search the site
 daily menu » rate the banner | guess the city | one on oneforums map | privacy policy | DMCA | news magazine | posting guidelines

Go Back   SkyscraperCity > Latin American & Caribbean Forums > Brasil > Fóruns Regionais > Nordeste

Nordeste Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe

Global Announcement

As a general reminder, please respect others and respect copyrights. Go here to familiarize yourself with our posting policy.

Reply

Thread Tools
Old April 12th, 2013, 09:03 PM   #1
daclb
Césargbi

Likes (Received): 593

Desvendando as belezas e mistérios naturais e arqueológicos da exuberante, encantadora e inacessível Serra dos Montes Altos; região de Guanambi-BA

A Serra dos Montes Altos, também conhecida com Serra de Mutãs ou Candiba, está localizada no centro-sul baiano, entre o Rio São Francisco e a Serra do Espinhaço, tendo sua divisão geopolítica entre os municípios de Candiba, Guanambi, Palmas de Monte Alto, Pindaí e Sebastião Laranjeiras e possui quase 90.000 hectares e possui altitudes que ultrapassam os 1300 metros. O reconhecimento da necessidade de conservação do patrimônio natural e arqueológico da Serra dos Montes Altos - Serra do Lagarto, sensibilizando e mobilizando as comunidades circunvizinhas para a criação do Parque Estadual Serra do Lagarto, abrange a todos, numa tentativa de garantir a conservação da biodiversidade do local. Isso deverá estimular o poder público a investirem no desenvolvimento sustentável da região entorno da serra, com a criação de atividades ecologicamente corretas; como o turismo ecológico e cultural de artesanatos, tudo pela importância biológica, dos recursos hídricos e do ecossistema encontrado na serra.
A região de Serra dos Montes Altos é rica em recursos hídricos, com cachoeiras e 148 nascentes, onde se encontra a presença de felinos e outros mamíferos de grande porte, além de apresentar espécies da flora e da fauna em extinção. A região onde estão as novas UCs é rica também em patrimônio cultural. Nelas foram encontrados sítios arqueoastronômicos e arqueológicos, além de artes rupestres, localizadas em grutas e abrigos.

Abaixo fotos das Serra, acessos na mata, flores, paredões, pinturas rupestres e de várias cachoeiras nas regiões de difícil acesso no topo da serra, que para serem alcançados exigem muito esforço em horas de caminhada em íngremes percursos:

Thomé Lucas

Thomé Lucas

LEVANTAMENTO PELO ARQUEÓLOGO JULIO CÉSAR - MUSEU DE ETNOLOGIA DA BAHIA QUE INCLUIU AS PINTURAS RUPESTRES DO ALTO SERRA DE CANDIBA (MONTES ALTOS) NO LIVRO - "ESCRITO NA PEDRA" QUE FOI DISTRIBUÍDO EM 19 PAÍSES

Candiba vista da serra

Joabson Guimarães

Bichos da Serra

Água mineral das nascentes da serra abastece comunidades vizinhas

Distrito de Mutãs-Guanambi visto da serra

Algumas cachoeiras:

Soares Filho

ONG Prisma:
http://www.facebook.com/ongprismagbi.ba

Em breve mais fotos!

Loro. liked this post
daclb no está en línea   Reply With Quote

Sponsored Links
Old April 12th, 2013, 10:07 PM   #2
Cerrado
Baiano sim senhor!

Cerrado's Avatar

Likes (Received): 9098

Região muito bonita e com uma natureza rica e exuberante.

daclb liked this post
Cerrado no está en línea   Reply With Quote
Old April 12th, 2013, 10:14 PM   #3
PAPITOBA
PAPITO

PAPITOBA's Avatar

Likes (Received): 6644

Alô Governador JW, converta esta Serra em Parque Estadual ou peça a Dilma a desapropriação e criação do Parque Nacional da Serra do Candiba.
Este patrimônio precisa ser preservado para as futuras gerações de brasileiros.

“A primeira coisa a fazer no Brasil é abandonarmos a chupeta das utopias em favor da bigorna do realismo.”
Ministro Roberto Campos (1917 - 2001)

Loro., jguima, daclb, Colossal1931 liked this post
PAPITOBA no está en línea   Reply With Quote
Old April 13th, 2013, 12:07 AM   #4
Loro.
Pro SP fiant eximia

Loro.'s Avatar

Likes (Received): 2275

Lugares e paisagens fantásticos!

Obrigado por mostrar.

Quote:
Originally Posted by daclb View Post

Bichos da Serra

Acho que é um gambá, não sabia que carregavam os filhotes assim.

daclb liked this post
Loro. no está en línea   Reply With Quote
Old April 13th, 2013, 12:08 AM   #5
guanambiense roxo
Registered User

guanambiense roxo's Avatar

Likes (Received): 10471

Já subi essa serra várias vezes e realmente ela é muita mais linda pessoalmente, essas cachoeiras são ótimas, é uma bela atração turística da região, pena que o governo não incentiva o turismo nessa região.

daclb liked this post
guanambiense roxo no está en línea   Reply With Quote
Old April 13th, 2013, 12:13 AM   #6
Catrumano
Registered User

Likes (Received): 169

Sensacional, magnífico, exuberante, faltam adjetivos para tanta beleza!

daclb liked this post
Catrumano no está en línea   Reply With Quote
Old April 13th, 2013, 02:45 AM   #7
jguima
Registered User

jguima's Avatar

Likes (Received): 40396

Bela supresa, Guanambi guarda um tesouro natural interessantíssimo. Gostei muito do que vi, este é o tipo de thread que me enche os olhos.

Parabéns.

Caetano Veloso

Last edited by jguima; April 13th, 2013 at 05:49 AM.
jguima no está en línea   Reply With Quote
Old April 13th, 2013, 02:48 AM   #8
jguima
Registered User

jguima's Avatar

Estas nascentes e riachos são perenes? Vou pesquisar mais sobre a Serra dos Montes Altos, estou muito surpreso com este tesouro perdido no interor baiano, nunca tinha ouvido falar.

Caetano Veloso
Old April 13th, 2013, 04:16 AM   #9
Will_NE
Na Suíça Sertaneja

Will_NE's Avatar

Likes (Received): 7896

Mais uma bela surpresa do interior de nossa Bahia! Belíssima região, com uma incrível diversidade natural!
Will_NE no está en línea   Reply With Quote
Old April 13th, 2013, 05:39 AM   #10
daclb
Césargbi

Quote:
Originally Posted by Cerrado View Post
Região muito bonita e com uma natureza rica e exuberante.
Realmente, e desconhecida até pelos guanambienses!

Quote:
Originally Posted by PAPITOBA View Post
Alô Governador JW, converta esta Serra em Parque Estadual ou peça a Dilma a desapropriação e criação do Parque Nacional da Serra do Candiba.
Este patrimônio precisa ser preservado para as futuras gerações de brasileiros.
O parque foi criado! Falta implementar a proteção e o combate aos incêndios. No ano passado um grande incêndio destruiu grande parte da vegetação natural, dá para ver numa das fotos os veados nas cinzas. Não existe até hoje corpo de bombeiros em Guanambi e incêndios assolaram toda a região não só do parque mas em outros municípios próximos durante o ano passado. Ao redor do parque existe ainda uma pressão desmatadora pois a maior parte do município de Guanambi já foi desmatado e a serra ficou preservada por causa do difícil acesso.

Quote:
Originally Posted by Loro. View Post
Lugares e paisagens fantásticos!

Obrigado por mostrar.

Valeu! Depois quero postar fotos das cidades ao redor da serra e nascentes mais abaixo. Uma coisa interessante é que várias cidades e povoados se formaram ao redor da serra justamente pela água perene que desce de lá e que nos tempos antigos sustentou os sertanejos.

Acho que é um gambá, não sabia que carregavam os filhotes assim.
É sim, muito comum na região! Infelizmente a caça ainda é pratica na região de Guanambi principalmente do tatu, veado e de aves. Isso além do desmatamento tem tornado cada vez mais raros esses animais.

Quote:
Originally Posted by guanambiense roxo View Post
Já subi essa serra várias vezes e realmente ela é muita mais linda pessoalmente, essas cachoeiras são ótimas, é uma bela atração turística da região, pena que o governo não incentiva o turismo nessa região.
O acesso difícil impede essa exploração mas ao mesmo tempo foi o que manteve a área preservada!

Quote:
Originally Posted by Catrumano View Post
Sensacional, magnífico, exuberante, faltam adjetivos para tanta beleza!
A serra é surpreendente mesmo! Existem mais outras na região como em Riacho de Santana e Macaúbas também sensacionais!

Quote:
Originally Posted by jguima View Post
Bela supresa, Guanambi guarda um tesouro natural interessantíssimo. Gostei muito do que vi, este é um tipo de thread que me enche os olhos.

Parabéns.
É realmente um tesouro, valeu!

Quote:
Originally Posted by jguima View Post
Estas nascentes e riachos são perenes? Vou pesquisar mais sobre a Serra dos Montes Altos, estou muito surpreso com este tesouro perdido no interor baiano, nunca tinha ouvido falar.
Não posso garantir que todas as nascentes sejam perenes mas existem várias que o são! Uma coisa surpreendente dessa serra é que a quantidade de chuva que recebe é bem superior a de Guanambi. Como sou observador sempre reparo que por várias vezes a chuva cai sobre a serra enquanto em Guanambi nada. Existe um lugar muito bonito com um riacho próximo ao município de Sebastião Laranjeiras, chamado Lajedo, que já fui no período mais seco do ano na região, em setembro, e o riacho é perene com água que desce das nascentes da Serra! Quero postar as fotos do lajedo aqui ainda!

Quote:
Originally Posted by Will_NE View Post
Mais uma bela surpresa do interior de nossa Bahia! Belíssima região, com uma incrível diversidade natural!
Isso, a Bahia ainda guarda vários tesouros desconhecidos!
Old April 13th, 2013, 05:57 AM   #11
jguima
Registered User

jguima's Avatar

Quote:
Originally Posted by daclb View Post

Não posso garantir que todas as nascentes sejam perenes mas existem várias que o são! Uma coisa surpreendente dessa serra é que a quantidade de chuva que recebe é bem superior a de Guanambi. Como sou observador sempre reparo que por várias vezes a chuva cai sobre a serra enquanto em Guanambi nada. Existe um lugar muito bonito com um riacho próximo ao município de Sebastião Laranjeiras, chamado Lajedo, que já fui no período mais seco do ano na região, em setembro, e o riacho é perene com água que desce das nascentes da Serra! Quero postar as fotos do lajedo aqui ainda!
Se puder, poste. Estes locais intocados, praticamente desconhecidos, são demais. As trilhas pra se chegar nestas nascentes devem ser balas, fiquei curiosos para conhecer o Lajedo.

Caetano Veloso

daclb liked this post
Old April 13th, 2013, 07:22 PM   #12
daclb
Césargbi

Muito bom mesmo! Precisa ter fôlego e sair de madrugada de Guanambi em dias de sol pois leva horas para toda a caminhada que geralmente é feita a partir do distrito de mutãs onde são deixados os veículos. Também dá para sair a tarde e acampar na serra a noite. No inverno o frio é as vezes fica intenso nas madrugadas e mesmo no verão não faz tanto calor como na região. Já o lajedo recebe a água de algumas das nascentes da serra e é um local de fácil acesso próximo a cidade de Sebastião Laranjeiras, a cidade mais isolada de toda a região. A estrada de Palmas de Monte Alto a Sebastião Laranjeiras está em péssimo estado, abandonada faz mais de 20 anos, mas que deve ser recuperada nos próximos meses conforme uma licitação já homologada. Palmas de Monte Alto é a cidade mais antiga da região na beira da serra cuja origem remonta a década de 1730. Existem ruínas de uma igreja da época. Sempre foi abastecida com a água da serra mas recentemente foi incluída na adutora do São Francisco já que fica no percurso da adutora de Malhada para Guanambi. Perdi umas fotos do lajedo por problemas no computador mas consegui algumas, e depois quero ver se consigo mais de um amigo:

Sebastião Laranjeiras
Old April 13th, 2013, 10:39 PM   #13
NUNESFSA
Registered User

NUNESFSA's Avatar

Likes (Received): 674

NUNESFSA no está en línea   Reply With Quote
Old April 19th, 2013, 04:04 AM   #14
eduardoazul
Embaixador de Castelo.

eduardoazul's Avatar

Likes (Received): 24569

Região incrível essa, não sabia da existência desses sitio arqueológicos.
Muito interessante esse thread, as imagens foram muito bem selecionadas, pois nos deixa com muita vontade de conhecer esse lugar belíssimo!!

"Se Jesus é a arvere, as sementes sâmos nozes!"
eduardoazul no está en línea   Reply With Quote
Old May 5th, 2013, 06:22 PM   #15
daclb
Césargbi

Palmas de Monte Alto - Pé da Serra

A historia do município de Palmas de Monte alto inicia-se em 1736, quando o alferes português Francisco Pereira de Barros (Pereirinha), resolve construir uma capela em louvor a Nossa Senhora Mãe de deus e dos Homens em terras de sua propriedade e adquiridas por compra da Sra. Dona Izabel Guedes de Brito que as herdou de seu pai o brigadeiro Antonio Guedes de Brito que por sua vez, as adquiriu da Coroa Portuguesa e, estendiam do Morro do Chapéu ás nascentes do Rio das Velhas e logo depois denominada Fazenda Boa Vista.
A construção da capela terminou em 1742 e foi inaugurada em 25 de julho de 1743, logo após a chegada das imagens. Estas em tamanho natural de Nossa Senhora Mãe de Deus e dos Homens e de Nosso Senhor Morto, vindas diretamente de Portugal e trazidas até a capela por uma comitiva liderada inicialmente pelo próprio Pereirinha e depois, por ocasião de seu falecimento 13 de dezembro de 1742, por seus filhos.
Em 19 de maio de 1840 a lei provincial nº 124 elevou a capela à categoria de “Freguesia de Nossa Senhora Mãe de deus e dos Homens de Monte Alto” e o povoado à categoria de vila com o nome de Monte Alto, com terras desmembradas de Macaubas. Em junho de 1918 a vila de monte Alto foi elevada à categoria de cidade da lei estadual 1253, com o nome de palmas de Monte Alto.
(Fonte: História da Formação e Vida de Palmas de Monte Alto, 1996, Waldemar Teixeira de Moura)

Certidão do Traslado de Escriptura de Doação que faz Francisco Pereira de Barros a Capella de Nossa Senhora da Madre de Deos. Cartório Cívil da Comarca de Palmas de Monte Alto.
Digo eu Francisco Pereira de Barros, que entre os mais bens que possuo bem assim sou possuidor de huma fazenda de gado vacum e cavalar cita no rio de San Francisco onde chamão o Riacho da Boa Vista, o qual Riacho corre do Nascente para o poente ou aim pricipio na Serra da Boa Vista e fessil nos lagadiços do Rio San Francisco entre duas fasendas huma a Canabrava que he do Reverendo [ilegível] o Doutor João Calmon outra a Boa Vista, que he de Dona Joana Pimentel Guedes de Brito Costa, lado do Norte se confronta com o rio das Ranz e as fasendas de Antônio Lobato Citas no mesmo Rio das Ranz, e pelo lado sul se confronta com o rio Verde Pequeno e fazenda que estão nelle, e são do Coronel Manoel de Figueredo Mascarenhas, he este Riacho assim confrontado terra própria pela em haver comprado a Dona Isabel Maria Guedes de Britto, como consta de huma Escriptura que esta nas notas da Cidade da Bahia feita pelo Tabellião Franscico Alvares Tavora, e lendo a nota da dita escritura em meu poder e consta a dita compra do dito Riacho da Boa Vista com todas as suas vertentes e juntamente da Serra da Boa Vista com todas as sua agoas nativas e correntes, e tudo está muito bem declarado na dita escriptura.´-------

tenho dous algodores de fazer farinha de ce cobre, e duas bacias, e dous ou três taxo e rallos, tudo de cobre. Cendo o que he de cobre valera cem mil reis. E o que de prata e melhorry as caro e salva e calderinha valera outro cem mil reis, e toda ferramenta de ferro valle longamente outro cem mil reis.
Para a realização dos trabalhos na fazenda, Francisco Pereira de Barros possuía “dezesseis escravos”, mas não declarou o valor, a profissão e a sua faixa etária de seus escravos. Limitou-se a pedir ao “avaliador” que levasse em consideração a “avaliação que eu faço delles” e que desse “crédito a tudo que se acha escripto de minha letra”.

Mas afinal, quem era esse Francisco Pereira de Barros, de quem tanto se fala e pouco se sabe? Segundo a tradição local sua chegada à região se deu por volta de 1712.
Na verdade, a trajetória de Francisco Pereira de Barros até a Fazenda Riacho da Boa Vista é desconhecida. Declarou à data em que escreveu o testamento ter
settenta annos e ser do Reino de Portugal nascido na Provincia de Entredouro e Minho, no Arcebispado de Braga, na freguesia de Resende. Sou filho legítimo de Domingos João e de Maria Gonçalves Pereira, ambos já defuntos, sou solteiro, e nem nunca fui casado, tenho de presente seis filhos machos mulatos e os ouve de três negras minhas escravas.
http://historiabordo.blogspot.com.br...-historia.html
Old May 5th, 2013, 06:31 PM   #16
daclb
Césargbi

Palmas de Monte Alto - Pé da Serra

Fotos de Palmas de Monte Alto

Lameirão casa grande Século XIX

Três irmãos

Old May 5th, 2013, 06:51 PM   #17
ulilopes
Araras dos Barões

ulilopes's Avatar

Likes (Received): 2868

Que belo lugar! Fauna e flora interessante.
As pinturas indicam que haviam ainda muito mais animais neste cenário maravilhoso!

Já nesta foto do Cristo Redentor, tem alguma coisa estranha nele... Sei lá... deve ser o pescoço dele...

Old May 5th, 2013, 07:27 PM   #18
tonyssa
.

tonyssa's Avatar

Região linda!!
tonyssa no está en línea   Reply With Quote
Old May 5th, 2013, 08:03 PM   #19
ricfelix
Belém - Pará

ricfelix's Avatar

Likes (Received): 20046

Sem palavras! Simplesmente MARAVILHOSO!
Old May 16th, 2013, 08:09 PM   #20
Spider BH
Registered User

Likes (Received): 2591

Fotos tão maravilhosas que dá até vontade de ver mais. Essa Serra fica próximo a divisa da Bahia com Minas Gerais já que o Rio Verde faz a divisa entre os municípios de Sebastião Laranjeiras-BA e Espinosa-MG. O acesso é feito pela BR 122 que atravessa os municípios de Espinosa-MG e Urandi-BA e liga Montes Claros-MG a Guanambi-BA
Spider BH está en línea ahora   Reply With Quote

Reply

Thread Tools

Posting Rules