SkyscraperCity Forum banner

Rede Nacional de Expressos

88K views 238 replies 36 participants last post by  Andre_idol 
#1 ·
A Rede Nacional de Expressos surgiu em 1995, com a missão de assegurar o transporte público de passageiros e mercadorias entre as principais cidades e vilas de norte a Sul de Portugal.
Actualmente, com uma rede de concessões de 42 mil quilómetros, a Rede Nacional de Expressos assegura a ligação entre centenas de destinos, várias vezes ao dia, garantindo um elevado padrão de qualidade e segurança, o que a torna preferida por milhões de passageiros.
 
#53 ·
Mas a taxa de acidente dos aviões tambem é muito muito mas muito baixa. Sem certezas mas deverá ser inferior à dos autocarros.


Os autocarros de 2 pisos da RNE fazem serviço suburbano entre Braga e Guimarães e já os vi a fazer uma carreira "rural" aqui onde eu moro também. Isto ao serviço da Transdev.
 
#54 ·
Muitos deles deixaram de vez de fazer serviço para a Rede Expressos. Agora fazem carreiras e serviço escolar. Não estão é para gastar dinheiro a pintá-los, qualquer dia são abatidos.

Claro que andar de avião é muito mais seguro que andar de autocarro. Mas o que eu estava a dizer tambem é que em centenas de viagens de autocarro há um acidente de vez enquando. A probabilidade é baixa.
 
#65 · (Edited)
Não me expressei bem, desculpa. Todas as empresas donas da Rede Expressos são fornecedoras de viaturas e funcionários. Esqueci-me de integrar a Vimeca no grupo. Quando disse dona da concessão refiro-me ao facto de ser dona da empresa, logo das concessões embora sejam também partilhadas por outras empresas accionistas da Rede Expressos.

Claro que o que dizes faz todo o sentido. A linha 50 (Lisboa-Fátima-Porto-Braga/Viana do Castelo) também é partilhada pela Estremadura e Rodoviária de Entre Douro e Minho por exemplo. A linha 25 (Lisboa-Seia) é partilhada pelas RBL, e Tejo; etc...
 
#70 ·
Boas tardes!

Este Domingo em Sete Rios antes de embarcar no Mercedes Tourismo que me levou confortavelmente para Coimbra tive opurtunidade de reparar nuns mercedes com a cor da rede de expressos e logotipo da RBI que estavam a efectuar serviço.

Pela distância não consegui confirmar mas deixo aqui a pergunta: Serão os novos Mercedes Tourismo RH? É que se sim são bastante diferentes dos "tradicionais". É muito curioso ver autocarros a fazer serviço expresso que, olhados à distância parecem mais um autocarro urbano... Já agora se alguém já andou neles, venha de lá o testemunho :p

PS: Sem certezas (e como não encontrei nenhuma foto ao serviço da RE) penso tratar-se deste modelo: http://www.mercedes-benz.es/content...ews_2009_2/busworld_kortrijk/Tourismo_RH.html
 
#71 ·
O unico senão desse modelo para longo curso é não ter uma bagageira tão grande. Desde que tenha sintos de segurança pode fazer uma viagem de qualquer distancia desde que possua tacógrafo.

É frequente ver Mercedes Integro (interurbanos/suburbanos) fazerem viagens grandes quando não há malas para transportar como por exemplo visitas de estudo de escolas ou transporte de pessoas para manifestações ou para o pic nic do Tony Carreira, etc...

O Mercedes Tourismo encontra-se na gama média entre o Integro e o Travego.
 
#72 ·
Posso-te dizer que ao longe cheguei a confundir com o Integro... Até me questionei "Que raio? Integros na rede de expressos?" Mas depois vi que não e hoje fiquei mesmo com a sensação que são estes tais Tourismo RH. A foto coincide e de facto o grupo joalto adquiriu 12 para os diferentes grupos operacionais pelo que bate certo ter visto 2 com o logotipo da RBI :)
Quanto aos tourismo "tradicionais", das viagens que efectuei não desgostei, sem ter amado contudo. Não os acho tão confortáveis como os modelos de carroçaria Winner da Caetano, ou os IRIZAR. Contudo nota para o habitáculo silencioso e bons acabamentos interiores.
Já agora o meu modelo preferido em termos de expresso continua a ser os "lionCoach". Apanho-os frequentemente em expressos da RBI (MAN) e acho-os fantásticos!
 
#73 ·
Desses todos só andei de Irizar. A empresa que mais apanhei na Rede Expressos tambem entre Lisboa e Coimbra foi a Transdev, e normalmente calhavam-me Marcopolo Viaggio II com chassis Scania ou MAN e Irmãos Mota Atomic com chassis DAF. Não desgosto destes modelos por acaso.
Não simpatizei muito com as Irizar PB de 2004 da Transdev que tinham estofos de tecido. Bem sei que já há umas mais recentes.
 
#82 ·
Nunca achei o Irizar PB nada de extraordinário.

Prefiro uma Sunsudegui Sideral ou uma Noge Turing, ou uma Mercedes Travego.
Até a Caetano Enigma em nova "batia-me" muito mais que a Irizar PB alguma vez "bateu".

:lol:

...mas verdade seja dita, nunca descansei enquanto não andei de Irizar PB. =)
 
#84 ·
Eu já apanhei overdose de IRIZAR :p

Não adoro, não odeio... PElo menos são geralmente confortáveis... Mas também depende do modelo de estofagem de bancos utilizado. Por exemplo alguns transdev usam os bancos normais com um estofo simples bem menos confortáveis que aqueles normais estofos negros em pele... Esses sim bem confortáveis!
 
This is an older thread, you may not receive a response, and could be reviving an old thread. Please consider creating a new thread.
Top