daily menu » rate the banner | guess the city | one on oneforums map | privacy policy (aug.2, 2013) | DMCA policy | flipboard magazine

Go Back   SkyscraperCity > Latin American & Caribbean Forums > Fóruns Brasileiros > Fóruns Regionais > Sul > Notícias da Região

Reply

Thread Tools
Old December 2nd, 2008, 06:29 PM   #1
Prometeu
Registered User

Likes (Received): 0

Procurador da República diz que "a RBS governa Santa Catarina"

Onde existe monopólio, a liberdade de imprensa deixa de existir.”

Em entrevista à Rafaela Mattevi e Cora Ribeiro, publicada na edição de novembro do jornal Zero, veículo laboratório do curso de Jornalismo da UFSC, o Procurador da República Celso Tres disse que “vai enfrentar o oligopólio da RBS” porque o Grupo “tem uma posição totalmente dominante”, e que é a RBS “que governa o estado”, o que é “um escândalo”.

A empresa possui 18 emissoras de TV no RS e SC, além de dezenas de estações de rádio e uma dezena de jornais. O Procurador ressaltou que, quando a lei diz que ninguém pode ter mais de duas emissoras, é para evitar a concentração de poder, e que existe uma fraude no caso da RBS, porque os seus veículos de mídia pertencem a pessoas físicas diferentes, mas todos de uma mesma família, retransmitindo os mesmo programas e desrespeitando a legislação que determina que as TVs cedam espaço na programação para iniciativas locais.

Tres declarou que há dois anos trabalha em conjunto com procuradores estaduais na instrução de uma complexa ação, a partir de um Inquérito Civil Público (ICP) já em andamento. A ação tem três objetivos: “Primeiro, que a compra do AN” - realizada em agosto de 2006 - “seja desfeita; segundo, que seja cumprida a lei que diz que ela (RBS) só pode ter no máximo duas emissoras no estado; e terceiro, a implementação da programação local.” O MP também vai requerer que “um percentual de 30% de programação local no âmbito estadual e 15% em cada região, no mínimo” seja arbitrado pela Justiça. Ele antecipou que o Conselho Administrativo de Defesa Econômica, autarquia vinculada ao Ministério da Justiça, será réu na ação porque aprovou o negócio.

O Procurador contou que, embora o ICP não obrigue a existência de contraditório dos investigados, o MP ofereceu espaço para manifestação da RBS e do Ministério das Comunicações. Celso Tres denunciou que foi possível detectar que a RBS e o Ministério comunicaram-se sobre a resposta: para Tres, as alegações da empresa e do Ministério das Comunicações foram redigidas pela mesma pessoa, o que ele classificou como “uma piada”.

Segundo ele, a democratização dos meios de comunicação deveria ser assegurada através do combate a monopólios e oligopólios, que impõem danos ao consumidor, mas não dá para esperar que os poderes Executivo e Legislativo sejam menos subalternos à pressão de um grande grupo como a RBS. Tres duvida, por exemplo, que algum deputado federal de SC proponha uma legislação mais rígida, porque “a RBS vai fazer algumas reportagens contra o cara e ele está acabado. O cara não se reelege mais”.

O procurador enfatizou que não existe democracia sem imprensa livre, mas a liberdade de imprensa pressupõe pluralidade, esclarecendo que onde existe monopólio, a liberdade de imprensa deixa de existir.

Tres denunciou manipulação de informações durante a última campanha para governador em SC, quando a RBS divulgou maciçamente dados de pesquisas que garantiam não haver chance de segundo turno, o que acabou ocorrendo. No segundo turno, nos dados divulgados pela RBS, a diferença entre Amin e LHS era de mais de vinte pontos percentuais, mas o resultado das urnas apontou uma diferença de apenas 5% entre os dois. Um caso semelhante de manipulação pela RBS já havia sido denunciado anos antes no Rio Grande do Sul. “Todo mundo sabe que a indução maciça eleitoral em favor de um ou outro candidato influi diretamente no eleitorado. E para resolver isso não adianta impedir as pesquisas ou querer tirar do ar a emissora. A questão está justamente em permitir a pluralidade”, defende Celso Tres.
=========================================================
http://www.ilhacap.com.br/

Uma pena que um estado tão rico como o nosso ser dominado por uma empresa tão ridícula como esta. Não digo que o cara exagerou, pois é a mais pura verdade!
Prometeu no está en línea   Reply With Quote

Sponsored Links

Old December 2nd, 2008, 08:06 PM   #2
schmidt
Registered User

schmidt's Avatar

Likes (Received): 45

E o Brasil não seria governado pela Globo então?

Mas bom, eu realmente acredito que a força da RBS aqui é gigantesca, ainda mais sendo apoiada pela Globo. Em Blumenau eles são praticamente o único emissor de mídia, já que o maior jornal da cidade é deles e também a rádio mais popular (Atlântida). Sobra muito pouco espaço para os outros.

Em Balneário Camboriú, por exemplo, existe o Jornal de Santa Catarina com o caderno de Itajaí, mas lá existe um jornal local mais forte, e é incrível a maneira como a RBS maquia ou omite algumas informações. O Diarinho (eu sei que pode não ser a melhor fonte de informações) traz diariamente notícias como roubos, assassinatos e tudo mais. A RBS não noticia absolutamente nada disso!
schmidt no está en línea   Reply With Quote
Old December 2nd, 2008, 08:08 PM   #3
Ap_Recife
Internacia lingvo

Ap_Recife's Avatar

Likes (Received): 2119

RBS = Rede Globo. Tá explicado, é genético.
Old December 2nd, 2008, 08:17 PM   #4
seumensageiro
Registered User

seumensageiro's Avatar

Monopólio da competência, quem não tem q não se estabeleça e chore...
melhor a Globo/RBS que Record/Igreja Universal/Edir Macedo
seumensageiro no está en línea   Reply With Quote
Old December 3rd, 2008, 01:21 AM   #5
Mbv-POA
Registered User

Mbv-POA's Avatar

Likes (Received): 18

Quote:
Originally Posted by seumensageiro View Post
Monopólio da competência, quem não tem q não se estabeleça e chore...
melhor a Globo/RBS que Record/Igreja Universal/Edir Macedo
Concordo! Não acho a RBS a melhor empresa do mundo, tenho críticas a ela, mas tb tenho que reconhecer que NENHUM outro grupo de comunicação (pelo menos no RS) chega aos pés da RBS em qualidade. Na verdade, minhas críticas são contra alguns jornalistas da RBS (o que, de qquer maneira, já demonstra que há opiniões divergentes dentro dos veículos da empresa, o que é o mínimo).

Por exemplo, eu, que já andei passeando pelas edições on-line de vários jornais do país, posso dizer que o site da RBS é certamente um dos melhores do país, talvez o único que disponibiliza todo o conteúdo dos jornais no site (a Globo, a Gazeta Mercantil, a Gazeta do Povo (PR) e outros não fazem isso), com vários recursos tecnológicos legais. A RBS é, de fato, melhor que as outras empresas de comunicação, na minha opinião.

Acho que essas críticas sempre existirão, pelo fato de a RBS realmente ser majoritária no RS e SC, mas não trocaria ela por outro... Sendo que tb é importante ter um grupo de comunicação respeitado e forte, ao invés de várias emprezinhas fragmentadas...

Posso esta errado, mas não conheço nada realmente concreto que indique que a postura da empresa (e não dos jornalistas dela!) é anti-ética, que demonstre que ela busque o lucro fora das 'regras do jogo'...

Ah, e a relação GloboXRBS não é essa maravilha toda... a Globo já deu rasteira na RBS na época das privatizações (a RBS comprou parte da antiga CRT, no RS, e queria entrar nas comunicações em nível nacional, e daí a Globo cortou as asinhas deles. O interesse da Globo é que eles fiquem só no sul, e até a entrada da RBS no Paraná é dificultada).

E esse procurador Celso Tres é figura já famosa no sul, sempre criou polêmica (trabalhou no PR, em Caxias(RS), e agora em SC), sempre comprou brigas 'grandes'...

Last edited by Mbv-POA; December 4th, 2008 at 12:10 AM.
Mbv-POA no está en línea   Reply With Quote
Old December 3rd, 2008, 02:19 AM   #6
FlicK
Arquiteto e Urbanista

FlicK's Avatar

Likes (Received): 1664

Eu odeio a Globo, mas tenho simpatias com a RBS. As duas, apesar de praticamente iguais, são bem diferentes. A RBS não é tão focada em manter uma transmissão para pessoas sem cultura, como a Globo, então investe em programas mais 'cult', no cinema independente, nos curtas. Eu gosto disso, ela dá muito espaço e valor à cultura local. Em muitos pontos é criativa, até mesmo na tentativa de fazer os gaúchos de baixa renda terem acesso ao Jornal e ás informações. Pena que, quando há pouca concorrência, o padrão tende a abaixar.
FlicK no está en línea   Reply With Quote
Old December 3rd, 2008, 02:33 AM   #7
Positronn
Registered User

Positronn's Avatar

Likes (Received): 1445

Engraçado, pq a RBS concentra grande parte das suas informações na "Grande Florianópolis". Não que Floripa não tenha importância, mas a RBS trata ela como se fosse uma metrópole, como Curitiba é para o Paraná ou POA é para o RS. Em SC é completamente diferente, geralmente se referem a Joinville ou Blumenau como cidades quaisquer do estado.

Não consigo perceber a RBS omitindo muitas informações. Aliás, eles são bem mais imparciais do que os seus concorrentes (principalmente falando de jornais), que adoram debulhar o pau na prefeitura, quero só ver agora, que mudou a situação.
Positronn no está en línea   Reply With Quote
Old December 3rd, 2008, 02:35 AM   #8
juniorzzi
on my way to the OR trail

juniorzzi's Avatar

Likes (Received): 2125

hahahaha
Normal isso!
A Rede Gazeta Governa o ES tb..
2 jornais de grande circulação mais 4 emissoras de TV e algumas rádios!
=X
juniorzzi no está en línea   Reply With Quote
Old December 3rd, 2008, 02:50 AM   #9
Cristian _
Registered User

Cristian _'s Avatar

Likes (Received): 19

Quote:
Originally Posted by Positronn View Post
Engraçado, pq a RBS concentra grande parte das suas informações na "Grande Florianópolis". Não que Floripa não tenha importância, mas a RBS trata ela como se fosse uma metrópole, como Curitiba é para o Paraná ou POA é para o RS. Em SC é completamente diferente, geralmente se referem a Joinville ou Blumenau como cidades quaisquer do estado.
RBS só serve pra falar da "Grande Florianópolis" e citar com desdém o nome das cidades do interior de SC.

Quote:
Originally Posted by Positronn
Não consigo perceber a RBS omitindo muitas informações. Aliás, eles são bem mais imparciais do que os seus concorrentes (principalmente falando de jornais), que adoram debulhar o pau na prefeitura, quero só ver agora, que mudou a situação.
Isso é verdade hahaha
Cristian _ no está en línea   Reply With Quote
Old December 3rd, 2008, 05:09 AM   #10
Samuel - VDC
Vitória da Conquista (BA)

Samuel - VDC's Avatar

Likes (Received): 228

Quote:

Eu que ''acabei de chegar'', mesmo morando há 10 meses em SC, percebo o descaso (que não é pequeno) da RBS em relação ao interior do Estado. Eu nem vou dar minha opinião completa sobre isso...
Samuel - VDC no está en línea   Reply With Quote
Old December 3rd, 2008, 05:13 AM   #11
David de andrade
Joinville-SC

David de andrade's Avatar

Likes (Received): 570

A RBS, trata Joinville como uma cidade qualquer, ele querem passar a imagem de Florianopolis, como se fosse a cidade mais importante do Brasil, Joinville sempre fica pra escanteio, querem que Joinville passe despercebido- Fazem comentarios do Tipo assim -- Joinville eh a cidade mais industrializada do interior de SC - ou -- Joinville eh a maior cidade do interior de SC, as vzs falam -- Joinville eh uma das principais cidades de SC. Nao que esteje errado, mas ai eles passam aquela impressao que se eh a maior do interior, nao eh a maior do estado, simplesmente, querem por que Florianopolis eh a principal cidade de SC.
As informacoes sobre Joinville a nivel estadual eh pouca tambem, no caso dessa tragedia em SC devido as chuvas, ela nao fala absolutamente nada, o que faz parecer que Joinville nao sofreu nada com essas chuvas, sendo a cidade que mais choveu no Brasil em um unico mes (Novembro 2008).

A compra do jornal Anoticia, foi um absurdo, - o jornal ficou mais dinamico sim eh verdade, mas virou uma filial do Diario Catarinense, trazendo mais noticias de Florianopolis, do que de Joinville.

A Record eh melhorzinha que a RBS, mas tambem vai pro mesmo lado, sempre glorificando Florianopolis, o mesmo acontece com a TVBV.

Se o vale e o norte, virassem um estado -- Florianopolis quebraria, iria a falencia

Last edited by David de andrade; December 3rd, 2008 at 05:22 AM.
David de andrade no está en línea   Reply With Quote
Old December 3rd, 2008, 05:03 PM   #12
GemaBR
Registered User

Likes (Received): 16

Eu tenho RAIVA da RBS!!
Falam de Joinville como uma cidade inferior.
Estou estudando em Florianópolis, e uma coisa eu posso dizer, Joinville É a cidade que deveria ser considerada a metrópole de SC.
GemaBR no está en línea   Reply With Quote
Old December 3rd, 2008, 05:11 PM   #13
AcesHigh
Taking On The World

AcesHigh's Avatar

Likes (Received): 3284

Quote:
Originally Posted by schmidt View Post
O Diarinho (eu sei que pode não ser a melhor fonte de informações) traz diariamente notícias como roubos, assassinatos e tudo mais. A RBS não noticia absolutamente nada disso!

esse Diarinho é um primor do jornalismo

Last edited by AcesHigh; December 5th, 2008 at 06:48 AM.
AcesHigh no está en línea   Reply With Quote
Old December 4th, 2008, 03:45 AM   #14
Naipesky
Registered User

Naipesky's Avatar

Likes (Received): 3498

Quote:
Originally Posted by FlicKlings View Post
Pena que, quando há pouca concorrência, o padrão tende a abaixar.
Acho que quando se fala de TV, é o inverso.

E não vejo nada contra isso. Faz-se muito drama quanto à TV como meio de entretenimento, o que naturalmente não traz conteúdo aprimorado, que, sem frescura, é geralmente aborrecido.

Não existe entretenimento dirigido. Isso é ensino, e ensino não é entretenimento.

Outro drama é quanto ao "poder da mídia". Poder que pode ser afastado com um click no controle?
Tente afastar o presidente com um click.
Estão vendo filmes demais.
Old December 4th, 2008, 11:32 AM   #15
FlicK
Arquiteto e Urbanista

FlicK's Avatar

Likes (Received): 1664

Olha, Eu continuo achando que sem concorrência qualquer emissora acaba perdendo qualidade com o tempo.

Em relação a Joinville, me desculpem, mas Florianópolis e sua RM possuem mais habitantes. Além de ser a capital e uma das cidades turísticas mais importantes do Brasil.

Se no mundo inteiro utilizam os dados da RM toda, não sei por que aqui tem que ser diferente. Joinville por si só em diversos pontos é mais importante que Floripa, mas quando a sua RM (quase que totalmente conurbada) entra junto no balaio, a história muda um pouco e Joinville, quer queira ou não, passa sim a ser apenas a maior e mais desenvolvida cidade do interior catarinense. Se Floripa, aos olhos da RBS fosse menos interessante, ela estaria recebendo menos 'carícias' e investimentos pela RBS, que sempre busca o melhor - e maior - lucro.

Esta disputa Joinville x Florianópolis seria do tipo Campinas x Curitiba caso a cidade paulista ficasse no interior paranaense.
FlicK no está en línea   Reply With Quote
Old December 4th, 2008, 03:35 PM   #16
Cristian _
Registered User

Cristian _'s Avatar

Likes (Received): 19

errado, segundo a extinta RM de Joinville em 2005 ela possuia 1.024.212 hab. , enquanto a RM de Florianópolis possuia 841.552 hab. em 2006. Agora se voces partem do principio que, uma RM é formada a partir de municipios conurbados, isso são conceitos seus. A RBS busca maior lucro pois o dinheiro enviado do interior nunca volta pra cá. Assim como o estado de SC, ouso falar que nem a metade do que o estado manda pra Brasília, retorna.
Cristian _ no está en línea   Reply With Quote
Old December 4th, 2008, 03:39 PM   #17
Barriga-Verde
Registered User

Barriga-Verde's Avatar

Likes (Received): 9297

Quote:

Apesar desse forte regionalismo, a RBS trás muitas coisas boas também, afinal a duplicação da BR-101 trecho norte deve-se em muito à emissora, e a duplicação da BR-470 também está tendo seu apoio. Comanda o povo, pressiona os governos.
Barriga-Verde no está en línea   Reply With Quote
Old December 5th, 2008, 06:48 AM   #18
AcesHigh
Taking On The World

AcesHigh's Avatar

Likes (Received): 3284

eu havia postado imagens do Diarinho mas elas não apareceram. Melhor clicar direto no link.

olhem q primor de jornalismo...

http://pampalivre.info/racismo_catar...nti-gaucho.jpg

http://pampalivre.info/racismo_catar...i-gaucho_2.jpg
Old December 5th, 2008, 03:44 PM   #19
seumensageiro
Registered User

seumensageiro's Avatar

Existem denúncias que a Record está desviando as doações pros flagelados de SC pra serem entregues pelos pastores da IURD e assim angariarem mais ovelhas pro rebanho, se aproveitando da situação difícil dessas pessoas, carentes e desassistidas, presas fáceis pra conversa mole desses pa$tores sem vergonhas. A RBS nunca faria uma cretinice dessas.
seumensageiro no está en línea   Reply With Quote
Old December 6th, 2008, 02:46 AM   #20
El.Flash
Registered User

A RBS é uma ÓTIMA EMISSORA, com ÓTIMOS PRODUTOS. O Jornal do Almoço é o melhor jornal local do país na minha opiniao. Não sei qual consegue bater ele. Sobre Joinville, vocês não tem a afiliada daí? Então!?

Quote:
Originally Posted by David de andrade View Post
A RBS, trata Joinville como uma cidade qualquer, ele querem passar a imagem de Florianopolis, como se fosse a cidade mais importante do Brasil, Joinville sempre fica pra escanteio, querem que Joinville passe despercebido- Fazem comentarios do Tipo assim -- Joinville eh a cidade mais industrializada do interior de SC - ou -- Joinville eh a maior cidade do interior de SC, as vzs falam -- Joinville eh uma das principais cidades de SC. Nao que esteje errado, mas ai eles passam aquela impressao que se eh a maior do interior, nao eh a maior do estado, simplesmente, querem por que Florianopolis eh a principal cidade de SC.
Isso é mais cisma do pessoal de Joinville do que a realidade. E a RBS TV tem sua emissora em Joinville. Que falem de Joinville para o povo de Joinville. Mas a sede tem mais que ficar na capital oras

Quote:
Se o vale e o norte, virassem um estado -- Florianopolis quebraria, iria a falencia
Utópico. Não existe "Se" o Vale e o Norte virassem um estado. E enquanto esse "SE" não se consuma, Florianopolis vai ampliando seu comércio, seu turismo e o melhor de tudo: A indústria tecnológica, o futuro do planeta.

Quote:
Existem denúncias que a Record está desviando as doações pros flagelados de SC pra serem entregues pelos pastores da IURD e assim angariarem mais ovelhas pro rebanho, se aproveitando da situação difícil dessas pessoas, carentes e desassistidas, presas fáceis pra conversa mole desses pa$tores sem vergonhas. A RBS nunca faria uma cretinice dessas.
Outra mentira. Não existe denúncia ALGUMA contra a Record. Dirá uma prova sequer. E quem tiver dúvidas, que desconfie da auditoria da Trevisan, que tá fiscalizando as doações. Aliás, quem tiver dúvidas sobre isso, que vá amanhã a Navegantes onde já tem casa sendo entregue e o dinheiro arrecadado já seja suficiente para a construção de mais 400 iguais a essa.

Vamos ficar alertas ao que é dito por aí.
El.Flash no está en línea   Reply With Quote
Reply

Thread Tools

Posting Rules