SkyscraperCity Forum banner

Manduri: charme e decadência no interior paulista.

19K views 42 replies 25 participants last post by  vila boa 
#1 ·
Manduri é uma pequena cidadezinha encravada no Centro-Sul paulista. Tem 10 mil habitantes e as cidades de referência são Avaré, Botucatu e Ourinhos. Os serviços mais especializados são encontrados pelos moradores apenas em Londrina e São Paulo. Sem mais enrolações, vamos às fotos!

Aqui um mapinha para vocês se localizarem :D


1- Trevinho de acesso à área urbana:


2- Rua bem típica, com esse aspecto avermelhado por causa do solo da região:


3- Uma casinha muito simpática. Percebam que a fachada é de alvenaria e, no entanto, o resto é de madeira. Uma característica da região, ainda guarda muitas pérolas assim.


4- Outras casinhas antigas bem bonitas. Adoro esses detalhezinhos nessas construções haha...


5- Outra casinha de madeira. Lamentavelmente, está abandonada.


6-


7- Aspecto geral das ruas. Tudo muito pacato, mas muito organizado, gostoso de andar.


8- Gostei dessa duplinha! :D


9- Totalmente desfocada. Mas na foto dá para perceber o principal problema: o asfalto, de péssima qualidade. Alô autoridades mandurienses!


10- Um aspecto interessante dessa região é que na maioria das casas há uma varanda enorme na frente das casas. Isso é quase regra.


11- Muros altos. =/


12- Casa bonita, bem-cuidada.


13-


14-


15- Novamente, destaque para essa varanda.


16- Aspecto típico das ruas da cidade...


17- LINDA essa casa de tijolinho à vista...


18- Senhora em frente à casa com uma vassoura. É muito interessante como o pessoal dessa região tem um costume muito forte de varrer a frente das casas TODO DIA. Estranho isso porque aqui em Curitiba, além de não haver muito o que varrer :nuts:, a maioria das calçadas tem grama e a parte de concreto dificilmente fica suja.


19- Outra casinha bonitinha, mas pelo jeito abandonada também...


20-


21-


22-


23- A aparência geral da cidade é boa:


24- Interessante que muitas construções dão direto pra rua... Particularmente, não gosto muito disso, tira a privacidade.


25-


26-


27- Avenida Brasil, principal da cidade:


28-


29-


30-


31-


32- Outra casinha bem típica da cidade:


33-


34- Legal essa casinha! :D Se fosse pintada, ficaria muito bonitinha! O muro dela é o melhor!


35-


36- E o povo varrendo... :lol:


37- Uma escola estadual:


38- Delegacia:


39- Prefeitura da cidade:


40- Outra casa de tijolinho à vista à la Joinville. :D Na foto não dá pra ver, mas ela é gigante.


41-


42- Estilosa. =P


43-


44-


45-


46-


47-


48- Legal esse muro. :D


49- E a vizinha, simpática também! :D


50-


51-


52-


53-


54- Detalhe.


55-


56-


57-


E, pra terminar, fotos da pracinha e da igreja, lugares que, como vocês bem sabem, são os pontos de referência em qualquer cidadezinha do interior do país.

58- A pracinha é muito bem arborizada:


59-


60-


61-


Bom, é isso, espero que gostem e comentem! Abraço. :eek:kay:
 
See less See more
62
#8 ·
Bom, suponho que uma cidade que tem PIB per capita de apenas R$ 8 mil (4 vezes inferior à média estadual), um índice de desenvolvimento inferior à média estadual, que sofre com estagnação econômica e social há pelo menos duas décadas e não desfruta da "robustez paulista" que desfrutam as cidadezinhas de mesmo porte no arco SJC-Rio Preto (passando por Baixada Santista, RMSP, Sorocaba, Campinas e Ribeirão Preto), pode ser chamada de decadente, não? Não só por isso, mas pelas próprias construções... notou que uma grande parte delas são de arquitetura mais antiga, dando a entender que a cidade já teve períodos melhores? Enfim, Manduri é uma cidade cujos moradores vivem na expectativa da instalação de uma usina de cana. Desde que me conheço por gente contam essa história, e a tal usina nunca vem.

Mas obirgado pelo comentário.

Achei bem simpática a cidade.
Embora bem pequenina - não parece ter muito mais de 30 ruas - tudo se mostra bem organizadinho.

MANDURI, SP

Latitude: 23°00'11"S
Longitude: 49º19'05"W
Altitude: 685-715m (área urbana)

Distâncias:

São Paulo, SP: 322km
Bauru, SP: 123km
Botucatu, SP: 124km
Londrina, PR: 226km
Fabius, a cidade é realmente bem organizadinha. E os moradores parecem ter bastante cuidado com os jardins, calçadas (como comentei, varrem todo dia), e com a aparência das ruas em geral. Isso é louvável eu diria, pois noutras cidadezinhas que conheço da região, como Pratânia, Óleo, Bernardino de Campos, entre outras, isso não se observa.

Valeu pelo comentário e pelas informações adicionais! :D A cidade não teria tanta influência londrinense não fosse a UEL, grande chamativo para os jovens não só de Manduri, mas de toda a região (inclusive uma prima minha saiu de Manduri e hoje reside em Londrina).

:)
 
#3 ·
Achei bem simpática a cidade.
Embora bem pequenina - não parece ter muito mais de 30 ruas - tudo se mostra bem organizadinho.

MANDURI, SP

Latitude: 23°00'11"S
Longitude: 49º19'05"W
Altitude: 685-715m (área urbana)

Distâncias:

São Paulo, SP: 322km
Bauru, SP: 123km
Botucatu, SP: 124km
Londrina, PR: 226km
 
#9 ·
haahaha, eu adoro essas arvorezinhas, ficam tão bonitas aparadinhas assim... :D

Mas valeu por comentar, Dom Drácula! :eek:kay:

Manduri com certeza deve ser bem tranquila, pelo padrão das casa e organização urbana o padrão de vida deve ser muito bom. Ótimo thread, valeu por postar, ABNeto. :cheers:
E bota tranqüila nisso, Santista! :D

O padrão de vida é bom sim, pena a região ser meio esquecida.

Mas valeu por comentar! :eek:kay:

Pequenina e charmosa, mas parece cidade cenográfica da Globo!!!
haaha, por essa eu não esperava?! :lol:

Mas seria bom ser parecida com as cidades cenográficas da Globo, não?

Bacana a cidadezinha. Só não apreciei muito o calçamento das ruas e as oitizeiras. Legal a sua coragem de fotografar as casas, eu tenho medo de que me processem. :lol:
Obrigado por comentar, Lucas! :D

Mas não tem o que temer não, os mandurienses são tranqüilos, simpáticos! :lol:
 
#11 ·
Concordo contigo, Ruhtx!

Inclusive, às vezes muitas cidades com indicadores sociais mais reduzidos têm uma aparência muito mais agradável que outras cidades de mesmo porte e ditas mais desenvolvidas.

Mas obrigado por comentar, cara!
 
#18 ·
Sabe né, Brasil... :| Também gostaria que as ruas continuassem de paralelepípedos, sei lá... Numa cidade grande, até vá lá, há a NECESSIDADE de asfalto por causa da maior agilidade no trânsito... Mas numa cidade pequena como Manduri... Dinheiro jogado fora.

Mas valeu pelo comentário! :D

Fruto da péssima e ridícula colonização portuguesa que nos brindou de cidades urbanisticamente pobres e feias, com ruas estreitas convergindo para um centro acanhado em torno de alguma igrejinha copiando a arquitetura manoelina, a mais feia representante do belísssmo gótico europeu.
Olha, temos pontos convergentes sobre a colonização portuguesa. De fato, o péssimo planejamento urbano e, posteriormente, a explosão demográfica combinada com forte êxodo rural e baixo nível de desenvolvimento, feriu gravemente o tecido urbano e a aparência estética de nossas cidades. Apesar disso, vale lembrar que a arquitetura portuguesa é de qualidade e, na minha opinião, bonita - vide as cidades históricas de Minas.

No entanto, no caso de Manduri, não há qualquer validade quanto a isso. O município foi fundado apenas em 1944, quando a influência dos portugueses já não se fazia presente, ainda mais no caso dessas cidades novas. Em Manduri, cidade que surgiu com a vinda de imigrantes italianos e descendentes originários de outras regiões do estado de São Paulo para a construção da Estrada de Ferro Sorocabana, desde o início a cidade foi minuciosamente planejada. Uma característca marcante de seu bom planejamento são suas ruas: volte às fotos acima e note que TODAS as ruas são em forma de "avenida" - isto é: faixas largas para ir e vir e, SEMPRE, com canteiro central no meio. É assim na cidade inteira. :yes:

Novamente, valeu por comentar, Antonio! :eek:kay:
 
#13 ·


E, pra terminar, fotos da pracinha e da igreja, lugares que, como vocês bem sabem, são os pontos de referência em qualquer cidadezinha do interior do país.

58- A pracinha é muito bem arborizada:


Fruto da péssima e ridícula colonização portuguesa que nos brindou de cidades urbanisticamente pobres e feias, com ruas estreitas convergindo para um centro acanhado em torno de alguma igrejinha copiando a arquitetura manoelina, a mais feia representante do belísssmo gótico europeu.
 
#19 ·
Primeiramente, obrigado por postar, Rene! :D

Bom, antes de tudo eu confesso que ADORO essas casinhas com fachada de alvenaria e o resto de tijolo. No Paraná também são bem comuns, especialmente na área que vai de Curitiba até Guarapuava.

Agora, imigração italiana "de facto", não houve para Manduri não. Mas a cidade nasceu a partir da colonização de italianos e descendentes de primeira geração que vieram de outras regiões do estado de São Paulo (especialmente Sorocaba e a própria capital paulista) para a construção da Estrada de Ferro Sorocabana e também para a expansão do plantio do café. Portanto, a cidade acabou "herdando" bastante essa cultura italiana. É interessante destacar que em Manduri o consumo de chimarrão e tererê é bastante difundido, especialmente o primeiro, apesar do clima da cidade ser mais quente.

Mas valeu novamente por comentar e contribuir com o thread, Rene!

Valeu por postar, a cidadezinha é bem agradável.
Muito agradável! :D

Obrigado por comentar, Jean!

Nossa, para uma cidade com 10 mil habitantes está de parabéns. Muito simpática Maduri. :yes:

Obrigado por compartilhar. :eek:kay:
Bem simpática, especialmente seus moradores! :D

Valeu por postar, Emanuel! :eek:kay:
 
#34 ·
haha, falta árvore mesmo na cidade. Ironicamente (e não sei por que!), a cidade se exibe orgulhosamente como "Capital do Verde". Vai entender haha. :lol:

Mas valeu pelo comentário!

Simpática a cidade! Gostei do estilo de algumas construções, pena estarem tão mal conservadas. O céu azul tbm ajudou bastante!
Adorei aquela avenida de tijolinhos. Incrível como ela é perfeitinha, sem desníveis, coisa rara no Brasil.
Embora a maior parte do asfalto da cidade seja podre.:eek:hno:
Também não gostei da falta de árvores. Quase não se vê árvores nas calçadas. O que esse povo tem contra árvores?? =P

Parabéns pelo thread!:eek:kay:
ahhaa, Manduri é COMPLETAMENTE plana, o que ajuda bastante. Eu tenho costume de andar todo dia pela manhã, e nesse sentido a cidade é privilegiada... Não tem perigo de morrer por desmoronamento numa chuva forte também, rs.

Olha, sinceramente, eu queria saber também porque não plantam árvores nas ruas... A cidade iria ficar MUITO agradável se assim o fizessem. Mas é sempre aquele concretão de calçada mesmo, infelizmente. Pelo menos para caminhar é até bom, porque não tem desnível né. Mas enfim, valeu pela visita! :D

Mas não sei se posso dizer do pessoal daqui da região. Existem várias cidades por aqui que tem algumas construções antigas bacanas para registrar, mas fico com um pé atrás...
Realmente, tem muita construção legal pra registrar nas cidades da região. O que eu posso tirar, eu tiro. Apenas sou um pouco receoso por tirar fotos de cidades maiores, por medo de furto. Além, é claro, do povo, que olha pra você como se você fosse um extraterrestre ao tirar fotos da cidade. Mas eu nem ligo! :D
 
#22 ·
Simpática a cidade! Gostei do estilo de algumas construções, pena estarem tão mal conservadas. O céu azul tbm ajudou bastante!
Adorei aquela avenida de tijolinhos. Incrível como ela é perfeitinha, sem desníveis, coisa rara no Brasil.
Embora a maior parte do asfalto da cidade seja podre.:eek:hno:
Também não gostei da falta de árvores. Quase não se vê árvores nas calçadas. O que esse povo tem contra árvores?? =P
Parabéns pelo thread!:eek:kay:
 
#26 ·
^^^^
Casas assim, com o banheiro e a cozinha de alvenaria, e o resto de madeira, são bem mais comuns do que imaginamos. Aqui no RS, tem demais. Em algumas casas, apenas o banheiro é de alvenaria.

Quando são a cozinha e banheiro de alvenaria, ele sempre ficam lado a lado.
 
#27 ·
Eu penso que deveria haver um incentivo para ocupar estas cidades com pessoas aposentadas e profissionais que podem trabalhar em casa, algo muito comum com o uso da Internet; pessoas que morassem nos grandes centros e que estejam cansadas da péssima qualidade de vida que "desfrutam". Algo mais ou menos como foi feito com as temíveis penitenciárias que o governo tucano empesteou o interior do estado, dando incentivos e recursos para as prefeituras locais. Muitas cidadesinhas não quebraram graças a isso, imagine ter uma população de pessoas mais maduras, responsáveis e ordeiras e o melhor, com dindin no bolso para gastarem?

Além disso os familiares que iriam visitá-las com certeza consumiriam na cidade, incrementando a economia local.
 
#36 ·
Essa cidade não tem nada de decadente, achei muito digna!
Valeu por comentar, Eduardo! :eek:kay:

O porque de "decadente", conforme já explicado no post #8, está aqui:

Bom, suponho que uma cidade que tem PIB per capita de apenas R$ 8 mil (4 vezes inferior à média estadual), um índice de desenvolvimento inferior à média estadual, que sofre com estagnação econômica e social há pelo menos duas décadas e não desfruta da "robustez paulista" que desfrutam as cidadezinhas de mesmo porte no arco SJC-Rio Preto (passando por Baixada Santista, RMSP, Sorocaba, Campinas e Ribeirão Preto), pode ser chamada de decadente, não? Não só por isso, mas pelas próprias construções... notou que uma grande parte delas são de arquitetura mais antiga, dando a entender que a cidade já teve períodos melhores? Enfim, Manduri é uma cidade cujos moradores vivem na expectativa da instalação de uma usina de cana. Desde que me conheço por gente contam essa história, e a tal usina nunca vem.
:eek:kay:




Adorei Manduri, nunca tive a oportunidade de conhecer, mas pelas fotos me lembra muito São Pedro do Turvo, as casas são muito parecidas.
Cara, que passeio interessante!
Eu achei bem bonitinha :D, o cuidado com que o povo do interior tem com as casas dá um charme a mais.
Tambem gostei :D
Obrigado pelos comentários, colegas! :)
 
This is an older thread, you may not receive a response, and could be reviving an old thread. Please consider creating a new thread.
Top