daily menu » rate the banner | guess the city | one on oneforums map | privacy policy | DMCA | news magazine | posting guidelines

Go Back   SkyscraperCity > Latin American & Caribbean Forums > Fóruns Brasileiros > Fóruns Gerais > Arquitetura e Discussões Urbanas

Global Announcement

As a general reminder, please respect others and respect copyrights. Go here to familiarize yourself with our posting policy.

Closed Thread

Thread Tools Rate Thread
Old March 10th, 2009, 11:21 AM   #1
Emanuel Paiva
Registered User

Emanuel Paiva's Avatar

Likes (Received): 3418

Paulista ou Paulistano? Carioca ou Fluminense?

Essa aqui também é interessante, pois quem nasce em São Paulo Capital ou no Rio de Janeiro Capital são chamados de Paulistanos/Cariocas; entretanto, quem nasce em Campinas-SP ou Campos-RJ é chamado de Paulista/Fluminense...

Contudo, eu entendo que tanto o Paulistano quanto ao Carioca também são Paulistas/Fluminenses porque São Paulo e Rio de Janeiro estão DENTRO do Estado de SP e RJ.

Logo, seguindo essa lógica, quem nasce na Capital de SP ou do RJ é Paulistano e Paulista ao mesmo tempo, bem como quem nasce no Rio de Janeiro é Carioca e Fluminense ao mesmo tempo

Sponsored Links

Old March 10th, 2009, 01:24 PM   #2
UrbanistaArquiteto
.

Likes (Received): 866

óbvio, todo mundo sempre soube disso. e aih?
UrbanistaArquiteto no está en línea  
Old March 10th, 2009, 01:26 PM   #3
Allan Fonseca
Registered User

Allan Fonseca's Avatar

Likes (Received): 481

Quote:
Originally Posted by Emanuel Paiva View Post
Essa aqui também é interessante, pois quem nasce em São Paulo Capital ou no Rio de Janeiro Capital são chamados de Paulistanos/Cariocas; entretanto, quem nasce em Campinas-SP ou Campos-RJ é chamado de Paulista/Fluminense...

Contudo, eu entendo que tanto o Paulistano quanto ao Carioca também são Paulistas/Fluminenses porque São Paulo e Rio de Janeiro estão DENTRO do Estado de SP e RJ.

Logo, seguindo essa lógica, quem nasce na Capital de SP ou do RJ é Paulistano e Paulista ao mesmo tempo, bem como quem nasce no Rio de Janeiro é Carioca e Fluminense ao mesmo tempo
Emanuel, não entendi seu thread. Não vejo nada de mais na sua observação. No Brasil, todo cidadão pode ser classificado, em sua origem, nas três esferas, municipal, estadual e nacional. Eu sou belo horizontino, mineiro e brasileiro. Quem nasce em Salvador é soteropolitano, baiano e brasileiro. Quem nasce em Campinas é campinense, paulista e brasileiro. E assim por diante. Portanto, quem nasce na cidade de SP ou RJ não deveria ser diferente dos outros brasileiros. No mais, um abraço!
Old March 10th, 2009, 01:39 PM   #4
Emanuel Paiva
Registered User

Emanuel Paiva's Avatar

Quote:
Originally Posted by Allan Fonseca View Post
Emanuel, não entendi seu thread. Não vejo nada de mais na sua observação. No Brasil, todo cidadão pode ser classificado, em sua origem, nas três esferas, municipal, estadual e nacional. Eu sou belo horizontino, mineiro e brasileiro. Quem nasce em Salvador é soteropolitano, baiano e brasileiro. Quem nasce em Campinas é campinense, paulista e brasileiro. E assim por diante. Portanto, quem nasce na cidade de SP ou RJ não deveria ser diferente dos outros brasileiros. No mais, um abraço!
Há uma diferença. Quem nasce em Campinas é Campineiro e Paulista, mas JAMAIS Paulistano; já o Paulistano é também Paulista, devido a Capital pertencer ao Estado de Sampa! Esse é o ponto!

Portanto, quando vc chama um Carioca de Fluminense ou um Paulistano de Paulista, você não o está ofendendo. Conheço muitas pessoas que ficam furiosas quando são chamadas de Fluminenses ou Paulistas, só porque elas moram na Capital. Entendeu?

Abração,
Old March 10th, 2009, 01:40 PM   #5
Emanuel Paiva
Registered User

Emanuel Paiva's Avatar

Quote:
Originally Posted by UrbanistaArquiteto View Post
óbvio, todo mundo sempre soube disso. e aih?
Discordo que todo mundo saiba disso, pois aqui mesmo no SSC já vi um Paulistano fazer beicinho ao ser chamado de Paulista!
Old March 10th, 2009, 01:56 PM   #6
Leoxjs
Nothing left to fear

Leoxjs's Avatar

Likes (Received): 4

Quote:
Originally Posted by Allan Fonseca View Post
Quem nasce em Campina Grande é campinense, e em Campinas, campineiro
Old March 10th, 2009, 02:03 PM   #7
Emanuel Paiva
Registered User

Emanuel Paiva's Avatar

Quote:
Originally Posted by Leoxjs View Post
Quem nasce em Campina Grande é campinense, e em Campinas, campineiro
Erro de digitação sorry
Old March 10th, 2009, 02:08 PM   #8
Emanuel Paiva
Registered User

Emanuel Paiva's Avatar

O fato é que ou por PRECONCEITO ou por DESCONHECIMENTO as pessoas acabam cometendo essa "gafe".

Um bom exemplo disso. Em 2006 eu estava em São Paulo com o pessoal da minha faculdade, daí que um Paulistano/Paulista perguntou para um rapaz do nosso grupo, "você é Carioca?", e ele respondeu, "sou!". Entretanto, uma menina ouvindo a conversa "consertou" dizendo, "ele não é Carioca, pois ele mora em Duque de Caxias, logo, ele é Duque-Caxiense!".
Bem, apesar da menina estar correta, achei bem preconceituosa a maneira como ela tratou o rapaz de Caxias, como que se alguém que morasse na Capital fosse mais importante do que quem mora no interior ou na RM...tsc...tsc...tsc...
Old March 10th, 2009, 02:42 PM   #9
C010T3
Registered User

C010T3's Avatar

Likes (Received): 1017

Emanuel, esses problemas só acontecem no Rio de Janeiro, pois cismam em usar o gentílico da capital para o interior. Existe um agravante, pois nem todo carioca é fluminense... isso sem contar o ressentimento que leva vários cariocas mesmo fluminenses a rejeitarem o gentílico.
C010T3 no está en línea  
Old March 10th, 2009, 02:49 PM   #10
Assessor-1
Registered User

Likes (Received): 1

Seria de grande valia também mostrar este tópico para alguns repórteres da Rede Globo.

Parece besteira, mas confesso que me irrita ouvir colocações do tipo "O paulistano veio em peso para a Baixada Santista neste carnaval", como se apenas pessoas nascidas em SP Capital fossem ao litoral.
Assessor-1 no está en línea  
Old March 10th, 2009, 02:57 PM   #11
Emanuel Paiva
Registered User

Emanuel Paiva's Avatar

Quote:
Originally Posted by Assessor-1 View Post
Seria de grande valia também mostrar este tópico para alguns repórteres da Rede Globo.

Parece besteira, mas confesso que me irrita ouvir colocações do tipo "O paulistano veio em peso para a Baixada Santista neste carnaval", como se apenas pessoas nascidas em SP Capital fossem ao litoral.
Você tem toda razão, eu também já ouvi isso. Até parece que somente os Paulistanos descem até o litoral...tsc...tsc...tsc...

Aqui no Rio, alguns repórteres não têm uma visão uniforme em relação aos bairros. Por exemplo, quando eles vão fazer uma matéria no Méier, alguns chamam de Zona Norte, outros de Subúrbio. Os bairros da Zona Oeste geralmente não são chamados de subúrbios.
Antigamente, o RIO era dividido em Zona Centro, Zona Norte, Zona Sul, Zona Oeste, Subúrbio da Leopoldina e Subúrbio da Central. Hoje, os bairros do Subúrbio da Central e da Leopoldina são chamados de Zona Norte; entretanto, alguns reporteres o chamam de Subúrbios, uma forma pejorativa de "rebaixar" os bairros da minha opinião
Old March 10th, 2009, 03:00 PM   #12
Emanuel Paiva
Registered User

Emanuel Paiva's Avatar

Quote:
Originally Posted by C010T3 View Post
Emanuel, esses problemas só acontecem no Rio de Janeiro, pois cismam em usar o gentílico da capital para o interior. Existe um agravante, pois nem todo carioca é fluminense... isso sem contar o ressentimento que leva vários cariocas mesmo fluminenses a rejeitarem o gentílico.
Penso que quem nasceu no Rio de Janeiro não gosta de ser chamado de Fluminense, como se a palavra Fluminense fosse sinônimo de algo "provinciano". De fato, há um certo preconceito.
Old March 10th, 2009, 03:00 PM   #13
Bruno BHZ
.

Bruno BHZ's Avatar

Likes (Received): 6587

SURREAL!!!
Minha nossa, perdeu-se totalmente o senso do ridículo!!!
Qual o sentido desse thread?? Todo mundo está cansado de saber a diferença.

Quote:
Originally Posted by Emanuel Paiva View Post
Há uma diferença. Quem nasce em Campinas é Campineiro e Paulista, mas JAMAIS Paulistano; já o Paulistano é também Paulista, devido a Capital pertencer ao Estado de Sampa! Esse é o ponto!
Qual a diferença??
O campineiro é paulista, mas JAMAIS paulistano, assim como o paulistano é paulista, e JAMAIS campineiro... Qual a graaande dificuldade nisso? Paulistano se refere à cidade, qual a dúvida?
Old March 10th, 2009, 03:02 PM   #14
Emanuel Paiva
Registered User

Emanuel Paiva's Avatar

Quote:
Originally Posted by Bruno BHZ View Post
SURREAL!!!

Qual a diferença??
O campineiro é paulista, mas JAMAIS paulistano, assim como o paulistano é paulista, e JAMAIS campineiro... Qual a graaande dificuldade nisso? Paulistano se refere à cidade, qual a dúvida?
Nem todo mundo sabe a real diferença!!! Em relação a outras cidades é mais fácil definir, mas em relação a RIO e SAMPA é mais complicado!
Se fosse tão óbvio assim, eu não teria lido tantos impropérios que já li aqui no SSC...tsc...tsc...

Você leu o título do thread: PAULISTA/PAULISTANO - FLUMINENSE/CARIOCA
Old March 10th, 2009, 03:18 PM   #15
UrbanistaArquiteto
.

Quote:
Originally Posted by Bruno BHZ View Post
SURREAL!!!

Qual a diferença??
essa tb pegou pesado no meu estomago! nao saquei qualé o problema...
E peço licença pra dizer que é com propriedade. Sou paulista/paulistano, de familia paulista/"interiorana" (campineira, sorocabana, etc etc). E nao! nao há essa confusão toda nao, e bem conhecido e de dominio do paulista médio o gentílico do próprio estado e das cidades de seu estado, incluindo a capital...

Mas claro, o cara do trhead pode ter se deparado com um ou dois menos inteligentes que fizeram alguma confusão e resolveu interpretar como se de fato existisse essa confusão generalizada.

Last edited by UrbanistaArquiteto; March 10th, 2009 at 03:27 PM.
Old March 10th, 2009, 03:26 PM   #16
UrbanistaArquiteto
.

Quote:
Originally Posted by C010T3 View Post

No Rio de Janeiro [beeeem diferente de São Paulo] certa confusão - se é que existe desta forma mesmo - é até justificável, posto que os cariocas, de fato, não eram mesmo fluminenses até 1975, embora já tenha dado tempo de se acostumarem com o fato. Agora usar o gentílico da capital para o estado - o que de fato nao se justifica de forma alguma - no meu perceber acontece mais com pessoas de outros estados, referindo-se aos fluminenses [como se fossem cariocas], meus amigos fluminenses do interior nao se denominam cariocas nao.
Old March 10th, 2009, 03:30 PM   #17
Emanuel Paiva
Registered User

Emanuel Paiva's Avatar

Quote:
Originally Posted by UrbanistaArquiteto View Post
No Rio de Janeiro [beeeem diferente de São Paulo] certa confusão - se é que existe desta forma mesmo - é até justificável, posto que os cariocas, de fato, não eram mesmo fluminenses até 1975, embora já tenha dado tempo de se acostumarem com o fato. Agora usar o gentílico da capital para o estado - o que de fato nao se justifica de forma alguma - no meu perceber acontece mais com pessoas de outros estados, referindo-se aos fluminenses [como se fossem cariocas], meus amigos fluminenses do interior nao se denominam cariocas nao.
Mas, vc não acha que há um preconceito das pessoas da Capital em relação ao Interior ou RM? Nenhum Carioca gosta de ser chamado de Fluminense
Old March 10th, 2009, 03:39 PM   #18
UrbanistaArquiteto
.

há uma mágoa - defendem muitos autores - da cidade do rio de janeiro com relaçao ao seu estado [ou ao restante de seu estado]. Segundo a hipotese, os Cariocas culpam a fusão da cidade-estado da guanabara com o estado do rio de janeiro de ter levado os cofres da cidade do rio de janeiro à falencia, isso no periodo em que a cidade ainda estava se acostumando a nao ser capital mais. algo mais ou menos assim, consulte mais sobre a história pra entender melhor. Isso pode, sim - em se estando corretos os defensores desta hipotese - ter contribuido pra alimentar tal preconceito, se é que há [meus amigos fluminenses/cariocas nao discriminam o interior do estado nao].

de qq forma nada disso justifica a confusão dos gentilicos nao, soh falta de inteligencia mesmo, pq eh muito simples. e nao acho que haja essa confusão. Preconceito eh uma coisa, a confusão que vc sugeriu eh outra.
Old March 10th, 2009, 03:54 PM   #19
Vinicius
SSC Brasil

Vinicius's Avatar

Likes (Received): 2881

Emanuel e os seus threads...

Gabriel Gomes liked this post
Vinicius no está en línea  
Old March 10th, 2009, 06:19 PM   #20
BrunoVix
Registered User