search the site
 daily menu » rate the banner | guess the city | one on oneforums map | privacy policy | DMCA | news magazine | posting guidelines

Go Back   SkyscraperCity > Latin American & Caribbean Forums > Brasil > Fóruns Regionais > Sul

Sul Paraná, Rio Grande do Sul e Santa Catarina

Global Announcement

As a general reminder, please respect others and respect copyrights. Go here to familiarize yourself with our posting policy.

Reply

Thread Tools
Old January 31st, 2010, 04:55 PM   #21
don_quito
Eu mesmo!

don_quito's Avatar

Likes (Received): 266

fourier!

teu tread está FANTASTICO!

Essa história da vinda dos argentinos que vc comentou ela é muito parecida com a história dos argentinos no norte da ilha de floripa tbm...alias...com a vida deles em SAnta CAtarina como todo...um amigo manezinho me contou essa mesma situação tbm em relação a floripa!

"Os primeiros argentinos que vieram foi durante o período de moeda forte deles, na época, chamada de Austral. Visitaram a área, e muitos resolveram voltar par aa Argentina, venderem propriedades e comprarem terras que eram muito baratas em Bombinhas que, então, era um balneário pertencente ao vizinho município de Porto Belo.
Foram esses argentinos, de uma classe ascendente, que vieram e começaram a prosperar em Bombinhas, normalmente construindo e alugando imóveis para os próprios argentinos. Esse pessoal inicialmente teve certo conflito com a população local, pois eram a nova classe rica que se formava no município. Normalmente um pobres na Argentina que arriscaram e enriqueceram na próspera Bombinhas. Esse conflito, que não cabe aqui discutirmos, foi se discipando com o tempo, quando outros argentinos começaram a freqüentar e se tornarem comuns em Bombinhas. Hoje, pelo menos visualmente e também perguntando à comunidade local, parece que está tudo em paz, sem problemas.
"

Confesso que do litoral catarinense é muito dificil escolher a melhor, mas prefiro praias mais agitadas,com vida noturna bem forte e bombinhas é mais pra descanso,"mais familia", apesar do leve agito que tem... se bem que fui apenas uma vez à bombinhas nao sei se mudou, toda vez que vou ao litoral catarinense fico mais em floripa ou no sul de SC...de qq forma bombinhas é um delirio com seu mar transparente e lindissimo!

enfim..otimo tread!

Sponsored Links
Old January 31st, 2010, 05:25 PM   #22
Tiozão
Registered User

Tiozão's Avatar

Likes (Received): 38959

Gostei muito das fotos e do texto,uma aula!Lindo lugar!
Tiozão no está en línea   Reply With Quote
Old January 31st, 2010, 06:31 PM   #23
jmayers
Joel

jmayers's Avatar

Likes (Received): 0

Paraíso...

Meus parabéns...
Este thread ficou muito bom, com ótimas fotos e bons comentários.
O lugar é um paraíso... sem palavras.
Quando estive lá tive momentos muito felizes.
Falow...
Old January 31st, 2010, 08:06 PM   #24
ducati cba
O Rei vem vindo...

ducati cba's Avatar

Likes (Received): 154

Amoo, inesquecivel esse lugar !!!eu conheçoo ta faz uns 3anos q pude conhecer
pelo visto continua lindo e maravilhoso,
conselho: se tiver pouco dindin nao vá, qdo fui quase morri paguei 7,50 numa garrafa de 2l de guaraná da antartica kkkkkkkkkkk

parabens pelo thread !! ameii
Old January 31st, 2010, 08:21 PM   #25
Manezinho
Registered User

Manezinho's Avatar

Likes (Received): 56

Será que só eu que não conheço Bombinhas? E isso que eu moro a apenas 60 km...

Pretendo conhecê-la em breve, mas no inverno porque na alta temporada o litoral catarinense fica insuportável de tanto turista. Não estou interessado em praia, só nas paisagens mesmo, então o inverno é perfeito para isso pois a cidade deve ficar muito tranquila.

Thread fantástico, Fourier. Fico admirado como você consegue fazer dele um verdadeiro livro.
Manezinho no está en línea   Reply With Quote
Old January 31st, 2010, 08:53 PM   #26
Fourier
lê-se: "FÚRRIÊ!"

Fourier's Avatar

Likes (Received): 7738

Valeu galera! Muito agradecido pelos aportes de vocês!! Obrigado mesmo e vou tentar não decepcionar Bombinhas!!

Obrigado Geoce! Eu penso que Santa Catarina e Espirito Santo são estados verdadeiramente diferenciados. Apresentam praias maravilhosas e interior belíssimos. Espero que Bombinhas se desenvolva, sem crescer sem controle. Um bom plano diretor pode manter as coisas nos eixos!! Volte sempre!

Amigo Ander Vaz, mas que coisa heinn!! Realmente eu fui no canto direito de Quatro Ilhas e as ondas são bem de tombo mesmo!! As ondas devem pegar legal!! Nesse post ou coloco Quatro Ilhas. Obrigado e sempre será bem vindo aqui no thread!

Pô, don_quito, sem palavras para agradecer teu aporte, sempre muito rico e legal de se ler!! CAra, daqui a pouco não se fala mais português em Bombinhas.. mas nesse tour eu tive a compania de uma amigo argentino que já mora em Bombinhas e tem um buggy... Volte sempre rapaz!!

Tiozão, que bom que tenha gostado, obrigado por comentar por aqui! Seja sempre muito bem vindo!! Apareça sempre!!

jmayers,obrigado por comentar o thread. Realmente Bombinhas induz ao romântico. E tem um pessoal muito alto astral!! Gostei de verdade do lugar e da simpatia do pessoal que mora na cidade!! Abração e volte sempre!

ducati cba, acho que esse ano o pessoal andou abaixando os preços, embora confesso que nada é barato, sem dúvida. Acho que devido ao poder aquisitivo dos argentinos ter caído, o pessoal maneirou um pouco. Mas tem que vasculhar mesmo, para achar coisas boas e baratas! MAS vale a pena pela beleza!! Obrigado, meu amigo, e volte para escrever mais aqui!!

Grande amigo Manezinho, obrigado por aportar. Também gosto muito de praia fora da temporada e penso que Bombinhas fique melhor ainda. Um amigo meu, argentino, que mora lá, diz que Bombinhas fora de temporada é o paraíso na terra!! Nao deixe de ir, fica tão pertinho de Floripa... Aliás, vi muito carro de Floripa lá. Segundo os locais tem gente de Floripa, Blumenau e Joinville, que possui umas mansões que dá até tristeza de tão chique que é... uma delas vou por aqui... Obriado por comentar e seja volte para mais comentários..

Bem amigos, vamos a mais uma praia: Quatro Ilhas. Esse nome foi adotado devido à possibilidade de a partir daquele ponto do litoral, avistar-se quatro ilhas que estão mar adentro que são as ilhas do Arvoredo, Galé, Deserta e Macuco. Vamos lá!!

BOMBINHAS: PRAIA DE QUATRO ILHAS

Essa praia tem um pouco de místico, pois dizem que suas areias, ricas em quartzo, são muito boas para a saúde das pessoas. Também é local de histórias como a da cruz que se encontra em sua entrada.
Se eu fosse apostar em uma praia que será “a praia sofisticada” no futuro, em Bombinhas, sem dúvida eu apostaria minhs fichas em Quatro Ilhas, devido à beleza da paisagem, ao pessoal que freqüenta e ao bom nível de residências e restaurantes que estão aportando ao local.

O interessante histórico da cruz em Quatro Ilhas está explicado nesse informativo, logo à entrada da praia.

Entrada de Quatro Ilhas é bem estruturado. Veem a cor do mar? Pois é, é mais azul do que a foto mostra...

Excelente nível dos estabelecimentos que estão se instalando.

Mais próximo..

A transparência das águas de Quatro Ilhas. Notem a areia no fundo. Pode-se entrar até mais de um metro e meio e se vê perfeitamente os pés...limpissima

Essa parte da praia tem pouca caída e alterna entre pequenas ondas e ondas médias.

Aqui podemos observar duas das quarto ilhas visíveis.

Muitas embarcações aportam próximas à praia e as felizes pessoas que lá estão ficam praticando mergulho ou simplesmente tomando sol…

No lado esquerdo, para quem chega à praia, existe uma boa estrutura de apoio ao visitante, com pousadas, restaurantes e sanitários.

No lado direito vê-se uma bela área da praia, bem menos freqüentada e onde é comum a prática do surf (provavelmente foi por ali que nosso amigo Ander Vaz tomou um caldo das ondas..-confirma Ander???). Com se diz, alí a cobra fuma!!!

Segundo os moradores, a maioria dessas construções possuem menos de um ano de existência, o que mostra o processo de expansão do lugar. Notem a cruz dos pescadores logo à entrada da praia.

Como eu falei, esse lado direito é muito bonito. Caminhei até lá (uma bela caminhada por sinal) com a camera, só que cheguei lá: pilha descarregada!!! e o outr par estava na bolsinha que, simplesmente ficou do outro lado da praia... fazer o que, né. Outra longa caminhada longa voltando e o tempo foi passando...

Bom voltei, coloquei baterias novas e já estava rolando uma aeróbica: praticametne só argentinas..... A professora era brasileira, mas só falava em español, indicando todos os movimentos...

A nossa brasileira comandando em español..... Argentina é aqui.....

Segundo o pessoal local, a Praia de Quatro Ilhas é a preferida, pela moçada, para se fazer os luaus noite adentro. Realmente a noite vai chegando e vem pintando uma galera bem descolada.. bem legal isso.
O Ilha da Gula tem uma boa infraestrutura, mas o preço um pouco alto para os argentos (e brasileiros, por supuesto..). É boa dica durante o dia... mas vá com calma. Diferencial é o deck com visa para o mar...

Quatro Ilhas ao anoitecer adquire um ar bem romântico, algo diferente, diríamos, uma atmosfera muito legal se sente impregnando o ar...

A limitação de altura dos edifícios dá mais salubridade e segurança aos imóveis, bem como os deixa mais arejados... tudo muito novo... destaque: tudo limpo sem sujeira pelas ruas.

A cruz que, reza a lenda, proporciona boas pescas ao locais sempre presente ao lado da passarela. Certeza de fartura, segundo a história oral do local...

A noite cai e logo mais o pessoal vai armar os luals. Nesse instane já haviam grupos de jovens com violões e instrumentos de percussão pela praia...senti cheiro de insenso ( eu disse ínsenso de verdade hein!! não outra coisa, seus malandros..: )

Essa foto está aqui por um motivo bem interessante. Notem a iluminação no meio da foto (no meio do quarteirão do lado esquerdoda calçada,onde tem um carro parado). E do "restaurante/lanchonete/padaria/loja de souvenirs/casa de música/charutaria e residência" (isso mesmo) do argentino Omar. Ele vendeu muitas coisas na Argentina e resolveu investir em Bombinhas. Deu certo! O local é o mais freqüentado do pedaço, bom preço e extremamente bucólico e com forte influência dos anos 70. No áudio, sempre rolando Stones, Clapton, Zeppelin, Purple, Hendrix, etc... vale a pena. Também provará a autêntica empanada de BsAs e vários outros pratos argentinos.. Omar e sua esposa sempre atenderam com presteza. Não é propaganda, podem ir. Mas não se esqueça que boa parte do ano ele fecha e muda de mala e cuia para Israel, onde fica alguns meses e depois retorna para Bombinhas.. detalhe: está sempre lotado e tem uma bela ducha, para refrescar, na lateral perto dos fundos, aberta aos freqüentadores...

Bom, chega de Quatro Ilhas. Próoooooximo!!!

Outra estrela de Bombinhas:

PRAIA DA SEPULTURA E OS PEIXINHOS AOS SEUS PÉS...

Valeu galera!!

Last edited by Fourier; February 1st, 2010 at 09:23 PM.
Fourier no está en línea   Reply With Quote
Old January 31st, 2010, 09:33 PM   #27
Ice Climber
C.A.Paranaense

Ice Climber's Avatar

Likes (Received): 9830

Rapaz, de todas essas praias, a que mais me facina é Quatro Ilhas. É minha praia favorita de Bombinhas, e, além do mar convidativo e da areia fofa, a vista para a enorme Ilha do Arvoredo é fantástica.

Muito bom, Fourier.
Ice Climber no está en línea   Reply With Quote
Old January 31st, 2010, 10:24 PM   #28
Thina
Registered User

Thina's Avatar

Lindas fotos as do post #9 e #12 estão maravilhosas.
E sobre os comentários tem mesmo que tirar o esteriótipo de que no sul as águas são frias, nem no norte de Fpolis, Ilha, é fria, são calmas e mornas.
Thina no está en línea   Reply With Quote
Old January 31st, 2010, 10:30 PM   #29
don_quito
Eu mesmo!

don_quito's Avatar

Quote:
Originally Posted by Fourier View Post

Excelente nível dos estabelecimentos que estão se instalando.
Nossa..que louusssho fourier! adorei esse...o que seria? um restaurante? muito lousho a beira mar!
Old January 31st, 2010, 10:34 PM   #30
don_quito
Eu mesmo!

don_quito's Avatar

Quote:
Originally Posted by Thina View Post
Lindas fotos as do post #9 e #12 estão maravilhosas.
E sobre os comentários tem mesmo que tirar o esteriótipo de que no sul as águas são frias, nem no norte de Fpolis, Ilha, é fria, são calmas e mornas.
thina...vou dar minha opinião sobre isso:
as praiais de SC são em grande parte frias sim...tem algumas exceções..a praia brava no norte de flpolis é um otimo exeplo de praia com aguas mornas....mas eu acho praia com aguas geladas muito bom tbm..não tem coisa melhor do que aquele calor e pra refrescar vc cair no mar frio.....eu gosto muito disso..e outra..o mar é frio mas é um frio suportavel...acho buzios bem mais frio que as aguas de SC...acho que aguas mornas mesmo é da bahia pra cima...
Old January 31st, 2010, 11:11 PM   #31
Barriga-Verde
Registered User

Barriga-Verde's Avatar

Likes (Received): 34637

Bombinhas é um dos meus lugares preferidos em SC. Com certeza tem algumas das praias mais bonitas do país. As trilhas, paisagens e panorâmicas que se tem por lá são incríveis.

A praia de Quatro Ilhas é muito dez, várias vezes fiquei por lá. E tem balada boa lá sim, em Porto Belo (do lado), tem o Bali Hai.

Valeu!

Santa Catarina
Barriga-Verde no está en línea   Reply With Quote
Old January 31st, 2010, 11:55 PM   #32
Fourier

Fourier's Avatar

Valeu pessoal! Obrigado por aportar aqui!!!

Ice Climber, também gostei muito de Quatro Ilhas. É a praia que minha esposa mais gostou também. Muito linda e vê-se que o nível de urbanização está bem adequado. Como falei, aposto nela para ser a "top" da badalação de Bom nível no futuro!

Obrigado por visitar o thread Thina. Realmente não achei nada fria a água de Bombinhas. Aliás a temperatura geral achei ótima para o verão. Sofro muito com o calor! Pode ser que nos dias que estive as águas estivessem mais quentes, mas acho que não, deve essa a temperatura do lugar que é extremamente agradável. Vou ousar te confessar uma coisa: A Praia da Tainha é algo de impressionante mesmo. Ouso falar que a visão que se tem, quando se chega lembrou-me o impacto que Fernando de Noronha me causou quando visitei anos atrás. Simplesmente embasbacante. As fotos não mostram o verdadeiro impacto que causa na gente, quando divisamos e chegamos à Tainha. Assim como a Ponta do Estaleiro, foram as duas que mais me impressionaram de verdade. Passe aqui sempre e enriqueça com comentários. Pode falar sobre as coisas de Bombinhas que você achar interessane comentar.

Don_quito, A coisa é nesse nível mesmo. Pena que não tirei fotos de outros estabelecimentos. Uma coisa que me impressionou, para o lado bom, é a limpeza. Logo alí na beira da praia, haviam sorveterias e outros estabelecimentos muito limpos. Tudo asseado e sem acúmulo de areia nas calçadas, sarjetas etc. como, inelizmente, é comum em muitas cidades balneárias brasileiras. O estabelecimento que você comentou é realmente muito projetado e otimamente decorado dentro, em suma, belo design. Fiquei com vergonha de tirar fotos lá dentro. Sei lá, é melhor preservá-los. Mas e garanto que dentro é mais requitado ainda que por fora!

Barriga-verde, obrigado por aportar aqui. É verdade, eu também posso dizer que ví muita gente bonita mesmo. Como eu evito tirar fotos de pessas de frente, por uma questão de respeito, não dá pra mostrar aqui. Quanto ao agito, alí mesmo, em Bombinhas, da minha pousada, eu ouvia muitas baladas que entravam noite e manhã adentro... Mas guria bonita é que não falta não! Não estão aqui, ms elas existem!! Afinal também sou casado e fica chato sair tirando foto de garota por aí.... Cada um no seu lugar! Mas realmente havia muita gente bonita, principalmente em Quatro Ilhas, Conceição, Estaleiro, dentre outras. Barriga, pode ir colocando as dicas de baladas, festas, locais de agito, etc... sem problemas nenhum. O thread visa mostrar todos os lados de Bombinhas para os brasileiros. A cidade merece ser mais divulgada!!

Valeu pessoal, seguimos então...

BOMBINHAS:PRAIA DA SEPULTURA

Uma das coisas boas em Bombinhas é que muitas praias são pequenas e estão na sequencia de um caminho, ou seja, você sai de uma e já está em outra, por algumas vezes pegando um pequeno trilho que não demora muito. Agora esteja preparado para subidas e descidas. A morfologia revolta do solo (chique, hein!! rsrsr!!!) por vezes dá um certo caldo em suas pernas. Mas tudo vale a pena quando se chega em lugares de extrema beleza.

A Praia da Sepultura é um desses casos. Logo na sequencia das Praias denominadas Prainha, Embrulho e Lagoinha, perto da área central de Bombinhas, pega-se uma trilhazinha, sobe-se um pouco, desce-se outro pouco e lá estamos nesse praia de curioso nome. Tal denominação, Sepultura, remonta ao ano de 1840, quando o local se chamava Praia da Embaixada. Um militar de nome Major José da Silva Mafra mantinha, nesse local, uma criação de porcos que era coordenada por uma série de escravos. Em determinado dia, houve uma briga entre esses escravaos e um foi morto. O coitado foi enterrado por lá mesmo, fazendo-se uma sepultura para enterrá-lo. A partir disso a praia passou a ser chamada como Praia da Sepultura.

Vamos por mais um dia pelas praias de Bombinhas!

Aqui do complexo da Prainha, do Embrulho e da Lagoinha podemos divisar a Praia da Sepultura lá no final. Para se chegar lá, é necessário ir pelas praias até a Lagoinha e pegar a trilha. Também tem um caminho para veículos que segue por cima, até certo pedaço onde, à esquerda você pega um caminho para a Sepultura e para a direita você chegará na Praia dos Padres, antes denominada de Ingleses.

Do alto já avistamos a Praia da Sepultura. Esse caminho normalmente é feito a pé, embora existem veículos autorizados que tem acesso ao local (não é o meu caso, hehehe).

A placa dá o histórico do local, situando o visitante sobre onde ele está pisando. Existem varas dessas placas indicativas nas Praias de Bombinhas, o que sempre auxilia como ponto de referência aos visitantes.

Aqui se tem uma bela vista do morro da Praia da Sepultura. Lá em cima tem uma residência que deve ter uma vista privilegiada.

Aqui o lado contrário da Praia da Sepultura, onde não tem areia e, sim, só pedras que dão para o bravio mar aberto. A vista é o destaque. Também é área de pesca.

Na realidade, segundo moradores, em toda essa área do morro existe um litígio judicial sobre a posse desse espaço. Bom, isso não é assunto desse thread. Eles que resolvam da melhor maneira possível. A área é bastante bonita e deve ser conservada assim, no meu ponto de vista.

Vamos descer o morrinho até a Sepultura. A nossa frente um grupo de amigas argentinas que conheciam Bombinhas.

Existe uma pequena estrutura que oferece aluguel de caiaques, venda de capas de máquinas para se fotografar embaixo d´agua (um pouco caras), e um barzinho. O pessoal que atende é bem simpático.

A praia é bem pequena. Segundo informações dos locais, essa praia é um dos pontos preferidos pela população da cidade, quando fora de temporada, pois o sossego é notório. Lembro que a maioria da população da cidade mora em Bombas. Bombinhas em si, no centro comercial, tem pouca gente da cidade morando. Então as praias preferidas pelos locais são Bombas, pela facilidade em chegar e Sepultura, pela tranqüilidade.

Ao fundo vê-se a praia de Bombinhas e mais ao fundo, divisa-se Bombas, como eu disse, o local onde se concentra a população do balneário.

Aqui pode-se notar, ao fundo, as praias da Lagoinha e do Embrulho. Aos mais ousados, poder-se-ia tentar alcançá-las pelas pedras!! Mas deve ser um tanto perigoso. Conselho: Melhor vir pela trilha...

Você está vendo essa concentração de pessoas? Pois bem, sem motivo não é!! Vamos até lá conferir o que eles estão olhando...

Advinhem...peixinhos aos seus pés. Aqui são os pequenos que te rececionam, assim que você entra nas águas transparentes (mais uma vez águas trasparentes).Quando entras, lá estão eles, aos seus pés...rsrsrs!

Mais uma....

Bom vamos mais à frente ainda, para ver o que há... aqui promete!!

E lá estão eles! Agora grandes! Algumas pessoas tem até certo receio em entrar... eles literalmente estão circundando você...

Agora bem maiores e mais ousados...

Estão por todos os lados…

Um está olhando para tí…rsrsrsr!!

O do meio parace não muito amigável... rsrsr!!

Continua o ballet…

Alguém chegou perto e jogou um pedaço de pão...bom eu não sou de fazer isso, prefiro que eles se mantenham no curso natural da sobrevivência...

Tudo volta ao normal. Vamos deixá-los em paz.

Bye Bye Sepultura!!! Última foto: Próximo um dos “navios piratas” que fazem tour e devem ganhar um bom rio de dinheiro. A propaganda é forte, incluindo carros de som o dia todo por Bombas, Bombinhas e Porto Belo, bem como exibições teatrais “á caráter” em português e espanhol, com direito a distribuição de panfletos por piratas com perna de pau durante a noite. Nem samba, nem cumbia (uma musica popular na argentina), mas sim música caribenha massacrando os ouvidos.... sei lá.....opinem vocês...

........ Pirata é coisa do Caribe, não?!!! Deve ser isso o lance da música!!

Bom, próxima parada:

COMUNIDADE DE PESCADORES DO ARAÇÁ E ENSEADA DO CAIXA D´AÇO!

Até lá!!

Last edited by Fourier; February 1st, 2010 at 12:27 AM.
Old February 1st, 2010, 12:15 AM   #33
Fourier

Fourier's Avatar

BONUS TRACK....

PRAIA RETIRO DOS PADRES (INGLESES)

A Praia dos Padres fica praticamente no costado da Praia da Sepultura. Só tenho duas fotos decentes dela. O restante ficou embassado e como eu sou semi-analfabeto em operação de máquinas fotográficas, fica para outra ocasião. O que sobrou são essas duas fotos distantes. A praia é muito bonita, com águas também transparentes, para variar.

Destaque para a vegetação bem conservada. Destaque também para uma espécie de caminho de pedra que existe bem no meio dela, adentro ao mar por alguns metros. Muito limpa tem duas pequenas faixas de areia separadas por esse caminho de pedras. Não é muito freqüentada (pelo menos quando visitei, mas também perguntei ao pessoal da cidade).

Inicialmente ela chamava Praia dos Ingleses ( ninguém soube explicar realmente o porque). O nome de Retiro dos Padres veio depois de construída uma espécie de residência de padres , então passou a ser assim denominada.

Aqui dá para se observar a beleza da densa vegetação do lugar.

Quase que se dá para ver o tal caminho de pedra que comentei, bem abaixo da linha de areia na foto..

Bom, depois volto com os descendentes de açorianos do Araçá e o Caixa d´Aço.
Old February 1st, 2010, 12:47 AM   #34
Marcelo Olisa
Marcelo Lisa

Marcelo Olisa's Avatar

Likes (Received): 549

Fourier,
Que bom poder conhecer Bombinhas pelo seu olhar tão minucioso. Ver o seu thread que vai desde o vôo até o hotel e as praias , é um passeio virtual que simula o passeio real que vc fez. Até me senti nas asas da Azul vendo os contornos lá embaixo cobertos de nuvens e as praias despontando pelo caminho. Parabéns pelo thread!
Marcelo Olisa no está en línea   Reply With Quote
Old February 1st, 2010, 01:02 AM   #35
Positronn
Registered User

Positronn's Avatar

Likes (Received): 2600

Acho Bombinhas um lugar incrível, já passei um feriado num hotel lá há algum tempo. No entanto é uma pena o acesso e deslocamento ser terrível. Se não fosse por isso e a prefeitura permitisse, certamente estaria lotada de prédios como Balneário Camboriú, porque a natureza ajuda muito.
Positronn está en línea ahora   Reply With Quote
Old February 1st, 2010, 01:37 AM   #36
Thina
Registered User

Thina's Avatar

Quote:
Originally Posted by Fourier View Post
,

Obrigado por visitar o thread Thina. Realmente não achei nada fria a água de Bombinhas. Aliás a temperatura geral achei ótima para o verão. Sofro muito com o calor! Pode ser que nos dias que estive as águas estivessem mais quentes, mas acho que não, deve essa a temperatura do lugar que é extremamente agradável. Vou ousar te confessar uma coisa: A Praia da Tainha é algo de impressionante mesmo. Ouso falar que a visão que se tem, quando se chega lembrou-me o impacto que Fernando de Noronha me causou quando visitei anos atrás. Simplesmente embasbacante. As fotos não mostram o verdadeiro impacto que causa na gente, quando divisamos e chegamos à Tainha. Assim como a Ponta do Estaleiro, foram as duas que mais me impressionaram de verdade. Passe aqui sempre e enriqueça com comentários. Pode falar sobre as coisas de Bombinhas que você achar interessane comentar.
A água de Bombinhas é uma maravilha mesmo. E a da Tainha não fui ainda, mas pela tua descrição não vou deixar de ir numa próxima vez que for visitar a região.

Sobre Florianópolis tem águas mornas sim na praia do Sambaqui, Pontal de Jurerê ou praia da Daniela; praia Brava nem é morna, credo, é razoável, todo o norte da Ilha a água é boa pq o mar fecha com baía e bem longe tem terra firme, repetindo, águas mornas na praia do Sambaqui e na praia da Daniela principalmente, as outras praia do norte são águas razoáveis e muito boas mesmo.
Já fria , gelada mesmo é a da Joaquina, porque o Leste da Ilha o mar é todo aberto.

Last edited by Thina; February 1st, 2010 at 01:43 AM.
Old February 1st, 2010, 01:38 AM   #37
Fourier

Fourier's Avatar

Valeu Marcelo Olisa!! Obrigado pela sempre gentil visita tua!! Aguarde que tenho boas fotos do voo da volta pela Azul, uma companhia que, definitivamene, vai marcar presença no Brasil! Apareça que vem bastante coisa por aí! Quanto a Bombinhas e outros lugares, sempre procuro conversar muito com as pessoas da cidade. Eu evito seguir roteiros turísticos programados. Nesse thread de Bombinhas também postarei alguma trilhas que fizemos com buggy, passando por sufocos que, na realidade, são esperados e aguardados, e dão uma boa dose de adrenalida, que eu gosto. Voltando ao assunto principal, um olhar externo sempre é um olhar diferente, você sabe. Geralmente as pessoas que ali estão e vivem se acomodam com o lugar e adquirem suas características sociais que, na maioria das vezes, é descendente direta das características antropológica da formação histórica do povo desse território. Com tudo isso, o olhar de quem mora no lugar sempre carrega, como agente oculto, essa herança, por ocasião de colocar suas reflexões e posicionamentos perante estranhos. Por outro lado posso dizer que se aprende mais sobre o lugar ouvindo um pescador que tem o cotidiano ligado ao seu processo de subsistência, do que se aprenderia com um guia ou um político desse mesmo lugar, pois, nesses últimos, o discurso sempre vem impregnado com interesses, imediatos ou de futuro próximo, sobre o visitante. Já o pescador fala com uma perspectiva maior no tempo. Analisa os fatos em um intervalo temporal maior e poe alí, seu ponto de vista, com menos interesse, pois na realidade um visitante lhe interessa menos por exemplo, do que interessa a um guia ou político local. Então, por consequencia, a análise do pescador é mais isenta. Bom são apenas reflexões pessoais... aquele abraço de sempre, Marcelo!

Obrigado pela visita Positronn!! Eu até acho interessante que Bombinhas seja diferente de BC. Se tiver o mesmo skyline ficaria um tanto igual, parecendo a mesma coisa, etc. Acho bom cada cidade ter sua característica e seu, digamos, modelo vernacular. Bombinhas vai progredir muito, mas espero que esse progresso não traga, consigo, problemas sociais e de ocupação de área de preservação ambiental, por exemplo. Quanto às edificações, me parece que tem uma limitação na Lei de Uso e Ocupação do Solo da cidade, impedindo a construção de arranha-céus. Eu acho que se progredir, com prédios de baixa padrão de altura e com terrenos com boa taxa de ocupação e bom coeficiente de uso do solo, no modelo que se tem na Barra da Tijuca no Rio, por exemplo, será um excelente lugar para se viver no futuro.Realmente no que tange aos acesso, a infra-estrutura deve melhorar, embora alguns, na cidade, segundo soube, não querem muito que muitas ruas sejam pavimentadas, etc...Uma das coisas boas que notei é a construção de ruas de concreto, que são muito mais resistentes ao impacto causado pelos veículos, evitando abertura de buracos, como comumente ocorre com o pavimento em cinta asfáltica! Aguardemos e torçamos para Bombinhas seguir um bom caminho e seja boa, não só para turistas mas, principalmente, para seus prórpios habitantes. Apareça sempre por aqui!

Valeu pessoal!

Last edited by Fourier; February 1st, 2010 at 02:10 AM.
Old February 1st, 2010, 01:44 AM   #38
Fourier

Fourier's Avatar

Quote:
A água de Bombinhas é uma maravilha mesmo. E a da Tainha não fui ainda, mas pela tua descrição não vou deixar de ir numa próxima vez que for visitar a região.

Sobre Florianópolis tem águas mornas sim na praia do Sambaqui, Pontal de Jurerê ou praia da Daniela, praia Brava nem é morna, credo, é razoável, todo o norte da Ilha a água é boa pq o mar fecha com baía e tem bem longe terra firme.
Já fria , gelada mesmo é a da Joaquina, porque o Leste da Ilha o mar é todo aberto.
Nossa, Thina, a Tainha realmente merece um dia inteiro para se desfrutada a contendo! A estrada é um pouco sacolejante, com alguns aclives mais íngremes e declives fortes, mas nada que um carro normal não consiga fazer. O que é bom evitar são os dias de chuva, que a coisa fica mais complicada. Mas todo o esforço eu garanto que vai valer a pena, pois o lugar é indescritível. De lá também se vê muito bem a Ilha de Santa Catarina.Com um binóculo legal acredito que dar para ver perfeitamente os prédios em Floripa. Tudo muito pertinho. Vale a pena. Acredito que no inverno a praia esteja mais bonita ainda, e não tem o problema de tantas chuvas. Abração.
Old February 1st, 2010, 01:59 AM   #39
Thina
Registered User

Thina's Avatar

^Isso, mas nem precisa ser inverno, mas outono, SC tem dias lindos e noite de céu de brigadeiro. Digamos que março, abril e maio são meses ótimos. Legal as descrições que acompanham as fotos pra quem não conhece é um ótimo referencial. Parabéns, muito bom o thread.
Old February 1st, 2010, 02:20 AM   #40
Fourier

Fourier's Avatar

Quote:
^Isso, mas nem precisa ser inverno, mas outono, SC tem dias lindos e noite de céu de brigadeiro. Digamos que março, abril e maio são meses ótimos. Legal as descrições que acompanham as fotos pra quem não conhece é um ótimo referencial. Parabéns, muito bom o thread.
^
Certamente esses meses então seriam os ideais para se visitar Bombinhas. Quanto às descrições tento ser fiel ao máximo ao que percebi com meu olhar e também o que me foi informado pelos locais. Na realidade minha análise é mais calcada em uma percepção do pouco espaço de tempo que estive lá. Portanto, posso comenter erros, pois evidentemente conheço Bombinhas muito menos que o pessoal de Santa Catarina. Tentei aproveitar ao máximo, todos os dias, para me informar sobre o lugar, ouvindo uma série de pessoas de várias origens sociais, etc. Importante é que quando eu cometer erros ou alguma gafe, vocês estejam atentos e sempre me corrijam, pois é interesante passarmos informações o mais fidedigna possível. Conque, é importante que, vocês de Santa Catarina, sempre leiam e façam os aportes necessários. Obrigado e sempre comente, se possível, corrigindo algum possível erro! Abraços!

Reply

Tags
santa catarina - brasil

Thread Tools

Posting Rules