daily menu » rate the banner | guess the city | one on oneforums map | privacy policy (aug.2, 2013) | DMCA policy | flipboard magazine

Go Back   SkyscraperCity > Latin American & Caribbean Forums > Fóruns Brasileiros > Fóruns Gerais > Infraestrutura e Transporte > Infraestrutura e Transporte > Transporte Ferroviário > Transporte Ferroviário - Estado de São Paulo

Reply

Thread Tools
Old March 30th, 2006, 05:13 PM   #1
rkj
Registered User

Likes (Received): 45

Mêtro Ana Rosa - Imigrantes: impressões de quem já usou

Eu cheguei às 10 e pouco na Ana Rosa; o trem para a inauguração já estava na outra plataforma, com uma decoração verde específica. Na plataforma, um monte de funcionários do metrô e outras pessoas esperavam. Reparei que nada havia para separar os trechos da linha 2 nos bloqueios, o que confirmava que não seria possível embarcar na Ana Rosa sem pagar para ir para Imigrantes, e quem embarcasse em Imigrantes não pagaria nada para ir a qualquer lugar do sistema metro-ferroviário metropolitano.

Depois de uma meia-hora chegam Alckmin, Serra, um monte de políticos (deputados, vereadores, secretários) e uma turba da imprensa, que vão para o primeiro carro. Algum tempo depois o trem se põe em marcha.

A velocidade na saída da Ana Rosa é boa, mas depois de um trecho ele reduz para uns 20 km/h. Passado um tempo, o maquinista anuncia "Estação Chácara Klabin. Entrega em 29 de Abril. Muito cuidado com o desembarque". O trem parou na CK, para inspeção das obras pelas autoridades. A estação está bem crua, em acabamento; acho que eles já sabiam há mais tempo que ela não conseguiria ser inaugurada em Março. Quanto à arquitetura talvez tenhamos que esperar, mas eu acho que ela vai ficar é muito feia mesmo.

O trecho até Imigrantes foi percorrido em baixa velocidade; na saída do túnel, os operários improvisaram uma queima de fogos que assustou alguns achando que algo tinha dado errado. No viaduto deu para ver que a pintura de jardim de infância é só no lado de fora... ao chegar na estação, começa o batuque: bateria da escola de samba Acadêmicos do Ipiranga.

Chegando na Imigrantes, não dava para se movimentar muito... dei uma voltinha pela estação (que tem bonitas vistas altas da região) e fui para onde montaram um palanque. Lá discursaram presidento do Metrô, secretário de transportes, prefeito Serra e Governador Alckmin; diversas menções ao Covas (inclusive da construção do trecho Sumaré-Vila Madalena da linha 2), diversas menções a lidar bem e com honestidade com o dinheiro público, e o Alckmin dando uma idéia de que o Serra realizou(reparem no tempo verbal) um bom trabalho na prefeitura. Eles tiveram o cuidado de não comentar da campanha eleitoral, porém.

A primeira viagem do sentido Imigrantes-Ana Rosa aconteceu pouco depois de 12h30, usando o segundo trem alocado para a operação pois o primeiro ainda estava parado na outra plataforma, e desta vez eu pude ir no primeiro carro.
O trecho até CK foi feito ora rápido ora lentamente; o trem passou devagar pela estação, que foi anunciada com a promessa de data de entrega. Os operários lá vão ter que trabalhar à vista do público com os trens passando regularmente... o trecho até Ana Rosa também foi de velocidade variada.

Chegando na Ana Rosa, uma surpresa para mim e para os vários funcionários do metrô que estavam na composição: ao invés de pegar a plataforma sentido Imigrantes, ele pegou a plataforma sentido Vila Madalena. Acho que foi uma falha... de qualquer forma, em função disso o trem especialmente decorado pegou passageiros e foi em operação normal até Vila Madalena, onde desci.

É fácil reconhecer esses dois trens: além dos decalques verdes na parte de fora, todas as propagandas internas aos carros são da estação Imigrantes.
Aliás, esses trens são Alstom mas não são novos, o que reforçou minha impressão de não haver aumento de frota por enquanto.

Se eu lembrar de mais detalhes, comento depois...

Last edited by rkj; March 30th, 2006 at 06:09 PM.
rkj no está en línea   Reply With Quote

Sponsored Links

Old March 30th, 2006, 06:24 PM   #2
EduDeOz
Registered User

EduDeOz's Avatar

Likes (Received): 0

Rkj.. parabéns por essa cobertura jornalistica sobre a inauguração do novo trecho da linha verde.. tirou fotos ??
O que ele não fazem pra fazer uma campanha né ? vai ser muito estranho para os passageiros.. passarem direto por uma estação semi-pronta..
e a estação Imigrantes.. pelo menos é bonitinha ??
EduDeOz no está en línea   Reply With Quote
Old March 30th, 2006, 06:29 PM   #3
Heilig
How about a magic trick?

Heilig's Avatar

Likes (Received): 70

to descarregando as fotos, ja posto

edit: meus comentarios.

A estaçao Klabin parece-me bonita por dentro, por fora nao sei. Gostei dos azulejos, gostei da plataforma mais larga, gostei do gostinho de "Tube" da estaçao...

Os sinais de Ipiranga estao sobrepostos com adesivos brancos para nao ser necessario refazer tudo denovo em 6 meses.

Alckmin e Serra tiveram orgasmos multiplos hoje. Ficaram por 2 horas ora em discursos ora em coletiva para impressa. Nessas 2 hrs o trem ficou parado na estaçao, nao tinha nada entre Ana Rosa e Imigrantes. Resultado: pensei que ia ficar la 40 min, fiquei 3 hrs e perdi a aula

A estaçao Imigrantes é bem clara e bonita por dentro. Por fora é escrota. Mas esse nao é o problema. Eu acho que apenas duas saidas da plataforma (1 com 2escadas rolantes eoutra com 1 escada rolante e outra normal) é muito pouco. Em horario de pico aquilo vai ser complicado...

O piso é um tipo de marmore, tal como nas da Paulista. Mas a estaçao é aberta, em dias com chuva e vento preparem-se para ver video-cassetadas de monte.

Um fato curioso:

Eu fiquei por descuido no trem quando ele pedio para todos desembarcarem na Imigrantes. Ele vai entao para Ipiranga para trocar de via. A troca devia se da a uma distancia razoavel, diria eu uns 500m depois de Imigrantes, isso pois ele foi bem rapido la dentro. O tunel esta em acabamento, todo iluminado, bem legal

Pois bem, agora é repetir tudo daqui duas semanas na Klabin

edit 2: quando ele passa pela proto-Klabin, o condutor diz: "Futura estaçao Chacara Klabin, futura integraçao com a linha 5 - lilás"...

Será que eles vao falar em "futura integraçao com a linha 5" por 6 anos??? heauheauhaeuehuaeheaeuhaeaueheau

Last edited by Heilig; March 30th, 2006 at 09:29 PM.
Heilig no está en línea   Reply With Quote
Old March 30th, 2006, 06:38 PM   #4
rkj
Registered User

Quote:
Originally Posted by EduDeOz
Rkj.. parabéns por essa cobertura jornalistica sobre a inauguração do novo trecho da linha verde.. tirou fotos ??
Obrigado. Não tirei fotos, esqueci de carregar a bateria da máquina...

Mas o Heilig logo posta as dele, e pelo visto incluindo a estação Klabin.

Quote:
Originally Posted by EduDeOz
O que ele não fazem pra fazer uma campanha né ? vai ser muito estranho para os passageiros.. passarem direto por uma estação semi-pronta..
e a estação Imigrantes.. pelo menos é bonitinha ??
É para já acostumar os paulistas com algo que vai acontecer por 4 anos na Linha 4-Amarela... na Verde pelo menos vai ser um mês só.

A estação Imigrantes é bonita sim, eu achei. Só que ainda tem um pouco de barro das obras, algumas portas de segurança de equipamentos ainda não estão instaladas, e eu não achei nenhum banheiro antes ou depois dos bloqueios. E agora me ocorreu que eu não vi o tal do estacionamento para integração metrô-automóvel...
Old March 30th, 2006, 07:02 PM   #5
Heilig
How about a magic trick?

Heilig's Avatar

Ana Rosa atual

Dentro do trem, mapa de linha

Detalhe da estaçao Alto do Ipiranga sobre adesivo

Parada na Chacará Klabin inacabada

Mais Proto-Chacará Klabin
Old March 30th, 2006, 07:12 PM   #6
Heilig
How about a magic trick?

Heilig's Avatar

Proto-Klabin

Denovo

Klabin terá sinais com Alto do Ipiranga!

Liberaram a saida dos trens

Alckmin curtindo pacas
Old March 30th, 2006, 07:22 PM   #7
Heilig
How about a magic trick?

Heilig's Avatar

Lamao na Klabin plataforma 01 (Vila Madalena)

TUBE-Klabin

Bacanas sentindo a sensaçao de linha vermelha...

Desembarque na Imigrantes - Detalhe para José Anibal que nao será candidato hahaha, senta e chora Anibal!!!

Alckmin e Serra depois da farra na cabine (adoraram a buzina )
Old March 30th, 2006, 07:33 PM   #8
Heilig
How about a magic trick?

Heilig's Avatar

Quem quiser o Alckmin e o Serra como papel de parede, eu quebro o galho...

Narigão do Alckmin, é um espanto

Zulaie Cobra tirando uma casquinha

Serra de saco cheio da velhinha, dia dificil... Detalhe para o Danton tirando casquinha tambem (a direita de Serra, de oculos)

Plataforma lotada
Old March 30th, 2006, 07:42 PM   #9
Heilig
How about a magic trick?

Heilig's Avatar

Saca só o que tinha na inauguraçao...

Placa da construçao, nao achei da inauguraçao (nome do governador, presidente do metro, etc...)

Paulinho da Força Sindical tambem estava la, nao é bobo...

Mais samba - barulho da porra

Estaçao bem iluminada
Old March 30th, 2006, 07:52 PM   #10
Heilig
How about a magic trick?

Heilig's Avatar

Aqui os tucanos foram discursar para baixo e acalmou um pouco...

Mapa da linha novo

Trem na plataforma 01

Vista da via 02

Estaçao bonita
Old March 30th, 2006, 07:55 PM   #11
Heilig
How about a magic trick?

Heilig's Avatar

Postar essas fotos é maçante demais, vou comer

edit: faltam 27 :p
Old March 30th, 2006, 08:06 PM   #12
Heilig
How about a magic trick?

Heilig's Avatar

Trilhos e via permanente... O legal é ouvir o barulho do trem chegando uns 90s antes dele de fato chegar... Os trilhos serao amortecidos ainda...

Guias ainda a serem completados

Mapa do bairro

Acesso de escada rolante (sao 3) e escada normal (1) - Poucos acessos

Mapa das obras de arte nas estaçoes... as novas nao terao nada Nesse esquema a linha lilas esta tao pertinho da azul...
Old March 30th, 2006, 08:25 PM   #13
Heilig
How about a magic trick?

Heilig's Avatar

Palanque da plataforma... Esse Alckmin discursou por 2hrs !!!

Espaço para receber nada ou Alto do Ipiranga, via 02.

Elevadores e escadas rolante sao alemaes... sistemas eletricos e de informatica tambem (Siemens)

Aqui o Alckmin falou sobre igualdade racial, o Brasil como um país sem preconceitos, um povo alegre, exemplos na politica, etica, aquela coisa de candidato...

Trem da verde com o anuncio da estaçao nova...
Old March 30th, 2006, 08:30 PM   #14
RRC
SP 460 anos

RRC's Avatar

Ótimas fotos Heilig!!

Vou ver se conheço a nova estação amanhã, pelas fotos a Imigrantes ficou muito bonita, já da Klabin não se pode dizer o mesmo...

Muito legal a cobertura jornalística dos foristas do SSC
Old March 30th, 2006, 08:35 PM   #15
Heilig
How about a magic trick?

Heilig's Avatar

E o Alckmin falando...

Mais do mesmo

Essa é a perspectiva de quem ta por baixo hehe

Ricardo Jafet (é assim?)

A estaçao de fora é bem feiona
Old March 30th, 2006, 08:36 PM   #16
rkj
Registered User

Quote:
Originally Posted by RRC
Muito legal a cobertura jornalística dos foristas do SSC
"Foristas da SSC, comparecer à SSO.
Foristas da SSC, comparecer à SSO."
Old March 30th, 2006, 08:45 PM   #17
Heilig
How about a magic trick?

Heilig's Avatar

Queria que alguem me explicasse essa coisa escrota... É isolante acustico? tem na lilas tambem, feio demais...

Feiona mesmo por fora

Toten do Metrô, muito legal esses sinais

Bilheteria blindada

Detalhe da bilheteria blindada - comunicaçao por microfone
Old March 30th, 2006, 08:56 PM   #18
Heilig
How about a magic trick?

Heilig's Avatar

Multiplo de 2 nunca mais

SSO monitor 2

SSO monitor 1

SSO CATV (big brother)

E o Alckmin nao parava de falar, eram 12:30 ja (caralho!!!) (a essa hora ja tinha perdido a usp hoje )
Old March 30th, 2006, 09:01 PM   #19
Heilig
How about a magic trick?

Heilig's Avatar

Ele parou de falar pouco depois, 12:35 o trem voltou para Ana Rosa

Pra quem quer sinais em lingua estrangeira, aqui tem varias
Old March 30th, 2006, 09:14 PM   #20
Heilig
How about a magic trick?

Heilig's Avatar

Terminando...

Chegamos a Ana Rosa de volta as 12:37

Ai eu encontrei o Celodias e voltamos para Imigrantes uma ultima vez, aqui a estaçao vazia. Ela nao opera comercialmente, nao se pode usar a linha para ir alem da Ana Rosa. Nem gente vendendo bilhetes em Imigrantes tem...

Essa eu acho engraçado. Claro que parabeniza, ta sendo pago

E um usuario lindo, super gatão!!!

Reply

Thread Tools

Posting Rules