SkyscraperCity Forum banner

Fotos de Bauru-SP, Julho de 2009: homenagem a cidade que completou 113 anos.

97K views 87 replies 45 participants last post by  Ale Oliveira 
#1 · (Edited)
Fotos de BAURU-SP, Julho de 2009: homenagem à cidade que completou 113 anos.

BAURU-SP

Uma média cidade que aparentemente não se distingue das dezenas de outras médias cidades que se espalham ao longo do território paulista.
Quanta particularidade entretanto, se esconde nas dobras dessa aparência enganadora!
Principalmente uma imensurável vocação para o trabalho e o progresso.
Vocação que em 113 anos, fê-la passar pelas etapas sucessivas de povoado, vila, distrito, município e comarca.
Da antiga "Vila de Bauru", passou a ser um dos municípios de maior progresso do estado de São Paulo.

Portugueses, Italianos, Japoneses e mais grupos imigrantes, vieram juntar o seu ao suor dos Bauruenses, no esforço comum de tirar do labor de seus braços e do facho inapagável de sua inteligência, uma cidade que conserva do mineiro João Batista de Araújo Leite, seu primeiro senhor, não só a pitoresca geografia de suas ruas, avenidas e logradouros, mas principalmente aquele toque de heroísmo e grandeza, que só nas raças de gigantes se encontra.

BAURU, que em 1 Agosto de 2009 completou mais um ano, é parcela exemplar em pleno centro paulista, do novo estilo de civilização brasileira.
Estilo esse que se cifra na trilogia: desenvolvimento, industrialização e urbanismo.

"Cidade sem limites" ou "Coração de São Paulo", de quem falarão melhor do que as palavras esta seqüencia de fotografias que minha câmera, entre surpreendida e maravilhada, capturou na homenagem que projetei para a comuna, que acaba de soprar as 113 velinhas de sua autonomia municipal.

Dados da Fundação SEADE:

População: 361.918 habitantes em 2009.
Taxa geométrica de crescimento anual da população: 1,54%
Frota automotiva: 181.342 em 2008 (CIRETRAN BAURU)
IDHM: 0,825

Façamos então, uma visita a "Cidade sem Limites":
1) Chegando a Bauru, pela rodovia Marechal Rondon, SP-300


2) Entrada da cidade, pela Rodovia Cesário César de Castilho, SP-321


A seqüencia de fotos seguinte (3 a 9), foi feita no terraço (andar 20) do Garden Hotel.

3)Av.Nações Unidas, Jd. Infante Don Henrique e Jd. Planalto, zona Sul.


4)Av. Nações Unidas e Jd. Planalto, zona Sul.


5)Av. Nações Unidas e Vila Universitária.


6)Av. Nações Unidas, Parque Vitória Régia, Vila Altinópolis e Higienópolis.


7)Jardim Panorama e Jardim Brasil


8) Catedral católica da USC, Jd. Brasil, rod. M. Rondom e Jardim Contorno.


9)Jardim Panorama, rod.M. Rondom, e Jd. Contorno.


10) Praça dos Expedicionários, no Jd. Bela Vista


11)Vista parcial da cidade, a partir do residencial "Spazio Bela Vista", na Bela Vista.


As fotos 12,13 e 14 nos mostram o "Parque Vitória Régia"
12)

13)

14)


BAURU é privilegiada pela sua localização central no estado e pela forte logística, incluindo rodovias duplicadas, ferrovias com bitola mista, uma EADI (Estação Aduaneira do Interior, com ramal ferroviário), além de um aeroporto de porte internacional que será brevemente homologado para cargas.

Conheçamos então esse equipamento, inaugurado em 10/2006:

15)Vista aérea do Aeroporto Estadual de Bauru, na divisa com Arealva.


16)Entrada do terminal de passageiros


17)Interior do terminal


18)Sala de espera para embarque


19)Vista panorâmica da USC, Jardim Brasil e Jardim Panorama, na zona Leste.


20) Vista panorâmica do Jd. Brasil, zona Leste


21)Vista panorâmica do Jd. Brasil e Higienópolis.
Nesse grande terreno, que ocupa um quarteirão, será erguida a segunda grande loja da rede Tauste de supermercados.


22) Av. Duque de Caxias e o bairro Higienópolis.


23) A rod. Marechal Rondom, corta a cidade de Norte a Sul, sendo que avenidas a sobrepõe, bem como passam por baixo da mesma, como podemos observar na foto.


24) "Totens" com informações gerais aos turistas, estão espalhados em pontos estratágicos da cidade. O da foto encontra-se no terminal rodoviário.


25)Terminal Rodoviário de Bauru


26)Interior do terminal, com praça de alimentação


27)Plataforma de embarque


28)Área de desembarque


BAURU é altamente privilegiada por ser pólo educacional, possuindo 12 instituições de ensino superior, com uma população universitária de aproximadamente 30.000 alunos.

A partir de agora, conheceremos algumas instituições de ensino superior que dão a BAURU essa gloriosa condição.

29)Campus da USP (Universidade de São Paulo) .Faculdade de odontologia de Bauru. Uma das melhores da América Latina. Esse Campus é tão grande, que para fotografá-lo por inteiro, precisei de 3 fotos, que serão observadas na seqüencia:


30) Vista parcial do campus da USP, com campo de futebol, e rotatória da Alameda Octávio Pinheiro Brizola.


31) Campus da USP com os alojamentos.


32) Campus da USP e Hospital do Centrinho


33)Skyline da cidade, visto a partir da rodovia Bauru-Marília. Note os dois trilhos, sendo um de bitola larga (liga São Paulo - Bauru - Panorama) e o outro de bitola estreita (liga Bauru a Corumbá - MS)


34)Igreja católica, no centro


35)Templo Japonês Tenrikyo.
Este é o único templo dessa religião na América Latina.
Está localizado na Vila Independência, zona Oeste.


36)Templo evangélico, localizado no Jd. Bela Vista.


37) UNESP BAURU.
Este Campus é o maior do interior e abrange a maior quantidade de cursos que a UNESP disponibiliza em uma só cidade. Está localizado na região sul de Bauru.


38)USC - Universidade do sagrado Coração, localizada no Jardin Brasil, zona Leste.


39) Faculdade IESB (Instituto de ensino superior de Bauru), localizado no centro.


40)FATEC Bauru, prestes a inaugurar prédio próprio. Localiza-se na Av. Duque de Caxias, Altos da Cidade.


41)Jardim Botânico de Bauru. Entrada


42) O Jardim Botânico é uma excelente opção para lazer e está localizado ao lado do Zoológico Municipal.


43) Zoológico de Bauru
Com cerca de 500 animais de 250 espécies, o Zoológico de Bauru, instalado em 50 alqueires de matas do Parque Ecológico Municipal,recebe em torno de 150.000 visitantes por ano, da cidade e região. É um dos maiores do estado.


44) Vista parcial da cidade a partir da zona Norte.


45) SESC Bauru.
Localizado na Av. Aureliano Cardia, Higienópolis, o equipamento é uma ótima opção de lazer.


46)Sede da Polícia Federal, na Av. Getúlio Vargas, zona Sul.


47)Poupatempo Bauru, Av. Nações Unidas, centro.
Este prédio, um antigo armazém ferroviário, foi totalmente restaurado para esta finalidade.


48)Localizados aos fundos do armazém do Poupatempo, estes carros de passageiros, da Estrada de Ferro Noroeste do Brasil, construídos nas oficinas de Bauru, em 1933, abrigam a Secretaria Municipal de Cultura, com sala de leitura e uma lanchonete respectivamente.


49) Av. Naçoes Unidas, sentido sul e vista parcial da cidade.


50) Bairro Higienópolis.


51)Av. Luís Edmundo Carrijo Coube.
Localizada na zona leste, ela faz a ligação entre a Av. Nações Leste e a Unesp.


52)Hospital Estadual de Bauru
Localiza-se na Av. Nações Unidas, Presidente Geisel.


53)Hospital de Base de Bauru
Localiza-se no bairro Altos da Cidade.


54)Hospital Beneficiência Portuguesa de Bauru.
Localiza-se também no bairro Altos da Cidade.


55) Alameda Quality Center.
Ponto de parada obrigatória para todos os ônibus interurbanos da empresa "Reunidas", na rodovia Marechal Rondom, ao lado da UNIP.


56) No Alameda, além da grande variedade na grande praça de alimentação, há também o comércio de todos os tipos de "Souveniers", livros, brinquedos...
Mas o que atrai grande público, são além de famosos shows musicais mensais, as 4 salas de cinema de ultima geração, equipadas com a tecnologia THX.


57)Jardim América, angares e pista do aeroclube à frente.


58)Densidade no Jd.América, zona Sul.


59)Jd.América e Jd. Europa, zona Sul


60)Jardim Europa e os condomínios fechados Villagios 1,2 e 3.


61)Av. Getúlio Vargas, a mais charmosa e elegante da cidade, na zona Sul.


62) Av. Getúlio Vargas, foto 2


63) Av. Getúlio Vargas, foto 4


64) Praça Portugal e bancos.


65)Praça Portugal vista de cima.
É possível ver os bairros:Estoril 1, Jd. Planalto e Vila Regina


66) Vista parcial da zona sul e Jd. Estoril 1
Este prédio Azul escuro e branco, mais próximo da foto, era para ser mais alto, porém, por causa da proximidade com o aeroclube, a justiça obrigou a construtora a parar de levantar os andares, que leva somente um apartamento por pavimento.
Dois milhões de Reais é o preço que se paga por um único apartamento neste edifício.


67)Jd. Estoril 1


68)Jd. Estoril 2,3 e 4


69)Bairro Altos da Cidade.
Essa construção grande, branca e nova é a loja 1 do Supermercado Tauste.


70)Rua Rio Branco e os prédios da rede de hotéis Howard Jhonson´s


71)Praça da Paz, Av. Nações Unidas


72) Praça da Paz, foto 2


73)Av. Nações Unidas, sentido centro


74)Av. Nações Unidas, sentido Norte


75)Av. Nações Unidas, na região central.


76)Av. Nações Unidas e Vila Universitária


77)Av. Nações Unidas Leste.
É possível ver na foto, da esquerda para a direita, no canto superior, O Wall Mart Supercenter, a concessionária de automóveis Citroen e o Bauru Shopping Center, além do Skyline.
Grande curiosidade toma conta da população em se tratando do que será construído nesse gigantesco terreno terraplanado. Sabemos que uma das obras é uma grande concessionária Woskswagen.


78)Av. Nações Unidas ao entardecer


79) Av. Nações Unidas ao entardecer e o Bauru Shopping Center, no canto superior esquerdo da foto.


80)Interior do shopping


81) Interior do shopping, foto 2


82) Praça de Alimentação


83) Praça de Alimentação, foto 2


84) No Bauru shopping, há 5 salas de cinema, administradas pelo grupo "Cinemark", equipadas com a tecnologia com a tecnologia THX.


85)Jardim Planalto, visto do Bauru Shopping


86) Jardim Panorama e Av. Nações Unidas, vista do condomínio Trianon


87)Av. Nações Unidas e Skyline sentido Norte, vistos do mesmo local


88)Jd. Planalto, Vila Universitária e Av. Nações Unidas, sentido Norte


89)Praça das Cerejeiras, Altos da Cidade


90) A Praça das Cerejeiras, abriga o "Palácio das Cerejeiras" que é a sede da prefeitura municipal, como podemos ver na foto.


91)Horto Florestal de Bauru
Localizado na Av. Rodrigues Alves, zona Leste, é uma ótima opção para caminhadas


92)Av. Rodrigues Alves sentido Oeste e trevo do Jardim Redentor, zona Leste.


93)Av. Rodrigues Alves, sentido distrito industrial 2, zona leste


94)Panorâmica noturna do centro e Av. Rodrigues Alves


95)Museu Ferroviário Regional de Bauru.
Localizado na rua Primeiro de Agosto, ao lado da estação ferroviária, o museu abriga o acervo da Companhia Paulista de Estradas de Ferro (CP), Estrada de Ferro Sorocabana (EFS) e da Estrada de Ferro Noroeste do Brasil (NOB).


96) Estação ferroviária central da NOB


97) Gare da estação
Nos tempos gloriosos da ferrovia no Brasil, em Bauru, houve movimento diário de 28 trens de passageiros, visto que 3 eram as empresas ferroviárias particulares que operavam nesse equipamento. Eram elas: Companhia Paulista de Estradas de Ferro (CP), Estarda de Ferro Sorocabana (EFS) e Estarda de Ferro Noroeste do Brasil (NOB)


98)Entroncamento ferroviário no centro. Notem a estação no canto esquerdo da foto.


99) Vista aérea das oficinas da Estrada de Ferro Noroeste do Brasil, atual ALL.


100)Rua 13 de Maio, Centro e Jd. Bela Vista


101)Rua Primeiro de Agosto, em sua totalidade.
Note a estação ferroviária no final da rua.


102)Câmara Municipal, no centro antigo


103)Tradicionalíssima rádio AM da cidade instalada em residência antiga.


104)Prédio Drogasil


105)Calçadão da rua Batista de Carvalho


106) Rua Virgílio Malta


107) Antigo Hotel e Banco


108)Elevado João Simonetti e centro


109)Av. Dr. Nuno de Assis, sentido centro


110)Av. Nuno de Assis, sentido Leste


111)Av. Mussa Tobias e Skyline da cidade, zona Norte


112)Faculdades Anhangüera, na Av. Mussa Tobias, zona Norte


113)UNIP Bauru, na rodovia Marechal Rondon, zona Sul


114)ITE. (Instituição Toledo de Ensino) Tradicional faculdade de direito de Bauru, localizada na Vila Pacífico 1, zona Oeste.


115) Bela Torre em frente a ITE.


116)Skyline da cidade, visto da rodovia Bauru-Marília


117)Aeroclube de Bauru
Localizado no Jd. Aeroporto, zona sul, o Aeroclube de Bauru é referência internacional em formação de pilotos comerciais e privados, mecânicos e aeromoças.


118) Estrutura dos hangares, pista e o Jardim Aeroporto, na zona Sul


119)Panorâmica da cidade, vista do bairro Alto Paraíso, zona Oeste


120)Av. Nações Unidas, Vila Altinópolis e centro


121)Av. Nações Unidas e Vila Nise


122)Av. Nações Unidas, Parque Vitória Régia e zona Sul


123)Templo evangélico IURD, no centro


124)Igreja Santa Terezinha e praça Rodrigues de Abreu, no centro


125)Santuário Nossa Senhora de Fátima, no Jd. Estoril 1, zona Sul


126)Av. Lisboa Jr. sentido Oeste, viaduto e bairros da zona Oeste


127)Av. Lisboa Júnior, sentido Av. Duque de Caxias e zona Leste


128)Vista Panorâmica do Jd. Estoril 1,2,3 e 4


129)Av. Comendador José da Silva Martha, zona Sul
Ela faz a ligação Sul - Sudoeste


130) Av. Comendador José da Silva Marta, foto 2 sentido recinto Melo Moraes


131)Alameda Octávio Pinheiro Brizola, sentido centro.


132) Alameda Octávio Pinheiro Brizola, sentido aeroclube


133)Bosque da Comunidade.
Boa opção para os moradores da região em se tratando de caminhadas.


134) Bosque da Comunidade visto do andar 26 do edifício "Arte Brasil"


135)Vista panorâmica da vila Altinópolis, a partir do andar 26 do residencial "Arte Brasil”


136)Av. Duque de Caxias, no momento em que sobrepõe a Av. Nações Unidas e Bairro Higienópolis


137)Vila Cardia e Av. Nações Unidas.


138) Linda panorâmica do Parque Vitória Régia (cartão postal de Bauru), Jd.Brasil e Jd. Planalto.


139) Vila Nise e zona Sul, a partir do andar 26 do residencial “Arte Brasil”.


140)Destaque para o prédio do Hospital do Centrinho, que realiza complexas e gratuitas cirurgias em pessoas de vários lugares do Brasil e até fora dele, que nascem com lesões lábio-palatais.


141)Jardin Nashalla e Vila Santa Tereza





Quem quiser ver as fotos em tamanho real, basta clicar em:
http://s112.photobucket.com/albums/n194/AdrianoBauru/Fotos de Bauru - SP 2009/?start=all

Espero que tenham gostado e muito obrigado pela visita!
 
See less See more
141
#2 ·
Grande Adriano Baurú!! Grande Baurú! Pô, pensei que você já tinha abandonado o fórum e vc faz um thread desses?? Você deveria ter postado no fórum principal. Tomara que a moderação mude esse thread para lá! Enfim, bom saber que tem alguem ainda para representar tão bem essa cidade!!
 
#4 ·
Grande amigo Pé vermelho!
Cara, eu sumi por um bom tempo, estava até sem PC, mas agora estou de volta!
Eu não sei postar o THERAD no fórum principal.
Peça ao moderador para movê-lo para lá por mim, afinal, fiquei muito tempo longe.

obrigado pela visita!!!:)
 
#11 ·
:lol: Obrigado amigo! É bom saber que vocês gostaram, até por que foi um tanto trabalhoso, fora algumas briguinhas com a namorada, tipo: " você só fica tirando fotos e não fica comigo" :eek:hno:hauahuahauahuahauahua, embora em muitas ocasiões eu a convidava e levava...:cheers:

Mas no final da tudo certo!
 
#8 ·
Perfeito seu thread, pode tirar até férias que vai demorar para analisar foto por foto viu? hehehehe : Linda cidade, desenvolvida, e de um belo skyline. :applause: :cheers:


__________________________________________________
.:: Santo Antônio de Jesus :: A capital do Recôncavo ::.
O comércio mais barato da Bahia!
Threads: SAJ 1 - SAJ 2 - SAJ 3

 
#9 · (Edited)
Bauru � uma cidade que me surpreendeu e muito!
Vou periodicamente at� l�, e j� estou quase de mudan�a, assim que houver vaga na empresa.
As pessoas s�o super discretas, as vezes a sensa��o � que estamos me Sampa (no sentido de relacionamento pessoal), a cidade � ao mesmo tempo aconchegante e movimentada, tem um clima excelente, e me conquistou!
Parab�ns adriano por este maravilhoso thread, de encher os olhos! :applause:
Parabéns Bauru por sua importância e desenvolvimento, que tanto nos orgulha!
 
#10 ·
Olha, estas fotos definitivamente acabaram (ou ao menos diminuíram em grande parte) com a sensação de estagnação que tive de Bauru quando a visitei. Possivelmente passei apenas pelos pontos ruins da cidade.
 
#14 ·
Então amigo, com certeza, os lugares que visitou foram os que estão abandonados, largados, principalmete em alguns lugares do centro antigo, pois como disse anteriormente, veio para uma reunião nos correios. Não sei se veio no prédio do centro, mas se foi lá, certamente conheceu um lugar que precisa ser revitalizado o quanto antes!

Quando voltar, tente conhecer os outros lugares, bem como saborear o lanche BAURU original, que é encontrado no "SKINÃO" , no Jd. Estoril 1e no "BAURU CHIC", um estabelecimento ao lado do Bauru shopping.

Até breve!^^
 
#21 ·
Bauru parece ser uma boa cidade...As fotos estão ótimas!
 
#27 ·
Muito obrigado pela visita e pelas palavras de incentivo!
Sobre a quantidade de fotos, pensei em não postar tantas, entretanto, enorme dor no coração senti ao tentar fazê-lo, visto o trabalho que tive e além disso, deixar de mostrar alguns lugares importantes seria injusto tanto para os foristas, quanto para a cidade, portanto, peço desculpas para as pessoas que têm conexão com a internet um pouco mais lenta (embora minha conexão também seja lenta), e espero que continuem visitando e comentando.
 
#23 ·
Fui para Bauru em julho também fazer um concurso e fiquei no hotel da foto 78 e fiz prova na faculdade da foto 129. é uma cidade que me agradou muito e que trocaria fácil Maringá por Bauru. Me impressionou muito a estrutura da cidade, e tem um clima muito bom também. Gostei muito dessa cidade!!!!
 
#29 · (Edited)
A cidade parece ser bem agradável, tem uma densidade muito boa e também a urbanização, o Terminal do Aeroporto é bem organizado por dentro, gostei.

Parabéns pelo thread.
 
#36 ·
Bauru foi uma cidade muito melhor. Infelizmente a pobrezinha não tem tido sorte com políticos. Atualmente temos um prefeito que não queria o cargo e uma vice-prefeita, do PT, que acredita ser prefeita (o único jeito que conseguiu se eleger: não disputando cargo algum, apenas parasitando a popularidade do atual prefeito.).

Apesar da força e da coragem da iniciativa privada da cidade, o peso morto que é o governo (o último prefeito não possuia partido. Vejam só como são bem articulados os governantes da cidade.), com seus 8000 funcionários públicos que geram pouco resultado, desiquilibra o desenvolvimento da cidade.

Bauru não é toda ruim, possui muitos indicadores sociais bons se comparada à outras cidades do mesmo porte, só que já foi e poderia ser muito melhor.

Espero que com o desenvolvimento do estado e do país, e com a possível eleição de um presidente de verdade, pelo menos mediano que já é algo maravilhoso para o país (Não citei nomes, pode ser tanto o Serra quanto o Cristovam ou o Gabeira/Marina.), a cidade volte aos trilhos, melhor se fosse literalmente, e volte a desempenhar papel de destaque no interior de SP.

Tenham um bom dia e cuidem-se.

Até mais.
 
#41 ·
É meu amigo Tamarindo...

Fico as vezes triste, imaginando o quanto Bauru perdeu com os péssimos "políticos" que "administraram" a cidade.... Contudo, a cidade ainda cresce (principalmente de uns 3 anos para cá), e possui bons indicadores econômicos, quando comparados com cidades do mesmo porte.
Tenho esperança de que com o desenvolvimento do país e do estado, a cidade "volte aos trilhos", como foi em um passado não muito distante :cheers:
 
#38 ·
Bem legal o thread! Simpatizo muito com Bauru, a minha mãe morou aí por um tempo! Vou mostrar pra ela essas fotos, ela vai gostar! :)

Bauru parece ser uma boa cidade, bem estruturada... Deve ser bom morar aí... Só a acho um tantiiinho sem graça, heheh... Não sei, de repente pelo fato de a maioria das fotos que eu vejo daí são aéreas e tal... Aliás, seria legal tirar mais fotos ao nível da rua, de casas, construções interessantes (sugestão ;))...

Bah, mas como eu invejo essas estradas paulistas (foto 1)... Será que eu vou estar vivo pra ver a BR 116 entre Pelotas e Porto Alegre duplicada assim? Acho que não vou ver nem a BR 392 duplicada entre Pelotas e Rio Grande, meros 50km (!)... :(

Parece ser boa a rodoviária de Bauru... Tá, não é boniiita, mas me pareceu ser adequada, limpa, com uma infra boa...

A minha mãe estudou aí, na Faculdade de Odontologia de Bauru (foto 32)... É bem famosa, uma das melhores do país ou da América Latina mesmo, heheh...

Gosto muito de casas como a da foto 115... Tem muitas assim em Bauru?

Bonita essa Alameda Octávio Pinheiro Brizola... Agradável, bem arborizada... Gostei!

É isso! Valeu pelas fotos! :eek:kay: Ah, e parabéns, Bauru! :D
 
This is an older thread, you may not receive a response, and could be reviving an old thread. Please consider creating a new thread.
Top