daily menu » rate the banner | guess the city | one on oneforums map | privacy policy | DMCA | news magazine

Go Back   SkyscraperCity > Latin American & Caribbean Forums > Fóruns Brasileiros > Fóruns Gerais > Infraestrutura e Transporte > Infraestrutura e Transporte > Transporte Aéreo

Reply

Thread Tools Rate Thread
Old February 1st, 2006, 11:33 PM   #1
Edmundo
Saudades de São Paulo

Edmundo's Avatar

Likes (Received): 54

Governo desiste de desapropriar terrenos irregulares em VCP e expansão atrasará

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

AVIAÇÃO

Decisão pode atrasar as obras de expansão do local

Governo desiste de desapropriar áreas no entorno de Viracopos
MAURÍCIO SIMIONATO
DA AGÊNCIA FOLHA, EM CAMPINAS

O governo federal anunciou ontem que vai rever o Plano Diretor de expansão do Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas (95 km de SP), para evitar a desapropriação de 16 mil pessoas.
A decisão põe em xeque e pode atrasar o projeto de transformá-lo no maior terminal de cargas da América Latina e de descentralizar o tráfego aéreo internacional e nacional dos aeroportos de Guarulhos (Cumbica) e Congonhas, na capital paulista.
A mudança foi feita depois de a Prefeitura de Campinas anunciar anteontem que não iria mais desapropriar a área e iria investir R$ 104,3 milhões em obras de infra-estrutura em 13 dos 17 bairros no entorno. As obras começam em março, segundo a prefeitura.
De acordo com a Infraero (Empresa Brasileira de Infra-Estrutura Aeroportuária), a decisão de desistir das desapropriações foi conjunta -entre a prefeitura e o governo federal- e teve como base dados obtidos em um estudo socioeconômico. A prefeitura quer desapropriar uma área menos habitada localizada do lado oposto à que seria utilizada.
"A orientação do presidente Lula é para que consideremos o custo social da desapropriação e busquemos uma solução alternativa", disse o presidente em exercício da Infraero, Adenahuer Figueira Nunes, após reunião com o prefeito de Campinas, Hélio de Oliveira Santos (PDT).
O Plano Diretor que norteou a ampliação do aeroporto foi elaborado há quase 20 anos. O terreno é considerado de utilidade pública, para viabilizar a ampliação do aeroporto, desde a década de 70 . Ao menos 16 mil pessoas seriam desapropriadas nos 9 km2 previstos para a ampliação.
A prefeitura, no entanto, anunciou que beneficiará 40 mil pessoas na região com obras de iluminação, pavimentação, saneamento, lazer, saúde e educação. Segundo o prefeito, a região de Viracopos é uma das que apresenta os piores indicadores sociais da cidade, com 75% dos moradores vivendo com renda igual ou abaixo de um salário mínimo.

Mais passageiros
Em outubro passado, o vice-presidente da República e ministro da Defesa, José Alencar, participou da inauguração da primeira fase da expansão, com a ampliação do terminal de passageiros, que teve sua área ampliada de 11 mil m2 para 30 mil m2 e teve sua capacidade aumentada de cerca de 700 mil passageiros por ano para 2 milhões neste ano.
Para os próximos anos, o Plano Diretor previa obras divididas por etapas, para dotar o aeroporto de capacidade para atender a 55 milhões de passageiros, operar 470 mil pousos e decolagens e manipular 2 milhões de toneladas de carga aérea de importação e exportação por ano.
Em 2006, deveriam ser entregues o novo edifício administrativo da Infraero e o anexo de serviços do terminal de logística, que interligaria as áreas de importação e exportação e abrigariam as equipes operacionais da Infraero e de alguns órgãos públicos.
A Infraero informou ontem que iniciará imediatamente os estudos de viabilidade técnica para a construção da segunda pista do aeroporto em outra posição dentro do atual sítio aeroportuário e que o novo plano deve estar concluído em um prazo de 90 dias.
Dos R$ 104 milhões anunciados pela prefeitura para os 13 bairros, a administração tem R$ 30 milhões aprovados no Orçamento. Os moradores comemoraram ontem o anúncio. "Nunca fiz reformas em casa porque sempre esperei pela desapropriação. Agora posso ter o meu terreno e ter uma rua asfaltada", disse a dona-de-casa Maria dos Reis, 37.

Sponsored Links

Old February 1st, 2006, 11:46 PM   #2
Edmundo
Saudades de São Paulo

Edmundo's Avatar

Com isso, simplesmente não há alternativa de curto ou médio prazo para desafogar CGH e GRU. A reforma em CGH ampliou a capacidade para um movimento que já foi atingido há vários anos. Guarulhos precisa do terminal 3 há pelo menos uma década e a Infraero tem feito de tudo para postergar o investimento - não há nem sinal de quando o projeto será iniciado. VCP não pode ser expandido rapidamente porque loteamentos irregulares em áreas de INTERESSE PÚBLICO serão regularizados.

Aliás por falar em VCP, veja que interessante esse relato sobre a "reforma" que foi feita:

Quote:
Gostaria de deixar aqui o meu profundo sentimento de frustração em relação à reforma do terminal de passageiros do Aeroporto Internacional de Viracopos. A conclusão da obra do TPI é realmente uma piada. Não consigo acreditar que a "INFRAZERO" tenha gastado o que gastou para fazer uma obra tão ridícula e esdrúxula como a que ficou. Pra começar que, o maior atrativo de VCP, que era aquele imenso terraço no piso superior da antiga ala de embarque, onde podia-se contemplar com uma visão de 360º todo o pátio de aeronaves, a pista, e o todo o movimento de taxiamento, decolagem e aterrisagem das aeronaves, hoje simplesmente não existe mais. Como amante doentio da aviação comercial, me sinto um verdadeiro deficiente visual por saber que não mais poderei ter esse prazer em contemplar o movimento das aeronaves, pois fizeram do aeroporto uma muralha intransponível para qualquer tipo de visualização ao pátio das aeronaves.

Em relação ao prédio construído, bem, esse parece mais uma rodoviária do que um terminal aeroportuário. A prefeitura de Campinas podia muito bem aproveitar essa obra e transferir a rodoviária da cidade, que diga-se de passagem é um lixo, para aquele terminal. Acho que faria mais jus a obra construída...enfim. Recentemente foi inaugurado a ala de embarque, que ao meu ver, ficou super apertada e sem nenhum atrativo excepcional. Pra você ter uma idéia, para os passageiros se dirigirem às salas de embarques, precisam andar por todo o saguão, atravessar o corredor do aero shopping, entrar pelo saguão de desembarque, para daí então poderem entrar pela minúscula entrada que leva à área de embarque. Como se não bastasse, os passageiros têm ainda que andar por um corredor coberto por uma chapa metálica, que mais lembra aqueles terminais de ônibus da zona leste de SP (Itaquera ou Tremembé), para então caminharem pela pista de taxiamento até chegarem as aeronaves.

Não posso acreditar que em pleno século XIX, essa Infraero consiga ter esse conceito de arquitetura ridículo, atrasado e subdesenvolvido. Uma cidade do porte de Campinas não poderia jamais receber uma obra tão horrorosa quanto essa. Ao meu ver, Campinas deveria ser a principal opção para os vôos internacionais que partem de São Paulo. O saturamento de Cumbica é algo mais que provado, tanto quanto pela falta de infra-estrutura que o aeroporto já apresenta, bem como pela via de acesso até lá, onde tem que se enfrentar congestionamentos monstruosos naquela marginal horrorosa, para então chegar até o aeroporto. O acesso a Campinas é extremamente fácil, rápido e eficiente, onde tem-se duas rodovias, sendo que uma delas, com certeza, é a melhor rodovia do país (Bandeirantes), gastando-se somente em média 50 min. de viagem, pois a rodovia oferece 4 pistas de cada lado, praças de pedágio com capacidade para atender um fluxo extremamente grande de veículos, excelente pavimentação e toda infra-estrutura e comodidade que uma rodovia de primeiro mundo oferece. Infelizmente as pessoas nesse país não têm visão de futuro, não pensam à longo prazo. Gastaram um grana violenta na reforma/construção de um aeroporto, que ao meu ver, não oferece conforto algum aos passageiros, e ainda por cima querem voltar com vôos internacionais de passageiros. Parece uma incongruência dizer que o futuro do país passa por Campinas, conforme slogans de propaganda do aeroporto, bem como em outdoors espalhados pela cidade.

Pra mim, a cidade de São Paulo merecia um terminal aeroportuário à altura da pujança, do tamanho e do desenvolvimento do estado. Não me conformo em saber que temos que nos contentar com Cumbica, um aeroporto que deixa em muito à desejar em matéria de infra-estrutura, comodidade, praticidade, layout, design, localidade, e por aí vai. Tínhamos tudo para ter um terminal à altura de Incheon, Sepang, Chek Lap Kok, Changi, Pudong, Kansai, Schiphol, o novo terminal de Barajas, dentre muito outros terminais ao redor do planeta. Não precisamos ir até tão longe, pois temos o exemplo do aeroporto de Santiago do Chile, que dá um banho em GRU. Por fim, acho que a INFRAERO deveria rever alguns conceitos e aplicar melhor o dinheiro que gasta nos terminais que reforma.
Old February 2nd, 2006, 12:38 AM   #3
cesar_
Registered User

Likes (Received): 0

Eu suspeito que tudo isso é uma estratégia do prefeito de Campinas para que a Infraero agilize o processo e seja mais generosa nas compensações na realocação das famílias.

Este processo de construção da 2a pista de Viracopos vem se arrastando há muito tempo, principalmente por conta das ocupações irregulares no entorno no aeroporto.
cesar_ no está en línea   Reply With Quote
Old February 2nd, 2006, 01:20 AM   #4
EricoWilliams
Annoying Moderator

EricoWilliams's Avatar

Bom, enquanto Campinas fica nessa novela, Bragança tem uma pista prontinha, só falta terminal de passageiros. A rodovia duplicada(e sem pedágios) também existe.

Hehe só nos meus sonhos
Old February 2nd, 2006, 02:56 AM   #5
Paulo
PAULOTAKIMOTO

Eu não entendo quase nada do assunto.

A Infraero é autonoma? É ela quem decide como será um projeto, quanto será investido e coisas do tipo?

Não há nenhum orgão público/privado que tenha poder de intervir nas decisões dela?

O governo de São Paulo e/ou a prefeitura de Campinas não podem tomar decisões próprias sobre o assunto?
Paulo no está en línea   Reply With Quote
Old February 2nd, 2006, 03:06 AM   #6
BrunoFoca
Registered User

BrunoFoca's Avatar

Likes (Received): 95

A Infraero é uma Autarquia então ela tem uma autonomia para decidir quando e onde investir.
BrunoFoca no está en línea   Reply With Quote
Old February 2nd, 2006, 03:20 AM   #7
EricoWilliams
Annoying Moderator

EricoWilliams's Avatar

Quote:
Originally Posted by Paulo
Eu não entendo quase nada do assunto.

A Infraero é autonoma? É ela quem decide como será um projeto, quanto será investido e coisas do tipo?

Não há nenhum orgão público/privado que tenha poder de intervir nas decisões dela?

O governo de São Paulo e/ou a prefeitura de Campinas não podem tomar decisões próprias sobre o assunto?
Não, não podem fazer nada, o aeroporto pertence à Infraero, logo, ela manda e desmanda. O governo paulista só pode se meter nos aeroportos em que controla, o de Bragança é de propriedade do governo paulista. Campinas também tem um aero controlado pelo estado, se não me engano, é Amarais.
Old February 3rd, 2006, 02:32 PM   #8
alex_pess
alexandre

Investimentos aceleram invasões próximas ao aeroporto de Viracopos
Diego Zanchetta / Agência Anhangüera

Três dias após o prefeito Hélio de Oliveira Santos (PDT) anunciar que 16 mil moradores em ocupações próximas do Aeroporto Internacional de Viracopos não serão mais removidos para viabilizar a construção da segunda pista de pouso e decolagem, dezenas de famílias da Cidade Singer começaram a demarcar terrenos em que ficam próximas do complexo aeroportuário.

As invasões começaram às 6h e estão espalhadas por quase dois quilômetros ao longo da Estrada Velha de Indaiatuba. A Prefeitura informou que não vai tolerar invasões e já ingressou com pedido de reintegração de posse na Justiça. Na parte da tarde, a presença da Guarda Municipal no local da nova ocupação inibiu novas invasões.

Com a presença dos agentes de segurança, a maior parte dos invasores retirou as estacas colocadas na parte da manhã para definir os limites de território de cada família, mas ainda há lotes demarcados no interior da área. "O governo será intransigente com os invasores. Vamos pedir à Polícia Civil que investigue quem são", afirmou o coordenador de Comunicação Francisco de Lagos.

Além dos terrenos demarcados, há duas casas de tijolo em fase inicial de construção na área invadida. São moradores da própria Cidade Singer que pretendem ganhar algum dinheiro ou ter um novo terreno na parte do bairro que não será mais desapropriada. "Acabou essa história de remoção, eu já estou colocando os tijolos, não sou bobo não", afirmou o desempregado José Ribamar, 28 anos.

A dona de casa Helenisa da Silva, 38 anos, mora na Cidade Singer há uma década, tem "casa própria" na ocupação, mas quer demarcar um terreno para o filho mais novo que vai casar. "Estou 'fazendo' um terreninho antes que só eu fique sem nada. Quem acordou depois das 7h já está sem lugar para marcar", disse a dona de casa. "E o bom, é que vai ter escola e creche aqui bem perto, tudo asfaltado, o doutor Hélio (prefeito) resolveu nosso problema", emendou o eletricista Rogério da Silva, 27 anos.

Infraero

O superintendente de Viracopos, José Clóvis Moreira, afirmou que não foi constatado nenhuma ocupação em área da Empresa Brasileira de Infra-Estrutura Aeroportuária (Infraero). Ele acrescentou que não poderia se pronunciar sobre os terrenos que ficam fora do sítio aeroportuário e não de propriedade da estatal.

A ocupação Cidade Singer é um dos 13 bairros que vão receber, até 2008, cerca de R$ 100 milhões de investimentos em infra-estrutura.

SAIBA MAIS

O convênio de cooperação assinado na última terça-feira em Brasília entre a Prefeitura de Campinas e a Infraero, para elaborar as diretrizes da nova expansão do Aeroporto Internacional de Viracopos, prevê em seu artigo 8 que "...cabe ao Município coibir invasões no entorno da área aeroportuária."

http://www.cosmo.com.br/cidades/camp....asp?id=138603
alex_pess no está en línea   Reply With Quote
Old February 3rd, 2006, 07:59 PM   #9
Edmundo
Saudades de São Paulo

Edmundo's Avatar

^ Absolutamente lamentável. Já acho errado regularizar invasões, mas é simplesmente inacreditável que no Brasil invasões em áreas de interesse público (mananciais, intermediações de aeroportos etc) sejam regularizadas tão frequentemente. Cansa ver desgraçados como esse prefeito amealhando votos dessa maneira irresponsável.

O Brasil estimula a contravenção de todas as formas possíveis. É desanimador.
Old February 3rd, 2006, 08:04 PM   #10
legal
Registered User

legal's Avatar

Likes (Received): 2078

Eu vou ser sempre contra a legalizacao da invasao de um espaco publico. Isso nao eh assim nos paises civilizados. Temos que aprender a respeitar o espaco publico. No Brasil, ao contrario do que dizem, pobre TEM DIREITO A TUDO!!!

E se voce reclamar, voce eh um insensivel que nao ve como aquelas pessoas sofrem... como se isso justificasse a invasao de terreno publico.

E o cara detonou mesmo a reforma, hein!!!

Se a obra foi essa porcaria, so posso concordar com o Edmundo... A Infraero ODEIA SAO PAULO!!!!

& "Spanish for Smarties." : https://www.smashwords.com/books/view/291960

www.globaltradeview.com, a forum on International Business, Global Affairs and Travels.

www.lehighinstitute.com - International Business.

Movimento de Desfavelizaçao Mental, Social, Urbana e Politica do Brasil: http://www.globaltradeview.com/blogs...tica-do-brasil
legal está en línea ahora   Reply With Quote
Old February 3rd, 2006, 08:48 PM   #11
Smartboy
Registered User

Smartboy's Avatar

Pura palhaçada eleitoral.
É só remanejar esse povo. Eu fui no aeroporto de Congonhas e como é super lotado aquilo. Teriam que expandir urgentemente o de Guarulhos.
Por falar em invasão, aqui perto de casa invadiram um campo de futebol e construiram um monte de casas. Há casas com 2 andares e bons carros. Como pode? Há casa até com ASTRA na garagem.
Old February 3rd, 2006, 09:10 PM   #12
diogoap
Que que eu escrevo aqui?

Nossa esse prefeito de Campinas é um idiota, investir em ocupação ilegal de uma área que serviria para desenvolver não só Campinas como todo o estado de São Paulo, malditos políticos que só pensam em se reeleger a qualquer custo!
diogoap no está en línea   Reply With Quote
Old February 7th, 2006, 08:17 PM   #13
alexandre
Registered User

alexandre's Avatar

invasao perto de aeorporto parece ser coisa comum, olha que bonito ta ficando lá em guarulhos ;-) uns anos atraz nao tava assim

alexandre no está en línea   Reply With Quote
Old February 10th, 2006, 08:56 PM   #14
Caio C.
Registered User

Plano para Viracopos facilita linha de trem

Plano para Viracopos facilita linha de trem
Adriana Leite / Agência Anhangüera

A Empresa Brasileira da Infra-Estrutura Aeroportuária (Infraero) prepara para este ano a revisão do plano diretor do Aeroporto Internacional de Viracopos e pretende reforçar a integração dos modais aéreo e ferroviário. Essa medida deve facilitar a implantação do Trem Bandeirante, que vai ligar Campinas a São Paulo. Dentro do novo projeto de ampliação de Viracopos, a estatal federal pretende construir um terminal para chegada de cargas via trem e também de transporte de passageiros.

O custo do investimento ainda não foi mensurado. Mas a obra fará parte do plano diretor. A intenção é aumentar o fluxo de cargas que entram e saem em Viracopos. Além de facilitar a chegada e saída de passageiros. A expectativa é que essa medida possa se reverter em mais vôos no aeroporto. O assessor da presidência da Infraero, Paulo Luís Moury Fernandes, afirmou que as mudanças no planejamento da expansão de Viracopos reforçaram a integração entre os modais aéreo e ferroviário.

"A ferrovia vai cortar o aeroporto e a intenção é aproveitar o potencial dos dois modais. A idéia é ativar a ferrovia como mais uma opção de entrada e saída de produtos. Além de facilitar o trânsito de passageiros", disse. Fernandes revelou que o plano é construir os terminais para cargas e passageiros perto do ramal de exportação que hoje passa em uma área próxima ao bairro Estiva.

Bandeirante

O projeto do Trem Bandeirante está sendo desenvolvido pelo governo do Estado, por meio da Secretaria de Transportes Metropolitanos. O processo para a implantação da ligação ferroviário entre Campinas e São Paulo, passando por Viracopos, está em fase de estudos técnicos financiado pelo governo espanhol. A análise de viabilidade apontou até agora que o trem de alto desempenho poderá atingir a velocidade de 160 quilômetros por hora com tarifa de R$ 12,60. A freqüência seria de 10 minutos e o investimento no empreendimento será de R$ 2,7 bilhões.

->Muito falatório, vamos ver se aparece algum resultado.
Caio C. no está en línea   Reply With Quote
Old February 11th, 2006, 12:27 PM   #15
alexandre
Registered User

alexandre's Avatar

Lula anuncia dia 22 pacote para Viracopos

O transporte aéreo de passageiros em São Paulo está perto do limite e a Infraero (Empresa Brasileira de Infra-Estrutura Aeroportuária) aposta que o Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas, é a melhor opção para resolver o problema por pelo menos 50 anos. Para isso, quer antecipar o cronograma de investimentos em Viracopos, estimados em R$ 3 bilhões em 20 anos.
No dia 22, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva deverá divulgar no aeroporto um pacote de medidas.
Um dado econômico reforça o interesse por Viracopos. Sozinho, ele responde por 10% da arrecadação da Infraero. A medida mais esperada deverá ser o anúncio de desapropriação do terreno que abrigará a segunda pista do terminal, fundamental para os projetos de expansão.
Há pelo menos 30 anos discute-se essa desapropriação. Lula também deverá anunciar a publicação do decreto que torna Viracopos um aeroporto indústria, para abrigar empresas de exportação.
Embora o prefeito de Campinas, Hélio de Oliveira Santos (PDT), já tenha feito o anúncio, o presidente deve confirmar investimentos em bairros próximos ao aeroporto, onde vivem 4,5 mil famílias, que originalmente seriam removidas da área para a construção da segunda pista.
A Infraero avaliou que há espaço para a expansão sem mexer nos moradores e sem prejuízo ao projeto original. Afirmou que a mudança não exige alterações significativas no plano diretor nem no cronograma de projetos. Segundo cálculos da empresa, a transferência custaria R$ 360 milhões. Na nova área, rural, onde vivem cerca de 10 famílias, o custo da desapropriação cai para R$ 90 milhões.
A Infraero conhece os valores desde setembro. O anúncio da permanência dos moradores e investimentos de R$ 100 milhões em urbanização nos bairros deveria ter sido feito pelo governo federal, Infraero e município. Mas Santos se antecipou.

Silvana Guaiume
http://www.jornalacidade.com.br/gera...d=33&nid=34033
(AE)

Last edited by alexandre; February 11th, 2006 at 12:31 PM. Reason: link added
alexandre no está en línea   Reply With Quote

Reply

Thread Tools
Rate This Thread
Rate This Thread:

Posting Rules