SkyscraperCity Forum banner

CPTM | Linha 12-Safira

Tags
cptm linha 12
1M views 8K replies 351 participants last post by  Valderi 
#1 · (Edited)



Apresentação

Com 38,8 km de extensão, a atual linha 12 da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) parte da Estação Brás, no centro da cidade de São Paulo, e atravessa sua região nordeste, servindo populosos bairros-dormitórios, como Ermelino Matarazzo, São Miguel Paulista e Itaim Paulista, além de cortar a cidade de Itaquaquecetuba até alcançar a estação Calmon Viana em Poá, passando por 13 estações.

Possui integrações com outras linhas do sistema metropolitano nas seguintes estações:
  • Estação Brás: Linhas 10 e 11 da CPTM; Linha 3 do Metrô;
  • Estação Tatuapé: Linha 11 da CPTM; Linha 3 do Metrô (integração paga com metrô)
  • Estação Calmon Viana: Linha 11 da CPTM




História

A linha foi construída pela Estrada de Ferro Central do Brasil, e entrou em operação em 1934. era conhecida como variante de Poá, e partia da linha tronco (atual linha 11) na altura da antiga estação Eng. Sebastião Gualberto (ao lado da estação Carrão do Metro) e encontrava-se novamente com a linha tronco na estação Calmon Vianna.
A variante de Poá tinha traçado mais suave e com rampas mais leves, e logo passou a atender serviços de subúrbio.


Prédio original da Estação Itaim Paulista

Desde sua inauguração a linha sempre foi marginalizada, sendo que chegaram a operar vagões de carga adaptados para o transporte de subúrbio. As condições sempre foram as piores, desde a época da Central do Brasil, passando pela CBTU, até a administração da CPTM em 1993/1994, quando passou a se chamar linha "F - Violeta".
(para saber mais sobre a "antiga linha F", acesse esse link: http://www.skyscrapercity.com/showthread.php?t=372022 )

Em 2004 a companhia começou uma série de investimentos na linha, com a reforma de carros, construção de novas estações e reconstrução de estações antigas. No começo de 2008 foram inauguradas as estações USP-Leste (nova) e Comendador Ermelino (reconstruída) totalmente acessíveis e com linhas arquitetônicas modernas. Em Julho de 2008 a primeira fase de obras foi concluída, com inauguração das estações Itaim Paulista(reconstruída), Jardim Helena-Vila Mara e Jardim Romano, e com toda a frota reformada.

Nesse mesmo ano as linhas da CPTM passaram a ser denominadas por números, seguindo a ordem das linhas do Metrô, e a linha "F - Violeta" agora passou a se chamar linha "12 - Safira"



Estação Comendador Ermelino no início das obras (acima) e após inauguração do novo prédio






Projetos



A segunda fase de investimentos deve abranger as estações remanescentes da linha.
Há também o projeto de estender a linha até a Estação Suzano, junto com o serviço Expresso Leste da linha 11.
Já foram encomendados 20 novos trens para essa linha, com Ar condicionado e outros itens de acessibilidade e segurança. Esses substituirão totalmente a frota atual.

Há ainda o projeto da linha 13 - Jade, que seria construída pela iniciativa privada, seguindo do Brás até Guarulhos, tendo o trecho entre Brás e Engenheiro Goulart compartilhado entre as linhas 12 e 13.
 
See less See more
6
#4,024 ·
Hoje vi o N01 indo sentido Calmon, essa faixa vermelha que colocaram no N01 pra mim é inaceitável, zuou demais com a aparência do trem, pra quê isso meu Deus, que ideia imbecil, a CPTM se supera.
Você já parou para pensar que essa faixa da cor vermelha na lateral do trem é pq é a cor institucional da CPTM? Poderia ser da cor safira, mas e se de repente resolvem colocar os 2070 para rodar em outra linha no futuro com a chegada dos 65 novos trens? Pelo menos ele já tem a faixa da cor institucional da CPTM.
 
#4,025 ·
Não há mais nenhum 1600 na Safira... O F06 está inativo junto com os 5500 e o F03 que tinha sobrado já foi despachado para a linha 7.

Ainda restam o E23 e o E25, e estes ainda devem ficar por algum tempo, uma vez que temos além desses 5(2070) + 9(7000) + 3(5550) + 4 ou 5 (4400) totalizando 23 ou 24 trens.

Para uma frota de 20 trens no rush, esses 3 ou 4 trens reservas quebram um galho.

Menos que isso, a situação ficaria desconfortável para a oficina trabalhar.
Hoje vi 1 1400 e outro 1600 rodando na L12. Apenas 1 4400 e um 5550. E só. 4 trens antigos apenas, o resto só dos novos!

usuário com mimimi de ar condicionado vai ter que se acostumar...xD
 
#4,026 ·
Você já parou para pensar que essa faixa da cor vermelha na lateral do trem é pq é a cor institucional da CPTM? Poderia ser da cor safira, mas e se de repente resolvem colocar os 2070 para rodar em outra linha no futuro com a chegada dos 65 novos trens? Pelo menos ele já tem a faixa da cor institucional da CPTM.
A questão é que o N01, desde que recebeu o padrão novo de pintura da CPTM, nunca teve nenhuma faixa nesse lugar, até pq não é necessário.

Com certeza sobrou uma faixa vermelha que fizeram pra colocar nos 2070 padrão Metropolitano, ai algum "jênio" resolveu colocar no N01 também, e ficou com essa cara de gambiarra aí... :eek:hno:
 
#4,028 ·
A questão é que o N01, desde que recebeu o padrão novo de pintura da CPTM, nunca teve nenhuma faixa nesse lugar, até pq não é necessário.

Com certeza sobrou uma faixa vermelha que fizeram pra colocar nos 2070 padrão Metropolitano, ai algum "jênio" resolveu colocar no N01 também, e ficou com essa cara de gambiarra aí... :eek:hno:
O problema disso é que o ultimo post deu a entender que reclamava da faixa vermelha padrão CPTM. E não exatamente a faixa abaixo das janelas que eram verdes. Ficou sem definição. Aí gera confusão.

Mas para a alegria de todos, os 65 novos trens
Virão com padrão de possibilidade para rodar em todas linhas da CPTM. Até o mapa eletrônico encima das portas.
 
#4,031 ·
Desse jeito dá pra apostar que a linha 12 será a 4ª linha da CPTM, a 6ª do sistema metroferróviário de SP, a ter apenas trens com ar condicionado...Onde colocaram o baixado? No Belém não entrava mais nenhum...
Em Eng. São Paulo, Roosevelt ou Lapa. A única certeza é que o F06 (o famoso Tang) não roda mais, e o F03 (o outro 1600 que estava na L12 até então) já foi deslocado para a L7, e teve a formação modificada para rodar com 4 carros.

Para a L12 ter apenas trens com ar-condicionado, falta retirar os 1400, 5550 e os 4400.
 
#4,033 ·
Eu acredito que há 1 apenas na linha, esses dias de manhã vi ele em São Miguel sentido Brás, bem depois, a tarde, ele passando no Tatuapé sentido Calmon Viana. Sobre os 2070 acredito que tenha 4 ou 5 na linha, e 4400 tem uns 6 ou mais, quinta feira de manha eu tava acompanhando o fluxo da linha e vi 4 sentido Brás e 2 sentido Calmon Viana reservados.
 
#4,034 ·
2070: 5 trens (o 6º está sendo usado como almoxarifado)
4400: 16 trens, compartilhados com a L11
1400: 2 trens
7000: 9 trens
1600: 1 trem
5550: 3 trens (o 4º está sendo usado como almoxarifado)

O F03 (o 1600 de 3 janelas) estava no pátio Lapa recentemente. Não sei se retornou para a L12, mas não há nenhum problema em retirá-lo, pois foram trazidos 5 trens da Série 2070, enquanto que o F06 (Tang) foi baixado (o que já foi discutido aqui), e seria pouco interessante manter apenas 1 trem dessa série rodando nessa linha. Por isso faz muito mais sentido em mandá-lo para a extensão da L7, onde temos outros 3 trens desse modelo.
 
#4,035 ·
Em Eng. São Paulo, Roosevelt ou Lapa. A única certeza é que o F06 (o famoso Tang) não roda mais, e o F03 (o outro 1600 que estava na L12 até então) já foi deslocado para a L7, e teve a formação modificada para rodar com 4 carros.

Para a L12 ter apenas trens com ar-condicionado, falta retirar os 1400, 5550 e os 4400.
O F6 está no Belém... Além dele eram acho que mais dois 1600... Um tinha um, teto com as proteções de ventilação vermelho e o outro era cinza, ou não... acho que já vi mais de um... mas não tenho certeza... além do que tinha as duas janelas que já tinha ido pra L7
 
#4,038 ·
O F6 está no Belém... Além dele eram acho que mais dois 1600... Um tinha um, teto com as proteções de ventilação vermelho e o outro era cinza, ou não... acho que já vi mais de um... mas não tenho certeza... além do que tinha as duas janelas que já tinha ido pra L7
Então, dos 1600 da L12, haviam o F01 (modernizado, padrão metropolitano) e o F10 (modernizado, padrão vermelho no teto e sem pintura nas janelas). Ambos foram para a L7. O F03 estava até então na L12, e foi para Lapa. Se retornou para a L12, é novidade. Além desses, há o F07 e o F08 na Luz, baixados (ambos não foram modernizados).

F01: 1601-1612
F03: 1603-1604
F06: 1605-1606
F07: 1623-1608
F08: 1620-1625
F10: 1602-1613


Se for um azul com o Padrão Metropolitano, é um 1400, pois tem um com três janelinhas na máscara que é vermelho e é um 1600, o 1603, se não me engano.
Bem lembrado. É o E25: 1409-1412.
 
#4,039 ·
Ainda podem trazerem os 3000 pra Safira ou eles não vão mais vir ??
Por mim poderiam ir todos e trazer de volta os 2070, os 3000 na L9 só atrapalham o carrossel....
 
#4,040 ·
Por mim poderiam ir todos e trazer de volta os 2070, os 3000 na L9 só atrapalham o carrossel....
Discordo dos 2070 voltarem pra Esmeralda, eles tão dando um folego na Safira, que por muitos anos penou nas mãos dos bate latas.
Fora ainda os 7000 que estão nela e que eram pra estar na Safira e Rubi.
Seria interessante também ver os 3000 na Turquesa, acho que lá não ia "atrapalhar o carrossel".
 
Top