa região, embora “velha”, é bem limpa e movimentada; e eu me senti bem seguro também.


11- O famoso bondinho...


12- Uma outra rua... pena que nesse dia tava chovendo, caso contrário teria aproveitado bem mais.


13- O poder e a glória do passado de Santos...


14- Uma igrejinha...


15- A antiga estação de trem, acho que é isso. Outra construção fabulosa!


16- Detalhes:


17- Restauração de um prédio histórico.


18- O amarelão é um teatro. A construção ao lado eu achei bem interessante.


19- Não consegui pegar um ângulo melhor da catedral, ela é enorme e não coube de jeito nenhum na foto, rs.


20-


21- Mais detalhes...


22- Ah, a vaidade da repórter. HAHAHA.


23- Opaa! :D Mas santistas do fórum, por favor me expliquem o porquê daquela escada (e um cadeirante nunca que iria conseguir subir aquela rampa, né?)


Bom gente, aqui termina nossa viagem pelo centro de Santos. Como vocês viram, é um dos mais importantes e interessantes do Brasil. Essa passeio eu fiz soziinho sozinho, pois como vocês viram, estava chovendo e meus pais definitivamente não estavam dispostos a fazer tal caminhada, uma pena. Agora iniciamos nossa jornada pela parte mais badalada da cidade, num pequeno tour. Tem fotos de vários lugares. Espero que gostem da segunda parte. Santos é agradabilíssima.

24-


25- Olhe a beleza e a limpeza dos jardins da orla santista:


26-


27- Que cidade!


28-As movimentadas ciclovias da cidade. O paranaense aqui quase foi atropelado :lol:


29-


30-


31- Avenida Presidente Wilson ou Winston Churchill, ou algo assim, não me lembro..oheiahieoai


32- HAHA. Essa é pra matar quem vem da Vittária e só ta acostumado com o frio...E a temperatura certamente estava acima de 35°C nesse dia...


33-


34- Um dos canais da cidade. Se não me engano são 7 no total. Eles servem para drenar o terreno, não me lembro direito. E não é esgoto que é despejado no mar não.


35-


36- A cidade está em polvorosa. Pipocam novos prédios pelo que pude ver. Esse aí em construção é chiquérrimo, vi as plantas num panfletinho que tava jogado na rua. A cobertura é gigante. O detalhe é que aparece só a metade do prédio na foto...


37-


38-


39- Praça das Bandeiras. Tentei tirar uma foto da bandeira do meu Paraná, e ficou horrível, a bandeira ficou não-identificável :lol:


40- O pomposo Hotel Atlântico:


41- Delícia.


42- Mais uma dos jardins...


43-


44- Tirada do joelho :D


45- Um prédio de luxo, bem no estilo como muitos adoram por aqui :lol:


46-


47-


48-


49- Andando um pouco na areia:


50- Zoom:


51-


52-


53-


54-


55- NOT

56- AH! A travessia de volta de Guarujá para Santos, nossa, foi super tranqüilo, quase nem peguei congestionamento... (que nada! Perdemos tranquilamente umas 2 horas, hehe). A foto foi tirada por meu pai do carro.


57- É... a ida para o Guarujá também não é das mais motivadoras aventuras... Tinham que construir uma ponte mega alta ou um túnel subterrâneo, sei lá...


58- Ah, essa foi uma das fotos que mais gostei. Tirada de manhã.


59-


60-


61- Que tal pescar?


62- Não sei o que é, acho que é um Forte, é bem bonito, está no Guarujá (eu acho), mas a foto foi tirada de Santos.


63-


64- Dãr, não é Dubai; é Santos – BraZil. :lol:


65- Alguns prédios luxuosos na orla. Só tirei UMA foto, mas prédios assim são numerosos.


66-


67-


68-


69-


70-


71- E é esse movimento de entra e sai o dia todo:


72- Ilha Porchat e São Vicente, ambos ao fundo:


73- E pra fechar o thread:


Bom, pessoal, é isso. Uma singela homenagem de um paranaense a uma cidade paulista que tive a oportunidade de conhecer. E por favor, comentem... Só pra me estimular a fazer mais threads :lol: Amanhã eu posto algumas fotos que tirei durante a viagem até Bs. As., que diga-se de passagem, não é grande coisa. Falo mais da minha impressão sobre a viagem quando for postar as fotos, ok?

E ficam aí os abraços de um colega paranaense aos paulistas e, em especial, aos santistas! Paranaenses, espero continuar a retratar nosso estado assim como estava fazendo :eek:kay: E espero que tenham gostado do thread! E vamos comentar... :lol:

Abraços meu povo!
:cheers:
 
See less See more
72
#33 ·
Seguem aí, finalmente, algumas fotos que tirei na viagem. E não liguem a qualidade, a máquina do meu pai é "das antiga" :lol:. Antes, algumas observações minhas.

Bom, é a segunda vez que faço uma viagem de cruzeiro e sinceramente não acho aqueelas coisas. Meus pais tiram no máximo umas duas semanas de férias por ano, e a gente costuma sair pra fora nesse período. Mas esse ano não deu certo, e eles acabaram optando por ir numa viagens dessas de volta. Lá dentro do navio é muita frescura, na minha opinião. Sou um cara bem "simplão", e tem uma cambada que meio que renova o guarda-roupa só por causa da viagem, nada a ver! Outro ponto é que não dá pra conhecer o navio inteiro, é gigante lá dentro... e por um lado isso até é bom, porque assim você fica ocupado o tempo inteiro, teatro e coisarada... Mas, "culturalmente falando", a viagem não é interessante, não te traz nada de novo de verdade. Enfim, não vou me alongar muito, mas o que quero dizer é que a viagem até é boa, mas sem dúvida pelo preço do pacote vale muito mais a pena mudar o roteiro...

Aí foi nossa saída, em Santos...


Uma geral:


Área da piscina externa:


Quando estávamos desembarcando em Montevidéu:


Aí mais uma, notem o urbanismo exemplar e a fiação aterrada :lol:


Aí é o chopp que tem do lado do cassino:


Teatro:


E esse lindo nascimento de um belo dia... :cheers:


Do povo que tava na viagem, uns 30% eram idosos, impressionante... Mas as poucas mulheres jovens que tavam lá...ahh, que que era aquilo...
 
#37 ·
Valeu por postar! E nossa, não tinha conhecimento da existência de mais um santista por aqui! :D

Oi, ABNeto !! É sempre bom ver um thread teu, viu ? Além das fotos, adoro teus comentários..:)

Morro de vontade de conhecer o Museu do Café e andar de bondinho ( ainda que Pinda tenha um tb, que vai até Campos), faz muito tempo q fui pra Santos e só fui à praia... Quero muito conhecer a parte histórica. Adorei ver o Museu !

Obrigada por compartilhar e parabéns pelo thread, viu ?
Ahh..., muito obrigado pelo comentário, Déa! :eek:kay:

Nossa, não sabia que Pinda também tinha bondinho... Seria interessante se fizessem isso aqui no Centro de Curitiba...

E o Museu do Café é lindo! Extremamente opulento, reflete muito bem a riqueza assustadora em que vivia a elite cafeeira do Brasil no início do século passado.

E continue comentando em meus threads, sempre que eu postar, viu? :D

Excelente thread! Que bom que gostou de Santos, a cidade é mesmo um motivo de orgulho para o estado de SP.

Valeu :cheers:
Valeu pela visita, LS! :)

Nossa, Santos é uma cidade excelente, dispensa comentários :lol:... Aliás o estado de São Paulo como um todo tem cidades de médio-grande porte extremamente desenvolvidas, como Ribeirão Preto, Campinas, Sorocaba, São José dos Campos, São José do Rio Preto, Bauru, Franca, Marília, Presidente Prudente, sem contar a cidade de São Paulo mesmo, que eu também tenho grande apreço (afinal boa parte da minha família reside lá)... O Paraná segue uma tendência parecida, embora em escala beeem menor por causa da diferença em termos de população.
 
#35 ·
Oi, ABNeto !! É sempre bom ver um thread teu, viu ? Além das fotos, adoro teus comentários..:)

Morro de vontade de conhecer o Museu do Café e andar de bondinho ( ainda que Pinda tenha um tb, que vai até Campos), faz muito tempo q fui pra Santos e só fui à praia... Quero muito conhecer a parte histórica. Adorei ver o Museu !

Obrigada por compartilhar e parabéns pelo thread, viu ?
 
#38 · (Edited)
Olá a todos, amigos foristas! Depois de retratar 3 cidades do meu amadíssimo Paraná, saio agora de meu lindo estado e parto para São Paulo, logo para uma das mais desenvolvidas cidades que este país conhece. Bem, estive em Santos em Janeiro passado, quando fui fazer uma viagem de cruzeiro que ia até Buenos Aires. Aqui de Araucária saiu um ônibus cheio de gente que iria junto na viagem, mas eu e minha família fomos uns 3 dias antes, com um carro nosso mesmo, pois iríamos precisar dele quando terminasse a viagem, já que teríamos que fazer algumas visitinhas (e comprinhas! :D ) lá em São Paulo. Nesses 3 dias que fiquei em Santos, aproveitei bem a cidade, conheci o Guarujá também. Sinceramente, eu me apaixonei por Santos, uma das minhas cidades preferidas!. Ela tem um “ar” de um lugar do tipo onde as pessoas vivem bem e de bem com a vida! :D

Do título: Acho que não preciso discorrer sobre a importância da cidade para o passado e presente brasileiros, né? Mas acredito que Santos deve agigantar-se mais ainda no cenário nacional, é a impressão que tenho.

Dados:

População/2009: 417.098 habitantes
Sede da Região Metropolitana da Baixada Santista (não digaa...)
IDH/2000: 0,871
PIB/2007: R$ 19,7 bilhões
PIB per capita: R$ 47 mil
Acho que é uma das mais primeiro-mundistas cidades brasileiras, não?

É isso gente, desculpem-me a qualidade das fotos, e a falta de técnica do forista aqui :lol: Mas é apenas uma homenagem.


ATENÇÃO! O thread está assim dividido: fotos 1-19 são do Centro Histórico e o resto (20-73) são das mais variadas, com enfoque na orla santista.

Nosso passeio inicia-se pelo centro histórico da cidade: fotos 1-19
Lindas as fotos,

Eu tive o prazer de fazer esse passeio pelo centro de Santos, vendo as arquiteturas históricas, o museu do café, o bonde passando...(nada assim observei em qualquer cidade do Estado, que já visitei). você volta no tempo e vê uma cidade que vai muito além de edifícios e praias.

....e que venha o trem Sorocaba Santos prometido pelo governo de sp.

Ps. Na visão de um turista do interior onde o espaço é mais amplo..... Santos seria o centro de uma cidade de mais de um milhão de habitantes, com grandes bairros, como São Vicente, Guarujá e Praia Grande e Cubatão. Ou seja, nem a capital acaba sendo tão atraente.

Minha city no SSC http://www.skyscrapercity.com/showthread.php?t=1128951&highlight=sorocaba
 
#39 ·
Valeu pela visita, Robson! :eek:kay:

De fato, o interesse dos moradores santistas e da própria administração municipal de lá para com o patrimônio histórico da cidade é incrível!

E Ssorocaba também é uma baita cidade, preciso conhecê-la. Um amigo do meu pai, já falecido, trabalhou na construção da Sorocabana. Pra mim, são 3 as cidades que identifico como as MAIS paulistas, nas quais posso verificar o modo de vida do paulista mais "paulista" mesmo: Sorocaba, Santos e...São Paulo! :lol:

Na minha opinião, acho que isso de fato confere nos dados estatísticos, a Baixada Santista é a 3ª região mais dinâmica do estado, atrás da RMSP e da RMCampinas. E olha que em muitos lugares do Brasil, Santos seria fácil uma capital de altíssimo nível.
 
This is an older thread, you may not receive a response, and could be reviving an old thread. Please consider creating a new thread.
Top