SkyscraperCity Forum banner

TGV Rio-São Paulo X Outras obras ferroviárias

4K views 24 replies 15 participants last post by  Paulo Ctba 
#1 ·
Simples assim, em bom e alto português: O que vocês acham melhor, o TGV Rio-São Paulo ou a continuação de outras muito importantes obras ferroviárias como os metrôs e VLTs da vida pelo país??? Depois dou minha muy humilde opinião (se é que alguém quer saber... :bash: ) Bem, vamos às discussões???:)
 
#2 ·
Nem pestanejo: OUTRAS OBRAS PELO RESTO DO PAÍS!!! Muito mais importantes doque esse trem "bala" ae!!! Preferiria que pegassem todo esse dinheiro e financiassem em anéis viários, novas ferrovias, VLTs, e tudo o mais! Eu vi que em Porto Alegre tinha um projeto prontinho de VLT, movido à ar e tudo o mais, porque não investem nisso??? Não era o governo federal mesmo que ia bancar essa obra, com o BNDES??? Então, que disponibilize esse dinheiro pra construção de VLTs nas cidades com mais de 1 milhão de habitantes! Poderiam contemplar primeiro as capitais que não tem metrô, Porto Alegre, Curitiba, Goiania, Manaus, e depois ir pra Salvador, Recife, e ae vai!!! E construir linhas de passageiros entre as grandes cidades, não precisa ser trem bala, indo à uns 120km/h tá bom já que não vai pegar congestionamento mesmo, e além doque, precisamos de uma base, não adianta querer colocar os bois na frente do carro!

Ma é isso ae!

BRASIL ACIMA DE TUDO!!! :)

Tenham um bom dia e cuidem se!
 
#3 ·
Tarcísio Tamarozi said:
Nem pestanejo: OUTRAS OBRAS PELO RESTO DO PAÍS!!! Muito mais importantes doque esse trem "bala" ae!!! Preferiria que pegassem todo esse dinheiro e financiassem em anéis viários, novas ferrovias, VLTs, e tudo o mais! Eu vi que em Porto Alegre tinha um projeto prontinho de VLT, movido à ar e tudo o mais, porque não investem nisso??? Não era o governo federal mesmo que ia bancar essa obra, com o BNDES??? Então, que disponibilize esse dinheiro pra construção de VLTs nas cidades com mais de 1 milhão de habitantes! Poderiam contemplar primeiro as capitais que não tem metrô, Porto Alegre, Curitiba, Goiania, Manaus, e depois ir pra Salvador, Recife, e ae vai!!! E construir linhas de passageiros entre as grandes cidades, não precisa ser trem bala, indo à uns 120km/h tá bom já que não vai pegar congestionamento mesmo, e além doque, precisamos de uma base, não adianta querer colocar os bois na frente do carro!

Ma é isso ae!

BRASIL ACIMA DE TUDO!!! :)

Tenham um bom dia e cuidem se!
1) O BNDES é estatal, mas dinheiro dele não vem do orçamento da União.
2) Não adianta o BNDES querer emprestar dinheiro para um projeto, se a prefeitura ou governo do estado está tão atolado em dívidas que a lei de responsabilidade proíbe que novas dívidas sejam feitas ou que elas se limitam a um certo teto que não dá para bancar o custo do projeto.
3) Não se trata de ou TGV ou VLT; a viabilidade dos dois saírem é totalmente independente um do outro.
 
#4 ·
Eu voto por:

TGV E outras obras ferroviarias. Seriam consorcios diferentes em processos de PPP diferentes, entao nao existe motivo para que se eliminem mutuamente.

O Brasil precisa de um bilhao de obras. Essas duas opcoes JUNTAS estariam na lista.
 
#5 ·
Só se fizerem aquelas PPP 100% privadas, com empresas ou consorcios dividindo os valores à serem investidos na obra e a administração e lucros na concessão, livrando o estado ou o pais desse valor astronomico.

No japão tem muitas linhas ferroviárias que são administradas por concessionárias, e muitas foram construidas só com o dinheiro da iniciativa privada, porém depois de um tempo os empreendimentos irão voltar pro governo (só não tenho ideia ao certo de qto tempo dura a concessão lá)

Se o governo não tem dinheiro pra investir, faça o projeto e abra regimes de concessões para empresas interessadas...
 
#7 ·
Em primeiro lugar, talvez isso seja um falso dilema: por que não os dois?

Mas se for para optar, melhor ter VLT ligando as maiores cidades.
Quem quiser ir mais rápido, que vá de avião
(que é de duas a três vezes mais rápido do que esses trens de grande velocidade).
 
#9 ·
Ontem o prefeito de Vitória deu uma entrevista, veja um trecho:

A Tribuna: Como está o projeto do metrô de superfície?
João Coser: Estamos trabalhando em um projeto viário para Vitória que vai cuidar de toda a circulação da cidade, tanto de carro, ônibus, ciclovia, pedestres e da possibilidade de um VLT (Veículo Leve Sobre Trilhos). Vamos pensar a cidade toda e, ao mesmo tempo, a viabilidade econômica e técnica do VLT. O projeto está sendo contratado agora e deve ficar pronto em um ano. Nós precisamos de um sistema mais eficiente, como o VLT, para melhorar a vida das pessoas. Aos poucos está ficando insuportável passar pela cidade de ônibus ou carro. Para o projeto acontecer, dependemos da parceria com as outras cidades, governo estadual, federal e iniciativa privada. Como prefeito, faço a defesa com a convicção que isso é importante para o povo que anda de ônibus. Não é algo de um mandato, para fazer um pedaço.

Então não vai dar para começar a implantar o VLT no seu mandato?
- Obra eu acho muito difícel, mas dá para ter o projeto pronto e toda a articulação. Ninguém faz metrô em quatro anos, mas é necessário começar a discutir e planejar. O sistema que estamos propondo, o VLT, é mais simples, mais fácil de ser implantado.

Voltando a pergunta... Meu voto? BR 101 ES duplicada! Depois, outras obras ferroviárias pelos estados :)
 
#13 ·
Osasco Station said:
^^^por mais q eu keira esse trem, tem coisas com prioridade maior..
Então....passaria esse projeto pra iniciativa privada e ai o governo não precisando investir essa fortuna toda, teria condições de tocar projetos de menor custo...

no japão tem uma empresa privada que se chama Japan Raiway que opera toda a malha ferroviária do pais, e é excelente de qualidade.

durante anos ela foi investindo e crescendo, hj vc viaja para qualquer parte do pais de trem, seja de trem pinga-pinga, semi-expresso, expresso, rapid, e o trem bala....vc escolhe!

outras empresas operam trens regionais que fazem a ligação nas cidades....

e não é só no japão não, se pesquisarem, outros paises de 1º mundo tb adotaram essa metodologia de concessão...

Quero ver se não iria aparecer interessados....se não daqui, seria de fora...é só pegar o exemplo de fora!!

Será que não veêm que o pais precisa disso?!?
 
#20 ·
Com o tempo vc aprende....hehehe

andei no metrô de tokyo e de nagoya, e lá tb é assim, metrô pra qualquer parte da cidade, porém tudo escrito em 2 linguas, inclusive as estações....

com as estações escritas com as nossas letras + o mapa na mão tudo ficou muito mais facil, inclusve me lembro que não fiquei mto tempo perdido não

só 2 horas heheh ;)

mas valeu a pena, pq deu pra conhecer outras linhas e sentir o "sonho" que poderia ser ter um metrô assim aqui em sampa! :)
 
#21 ·
Esse mapa de Tokyo eh uma doideira mesmo, mas ai nao sao somente linhas de metro, sao trens, monotrilhos, metro ...tudo acho que so fica de fora os shinkasen
Quando vou num lugar que nao conheco tenho que levar um mapa se nao nao acho a estacao ...
o mapa no metro eh esse aqui
http://www.kotsu.metro.tokyo.jp/util/english/subway/1_5.html
Como o richter30 falou todas as estacoes e mapas tb estao em ingles em "ROMANJI" letras romanas
 
#22 ·
É esse mesmo o mapa do metrô de tokyo....

Até localizei as estações que eu estive: Ueno, Shinjuku e Akihabara, do bairro conhecido por ser uma sta efigenia da eletrônica, o que vc quiser achar de eletrônica vc acha lá...heheh lembra muito a sta efigenia...

As vezes dá uma saudades das praticidades e facilidades de lá....hehee
 
#23 ·
richter30 said:
É esse mesmo o mapa do metrô de tokyo....

Até localizei as estações que eu estive: Ueno, Shinjuku e Akihabara, do bairro conhecido por ser uma sta efigenia da eletrônica, o que vc quiser achar de eletrônica vc acha lá...heheh lembra muito a sta efigenia...

As vezes dá uma saudades das praticidades e facilidades de lá....hehee
vc morou aqui ...? onde...? ou veio a passeio ...?
 
This is an older thread, you may not receive a response, and could be reviving an old thread. Please consider creating a new thread.
Top