daily menu » rate the banner | guess the city | one on oneforums map | privacy policy | DMCA | news magazine

Go Back   SkyscraperCity > Latin American & Caribbean Forums > Fóruns Brasileiros > Fóruns Gerais > Arquitetura e Discussões Urbanas



Reply

 
Thread Tools Rating: Thread Rating: 3 votes, 5.00 average.
Old January 27th, 2010, 10:23 PM   #1
Suburbanist
on the road
 
Suburbanist's Avatar
 
Join Date: Dec 2009
Location: Breda<->'s-Hertogenbosch<->Eindhoven triangle
Posts: 19,521
Likes (Received): 5973

Municípios que mudaram de nome após já terem sido emancipados

Pessoal,

Crio este thread para discutirmos os casos de municípios que mudaram de nome, voluntária ou involuntariamente, após já serem emancipados, ou seja, excluindo locais e povoamentos que mudaram de nome enquanto eram distritos ou no momento em que se transformaram em unidades territoriais distintas.

Miracema do Norte, por exemplo, foi escolhida para ser capital provisória do Tocantins em 1988. Após a transferência da sede do governo para Palmas, o município passou a se chamar Miracema do Tocantins.

A atual Luziânia (GO) chamava-se Santa Luzia desde 1869, quando foi elevada à condição de município. Durante o governo Dutra, em 1943, o nome foi alterado para a denominação atual.

Um famoso caso é o de Florianópolis (SC), que se chamava Desterro até 1891.

Uma curiosidade que tenho e deixo aos foristas fluminenses: quando Campos passou a ser oficialmente chamada de Campos dos Goytacazes?
__________________
"For every complex problem there is a solution that is simple, clear and wrong."
Suburbanist no está en línea   Reply With Quote

Sponsored Links
 
Old January 27th, 2010, 11:02 PM   #2
HRLR
Registered User
 
Join Date: Aug 2008
Location: São Paulo
Posts: 3,938

Exemplos que me ocorrem

Campinas já se chamou "São Carlos".

Ilhabela era "Vila Bela da Princesa".

Itapeva era "Itapeva da Faxina", depois somente "Faxina" e hoje é apenas "Itapeva".

A capital da Paraíba antes de se chamar João Pessoa teve as denominações de "Filipeia" e "Paraíba".
HRLR no está en línea   Reply With Quote
Old January 27th, 2010, 11:43 PM   #3
banzo
Banzo
 
banzo's Avatar
 
Join Date: Aug 2007
Location: Patos de Minas/São Paulo
Posts: 2,021
Likes (Received): 473

"Patos de Minas" durante o início do século XX foi apenas "Patos",devido à existência da homônima na PB passou para"Guaratinga", e finalmente por comoção popular foi adotado o nome "Patos de Minas" como lembrança do primeiro nome: Santo Antônio dos Patos.
__________________
Cidades são para pessoas.

BR-365 TRECHO PATOS-UBERLÂNDIA: DUPLICAÇÃO JÁ
banzo no está en línea   Reply With Quote
Old January 27th, 2010, 11:45 PM   #4
Fabius_
Ad astra
 
Fabius_'s Avatar
 
Join Date: Feb 2007
Location: Campinas
Posts: 15,738
Likes (Received): 1111

Vinhedo já foi Rocinha
Sumaré já foi Rebouças
Hortolândia já foi Jacuba
Paulínia já foi São Bento e José Paulino
Cosmópolis já foi Funil

Só que todos esses nomes foram antes da emancipação.

Piracicaba teve o nome de Vila Nova da Constituição.

Quote:
Originally Posted by HRLR View Post
Campinas já se chamou "São Carlos".
A história é um pouco mais complexa...

Na verdade, Campinas surgiu como "Campinas do Mato Grosso de Jundiaí" oficialmente em 1774. Em 1797, foi elevada a vila (era o ato que dava a emancipação política), com o nome de "Vila de São Carlos", nome que sempre foi rejeitado pela população, cuja padroeira era N.S. da Conceição e não São Carlos.

Em 1842, a Vila de São Carlos foi elevada a cidade com seu nome legítimo: Campinas. Ufa!

E São Carlos do Pinhal virou apenas São Carlos, bem depois.
__________________
CAMPINAS: ontem, hoje e sempre.
Fabius_ no está en línea   Reply With Quote
Old January 28th, 2010, 04:25 AM   #5
TêAgá
Avatar: Juca Pato
 
TêAgá's Avatar
 
Join Date: Jan 2007
Location: S.B.do Campo-SP
Posts: 4,550
Likes (Received): 29

São Bernardo era só São Bernardo até 1938, depois foi anexada à Santo André e recuperou a autonomia como São Bernardo "do Campo" em homenagem à "Borda do Campo".

Eldorado Paulista se chamava Xiririca (é sério!)

Cachoeira Paulista era só Cachoeira, depois virou Valparaíba, depois Cachoeira Paulista.

Rio Claro era São João Batista do Ribeirão Claro, depois São João do Rio Claro, e depois Rio Claro.

Itanhaém era Nossa Senhora da Conceição de Itanhaém, depois Conceição de Itanhaém, e depois Itanhaém.

Brasiléia no Acre se chamava Brasília.

* Mauá era conhecida por "Pilar Novo".

* Ribeirão Pires por "Pilar Velho".

* Rio Grande da Serra por "Rio Grande".

* Embu era "M´Boy" e Embú Guaçú "M´Boy Guaçú"

* Mogi das Cruzes, "M´Boigy"

* Todas se tornaram Município com seus nomes atuais.
__________________
Flickr - Fotos no SSC

SÃO PAULO F.C - O Único Hexacampeão Brasileiro sem asteriscos e letras miúdas. (e sem fax da CBF)

Acompanhe a modernização do Morumbi: http://www.skyscrapercity.com/showthread.php?t=1356707
TêAgá no está en línea   Reply With Quote
Old January 28th, 2010, 07:08 AM   #6
Greatlakerman
Riopretense
 
Greatlakerman's Avatar
 
Join Date: Mar 2009
Location: São José Do Rio Preto-SP/Florianópolis-SC
Posts: 4,587
Likes (Received): 408

Nosso município era Rio Preto até a década de 40. Devido a confusão com o Município de Rio Preto, em Minas Gerais (este, mantém o mesmíssimo nome até hoje), o Governo Federal decidiu que passaríamos a ser o Município de Iboruna ("Rio Preto" em Tupi-Guarani). A população esperneou, e adotamos o atual nome: Município de São José Do Rio Preto.

Embora "Iboruna" seja simpático, considero tal mudança totalmente estúpida e desnecessária. Até hoje Palmas-TO e Palmas-PR convivem pacificamente em nosso território. E o que dizer de Viçosa-MG, Viçosa-AL e Viçosa-RN?

Cabe lembrar, no entanto, que para 99% dos habitantes daqui, ainda somos simplesmente Rio Preto. Da mesma forma que os Prudentinos moram em "Prudente", os Cariocas, no "Rio", e por aí vai. Só para os Paulistanos é que somos "São José" (Paulistanos: isto não gera confusão com SJC não?).
__________________
Sé Catedral de São José - 20°48'38.31"S 49°22'46.15"W
Greatlakerman no está en línea   Reply With Quote
Old January 28th, 2010, 07:17 AM   #7
Greatlakerman
Riopretense
 
Greatlakerman's Avatar
 
Join Date: Mar 2009
Location: São José Do Rio Preto-SP/Florianópolis-SC
Posts: 4,587
Likes (Received): 408

Quote:
Originally Posted by banzo View Post
"Patos de Minas" durante o início do século XX foi apenas "Patos",devido à existência da homônima na PB passou para"Guaratinga", e finalmente por comoção popular foi adotado o nome "Patos de Minas" como lembrança do primeiro nome: Santo Antônio dos Patos.
Tenho curiosidade em saber quantos municípios Mineiros trazem o sufixo "de Minas".
__________________
Sé Catedral de São José - 20°48'38.31"S 49°22'46.15"W
Greatlakerman no está en línea   Reply With Quote
Old January 28th, 2010, 07:55 AM   #8
Harisson Souza
Feeling ܓ ܟ މ
 
Harisson Souza's Avatar
 
Join Date: Mar 2009
Location: Juazeiro/BA
Posts: 13,093

Juazeiro (BA)

Nossa Senhora das Grotas do Juazeiro


Petrolina (PE)

Passagem do Juazeiro
__________________
Juazeiro (BA) - Cidade Pólo do Vale de São Francisco

13RASIL
Harisson Souza no está en línea   Reply With Quote
Old January 28th, 2010, 09:41 AM   #9
Rekarte
Libertarian
 
Rekarte's Avatar
 
Join Date: Mar 2008
Posts: 21,082
Likes (Received): 3150

Senhor do Bonfim,antes era Vila Nova da Rainha
__________________
Rekarte no está en línea   Reply With Quote
Old January 28th, 2010, 11:04 AM   #10
Fabius_
Ad astra
 
Fabius_'s Avatar
 
Join Date: Feb 2007
Location: Campinas
Posts: 15,738
Likes (Received): 1111

Quote:
Originally Posted by Greatlakerman View Post
Tenho curiosidade em saber quantos municípios Mineiros trazem o sufixo "de Minas".
Se não me falha a conta, são 53 municípios.

Mas se você tiver paciência para recontá-los, a lista está aqui:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Lista_d...e_Minas_Gerais
__________________
CAMPINAS: ontem, hoje e sempre.
Fabius_ no está en línea   Reply With Quote
Old January 28th, 2010, 12:19 PM   #11
CleitonSPecial
Mr. C
 
CleitonSPecial's Avatar
 
Join Date: Dec 2007
Location: Piedade/SP - Godinhos
Posts: 2,245
Likes (Received): 224

Tapiraí - SP era Santa Catarina, antes de se emancipar de Piedade , como já havia um estado com esse nome, a cidade recebeu o nome que tem tudo a ver com um grande mamífero que habita suas matas, a anta (Tapir = anta / aí = lugar).
CleitonSPecial no está en línea   Reply With Quote
Old January 28th, 2010, 02:53 PM   #12
HRLR
Registered User
 
Join Date: Aug 2008
Location: São Paulo
Posts: 3,938

Quote:
Originally Posted by Greatlakerman View Post
Cabe lembrar, no entanto, que para 99% dos habitantes daqui, ainda somos simplesmente Rio Preto. Da mesma forma que os Prudentinos moram em "Prudente", os Cariocas, no "Rio", e por aí vai. Só para os Paulistanos é que somos "São José" (Paulistanos: isto não gera confusão com SJC não?).
Não, na capital se diz "Rio Preto". "São José" é usado apenas para São José dos Campos.
HRLR no está en línea   Reply With Quote
Old January 28th, 2010, 03:09 PM   #13
paulista1978
Registered User
 
Join Date: Jul 2007
Posts: 6,481
Likes (Received): 554

Quote:
Originally Posted by Greatlakerman View Post
Tenho curiosidade em saber quantos municípios Mineiros trazem o sufixo "de Minas".
E os "de Goiás", então.
paulista1978 no está en línea   Reply With Quote
Old January 28th, 2010, 03:17 PM   #14
BR 364
** ÜBER ALLES **
 
BR 364's Avatar
 
Join Date: May 2004
Location: País das cotas e da virada de mesa.
Posts: 13,816
Likes (Received): 2048

Aqui em Rondônia só há um caso que eu conheço. O distrito de Itapuã, quando foi emancipado de PVH recebeu o nome de Jamari (por causa do rio que corta a região e passa próximo à cidade). Mas a população reivindicou a volta do nome original e então o município passou a se chamar Itapuã do Oeste (em Rondônia, há 11 municípios terminados em "do Oeste", isso representa 20% dos municípios do estado).

Há vários casos de localidades que mudaram de nome antes ou na ocasião em que foram emancipadas (por exemplo, Ji-Paraná quando era distrito, chamava-se "Vila Rondônia"), mas depois de emancipado, só Itapuã do Oeste mesmo.
__________________
"Speed has never killed anyone, suddenly becoming stationary… That’s what gets you." - Jeremy Clarkson
BR 364 no está en línea   Reply With Quote
Old January 28th, 2010, 03:28 PM   #15
Sr. Mauá
Estamos por aí....
 
Join Date: Jun 2008
Location: Mauá - SP
Posts: 2,655
Likes (Received): 33

Quote:
Originally Posted by TêAgá View Post
São Bernardo era só São Bernardo até 1938, depois foi anexada à Santo André e recuperou a autonomia como São Bernardo "do Campo" em homenagem à "Borda do Campo".

* Mauá era conhecida por "Pilar Novo".

* Ribeirão Pires por "Pilar Velho".

* Rio Grande da Serra por "Rio Grande".

* Todas se tornaram Município com seus nomes atuais.
Discordo! Ainda cito as Fontes!!

Mauá, chamava-se Pilar, Ribeirão Pires também! (Aliás, eram a mesma!!)
Sem esse negócio de Pilar Novo ou Velho

Fontes: http://www.mauavirtual.com.br/acidade.asp?secao=3

http://www.ribeiraopires.sp.gov.br/interno.php?id=309

Antes de se chamar Pilar, ambas chamavam-se Caguassú ou Fazenda Caguassu (Proprietários: Barão de Mauá e Capitão João José Ortiz)

Rio Grande se chamava Icatuaçú:

Hoje é o Dia de Santa Cruz e Rio Grande da Serra festeja seu aniversário de emancipação político-administrativa. O ano base é 1964, porque em 28 de fevereiro daquele ano era sancionada a lei estadual número 8.092, que cria o município de Rio Grande da Serra e complementa outra lei estadual, a 8.050, de 31 de dezembro de 1963, que outorgou ao antigo distrito de Icatuaçu o nome de Rio Grande da Serra.
Icatuaçu vem do tupi água doce, abundante, boa e salubre.


Por Ademir Médici, jornalista e autor de livros sobre a memória do Grande ABC


Fonte: http://www.dgabc.com.br/default.asp?...&col=15&men=56
__________________
Mauá - SP
Sr. Mauá no está en línea   Reply With Quote
Old January 28th, 2010, 04:05 PM   #16
Sr. Mauá
Estamos por aí....
 
Join Date: Jun 2008
Location: Mauá - SP
Posts: 2,655
Likes (Received): 33

Correção:
Caguassu somente o que é hoje o território de Mauá, o território de Ribeirão Pires era o Núcleo Colonial

Diadema: Villa Conceição
Fonte: http://www.diadema.sp.gov.br/apache2...d=27&Itemid=28

Suzano: Fazenda Barewell ou Baruel, Piedade, depois, Guayó
Fonte: http://www.estacoesferroviarias.com.br/s/suzano.htm

Paranapiacaba: Alto da Serra
Fonte: http://www.estacoesferroviarias.com....anapiacaba.htm

__________________
Mauá - SP
Sr. Mauá no está en línea   Reply With Quote
Old January 28th, 2010, 04:09 PM   #17
Suburbanist
on the road
 
Suburbanist's Avatar
 
Join Date: Dec 2009
Location: Breda<->'s-Hertogenbosch<->Eindhoven triangle
Posts: 19,521
Likes (Received): 5973

Esses sufixos "do Oeste" em geral estão ligados aos movimentos colonizatórios. MS, RO e MT são cheios de lugares "do Oeste".

Caso curioso é o de Marabá Paulista, em SP. Desconheço a origem do nome.
__________________
"For every complex problem there is a solution that is simple, clear and wrong."
Suburbanist no está en línea   Reply With Quote
Old January 28th, 2010, 04:14 PM   #18
Sr. Mauá
Estamos por aí....
 
Join Date: Jun 2008
Location: Mauá - SP
Posts: 2,655
Likes (Received): 33

Quote:
Originally Posted by Suburbanist View Post
Esses sufixos "do Oeste" em geral estão ligados aos movimentos colonizatórios. MS, RO e MT são cheios de lugares "do Oeste".

Caso curioso é o de Marabá Paulista, em SP. Desconheço a origem do nome.
O município teve origem numa povoação denominada Areia Dourada, constituída na década de 1930, em terras das fazendas Santo Antonio e Ribeirão das Antas, no município de Presidente Venceslau. Em 1938, vários colonos, especialmente nortistas do estado do Pará, chegaram ao local iniciando a cultura do algodão, que trouxe um grande desenvolvimento ao povoado. Em 30 de novembro de 1944, passou a distrito do município de Presidente Venceslau com o nome de Areia Dourada, e, em 30 de dezembro de 1953, tornou-se município autônomo com a denominação atual.

Marabá Paulista, porque já existe uma Marabá no Pará
__________________
Mauá - SP
Sr. Mauá no está en línea   Reply With Quote
Old January 28th, 2010, 04:14 PM   #19
Valter
Registered User
 
Join Date: Aug 2007
Location: Uberlândia - Araxá - Carmo do Paranaíba - Bambuí
Posts: 8,675
Likes (Received): 636

Uberlândia foi Uberabinha até a década de 20.


Quote:
Originally Posted by CleitonSPecial View Post
Tapiraí - SP era Santa Catarina, antes de se emancipar de Piedade , como já havia um estado com esse nome, a cidade recebeu o nome que tem tudo a ver com um grande mamífero que habita suas matas, a anta (Tapir = anta / aí = lugar).
Também existe uma Tapiraí em Minas Gerais.
__________________
Como D. Beja Araxá nasceu camponesa.E, como D. Beja, também conheceu a adversidade, sendo o objeto de desejo de poderes superiores. O Estado apropriou-se de suas fontes, maculando sua beleza, ainda que a recompensasse com um rico patrimônio. Por ele, Araxá conheceu o mundo, e o mundo a conheceu. Hoje, D. Beja é Araxá, espelho de suas convicções e metáfora de suas contradições. Nela se refletem simultaneamente, as imagens do seu presente, as representações históricas e as verdades míticas do seu passado; as projeções para o futuro. Rosa Maria Spinoso
Valter no está en línea   Reply With Quote
Old January 28th, 2010, 05:36 PM   #20
Greatlakerman
Riopretense
 
Greatlakerman's Avatar
 
Join Date: Mar 2009
Location: São José Do Rio Preto-SP/Florianópolis-SC
Posts: 4,587
Likes (Received): 408

Quote:
Originally Posted by HRLR View Post
Não, na capital se diz "Rio Preto". "São José" é usado apenas para São José dos Campos.
Estranho. Conheço muitos, mas muitos Paulistanos que se referem àqui como "São José". Como em geral, a cidade é referida pelos Joseenses como "São José", achava estranho isto não causar nenhuma confusão na capital.
__________________
Sé Catedral de São José - 20°48'38.31"S 49°22'46.15"W
Greatlakerman no está en línea   Reply With Quote


Reply

Thread Tools
Rate This Thread
Rate This Thread:

Posting Rules
You may not post new threads
You may not post replies
You may not post attachments
You may not edit your posts

BB code is On
Smilies are On
[IMG] code is On
HTML code is Off



All times are GMT +2. The time now is 12:13 AM.


Powered by vBulletin® Version 3.8.8 Beta 1
Copyright ©2000 - 2014, vBulletin Solutions, Inc.
Feedback Buttons provided by Advanced Post Thanks / Like v3.2.5 (Pro) - vBulletin Mods & Addons Copyright © 2014 DragonByte Technologies Ltd.

vBulletin Optimisation provided by vB Optimise (Pro) - vBulletin Mods & Addons Copyright © 2014 DragonByte Technologies Ltd.

SkyscraperCity ☆ In Urbanity We trust ☆ about us | privacy policy | DMCA policy

Hosted by Blacksun, dedicated to this site too!
Forum server management by DaiTengu