daily menu » rate the banner | guess the city | one on oneforums map | privacy policy | DMCA | news magazine

Go Back   SkyscraperCity > Latin American & Caribbean Forums > Fóruns Brasileiros > Fóruns Gerais > Infraestrutura e Transporte > Infraestrutura e Transporte > Transporte Rodoviário

Reply

Thread Tools Rating: Thread Rating: 1 votes, 5.00 average.
Old August 6th, 2009, 04:54 AM   #1
EduPR
Boring User

EduPR's Avatar

Likes (Received): 76

PR | Rodovias do Paraná

Estou criando esse thread para discutir assuntos sobre a malha viária do Paraná, como necessidade de duplicação de rodovias, pedágio e obras.

Mapa:
http://www.ipardes.gov.br/pdf/mapas/...rodoviario.pdf

Fotos:

Site da econorte:

BR-369:

BR-153:

Contorno de Ibiporã:

PR-323:

Site Caminhos do Paraná:

BR-277:

Site Viapar:

BR-376:

BR-369

Depois eu posto mais fotos.
Se alguém quiser postar fotos fique à vontade.
EduPR no está en línea   Reply With Quote

Sponsored Links

Old August 6th, 2009, 05:36 AM   #2
Yuri S Andrade
Registered User

Yuri S Andrade's Avatar

Edu, tem essas postadas originalmente no meu thread de Rolândia:

Estrada do Caramuru, que liga Rolândia ao seu distrito de Caramuru, perto da rodovia Londrina-Maringá, no trecho do Contorno Sul:
1.

Panoramio by José Carlos Farina

Ponto de encontro da Rodovia Londrina-Maringá com a Estrada do Caramuru no trecho do Contorno Sul:
2.

Panoramio

Rodovia Londrina-Maringá, no trecho do Contorno Sul de Rolândia:
3.

4.

Last edited by Yuri S Andrade; August 6th, 2009 at 04:09 PM.
Yuri S Andrade no está en línea   Reply With Quote
Old August 6th, 2009, 05:47 AM   #3
marcovsk
Registered User

marcovsk's Avatar

Likes (Received): 423

Legal de viajar pelo PR são as paisagens, eu particularmente adoroooo

Quando se sai pra SP ou pro MS, já da uma mudada um pouco hehe..

No geral as estradas são bem boas, o que pesa mesmo é o pedágio abusivo.
marcovsk no está en línea   Reply With Quote
Old August 6th, 2009, 06:04 AM   #4
Yuri S Andrade
Registered User

Yuri S Andrade's Avatar

Concordo. As paisagens no PR são muito bonitas. A rodovia entre Londrina e Maringá (e outras no Norte do estado) é belíssima: soja, trigo, milho, café, uva, eucaliptos, skylines, a gente vê de tudo! Você tem razão: já cruzei diversas divisas estaduais, mas nunca vi uma transformação tão brusca quanto a existente entre PR e SP.

Evidentemente, não preciso nem comentar as rodovias que cortam a Serra do Mar. As paisagens são perfeitas.

Ainda assim eu prefiro as paisagens agrícolas. Não conheço o Oeste do estado, mas também deve ser muito bonito.

Last edited by Yuri S Andrade; September 7th, 2009 at 09:22 PM.
Yuri S Andrade no está en línea   Reply With Quote
Old August 6th, 2009, 06:58 AM   #5
exxebrazil
architecture student

exxebrazil's Avatar

Likes (Received): 1

Essa BR-277 entre Curitiba e as praias é um tapete, mas o preço do pedágio é uma facada!

Last edited by exxebrazil; August 6th, 2009 at 11:02 PM.
exxebrazil no está en línea   Reply With Quote
Old August 6th, 2009, 08:46 AM   #6
Kléston
Registered User

Kléston's Avatar

Likes (Received): 0

Bom.. minhas discussões a respeito das rodovias paranaenses serão sobre as que eu andei nestas férias..

A BR-277 faço pelo menos umas 10x por ano, conheço bem. O trecho Medianeira - Cascavel precisa de duplicação urgente (+20 anos de atraso). Dia e noite, o tráfego é intenso, as ultrapassagens são arriscadas, 3as faixas quase inexistentes (menos de 4km em 100). Tirar para o acostamento pra evitar colisões frontais em ultrapassagens é rotina pra mim neste trecho.

Ainda na 277, o trecho urbano de Cascavel é uma piada. 15km restritos à 70km/h ou menos, proibida a ultrapassagem em todo o trecho... Tráfego urbano e de longa distância em conflito, acessos aos bairros muito perigosos. Uma confusão de motos, pedestres e ciclistas pioram ainda mais. E o ápice do trecho, o trevo Cataratas, que sofreu umas 5 modificações nos últimos 2 anos, e ao invés da concessionária construir viadutos, resolveu o problema instalando semáforos em todos os cruzamentos da rotatória, um absurdo!!

E finalmente, a PR-092 entre Wenceslau Braz e Arapoti, no Norte Pioneiro.. Um trecho de 32km que levei quase 1h pra fazer, durante a noite. O estado atual da estrada dá pra dizer que é 'buraco com alguns asfaltos' e não asfalto com buracos.. Sem dúvida o pior trecho que já viajei em meus 70 mil km rodados. Vi 5 veículos no acostamento (mato) trocando pneu furado.. Fora isso, 95% do tráfego é de caminhões, e pra tentar evitar que os meus pneus furassem, andando devagar, quase fui atropelado pelos treminhões diversas vezes.. Um terror. Consultando o Mapa da 4Rodas, descobri que em todo o PR, atualmente, esse é o único trecho classificado como precário, onde a velocidade média não passa de 60km/h
Kléston no está en línea   Reply With Quote
Old August 6th, 2009, 02:37 PM   #7
.Kr'st_fer.
Registered User

.Kr'st_fer.'s Avatar

Likes (Received): 755

Uma vergonha, a espinha dorsal do Paraná, do trecho de Medianeira até Purunã (quase 500 km) que não estão duplicadas. Assim como outras ligações importantes. Palco de mortes constantes

No mais, as rodovias paranaenses proporcionam um show à parte, referente a belezas diversas.
.Kr'st_fer. no está en línea   Reply With Quote
Old August 6th, 2009, 02:42 PM   #8
.Kr'st_fer.
Registered User

.Kr'st_fer.'s Avatar

PR 467 - CASCAVEL - TOLEDO

Fonte Panoramio

Famosa rodovia por fazer brotar dentre as culturas, o skyline da cidade de Cascavel

Old August 6th, 2009, 02:50 PM   #9
Gui_p
Registered User

Gui_p's Avatar

A estrada que liga minha cidade a Ponta Grossa PR-151 é duplicada, está em perfeitas condições (igual a BR-376), agora eles estão reformando trocando todo o asfalto e alargando a pista me parece. O pedágio é R$6,50, mas vale muito apena.
Old August 6th, 2009, 02:55 PM   #10
EduPR
Boring User

EduPR's Avatar

Quote:
Originally Posted by Kléston View Post
Bom.. minhas discussões a respeito das rodovias paranaenses serão sobre as que eu andei nestas férias..

A BR-277 faço pelo menos umas 10x por ano, conheço bem. O trecho Medianeira - Cascavel precisa de duplicação urgente (+20 anos de atraso). Dia e noite, o tráfego é intenso, as ultrapassagens são arriscadas, 3as faixas quase inexistentes (menos de 4km em 100). Tirar para o acostamento pra evitar colisões frontais em ultrapassagens é rotina pra mim neste trecho.

Ainda na 277, o trecho urbano de Cascavel é uma piada. 15km restritos à 70km/h ou menos, proibida a ultrapassagem em todo o trecho... Tráfego urbano e de longa distância em conflito, acessos aos bairros muito perigosos. Uma confusão de motos, pedestres e ciclistas pioram ainda mais. E o ápice do trecho, o trevo Cataratas, que sofreu umas 5 modificações nos últimos 2 anos, e ao invés da concessionária construir viadutos, resolveu o problema instalando semáforos em todos os cruzamentos da rotatória, um absurdo!!
Esse trecho eu conheço muito bem, pois eu vou pra Foz uma três vezes por ano. Muitos trechos precisam de terceira faixa, onde uma ultrapassagem é uma armadilha mortal.
E nos arredores de Cascavel vira um caos, aquele semáforo ajuda muito pouco, pra não dizer que atrapalha. Cascavel é um entroncamento viário importantíssimo para o estado, não sei porque até hoje ainda não tem um anel viário.
Isso sem falar no preço do pedágio.
Old August 6th, 2009, 03:11 PM   #11
.Kr'st_fer.
Registered User

.Kr'st_fer.'s Avatar

PR 467 PERÍMETRO URBANO DE CASCAVEL

Atravessa toda a Zona Norte da cidade.

Fonte: Panoramio
Artemio Karpinski
Marcelo Marcio

Trevo Viaduto Jorge Lacerda

Viaduto Jorge Lacerda, para entrar em Cascavel

PR 467 atravessando área comercial e industrial

Altura do bairro Canadá

Viaduto da Barão Rio Branco. Liga para a PR 486. Futuramente ligação para nova rodoviário e o Aeroporto Regional do Oeste.

Viaduto da Piquiri. Liga à bairros de grande densidade demográfica: Brasmadeira, Interlagos e Tarumã, bairros este de classe média baixa.

Do alto do Viaduto da Jacarezinho, que liga à mais populosa região de Cascavel, a do Floresta. Não achei fotos do viaduto em si.

Passarela, única da rodovia. Liga aos bairros Brasília e Consolata.

Viaduto da Pioneira. Importante via de ligação para a zona norte

Rodovia recém inaugurada

Desemboca no Trevo Cataratas, um dos maiores entroncamentos rodoviários do Sul do país.

Old August 6th, 2009, 03:15 PM   #12
.Kr'st_fer.
Registered User

.Kr'st_fer.'s Avatar

Quote:
Originally Posted by Kléston View Post

Grande carma da cidade. Porém está em fase de implantação as marginais na rodovia 277 do Trevo ali onde termina a duplicação, até a Coopavel (onde se realzia o Show Rural). E implantação de dois viadutos (Cascavel Velho e da Laminadora).

Quanto ao Trevo, o DNIT iria implantar um complexo de transposições, mas como a rodovia doi concedida, vem se encontrando resistências quanto à obra.
Old August 6th, 2009, 03:18 PM   #13
.Kr'st_fer.
Registered User

.Kr'st_fer.'s Avatar

Quote:
Originally Posted by EduPR View Post
Esse trecho eu conheço muito bem, pois eu vou pra Foz uma três vezes por ano. Muitos trechos precisam de terceira faixa, onde uma ultrapassagem é uma armadilha mortal.
E nos arredores de Cascavel vira um caos, aquele semáforo ajuda muito pouco, pra não dizer que atrapalha. Cascavel é um entroncamento viário importantíssimo para o estado, não sei porque até hoje ainda não tem um anel viário.
Isso sem falar no preço do pedágio.

Inexiste 3º faixa na 277, andar por ela é expor-se ao mais grave risco. Uma vergonha sem tamanho. Ao anel viário, iniciou-se as obras do Contorno Oeste, e está discutindo-se os demais, mas se sair as obras no Trevo Cataratas, creio que não sairá.
Old August 6th, 2009, 03:27 PM   #14
Ricbit
BANNED

Likes (Received): 2

Ótimas as rodovias paranaenses: equipamentos bons, asfalto de tapete lisinho lindo e belíssimas paisagens circundeando-as.
Ricbit no está en línea   Reply With Quote
Old August 6th, 2009, 03:35 PM   #15
gabrielzoeste
Registered User

gabrielzoeste's Avatar

Likes (Received): 274

otimas rodovias no Parana,parece um tapete.E as paisagens são maravilhosas.
gabrielzoeste está en línea ahora   Reply With Quote
Old August 6th, 2009, 03:59 PM   #16
staliano
Registered User

Likes (Received): 0

Olá pessoal, sou novo por aqui...

Trabalho com recuperação de obras em rodovias, e gostaria de fazer alguns comentários sobre as rodovias paranaenses, aquelas que são concessionadas..

Bem, pelo pedágio abusivo cobrado, todas deveriam estar duplicadas, pois muitas apresentam volume diário de tráfego acima de 5000 veículos, que é um tráfego padrão de duplicação.

Percebe-se que as melhorias efetuadas pelas concessionários são apenas de pavimentação e sinalização, seja horizontal e vertical.

Muitas rodovias necessitam urgentemente de eliminação dos cruzamentos em nível, que por si só em rodovias com pedágio já é absurdo (ver foto 3) além de retificação de traçado e implantação de acostamentos.

Outro aspecto quanto à segurança é de existir em praticamente todas as pontes, em algumas rodovias, o estrangulamento da pista, pois também não apresentam acostamentos sobre as obras, em situação que possa proporcionar alto índice de acidentes.

Sem contar que muitas estradas tem o traçado em áreas de perímetro urbano, que já necessitam de vedação em relação ao tráfego local, com diversas lombadas que atrapalham o fluxo da rodovia, sem contar com passarelas e passagens em desnível.

Com exceção das paisagens, as rodovias do Paraná precisam de MUITAS melhorias, essas fotos com asfalto liso e faixa pintada não condizem com a realidade, em decorrência dos pedágior extorcivos.
staliano no está en línea   Reply With Quote
Old August 6th, 2009, 04:09 PM   #17
BR 364
** ÜBER ALLES **

BR 364's Avatar

Likes (Received): 1951

...

Last edited by BR 364; August 7th, 2009 at 05:28 AM.
BR 364 no está en línea   Reply With Quote
Old August 6th, 2009, 04:17 PM   #18
EduPR
Boring User

EduPR's Avatar

Concordo plenamente, staliano.
Pois realmente eu não abri esse thread com o intiuto de me gabar da infraestrutura viária do Paraná, mas sim pra discutirmos justamente essas melhorias que precisam ser feitas.
Como eu disse a uns posts atrás, eu viajo frequentemente cruzando o estado pela 277 e a única coisa que eu vejo o pedágio fazer são as famosas barreiras, que atrasam a viagem em mais de uma hora. Falta terceira faixa em muitos trechos, tem o estrangulamento nas pontes que você falou, além de ter trechos que já deveriam estar duplicados, mas nada é feito e o preço continua alto nos pedágios.
Old August 6th, 2009, 04:25 PM   #19
EduPR
Boring User

EduPR's Avatar

Uma comaparação entre a malha duplicada do PR e de SP:

Old August 6th, 2009, 04:33 PM   #20
Ice Climber
Registered User

Ice Climber's Avatar

Likes (Received): 1178

Apesar de alguns erros nas rodovias paranaenses, enxergo o estado do Paraná como a segunda melhor malha viária do país, atrás somente de São Paulo.

Viajar de Imbituba a Cascavel ou Corbélia é uma facada.
Ice Climber no está en línea   Reply With Quote

Reply

Tags
curitiba, paraná

Thread Tools
Rate This Thread
Rate This Thread:

Posting Rules