daily menu » rate the banner | guess the city | one on oneforums map | privacy policy | DMCA | news magazine | posting guidelines

Go Back   SkyscraperCity > Latin American & Caribbean Forums > Brasil > Fóruns Regionais > São Paulo

Global Announcement

As a general reminder, please respect others and respect copyrights. Go here to familiarize yourself with our posting policy.

Reply

Thread Tools
Old September 22nd, 2007, 05:12 AM   #61
Thina
Registered User

Thina's Avatar

^Além de ótimas fotos, as explicações dele são ótimas, sem querer puxar sardinhas para o Fabius
Thina no está en línea   Reply With Quote

Sponsored Links
Old September 22nd, 2007, 07:45 AM   #62
Robervalda Souza
Registered User

Likes (Received): 538

Achei um estilo bem "paulista".... não sei pq... me lembrou higienópolis, acho....
gostei do bairro! Bastante democrático e "vivo" (serviços, gente circulando), com alguns belos edifícios!!
Qual é o da SANDY, a propósito? Foi fotografado?
Robervalda Souza no está en línea   Reply With Quote
Old September 22nd, 2007, 03:30 PM   #63
Fabius_
+55 19

Fabius_'s Avatar

Likes (Received): 7701

Quote:
Originally Posted by peaceto View Post
Fabius, vc realmente tem talento para os threads! Seu trabalho é que ficou um loosho. hehehehe
Valeu!
Obrigado pelo elogio, a gente faz o que pode para mostrar mais e melhor!

Quote:
Originally Posted by Thina View Post
^Além de ótimas fotos, as explicações dele são ótimas, sem querer puxar sardinhas para o Fabius
Ah, Thininha, isso eu devo a um bom conhecimento da cidade e das suas peculiaridades, sem contar a minha política de responder a quase todos os comentários, justamente porque quem comenta nos threads que eu faço também merece resposta.

Quote:
Originally Posted by Robervalda Souza View Post
Achei um estilo bem "paulista".... não sei pq... me lembrou higienópolis, acho....
gostei do bairro! Bastante democrático e "vivo" (serviços, gente circulando), com alguns belos edifícios!!
Qual é o da SANDY, a propósito? Foi fotografado?
É, não fosse a média de valor dos prédios e o tamanho das cidades, o Cambuí tem um ar de Higienópolis mesmo, justamente porque é um bairro central, agitado, enfim...a sua descrição.

Se não me falha a memória, eles moram nesse bairro, mas não sei onde exatamente. Menos o Júnior, que já se mandou para SPO faz algum tempo. Eu sei que o Chitãozinho tem uma bela chácara em Jaguariúna (uma cidade vizinha, a uns 25km), mas do Xororó não sei...
Fabius_ no está en línea   Reply With Quote
Old September 30th, 2007, 07:04 PM   #64
fnandorm
SSA-BA

Likes (Received): 0

Uma coisa que me chamou a atenção no centro de Campinas foi as ruas estreitas com prédios, de uns 15 a 20 andares, sem nenhum recuo! Como a cidade não tem prédios altos, e esses ficam colados nas calçadas de ruas estreitas, dão a impressão de serem enormes, aparenta uma densidade de Manhattan! Como é que permitiram a construção sem recuo da calçada e tão perto dos prédios laterais????
fnandorm no está en línea   Reply With Quote
Old September 30th, 2007, 07:12 PM   #65
Fabius_
+55 19

Fabius_'s Avatar

Quote:
Originally Posted by fnandorm View Post
Uma coisa que me chamou a atenção no centro de Campinas foi as ruas estreitas com prédios, de uns 15 a 20 andares, sem nenhum recuo! Como a cidade não tem prédios altos, e esses ficam colados nas calçadas de ruas estreitas, dão a impressão de serem enormes, aparenta uma densidade de Manhattan! Como é que permitiram a construção sem recuo da calçada e tão perto dos prédios laterais????
As regras antigas eram muito mais flexíveis, o coeficiente era muito mais elevado que o de hoje. Por isso, de 1960 a 1985, o Centro de Campinas ficou lotado de prédios sem recuo. Tem prédios até 23 andares em que você olha para fora é só vê a calçada .

Para falar a verdade, nem me incomoda isso, porque é só no Centro e no Cambuí que há prédios assim. E a gente nem repara nisso.
Old October 2nd, 2007, 10:00 PM   #66
Limildo
Registered User

Quantos fãs da Nova Campinas não? haha, acho incrível ainda não existir um thread desse bairro, o mais famoso e tradicional bairro-jardim da cidade, sem falar nas antigas mansões. Estou pensando eu mesmo em elaborar esse thread, para que todos conheçam esse belo bairro.

Fabius, em relação a insegurança, você a considera tão presente no bairro?? Ele me passa a mesma sensação dos bairros que você postou, Vila itapura, Ponte preta, mesmo o Cambuí (ou seja, inseguro, mas nem tanto haha).
Limildo no está en línea   Reply With Quote
Old October 3rd, 2007, 02:00 PM   #67
Fabius_
+55 19

Fabius_'s Avatar

Quote:
Originally Posted by Limildo View Post
Quantos fãs da Nova Campinas não? haha, acho incrível ainda não existir um thread desse bairro, o mais famoso e tradicional bairro-jardim da cidade, sem falar nas antigas mansões. Estou pensando eu mesmo em elaborar esse thread, para que todos conheçam esse belo bairro.

Fabius, em relação a insegurança, você a considera tão presente no bairro?? Ele me passa a mesma sensação dos bairros que você postou, Vila itapura, Ponte preta, mesmo o Cambuí (ou seja, inseguro, mas nem tanto haha).
É mesmo? Deixo-lhe então a tarefa! Eu prefiro tirar de outros bairros e lugares mais pitorescos de Campinas, como o centro de Sousas, etc.

Quanto a sensação de insegurança, infelizmente Campinas é uma cidade que ainda passa uma sensação dessas. A violência diminuiu muito, mas a coisa ainda não está tranqüila.

A Nova Campinas é muito erma, é um bairro estagnado justamente porque ninguém quer ir morar lá. As únicas reformas são de casas residenciais virando comércios (clínicas, centros de ensino, etc. Até pode ser preservado, mas vai ficar daquele jeito, ruim, sem vida. Só com a verticalização do bairro há chance de ele ser vivo e vibrante como o Cambuí.

A Vila Itapura passa uma sensação boa, só dá medo de tarde em diante. O único problema sério daquele bairro é ser vizinho da Cracolândia.
No Cambuí não tive nenhum problema, nem na Ponte Preta...
Old October 3rd, 2007, 05:26 PM   #68
HGP
Viagem Interna

Likes (Received): 331

Parabéns Fabio, excelente thread de uma região muito bonita de Campinas!
Old October 3rd, 2007, 06:21 PM   #69
rmello
Registered User

Likes (Received): 83

Quote:
Originally Posted by Gmata View Post
Ótimas as fotos.
Este bairro é muito bonito!

O engraçado é que quando conheci o Cambuí, no final da década de 80, ele "dava um banho" em qualquer bairro de BH.
Hoje ele fica na média dos daqui e para trás de alguns, como Lourdes e Belvedere.
Acho que nos últimos 20 anos o nível da construção em BH evoluiu acima da média das outras cidades.
Os mais velhos devem saber do que estou falando.
Esse bairro parece bem estruturado, urbanismo mto bom, mas os predios, com algumas excessoes, estão muito sem graça.. Não sei se é pq estou acostumado com os de BH, mas atualmente até no Buritis aqui em BH a gente encontra vários prédios mais bonitos que esses.
É claro q alguns prédios que eu vi nas fotos são bem bonitos e o bairro no geral é bem arborizado, asfalto bom... gostei!
rmello no está en línea   Reply With Quote
Old October 3rd, 2007, 07:42 PM   #70
Fabius_
+55 19

Fabius_'s Avatar

Quote:
Originally Posted by HGPFILHO View Post
Parabéns Fabio, excelente thread de uma região muito bonita de Campinas!
Valeu!

Quote:
Originally Posted by rmello View Post
Esse bairro parece bem estruturado, urbanismo mto bom, mas os predios, com algumas excessoes, estão muito sem graça.. Não sei se é pq estou acostumado com os de BH, mas atualmente até no Buritis aqui em BH a gente encontra vários prédios mais bonitos que esses.
É claro q alguns prédios que eu vi nas fotos são bem bonitos e o bairro no geral é bem arborizado, asfalto bom... gostei!
Campinas está se horizontalizando, bem longe do Cambuí...nos condomínios fechados. Não adianta ficar comparando uma capital que viveu uma época ruim e hoje está melhorando bem com uma cidade grande (que tem menos da metade do tamanho) que já viveu o seu tempo de desenvolvimento e hoje não está se desenvolvendo tanto como antes.

E a parte central desse bairro é mais velha que Belo Horizonte, lembre-se disso. A região do Centro de Convivência era o antigo Passeio Público, lá pelos idos de 1880. Eu não mostrei muitas casas, mas é no Cambuí que está o Museu do Negro, pois o Cambuí tinha algumas casas de homens das chamadas "Irmandades dos Homens de Cor", que eram grupos de ajuda mútua...o museu fica na casa que pertenceu a Adão Bernardino dos Santos, um cocheiro da primeira década do século XX.

Talvez eu ainda tenha de fazer um outro thread do Cambuí, só mostrando a região mais horizontalizada, próxima à Norte-Sul...vamos ver. Mas não prometo nada.
Old October 3rd, 2007, 09:09 PM   #71
rmello
Registered User

Likes (Received): 83

Quote:
Originally Posted by Fabius_BR View Post
Valeu!

Campinas está se horizontalizando, bem longe do Cambuí...nos condomínios fechados. Não adianta ficar comparando uma capital que viveu uma época ruim e hoje está melhorando bem com uma cidade grande (que tem menos da metade do tamanho) que já viveu o seu tempo de desenvolvimento e hoje não está se desenvolvendo tanto como antes.

E a parte central desse bairro é mais velha que Belo Horizonte, lembre-se disso. A região do Centro de Convivência era o antigo Passeio Público, lá pelos idos de 1880. Eu não mostrei muitas casas, mas é no Cambuí que está o Museu do Negro, pois o Cambuí tinha algumas casas de homens das chamadas "Irmandades dos Homens de Cor", que eram grupos de ajuda mútua...o museu fica na casa que pertenceu a Adão Bernardino dos Santos, um cocheiro da primeira década do século XX.

Talvez eu ainda tenha de fazer um outro thread do Cambuí, só mostrando a região mais horizontalizada, próxima à Norte-Sul...vamos ver. Mas não prometo nada.
Vlw pela explicação! Imaginei mesmo que fosse um bairro mais velho!! Mas esse comentário que eu fiz tbm vale por exemplo pra Copacabana, é um bairro totalmente bem estruturado, cosmopolita, porém os prédios não bonitos.. Pq são antigos também né! Mas com certeza esse bairro me parece que tem de tudo: escolas, farmácias, e o bom urbanismo
rmello no está en línea   Reply With Quote
Old October 3rd, 2007, 09:21 PM   #72
Fabius_
+55 19

Fabius_'s Avatar

Quote:
Originally Posted by rmello View Post
Vlw pela explicação! Imaginei mesmo que fosse um bairro mais velho!! Mas esse comentário que eu fiz tbm vale por exemplo pra Copacabana, é um bairro totalmente bem estruturado, cosmopolita, porém os prédios não bonitos.. Pq são antigos também né! Mas com certeza esse bairro me parece que tem de tudo: escolas, farmácias, e o bom urbanismo
Não, sem problemas quanto a isso...gostei da sua análise!
Old October 5th, 2007, 03:56 PM   #73
caco
Crucismogiensis

caco's Avatar

Likes (Received): 3491

Lindo bairro mesmo, esse Cambuí, que aparenta ser mais organizado, em contraposição ao caótico centro de Campinas, o qual tive oportunidade de conhecer na última quarta-feira (03/10/2007).

Infelizmente não tive a oportunidade (nem tempo) de conhecer esse tão famoso bairro campineiro, pois meu percurso (de táxi) se restringiu apenas entre a rodoviária e Justiça do Trabalho (Rua Dr. Quirino) e pela Avenida Lix da Cunha.

Algumas coisas que me chararam atenção em Campinas: a quantidade de viadutos, o grande número de ruas pavimentadas com paralelepípedos no centro e como as ruas centrais são estreitas, lembrando muito o centro de minha cidade, Mogi das Cruzes. Outra coisa foi a quantidade de construções antigas.

Ia me esquecendo, parabéns pelo tópico e pelas lindas fotos, Fabius!
caco no está en línea   Reply With Quote
Old October 5th, 2007, 04:25 PM   #74
Fabius_
+55 19

Fabius_'s Avatar

Quote:
Originally Posted by cacobianchi View Post
Lindo bairro mesmo, esse Cambuí, que aparenta ser mais organizado, em contraposição ao caótico centro de Campinas, o qual tive oportunidade de conhecer na última quarta-feira (03/10/2007).

Infelizmente não tive a oportunidade (nem tempo) de conhecer esse tão famoso bairro campineiro, pois meu percurso (de táxi) se restringiu apenas entre a rodoviária e Justiça do Trabalho (Rua Dr. Quirino) e pela Avenida Lix da Cunha.

Algumas coisas que me chararam atenção em Campinas: a quantidade de viadutos, o grande número de ruas pavimentadas com paralelepípedos no centro e como as ruas centrais são estreitas, lembrando muito o centro de minha cidade, Mogi das Cruzes. Outra coisa foi a quantidade de construções antigas.

Ia me esquecendo, parabéns pelo tópico e pelas lindas fotos, Fabius!
Muito obrigado! Fico feliz que tenha gostado.

Olha, o Cambuí é realmente bem melhor que o Centro, mas tem umas partes no Centro que também são até bucólicas e bonitas...talvez eu até as fotografe aqui, é a parte mais residencial, entre a Anchieta e a Orozimbo Maia...

Não acho que Campinas tenha muitos viadutos (o RJ meu deu essa impressão ), mas talvez seja o seu caminho, vindo pela Suleste (Lix da Cunha), que deu essa impressão.

As ruas do Centro naturalmente são estreitas mesmo...pudera, o arruamento de 1774 determinava ruas com 60 palmos (13,2m) de largura, casa a casa. E tem ruas mais estreitas que isso...isso naturalmente cria situações estranhas, como a Avenida Francisco Glicério ser de mão única, mesmo tendo sido alargada nos anos 50, porque ela era estreitinha...como as demais ruas eram.

Infelizmente, havia mais ruas de paralelepípedo, mas elas foram porcamente pavimentadas, aí abrem uns buracos feios demais...fosse eu, tirava o asfalto e deixava no paralelepípedo de novo...ou arrancava o paralelepípedo e fazia um asfaltamento decente.

Ah, sim, o prédio da Justiça do Trabalho...ali era o Banco Econômico, depois foi sede do TRT da 15ª Região (Campinas é a única cidade interiorana que é sede de Tribunal), hoje é a sede local da justiça trabalhista.
Old October 6th, 2007, 01:45 AM   #75
caco
Crucismogiensis

caco's Avatar

Likes (Received): 3491

Quote:
Originally Posted by Fabius_BR View Post
Ah, sim, o prédio da Justiça do Trabalho...ali era o Banco Econômico, depois foi sede do TRT da 15ª Região (Campinas é a única cidade interiorana que é sede de Tribunal), hoje é a sede local da justiça trabalhista.
Aliás, o edifício atual do TRT-15, localizado na Barão de Jaguara, é lindíssimo.
caco no está en línea   Reply With Quote
Old January 30th, 2008, 01:06 AM   #76
Giovana_ca
Giovana

Olha eu aqui de novo falando de Campinas também... O Cambuí é um dos bairros mais legais de Cps, é agitado, bem arborizado, no natal o pessoal capricha na iluminação....Adorei a foto do citybar!!!!
Giovana_ca no está en línea   Reply With Quote
Old January 30th, 2008, 11:04 AM   #77
Fabius_
+55 19

Fabius_'s Avatar

Que bom que gostou.
Foi tirada num sábado à tarde, dia de bastante calor.
O Cambuí é certamente a vitrine de Campinas e provavelmente o coração chique também .

Last edited by Fabius_; January 30th, 2008 at 12:11 PM.
Old January 30th, 2008, 12:20 PM   #78
odivelense
Registered User

odivelense's Avatar

Likes (Received): 41

Gostei bastante das fotos, acho a maioria dos edifícios de bom gosto, se bem que tenho de realçar 1 aspecto que desfeia as vossa cidades: a fiação aérea Já imaginaram estas fotso sem as fiações aéreas????Mas que beleza n seria né? É pena vêr tantos edifícios de bom gosto "manchados" com tanta fiação por todo o lado...Pq a perfeitura não faz nada para alterar essa situação???N é a ela que compete a resolução desse problema?Ou as empresas estatais de energia e telefone? Eu raramente vejo fiação aerea aqui em Lisboa, só mesmo em zonas bem rurais ou em bairros ilegais Bom, mas mesmo assim, parabéns pela vossa cidade
odivelense no está en línea   Reply With Quote
Old January 30th, 2008, 12:35 PM   #79
Fabius_
+55 19

Fabius_'s Avatar

Quote:
Originally Posted by odivelense View Post
Gostei bastante das fotos, acho a maioria dos edifícios de bom gosto, se bem que tenho de realçar 1 aspecto que desfeia as vossa cidades: a fiação aérea Já imaginaram estas fotso sem as fiações aéreas????Mas que beleza n seria né? É pena vêr tantos edifícios de bom gosto "manchados" com tanta fiação por todo o lado...Pq a perfeitura não faz nada para alterar essa situação???N é a ela que compete a resolução desse problema?Ou as empresas estatais de energia e telefone? Eu raramente vejo fiação aerea aqui em Lisboa, só mesmo em zonas bem rurais ou em bairros ilegais Bom, mas mesmo assim, parabéns pela vossa cidade
Muito obrigado, odivelense!

Permita-me responder: sim, a fiação aérea é uma praga que assola as cidades brasileiras. Entretanto, as prefeituras geralmente não têm o menor interesse em aterrar a fiação, sob a justificativa de que há problemas muito mais importantes para resolver (saúde, habitação, saneamento, etc.), o que adia ad infinitum qualquer obra de revitalização que valorize a cidade e que necessariamente implicam em aterramento da fiação e adequação das calçadas e das ruas.

As empresas de telefone e energia foram todas privatizadas na década de 1990. E, para a nossa infelicidade, os contratos nada exigiram nesse sentido (se exigiram em algum lugar, corrijam-me). É muito triste ver um bairro tão rico contaminado por esses horrendos postes de concreto e essa feia fiação aérea. A cidade de Campinas tem apenas uma rua pública com fiação aterrada, as outras (não muitas) estão em condomínios fechados.

Gostaria de ver esse problema um dia resolvido. Mas não sei se algum prefeito vai conseguir cobrar os R$2.500,00 a R$5.000,00 necessários por casa (nem que se parcelasse em dez anos) para acabar com esse flagelo urbano. Isso também diminuiria o roubo de fiação (sim, há gente que faz isso no Brasil). Mas quem se importa?

Só nós, os amantes de urbanismo. As pessoas não dão a mínima .

Tenho esperança.
Old February 20th, 2008, 05:38 PM   #80
Speedy128k =)
Tem que ver isso ai

Speedy128k =)'s Avatar

Muito boas as fotos
gostei muito das explicações. Faltou mais fotos dos bares, tem uma rua principal lá, cheia de bares, não sei qual é :c
Speedy128k =) no está en línea   Reply With Quote

Reply

Thread Tools

Posting Rules