daily menu » rate the banner | guess the city | one on oneforums map | privacy policy (aug.2, 2013) | DMCA policy | flipboard magazine

Go Back   SkyscraperCity > European Forums > Fórum Português > Arquitectura e Urbanismo > Projectos e construção > Lisboa

Lisboa Área Metropolitana de Lisboa

Reply

Thread Tools Rate Thread
Old October 20th, 2004, 05:04 PM   #1
Phobos
Registered User

Phobos's Avatar

Likes (Received): 53

Ajudem a salvar a casa aonde viveu Almeida Garrett

Uma petição em defesa da preservação da casa onde viveu e morreu Almeida Garrett, no edifício número 66-68 da Rua Saraiva de Carvalho, em Campo de Ourique, está desde ontem disponível na Internet. Além de evitar a demolição do imóvel, os promotores da iniciativa pretendem que a Câmara de Lisboa "classifique aquele edifício como património de interesse concelhio e aquela rua como conjunto de interesse municipal". Promover a utilização da casa como "um espaço cultural condizente com a vida e obra de Garrett" é a proposta dos signatários, que defendem a criação de uma casa-museu e lançam um apelo ao Instituto Camões e aos herdeiros do escritor "para que não se deixe passar esta oportunidade de finalmente termos em Lisboa um espaço dedicado a Garrett". Os promotores da petição consideram que a demolição do imóvel, que tinha sido autorizada pela Câmara de Lisboa e está neste momento a ser reavaliada, é "ilógica, incorrecta e indesejável" e acrescentam que, a concretizar-se, "Lisboa perderá mais uma casa de indiscutível valor estético e histórico". O documento pode ser assinado em http://www.petitiononline.com/casaag/petition.html .

fonte:Publico
http://europa.eu/
Phobos no está en línea   Reply With Quote

Sponsored Links

Old October 20th, 2004, 08:40 PM   #2
Arpels
Αλέξανδρος

Arpels's Avatar

Likes (Received): 115

pera, a casa não era já 1 espaço para actividades desse género? salvo erro é na Rua Coelho da Rocha!!
Arpels no está en línea   Reply With Quote
Old October 22nd, 2004, 04:22 AM   #3
Phobos
Registered User

Phobos's Avatar

Esta e a casa em questao:

por favor nao deixem de assinar o documento,nao vamos deixar que mais um edificio historico seja demolido como tantos outros que ja foram ao longo dos anos.Se as demoliçoes deste tipo de coisas continuarem o que terao as pessoas do futuro para ver sobre o que foi o passado?Por favor,assinem.

Ate agora sao 488 assinaturas,no fim de semana vou por isto no forum geral europeu e em algum forum internacional para ver se mais gente se interessa.

Outra noticia do Correio da Manhã:

Situado no n.º 68 da Rua Saraiva de Carvalho, a Campolide, o prédio foi adquirido por uma empresa imobiliária, mas a perspectiva de demolição está a causar desconforto não só na opinião pública, mas também na própria autarquia.

“Na câmara há vozes que continuam a defender a preservação daquele espaço. O pedido de alteração de construção chegou à câmara, recebeu todos os pareceres positivos e foi aprovado pela vereadora, mas sempre houve quem tivesse chamado a atenção para o valor do imóvel”, revelou ao CM uma fonte da CML, que não acredita que este seja um processo irreversível.

“É verdade que neste momento o privado, tendo tudo autorizado, tem direito a construir, mas enquanto a casa não for demolida acreditamos que é possível dar a volta à situação”, adiantou.

IPPAR IMPOTENTE

Depois do recente caso do Convento dos Inglesinhos (ao Bairro Alto), a casa de Garrett é, segundo uma outra fonte da CML, que não se quis identificar, o exemplo mais recente de incúria por parte da CML, que atempadamente deveria ter pedido a classificação do edifício ao IPPAR (Instituto Português do Património Arquitectónico). “Se o tivesse feito, o prédio estaria protegido e nunca poderia ter sido vendido”, adiantou.

Incrível é que o referido instituto nem sequer tem autonomia para avançar com uma classificação sem um pedido oficial do exterior. “Não é o IPPAR que toma iniciativa de classificação, caso contrário tínhamos de sair à rua todos os dias. As coisas têm de ter uma norma. Avaliamos de acordo com todos os parâmetros e mais-valias que o edifício tem”, afirmou ao CM uma fonte daquele instituto. O mesmo é dizer que apesar desta notícia o IPPAR não pode avançar enquanto não lhe chegar um formulário com o pedido por parte de um particular ou entidade”.

O CM tentou, entretanto, ouvir o pelouro da Cultura, mas tal não foi possível. Por ironia do destino já em 1846 Almeida Garrett, escrevia em Viagens na Minha Terra: “Ergue-te Santarém e diz ao ingrato Portugal que deixe em paz ao menos as tuas ruínas”. E desde lá nada mudou.

VALOR EVIDENTE

O prédio tem em local bem visível uma lápide que evoca a morte do escritor, mas as entidades competentes parece que nunca repararam nela. O prédio continua ao abandono, muito degradado e à mercê dos sem-abrigo. Ao IPPAR nunca chegou qualquer pedido de classificação.

Last edited by Phobos; October 22nd, 2004 at 04:33 AM.
Old October 22nd, 2004, 12:34 PM   #4
odivelense
Registered User

odivelense's Avatar

Likes (Received): 13

A minha pergunta é a seguinte: ONDE ANDA O IPPAR???????????????? Quando não é necessária a sua presença, eles aparecem, agora que é URGENTÍSSIMA a sua presença, "na pas de rien". É escandaloso como edifícios deste tipo têm vindo a ser substituídos por caixotas medonhas, feias como tudo, enquanto o camartelo avança sem dó nem piedade sobre a boa arquitectura que se fazia noutros tempos. Vergonhoso também foi a luz verde da Vereadora da CML, mas talvez ela não saiba quem foi Almeida Garret...Talvez não saiba que foi um dos escritores mais importantes de sempre deste país...
odivelense no está en línea   Reply With Quote
Old October 22nd, 2004, 05:16 PM   #5
Arpels
Αλέξανδρος

Arpels's Avatar

Likes (Received): 115

ena, não é o k pensava, mas conheço também , ya Phobos é 1 escandalo ter de se fazer pedidos para recuperar patrimonio quando o IPAR é que se devia preocupar com estas coisas.
Arpels no está en línea   Reply With Quote
Old October 22nd, 2004, 05:21 PM   #6
Petronius
Ich bin's

Likes (Received): 2

Quote:
Originally Posted by odivelense
A minha pergunta é a seguinte: ONDE ANDA O IPPAR???????????????? Quando não é necessária a sua presença, eles aparecem, agora que é URGENTÍSSIMA a sua presença, "na pas de rien". É escandaloso como edifícios deste tipo têm vindo a ser substituídos por caixotas medonhas, feias como tudo, enquanto o camartelo avança sem dó nem piedade sobre a boa arquitectura que se fazia noutros tempos. Vergonhoso também foi a luz verde da Vereadora da CML, mas talvez ela não saiba quem foi Almeida Garret...Talvez não saiba que foi um dos escritores mais importantes de sempre deste país...
o IPPAR vai acabar segundo uma amiga que trabalha la'. Desde o inicio do governo PSD que eles querem acabar com eles..
Petronius no está en línea   Reply With Quote
Old October 25th, 2004, 01:14 AM   #7
Phobos
Registered User

Phobos's Avatar

Ja pus esta petiçao no Citytalk and Urban Issues do forum mundial e Urban Discussions do forum geral europeu

Old October 25th, 2004, 02:27 PM   #8
Marco Bruno
Les cites obscures

Marco Bruno's Avatar

Likes (Received): 356

Já assinei!
Marco Bruno no está en línea   Reply With Quote
Old October 25th, 2004, 10:32 PM   #9
Real_Saturn
Guest

Likes (Received):

Pareceu-me valer a pena assinar por isso também deixei o meu voto. Preciso é de aprender um pouco mais sobre valores do património porque estou bastante fraco nessa área...
  Reply With Quote
Old October 25th, 2004, 10:47 PM   #10
olisipo
Guest

Likes (Received):

tbm assinei e até escrevi uam cena
  Reply With Quote
Old October 26th, 2004, 02:41 AM   #11
xandre
Registered User

Likes (Received): 0

ja assinei tb, foi a nº --- 883
Old March 25th, 2005, 02:19 AM   #12
Viriatox
Geógrafo

Viriatox's Avatar

Alguem sabe da situação actual deste imóvel?
Viriatox no está en línea   Reply With Quote
Old March 25th, 2005, 03:19 AM   #13
Phobos
Registered User

Phobos's Avatar

A última noticia que tive e que a petição tinha sido entregue à CML,e estavam à espera da decisão.De resto não soube mais nada.
A pessao que fez a petição tem este blog (www.cidadanialx.blogspot.com) e lá na primeira notícia fala sobre esse caso.Parece que aqs noticias até agora não são nada boas.
Old March 25th, 2005, 03:29 AM   #14
Phobos
Registered User

Phobos's Avatar

Eu estava a ver há pouco uma notícia no jornal Independente
com uma entrevista ao dono actual da casa,o ministro da economia Manuel Pinho.Vejam só os atgumentos que o porta-voz dele dá e digam-me se não dá vontade de enfiar um 38 na cabeça dele e de outros políticos do mesmo tipo.
Old March 25th, 2005, 09:32 PM   #15
Viriatox
Geógrafo

Viriatox's Avatar

Mais novidades:

Demolição da casa de Garrett aguarda parecer da câmara
Diana Ralha (PÚBLICO)

Lisboa

Ministro da Economia adquiriu imóvel, quando a sua demolição já estava aprovada

O futuro da casa onde o escritor e político Almeida Garrett (1799-1824) viveu os seus últimos dois anos e meio de vida e onde veio a falecer, a 9 de Dezembro de 1854 - o número 66-68 da Rua Saraiva de Carvalho, em Campo de Ourique -, está dependente de um parecer da Câmara de Lisboa pedido no final do ano passado pela vereadora do Urbanismo, Eduarda Napoleão, ao pelouro da Cultura do município.
Manuel Pinho, recém-empossado ministro da Economia e Inovação do XVII Governo Constitucional, adquiriu por 789 mil euros este edifício, cuja área é de cerca de dois mil metros quadrados, ao Banco Espírito Santo em Novembro do ano passado, e tem um projecto aprovado pela câmara que prevê a sua demolição, noticiou ontem o semanário O Independente.
Quando adquiriu a última morada de Garrett, através de uma sociedade por quotas que formou propositadamente com a sua mulher, o imóvel já tinha um projecto aprovado que implicava a sua demolição.
"O ministro só não aproveitou o projecto porque não gostou dele, submetendo à apreciação da autarquia, inclusive, várias possibilidades para o espaço", disse ao PÚBLICO o assessor de imprensa de Manuel Pinho, José Pedro Santos.
"O ministro apresentou, inclusive, um projecto à câmara no qual a fachada do imóvel permanecia inalterada", acrescentou, frisando que, aquando da compra, a autarquia já tinha aprovado um projecto que autoriza a demolição total do imóvel e a construção de um prédio de habitação, com parque de estacionamento subterrâneo e quatro fogos - um T3, dois T4 e um duplex com cinco assoalhadas.

Ministro aberto
a negociações
O porta-voz do ministro da Economia admite que o titular da pasta "está aberto a todas e quaisquer negociações" e que "não comprou aquele imóvel com a intenção malévola de demolir a casa onde viveu e morreu Almeida Garrett", acrescentando que Manuel Pinho pretende morar num dos fogos a construir e vender os restantes.
A última morada de Almeida Garrett, em Campo de Ourique, está em avançado estado de degradação e abandono - a sua última utilização foi como armazém de material de uma empresa de vestuário.
O edifício não está classificado nem pelo Instituto Português do Património Arquitectónico nem pela Câmara de Lisboa. De facto, apenas a placa colocada em cima da porta denuncia que ali viveu e morreu o escritor de Viagens na Minha Terra.
No Verão do ano passado, a autarquia levou a cabo várias vistorias a imóveis e fogos na zona de Campo de Ourique, em consequência do desmoronamento de um prédio com mais de 200 anos, situado na Travessa Particular, à Rua Possidónio da Silva.
Nessa altura, o proprietário do número 66-68 da Rua Saraiva de Carvalho foi notificado pela autarquia a realizar obras de conservação do edifício, sob pena da execução de obras coercivas. Porém, quando esta notificação foi recebida, já tinha dado entrada na câmara um projecto que previa a demolição do edifício e que foi aprovado por Eduarda Napoleão. Assim como o pedido do ministro da Economia.
João Reis, assessor da presidência da Câmara de Lisboa, disse que "a vereadora Eduarda Napoleão mandou suspender o processo de demolição, tendo pedido, no final de 2004, à vereadora da Cultura, um parecer sobre o validade cultural e patrimonial do edifício". Esse parecer, de acordo com a mesma fonte, será decisivo para o futuro do edifício.
Old March 25th, 2005, 09:36 PM   #16
Viriatox
Geógrafo

Viriatox's Avatar

Uma "meia vitória" para o movimento Cidadania Lx
(PÚBLICO)

O movimento cívico Cidadania Lx é o grande responsável por este SOS à última morada de Almeida Garrett, para o qual contou com o apoio do Centro Nacional de Cultura, dirigido por Guilherme d"Oliveira Martins (deputado do PS e ex-ministro das Finanças do Governo de António Guterres). O movimento entregou no ano passado uma petição, com mais de 2300 assinaturas, na Câmara de Lisboa, no Ippar e no Instituto Camões, com o intuito de travar a anunciada demolição do edifício. "O facto de termos conseguido, pelo menos, adiar a sua demolição e chamar a atenção da imprensa para o caso já é uma meia vitória", disse ao PÚBLICO Pedro Policarpo, um dos mentores do movimento. Este munícipe aproveita para deixar um recado ao ministro da Economia e Inovação: "O ministro tem aqui uma boa hipótese de dar um exemplo de urbanismo e civilidade". O movimento defende a classificação daquele edifício como património de interesse concelhio e aquela rua como conjunto de interesse municipal. Reivindica igualmente um projecto de viabilização do espaço, que passe pela criação de uma casa-museu dedicada à vida e obra de Almeida Garrett. D.R.
Old March 25th, 2005, 09:49 PM   #17
Viriatox
Geógrafo

Viriatox's Avatar

Eu acho inadmissível que um edificio com o valor historico que este edificio tem possa ser demolido, e se quem o faz é uma pessoa com as responsabilidades perante a população como são as de um ministro, então isso parece-me vergonhoso e um acto de total desrespeito pela memoria colectiva e pelo patrimonio que é de todos.

Senhor Pedro Pinho
Old March 25th, 2005, 10:08 PM   #18
Viriatox
Geógrafo

Viriatox's Avatar

FORUM CIDADANIA LISBOA
FORUM CIDADANIA LISBOA/CASA A. GARRETT

Last edited by Viriatox; March 25th, 2005 at 10:16 PM.
Old March 26th, 2005, 01:13 AM   #19
Phobos
Registered User

Phobos's Avatar

Pois é,agora é esperar pelo parecer da câmara e rezar para que seja favorável.Se não for,não sei o que mais poderia ser feito...
Old March 26th, 2005, 06:36 PM   #20
Lss911
Supermoto scratcher!

Lss911's Avatar

Likes (Received): 6

Ainda não há mtas assinaturas...espero que a câmara seja minimamente consciente de que é um património importante e que tem que ser preservado!
Lss911 no está en línea   Reply With Quote

Reply

Thread Tools
Rate This Thread
Rate This Thread:

Posting Rules