daily menu » rate the banner | guess the city | one on oneforums map | privacy policy (aug.2, 2013) | DMCA policy | flipboard magazine

Go Back   SkyscraperCity > Latin American & Caribbean Forums > Fóruns Brasileiros > Fóruns Gerais > Infraestrutura e Transporte > Infraestrutura e Transporte > Transporte Ferroviário

Reply

Thread Tools Rating: Thread Rating: 3 votes, 5.00 average.
Old August 15th, 2009, 02:00 PM   #1
calmon.neto
Per ardua surgo

calmon.neto's Avatar

Likes (Received): 667

Ferrovia Norte-Sul (EF-151, EF267, EF-267) [Thread Oficial]

Ferrovia Norte-Sul (EF-151, EF267, EF-267)

A Ferrovia Norte-Sul é uma ferrovia brasileira operada pela concessionária Vale S. A. Atualmente ela se encontra em expansão, com previsão para que no término total de seu projeto conecte 4 regiões brasileiras (Norte, Nordeste, Centro-Oeste e Sudeste) passando por 7 estados brasileiros (Pará, Maranhão, Tocantins, Goiás, Minas Gerais, São Paulo e Mato-Grosso do Sul) através de aproximadamente 3500 km.

Objetivos principais:
* Promover a integração nacional interligando quatro regiões por meio do modal ferroviário: Norte, Nordeste, Centro-Oeste e Sudeste.
* Promover a integração ferroviária nacional conectando as ferrovias dos Carajás, Linha Tronco (antiga araraquarense) e as futuras expansões da Nova Transnordestina, Leste-Oeste e Ferroeste.
* Induzir as atividades econômicas (principalmente agrícolas) na região do cerrado.
* Criar um corredor de exportação competitivo através dos portos de Itaqui (São Luís) e Belém.
* Diminuição dos custos de transporte de longa distância.

Histórico:
1987: Início das obras da Ferrovia Norte-Sul
1996: Inauguração do trecho entre Açailândia(MA) - Porto Franco(MA)
2007: Inauguração do trecho Porto Franco(MA) – Araguaína(TO)
2008: Inauguração do trecho Araguaína(TO) – Colina do Tocantins(TO)
2009: Inauguração do trecho Colina do Tocantins(TO) – Guaraí(TO)
2010: Inauguração do trecho Alvorada(TO) – Porangatu(GO)

Mapa total do projeto:

Fonte: http://maps.google.com.br/maps/ms?ie...c6e59e&t=h&z=5

Mapa do trecho sul ainda em licitação:

Fonte: http://www.luiscesarbueno.com.br/sit...ia.php?cod=544

Mapa com a conexão em São Paulo:

Fonte: http://www.diarioweb.com.br/novoport...Norte+Sul.aspx

Fotos:

Créditos:
http://www.valec.gov.br/situacao.htm

Elaboração do texto: karpinha

http://www.facebook.com/SalvadorVivaAmeCuide

Last edited by Tiago Costa; March 25th, 2010 at 12:18 AM.
calmon.neto no está en línea   Reply With Quote

Sponsored Links

Old August 15th, 2009, 05:31 PM   #2
Fernando
Registered User

Likes (Received): 388

Quote:
Originally Posted by calmon.neto View Post

As obras da Norte-Sul, colosso ferroviário de 2 254 quilômetros e estrela do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), foram concebidas no governo de José Sarney, nos idos de 1987. Sua finalidade básica seria escoar minérios e grãos do interior para os portos. Mas, antes mesmo de a ferrovia ser licitada, revelaram-se os primeiros problemas que se entranhariam no DNA do projeto. Descobriu-se que a concorrência para construí-la era uma fraude, pois as empreiteiras haviam combinado o preço entre si. Desde 2001, quando Brasília decidiu tocar a obra para valer, já foi gasta a formidável soma de 1,4 bilhão de reais. Até agora, essa dinheirama serviu para deitar sobre os dormentes 25% da extensão total de trilhos. Desde o fim do ano passado, o DNA do pecado original voltou a se manifestar, agora sob a forma de superfaturamento. O Tribunal de Contas da União (TCU) calculou que as empreiteiras receberam 308 milhões de reais a mais do que o orçado. O TCU determinou que o governo retivesse 10% dos pagamentos às empreiteiras. De novo, as obras empacaram.

O pessoal da produção e do trabalho que depende da obra e até já adiantou fortunas para vê-la em funcionamento é quem mais tem a perder com a paralisação. O caso mais grave é o da mineradora Vale, empresa global com sede no Brasil, que emprega 100 000 pessoas. A Vale pagou antecipadamente 1,1 bilhão de reais ao governo pelo direito de explorar comercialmente um trecho da ferrovia por trinta anos. Os engenheiros da companhia examinaram o que foi feito até agora e constataram que a obra se divide em dois trechos distintos: o que está por fazer e o que já foi feito mas enferruja por falta de uso e manutenção. O relatório produzido pela auditoria da Vale, a que VEJA teve acesso, mostra que os engenheiros da empresa encontraram preocupantes falhas de projeto nos trechos já construídos. Nos trilhos próximos a Palmas, capital do Tocantins, foram descobertas imperfeições de alinhamento suficientes para fazer descarrilar um trem de carga que passasse sobre eles em alta velocidade. Em diversos trechos dados como terminados foram encontrados trilhos trincados, desparafusados ou soldados de forma tão tosca que denotavam, segundo o relatório, uma "total negligência".

Uma pessoa mais crédula poderia pensar que o destino da Norte-Sul é nunca se transformar mesmo em uma ferrovia. Ela deveria ficar para sempre como um monumento à "total negligência" do estado quando gasta o dinheiro do povo, o que já enterrou bilhões em riquezas dos brasileiros em diversas moedas – cruzeiros, cruzados e reais. Em julho de 1988, VEJA publicou uma reportagem com uma chamada de capa que refletia bem o estado de espírito do país com a Norte-Sul: "Orçamento/A volta da ferrovia maldita". A matéria contava que o governo Sarney fizera cortes nos gastos com saúde, educação e outros de impacto social, mas preservara o orçamento para a obra que ligaria Brasília ao Maranhão. A reportagem de VEJA descrevia a obra como "desastrosa do ponto de vista ético (...) incompreensível do ponto de vista técnico e amaldiçoada do ponto de vista político." Duas décadas depois, o diagnóstico da revista permanece correto.

Como sempre faz quando algo em seu governo dá errado, o presidente Lula pôs a culpa do descalabro nos outros. No caso, no TCU. "O problema é que o TCU achou que tinha algo errado e paralisou as obras. A obra parada vai custar muito mais caro para o Brasil", disse Lula, na semana passada. Errado. O TCU não paralisou as obras. As empreiteiras é que o fizeram. Quem deve cobrar as empreiteiras são os burocratas de um órgão do governo que tem nome de remédio, Valec. Quem manda na Valec é um certo "Ula", apelido do diretor de engenharia da estatal, Ulisses Assad, que ficou famoso nas gravações telefônicas interceptadas pela polícia na Operação Boi Barrica, aquela que trouxe à luz o esquema de desvio de dinheiro público organizado por Fernando Sarney, filho do senador José Sarney. Ula é amigão de Fernando Sarney e, segundo a PF, integrante da mesma "organização criminosa". Nos diálogos, há menção de pagamentos de propina ao engenheiro, assim como evidências de que ele ignorava os rolos das empreiteiras na construção da Norte-Sul. Sobre a ferrovia, explica: "São problemas pequenos e normais de uma obra". O governo acreditou. Afinal, Ula tem como patrono o "incomum" senador José Sarney. No fim do ano passado, o conselho de administração da Valec pediu a cabeça de Ula ao ministro dos Transportes, Alfredo Nascimento. Percebendo que as coisas estavam prestes a sair dos trilhos, Sarney puxou o apito, barrando a demissão do afilhado. E a culpa é do TCU...

Revista Veja

Paiseco que vive de fraudes e escândalos, além da falta de vontade generalizada.

Last edited by Tiago Costa; March 25th, 2010 at 12:16 AM.
Fernando no está en línea   Reply With Quote
Old August 15th, 2009, 07:00 PM   #3
danieldantas
Registered User

danieldantas's Avatar

Likes (Received): 111

Novidade Sarney indicar um pilantra e rolar desvio de verba!!
danieldantas no está en línea   Reply With Quote
Old August 15th, 2009, 09:23 PM   #4
GIM
JK - O Presidente

GIM's Avatar

Likes (Received): 2532

É uma pena... pois seria uma ferrovia extremamente viável econônomicamente, pelas extensas áreas agrícolas, de reflorestamento, jazidas minerais que ela cortaria...seria realmente a ferrovia da integração nacional entre o sul e o norte...com imenso tráfego de matérias primas e industriais, passageiros, serviços...uma lástima os dvrs interêsses que não a deixam sair...
Old August 15th, 2009, 10:14 PM   #5
BrunoFoca
Registered User

BrunoFoca's Avatar

Likes (Received): 93

Espero estar vivo ainda quando meus bisnetos lerem a Veja para mim falando que a ferrovia vai estar pronta daqui a 10 anos.
BrunoFoca no está en línea   Reply With Quote
Old August 15th, 2009, 10:17 PM   #6
Rodalvesdepaula
Rodrigo A. de Paula

Likes (Received): 4384

Vendo estas manchetes, só mesmo um remédio para a corrupção no Brasil:

Last edited by Rodalvesdepaula; August 15th, 2009 at 10:24 PM.
Rodalvesdepaula no está en línea   Reply With Quote
Old August 16th, 2009, 03:40 AM   #7
vitinhooo
Registered User

vitinhooo's Avatar

Likes (Received): 455

Hahuhauhauhuahuhauhauh!!!

Ah, seria um sonho ver o Brasil recortado por ferrovias, de Norte à Sul, de Leste à Oeste, reduzindo custos e distâncias e fazendo o país crescer. Vejo que por um bom tempo isso vai continuar sendo um sonho... quem sabe em 2100 tenhamos metade da qualidade(e do tamanho) da malha ferroviária cargueira norte-americana.

"Para ser grande, sê inteiro: nada/ Teu exagera ou exclui./ Sê todo em cada coisa. Põe quanto és/ No mínimo que fazes./ Assim em cada lago a lua toda/ Brilha, porque alta vive." Fernando Pessoa (Ricardo Reis)
vitinhooo no está en línea   Reply With Quote
Old August 16th, 2009, 03:53 AM   #8
Ramos
Brasil-Belindia é aqui

Ramos's Avatar

Likes (Received): 1769

Pois é , depois da ferrovia do Aço, a Norte Sul é mais uma obra inacabada e mal feita. E depois dizem que a tal Valec (responsável pelo gerenciamento da obra) é uma estatal competente.
Ramos no está en línea   Reply With Quote
Old August 16th, 2009, 12:53 PM   #9
HGP
Viagem Interna

Likes (Received): 110

Bom tópico. Vale uma transferência dele pro Infra, pq é bem pertinente a questão.

A reportagem fala a partir de 2001, mas no governo Sarney já se falava dessa ferrovia e já houve liberação de verbas. Ou seja, a obra emperra-se há mais de 20 anos, ou estou enganado?

Ramos, você que tem uma ótima bagagem em questões históricas, o que me diz?
Old August 16th, 2009, 02:20 PM   #10
MagnumCaruaru
BANNED

Likes (Received): 2

Meu Deus, quando esse país terá políticas sérias de fiscalizacao e punicao para conter e punir de forma severa essa roubalheira e negligencia. Isso corta o coracao. É Phoda...
MagnumCaruaru no está en línea   Reply With Quote
Old August 16th, 2009, 03:41 PM   #11
Rodalvesdepaula
Rodrigo A. de Paula

Likes (Received): 4384

Nunca, meu filho... É mais fácil nevar no Rio de Janeiro do que o Brasil ter políticas sérias contra a corrupção.

Rodalvesdepaula no está en línea   Reply With Quote
Old August 16th, 2009, 07:39 PM   #12
BrunoFoca
Registered User

BrunoFoca's Avatar

Likes (Received): 93

Quote:
Originally Posted by Rodalvesdepaula View Post
Nunca, meu filho... É mais fácil nevar no Rio de Janeiro do que o Brasil ter políticas sérias contra a corrupção.
Que é isso cara é só implantar meu plano de 3 etapas chamado de a Solução Final TM que o Brasil teria políticas sérias contra a corrupção.
Primeiro explode varias bombas atômicas aqui.
Segundo se espera passar uns 10 anos ate a radioatividade diminuir.
Terceiro se inicia a colonização por Suiços e Suecos.
E pronto.
BrunoFoca no está en línea   Reply With Quote
Old August 16th, 2009, 08:16 PM   #13
rsol2000
Registered User

rsol2000's Avatar

Likes (Received): 371

O mais triste é que esses políticos acham engraçado roubar e ainda tem a cara de pau de dizer que não fizeram nada!
rsol2000 no está en línea   Reply With Quote
Old August 17th, 2009, 02:23 AM   #14
NandoBHz
Registered User

NandoBHz's Avatar

Likes (Received): 17

Aproveitando um gancho!

Eu sonho com um país!

*Não das maravilhas mais um de verdade!
Old August 17th, 2009, 02:33 AM   #15
Positronn
Registered User

Positronn's Avatar

Likes (Received): 817

Essa ferrovia ia ser de via singela? Uma decepção atrás da outra.
Positronn no está en línea   Reply With Quote
Old August 17th, 2009, 02:39 AM   #16
Tiago Costa
Servir sempre!

Tiago Costa's Avatar

Qual o problema? Ferrovias de carga não são como ferrovias de transporte metropolitano, que têm tráfego que justifique via dupla em toda a extensão da linha. Para isso, existem pátios de cruzamento.
Tiago Costa no está en línea   Reply With Quote
Old August 17th, 2009, 02:58 AM   #17
sekelsenmat
Registered User

Likes (Received): 31

Eu acho que a reportagem é tendenciosa e mal fundamentada. Não existe nenhum dado relevante para formar uma opinião de que o que já foi feito foi realmente mal feito, por exemplo com uma % de kilómetros defeituosos sobre o total de km prontos, nem a média em outras ferrovias construídas no mundo a fora, só uma visão unilateral do assunto. Também não falo do custo de reparar esses kilómetros, nem do custo médio de ferrovias semelhantes feitas em outros locais.

Não é uma reportagem séria, ela não dá dados sérios para se ter uma visão completa do assunto, apenas nos tenta empurrar uma versão sabe-se lá quão próxima da realidade, sabe-se lá por quais interesses.
sekelsenmat no está en línea   Reply With Quote
Old August 17th, 2009, 04:55 AM   #18
Tiago Costa
Servir sempre!

Tiago Costa's Avatar

Ainda mais somando-se ao fato de que eles falam que "não termina nunca", porque as obras foram iniciadas em 1987. Porém, não foi citada recente retomada das obras nem o ritmo atual delas, que está bastante adequado, nem que finalmente os dois trechos, sul e norte, estão sendo construídos simultaneamente (antes apenas o trecho norte estava sendo construído, a um ritmo de 50 a 100 km/ano).
Tiago Costa no está en línea   Reply With Quote
Old August 17th, 2009, 01:45 PM   #19
lusorod
LUSOROD

lusorod's Avatar

Likes (Received): 450

Puts esse tipo de materia me deixa mto pra baixo. Como tem gente mesquinha e egoista na politica brasileira. o PT quer manter tudo nas maos do govero pra perpetuar a corrupcao. certo foi o FHC que privatizou um monte de empresas que hj sao lideres, como a vale. Na minha opiniao o gvero deveria regular e desburocratizar e as agencias tiham de ser independentes como o banco central e puramente tecnicas. Serra presidente ja!

((((((((((MUITO AMOR NA SUA ALMA))))))))))))))))
lusorod no está en línea   Reply With Quote
Old August 17th, 2009, 02:07 PM   #20
rodrigorc
BBMP!

rodrigorc's Avatar

Likes (Received): 680

Se essa ferrovia sai do maranhão, ela não será finalizada. O boicote ao maranhão é imenso, por causa da familia Sarney que controla tudo lá.

Reply

Thread Tools
Rate This Thread
Rate This Thread:

Posting Rules