daily menu » rate the banner | guess the city | one on oneforums map | privacy policy (aug.2, 2013) | DMCA policy | flipboard magazine

Go Back   SkyscraperCity > Latin American & Caribbean Forums > Fóruns Brasileiros > Fóruns Regionais > Sudeste > Notícias da Região

Closed Thread

Thread Tools
Old January 30th, 2009, 11:44 PM   #1
Emanuel Paiva
Registered User

Emanuel Paiva's Avatar

Likes (Received): 3081

Imóveis classe A custam mais no Rio que em SP

imóveis classe A custam mais no Rio que em SP
O Globo, Flávia Oliveira, 30/jan

O preço do aluguel de imóveis classe A no Rio bateu recorde histórico em 2008Fechou o ano a R$ 94,50 por metro quadrado, alta de 29% sobre 2007. Pela primeira vez, o Rio superou o mercado de São Paulo, o valor ficou em R$ 81/m2. Os dados são da consultoria Cushman & Wakefield.

Fonte: http://ademi.webtexto.com.br/article...9&recalcul=oui

Sponsored Links

Old January 31st, 2009, 06:47 PM   #2
daniel.zs.rj
Registered User

daniel.zs.rj's Avatar

Likes (Received): 987

Faltou dizer no título que se tratava de aluguel.

No quesito venda os preços no Rio são muito mais caros que em SP. Não q o Rio seja melhor, e sim por absoluta falta de espaço...geograficamente falando.

De todo jeito, esse título eu preferia não ter. O custo de habitação no Rio tá proibitivo e isso só prejudica a já combalida classe média.
daniel.zs.rj no está en línea  
Old January 31st, 2009, 09:41 PM   #3
Emanuel Paiva
Registered User

Emanuel Paiva's Avatar

Quote:
Originally Posted by daniel.zs.rj View Post

No quesito venda os preços no Rio são muito mais caros que em SP. Não q o Rio seja melhor, e sim por absoluta falta de espaço...geograficamente falando.

De todo jeito, esse título eu preferia não ter. O custo de habitação no Rio tá proibitivo e isso só prejudica a já combalida classe média.
É verdade, no frigir dos ovos, a classe B está quase chegando a C...
Old February 1st, 2009, 04:20 PM   #4
Espartano_bsb
Registered User

Espartano_bsb's Avatar

Likes (Received): 0

Quote:
Originally Posted by daniel.zs.rj View Post

Exatamente! Não gosto muito dessas notícias de supervalorização dos imóveis da zona sul carioca... Diferentemente de São Paulo que possui dezenas de bairros voltados para as classes A e B, o Rio está cada vez mais sem espaço para abrigar a classe média com relativa segurança... Por conta disso, já vi muita gente manifestando vontade de sair da cidade... Tenho uns amigos inclusive que sairam fora por causa da violência... Não aguentavam mais os tiroteios da tijuca (acho que do morro do Turano, Borel ou da Mineira, não me lembro mesmo) e o aluguel da zona sul estava bem acima das suas condições financeiras... Resultado: estão morando no interior de minas com a sua filhinha e não se arrependeram nem um pouco...
Espartano_bsb no está en línea  
Old February 2nd, 2009, 01:34 AM   #5
Emanuel Paiva
Registered User

Emanuel Paiva's Avatar

Quote:
Originally Posted by Espartano_bsb View Post
Exatamente! Não gosto muito dessas notícias de supervalorização dos imóveis da zona sul carioca... Diferentemente de São Paulo que possui dezenas de bairros voltados para as classes A e B, o Rio está cada vez mais sem espaço para abrigar a classe média com relativa segurança... Por conta disso, já vi muita gente manifestando vontade de sair da cidade... Tenho uns amigos inclusive que sairam fora por causa da violência... Não aguentavam mais os tiroteios da tijuca (acho que do morro do Turano, Borel ou da Mineira, não me lembro mesmo) e o aluguel da zona sul estava bem acima das suas condições financeiras... Resultado: estão morando no interior de minas com a sua filhinha e não se arrependeram nem um pouco...
Se eu fosse ele moraria na Freguesia/Jacarepaguá.
Old February 2nd, 2009, 02:23 PM   #6
Truta_RP
Registered User

Truta_RP's Avatar

Likes (Received): 7

Que bom pros paulistanos
Truta_RP no está en línea  
Old February 3rd, 2009, 06:20 AM   #7
neosoux
Registered User

neosoux's Avatar

Likes (Received): 5

Esses preços do Rio são muito artificiais mesmo... São decorrentes da falta de infra-estrutura, da insegurança (muitas áreas com favelas violentas perto), da desordem urbana e da geografia da cidade. Enfim, o fator que prepondera é a decadência. E o que ajuda é o fator natural. Isso é muito complicado mesmo, pq os preços são muito elevados para os padrões da cidade. Realmente não há muito o que comemorar em ter preços recordes. As pessoas gastam muito soh pra morar, em lugares pequenos e mtas vezes geminado.. Fora que muitas vezes as construções caem de nível, diante do preço do terreno em áreas nobres da zona sul. Eu fui visitar aquele condomínio "novo" no Leblon, o Maison du Leblon (algo assim), e o acabamento era uma completa piada. Quanto custava? haha, 160 mts por 1,7 milhao, a 3 quadras da praia, sendo que faltavam muitos meses para o predio ficar pronto!
A situação ta triste, infelizmente... Se houvesse uma menor favelizacao, uma melhor infra-estrutura e etc, o preço cairia, pois as pessoas poderiam morar mais distantes, e não haveria ilhas de "tranquilidade" ultra valorizadas, como ocorre hoje.
neosoux no está en línea  
Old February 23rd, 2009, 07:50 PM   #8
ricardoabranches
BANNED

Likes (Received): 1

Alguém aqui sabe quando começarão as obras do condominio que ocupará o lugar do colégio Chapeuzinho Vermelho em Ipanema ?
ricardoabranches no está en línea  
Old February 25th, 2009, 03:30 AM   #9
Ricardo Sandre
BANNED

Likes (Received): 2

Os imoveis no Rio custam mais caros porque a oferta de imoveis eh menor.
Por que a oferta de imoveis eh menor?
Porque o gabarito dos predios eh mais baixo.
Ricardo Sandre no está en línea  
Old February 26th, 2009, 06:02 AM   #10
muckie
Registered User

muckie's Avatar

Likes (Received): 605

Quote:
Originally Posted by neosoux View Post
Esses preços do Rio são muito artificiais mesmo... São decorrentes da falta de infra-estrutura, da insegurança (muitas áreas com favelas violentas perto), da desordem urbana e da geografia da cidade. Enfim, o fator que prepondera é a decadência. E o que ajuda é o fator natural. Isso é muito complicado mesmo, pq os preços são muito elevados para os padrões da cidade. Realmente não há muito o que comemorar em ter preços recordes. As pessoas gastam muito soh pra morar, em lugares pequenos e mtas vezes geminado.. Fora que muitas vezes as construções caem de nível, diante do preço do terreno em áreas nobres da zona sul. Eu fui visitar aquele condomínio "novo" no Leblon, o Maison du Leblon (algo assim), e o acabamento era uma completa piada. Quanto custava? haha, 160 mts por 1,7 milhao, a 3 quadras da praia, sendo que faltavam muitos meses para o predio ficar pronto!
A situação ta triste, infelizmente... Se houvesse uma menor favelizacao, uma melhor infra-estrutura e etc, o preço cairia, pois as pessoas poderiam morar mais distantes, e não haveria ilhas de "tranquilidade" ultra valorizadas, como ocorre hoje.
Nao exagera... decadencia

Sabemos que o Rio nao tem o vigor de SP... sao propostas diferentes
alem da infra, insegurança, os principais fatores sao a falta de espaço fisico, já que a primeira metropole brasileira a se verticalizar já tinha sua zona sul saturada nos anos 70... alem de todas as caracteristicas negativas que citou, a classe alta quer sim morar na zona sul...

mesmo que a cidade ainda fosse capital com mtos recursos, nao fosse anexada ao estado do Rio e assim nao elegendo populista, contando com uma super malha ferroviaria e um mercado imobiliario de baixa renda com bastante vigor.. ainda sim a zona sul seria a área mais valorizada do brasil.. pq igual não há... seria como Manhattan, onde a elite quer sempre morar... com uma unica diferença... ao inves de 70 andares... só podem ser 5

isso pq para manter o charme, a legislação acaba exagerando, sendo a mais conservadora do brasil... onde construir torres acima de 5 andares se tornou proibitivo.. além do preço exorbitante do solo

Sim, isso tudo pode ser decorrente da pouca dinamica de crescimento da cidade... sem investimentos na sua expansão... no entanto nao esquecemos a Barra, cujos valores estao equiparados com SP e uma boa infra...

Mas resumir os preços do Rio pela decadência é um tanto qto precipitado
muckie está en línea ahora  
Old March 3rd, 2009, 05:18 PM   #11
ricardoabranches
BANNED

Likes (Received): 1

Quote:
Originally Posted by neosoux View Post

A fase de decadencia do Rio , que começou com a construção de Brasilia , passou pela fusão com o antigo estado do Rio e chegou ao seu ponto alto no final dos anos 80 e inicio dos 90 , j[a está devidamente encerrada , pelo menos na área economica. O desafio é transformar a nova pujança economica do estado em melhorais sociais.
ricardoabranches no está en línea  
Old March 4th, 2009, 01:58 AM   #12
Espartano_bsb
Registered User

Espartano_bsb's Avatar

Quote:
Originally Posted by ricardoabranches View Post
A fase de decadencia do Rio , que começou com a construção de Brasilia , passou pela fusão com o antigo estado do Rio e chegou ao seu ponto alto no final dos anos 80 e inicio dos 90 , j[a está devidamente encerrada , pelo menos na área economica. O desafio é transformar a nova pujança economica do estado em melhorais sociais.
Só faltou mencionar os (des)governos dos últimos anos...
Espartano_bsb no está en línea  
Old March 4th, 2009, 10:56 AM   #13
Emanuel Paiva
Registered User

Emanuel Paiva's Avatar

Quote:
Originally Posted by Espartano_bsb View Post
Só faltou mencionar os (des)governos dos últimos anos...
Pelo menos alguns eu lembro: Moreira Franco, Leonel Brizola, Garotinho e Rosinha...
Old March 4th, 2009, 11:44 PM   #14
Rekarte
Libertarian

Rekarte's Avatar

Likes (Received): 3006

Bem,eu tenho um amigo,que ele morou boa parte de dua vida em São Paulo,e ele sempre me falou que os preços dos imoveis em Sampa é bem mais barato do que em Salvador(e eu tbm ja esperava que fosse tbm mais barato que no Rio,onde varios fatores fazem com que os preços subam nas alturas)
Rekarte no está en línea  
Old March 13th, 2009, 02:21 AM   #15
egmoura
BANNED

São vários os fatores que fazem a zona sul do Rio , mais precisamente os bairros nobres , terem preços elevados em relação ao resto do país e , principalmente Leblon e Ipanema terem o metro quadrado mais caro da America Latina. Mas todos eles estão atrelados a recuperação economica da cidade e do estado , hoje um importante centro siderurugico , de gás e petroleo , da industria petroquimica , de telecomunicações , do setor naval , de empresas do setor financeiro , reativando um dos mais rentaveis segmentos da industria , está se fortalecendo ainda mais na área de produção artistica , com a chegada em massa da Rede Record a cidade , e , no futuro , será um grande centro latino de seguros. A tudo isso some-se os milhares de funcionarios da Petrobrás , do setor de petroleo ( Shell , Esso , Ipiranga e outras menores ) , da Vale do Rio do Doce , do setor de coosmético , da Lojas Americanas , da Souza Cruz etc... e os tradicionais e já conhecidos funcionários públicos , uma marca tradicional da cidade , que garante uma certa estabilidade ao setor de comercio e de serviços da cidade / estado. Com tudo isso, mais o desejo de todos de morarem nos melhores bairros e a total escassez de novos terrenos para novas construções...
egmoura no está en línea  
Old March 13th, 2009, 05:00 AM   #16
muckie
Registered User

muckie's Avatar

Likes (Received): 605

Quote:
Originally Posted by egmoura View Post
São vários os fatores que fazem a zona sul do Rio , mais precisamente os bairros nobres , terem preços elevados em relação ao resto do país e , principalmente Leblon e Ipanema terem o metro quadrado mais caro da America Latina. Mas todos eles estão atrelados a recuperação economica da cidade e do estado , hoje um importante centro siderurugico , de gás e petroleo , da industria petroquimica , de telecomunicações , do setor naval , de empresas do setor financeiro , reativando um dos mais rentaveis segmentos da industria , está se fortalecendo ainda mais na área de produção artistica , com a chegada em massa da Rede Record a cidade , e , no futuro , será um grande centro latino de seguros. A tudo isso some-se os milhares de funcionarios da Petrobrás , do setor de petroleo ( Shell , Esso , Ipiranga e outras menores ) , da Vale do Rio do Doce , do setor de coosmético , da Lojas Americanas , da Souza Cruz etc... e os tradicionais e já conhecidos funcionários públicos , uma marca tradicional da cidade , que garante uma certa estabilidade ao setor de comercio e de serviços da cidade / estado. Com tudo isso, mais o desejo de todos de morarem nos melhores bairros e a total escassez de novos terrenos para novas construções...
Mesmo no piores anos de exodo econômico no Rio, os bairro nobres do Rio ainda eram os mais caros do Brasil... SIm, de um lado a escassez de terrenos... o outro a supervalorização de uma das áreas mais charmosas e emblemáticas do país
muckie está en línea ahora  
Old March 15th, 2009, 07:24 PM   #17
MMJR
MMJR

Likes (Received): 97

Quote:
Originally Posted by Rekarte View Post
Bem,eu tenho um amigo,que ele morou boa parte de dua vida em São Paulo,e ele sempre me falou que os preços dos imoveis em Sampa é bem mais barato do que em Salvador(e eu tbm ja esperava que fosse tbm mais barato que no Rio,onde varios fatores fazem com que os preços subam nas alturas)
Rekarte, nao dá pra generalizar. Como foi citado aqui, SP tem muitos bairros classe média, média alta (em todas as zonas da cidade), o que significa que os preços podem variar muito. Sinceramente, eu duvido muito que Salvador seja mais caro que SP. Vc tem que comparar bairros com mesmo público e padrao. Repito e afirmo, eu realmente duvido que tenha algum bairro em Salvador mais caro que os Jardins ou Vila Nova Conceiçao (só citando bairros com muitos edifícios) em SP.
MMJR no está en línea  
Old March 18th, 2009, 01:51 AM   #18
neosoux
Registered User

neosoux's Avatar

Eu tb duvido!!! Mas estou duvidando de alegre, pois não tenho nenhum embassamento mais sólido para isso...
neosoux no está en línea  
Old March 18th, 2009, 01:54 AM   #19
neosoux
Registered User

neosoux's Avatar

Quote:
Originally Posted by Ricardo Sandre View Post
Os imoveis no Rio custam mais caros porque a oferta de imoveis eh menor.
Por que a oferta de imoveis eh menor?
Porque o gabarito dos predios eh mais baixo.
Concordo. Esse tb é um fator fundamental que esqueci de dizer. A legislação é bastante restritiva, acaba por valorizar bairros como o Leblon.
neosoux no está en línea  
Old March 18th, 2009, 01:57 AM   #20
neosoux
Registered User

neosoux's Avatar

Quote:
Originally Posted by egmoura View Post
Concordo! Eu estava falando em decadência, mas é muito nítido a retomada econômica do Rio. É só acompanhar minimamente o noticiário pra saber disso. Quem diz que o Rio ainda está em processo de decadência econômica não acompanha nem minimamente o noticiário. Decadência social já é um pouco mais delicado...
neosoux no está en línea  
Closed Thread

Thread Tools

Posting Rules