daily menu » rate the banner | guess the city | one on oneforums map | privacy policy | DMCA | news magazine

Go Back   SkyscraperCity > Latin American & Caribbean Forums > Fóruns Brasileiros > Fóruns Gerais > Arquitetura e Discussões Urbanas

Reply

Thread Tools Rate Thread
Old April 30th, 2009, 05:28 AM   #1
Faela
In the brig

Likes (Received): 1951

Calçadas de pedras portuguesas. Gosta ou odeia?

Calçadas de pedras portuguesas estão espalhadas por todo o Brasil a muito tempo. Uns gostam outros odeiam. Uns acham majestoso outros acham uma afronta ao bom urbanismo. O que acham?

Vamos debater!
Faela no está en línea   Reply With Quote

Sponsored Links

Old April 30th, 2009, 05:34 AM   #2
Faela
In the brig

Bom , eu particularmente destesto. Não por achar feio , algumas são até charmosas e bonitas como as calçadas de Copacabana, mas a constante má conservação é o pior de tudo. Vimos no thread do Tchello as bonitas calçadas da Paulista, bem cuidadas. Pra mim é o seguinte : pedra portuguesas não combina muito com um bom urbanismo . Na verdade é aquele tipo de coisa que "enche o saco", andar em ruas esburacadas, pedras soltas etc... E o o terror para as mulheres, além de cadeirantes, carrinhos de bebê e idosos. Calçadas de Pedras Portuguesas: Não, obrigada!
Old April 30th, 2009, 05:41 AM   #3
Tlag
Sou do eixo, sou do mal!

Tlag's Avatar

Likes (Received): 3

Não digo que seja uma afronta ao urbanismo, penso que ela seja bonita quando bem implantada e quando recebe manutenção constante e adequada, o problema é que elas fogem totalmente do conceito de facilidade de acesso a quem tem problemas de locomoção, como cadeirantes entre outros portadores de algum tipo de deficiência. Além disso, no Brasil geralmente não se costuma fazer manutenção adequada o que gera inúmeros remendos mal feitos e muitas calçadas com o tempo ficam com muitas imperfeições e desníveis, além de feio geram muito desconforto para andar. Mesmo quando boa ela não é confortável, já o modelo aplicado na paulista e que vai virar padrão na cidade não é linda e maravilhosa, mas tem um aspecto limpo, para andar é perfeito e para deficientes é a mais adequada.
Old April 30th, 2009, 05:56 AM   #4
Tlag
Sou do eixo, sou do mal!

Tlag's Avatar

Quem já andou na Paulista com as pedras portuguesas sabe muito bem que naquela época as calçadas estavam horríveis, cheias de buracos, desníveis entre muito outros problemas. Mesmo nos locais onde a manutenção era constante como exemplo as de frente para o Conjunto Nacional, o conforto é muito baixo, hoje mesmo ainda existe trechos que mantém elas por serem tombadas e não poderem ser removidas.

Passado (Autor desconhecido)

Presente(Foto Tchelllo Thread:http://www.skyscrapercity.com/showthread.php?t=859118)

Falem se querendo ou não está hoje está absurdamente melhor?

Last edited by Tlag; April 30th, 2009 at 06:07 AM.
Tlag no está en línea   Reply With Quote
Old April 30th, 2009, 06:00 AM   #5
Faela
In the brig

Bota melhor nisso, mudou da água pro vinho. Tem hoje um visual muito mais limpo, bonito e confortável. Sério que essas tranqueiras ainda são tombadas?

Espero que um dia as tirem pelo menos da Avenida Rio Branco.

P.S: Com chuva elas ainda ficam com um visual mais grotesco do que já são.
Old April 30th, 2009, 06:02 AM   #6
MF SP
BANNED

Likes (Received): 0

Eu tenho mania de tentar ver tudo com outros olhos, se é que mentendem, não sou radicalmente contra o mosaico português, só acho que da forma como ele é colocado e mantido vira uma lambança com o tempo, os desenhos à que eles dão forma são até interessantes, visualmente falando!

Quem sabe, se eles fossem fixados em placas pré-moldadas de concreto, assim, era só remover quando precisar fazer alguma obra, e depois coloca no lugar de volta a placa inteira, e com o passar do tempo daria pra conservar mais o desenho e a regularidade característica desse tipo de piso!

Mas só gosto dele em praças jardins e etc, não na rua, é cansativo para os pés andar muito tempo sobre ele!
MF SP no está en línea   Reply With Quote
Old April 30th, 2009, 06:05 AM   #7
Tlag
Sou do eixo, sou do mal!

Tlag's Avatar

Aqui o link para uma matéria muito interessante sobre o atual estado das pedras portuguesas no Rio.

http://noticias.uol.com.br/ultnot/mu...02326ED8A98326
Old April 30th, 2009, 06:07 AM   #8
Bruno BHZ
.

Bruno BHZ's Avatar

Likes (Received): 4098

Eu adoro pedras portuguesas, acho que são a cara do Brasil, e acho patético terem virado o símbolo do mau urbanismo. Quero ver quanto tempo a nova calçada da Paulista durará com o mesmo tipo de "manutenção" que davam às pedrinhas. De qualquer forma, concordo que é um piso que deve ser evitado em lugares de muito fluxo.
Old April 30th, 2009, 06:13 AM   #9
Tlag
Sou do eixo, sou do mal!

Tlag's Avatar

Bruno, basta ver onde ruas e avenidas são de concreto, elas ficam anos sem manutenção e não sobrem nenhum tipo de dano com o tempo, isso pq nelas passam carros e caminhões que pesam toneladas, imagine onde só passam pessoas que tenham em média 70kg? Fora que hoje o conceito é outro. As pedras portuguesas visualmente até podem ser bonitinhas, mas em nenhum lugar do mundo e com a maior tecnologia de aplicação elas nunca serão confortáveis.
Old April 30th, 2009, 06:18 AM   #10
Juninhoo
Registered User

Juninhoo's Avatar

Likes (Received): 83

Quote:
Originally Posted by Faela View Post
Bota melhor nisso, mudou da água pro vinho. Tem hoje um visual muito mais limpo, bonito e confortável. Sério que essas tranqueiras ainda são tombadas?

Espero que um dia as tirem pelo menos da Avenida Rio Branco.

P.S: Com chuva elas ainda ficam com um visual mais grotesco do que já são.
Temos um pingo de esperança.

"Uma lei em vigor desde outubro de 2007, no entanto, determina a substituição do material, exceto em locais turísticos e naqueles em que elas têm valor histórico. Colocada de lado pelo ex-prefeito Cesar Maia, a legislação começará a ser aplicada. O prefeito Eduardo Paes anunciou que será feito um levantamento para identificar em quais vias a mudança do piso poderá ser feita."

http://www.skyscrapercity.com/showpo...postcount=1493
Juninhoo no está en línea   Reply With Quote
Old April 30th, 2009, 06:19 AM   #11
Bruno BHZ
.

Bruno BHZ's Avatar

Quote:
Originally Posted by Tlag View Post

Bruno, basta ver onde ruas e avenidas são de concreto, elas ficam anos sem manutenção e não sobrem nenhum tipo de dano com o tempo, isso pq nelas passam carros e caminhões que pesam toneladas, imagine onde só passam pessoas que tenham em média 70kg? Fora que hoje o conceito é outro. As pedras portuguesas visualmente até podem ser bonitinhas, mas em nenhum lugar do mundo e com a maior tecnologia de aplicação elas nunca serão confortáveis.
Como não? Que exagero! Já andei por várias calçadas portuguesas extremamente lisas, sem um desnível qualquer. Qual a diferença de andar numa calçada portuguesa bem nivelada, e num concreto? Nenhum!
Old April 30th, 2009, 06:26 AM   #12
Bruno BHZ
.

Bruno BHZ's Avatar

O pessoal de SP, por conviver com calçadas portuguesas geralmente abandonadas, demonizou as pedrinhas. Como se pedra portuguesa = buraco sempre. Em Belo Horizonte esse tipo de calçamento é mais disseminado, especialmente em áreas nobres, por isso é super comum se deparar com calçadas portuguesas assim:

São "tapetes", com o mesmo tanto de ranhuras e "desconforto" que qualquer pavimento que não seja um cimentão muitíssimo nivelado. Essas calçadas assim trepidam menos uma cadeira de rodas do que um piso intertravado ou de ladrilhos. Andando não se sente nada! E essas calçadas aí já tem uns 5 anos.
Old April 30th, 2009, 06:42 AM   #13
RRC
SP 460 anos

RRC's Avatar

É a mais bela calçada que conheço, porém uma das mais problemáticas
Old April 30th, 2009, 07:29 AM   #14
tchelllo
BANNED

Likes (Received): 24

Com manutenção, sem manutenção eu não curto!Para mim é o caso da beleza acima de tudo, inclusive da funcionalidade ! Penso que o lugar em que pisamos os pés, que caminhamos deve ser o mais aplainado possível, sem muito frufru.
tchelllo no está en línea   Reply With Quote
Old April 30th, 2009, 07:36 AM   #15
Farol da Barra
Registered User

Farol da Barra's Avatar

Likes (Received): 1594

Por mim tirariam todas essa pedras portuguesas das calçadas. Eu odeio esse tipo de calçamento, que só serve pra formar mais e mais buracos e prejudicar o pedestre.

Em um país como nosso que pouco dá manutenção as coisas, colocar esse tipo de calçamento é querer de vez tornar as calçadas menos prazerosas pra se andar nas calçadas.

Não vejo a hora de todas as calçadas de Salvador que tem essas pedras serem substituídas por outras. Já está mais do que na hora delas serem retiradas e substituídas por um calçamento mais bonito , de melhor manutenção e mais prazeroso pra se andar.
Não prendam os pássaros nas gaiolas,não os privem de sua liberdade, pois eles foram feitos para percorrer grandes distâncias, cantar nos galhos das árvores e não para satisfazer nosso egoísmo de cantar apenas pra gente! (FAROL DA BARRA)
Farol da Barra no está en línea   Reply With Quote
Old April 30th, 2009, 09:09 AM   #16
Rekarte
Libertarian

Rekarte's Avatar

Likes (Received): 2799

Gostei das fotos!
Baah,sobre pedras portuguesas,em todas ou quase todas as caladas de SSA,que tem essas pedras,so tem buraco,bem,embora essas clçadas so sejam reofrmas,em milenios em milenios
Old April 30th, 2009, 10:48 AM   #17
ulilopes
Aglomerado Urbano Caipira

ulilopes's Avatar

Likes (Received): 827

Desde que haja uma constante manutenção, eu sou à favor, pois visualmente elas são mais bonitas. As calçadas "modernas" ou de cimento são mais práticas, mas deixam as ruas mais cinzas...
Na cidade de Araras-SP, a calçada portuguesa é um padrão (que hoje em dia já não é tão seguido nos bairros novos) e o efeito final é bacana:

Last edited by ulilopes; May 1st, 2009 at 02:20 AM.
ulilopes no está en línea   Reply With Quote
Old April 30th, 2009, 01:45 PM   #18
Vinicius
SSC Brasil

Vinicius's Avatar

Likes (Received): 2780

Faela e Juninhoo, as calçadas de pedra portuguesa da Rio Branco são tombadas.
Vinicius no está en línea   Reply With Quote
Old April 30th, 2009, 01:48 PM   #19
ambiente2008
Registered User

ambiente2008's Avatar

Likes (Received): 887

Adoro calçada Portuguesa, mas concordo que tem um elevado custo de manutenção. Devem ser preservadas nos centros históricos e adoptados outros tipos de piso para zonas novas.

image hosted on flickr

image hosted on flickr

Novos desenhos inspirados nos monstros marinhos presentes em antigas cartas de navegação - Junto ao Oceanário de Lisboa
image hosted on flickr
ambiente2008 no está en línea   Reply With Quote
Old April 30th, 2009, 01:53 PM   #20
PauloLescaut
Registered User

PauloLescaut's Avatar

Likes (Received): 2161

Eu até concordaria com vocês se visse que os outros tipos de calçamento tem tratamento diferente, mas não parece ser o caso. Canso de ver calçadas de cimento totalmente esburacadas, desniveladas, com raízes de árvores encrustradas... eu acho que se não houver responsabilidade, não vai haver qualidade no calçamento.

Agora, em regiões de muita movimentação, realmente, fica difícil pôr um piso mais frágil e que requeira de mais cuidados.

Reply

Thread Tools
Rate This Thread
Rate This Thread:

Posting Rules