daily menu » rate the banner | guess the city | one on oneforums map | privacy policy | DMCA | news magazine | posting guidelines

Go Back   SkyscraperCity > Latin American & Caribbean Forums > Fóruns Brasileiros > Fóruns Regionais > Sudeste

Sudeste Espírito Santo, Minas Gerais e Rio de Janeiro

Global Announcement

As a general reminder, please respect others and respect copyrights. Go here to familiarize yourself with our posting policy.

Reply

Thread Tools
Old May 13th, 2015, 01:54 AM   #1701
viniciussg15
Registered User

Likes (Received): 0

Loja Adidas abriu no shopping do vale.
Primeira loja exclusiva do interior de mg.
viniciussg15 no está en línea   Reply With Quote

Sponsored Links

Old May 13th, 2015, 03:08 AM   #1702
Leonardo P Correa
Registered User

Likes (Received): 3

Rafael, fui aí em Janeiro desse ano, perto da última semana do mês. Realmente o calor se fez bastante presente, principalmente(como falei anteriormente) próximo a estação de trem e nos bairros próximos. Inclusive quando passei pelo seu bairro, o abafamento realmente era bem intenso. Mas em bairros mais altos, como o canaãzinho, a situação era mais suportável. Bem, foi apenas uma percepção, não conheço muito bem a cidade.

Algo que ficou bem evidente e que confirmou o que ouço a tempos sobre o vale do aço é uma espécie "mini bloqueio" na região. Pra quem se lembra, Minas viveu um veranico em janeiro desse ano, mas o bloqueio foi rompido por volta de 20/01. No último dia em que estava em BH, o tempo havia mudado na cidade, voltou a chover com a quebra do bloqueio. No dia seguinte de manhã viajei de trem pra Ipatinga e fiquei lá 6 dias. Nesse período, a RMBH vivia chuvas fortes de verão todos os dias(acumulou 90mm), com máximas na casa dos 27°C. Ipatinga continuou sob atuação do bloqueio e passou todo o período sob sol, céu azul e calor, em 1 dia ficou mais nublado e ameaçou chover fraco, mas nada aconteceu. No dia que voltei pra casa, foi impressionante: à medida que me aproximava da região metropolitana de BH, o tempo foi mudando e começou a chover com muitos raios. Assim, essa situação ocorreu em todo o período em que estive na cidade, mas percebi quando voltei, pois eu vi acontecer. Isso é muito estranho para cidades relativamente próximas em linha reta: 150km. Não é de todo anormal isso ocorrer uma vez ou outra para regiões próximas, o problema é se repetir com frequência. Resta saber se eu dei "azar" ou se é algo recorrente.

Não sabia dessa aridez da cidade. Aqui em Belo Horizonte, a fama de cidade-jardim se justifica em alguns pontos e em outros não. A região centro-sul e Pampulha são bem arborizadas, as avenidas arteriais e as regionais costumam ter arborização razoável, mas no interior de muitos bairros não é bem assim. Assim como Ipatinga, a cidade conta com mais áreas verdes por habitante que o mínimo recomendado (média de 18,22 metros quadrados para o mínimo de 12 definidos como limite mínimo de preservação no plano diretor da cidade aprovado em 1996), mas essa relação também não é homogênea.
Recentemente, a atual gestão plantou 54mil mudas de plantas nas ruas e avenidas de todas as regionais da cidade, o que vai mudar a cara de algumas regiões daqui a alguns anos. A avenida Antônio Carlos(liga a Pampulha ao centro) foi a mais beneficiada.
Apesar de não ser como antigamente, a cidade está relativamente bem nesse sentido, quando comparada com outras metrópoles.

O centro aqui foi revitalizado no início dos anos 2000 e hoje acho adequado, arborizado e relativamente limpo(alguns pontos ainda andam bem sujos, como perto da rodoviária e shoppings populares).
Nos falta um metrô decente, pois o que tem aqui não tem cabimento. Fora da realidade para uma capital. O trânsito piorou muito na última década e hoje está complicado nos horários de pico, impraticável em alguns pontos. Mas ainda contamos com uma situação controlável, já que não é o tempo todo ruim e nem em todos os lugares. A implantação do MOVE trouxe algumas melhorias, mas não é o que a cidade precisa. O metrô é bem mais urgente, mas é um sonho distante.....
Quanto aos viadutos... rsrsrs dá medo de passar por baixo!

A cidade tem alguns parques de grandes proporções(municipal, mangabeiras, ecológico da Pampulha, Lago do Nado, etc) e outros menores nos bairros, mas nenhum deles é melhor que o Parque das Cachoeiras aí em Ipatinga, na minha opinião. O parque das Mangabeiras é excelente e muito grande, sobe a Serra do Curral, mas não tem uma cachoeira No fim, acho que moramos bem.
Leonardo P Correa no está en línea   Reply With Quote
Old May 13th, 2015, 04:12 PM   #1703
Rafael Cevidanes
Registered User

Rafael Cevidanes's Avatar

Likes (Received): 26

Quote:
Originally Posted by Leonardo P Correa View Post
Isso é muito estranho para cidades relativamente próximas em linha reta: 150km. Não é de todo anormal isso ocorrer uma vez ou outra para regiões próximas, o problema é se repetir com frequência. Resta saber se eu dei "azar" ou se é algo recorrente.
Você tocou num ponto que eu vivo enfatizando: em termos meteorológicos, Ipatinga está muito próxima de BH, mas o clima daqui se comporta de forma bem diferente daí.

A região central de Minas, onde fica a Grande BH, é mais influenciada pelos sistemas meteorológicos do setor noroeste-sul - umidade e calor vindos do Norte e Centro-Oeste (ventos de noroeste a oeste) e massas de ar frio e instabilidades associadas vindas da Região Sul (ventos de sudoeste a sul). O Vale do Rio Doce, onde se situa Ipatinga, é mais influenciado pelos sistemas de nordeste-sudeste - calor e secura vindos da Região Nordeste, umidade marítima de leste (proveniente do ES) e instabilidades associadas às frentes frias que chegam de sudeste (a partir do RJ).

O problema é que esta região apresenta uma das maiores taxas de propensão à desertificação do país, por vários fatores: destruição massiva da cobertura vegetal original (em Governador Valadares e arredores a taxa de desmatamento é superior a 90%), poluição excessiva, e claro, mudanças climáticas.

E a nossa situação é a mesma do vizinho estado capixaba e do sul da Bahia. Há cerca de 10 anos temos sentido os efeitos de um fenômeno que deveria estar situado na maior parte do ano no meio do Oceano Atlântico - a Alta Subtropical do Atlântico Sul -, mas agora insiste em se aproximar do continente justamente na época das chuvas, se estacionando sobre a parte nordeste de Minas (Vale do Rio Doce, do Mucuri, Jequitinhonha), Espírito Santo e Centro-Sul da Bahia. No verão 2013-2014 e também no 2014-2015 esse sistema se expandiu para a parte central do país e atingiu DF, GO e SP, causando a grande seca que é tão noticiada na mídia, que quase acabou com os reservatórios que abastecem a região metropolitana da capital paulista. Em que pese a ASAS ter recuado, permitindo a volta das chuvas em SP e BH, ela ainda permaneceu próximo à costa capixaba e baiana, afetando a parte nordeste mineira. Há vários estudos em andamento sobre os motivos desse comportamento, a maioria apontando para mudança da circulação dos ventos em altos níveis da atmosfera, impulsionada por mudanças climáticas.

Outro fator que diferencia o clima daí é a altitude. BH se situa numa altitude média de 850 metros acima do nível do mar, enquanto Ipatinga possui média de 250 metros de altitude. A cada 180 metros, diminui-se 1ºC na média térmica do local. Ou seja, BH, matematicamente, possui uma média térmica de menos de 3ºC que aqui, e isso é muita coisa. Claro que a natureza não segue regras matemáticas pré-definidas, e outras circunstâncias que influenciam esse fator são a concentração urbana, taxa de vegetação preservada, disposição do relevo. Como (ainda) estamos cercados de mais verde que BH (em que pese o "desmatamento monstro" para os lados de GV, ainda temos boa parte do Parque Estadual do Rio Doce e Serra dos Cocais preservada), e a capital mineira possui uma área urbano-industrial muito maior, o que mais pesa mesmo é a altitude para evidenciar as diferenças de temperaturas daqui para aí.

To view links or images in signatures your post count must be 10 or greater. You currently have 0 posts.

To view links or images in signatures your post count must be 10 or greater. You currently have 0 posts.

Last edited by Rafael Cevidanes; May 13th, 2015 at 04:59 PM.
Rafael Cevidanes no está en línea   Reply With Quote
Old May 13th, 2015, 05:05 PM   #1704
Rafael Cevidanes
Registered User

Quote:
A cidade tem alguns parques de grandes proporções(municipal, mangabeiras, ecológico da Pampulha, Lago do Nado, etc) e outros menores nos bairros, mas nenhum deles é melhor que o Parque das Cachoeiras aí em Ipatinga, na minha opinião. O parque das Mangabeiras é excelente e muito grande, sobe a Serra do Curral, mas não tem uma cachoeira No fim, acho que moramos bem.
Leonardo, não dá para comparar. O Parque das Cachoeiras é um clube recreativo, particular, não um parque público. Não sei se existem similares nos arredores de BH, mas sei que nessa região cachoeira é o que não falta, vide Serra do Cipó (sendo Lagoa Santa uma de suas entradas), e a área do Caraça. Aliás, as mais belas cachoeiras do país devem se situar nessa parte de Minas.

Old May 13th, 2015, 08:08 PM   #1705
Filipebr
UrbanBR

Filipebr's Avatar

Likes (Received): 55

Nunca ouvi falar desse parque das Cachoeiras, ele fica dentro da área urbana de ipatinga? Próximo a que?
Filipebr está en línea ahora   Reply With Quote
Old May 13th, 2015, 09:03 PM   #1706
Leonardo P Correa
Registered User

Quote:
Originally Posted by Rafael Cevidanes View Post
Há cerca de 10 anos temos sentido os efeitos de um fenômeno que deveria estar situado na maior parte do ano no meio do Oceano Atlântico - a Alta Subtropical do Atlântico Sul -, mas agora insiste em se aproximar do continente justamente na época das chuvas, se estacionando sobre a parte nordeste de Minas (Vale do Rio Doce, do Mucuri, Jequitinhonha), Espírito Santo e Centro-Sul da Bahia. No verão 2013-2014 e também no 2014-2015 esse sistema se expandiu para a parte central do país e atingiu DF, GO e SP, causando a grande seca que é tão noticiada na mídia, que quase acabou com os reservatórios que abastecem a região metropolitana da capital paulista. Em que pese a ASAS ter recuado, permitindo a volta das chuvas em SP e BH, ela ainda permaneceu próximo à costa capixaba e baiana, afetando a parte nordeste mineira. .
Esses últimos 2 anos foram bem anômalos em termos climáticos aqui na RMBH. Ondas de calor fora do normal, com temperaturas batendo os 35, 36°C aliados à chuva irregular deixaram a cidade com o clima irreconhecível. 2014 entrou para a lista dos 5 anos mais secos da história aqui, com cerca de 950mm acumulados. Causou estranheza ver o sol que ocorreu em Dezembro, a escassez de eventos de ZCAS com suas chuvas contínuas no final e início de ano.
E tudo isso pouquíssimo tempo depois das enchentes de 2011/2012, considerado uma das temporadas de chuvas mais intensas em 100 anos (dezembro daquele ano acumulou mais de 700mm).
Sobre esses últimos 10 anos que você citou, aqui na região percebe-se a ocorrência de veranicos recorrentes nos meses de fevereiro desde 2010, com chuvas bem abaixo da média. Esse ano esse sistema de alta pressão atmosférica anda sumido desde janeiro e tivemos chuvas 30% acima da média em fevereiro.

Quanto às temperaturas, a altitude é um fator decisivo sim (a estação convencional do inmet aqui fica 915m acima do nível do mar), mas não explica tudo. Você falou que madrugadas de 30°C no verão são comuns na sua cidade. A diferença de altitude das duas cidades não justifica esse valor, visto que as mínimas mais altas do ano aqui ficam na casa dos 23°C.

Last edited by Leonardo P Correa; May 13th, 2015 at 09:08 PM.
Old May 13th, 2015, 10:07 PM   #1707
Rafael Cevidanes
Registered User

Como eu falei, tem outros fatores: disposição do relevo - estamos numa calha, onde o calor acumulado não tem dispersão adequada, devido à pouca infiltração dos ventos; poluição; desmatamento; mudanças climáticas; etc. Mas a altitude prepondera para evidenciar as diferenças climáticas daqui para aí. A própria classificação climática de BH é diferenciada da de Ipatinga pela altitude: o de BH é do tipo Cwa (tropical de altitude), enquanto o de Ipatinga é Aw (tropical semi-úmido).

Quote:
Originally Posted by Filipebr View Post
Nunca ouvi falar desse parque das Cachoeiras, ele fica dentro da área urbana de ipatinga? Próximo a que?
O Clube Parque das Cachoeiras fica logo após a sede do distrito de Barra Alegre, na zona rural de Ipatinga.

Old May 13th, 2015, 11:16 PM   #1708
Leonardo P Correa
Registered User

Verdade. A altitude é o mais significativo.

Só mais uma coisa: sabemos que qualquer cidade tem microclimas internos, mas em Ipatinga eles me parecem bem contrastantes, assim como ocorre na cidade do Rio. Institutos diferentes indicam temperaturas bem diferentes nas previsões, não necessariamente erradas, provavelmente baseados em locais de medição distintos. Para os próximos dias em Ipatinga pela climatempo: 21/28, 19/28, 19/29, 20/28 e pelo cptec: 19/26, 18/23, 17/25, 16/25.
A cidade tem locais que variam assim mesmo? Isso sempre me chamou a atenção. No verão, essas previsões divergiam ainda mais, quem vê pensa que se trata de outra cidade.

Filipebr liked this post
Old May 13th, 2015, 11:50 PM   #1709
Rafael Cevidanes
Registered User

Sim, Ipatinga possui a maior parte de sua área urbana na Calha do Doce, mas a zona rural, que concentra a maior extensão territorial do município, localiza-se em área de serra, com o ponto mais elevado ultrapassando a altitude de 1.100 metros, na divisa com Coronel Fabriciano, na Serra dos Cocais.

Existem vários microclimas na cidade: os bairros ao redor da Usiminas, envoltos em grandes áreas de vegetação plantada, e às margens do Rio Piracicaba e do Parque Estadual do Rio Doce, apresentam um clima mais fresco e úmido, assim como os bairros próximos à zona rural e nesta. Essa situação se verifica, em menor grau também em áreas como o final do bairro Bom Jardim, o Forquilha e as Granjas Vagalume. No restante da cidade, as diferenças não são muito expressivas. Para a minha "sorte", moro justamente no bairro mais quente e seco de Ipatinga (detesto com todas as minhas forças calor excessivo e secura) segundo a Usiminas, que mantém uma rede de monitoramento da qualidade do ar e das condições meteorológicas em alguns bairros. Isso se deve à ausência de áreas verdes e grande concentração de concreto.

Em relação a essas discrepâncias de temperaturas, na verdade elas ocorrem porque a Climatempo faz a previsão com dados da estação meteorológica da rede da Cemig (localizada no bairro Iguaçu) e o CPTEC com os do aeroporto da Usiminas, que nem em Ipatinga fica, e sim em Santana do Paraíso. A previsão da Climatempo, apesar do alto índice de erros, reflete melhor a situação climática da maior parte da cidade.

Last edited by Rafael Cevidanes; May 14th, 2015 at 12:10 AM.
Old May 14th, 2015, 03:40 AM   #1710
Filipebr
UrbanBR

Filipebr's Avatar

Rafael,toda vez que vou em gv assisto o noticiario local e na hora da previsão do tempo sempre mostram Ipatinga com as temperaturas maximas e minimas maiores que as de gv, sou leigo no assunto, mas acredito que gv é mais quente que Ipatinga, você saberia o motivo de isso acontecer?
Old May 14th, 2015, 03:57 AM   #1711
Leonardo P Correa
Registered User

Quote:
Sim, Ipatinga possui a maior parte de sua área urbana na Calha do Doce, mas a zona rural, que concentra a maior extensão territorial do município, localiza-se em área de serra, com o ponto mais elevado ultrapassando a altitude de 1.100 metros, na divisa com Coronel Fabriciano, na Serra dos Cocais.

Existem vários microclimas na cidade: os bairros ao redor da Usiminas, envoltos em grandes áreas de vegetação plantada, e às margens do Rio Piracicaba e do Parque Estadual do Rio Doce, apresentam um clima mais fresco e úmido, assim como os bairros próximos à zona rural e nesta. Essa situação se verifica, em menor grau também em áreas como o final do bairro Bom Jardim, o Forquilha e as Granjas Vagalume. No restante da cidade, as diferenças não são muito expressivas. Para a minha "sorte", moro justamente no bairro mais quente e seco de Ipatinga (detesto com todas as minhas forças calor excessivo e secura) segundo a Usiminas, que mantém uma rede de monitoramento da qualidade do ar e das condições meteorológicas em alguns bairros. Isso se deve à ausência de áreas verdes e grande concentração de concreto.

Em relação a essas discrepâncias de temperaturas, na verdade elas ocorrem porque a Climatempo faz a previsão com dados da estação meteorológica da rede da Cemig (localizada no bairro Iguaçu) e o CPTEC com os do aeroporto da Usiminas, que nem em Ipatinga fica, e sim em Santana do Paraíso. A previsão da Climatempo, apesar do alto índice de erros, reflete melhor a situação climática da maior parte da cidade.
Obrigado pelos esclarecimentos! Vamos acompanhar como se dará o comportamento atmosférico agora com um El Niño mais forte. Espero que chova mais pra encher nossas caixas d'água.
Old May 14th, 2015, 04:16 AM   #1712
Rafael Cevidanes
Registered User

Quote:
Rafael,toda vez que vou em gv assisto o noticiario local e na hora da previsão do tempo sempre mostram Ipatinga com as temperaturas maximas e minimas maiores que as de gv, sou leigo no assunto, mas acredito que gv é mais quente que Ipatinga, você saberia o motivo de isso acontecer?

Tinha um amigo que trabalhava na Intertv, ele me disse que ligavam para lá direto reclamando da previsão do tempo. Eles apenas pegam os dados da Climatempo e jogam ali. Como não há critério de área para instalação de estações meteorológicas, é óbvio que uma estação localizada num lugar como o bairro Iguaçu, em Ipatinga, em plena mancha urbana e ao lado dos altos fornos da Usiminas, mostrará temperatura muito mais alta que outra localizada num descampado às margens do Rio Doce.

Filipebr liked this post

Last edited by Rafael Cevidanes; May 14th, 2015 at 04:22 AM.
Old May 14th, 2015, 04:36 AM   #1713
Rafael Cevidanes
Registered User

Quote:
Obrigado pelos esclarecimentos! Vamos acompanhar como se dará o comportamento atmosférico agora com um El Niño mais forte. Espero que chova mais pra encher nossas caixas d'água.
Sabe os efeitos do El Niño no país?

Acho ridículo, um desserviço o que essa mídia bairrista carioca-paulistana faz ao noticiar esse fenômeno, dizendo que ele é benéfico para as chuvas, como se fosse algo estendido a todo o país e pontualmente previsível. No Brasil o El Niño costumar causar tempestades no Sul e seca severa no Nordeste. A zona intermediária dos efeitos de tempestades no Sul e seca no Nordeste são a Região Sudeste, Centro-Oeste e sul da Amazônia, e as faixas que delimitam nessas regiões as áreas que serão afetadas pelas tempestades e/ou pela seca são extremamente oscilantes.

São Paulo quase sempre se beneficia desse fenômeno por ser praticamente extensão do Sul do Brasil, o mesmo se diga de Mato Grosso do Sul - por isso a mídia paulistana enche a boca para falar do fenômeno, pois eles precisam de muita chuva para recuperar o Cantareira. Já os outros estados dessas regiões que citei podem experienciar temporais localizados em pouquíssimos dias do mês, que causam transtornos e acumulam baixos valores, ficando, portanto, à mercê da seca do mesmo jeito.

Todos os anos de El Niño no Vale do Rio Doce foram terríveis, tanto a nível de temperaturas (muito altas) como de chuvas (muito escassas). Em Minas Gerais costuma o Centro-Sul do estado (incluindo a Grande BH) se beneficiar do fenômeno, nos moldes de SP, enquanto o Centro-Norte arde na seca. Mesmo assim, como disse, essa faixa delimitadora é bastante imprevisível, depende de uma série de outros fatores além do aquecimento do Pacífico Equatorial.

Last edited by Rafael Cevidanes; May 14th, 2015 at 05:11 AM.
Old May 14th, 2015, 06:49 AM   #1714
Leonardo P Correa
Registered User

Quote:
Sabe os efeitos do El Niño no país?

A zona intermediária dos efeitos de tempestades no Sul e seca no Nordeste são a Região Sudeste, Centro-Oeste e sul da Amazônia, e as faixas que delimitam nessas regiões as áreas que serão afetadas pelas tempestades e/ou pela seca são extremamente oscilantes.
Como você falou, El Niño não necessariamente leva chuvas acima da média para Minas. Na verdade, percebo que ele não tem um efeito definido aqui, tudo pode acontecer.
Mas mesmo que façam uma previsão sobre sua atuação não dou muita fé, pois previsões estendidas aqui no Brasil falham muito. Já me cansei de ver previsões para uma estação ir por água abaixo, um exemplo recente foi esse verão. Era previsto chuvas abundantes em janeiro e irregulares em fevereiro e março. De maneira geral, a realidade foi oposta: tivemos veranico em janeiro e zonas de convergência de umidade levando chuvas abundantes nos outros 2 meses.
Outro exemplo está acontecendo agora: previram um outono com temperaturas acima da média, mas o que vem ocorrendo também é o oposto: a atuação persistente do ar polar tem deixado as temperaturas abaixo da média histórica em várias regiões. Aqui na capital, ultrapassamos por décimos a marca dos 26°C (a média) 4 dias nesse mês, os outros 9 ficaram abaixo da média, com desvios negativos entre 1 e 3°C. Não há previsão de máximas superiores aos 25°C nos próximos dias, portanto vamos continuar nessa tendência.
Aos poucos, aprendi a quantificar a confiança nas previsões e, definitivamente, não confio quando fazem um prognóstico com prazo superior a 1 mês. Se começarem a acertar, mudo de ideia.

Rafael Cevidanes liked this post
Old May 16th, 2015, 09:37 PM   #1715
Bruno GV
Registered User

Bruno GV's Avatar

Likes (Received): 2928

Quote:
Gv em média é mais quente durante o ano, mas temos mínimas menores. GV está num vale mais plano e o frio que desce a calha se aloja aqui. Ipatinga quase sempre tem mínimas maiores.
Old May 16th, 2015, 10:37 PM   #1716
Rafael Cevidanes
Registered User

O efeito de vale apenas mantém a temperatura mais baixa por mais tempo, não a abaixa mais. Ipatinga está em altitude maior e mais cercada de grandes massas de vegetação, a exemplo do Parque Estadual do Rio Doce. A questão de mostrarem o contrário, como expliquei, ocorre pela localização das estações meteorológicas em que coletam os dados. A de GV fica num descampado à beira do Rio Doce, a de Ipatinga no meio da massa urbana.

Last edited by Rafael Cevidanes; May 17th, 2015 at 03:08 AM.
Old May 21st, 2015, 02:09 AM   #1717
bjsilva
Ipatinga / Brazil

bjsilva's Avatar

Likes (Received): 162

A obra da nova sede da InterTv dos Vales é a coisa mais relevante que vem acontecendo em Ipatinga depois da construção do shopping. Nossa cidade está em crise (assim como todo o Brasil), e essa obra deve ter investimento total em torno de 20 milhões de reais. Então vale a pena postar. Fotos atualizadas hoje, em menos de 3 meses teremos a emissora finalizada e transmitindo programação local em HD.

Last edited by bjsilva; May 21st, 2015 at 02:14 AM.
bjsilva no está en línea   Reply With Quote
Old May 21st, 2015, 04:12 PM   #1718
ralacerda
Registered User

Likes (Received): 2

Pergunta:

"@RALACERDA · May 17
@moviecom porque só passa filme dublado em Ipatinga? Um cinema novo daquele sem uma opção de filme legendado. Estão matando os cinéfilos."

Resposta:

"@moviecom May 18
@RALACERDA Olá! A distribuição das cópias dubladas e legendadas não depende diretamente da Moviecom, mas também das distribuidoras.

@RALACERDA No entanto, encaminharemos sua mensagem ao nosso setor de programação, para que leve em consideração a sua preferência."

Que tristeza...
ralacerda no está en línea   Reply With Quote
Old Yesterday, 05:42 AM   #1719
Rafael Cevidanes
Registered User

Sinceramente, o jornalismo dessa Intertv me faz vergonha. Repórteres com sotaque super carregado, apresentadores que travam ao falar, câmeras desfocadas, sem contar as cortadas de áudio e vídeo, isso quando o áudio dos repórteres não invade o som dos comerciais ou o jornal volta e eles não percebem e são pegos com caras e bocas. Vergonha alheia, nem parece que é uma afiliada com certo tempo de estrada, parece mais um núcleo de jornalismo de alguma faculdade e vou te contar: algumas universidades possuem núcleos com estudantes que cometem menos gafes ainda!

Filipebr liked this post
Old Yesterday, 07:32 PM   #1720
Filipebr
UrbanBR

Filipebr's Avatar

A tv univale de gv por exemplo da de dez a zero nessa intertv dos vales, não entendo como essa afiliada pode ser tão ruim em todos os aspectos. A tv dos vales quando era da record também era bem melhor, eu gostava mais quando era tv leste globo e tv dos vales record.

Rafael Cevidanes liked this post

Reply

Tags
minas gerais

Thread Tools

Posting Rules